ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
1
2
Registro da etapa da “Discussão” sobre os resultados da auditoria feita pelos estudantes da EJA na Escola Municipal Moysés Kalil
3
Como o próprio nome desse registro, intitulado “Discussão”, indica, o foco foi no levantamento dos achados da auditoria nos espaços da escola e na discussão sobre como solucioná-los com a participação ativa dos alunos auditores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Vale ressaltar que a gestão escolar mantém um serviço permanente de manutenção dos espaços da escola. Além disso, os pontos levantados pelos estudantes já estão contribuindo com o trabalho da gestão escolar.
A seguir, é apresentada a discussão realizada pelos estudantes auditores a respeito do que foi encontrado nas auditorias, sendo que tanto as auditorias quanto a discussão ocorreram sob a orientação da professora referência e da gestão.
4
1. Conservação (pisos, paredes, janelas, equipamentos e mobiliário)Para resolver os problemas de conservação, a escola pode elaborar um plano de manutenção preventiva com a participação dos estudantes auditores no mapeamento de prioridades. Os estudantes podem se tornar "Fiscais de Conservação", monitorando o estado dos reparos e reportando novas ocorrências. Reparos em pisos, paredes e janelas podem ser inseridos no cronograma da Secretaria Municipal de Educação ou realizados por equipes de manutenção terceirizadas. Equipamentos elétricos precisam passar por inspeção profissional. Mobiliários danificados podem ser substituídos ou reformados por meio de Mutirões de Reforma liderados pelos estudantes, em parceria com a comunidade escolar e sob a supervisão de um profissional, o que aumenta o pertencimento e agiliza a solução.
Vale ressaltar que a gestão escolar mantém um serviço permanente de manutenção dos espaços da escola. Além disso, os pontos levantados pelos estudantes já estão contribuindo com o trabalho da gestão escolar.
A seguir, é apresentada a discussão realizada pelos estudantes auditores a respeito do que foi encontrado nas auditorias, sendo que tanto as auditorias quanto a discussão ocorreram sob a orientação da professora referência e da gestão.
5
2. Limpeza e Organização
A melhoria da limpeza pode ser alcançada com o reforço da rotina diária e revisão das escalas dos funcionários, mas principalmente com a criação de "Brigadas de Limpeza e Organização" ou "Monitores de Ambiente", compostas pelos estudantes auditores e voluntários. Esses grupos, em parceria com a equipe de limpeza, podem:
- Implementar campanhas de conscientização de cuidado com o ambiente.
- Criar e monitorar Quadros de Responsabilidade por ambiente (sala de aula, pátio, etc.).
- Realizar inspeções diárias rápidas para manter os espaços organizados, garantindo a sustentabilidade das ações de limpeza.
6
3. Infraestrutura e Conforto (Iluminação e Ventilação)
É necessário realizar uma avaliação técnica da iluminação e da ventilação. Os estudantes auditores, com o auxílio de um funcionário técnico (se possível), podem criar um "Inventário de Conforto", identificando lâmpadas queimadas e janelas emperradas. Eles podem liderar a substituição de lâmpadas e a instalação de luminárias mais eficientes, bem como a limpeza e o conserto de janelas. Para melhorias maiores, como instalação de ventiladores ou exaustores, eles devem auxiliar a direção na elaboração do pedido formal à Secretaria, anexando o relatório da auditoria como evidência.
7
4. Baixa Percepção Geral sobre a Qualidade dos Ambientes
Para elevar a nota geral atribuída, a escola deve priorizar os ambientes mais críticos, garantindo respostas rápidas. A chave é a transparência: os estudantes auditores devem ser os responsáveis por criar e manter um "Painel de Ações e Melhorias" visível (físico e/ou digital). Esse painel deve mostrar:
- Os problemas encontrados.
- As ações de resposta em andamento (quem está fazendo, prazo).
- Os problemas já resolvidos.
Reuniões periódicas entre direção, alunos auditores e comunidade escolar servirão para monitorar os avanços e fortalecer a confiança na gestão.
8
5. Concentração de Achados na “Coleta de Lixo”
Esse ambiente requer reorganização imediata. Os estudantes auditores podem liderar o "Projeto Lixo Zero (ou Coleta Consciente)", que inclui:
- Mapeamento de novos pontos para instalação de lixeiras adequadas (separação por tipo de resíduo).
- Melhoria do espaço de armazenamento com a supervisão de um funcionário.
- Criação e fixação de placas de orientação com regras e horários de recolhimento, envolvendo toda a comunidade no uso correto.
- Monitoramento do fluxo de resíduos para evitar acúmulo e mau cheiro.
9
6. Ambientes Críticos: Direção, Quadra, Entorno e Sala de Aula
Para estes ambientes, os estudantes auditores podem formar grupos de trabalho específicos (GTS), com focos e tarefas delegadas:

AMBIENTE
PROBLEMAS IDENTIFICADOS
AÇÃO COM LIDERANÇA ESTUDANTIL
Direção
Melhorar mobiliário, organização, ventilação; tornar o espaço mais acolhedor.
GT "Direção Acolhedora": Propor um novo layout e sugerir a reforma ou substituição de itens de mobiliário.
Quadra
Reparar pisos trincados, melhorar drenagem, revisar traves e redes, iluminação.
GT "Quadra em Ação": Liderar a limpeza e organizar um mutirão de pequenos reparos (redes, pintura) e sinalizar os reparos estruturais mais complexos à direção.
Entorno
Limpeza, poda de árvores, manutenção de calçadas, iluminação externa.
GT "Vizinhos da Escola": Organizar um mutirão de limpeza e conservação do entorno (calçadas e jardins) em parceria com a comunidade e o departamento de serviços urbanos.
Sala de Aula (2ª)
Revisar ventilação, manutenção de carteiras, limpeza e organização.
GT "Sala Modelo": Criar um projeto piloto de organização e manutenção da sala de aula (uso de checklist e regras de convivência para conservação do mobiliário) para ser replicado nas demais.


10
7. Falta de Telas de Proteção nas Janelas (4 ocorrências)
A solução é a instalação imediata de telas. Os estudantes auditores podem auxiliar na cotação de preços e na elaboração do pedido de compra. Após a instalação, podem ser os responsáveis por inspecionar a manutenção e a limpeza periódica das telas.
11
8. Falta de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (3 ocorrências)
A escola deve solicitar uma avaliação de acessibilidade, mas os estudantes auditores podem criar o "Inventário de Barreiras", documentando com fotos e medidas os locais críticos (desníveis, portas estreitas). Esse inventário será a base para o pedido formal de apoio da prefeitura. Eles também podem liderar a instalação de pequenas intervenções de curto prazo, como a sinalização adequada.
12
9. Saboneteiras em Mau Estado (2 ocorrências)
A substituição deve ser imediata. Os estudantes monitores de Limpeza (item 2) devem incluir a verificação das saboneteiras danificadas em seu checklist diário e reportar a necessidade de reposição ou troca, garantindo que o problema seja resolvido rapidamente.
13
10. Falta de Proteção no Bebedouro Contra Animais (2 ocorrências)
Recomenda-se a instalação de proteções. Os estudantes auditores podem ajudar a escolher o tipo de proteção mais adequado (grades, caixas protetoras) e a monitorar a higiene da área, sugerindo a realocação se necessário.
14
11. Falta de Sabonete no Banheiro (2 ocorrências)
A solução é implementar uma rotina de reposição. Os estudantes monitores devem criar e monitorar a "Escala de Reposição de Insumos", trabalhando em conjunto com a equipe de limpeza para garantir que os banheiros nunca fiquem sem sabonete e papel.
15
12. Organização dos Dados por Grupo
É importante utilizar uma tabela que deve ser preenchida e categorizada (infraestrutura, conservação, higiene, acessibilidade, segurança e organização) para facilitar o acompanhamento. Os estudantes auditores serão os responsáveis por gerenciar e atualizar essa tabela em parceria com a direção, transformando auditoria em uma ferramenta de gestão contínua e transparente.
16
Belo Horizonte, 25 de novembro de 2025.
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100