Ficha de Apresentação de Projeto (Respostas)
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

 
View only
 
 
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAAABACADAEAFAGAHAIAJAKALAM
1
Carimbo de data/horaRegiãoMisericórdiaMoradaCódigo PostalRespostas SociaisTelefoneFaxE-MailSite oficialDesignação do projeto
Respostas Sociais em que o projeto se integra
SinopseNomeProfissão/CargoEndereço de e-mailTelemóvelFaxTelefone
Outros membros da equipa
Data de implementação do projeto
Necessidades que estiveram na base do desenvolvimento do projeto
Outras Entidades envolvidas e parcerias
Estimativa de resultados
Objetivos do projetoCronograma do projetoPerfil mais adequadoExperiência desejávelFormação
Atividades a desempenhar
Disponibilidade horáriaResultados esperados
Informações adicionais que considere relevantes
2
2018/01/18 10:26:40Centro
Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento
Rua da Misericórdia2334-909
Hospital (Internamento, Consultas de Especialidade, Exames, Cirurgias); Unidade de Cuidados Continuados; Lares (Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário)
939900848---
comunicacao@scment.org
www.scment.org
Projeto de Voluntariado "V.E.M.M."
Área Social (ERPI, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário); Cuidados Continuados; Hospital
-Joana Sá Pinto
Técnico Superior - Dep. de Comunicação
comunicacao@scment.org
939900848-249729220
Dr. Xavier Caetano; Dra. Barbara Ribeiro; Dra. Patrícia Martins
------
Dinâmico, empático, Solidário
--
Poderá estar enquadrado em qualquer uma das respostas sociais.
--
3
2018/01/26 16:39:33Centro
Santa Casa da Misericórdia do Fundão
Rua João Franco, 596230-363 Fundão
Creche, Jardim de Infância, Lares, Centros de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Unidade de Cuidados Continuados de Saúde (média e longa duração)
275772365275772265
geral@misericordiafundao.pt
misericordiafundao.pt
Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia do Fundão
Infância, Terceira Idade, Culto e Agricultura
A SCM Fundão pretende abranger toas as áreas de intervenção, chamando não só a Irmandade mas também a população em geral.
Sónia Alexandra Lourenço Brito Reis
Assistente Técnicasoniareis@esfundao.pt966079118275772265275772365
Lurdes Silva; Marina Abrantes; Sara Alvarinhas; Helena Brito
19 de Janeiro de 2017
Para apoio nas diversas áreas da Instituição
NãoPositiva
Participação activa da Irmandade e população em geral.
Não
Com formação na área.
SimSimDiversasToda (manhã e tarde)
Entrarem na dinâmica da SCM Fundão
4
2018/05/09 12:16:39Alto Alentejode Portalegre
Avenida da Liberdade, 24-26
7300-065
E.R.P.I. e Lar Residencial
245309560245204910
geral@scmportalegre.pt
www.scmportalegre.ptDê a mão á sua Saúde
E.R.P.I. e Lar Residencial
Promover e capacitar os nossos utentes e a nossa Instituição
Dr. José João Mouzinho Serrote
Provedor
geral@scmportalegre.pt
245309560245204910245309560
Marisa Candeias - Diretora Técnica
Setembro
Reavivar o voluntariado, colmatar insuficiências dos apoios familiares, solidariedade e cooperação entre todos os intervenientes
Não
Procurar a promoção das pessoas e dos grupos, através da colaboração efectiva em processos de desenvolvimento global; Ser elemento integrador, contribuindo para a relação operante em que todos colaboram; Contribuir para a valorização de todos, quer das pessoas que são apoiadas, quer de quantos integram a equipa de intervenção; Potenciar o máximo da capacidade das pessoas, para que participem na sua própria promoção e no seu desenvolvimento; Desenvolver a sua atividade em colaboração com a entidade organizadora.
Sensibilizar para a temática da pessoa idosa, aprendendo a lidar com as suas principais características; Partilhar vivências e promover a solidariedade intergeracional; Reconhecer a importância da pessoa idosa na nossa sociedade, pela experiência e conhecimento adquiridos ao longo da vida; Estimular as competências sociais e pessoais; Contribuir para a autonomia do cidadão idoso; Melhorar a assistência a pessoas; dependentes e sujeitas a isolamento social; Combater a solidão; Estimular relações afetivas; Contribuir para a estabilidade emocional e de segurança; Proporcionar momentos de lazer/ocupação; Facilitar o relacionamento comunitário e com pessoas de referência.
3xsemana
Período da tarde
Esteja motivado para o trabalho com os idosos; tenha estabilidade emocional; gosto pela intervenção social; gosto por desafios; disponibilidade pessoal; vontade de ajudar; capacidade de estabelecer relações interpessoais; capacidade/gosto para conversar e ouvir; sentido de responsabilidade e de compromisso; sensibilidade; aceitação da cultura e objetivos da organização.
Experiência no contato direto com a 3ª idade e com a deficiência
Ensino Superior
Companhia/diálogo; Promoção das relações afetivas; Leitura e interpretação de documentos; Dinamização de jogos adequados; Execução de pequenas tarefas diárias; Apoio em diferentes atividades lúdicas; Apoio na hora das refeições e Educar para a Saúde, promovendo uma alimentação saudável.
Diurna
Maior qualidade de vida nos idosos, carinho, compreensão, convívio, partilha
5
2018/07/20 10:20:11
Centro;Viseu;Mangualde
Santa Casa da Misericórdia de Mangualde
Avenida General Humberto Delgado, 20
3530-115 Mangualde
Estruturas Residenciais para Idosos, Unidade de Cuidados Continuados Integrados; Creche
232622577232183586
geral@scmmangualde.pt
http://www.scmmangualde.pt/
"Cuidar, com cabeça e de coração!"
O projeto de voluntariado desenvolver-se-á em duas das três valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde – Estruturas Residenciais para Idosos e Unidade de Cuidados Continuados.
Assistimos, nos dias de hoje, a uma preocupação crescente da comunidade científica e da comunidade em geral em promover cuidados centrados na pessoa, partindo dos pressupostos defendidos por uma visão humanística do ser humano e dos cuidados prestados a indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. Sabemos também que as instituições de ensino superior dirigem o foco da sua atenção para o desenvolvimento de competências técnicas que permitam aos novos técnicos desempenhar as suas funções com sucesso, deixando para um plano secundário o desenvolvimento de competências interpessoais e humanas, tão fundamentais na prestação de cuidados a indivíduos em situação de vulnerabilidade.
A missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde defende a humanização dos cuidados como um dos pilares da sua acção, de tal forma que o desenvolvimento deste Projeto de Voluntariado visa essencialmente a transmissão de conhecimentos e experiências baseados na prática de cuidados centrados nos indivíduos, a partir de uma perspectiva holística e humanística, com respeito pela individualidade e pela dignidade humana, pelo seu passado e pelo seu presente, com vista à construção de um futuro, cada dia melhor.
Joana G. GonçalvesPsicóloga
joana.gradim@scmmangualde.pt
232622577232183586232622577
Diretora Geral da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Diretoras Técnicas das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Médicos, Enfermeiros e outros técnicos superiores de saúde e da área social.
Data a estabelecer.
Nos últimos tempos temos assistido a um crescimento contínuo da institucionalização de idosos com elevado grau de dependência que, maioritariamente por motivos de saúde (física e mental) não reúnem condições para permanecer no domicílio ao cuidado de familiares. Estas famílias encontram em instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde um parceiro com quem contar nesta fase desafiante do seu ciclo vital e, também elas necessitam de especial atenção nesta fase tão vulnerável de transição.
De facto, os idosos e utentes institucionalizados, tanto nas Estruturas Residenciais para Idosos como na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, apresentam um elevado grau de dependência e grande necessidade de cuidados, exigindo cada vez mais recursos humanos, mais conhecimentos técnicos e práticos e uma grande entrega de todos os colaboradores. No entanto, a par desta crescente exigência de Recursos Humanos, a missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde exige que todos os cuidados prestados aos nossos idosos e utentes sejam cuidados humanizados, respeitando a individualidade de cada indivíduo e contribuindo todos os dias para o seu bem-estar global. E assim, é esta necessidade fundamental de prestar cuidados humanizados e individualizados a cada um dos nossos utentes que nos faz acreditar que contar com um grupo empenhado de voluntários poderá contribuir significativamente para o cumprimento da nossa missão, centrada nos indivíduos de quem cuidamos, com cabeça e de coração.
Não se aplica.
A implementação do Projeto de Voluntariado que aqui apresentamos pretende, sobretudo aumentar o bem-estar global dos nossos utentes, proporcionando-lhes um maior acompanhamento no seu dia-a-dia. Com a colaboração dos voluntários, esperamos fomentar a participação dos nossos utentes nas diversas actividades organizadas na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, fomentar o estabelecimento de relações positivas com os pares e com os voluntários, diminuindo o sentimento de isolamento e promovendo uma maior satisfação de todas as suas necessidades, com vista ao seu bem-estar global
Tendo sempre como ponto de partida a missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, assente na humanização dos cuidados prestados a todos os nossos utentes, os principais objectivos do Projeto de Voluntariado que aqui apresentamos passam por:
. Promover o estabelecimento de relações positivas entre os voluntários e os utentes, com vista à integração dos utentes nas diversas actividades desenvolvidas na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e à diminuição do isolamento dos nossos utentes;
. Promover o envolvimento dos voluntários nas rotinas diárias das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, acompanhando os utentes em diversas situações do seu dia-a-dia;
. Criar espaços de aprendizagem bidireccionais entre os elementos diversos da Equipa Multidisciplinar e os voluntários, promovendo a partilha de informação relevante para o trabalho desenvolvido na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, dando particular atenção à componente da humanização de cuidados.
1. Apresentação da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde aos voluntários: missão, visão e valores;
2. Apresentação do projeto de voluntariado, objectivos estabelecidos, resultados esperados e actividades programadas;
3. Apresentação das instalações das valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde onde decorrerão as actividades de voluntariado;
4. Integração dos voluntários na Equipa Multidisciplinar e nas rotinas das valências da SCMM;
5. Desenvolvimento das actividades previstas;
6. Reflexão acerca do Programa de Voluntariado e dos resultados alcançados.
Características do Voluntário

Capacidade empática; Responsabilidade; Solidariedade; Amabilidade; Humildade; Respeito e Tolerância; Flexibilidade; Capacidade de Comunicação; Capacidade de Adaptação e de Aprendizagem;

Perfil do Voluntário

Respeitador: o voluntário deverá respeitar, em todos os momentos, o regulamento interno da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e as orientações da Equipa Multidisciplinar.

Motivado: o voluntário deverá estar intrinsecamente motivado para o cumprimento das tarefas propostas ao longo do projeto de voluntariado, pressupondo-se uma identificação genuína com os valores e missão defen-didos na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde;

Comprometido: o voluntário deverá estar comprometido com a entidade onde exerce voluntariado, com a po-pulação alvo da mesma e com os restantes voluntários e Equipa Muldisciplinar.

Disponível: o voluntário deverá ter disponibilidade para as actividades que se propõe exercer, bem como para a realização de formação no âmbito das mesmas;

Participativo: o voluntário deverá ter capacidade de tomar iniciativa para o desenvolvimento das várias tarefas propostas ao longo do Projeto de Voluntariado, ao mesmo tempo que poderá propor novas actividades que se enquadrem nos objetivos propostos para o Projeto;

Cooperativo: o voluntário deverá ser capaz de trabalhar em equipa e de cooperar com os diferentes elementos da Equipa Multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde;

Polivalente: a actuação do voluntário deverá ser diversificada, de forma a rentabilizar ao máximo os recursos existentes.
Poderá constituir-se como uma vantagem, o voluntário ter experiência prévia no contacto com a população idosa e com utentes com características semelhantes aos da Unidade de Cuidados Continuados.
Dado o carácter do projeto, os voluntários poderão / deverão ser estudantes de Medicina.
. Acompanhamento e apoio à Equipa Multidisciplinar na realização das rotinas diárias com os utentes (apoio nas rotinas médicas e de enfermagem diárias; apoio na gestão e toma da medicação, apoio na mobilização, apoio nas refeições,…)
. Acompanhamento da Equipa Multidisciplinar nas diversas actividades desenvolvidas com os utentes (actividades de animação, entre outras);
. Apoio aos utentes na satisfação das suas necessidades básicas diárias;
. Participação em sessões de formação.
Os voluntários deverão ter disponibilidade durante os dias úteis, das 08h30 às 16h30.
Do ponto de vista do voluntário, o que se espera é que os voluntários terminem este Projeto de Voluntariado, com uma visão holística e, sobretudo, humanística dos cuidados prestados aos utentes nas Estruturas Residenciais para Idosos e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, salientando o respeito pela individualidade de cada um e o respeito pelo seu passado, presente e futuro.
6
2018/07/20 10:21:23
Centro;Viseu;Mangualde
Santa Casa da Misericórdia de Mangualde
Avenida General Humberto Delgado, 20
3530-115 Mangualde
Estruturas Residenciais para Idosos, Unidade de Cuidados Continuados Integrados; Creche
232622577232183586
geral@scmmangualde.pt
http://www.scmmangualde.pt/
"Cuidar, com cabeça e de coração!"
O projeto de voluntariado desenvolver-se-á em duas das três valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde – Estruturas Residenciais para Idosos e Unidade de Cuidados Continuados.
Assistimos, nos dias de hoje, a uma preocupação crescente da comunidade científica e da comunidade em geral em promover cuidados centrados na pessoa, partindo dos pressupostos defendidos por uma visão humanística do ser humano e dos cuidados prestados a indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. Sabemos também que as instituições de ensino superior dirigem o foco da sua atenção para o desenvolvimento de competências técnicas que permitam aos novos técnicos desempenhar as suas funções com sucesso, deixando para um plano secundário o desenvolvimento de competências interpessoais e humanas, tão fundamentais na prestação de cuidados a indivíduos em situação de vulnerabilidade.
A missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde defende a humanização dos cuidados como um dos pilares da sua acção, de tal forma que o desenvolvimento deste Projeto de Voluntariado visa essencialmente a transmissão de conhecimentos e experiências baseados na prática de cuidados centrados nos indivíduos, a partir de uma perspectiva holística e humanística, com respeito pela individualidade e pela dignidade humana, pelo seu passado e pelo seu presente, com vista à construção de um futuro, cada dia melhor.
Joana G. GonçalvesPsicóloga
joana.gradim@scmmangualde.pt
232622577232183586232622577
Diretora Geral da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Diretoras Técnicas das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Médicos, Enfermeiros e outros técnicos superiores de saúde e da área social.
Data a estabelecer.
Nos últimos tempos temos assistido a um crescimento contínuo da institucionalização de idosos com elevado grau de dependência que, maioritariamente por motivos de saúde (física e mental) não reúnem condições para permanecer no domicílio ao cuidado de familiares. Estas famílias encontram em instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde um parceiro com quem contar nesta fase desafiante do seu ciclo vital e, também elas necessitam de especial atenção nesta fase tão vulnerável de transição.
De facto, os idosos e utentes institucionalizados, tanto nas Estruturas Residenciais para Idosos como na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, apresentam um elevado grau de dependência e grande necessidade de cuidados, exigindo cada vez mais recursos humanos, mais conhecimentos técnicos e práticos e uma grande entrega de todos os colaboradores. No entanto, a par desta crescente exigência de Recursos Humanos, a missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde exige que todos os cuidados prestados aos nossos idosos e utentes sejam cuidados humanizados, respeitando a individualidade de cada indivíduo e contribuindo todos os dias para o seu bem-estar global. E assim, é esta necessidade fundamental de prestar cuidados humanizados e individualizados a cada um dos nossos utentes que nos faz acreditar que contar com um grupo empenhado de voluntários poderá contribuir significativamente para o cumprimento da nossa missão, centrada nos indivíduos de quem cuidamos, com cabeça e de coração.
Não se aplica.
A implementação do Projeto de Voluntariado que aqui apresentamos pretende, sobretudo aumentar o bem-estar global dos nossos utentes, proporcionando-lhes um maior acompanhamento no seu dia-a-dia. Com a colaboração dos voluntários, esperamos fomentar a participação dos nossos utentes nas diversas actividades organizadas na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, fomentar o estabelecimento de relações positivas com os pares e com os voluntários, diminuindo o sentimento de isolamento e promovendo uma maior satisfação de todas as suas necessidades, com vista ao seu bem-estar global
Tendo sempre como ponto de partida a missão da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, assente na humanização dos cuidados prestados a todos os nossos utentes, os principais objectivos do Projeto de Voluntariado que aqui apresentamos passam por:
. Promover o estabelecimento de relações positivas entre os voluntários e os utentes, com vista à integração dos utentes nas diversas actividades desenvolvidas na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e à diminuição do isolamento dos nossos utentes;
. Promover o envolvimento dos voluntários nas rotinas diárias das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, acompanhando os utentes em diversas situações do seu dia-a-dia;
. Criar espaços de aprendizagem bidireccionais entre os elementos diversos da Equipa Multidisciplinar e os voluntários, promovendo a partilha de informação relevante para o trabalho desenvolvido na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, dando particular atenção à componente da humanização de cuidados.
1. Apresentação da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde aos voluntários: missão, visão e valores;
2. Apresentação do projeto de voluntariado, objectivos estabelecidos, resultados esperados e actividades programadas;
3. Apresentação das instalações das valências da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde onde decorrerão as actividades de voluntariado;
4. Integração dos voluntários na Equipa Multidisciplinar e nas rotinas das valências da SCMM;
5. Desenvolvimento das actividades previstas;
6. Reflexão acerca do Programa de Voluntariado e dos resultados alcançados.
Características do Voluntário

Capacidade empática; Responsabilidade; Solidariedade; Amabilidade; Humildade; Respeito e Tolerância; Flexibilidade; Capacidade de Comunicação; Capacidade de Adaptação e de Aprendizagem;

Perfil do Voluntário

Respeitador: o voluntário deverá respeitar, em todos os momentos, o regulamento interno da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e as orientações da Equipa Multidisciplinar.

Motivado: o voluntário deverá estar intrinsecamente motivado para o cumprimento das tarefas propostas ao longo do projeto de voluntariado, pressupondo-se uma identificação genuína com os valores e missão defen-didos na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde;

Comprometido: o voluntário deverá estar comprometido com a entidade onde exerce voluntariado, com a po-pulação alvo da mesma e com os restantes voluntários e Equipa Muldisciplinar.

Disponível: o voluntário deverá ter disponibilidade para as actividades que se propõe exercer, bem como para a realização de formação no âmbito das mesmas;

Participativo: o voluntário deverá ter capacidade de tomar iniciativa para o desenvolvimento das várias tarefas propostas ao longo do Projeto de Voluntariado, ao mesmo tempo que poderá propor novas actividades que se enquadrem nos objetivos propostos para o Projeto;

Cooperativo: o voluntário deverá ser capaz de trabalhar em equipa e de cooperar com os diferentes elementos da Equipa Multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde;

Polivalente: a actuação do voluntário deverá ser diversificada, de forma a rentabilizar ao máximo os recursos existentes.
Poderá constituir-se como uma vantagem, o voluntário ter experiência prévia no contacto com a população idosa e com utentes com características semelhantes aos da Unidade de Cuidados Continuados.
Dado o carácter do projeto, os voluntários poderão / deverão ser estudantes de Medicina.
. Acompanhamento e apoio à Equipa Multidisciplinar na realização das rotinas diárias com os utentes (apoio nas rotinas médicas e de enfermagem diárias; apoio na gestão e toma da medicação, apoio na mobilização, apoio nas refeições,…)
. Acompanhamento da Equipa Multidisciplinar nas diversas actividades desenvolvidas com os utentes (actividades de animação, entre outras);
. Apoio aos utentes na satisfação das suas necessidades básicas diárias;
. Participação em sessões de formação.
Os voluntários deverão ter disponibilidade durante os dias úteis, das 08h30 às 16h30.
Do ponto de vista do voluntário, o que se espera é que os voluntários terminem este Projeto de Voluntariado, com uma visão holística e, sobretudo, humanística dos cuidados prestados aos utentes nas Estruturas Residenciais para Idosos e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, salientando o respeito pela individualidade de cada um e o respeito pelo seu passado, presente e futuro.
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
Loading...
 
 
 
Respostas do Formulário 1
 
 
Main menu