ARQ 033_Projeto Integrado - Parametros
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

 
$
%
123
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ABCDEFGHIJKLM
1
Info Básica _ BRIEFING DOS GRUPOS
2
grupos de trabalhogrupo 01 grupo 03 - Santorizontegrupo 04grupo 05grupo 06
3
pessoas do grupo (com email entre parênteses)email do grupo: grupoferapacas@gmail.comemail do grupo: grupomaisferaainda@gmail.comemail do grupo: proinsfe@gmail.comemail do grupo: integradosufmg@gmail.comemail do grupo: grupo5designufmg@gmail.com
4
professores UFMG: Marcelo Pinto, Marcelo, Natachaalunos: Joaquim, Marlon, Pedro, Samuelalunos: anna luisa, matheus henrique, lucas kröeff e gustavo alvesalunos: Aline, Lucas, Mariana, Mariannealunos: Lorrayne, Guilherme, Gabriella e Matheusalunos: Aline Coelho, Marina Pelli, Rubens Mello e Thiago Guimarãesalunos:
5
Colaboração da Pesquisadora do Desejaca Talita Lessa e Ana Isabel Anastasia de Sáemail dos alunos do grupo: pedrosoha@gmail.com; samops00@gmail.com; marloncandido.souza@gmail.comemail do alunos do grupo: annaluisacunha@gmail.com; matheushmprado@gmail.comemail dos alunos do grupo: proinsfe@gmail.comemail dos alunos do grupo: lorrayne.bicalho@gmail.com; dashcsn@gmail.com; gbayara@gmail.com; gabi.bfm@hotmail.com;email dos alunos do grupo: alineusagi@gmail.com; thiagoguima.santos@gmail.com; rubensmello@ufmg.br; marinapelli@hotmail.comemail dos alunos do grupo:
6
links pras plataformas de trabalho compartilahdas:aline
7
http://www.hcdconnect.org; http://www.hcdconnect.org/methodshttp://www.hcdconnect.org/profiles/grupo%20ferahttp://www.hcdconnect.org/profiles/grupo%20maisferaainda-(design%20integrado)http://www.hcdconnect.org/projects/santorizonte/http://www.hcdconnect.org/projects/qual-a-identidade-do-santa-tereza/http://www.hcdconnect.org/profiles/santa-casquinha
8
www.indisciplinar.com; http://blog.indisciplinar.com/category/ensino/arq033/https://www.facebook.com/santorizonte
9
https://www.facebook.com/pages/Indisciplinar/425668724191296?fref=tshttp://www.hcdconnect.org/stories/como-o-som-pode-promover-melhorias-no-bairro-santa-tereza/
10
http://belohorizonte.mappingthecommons.net; http://mapasdevista.hacklab.com.br
11
http://design.indisciplinar.com/wp-admin
12
http://blog.indisciplinar.com
13
http://design.indisciplinar.com
14
território/ tema
15
https://www.facebook.com/SantaTerezaTem?ref=ts&fref=tshttps://www.facebook.com/SantaTerezaTem?ref=ts&fref=ts
16
https://www.facebook.com/pages/Salve-Santa-Tereza/381632345284758?fref=tshttps://www.facebook.com/santorizonte
17
https://www.facebook.com/FicaVila?fref=tshttp://www.hcdconnect.org/projects/santorizonte/
18
http://blog.indisciplinar.com
19
20
21
objetivo geral/ específicos
22
geralMelhorar as condições para a realização atividades festivas, comemorativas públicas nas ruas do bairro Santa Tereza e incentivá-las, no intuito de retomar essa prática que vem sendo deixada apenas na memóriaConscientizar a população do Santa Tereza sobre as consequências que a verticalização do bairro teria sobre a característica pacata que prezam no bairro.O projeto Santorizonte visa colocar em destaque as problemáticas do processo de especulação imobiliária que ocorrem no  bairro Santa Tereza em Belo Horizonte e os possíveis impactos que a Operação Urbana Consorciada Nova BH poderá gerar no bairro. Objetiva divulgar informações e alertar a todos sobre as mudanças negativas que isso poderá gerar no bairro e no dia a dia da população.Criação de identidade e meios de valorização de produtos locais. Melhorar a logística de funcionamento de uma soverteria, expandindo seu mercado, locais de atuação e fortificando sua relação com o bairro. Tornar a venda de sorvetes e/ou picolés móvel, podendo ser executada na maioria dos locais do bairro.
23
específico 01mapear e entender os eventos periódicos, sazonais e esporádicos do bairroGravar e mapear sons do bairro. Entender como moradores percebem sons e como eles mudam com o tempo.Mapear os lotes e casas à venda - foco dos investimentos imobiliários.Pesquisa da história do bairro: Formação, como se diferenciou do resto da cidade, sua dinâmica. Movimentos de preservação, discordâncias nos projetos e questionamentos dos moradores. E possíveis ameaças ao bairro. Ex.: nova BHObservar a relação que os principais pontos (colégio, praça e igreja) desenvolvem com as sorveterias próximas.
24
específico 02Pesquisar o "antes e agora" para comparar os resultados e entender os motivos e fins que tomaram os eventos ao passar dos anosDetectar necessidades dos moradores que podem ser resolvidas através de som, por observação e entrevistas.Criação de totens nas residências mais visadas pelo mercado imobiliário.Investigação de paisagens históricas, produção e comércio locais. Qual a identidade do Santa Tereza de fato?
25
específico 03Pesquisar projetos similares implementados em outras regiões.Criação de um "desclassificados" em alusão aos classificados de imóveis, destacando negativamente as casas visadas pelo mercado imobiliário.Mapeamento de comércio, produtos locais e principais locais históricos
26
específico 04Criação de Fanpage no Facebook em prol de engajamento online e #santorizonte.
27
específico 05Criação e divulgação de um vídeo informativo.
28
específico 06Desenvolvimento de estampas que podem ser usadas em camisas e sacolas, por exemplo, a fim de ajudar na divulgação do projeto.
29
HEAR/ OUVIR
30
Phrase the Challenge/ Frase do desafiocomo podemos preservar e incentivar que os eventos do bairro aconteçam na rua?Promover melhorias no bairro Santa Tereza através do som.Santorizonte: Ajudando a preservar o belo horizonte que há em Santa Tereza. https://www.facebook.com/santorizonteQual a identidade do Santa Tereza? Valorização do comércio e produção local e relação com história do bairro.
31
Extremes and Mainstreams/ Exceções e MaioriasEntrevistas com pessoas idosas, das quais o bairro possui muitas como moradores, e com jovens, que frequentam o bairro como entretenimento durante a noite.
32
Recruiting Tools / Recrutamento de Ferramentas
33
Community-Driven Discovery / Impulsionando a descoberta da comunidadeO Salve Santa Tereza divulga informativos sobre o que acontece no bairro.
34
Group Interview / Grupo de entrevistaEntrevista com cinco moradores da região sul do bairro, que conversavam sentados em frente a uma casa. Listaram como pontos positivos do bairro a relação com os vizinhos, onde é comum todos de uma região se conhecerem e informações circulam amplamente por boca-a-boca (incluindo avisos sobre atos de violência urbana), ambiente calmo e com pouco trânsito (exceto nas vias principais), e a presença de praticamente todos os estabelecimentos comerciais necessários no cotidiano dentro do bairro (a única excessão sendo agências bancárias). Mencionaram que moradores do bairro são predominantemente mais velhos, porém bairro também é frequentado por jovens de fora que vão para os bares. Mostraram saber sobre planos de verticalização do bairro e movimentos contra tal, mas não demonstraram preocupação com a causa, e mencionaram que encontros de tais movimentos normalmente tem poucos participantes do bairro. Sobre os jovens que se deslocam para o bairro para frequentar os bares da região, moradores mostraram desinteresse pela música e cultura jovem atuais, e disseram não frequentar os bares da região. Mostraram interesse em eventos com músicas mais antigas (citando o evento Good Times, do Clube Oásis, onde há músicas das décadas de 60, 70 e 80, como exemplo) e mencionaram blocos de carnaval antigos (ao mesmo tempo criticando a cultura de carnaval atual). Mencionaram ocasionais incômodos com carros com som alto durante a noite. Quando perguntado se gostariam de mais sons naturais e agradáveis, disseram preferir calma e silêncio, com um dos entrevistados reclamando do som de pássaros pela manhã. A pergunta sobre o que a pessoa melhoraria no bairro não resultou em respostas significantes para o projeto, a única sugestão foi a adicão de agências bancárias.
35
In-Context Immersion / Imersão no contextoVisitas a diversos lugares e ruas do bairro permitiram o conhecimento do ambiente sonoro em que moradores se encontram. Entre as observações, destacam-se o barulho de trânsito nas vias principais porém notável calma em ruas mais distantes, o som de bares à noite, o som do metrô na região próxima aos trilhos, sons de animais (principalmente pássaros) e pessoas conversando nas proximidades de eventos incomuns. Em certos pontos também é possível ouvir sons de atividades cotidianas vindo das casas. Ocasionalmente, alguns eventos musicais podem ser ouvidos da rua.Assembleia Salve Santa Tereza com presença do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) realizada no dia 15/04/2014 com a presença da comunidade. O assunto em debate foi a proposta de tombamento dada pelo órgão./ Uso do Mercado Distrital Santa Tereza.Percepção de uma identidade, e orgulho, dentro do bairro. Ser do Santa Tereza tem um significado forte. É normal que te perguntem se você é de Santa Tereza, da mesma forma que fazem no interior. Esse comportamento é ausente nos outros bairros da cidade.
36
Individual Interview / Entrevista IndividualTivemos uma conversa com o presidente da associação amigos de Santa Tereza o senhor Luis Góes em que nos foi relatado os eventos que são realizados no bairro tanto por moradores e por instituições externas. na entrevista ele contou um pouco da historia do bairro e como os eventos de rua foram se perdendo com o passar dos anos devido a natural modernização e o aumento da violência na cidade e também pelas reclamações de alguns moradores contra esses eventos realizados nas portas das casas de maneira informal mas segundo ele de forma organizada. Nota -se que o Sr. Góes vê como principal fator da não realização dos encontros comuns no passado nas calçadas do bairro a questão da violência mas que no entanto esses eventos foram substituídos por eventos maiores como o carnaval que tem o apoio da policia militar e da prefeitura e que são discutido com os moradores. A também eventos realizados em conjunto com a paróquia Santa Tereza a associação dos moradores, festas típicas em datas religiosas mas que também diminuíram seu numero.Em entrevista com residente antigo do bairro, soubemos que ele e uma turma de moradores que criaram o movimento "salve santa tereza", e desde muito tempo vêm impedindo a construção dos prédios. No entanto, ele disse que esse movimento criado agora é somente político e por jogo de interesses, sem o apoio dos moradores do bairro. Por outro lado, outros moradores afirmam que o movimento está realmente preocupado com os interesses do bairro e que tem ajudado muito na sua preservação.Conversa informal com Aluízio Figueiredo, artista plástico. Apesar de não morar no bairro, tem seu ateliê e loja em uma casa em Santa Tereza. Fechou a praça de venda e BH e vende apenas na loja. Já participou de diversas feiras de design, artesanato e arte. Faz questão de trazer trabalhos únicos para o bairro, além de sua própria produção. A loja foi aberta em 2004, em frente a praça Duque de Caxias.
37
Inspiration In New Places / Inspiração em novos lugaresProjeto de estrutura para barracas: https://www.behance.net/gallery/Fair-Tent-Redesigned/11046861 --------------- https://www.behance.net/gallery/Tenda-Rua-Riachuelo/4589309 ------------------ projetos para atrair pessoas à rua: http://catarse.me/en/piscinanominhocao ------------------------------------ https://catracalivre.com.br/sp/ar-livre/gratis/minhocao-vira-palco-de-espetaculo-apresentado-em-janela-de-edificio/ -------------- https://www.facebook.com/AJanelaDaNamoradeira?fref=ts Aplicativo que modifica músicas conforme análise visual do ambiente: http://www.brainstorm9.com.br/42052/musica/sadly-by-your-side-aumenta-transforma-experiencia-escutar-musica/ ------------------------------------------- Equipamento com vários sensores mede vários parâmetros do ambiente e transforma em música: http://www.popsci.com/technology/article/2013-06/design-project-makes-noise-cities-actually-sound-good --------------------------------------------------- Mapeamento sonoro de várias cidades: http://www.soundcities.com/ ------------------------------- Bang & Olufsen, referência em design de sistemas de som e alto-falantes: http://www.bang-olufsen.com/en
38
Self-Documentation / Depoimentos da própria equipe (gravação)
39
Beginners Mind / Mente de iniciante Quais são os eventos do bairro? Quantos são? Quem organiza? Qual o motivo da realização? A estrutura é adequada? Onde ocorrem? Quanto custa?Quais são as principais fontes de barulho no bairro? Há muitas construções? Há muitos bares? Como é o trânsito? Existem eventos públicos? O que há mudado no bairro ultimamente?Investigação de paisagens históricas, produção e comércio locais. Qual a identidade do Santa Tereza de fato?
40
Interview Guide (General) / Guia de entrevista GeralA entrevista foi guiada à partir de uma listagem de eventos, e então comparar o antes com o contemporâneo Entrevistas focadas em três pontos principais: O que a pessoa acha sobre morar no bairro atualmente, o que ela melhoraria no bairro, e que sons ela costuma/costumava ouvir atualmente/antigamente.
41
Interview Techniques / Tecnicas de entrevista
42
Expert Interviews Operação Urbana no Ministério Público./ Proposta Nova BH pela PBH.
43
Observe vs. Interpret / Observar vs. InterpretarA partir das observações no bairro procuramos informações sobre o bairro, movimentos, comércio.

O objetivo é criar um contexto, fundamento para o desenvolvimento do bairro.

Movimentos como o "Salve Santa Tereza", os tombamentos de imóveis no bairros, a volta dos eventos de rua, ameaças de verticalização.

O que isso significa? Qual o potencial impacto na vida do bairro? Qual a sua dinâmica?
44
Sacrificial Concepts / Sacrificio de conceitosE se todo evento fosse público e/ou gratuito? E se qualquer um pudesse montar um estande ou realizar alguma atividade quando bem quisesse? E se a realização destes contasse com um maior suporte e apoio?
45
CREATE/ CRIAR
46
Empathic Design / Empatia designA marca Santorizonte
47
Storytelling With Purpose / Contar histórias com um PropósitoA marca Santorizonte/ Entenda a OUC Nova BH.
48
Create Frameworks / Criar organogramas de trabalho
49
Extract Key Insights / Extraíndo ideias inesparadasA marca Santorizonte
50
Find Themes /Achando Temas Localize algumas casas que estão à venda e sua publicidade.
51
Back It Out / Fazer uma retrospectiva de todo o trabalho que já foi feito
52
Brainstorm Warm Up / Brainstorm Brainstoming
53
Diagrams / Diagramas
54
Models / ProtótiposProcesso criativo de alguns produtos.
55
Participatory Co-Design / Design co-participativo
56
Role-Play / Protótipos
57
Storyboards / Historia em quadrinhos do processoStoryboards do vídeo.
58
Build On The Idea / Levar a ideia em processo para a comunidade (feedback)
59
60
DELIVERY/ ENTREGA
61
Try Out A Model / Experimentar um modeloEstampa Santorizonte/ Totens Santorizonte/ Desclassificados/ Entenda o que ocorre no Bairro Santa Tereza.(vídeo)
62
Capabilities Quick Sheet / Capacidades
63
Implementation Timeline / Cronograma de implementação
64
Innovation 2x2 / Inovação 2x2Conheça os produtos, públicos e forma de vinculação.
65
Evaluate Outcomes / Avaliação dos resultados
66
Holistic Impact Assessment / Avaliação dos impactos visíveis Conheça os stakeholders.
67
Mini-Pilot Worksheet / Pequena planilha piloto
68
The Learning Loop / O ponto da aprendizagem
69
Track Indicators / Indicadores#santorizonte
70
71
72
73
74
URLs, referências
75
http://www.hcdconnect.org/methodshttp://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=129779&pIdPlc=&app=salanoticias
76
http://mappingthecommons.net/pt/ http://raquelrolnik.files.wordpress.com/2014/01/informativo-salve-2.pdf
77
https://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/habitacao-e-urbanismo/noticias/mpmg-divulga-ata-de-audiencia-publica-promovida-para-discutir-o-projeto-nova-bh.htm
78
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&ved=0CCIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mpmg.mp.br%2Flumis%2Fportal%2Ffile%2FfileDownload.jsp%3FfileId%3D8A91CFA942E2C05F01438C025FC142F2&ei=oxOPU9r7FsuisQSezIDQDw&usg=AFQjCNGcXRBCW4KDtB-e4uWfbNBNxdbUTA&sig2=csInV9dW-Dmn2nmlQ6MIag&bvm=bv.68235269,d.cWc
79
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=miX5pbpBTr4 [0:28 ~ 0:33]
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
Loading...