CDEFGHIJK
1
BOLETIM BIBLIOGRÁFICO
Biblioteca Virtual Pearson | Maio/2022
2
A Biblioteca Virtual Pearson está disponível a toda comunidade IFSul, caso você ainda não tenha acesso, entre em contato com a sua biblioteca e solicite seu cadastro na BV!
3
Para acessar as obras listadas, clique no LINK.
4
5
LINKTÍTULOAUTOR(ES)EDITORAEDIÇÃOANO PÁGINASPALAVRAS-CHAVERESUMO
6
0. Generalidades. Ciência e conhecimento. Ciências da informação. Informática. Documentação. Biblioteconomia
7
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201352Redação e gestão de documentosPEGORINI, Diana GurgelEditora Intersaberes Ltda12022172Dados, informação, principais documentos oficiais, comunicação empresarial, padronização de documentos empresariais, gestão de documentos empresariais, suportes de documentos, classificação de documentos, teoria arquivística, métodos padronizados de arquivamento de documentosAtualmente, em razão do grande avanço tecnológico, o acesso à informação é mais facilitado e cada vez mais veloz. Em contrapartida, os sujeitos são sobrecarregados com novos recursos. Nesse contexto, profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o gerenciamento desses recursos são essenciais. Por isso, esta obra reúne conteúdos relacionados à gestão da comunicação, à redação oficial e empresarial e à gestão eletrônica de documentos, com o objetivo de orientar e formar tais profissionais. Acompanhe-nos nestas páginas que apresentam temas centrais para a compreensão e o tratamento das informações.
8
1. Filosofia e psicologia
9
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201144A crise da masculinidade: anatomia de um mito persistenteFrancis Dupuis-DériEditora Edgard Blucher LTDA1202228crise, masculinidade, anatomia, mito, persistenteO discurso de uma masculinidade em crise é milenar. Seus primeiros registros remontam à Roma Antiga, quando, em 195 a.C., Catão já escrevia: “as mulheres tornaram-se tão poderosas que nossa independência está comprometida dentro de nossas próprias casas, ridicularizada, espezinhada em público”. Neste livro, o professor Dupuis-Déri analisa com rigor e ironia esse discurso de crise ao longo dos tempos e nas mais diversas sociedades. Muitas vezes revestido de uma crítica ao feminismo, esse discurso busca muito mais emplacar uma agenda antiemancipação feminina do que propor uma solução. Crise da masculinidade é o nome que esses homens dão para seus mal-estares e para o eterno desencontro com o outro sexo por tomá-lo como sexo oposto.
10
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201141A língua e o psíquicoJean-Claude RollandEditora Edgard Blucher LTDA1202223língua, psíquicoNos vinte ensaios reunidos neste livro, Jean-Claude Rolland realiza uma investigação metapsicológica aguda e criativa a respeito do funcionamento do inconsciente, destacando a função radical da palavra e da língua no processo analítico. Por quais vias a atividade da fala, tal como se dá na intimidade da sessão analítica, constitui-se como principal instrumento, capaz de instaurar transformações na vida psíquica e consequentemente o êxito da análise? Quais lugares a imagem, com sua substância sensorial, e a palavra ocupam nos processos psíquicos? O autor debruça-se com inspiração e paixão sobre estas questões, apoiando-se na metapsicologia freudiana, e numa escuta analítica fina e sensível, apresenta-nos hipóteses consistentes, e com grande valor heurístico, acerca das propriedades da língua e das operações que ela executa no seio do tratamento psicanalítico.
11
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201471Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viverDavid Le BretonEditora Autores Associados1202216Conduta de risco, Psicologia Social, SociologiaCondutas de risco' explora, de um ponto de vista antropológico e existencial, que sentido o indivíduo assume para si quando se expões voluntariamente ao risco inerente a jogos perigosos e esportes radicais. Exatamente no momento em que o mundo busca fugir dos desequilíbrios do ecossistema, afugentar os medos da catástrofe nuclear e outros tantos perigos que rondam a vida urbana, que significado pode ser atribuído a condutas de risco dos que buscam chegar às extremidades que os colocam entre a vida e a morte? Essas e outras perguntas, em linguagem elegante e precisa, ganham neste livro vias de respostas que suscitam novas questões que, de novo, nos incitam a distinguir o viver é perigoso" de Guimarães Rosa e o viver perigosamente nos jogos da vida." - Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, Professor adjunto da PUC Minas, Professor emérito da UFMG.
12
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201203Desamparo, acolhimentos e adoções: escutas psicanalíticasCynthia Peiter; Marcia Regina Porto Ferreira; Maria Luiza de Assis Moura GhirardiEditora Edgard Blucher LTDA1202212pais adotivos, situação de abrigamento, Winnicott, famíliaEste livro é bastante relevante, pois os autores preocupam-se em construir modalidades clínico-políticas que levem em conta o discurso e o lugar social ocupado pelo sujeito na polis, bem como os enunciados sociais e jurídicos, o romance familiar, o discurso da criança e o de seus pais. Nessa medida, considera o expressivo desamparo social em nosso país, pautado pela desigualdade social e racial. Mais ainda, faz proposições efetivas de acolhimento das crianças e dos adolescentes que soem por rupturas no laço parental e social. Na contramão do desamparo social, o livro apresenta atos clínico-políticos que insistem na construção de um território de acolhimento, seja nas instituições socioeducativas, seja no trabalho de construção da parentalidade na adoção, a fim de reinstaurar a posição de pertinência para a criança como sujeito de desejo e de direitos.
13
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201138Em varne vivaSusana ToporosiEditora Edgard Blucher LTDA1202215psicanálise, abuso sexual, crianças e adolescentesNas entrelinhas deste livro, o leitor encontrará a força do comprometimento ético de uma psicanalista cuja vida profissional tem sido dedicada a uma aposta no potencial do trabalho psicanalítico, tanto para reconhecer a presença do traumatismo sexual no psiquismo de crianças e adolescentes quanto para ajudar na reapropriação de uma posição subjetiva digna e capaz de favorecer a elaboração das vivências traumáticas. A sensibilidade e o engajamento político e social de Susana Toporosi, nossa parceira de pesquisas, podem ser vistos ainda na defesa daqueles adolescentes que carregam um excesso pulsional impossível de ser metabolizado, a não ser que recebam a devida escuta analítica. Cassandra Pereira França
14
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201512Maternidade interrompida - O drama da perda gestacionalMaria Manuela PontesSummus Editorial LTDA1200955apego, aborto espontâneo, ciclo de vida, presença, morte, criança, despedida, solidão, feto, aborto, apoio, família, perda, reconstrução, impermanência, aprendizado, dor, esperança, sentimento de vazio, laços, luto, gravidez, relacionamentos, bebêPor vezes o ciclo da vida inverte-se: morre-se antes de nascer. Estará a sociedade civil consciente da fragilidade da maternidade e do vigor desse sono eterno que nos desvincula da existência? Este livro denuncia os processos da dor e do luto em mulheres que enfrentaram o drama da perda gestacional. São testemunhos reais de uma dura realidade que, silenciosa, clama por ser ouvida. Prefácio de Maria Helena Pereira Franco.
15
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201153No entanto... pensando melhorWilfred R. BionEditora Edgard Blucher LTDA1202214entanto, Pensando, melhorNo entanto... pensando melhor é o quinto livro escrito por W.R. Bion. Na língua do autor – o inglês – há um título tão original como o seu conteúdo, Second Thoughts, um sintagma intraduzível para o português. Frente a tal situação, escolhi, em parceria com a Editora Blucher, o título No entanto... pensando melhor, pois pareceu-me ser uma transcriação mais fidedigna que cumpre sua função ao indicar o conteúdo deste livro: um convite ao leitor para colocar em funcionamento seu próprio processo de pensar, no sentido crítico, reavaliando seu trabalho investigativo, questionando critérios teóricos e terapêuticos, a essência do trabalho diuturno em análise, segundo Freud. Bion o faz tecendo comentários críticos ao seu trabalho clínico e ao seu aprendizado por meio da experiência. Dessa forma, esta tradução resume magistralmente as publicações de seus quatro primeiros livros ao alertar sobre efeitos deletérios da falta de disciplina sobre o exercício de memória, desejo e entendimento, durante sessões de psicanálise.
16
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201294O Milagre das PlantasBruno, Inna;Naldi, NilzaEditora Atheneu12010378Outras Especialidades, Terapias AlternativasDECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA PLANTA COMO OS ANIMAIS, AS PLANTAS TEM DIREITO A VIDA A Declaração Universal dos Direitos da Planta concebida pelo professor universitário Adalberto Bello de Andrade é a seguinte: Art. 1-Todas as plantas nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência. Art. 2 O homem depende da planta e não pode exterminá-la. Tem obrigação de colocar a seu serviço os conhecimentos que adquiriu. Art. 3-Toda planta tem direito à cuidados proteção do homem. Se a morte de uma planta for necessária, deve ser precedida de cuidados para o transplante espécie. Art.4-Toda planta pertencente à espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural terrestre ou aquático a reproduzir-se. Todo corte de planta, mesmo para fins educativos, é contrário a esse direito. Art. 5- Toda planta pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e liberdade que próprias de sua espécie. Qualquer modificação ritmo destas condições, que imposta pelo homem com fins mercantis, contrária a esse direito. Art, 6- Toda planta escolhida pelo homem para companhia tem direito a uma duração de vida correspondente a sua longevidade natural.abandonar, esmagar, queimar uma planta é ação cruel e degradante. Art. 7- Toda planta utilizada em ornamentação, principalmente em recinto fechado, tem direito à limitação razoável da permanência e intensidade dessa ornamentação, bem como adubação reparadora, água pura e ar natural. Art.8- A experimentação vegetal que envolver sofrimento físico ou dano irreparável a planta é incompatível com os seus direitos, quer se trate de experimentação médica, cientifica, comercial ou de qualquer outra modalidade. As técnicas de devem ser utilizadas e desenvolvidas. Art. 9- Se uma planta for criada para alimentação, que o seja em solo previamente preparado, utilizando-se técnicas e elementos que permitam o seu crescimento natural e que jamais alterem o sabor característico da espécie ou acelere a maturação dos frutos. Se uma planta for criada para transformação, seu corte deve ser precedido do replantio de, no mínimo, 10 unidades da sua espécie. Art. 10 Nenhuma planta, fruto ou semente deve ser utilizado para divertimento do homem. As exibições de maneira imprópria ou chocante são incompatíveis com dignidade da planta. Art. 11 Todo ato que implique a morte desnecessária de uma planta constitui biocídio, isto é crime contra a vida. Art. 12-Todo ato que implique a morte de grande numero de plantas selvagens constitui genocídio isto é crime contra a espécie. A poluição destrói o ambiente natural e conduzao genocídio. Art. 13 As cenas de violência contra plantas - cortes, derrubadas e queimadas devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos da planta. Art. 14 Os organismos de proteção e salvaguarda das plantas devem ter representação em nível governamental. Os direitos da planta devem ser defendidos por lei, como os direitos humanos e os direitos do animal.
17
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201152Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticasAlfredo Naffah Neto; Alexandre Patricio de AlmeidaEditora Edgard Blucher LTDA1202228Perto, trevas, depressão, perspectivas, psicanalíticasÉ com satisfação que me vi convidado e participando deste livro de porte que foi empreitado por Alfredo Naffah Neto e Alexandre Patricio de Almeida. O tema abordado é a depressão que devasta e corrói as esperanças e a sustentabilidade da vida. Tal como ocorreu a Freud desenvolver seu importante trabalho a partir da obra de Schreber, Naffah Neto e Almeida propuseram a reflexão sobre o livro Perto das trevas, do renomado escritor William Styron, no qual narra seu mergulho em uma depressão avassaladora em um circuito de infernal e insuperável sofrimento. Essa reflexão é feita por comentários e observações tecidas por psicanalistas de diversas orientações teóricas em seis capítulos diferentes, nos quais os autores “interpretam” o texto à luz das ideias de S. Freud, S. Ferenczi, M. Klein, W. R. Bion, em que faço minha contribuição pessoal, D. Winnicott, J. Lacan e outros psicanalistas de linhagem francesa. A proposta não é gerar controvérsia ou disputa de hegemonias e verdades, mas mostrar ao leitor, em uma linguagem também acessível ao leigo interessado, como essa questão tão relevante é abordada e lidada por essas diferentes correntes do pensamento psicanalítico.
18
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201143Por que as pulsões de destruição ou de morte?André Green; André GreenEditora Edgard Blucher LTDA120229pulsões, destruição, morteO que conduz a humanidade a se matar e a se autodestruir? Este livro apresenta a introdução e o desenvolvimento do polêmico conceito de “pulsão de morte”, desde a obra de Freud, de 1920 a 1938, até as principais contribuições de autores clássicos e pós-_x001F_eudianos, como Ferenczi, Klein, Bion, Winnicott, Lacan etc. Lançando luz sobre fenômenos e estruturas não neuróticas (anorexia, bulimia, depressão, suicídio, comportamento criminoso), o texto visa oferecer uma nova perspectiva sobre a relação entre a pulsão de vida e a pulsão de morte.
19
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201500Revés de um parto - Luto maternoKarina Okajima FukumitsuSummus Editorial LTDA1202220sentimento de vazio, ciclo de vida, perda, apoio, solidão, reconstrução, despedida, esperança, relacionamentos, luto, impermanência, apego, família, presença, morte, laços, dor, aprendizadoTodos sabemos ser impossível catalogar a dor da perda, mas numa escala imaginária de sofrimento humano a morte de um filho certamente ocuparia o primeiro lugar. Do desespero à raiva, passando pela culpa, pela tristeza e pela aceitação, os sentimentos envolvidos nesse tipo de luto muitas vezes se misturam. Como lidar com eles sem vivenciar um aniquilamento existencial? Neste livro, doze mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre a experiência de perder um filho. Porém, mais do que falar da morte, elas falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram tão jovens e mostrando que não se trata de lutar conta a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, ressignificando-a. Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos. Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos. Textos de: Amanda Tinoco, Cristiana Jacó Monteiro Cascaldi, Elaine Prestes, Gláucia Rezende Tavares, Helena Taliberti, Karina Okajima Fukumitsu, Ligiane Righi da Silva, Márcia Noleto, Maria Manso, Paula Fernandes Távora, Rosana De Rosa e Sandra Moreno.
20
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201202Símbolos em psicanálise: continentes de experiências emocionaisMarisa P. MélegaEditora Edgard Blucher LTDA1202212símbolos em psicanálise, mãe-bebê, psicanálise, experiências emocionaisO objetivo deste livro é mostrar a intimidade da formação de símbolos como continentes de significado emocional durante o processo analítico, sendo estes entendidos atualmente como símbolos autônomos, construídos pelo indivíduo, diferentemente dos símbolos vindos da cultura ou dos signos. Para tanto, servimo-nos de cenas colhidas no bebê num setting de observação e de sessões de análise de crianças e de adultos. O interesse de Meg H. Williams em formações simbólicas e a expectativa dela de que psicanalistas pudessem mostrar a intimidade da formação simbólica durante as sessões de análise foi sem dúvida o empurrão que faltava para que eu decidisse escrever algo de minha experiência a respeito.
21
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201186TRANSTORNO DE ANSIEDADE: fatores de vulnerabilidades entre profissionais de enfermagemMaicon de Araujo NogueiraEditora Neurus1202237Desenvolvimento da Ansiedade, Enfermagem, Fatores de Risco, Transtorno de Ansiedade, Sintomas da ansiedade, Profissionais de Enfermagem, Prevalência, Psicologia, Psiquiatria, Saúde Mental, saúde, Saúde PúblicaQuerido(a) leitor(a), a saúde dos profissionais de enfermagem vem se tornando uma preocupação constante devido aos riscos ocupacionais que estão expostos, pois, atuam em contato direto com a população e por isso mais propensos a desenvolver doenças, sejam físicas ou emocionais. Nesse sentido, destaca-se os transtornos da ansiedade que vêm se mostrando presentes com frequência na atualidade. O transtorno de ansiedade é um problema que apresenta taxas preocupantes entre os profissionais de enfermagem, sabe-se que os sintomas relacionados são diversos, e todos podem comprometer a saúde mental do trabalhador, diminuir suas ações e prejudicar sua vida como um todo. Portanto, esta obra tem como objetivo apresentar os fatores relacionados ao seu surgimento a fim de reduzi-los, e de identificar os sintomas para que o profissional possa estar atento e buscar cuidados assistenciais.
22
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201501Viagens virtuais psicodramáticas - A travessia da Sociedade de Psicodrama de São PauloAdelsa Cunha; Elisabeth Sene‑CostaSummus Editorial LTDA1202218vergonha versus culpa, axiodrama, psicodrama bipessoal, setting terapêutico, branquitude, conserva cultural, EMDR, psicodrama, psicologia, tecnologia, obesidade, atendimento psicológico virtual, questões raciais, espontaneidade, psicoterapia, negritude, pandemia, cultura da paz, comunicação pacífica, Fernando Pessoa, surrealismo, J. L. Moreno, relação terapeuta-cliente, arte, constelação familiarNo ano de 2020, a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) completou 50 anos. Inicialmente, a ideia era realizar uma grande festa comemorativa, mas com a chegada a pandemia de Covid-19 esse plano teve de ser cancelado. Recorrendo então à criatividade e à espontaneidade – ferramentas básicas do bom psicodramatista –, a diretoria da entidade convidou diversos profissionais renomados da abordagem para realizar lives temáticas. O resultado das primeiras dramatizações online do Brasil pode ser conferido neste livro. Entre os temas aqui abordados estão transtornos alimentares, psicodrama e constelação familiar, pandemia e psicodrama, racismo e preconceito, arte e literatura na composição de histórias psicoterapêuticas, psicodrama e cultura de paz, vergonha, resiliência, socionomia, educação e sociopsicodrama, psicodrama por meios virtuais e jogos dramáticos no enfrentamento de crises. Textos de: Adelsa Cunha, Ana Cristina Benevides Pinto, Denise Silva Nonoya, Elisabeth Sene-Costa, Lúcio Guilherme Ferracini e Maria Célia Malaquias, Luiz Contro, Maher Hassan Musleh, Maria Amalia Faller Vitale, Maria Luiza Vieira Santos, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Marilia Josefina Marino, Rosa Cukier e Yvette Datner.
23
2. Religião. Teologia.
24
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201212Você sabe o que é Macumba? Você sabe o que é Exu?Diamantino F. TrindadeÍcone Editora Eireli12022146umbanda, culto, história, exúQuem frequenta assiduamente um terreiro de Umbanda ou uma Roça de Candomblé sabe que Macumba e Exu são dois dos mais polêmicos temas dos cultos afro-brasileiros em função do desconhecimento e preconceito da população. Nesta obra, o autor procura elucidar esses temas com serenidade, honestidade, sem proselitismo e sem mistério. A Macumba permeia o imaginário de muita gente das religiões afro-brasileiras. Foi muito importante nas primeiras décadas do século XX para a consolidação da ritualística umbandista. Ao longo do tempo, Exu foi idealizado de diversas maneiras, foi associado ao demônio judaico-cristão e assustou muitas pessoas. Na atualidade, foi identificado por algumas pessoas como um ser benevolente e amigo. Muita gente da Umbanda desconhece o verdadeiro trabalho dos Exus, confundindo os Guardiões da Lei com seres de baixo nível, que se passam por Exus em alguns terreiros, e que na verdade são aqueles conhecidos como kiumbas. Exu não é bom! Exu não é mau! É justo! É o executor da Lei! O autor: Diamantino Fernandes Trindade é Doutor em Educação pela PUC-SP. Lecionou diversas disciplinas no Instituto Federal de Educação de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Universidade de Santo Amaro, Universidade Cidade de São Paulo e Faculdades Oswaldo Cruz: Química, História da Ciência, Epistemologia da Ciência, Fundamentos da Educação e Psicologia da Educação. Atualmente é professor do curso de pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira na UNISAL, além de lecionar no curso de formação de sacerdotes da Federação Umbandista do Grande ABC. É autor de diversos livros nas áreas de Educação, História da Ciência e Umbanda.
25
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201390A PRESENCA DESCONHECIDA DE CRISTO NA RELIGIAO TRADICIONAL AFRICANAJosé Armando VicenteEditora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA1202213cristianismo, igrejacatolica, salvação (teologia)O livro está dividido em quatro grandes capítulos. Ele se justifica por ser uma reflexão teológica, cistológica sobre a salvação em Deus, por Jesus Cristo e no Espírito Santo. Se justifica principalmente, por ser uma introdução cristológica-salvifica africana.
26
3. Ciências sociais. Sociedade. Política. Economia. Comércio. Direito. Seguro. Educação. Folclore. Estatística
27
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201437A comunicação dos marginalizados nas rupturas democráticasAntonio Carlos Hohlfeldt; Schmidt, Cristina; Mergulhão, ElianeEditora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA1202220Democracia, Ciência Política, Sistemas de Governo, Comunicação SocialNa última década, um processo de rupturas democráticas tem tomado vários países pelo mundo. Uma crescente onda com um ideário neoliberal extremo, apoiado por grupos hegemônicos de direita e extrema direita, tem gerado um desmonte acelerado de políticas sociais. De outro lado, as comunidades à margem desse segmento formam redes comunicativas de resistência e ativismos, para atuarem em suas pautas como grupos de pressão na arena política, com múltiplas expressões culturais. Os doze textos desta coletânea demonstram como a Folkcomunicação é disciplina científica estratégica para a análise dos cenários polarizados da atualidade, com uma metodologia de acolhimento aos grupos marginalizados nos ativismos midiáticos e culturais, nos atos de insurgência e identidade. Revela-se um campo teórico-metodológico importante para distinguir atores, processos e aludir à práxis comunicacional engajada.
28
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201241A racionalidade prática da privação de liberdade: um estudo da execução da medida socioeducativa de internação em São PauloBruna GisiEditora Edgard Blucher LTDA1202214racionalidade, prática, privação, liberdade, estudo, execução, medida, socioeducativa, internação, São PauloEste livro traz os resultados de uma pesquisa realizada nas organizações responsáveis pela execução da medida de internação em São Paulo: o Fórum Brás e a Fundação CASA. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a medida de internação, aplicável exclusivamente aos adolescentes autores de atos infracionais, não possui prazo determinado e pode durar até três anos. Com o objetivo de compreender como a privação de liberdade se sustenta como forma válida de intervenção nas práticas cotidianas dos atores que executam as medidas socioeducativas, a pesquisa buscou investigar o processo de produção da decisão sobre o término da medida de internação. A pesquisa indica que a racionalidade prática da privação de liberdade é sustentada por procedimentos interpretativos que transformam fatores “estruturais”, externos à ação – elaborados nas teorias nativas como causas do ato infracional –, em características individuais transformáveis pela ação institucional e pela vontade do adolescente As práticas de avaliação do adolescente, objetivadas nos relatórios utilizados para a produção da decisão judicial, permitem, assim, construir os efeitos da medida como um processo.
29
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201076Agro, ditadura e universidade: Esalq-USP e a modernização conservadora (1964 a 1985)Rodrigo Sarruge MolinaEditora Autores Associados1202225agro, agricultura, tecnologia, universidade, ditadura, esalq, esalquianosEste livro é fruto de uma consistente pesquisa de doutorado orientada pelo saudoso professor José Luís Sanfelice, que, antes de nos deixar, redigiu o esclarecedor prefácio que abre a presente publicação. Trata-se de um trabalho no qual o autor, Rodrigo Sarruge Molina, mobiliza os recursos da ciência da história para recuperar um momento de nosso passado próximo que muito nos ensina sobre a situação atual, tendo em vista que se contrapõe à negação da ciência que se converteu em política oficial do atual governo federal. Desvendando os meandros do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” como promotora do agronegócio em conluio com as forças da ditadura então vigente e a serviço de interesses estadunidenses, o autor ilumina prospectivamente a situação que estamos atravessando, marcada pelo incremento do agronegócio com a enorme ampliação do uso de veneno na produção agrícola, a deterioração do meio ambiente e o sacrifício dos povos originários, representados pelas populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Trata-se, pois, de uma leitura necessária, que deve ser disseminada em nossas escolas nestes tempos de obscurantismo que vêm infelicitando a maioria da população brasileira. --- Dermeval Saviani( Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp))
30
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201245Alimentação escolar: vamos colocar os pratos à mesa – uma obrigação do Estado, um dever da sociedadeOduvaldo VendramettoEditora Edgard Blucher LTDA1202220alimentação escolar, distribuição de alimentos, programas de alimentação escolar pelo mundo, pertencimento e alimentação escolar, programa nacional de alimentação escolarOferecer para a população oportunidades de aprender a lutar pelos valores humanos da cidadania deveria ser um objetivo a ser perseguido por aqueles que governam o Brasil. Entretanto, governantes conformados e muitas vezes beneficiados pela corrupção sistêmica, que há muito tempo está instalada nas instituições brasileiras, perceberam que a dominação é facilitada quando a população está de joelhos ao invés de ereta e consciente de seus direitos. Isso, infelizmente, ocorre, pois manter o povo na ignorância assegura a continuidade da dominação. Assim, chegamos a um paradoxo: enquanto o país ostenta um potentado de riquezas, figurando entre os vinte e cinco mais ricos do mundo, a pobreza generalizada perpetua a desigualdade absurda de renda e o acesso escolar, levando-nos a ser reconhecidos, também, como um dos países mais desiguais do mundo. Este livro, que procura ser uma fotografia das mil faces que essa tragédia revela, – crianças e adolescentes vão à escola atraídos pelo alimento que a escola distribui de graça, mais do que para aprender disciplinas básicas –, busca retratar alguns recortes sobre a importância da alimentação escolar com estratégia para reduzir a insegurança alimentar.
31
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201391As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escritaLígia Márcia Martins; Ana Carolina Galvão MarsigliaEditora Autores Associados1202213Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia, Educação, Alfabetização, Escolas, formação de professores, psicologia educacionalUm livro imprescindível. Vai direto ao ponto mostrando os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógicos tanto da forma como vem sendo conduzida a alfabetização nas escolas brasileiras como de uma nova perspectiva que permitirá superar as graves limitações da forma atual. É o texto que estava faltando nas prateleiras das nossas bibliotecas, em especial as escolares. E, sobretudo, é um material que precisa estar nas mãos dos professores e alunos dos cursos de pedagogia e de magistério e dos professores de todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental do nosso país.
32
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201389COMO A ECONOMIA MUDA A SUA VIDACarlos MarchionattiEditora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA2202232Economia, Finanças pessoaisComo a economia muda a sua vida foi escrito com o objetivo de mostrar como a Ciência Econômica está presente em nossa vida, de forma simples e didática. Tem também o intuito de mostrar para os leitores as verdadeiras consequências das ações do governo, que influenciam nosso cotidiano e modificam os resultados quando abrimos empresas, buscamos empregos, trabalhamos, estudamos, investimos, compramos produtos no supermercado ou até mesmo quando nos divertimos! Para o Brasil progredir e seu povo prosperar, é fundamental que todos compreendam o funcionamento da economia neste mundo globalizado, que tem alto fluxo de informações e muda constantemente. É preciso que todos tenham consciência de que o aumento do conhecimento traz maiores oportunidades. Procure mais conhecimento sobre a Ciência Econômica e perceba as ocasiões que se oferecem para melhorar a sua vida!
33
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201151Como escolher tecnologias para educação a distância, remota e presencialÉdison Trombeta de OliveiraEditora Edgard Blucher LTDA1202214escolher, tecnologias, educação, distância, remota, presencialMuitas vezes, ouve-se que certa tecnologia, em processo de adoção, resolverá tal problema educacional ou da própria instituição de ensino. Mas, especialmente em contextos de ensino e de aprendizagem, a tecnologia precisa servir a determinado fim. Como ela pode ajudar o professor no planejamento de suas aulas? Como ela pode auxiliar no ensino ou na avaliação? Como ela pode favorecer a aprendizagem dos alunos? É neste âmbito que a presente obra destaca a necessidade de se refletir sobre a escolha e o uso das tecnologias em contextos educacionais, e sugere diretrizes para essas análises. São critérios válidos para educação a distância, ensino remoto ou mesmo para o uso das tecnologias como apoio à educação presencial.
34
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201244Contribuições do Reator IEA-R1 para a Pesquisa Nuclear - WARP2: II Workshop Anual do Reator de PesquisasPaulo Sergio Cardoso da Silva; Guilherme Soares Zahn; Francisco de Assis SouzaEditora Edgard Blucher LTDA1202261Contribuições, Reator IEA-R1, PesquisaInaugurado em 1958, o reator IEA-R1 tem na pesquisa uma de suas principais funções, onde desenvolve trabalhos nas mais diversas áreas, indo desde a compreensão da própria operação de um reator nuclear, até estudos sobre a estrutura interna do núcleo atômico. Dentre as diversas linhas de pesquisa trabalhadas no IEA-R1, destacam-se, por exemplo, os trabalhos com a técnica de análise por ativação neutrônica, os trabalhos relacionados à metrologia das radiações, bem como os estudos voltados à compreensão de estruturas de materiais, como o imageamento com nêutrons, a difração de neutrônica ou os estudos de interações hiperfinas. O IEA-R1 também se destaca pela contribuição à física médica, com a produção e estudo de radioisótopos, tendo papel de destaque na formação de recursos humanos e produzindo extensa bibliografia no meio acadêmico. A sinergia entre produção, pesquisa tecnológica e científica e formação de recursos humanos, faz do reator IEA-R1 um dos equipamentos mais importantes e prolífico na área científica no Brasil, com mais de 60 anos de história já escrita, e com muita história a escrever.
35
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201225Departamento de pessoal modelo: Atualizada com base na Lei Geral de Proteção de Dados, eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb - 11ª EdiçãoMilena Sanches Tayano dos Santos; Mariza Abreu Oliveira MachadoEditora Freitas Bastos112022572LGPD, 13º, férias, aviso prévio, esocial, dctfweb, efd-reinf, reforma trabalhista, lei geral de proteção de dados, departamento de pessoal, dp, recursos humanos, rh, caged, registro de empregados, rescisão contrato de trabalho, rotinas trabalhistas, rotinas previdenciárias, vale-transporte, fgts, inss, terceirização, home officeA obra tem por finalidade suprir as necessidades dos Departamentos de Pessoal e de RH das empresas, bem como dos escritórios de contabilidade, no que se refere aos procedimentos rotineiros a serem observados no recrutamento e na manutenção do capital humano das organizações. Este conteúdo também orienta e proporciona a reciclagem dos profissionais quanto às informações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e tributárias relativas aos seus trabalhadores as quais serão lançadas no sistema eSocial. Uma das vantagens do eSocial é simplificar o cumprimento das diversas obrigações principais e acessórias dos empregadores, possibilitando, assim, uma racionalização do trabalho, já que, com a sua implantação, os dados que, atualmente, são informados a cada órgão público separadamente e em datas diversas passam a ser prestados uma única vez e em um só ambiente digital. Para que esses dados sejam fornecidos de forma correta e eficaz os responsáveis por sua inserção no sistema eSocial devem ser devidamente treinados e, neste contexto, esta obra é importante ponto de apoio. Além de abordar as questões corriqueiras como admissão, registro de empregados, Caged, jornada de trabalho, remuneração, férias, 13º salário, vale-transporte, rescisão contratual etc. já com a observância das novas determinações instituídas com a reforma trabalhista, trata das questões controvertidas comumente enfrentadas na administração de pessoal e que “tiram o sono” dos profissionais da área, como: as novas regras que regem o aviso prévio, a obrigatoriedade ou não de reintegração no emprego das empregadas que engravidam no curso do aviso prévio indenizado, a obrigatoriedade ou não do pagamento do terço constitucional quando o empregado perde as férias em virtude de licença remunerada superior a 30 dias no curso do período aquisitivo, a estabilidade do empregado que se acidenta no trabalho no curso do aviso prévio. A obra analisa de forma objetiva o universo das questões atinentes ao Departamento de Pessoal, buscando facilitar o trabalho dos profissionais da área na observância das determinações legais aplicáveis, diminuindo os riscos de autuações por parte das fiscalizações trabalhista e previdenciária, bem como de passivo trabalhista. Traz ainda um capítulo específico sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com enfoque na parte trabalhista.
36
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201249Desafios para a pesquisa em sociolinguísticaRaquel Meister Ko. Freitag; Silvana Silva de Farias Araújo; Valter de Carvalho DiasEditora Edgard Blucher LTDA12022121Pesquisa Sociolinguística, Desafios de Pesquisas, Linguagem, Sociolinguistas, Constituição, DesafiosEste livro só foi possível graças ao apoio do Edital CAPES/FAPITEC/PROMOB 10/2016 e traz questões sobre os desafios enfrentados na execução de pesquisas sociolinguísticas, principalmente os que se relacionam à constituição de banco de dados. Assim, o leitor encontrará uma breve retrospectiva sobre iniciativas que objetivaram debater questões sobre a constituição e disponibilização de corpora linguísticos; relatos sobre características de alguns bancos de dados; discussões sobre critérios que vêm sendo adotados na sua constituição; diferentes perspectivas de análises; propostas para a obtenção de dados, especialmente através de interação online como fonte de estudo da variação linguística; discussões de medidas para atenuar as dificuldades no que diz respeito à escassez de recursos para organizar corpora de grande e pequeno porte e disponibilizá-los à comunidade científica, às medidas de isolamento impostas pela pandemia do coronavírus e ao acesso a algumas comunidades.
37
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201511Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-críticaAntonio Carlos Hidalgo GeraldoEditora Autores Associados1202213Professores de ciências naturais, Formação de professores, Ciências, Pedagogia Histórico-Crítica, educaçãoO professor Hidalgo traz um inventário dos principais autores de ensino de ciências e que discutiram a complexidade entre ensinar ciências com o conhecimento já acumulado do aluno. Nesse processo, a figura do professor é fundamental para o aprendizado real, que seja assimilado-construído pelo aluno para além de um conteúdo decorado somente para a prova. Nesse sentido, o autor lança mão do método didático de Dermeval Saviani, a pedagogia histórico-crítica, que consiste grosso modo em uma forma de resgatar elementos históricos, ensinar trazendo ao processo o conhecimento do aluno e superando esse conhecimento para o efetivo aprendizado e formação crítica do aprendiz.
38
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201423Direito constitucional: primeiras linhasAlexandre Coutinho PagliariniEditora Intersaberes Ltda12022293Direito Constitucional, Direito Internacional Público, relações internacionais, teoria da Constituição, direitos humanos, direitos humanos fundamentais, ações constitucionais, controle de constitucionalidade, ciência política, teoria geral do EstadoDefinir e garantir direitos humanos e estruturar o Estado, limitando seu poder, são as funções clássicas do Direito Constitucional. Nesta obra, tratamos introdutoriamente da primeira dessas funções. Desse modo, percorremos temas como a teoria da Constituição, ações (remédios) constitucionais para a garantia, o gozo e a fruição dos direitos humanos fundamentais, com ênfase às pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista, e o controle de constitucionalidade. Acompanhe-nos nessas páginas que fornecem um verdadeiro curso de Direito Constitucional.
39
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201157Direitos humanos nas entrelinhas das crônicas de Carlos Drummond de AndradeLuiza de Andrade PenidoEditora Edgard Blucher LTDA1202216Direitos humanos, Crítica, Interpretação, Carlos Drummond de AndradeEste livro analisa como a temática de direitos humanos está expressa nas crônicas de Carlos Drummond de Andrade, publicadas no Jornal do Brasil nos períodos de outubro de 1969 a outubro de 1970 e de setembro de 1983 a setembro de 1984. A seleção dos textos foi amparada na correspondência a dois momentos marcantes da ditadura civil-militar no Brasil: o governo Médici, fase conhecida como “anos de chumbo”; e a gestão de Figueiredo, caracterizada pelo crescimento das lutas pela democratização, como na campanha Diretas-já. As relações entre direitos humanos e literatura, gênero crônica e opinião pública são alguns dos temas abordados. Em seguida, as crônicas drummondianas do período são categorizadas e analisadas conforme os direitos humanos que saltam do conjunto das publicações, como direitos às liberdades; à cultura e ao patrimônio; à participação efetiva da mulher; direitos econômicos e sociais; à democracia e à participação política e social. Por fim, ao enfocar o perfil cronista e humanista de Drummond, o livro revela como os direitos humanos estão consistente e recorrentemente presentes nas crônicas do autor, constituídas por entrelinhas comprometidas com valores democráticos e libertários que foram difundidos no café da manhã de leitoras e leitores brasileiros durante o período de autoritarismo.
40
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201226É assim que aprendemos: por que o cérebro funciona melhor do que qualquer máquina (ainda…)Stanislas DehaeneEDITORA PINSKY LTDA12022370cérebro no mundo digital, cérebro humano, cognição, sapiens, aprendizado, aprendizagem, neurolinguística, Maryanne Wolf, aprendizagem digital, neurociência, cérebro na infância“Há palavras tão familiares que obscurecem o que elas significam no lugar de iluminar. ‘Aprender’ é uma palavra assim. Parece tão simples, todo mundo aprende. Na verdade, porém, está mais para uma caixa-preta, que Dehaene abre para revelar seus incríveis segredos. Sua explicação do funcionamento dos mecanismos do cérebro é uma excelente introdução.” - The New York Times Book Review “Este é um livro cativante, que amplia a mente, repleto de insights.” - The Sunday Times “Hoje em dia, as máquinas já realizam operações que não conseguimos fazer, mas, no fim das contas, nosso cérebro nos permite chegar muito mais longe. O autor desenvolve, de forma claríssima e com rigor científico, o que chama de ‘os quatro pilares da aprendizagem’ [atenção, envolvimento ativo, feedback de erros e consolidação]. Ele selecionou as informações para fornecer sugestões bastante práticas.” - Association Française pour l’Information Scientifique “Um levantamento interessante de como a ciência – de escaneamentos cerebrais a testes psicológicos – está ajudando a inspirar a pedagogia.” - Financial Times Um encontro com Felipe, de apenas 7 anos, obrigou o premiado neurocientista francês Stanislas Dehaene a rever radicalmente suas ideias sobre aprendizado. Mesmo preso a um leito de hospital e completamente cego em consequência de uma bala perdida, o menino brasileiro manteve intacta sua sede de aprender. Mas, final, como o cérebro humano consegue adaptar-se às circunstâncias reprogramando-se e, assim, continuar aprendendo? Do questionamento surgiu este poderoso livro. O autor nos conta que nosso cérebro é uma máquina extraordinária e continua sendo a melhor fonte de inspiração para os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial. É assim que aprendemos vai até os limites da ciência da computação, da neurobiologia e da psicologia cognitiva para explicar como o aprendizado realmente acontece e como fazer melhor uso dos algoritmos de aprendizado do cérebro em nossas escolas e universidades, e também na vida cotidiana.
41
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201081Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativaCatherine Weetman; Afonso Celso da Cunha SerraBookwire12019544Extraído porEm 2030, estima-se que a população mundial terá alcançado o patamar de 9 bilhões. Isso significa que serão quase 3 bilhões a mais de pessoas consumindo uma variedade de produtos e serviços. Para lidar com a eminente exaustão de vários recursos naturais, aliada aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados por um consumo dessa magnitude, impõe-se um novo paradigma de negócios: a economia circular. Em Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, Catherine Weetman estabelece as bases deste conceito que vem ganhando força em todo o mundo. A autora oferece uma perspectiva estratégica para que empresas e organizações se ajustem a fim de enfrentar essa nova realidade. Indo muito além do conceito tradicional de sustentabilidade, passando por temas como economia compartilhada e outras questões pertinentes, Economia Circular é um verdadeiro mapa de oportunidades para as próximas décadas. Este é o primeiro livro em língua portuguesa com a devida extensão e profundidade que um tema dessa relevância merece. A economia circular é a nova arena na qual os mais diversos tipos de negócios estarão inseridos num futuro próximo. Portanto, esta é uma leitura indispensável para todos os profissionais e estudiosos do universo corporativo.
42
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201252Edição Gênica por CRISPR/Cas9: da Teoria à PráticaMari Cleide Sogayar; Raquel Arminda Carvalho Machado; Ana Claudia Oliveira Carreira; Camila Leal-Lopes; Henrique César Jesus-Ferreira; Mariele Santos Moraes-AlmeidaEditora Edgard Blucher LTDA1202279genética, estudo, gênica, crispr/cas9, crispr-cas9, celular, molecular, descobertas, desenvolvimento, ediçãogênicaEste livro foi elaborado por ex-alunos e colaboradores do Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular da USP, com o objetivo de facilitar a compreensão e aplicação da técnica revolucionária de Edição Genética CRISPR/Cas9. Na parte introdutória, abordamos desde a descrição inicial do locus CRISPR (do inglês Clustered Regularly Interspaced Palindromic Repeats) até a descoberta do mecanismo de funcionamento e o desenvolvimento de formas adaptadas deste sistema para edição gênica direcionada e precisa do genoma de diversos organismos. Em seguida, apresentamos, detalhadamente, o passo a passo de como realizar uma edição gênica de maneira prática e confiável, através do sistema CRISPR/Cas9.
43
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201243EDOARDO - DiariosLaysmara Carneiro EdoardoEditora Edgard Blucher LTDA1202212Diários, públicos, ficcionalização, cotidiano, monopólio, comunicacionalsta pesquisa tem como orientação principal o debate sobre o lugar do Facebook, Instagram e WhatsApp - agora sob o nome do conglomerado Meta - como monopólio comunicacional e suas possíveis consequências. Está organizada em quatro aproximações que, relacionadas, respondem a questão da afinidade entre imagens, dramatização e produção de valor na fórmula comunicacional disponibilizada aos usuários pela plataforma, fazendo com que a realidade individual e coletiva passe por um filtro tecnologicamente mediado, e que seja apreendida e (auto)reflexionada por intermédio dessas relações. De tal maneira, a abordagem do problema e a proposta analítica passam pela relação da imagem com o eu, a ficção, a própria imagem e o suposto estatuto de imortalidade. Como resultado, por meio do fetichismo metodológico, a pesquisa debate diferentes camadas narrativas da decorrente ficcionalização da vida, identificando um mercado de imagens e de pessoas que motiva, por sua vez, a produção de si; a incursão de si na realidade; a produção dos fatos e a transformação dos eventos em registro privado. O livro trata, portanto, da produção da vida como mercadoria, por meio da narrativa produzida cotidianamente nas redes sociais, considerando que a comunicação tecnologicamente mediada se estabelece por intermédio da imagem e pela dramatização, tendo como resultado perverso dessa técnica a ficcionalização da realidade social.
44
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201147Escola, espaço de subjetivação: de Freud a MorinLima, Alcimar Alves de Souza; Esméria RovaiEditora Edgard Blucher LTDA1202230Escola, espaço, subjetivação, Freud, MorinEste livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser. Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.
45
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201206ESG Investing: um novo paradigma de investimentos?João Amato Neto; João Amato Neto; João Amato NetoEditora Edgard Blucher LTDA1202217Governança ambiental, governança social, governança corporativa, sustentabilidade, títulos verdes, novos mercados financeiros, custos sociais, impactos sociais, ferramentas de gestão e produyçãoA governança ambiental, social e corporativa – designada pela sigla ESG (Environmental and Social Governance) – compreende uma integração de práticas econômicas efetivamente sustentáveis na rotina da atividade empresarial e produtiva. Novos mercados financeiros estruturados a partir de títulos verdes e sociais, empreendedorismo dirigido a negócios sociais e uma série de novas métricas voltadas ao cálculo dos custos e retornos sociais gerados por investimentos de impacto compõem este novo leque de estratégias e ferramentas de gestão e produção. Esta obra, escrita por um time de estudiosos do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mapeia e explica tais instrumentos e índices, apresentando ainda exemplos empíricos de casos de sucesso de modelos de negócio sustentáveis, sobretudo assentados na região da Amazônia, onde os dilemas da inclusão social e econômica se encontram com os desafios de inovação tecnológica e institucional para a utilização ecoeficiente da megabiodiversidade de uma das regiões centrais para a humanidade no século XXI.
46
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201351Espaço público na metrópole contemporâneaSabine Ruth Popov CardosoEditora Intersaberes Ltda12022302Cidade, metrópole, espaço urbano, espaço público, democracia, ocupação do espaço urbano, manifestações, cidadania, capitalismo, globalizaçãoQuando pensamos na cidade em que vivemos, automaticamente nos damos conta da complexidade de aspectos que a constituem. Nesse sentido, chama a atenção a clara divisão entre espaços públicos e privados. Estes são bem nítidos em sua concepção de locais de acesso restrito. Contudo, aqueles nos instigam a refletir sobre quem tem direito sobre eles – se são “públicos”, pertencem a todos ou somente ao Estado? Nessa obra, procuramos desvendar as características dos espaços públicos urbanos, investigando, desde a origem das cidades até o surgimento das grandes metrópoles, como se deu a formação desses locais, como a concepção sobre seus usos se transformou ao longo do tempo e como eles podem servir de instrumento de inclusão em uma época tão contraditória em relação ao pleno exercício de cidadania. Assim, analisamos as várias formas de ocupação dos espaços públicos, por meio da educação, da arte, da cultura e da política, e como isso se relaciona com os diferentes agentes envolvidos, desde os processos segregação e de formação dos que se consideram “donos da cidade” até os fatores ambientais que preocupam o mundo contemporâneo.
47
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201150Fronteiras da parentalidade e recursos auxiliares, vol. 1Maria Cecília Pereira da SilvaEditora Edgard Blucher LTDA1202225Fronteiras, parentalidade, recursos, auxiliares, pensando, clínica, primeira, infânciaAmpla e consistente coletânea, problematiza os desafios sobre o enigmático devir humano, independente de sua configuração familiar, com aportes clínico-teóricos que analisam a delicadeza desses encontros e desencontros primordiais.
48
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201149Fronteiras da parentalidade e recursos auxiliares, vol. 2Maria Cecília Pereira da SilvaEditora Edgard Blucher LTDA1202228Fronteiras, parentalidade, recursos, auxiliares, pensando, clínica, primeira, infânciaAmpla e consistente coletânea, problematiza os desafios sobre o enigmático devir humano, independente de sua configuração familiar, com aportes clínico-teóricos que analisam a delicadeza desses encontros e desencontros primordiais.
49
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201425Fundamentos de comércio exterior: termos técnicosGiselly Santos MendesEditora Intersaberes Ltda12022223Comércio exterior, globalização, operações cambiais, gestão operacional, logística de transporte internacional, atividades aduaneirasO comércio internacional assumiu papel de destaque no desenvolvimento de diversas nações ainda em tempos remotos, mas se tornou fundamental com o processo de globalização e a ascensão das relações comerciais internacionais provenientes dessa mudança. Diante desse novo contexto, foi preciso institucionalizar e regulamentar as relações comerciais internacionais, algo que tem exigido cada vez mais profissionais competentes no mercado para conduzir esse tipo de negociação. Nesta obra, apresentamos as competências e habilidades necessárias aos futuros profissionais da área de comércio exterior, bem como os termos técnicos referentes a esse campo de atuação.
50
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201505Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação inclusivaMônica Caetano Vieira; Maria Aparecida da SilvaEditora Intersaberes Ltda12022288Gestão escolar, pedagogia, educação inclusiva, gestão inclusiva, democracia, família e escola, acessibilidade na educaçãoA educação tem um importante papel na construção do ser social. Embora não se limite ao espaço escolar, seu principal contexto de desenvolvimento acaba sendo esse, motivo pelo qual é imprescindível discutir a importância de uma gestão escolar realmente democrática e inclusiva. Tendo isso em vista, nesta obra, buscamos fomentar reflexões acerca do processo de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, considerando aspectos como a legislação brasileira referente ao tema, a formação continuada de professores, o papel da família na organização escolar e a importância da acessibilidade nesse espaço.
51
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201526Guia Prático da Contabilidade GerencialAnderson Fumaux Mendes de OliveiraEditora Freitas Bastos12022165contabilidade gerencial, orçamento, contabilidade de custos, custos, formação de preço, custo-meta, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, alavancagem operacional, fluxo de caixa, DRE, demonstração do resultado do exercício, orçamento base zeroAs transformações econômicas e políticas se tornaram mais intensas colocando as empresas diante de novos desafios. A pressão por resultados e a luta pela sobrevivência corporativa obrigam as empresas a obterem mais vantagens competitivas. Nesse contexto, a contabilidade de uma organização precisa fornecer informações oportunas e precisas, para facilitar os esforços de controle de custos e redução de desperdícios, para medir e melhorar a produtividade e para a descoberta de melhores processos de produção e de prestação de serviços. E uma das técnicas utilizadas para auxiliar no avanço competitivo é a utilização de informações geradas pela Contabilidade Gerencial (CG). O objetivo da CG é atender a todos os aspectos da gestão das entidades onde se torna necessária a informação contábil. Portanto, sua abrangência é a empresa como um todo, desde as suas necessidades estratégicas e de planejamento até as suas necessidades de execução e controle. A expressão “Contabilidade Consultiva”, muito utilizada nos dias de hoje, pode ser entendida como a aplicação dos conceitos e técnicas provenientes da contabilidade gerencial com o auxílio da tecnologia. Dessa forma, o profissional que domina as técnicas utilizadas pela CG certamente seguirá sempre um passo à frente. Nesse contexto, a obra apresenta de forma simples e ilustrativa as principais ferramentas utilizadas pela contabilidade que auxiliam no processo de tomada de decisão, controle e planejamento. A obra se divide em 3 grandes pilares: Gestão estratégica de custos e formação de preços, Ferramentas utilizadas para o processo de tomada de decisão e Planejamento e controle com elaboração completa de orçamento. O livro serve como apoio a disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como por profissionais que queiram se especializar ou reciclar seus conhecimentos na área.
52
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201592Gurias na Ciência: Roteiro de atividades educativasRenata Medina da Silva; Carolina Luz Paulo; Larissa da Costa Ludwig; Suélen Santos RodriguesEditora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA1202260ciência, educação, mulheres cientistas, museumEsta obra consiste em um conjunto de conteúdos e atividades dedicadas a professores, professoras e estudantes, tendo como foco a promoção de meninas e mulheres na ciência. O seu conteúdo traz a trajetória de pesquisadoras do passado e do presente, de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento, que contribuíram e/ou ainda contribuem de forma importante para o avanço da ciência. Como pano de fundo, o conteúdo científico “O Universo” é abordado de forma lúdica, através de jogos e atividades educativas que poderão enriquecer projetos curriculares e envolver a comunidade escolar em discussões acerca do importante papel da ciência, bem como de meninas e mulheres cientistas na nossa sociedade.
53
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201543Ideias orientadoras para a creche : a qualidade negociadaAnna Bondioli; Egle Becchi; Monica Ferrari; Antonio GariboldiEditora Autores Associados1202214creche, projetos pedagógicos, avaliação, indicadores de qualidade, educação“O objetivo desta coleção de apresentar ao leitor brasileiro fundamentos teóricos e práticas que contribuam para um pensar e agir docentes que potencialize o crescimento cultural das crianças de 0 a 3 anos – sem separar corpo e mente, sem separar afeto e cognição, sem abreviar a infância e sem preparar para a vida alienando a criança da própria vida – é plenamente atingido por este singelo livro. Seus autores, sintetizando o saber produzido sobre as crianças pequenas italianas e sobre sua educação coletiva em creches, parecem repetir num outro contexto a relação dos índios brasileiros com suas crianças, na expressão de Orlando Villas Boas: ‘Na tribo, o velho é o dono da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo’. Aproveitemos a leitura e façamos chegar às nossas creches a educação emancipatória que as crianças merecem e não se cansam de esperar!”. (trecho do prefácio de Suely Amaral Mello)
54
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201103Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no Século XIXCarmen Lúcia SoaresEditora Autores Associados1202215história, educação, corpo, ginástica, francesa, frança, século XIX, 19Por convenção, os textos são impressos em caracteres escuros sobre fundo claro. Apesar de virem de regiões obscuras da sociedade dos homens, as palavras fixam-se no papel escuro em fundos claros, neutros, como se quisessem esquecer sua origem complexa, ambígua, perigosa, para exibirem-se como limpas, nítidas, claras. E assim se exige também às ideias que elas expõem. E também quando elas são faladas. E assim devem ser o orador, o cientista, o escritor acadêmico. Limpos, claros e nítidos. E também a escola, a educação do corpo, a ginástica. Certa vez convencionou-se também que a arte verdadeira deveria ser suja, escura, obscura, como se ela não quisesse expor sua face solar, clara, positiva. E assim deveria ser o artista. Sujo, obscuro, problemático. E também a rua, o funâmbulo, o trabalhador das minas, o circo. O exagero destas duas afirmações leva-nos a afirmar que deveríamos buscar uma opinião média. Não. Para que algo significativo seja revelado, as coisas devem ser misturadas, colocadas em tensão. Buscar sentidos na aproximação problemática de linguagens diferentes. Tradução. Traduzir de uma linguagem para outra para que algo de verdadeiro e inesperado surja ora do texto, ora da imagem. E aí achar trechos da história que ficam perdidos e obscurecidos pela história oficial. Tradução também da imaginação, do desejo e da história do pesquisador, dos trechos perdidos e obscurecidos pela sua história oficial. Como se uma pesquisa pudesse ser ao mesmo tempo uma história pessoal profundamente social. (Milton José de Almeida)
55
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201160Início e consolidação da pesquisa em matemática no BrasilClóvis Pereira da SilvaEditora Edgard Blucher LTDA1202214Consolidação, pesquisa, matemática, matemática no brasil, problemas, matemáticos, colóquio, brasileiroEste é um livro que faz parte do projeto do autor para recuperar e divulgar a história da matemática no Brasil. Ele é um livro de referências que aborda a origem do ensino da matemática no país por meio de cursos específicos para tal. Aborda também a origem e a consolidação da pesquisa em matemática no Brasil, com a formação de pesquisadores, a partir da criação em 1934, da FFCL –USP, e se expandindo para a cidade do Rio de Janeiro com a FNFi –UB, IM-UFRJ e IMPA. Essas instituições desempenharam papel decisivo no contexto do ensino de boa qualidade e da pesquisa em matemática no Brasil.
56
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201146Jardim de polinizadoresLinda LacerdaEditora Edgard Blucher LTDA120229Jardim, polinizadoresEste livro traz um breve histórico sobre jardins. Reportando-se ao estilo chamado “jardim selvagem”, a obra salienta a importância da conservação dos polinizadores diante das ameaças que estão sofrendo devido às mudanças climáticas e ao estilo de vida do ser humano e relata as principais ações para sua conservação no Brasil e no exterior. A autora apresenta conceitos de morfologia floral, polinização e fecundação, detalha os principais tipos de polinização realizados por besouros, moscas, borboletas, mariposas, abelhas, beija-flores e morcegos nectarívoros e sugere alguns exercícios para a fixação desses temas. Além disso, fornece informações básicas de jardinagem e paisagismo, elenca algumas espécies floríferas nativas do Brasil, bem como espécies exóticas consagradas na jardinagem que atraem borboletas, abelhas e beija-flores, e mostra alguns exemplos de jardins, com o objetivo de capacitar o leitor a escolher as espécies adequadas para implantar um jardim amigo dos polinizadores.
57
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201165Jornada FacilitaçãoJúnior Rodrigues; Antonio MunizBrasport Livros e Multimidia LTDA1202273jornada, metodosageis, jornadadafacilitacao, jornadafacilitacao, jornadacolaborativa, livrodegerenciamentodeprojetos, antoniomuniz, facilitacao, livros jornadaLivro Jornada da Facilitação: um guia prático para agilistas, gestores e educadores para promover o engajamento e a colaboração das pessoas e criar resultados extraordinários. Conteúdo criado por 72 pessoas com grande atuação no mercado e no meio acadêmico, com experiências complementares e cases reais. Apresentação de 10 técnicas, ferramentas e práticas de facilitação, além do kit de ferramentas da Jornada. “Tenho certeza de que será uma grande ajuda para muitas pessoas que desejam facilitar discussões em grupo, exercícios, workshops ou aulas.” – Jurgen Appelo, prefaciador. A Jornada Colaborativa Era uma vez um professor universitário que sonhava em lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos. Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?” Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 298.590, 00 para instituições com o lançamento de 15 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas. Coautores: Adriana Brandão Alessandra Argona Alessandro Seixas Alex Palermo Anderson Sales Andréa Cordoniz Antonio Muniz Aparecida Laino Entriel Cacilda Andrade Caio Monfort Carlos Eduardo Caroline Carmona Daniel Moraes Déborah Zavistanavicius Zapata Delano de Milano Deyse Krüger Douglas Castanharo Erica Motta Fabrício Gama Felipe Oliveira Flaviana Rampini do Couto Franciele Koch Gabriel Fernandes Gabriel Vaz Gisele Botelho Gustavo Andrade Hilton Menezes Isabel Coutinho Jailson Barbosa Jalber Pessoa Janaina Lamas Filgueiras José Hélio Ferreira da Costa José Santana Júnior Juliana Acosta Zavata Juliano Spanevello Fitz Cainelli Juliana Yuri Andó Júnior Rodrigues Karla Karolina Cavalcanti de Lima e Silva Leonardo Cruz Leoneide Tonso Lucas Tito Luciana Soares da Silva Luisa Escobar Luiz Eduardo Labriola Marcantonio Fabra Marcia Maximiano Márcia Rodrigues Campos Mateus Rocha Mauricio Moreira da Silva Meire Helen Batista Dias Nathielly Campos Nelson Júnior Nilton Assis Paulo Boccaletti Paulo de Tarso Perla Cenci Queli Silva Rafaela Sampaio Raquel Rodrigues Reinaldo Viana Ricardo Lima Cardoso Roberta Ferreira Robertha Magalhães Rodrigues Rogério F. Roberto Ronaldo Menezes Sarah Lopes Solange Oliveira Thiago Brant Vânia Oliveira Vasco Roberto Marinho Braga Victor Gonçalves Yuri Bilinski Escarião
58
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201420Lean business: melhoria contínua e transformação cultural nas organizaçõesJulio Aragon BrialesEditora Intersaberes Ltda12022370Lean business, Lean production, Lean manufacturing, Gestão de empresas, Empreendedorismo, Just in time, Jidoka, Kaizen, sistema de fluxo, sistema puxadoCom o acirramento da competição entre empresas provocado pela globalização, a oferta de produtos e serviços de alta qualidade tornou-se fundamental. Diante desse cenário, a adoção da filosofia lean e de suas ferramentas de melhoria contínua mostra-se uma estratégia valiosa. Focando na eliminação de desperdícios e na redução de custos, o lean transforma a cultura organizacional, de modo a beneficiar todos os envolvidos nas atividades empresariais. Nesta obra, detalhamos diversos aspectos do lean, sempre com base em casos de sucesso, em uma interface fértil entre teoria e prática.
59
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201221Metodologia da pesquisa no direitoCleyson de Moraes Mello; Vanderley martinsEditora Processo Ltda1202299Metodologia, direito, pesquisaNão é incomum encontrarmos projetos sem rigor metodológico. A pesquisa jurídica deve ser levada a sério. Infelizmente tanto na graduação como na pós-graduação são escassos os projetos bem formulados, com clareza de objetivos. No dia a dia acadêmico veem-se projetos com fraca fundamentação teórica e debilitados em termos analíticos. Ora, esta é, pois, uma das consequências de uma má qualidade do ensino jurídico, desatrelado do segmento ensino-pesquisa-extensão. O ensino jurídico apresenta-se formalista e desalinhado com as mudanças sociais evidenciadas neste início de século. A carência de uma visão crítica e reflexiva do direito é fruto de um ensino jurídico desgastado e envelhecido em seus paradigmas. As novas demandas sociais e suas consequências jurídicas devem ser enfrentadas desde logo, isto é, a partir das disciplinas propedêuticas do curso de Direito, especialmente, nas disciplinas de introdução ao estudo do direito, história do direito, sociologia jurídica, entre outras. O Direito não pode ser estudado e analisado de forma insular. Não deve existir, pois, um hiato entre a teoria apresentada em sala de aula e a realidade fática, sob pena de uma percepção equivocada do próprio ensino jurídico. Neste sentido, a pesquisa realizada nas universidades, especialmente, nos cursos de direito é uma fonte rica e sedutora para diminuir este distanciamento entre a teoria e a prática. Melhor dizendo: a pesquisa auxilia a compreensão do fenômeno jurídico inserido numa sociedade contemporânea complexa, heterogênea e plural.
60
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201251Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinaresLuiza Novaes; Jackeline Lima Farbiarz; Rita Maria de Souza CoutoEditora Edgard Blucher LTDA12022229Metodologia, perspectivas interdisciplinares, design, experiência caleidoscópica.O livro “Metodologias de campo: perspectivas interdisciplinares”, nas palavras de Luiz Antonio Coelho que assina o seu prefácio, constitui-se como um exercício de intertextos cujo fio condutor é a perspectiva da metodologia como caminho para se reconhecer territórios, contextos culturais, contextos situacionais, seres-pessoas em existência ativa. As autoras e os autores enfatizam, em seus textos, perspectivas interdisciplinares características do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Integram saberes, fazeres e atitudes que participam da manutenção e anúncio de caminhos para o campo do Design, revelando contextos de ensino e pesquisa que contribuem para o diálogo, a ressignificação constante e a formulação de questões e reflexões. Os leitores são convidados à leitura dos capítulos em qualquer ordem e são instigados a arranjar, compor, decompor, recompor sua experiência de leitura. Um convite para uma experiência caleidoscópica.
61
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201525Novos paradigmas do Direito Privado - Análise Crítica do 20º aniversário do código civilMaria Carolina Cancella de AmorimEditora Processo Ltda12022344Direito, Novos, Paradigmas, PrivadoA pesquisa passou de uma lógica eminentemente disciplinar para se caracterizar pela interdisciplinariedade ou transdisciplinariedade. O modelo tradicional de pesquisa – de fracionado e linear – se fez substituir por outro mais complexo, buscando a integração dos vários ciclos (ou fases) da pesquisa básica à aplicada (TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Universidades públicas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999, p. 93). Outros indicadores para a avaliação da qualidade da pesquisa passaram a ser considerados, como a sua relevância social, a aplicabilidade e a relação custo-benefício.
62
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201604O Direito Achado na Favela - A Dinâmica do Pluralismo Jurídico na Favela do VidigalOsias Pinto PeçanhaEditora Processo Ltda12022170Favela, Direito, Vidigal, PluralismoA pesquisa que originou esta obra tem, pelo menos, dois objetivos. Como objetivo declarado, o propósito foi investigar a existência de práticas legais dentro de microssistemas sociais. Práticas não necessariamente postas pelo Estado, mas que funcionam nesses locais, favelas e demais regiões periféricas, como instrumentos de pacificação de conflitos. O objetivo não expressamente declarado é mostrar a existência de vida cidadã e busca por dignidade nas regiões tradicionalmente não contempladas por adequado investimento público. O morador de favelas e demais periferias titula, consome, é tributado e contribui para a manutenção do Estado. O mínimo que merece e espera é o acesso efetivo aos bens públicos. O mínimo que merece é respeito.
63
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201077O manual do novo RPGuilherme Alf.Editora EdiPUC-RS - UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA1202228Comunicação, relações públicasEu já ouvi muita gente dizer que é difícil construir uma carreira de sucesso sendo profissional de Relações Públicas. De fato é, mas sempre me pergunto em qual mercado é fácil ser bem-sucedido? No início da minha jornada como RP, tive muitas dúvidas (aliás, tenho até hoje) e sempre pensei como seria mais fácil se tivesse um manual para ajudar. Não, eu não acho que este livro é o grande manual da sua carreira como profissional de RP, mas acredito, sim, que estas páginas podem servir como um apoio na construção da sua jornada. Eu acredito que seja possível construir uma carreira sólida na área de Relações Públicas desde que você consiga se preparar, se entregar, ter e aproveitar as oportunidades e, principalmente, gerar resultados. Boa leitura!
64
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201461O Povo Brasileiro - A formação e o sentido do BrasilDarcy Ribeiro ; Darcy Ribeiro Pinto FilhoGlobal Editora e Distribuidora Ltda4202253clássicos; edição comemorativa; Ciências sociaisDentre a vasta obra de Darcy Ribeiro, destaca-se, sem sombra de dúvidas, o ensaio O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil, publicado em 1995. O texto ao qual o intelectual dedicou boa parte de sua vida entraria de forma natural para o seleto grupo de reflexões fundamentais para se compreender a gênese da sociedade brasileira.
65
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201490O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociadaAnna BondioliEditora Autores Associados2202227educação, bebês, creche, psicologia infantilEste livro sobre a avaliação em creches é produto de pesquisa realizada na rede municipal italiana juntamente com universidades italianas. As bases teóricas que fundamentam os estudos aqui apresentados contemplam o ser humano no momento de sua vida em que ainda não fala, não anda, nem lê, nem escreve. No entanto, comunica-se e manifesta-se, está construindo todas as dimensões humanas e produzindo saberes, as culturas infantis. Estas bases teóricas permitem uma análise das creches pesquisadas indo além da abordagem cognitivista tão presente na formação de nossas educadoras-professoras de educação infantil. A construção de uma pedagogia da infância está em curso. A Itália aqui neste livro nos mostra como está fazendo a sua pedagogia da escuta, a pedagogia das relações, a pedagogia das diferenças para a educação das crianças pequenininhas. Nós, brasileiras que também estamos nesta trajetória, temos aqui uma referência e uma metodologia, jamais um modelo (o que destruiria toda a abordagem italiana) para a construção de nossa pedagogia macunaímica para além do cognitivismo. Trata-se, portanto, de uma leitura profícua para as monitoras, auxiliares de desenvolvimento infantil, professoras de desenvolvimento infantil, recreacionistas, educadoras, professoras, pedagogas, enfim, para todas e todos profissionais docentes de educação infantil. Nesta 2ª edição revista, temos o posfácio elaborado por Nélia Aparecida da Silva – revisora técnica ao lado de Elisandra Girardelli Godoi –, que ressalta a importância da leitura deste livro, o qual não propõe uma avaliação nacional, mas uma avaliação formativa neste momento de riscos atravessado pela educação infantil com o uso indiscriminado da avaliação em larga escala na área educacional. O posfácio traz o “Manifesto indignado do FPEI: avaliar para quê? E para quem?”, contra a avaliação de crianças pequenas, feito pelo Fórum Paulista de Educação Infantil (FPEI). [Ana Lúcia Goulart de Faria; Professora doutora da Faculdade de Educação da Unicamp, Revisora técnica da 1ª edição, Coordenadora geral da 2ª edição]
66
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201250O saber popular e o saber científico: uma convergência possível?Fábio Gabriel NascibemEditora Edgard Blucher LTDA1202295saber, popular, científico, convergência, possívelEste livro busca fazer uma grande viagem pelos diferentes saberes, defendendo uma postura de diálogo entre saberes, que conflua para um ensino plural. Primeiro, trouxemos contribuições sobre o que seria o saber científico sob a óptica de diferentes correntes. A seguir, conceituamos o que seria o saber popular para podermos discutir aspectos teórico-práticos do diálogo entre diferentes saberes. Dedicamos um capítulo para falar sobre outros saberes: o saber filosófico, o mágico, o religioso e outros aspectos, sem a intenção de encerrar o assunto. Encerramos com aquilo que julgamos ser uma das contribuições da obra, que seriam proposições para o ensino de ciências. Esperamos com a obra trazer reflexões sobre o tema, estimular outros estudos e utopicamente contribuir com uma sociedade epistemologicamente mais justa e sem imposições culturais.
67
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201240O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágiosHelena Costa Lopes de FreitasEditora Papirus - M.R. Cornacchia Editora LTDA12022294Pedagogia, Prática de ensino, Professores, Estágios, Formação profissional, Educação, Trabalho pedagógicoA compreensão de que a unidade entre ensino e trabalho é um dos mais poderosos meios de transformação da sociedade atual, tal como formulada por Marx, traz inúmeros desafios para a área educacional que tem aprofundado seus estudos sobre a relação trabalho-educação e escola-trabalho. Com base em sua experiência como professora da disciplina Prática de ensino e estágios na habilitação magistério, a autora analisa o desenvolvimento dessa disciplina, no contexto das discussões sobre a pedagogia, recuperando os estudos dos últimos 20 anos na área, os documentos de encontros de educação (como Anfope e Conarcfe) e as propostas de reformulação do curso de pedagogia.
68
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201435Os Bebês e as coisasMira Stambak; Sylvie Rayna; Mina Verba; Hermine Sinclair; Irène LézineEditora Autores Associados1202213bebês, creche, educação, infantil, Desenvolvimento : Psicologia infantilO principal objetivo dos três estudos que compõem este livro é compreender a construção dos processos de descoberta do mundo dos objetos. Com esse propósito, as autoras observaram crianças de modo a não interferir nas situações, deixando-lhes livre iniciativa tanto na apresentação de problemas como na solução que elas mesmas propunham. As diferentes experiências realizaram-se com a ajuda de um circuito fechado de tv em sessões de 20 minutos de observação e com excelentes resultados. Na sessão dedicada a “Os bebês e a lógica”, estuda-se a organização precoce de atividades, tais como reunir, separar, identificar, substituir e fazer correspondências um a um. Em “Os bebês e a física”, investigam-se as atividades de experimentação e fabricação e, por último, na sessão intitulada “Os bebês e o simbólico”, são introduzidas novas informações sobre o conhecimento de acontecimentos e objetos familiares e a capacidade da criança de separá-los de seu contexto real.
69
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201364Para compreender o ensino híbridoCleyson de Moraes Mello; José Rogério Moura de Almeida Neto; Regina Pentagna PetrilloEditora Processo Ltda1202292Compreender, Ensino, Híbridoo ensino híbrido é uma abordagem metodológica que utiliza dois modos de ensino: o modelo presencial em sala de aula e o modelo on line (virtual), integrando o processo de ensino-aprendizagem tradicional ao tecnológico. O que se deseja é, pois, uma experiência integrada de aprendizagem que envolva os dois modelos acima citados cujo aluno atue também como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.
70
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201156Patrimônio 4.0Pedro Henrique GonçalvesEditora Edgard Blucher LTDA1202216Indústria 4.0, Prédios históricos, BIM, Inovações, Edificações patrimoniaisA simbiose entre o mundo físico e suas representações digitais (por meio de dados, parâmetros e modelos) permeia todos os campos da cultura e da produção contemporânea. Na área do patrimônio arquitetônico e urbanístico, não poderia ser diferente, e diversas tecnologias digitais têm sido empregadas para documentar, representar, interpretar, gerenciar e divulgar sítios arqueológicos, bens arquitetônicos individuais ou conjuntos urbanísticos. Nesse contexto, o livro Patrimônio 4.0 mergulha no universo de transformações digitais e de comunicação conectada à Internet a fim de indicar potencialidades e abrangências de múltiplas tecnologias na valorização, preservação e conservação de sítios históricos e bens culturais. Com conceitos precisos, apresentações de aplicações e análises críticas das potencialidades tecnológicas face à gestão e à conservação do patrimônio, o livro traz uma leitura interessante ao público em geral e um guia de estudos para arquitetos, historiadores, restauradores e críticos que atuam no campo do patrimônio cultural.
71
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201253Perspectives to CO2 Geological Storage and Greenhouse Gas Negative Emissions in South-Southeastern Brazil: Paraná and Santos Sedimentary BasinRaíssa Moreira Lima Mendes Musarra; Colombo Celso Gaeta Tassinari; Stephanie San Martín CañasEditora Edgard Blucher LTDA12022198Global warming; GeologyThis book presents the latest studies of the CNPq Research Group (Estudos para Armazenamento Geológico de Carbono – CCS) of the Institute of Energy and Environment/Research Centre for Greenhouse Gas Innovation, at the University of Sao Paulo. The studies are related to the technical and regulatory issues for implementing Carbon, Capture and Storage (CCS) technologies, especially CO2 geological storage in the Paraná and Santos Basins. The parent project, entitled “Carbon Geological Storage in Brazil: “Perspectives for CCS in unconventional petroleum reservoirs of onshore Paraná sedimentary basin and turbidites from offshore sedimentary basins in southeast Brazil”, was funded by SHELL and FAPESP. The book intends to provide an overview of the potential for secured long-term CO2 storage in the Paraná and Santos basins with high prospects for CCS. The central academic findings refer to CO2 reservoir properties and main criteria for site selection to improve the Brazilian CCUS development’s decision-making process and contribute to the R&D plan for greenhouse gas emissions mitigation of the Southeastern Region, with geological evaluations and regulatory analyses. The book aims to improve the decision-making process in greenhouse gases mitigation and energy/environmental governance; therefore, it captures the specialized and non-specialized audience.
72
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201242Segregação racial em São Paulo: residências, redes pessoais e trajetórias urbanas de negros e brancos no século XXIDanilo Sales do Nascimento FrançaEditora Edgard Blucher LTDA1202215Segregação, racial, SãoPaulo, residências, redes, pessoais, trajetórias, urbanas, negros, brancos, século XXIEste livro explora o tema da segregação entre negros e brancos e sua relevância para relações raciais no Brasil, a partir da análise de dados da região metropolitana de São Paulo. Comparações com contextos estrangeiros de segregação racial aliadas a narrativas de dissimulação das manifestações do racismo no Brasil têm alimentado discursos que desprezam a importância do fenômeno e argumentam que em nossas cidades ocorre segregação apenas por classe social. Esta pesquisa se opõe a tais discursos e apresenta evidências de que a segregação por raça ocorre em diferentes camadas sociais. Mais especificamente, demonstra-se um padrão de segregação por raça e classe, no qual brancos ricos e de classe média residem mais próximos entre si nas áreas mais privilegiadas da metrópole e se distanciam de pobres e negros (mesmo aqueles de classes médias e altas). Além disso, com a aplicação de métodos qualitativos e o mapeamento dos locais frequentados pelos indivíduos, bem como de suas redes pessoais de relações, conclui-se que, na medida em que negros e brancos estão residencialmente segregados, são segregadas também suas redes pessoais e locais de frequência. Ressalta-se, assim, a importância do espaço urbano para a manutenção das hierarquias raciais em nossa sociedade.
73
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201332Seleção de Artigos Jurídicos ABA/RJ - Volume 3Cristina Cruz; Luciana Marques; Cristiane VárzeaEditora Processo Ltda12022492Seleção, Artigos, ABA, RJA ideia de criar um livro com artigos jurídicos escritos pelas Comissões da Associação Brasileira de Advogados no Rio de Janeiro (AB/RJ) nasceu concomitantemente à posse do Dr. Marcos Crissiuma como Diretor Municipal da ABA-RJ. Em 2019 as comissões da ABA-RJ produziram seus primeiros artigos jurídicos. Porém, foi necessário transpor toda sorte de atrasos e imprevistos para que a primeira edição nascesse efetivamente em 2021. Em 2020, mesmo com os grandes desafios impostos pela pandemia de COVID-19, a nova diretoria, então dirigida pela Dra. Cristina Cruz, manteve o compromisso de produzir a coletânea anual, que, surpreendentemente, teve mais comissões participantes e uma nova forma de gestão do conteúdo produzido, o que fez com que a dinâmica ficasse menos lenta. Mesmo assim, a segunda edição só nasceu em abril de 2022. Chegou o ano de 2022 e com ele uma nova meta: fazer com que os artigos escritos e entregues pelas comissões em novembro do ano de 2021 não demorassem tanto para serem publicados.
74
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201415Travestilidades em diálogo na pista acadêmicaMarco Aurélio Máximo Prado; Rafaela Vasconcelos FreitasBookwire12022432Extraído porEste livro, que reúne uma diversidade de autores, autoras, temas, posições teóricas e apreensões políticas, tem origem em uma pesquisa, desenvolvida em 2015, sobre as sociabilidades de travestis na cidade de Belo Horizonte – um marco na trajetória de estudos quantitativos e qualitativos sobre as travestilidades no Brasil. Considerando que boa parte das pesquisas quantitativas sobre as experiências travestis foi produzida tendo a aids como referência, este trabalho intencionou muito mais criar pontes de diálogo entre a pista das ruas e as pistas acadêmicas, a partir da produção conjunta sobre as diversas sociabilidades travestis na cidade. Ele espelha, assim, um processo tensionado pelos movimentos sociais trans e travestis do país de provocar o mundo acadêmico a dialogar com as experiências não mais tomadas como objetos de investigação, mas, agora, como narrativas dialógicas sobre os direitos, o corpo, o sexo, o trabalho, as violências e as condenações que muitas vivências da diversidade até hoje enfrentam. Aqui, essas pontes entre as duas pistas são posições de levante e enfrentamento.
75
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201200Um acadêmico lutando com a indiferença: salvemos a universidade brasileiraClóvis Pereira da SilvaEditora Edgard Blucher LTDA1202214Indiferença, consequências, Matemática, Universidade brasileira, Proposta, solução, Política universitáriaComo docente da UFPR temos, ao longo dos anos, discutido também com colegas de diversas Universidades sobre a necessidade de ser iniciado pelos gestores do MEC um longo processo de reforma do sistema universitário brasileiro, sistema que foi imerso na banalidade por diversas administrações federais. Este livro aborda nossa proposta de solução para esse grave problema para o país, que passa pela criação composição de um grupo de trabalho a ser criado pelo MEC, com a missão de elaborar, em curto prazo, um Plano de Política Universitária para o Brasil (PPUB).
76
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201218Vade Mecum Trabalhista Volume 1Prof. Gleibe PrettiÍcone Editora Eireli120221234direito, brasil, direito do trabalhoEsse livro pode ser levado na prova da OAB, pois contém apenas a "Lei seca", sem comentários do organizador/autor nem modelos de peças. Obra dividida em 2 volumes ricamente encadernados em capa dura, com laminação fosca e aplicação de verniz UV, acomodados em uma caixa. Contém CD-ROM com apresentação da obra, modelos de peças, sumário e índice remissivo completos. O que você precisa saber para fazer a prova da OAB. E ainda para a prática da advocacia. Nessa obra você terá acesso: • CF • CLT • Leis especiais trabalhistas • As normas utilizadas de forma subsidiária a CLT • Súmulas do TST • Orientações Jurisprudenciais • E todas com o índice remissivo mais completo do mercado! Diferenciais: 1. É o Vade Mecum com o maior número de leis do mercado; 2. A divisão é feita com o apontamento da lei, o que facilita encontrar rapidamente a informação; 3. O índice é o maior do mercado (138 páginas) e remissivo para toda a obra e não apenas a cada lei, como os existentes, o que facilita para encontrar as informações de forma rápida; 4. É a obra ideal para a prova da OAB e para advogados – para fazer as petições e ainda em reuniões com clientes; 5. Abrange não só as leis trabalhistas, mas as normas usadas de forma subsidiária (CF, CPC, CC, dentre outros); 6. Por ser uma obra completa de direito do trabalho e atualizada até a Lei nº 12.336 de 12/10/2010, seu custo/benefício torna-se muito viável. Contém: • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – na íntegra • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – Dispositivos Trabalhistas • Código Civil – na íntegra • Código de Processo Civil – na íntegra • CLT – na íntegra • Emendas Contitucionais – 9 emendas • Leis Ordinárias – 153 leis • Leis Complementares – 8 leis • Decretos e Decretos-leis – 39 decretos • Medidas Provisórias • Instruções Normativas RFB • Instruções Normativas SRF • Instruções Normativas MTB GM • Instruções Normativas MTE GM • Instruções Normativas MTE SIT • Instruções Normativas SRT • Instruções Normativas TST • Orientações Normativas • Portarias MTB GM • Portarias MTE GM • Portarias MTE SRT • Portarias MTE SIT • Portarias MPS • Portarias MTPS • Portarias MTPS GM • Portarias Interministeriais • Portarias Ministeriais • Atos do TST • Resoluções Administrativas do TST • Resoluções CCFGTS • Resoluções CODEFAT • Resoluções CSJT • Resoluções FGTS • Circulares CEF • Consolidação dos Provimentos da CGJT • Despachos do Ministro do Trabalho • Declaração Sociolaboral do Mercosul • Precedentes Normativos do TST • Orientações Jurisprudenciais – Tribunal Pleno do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-I do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-I Transitória do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-II do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDC do TST • Súmulas do STF • Súmulas do STJ • Súmulas do TST • Súmulas do TFR • Súmulas Vinculantes do STF “Mesmo com a tecnologia que temos hoje com o acesso à internet, qualquer “internauta” pode acrescentar informações na rede mundial de computadores, sem que haja um controle dessas informações. Diante dessa situação o estudante de Direito, o bacharel e o advogado se depara com situações adversas sobre o mesmo assunto e não sabe qual é a correta. Bom, diante dessa situação fizemos essa obra que além de trazer a legislação vigente e atualizada, traz um índice imenso, como o leitor pode conferir e o que difere das obras existentes no mercado. Nos preocupamos em fazer uma obra com o maior número de leis (em sentido amplo) e que o leitor encontre a informação rápida, como é exigido nos dias de hoje tanto numa prova da OAB quanto numa reunião com um cliente na advocacia. Trata-se de uma obra feita com atenção e em face das dificuldades dos leitores. Trazemos as soluções aos problemas encontrados no dia a dia.” Prof. Gleibe Pretti
77
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201219Vade Mecum Trabalhista Volume 2Prof. Gleibe PrettiÍcone Editora Eireli120111234direito trabalhista, direito brasil, leisEsse livro pode ser levado na prova da OAB, pois contém apenas a "Lei seca", sem comentários do organizador/autor nem modelos de peças. Obra dividida em 2 volumes ricamente encadernados em capa dura, com laminação fosca e aplicação de verniz UV, acomodados em uma caixa. Contém CD-ROM com apresentação da obra, modelos de peças, sumário e índice remissivo completos. O que você precisa saber para fazer a prova da OAB. E ainda para a prática da advocacia. Nessa obra você terá acesso: • CF • CLT • Leis especiais trabalhistas • As normas utilizadas de forma subsidiária a CLT • Súmulas do TST • Orientações Jurisprudenciais • E todas com o índice remissivo mais completo do mercado! Diferenciais: 1. É o Vade Mecum com o maior número de leis do mercado; 2. A divisão é feita com o apontamento da lei, o que facilita encontrar rapidamente a informação; 3. O índice é o maior do mercado (138 páginas) e remissivo para toda a obra e não apenas a cada lei, como os existentes, o que facilita para encontrar as informações de forma rápida; 4. É a obra ideal para a prova da OAB e para advogados – para fazer as petições e ainda em reuniões com clientes; 5. Abrange não só as leis trabalhistas, mas as normas usadas de forma subsidiária (CF, CPC, CC, dentre outros); 6. Por ser uma obra completa de direito do trabalho e atualizada até a Lei nº 12.336 de 12/10/2010, seu custo/benefício torna-se muito viável. Contém: • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – na íntegra • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – Dispositivos Trabalhistas • Código Civil – na íntegra • Código de Processo Civil – na íntegra • CLT – na íntegra • Emendas Contitucionais – 9 emendas • Leis Ordinárias – 153 leis • Leis Complementares – 8 leis • Decretos e Decretos-leis – 39 decretos • Medidas Provisórias • Instruções Normativas RFB • Instruções Normativas SRF • Instruções Normativas MTB GM • Instruções Normativas MTE GM • Instruções Normativas MTE SIT • Instruções Normativas SRT • Instruções Normativas TST • Orientações Normativas • Portarias MTB GM • Portarias MTE GM • Portarias MTE SRT • Portarias MTE SIT • Portarias MPS • Portarias MTPS • Portarias MTPS GM • Portarias Interministeriais • Portarias Ministeriais • Atos do TST • Resoluções Administrativas do TST • Resoluções CCFGTS • Resoluções CODEFAT • Resoluções CSJT • Resoluções FGTS • Circulares CEF • Consolidação dos Provimentos da CGJT • Despachos do Ministro do Trabalho • Declaração Sociolaboral do Mercosul • Precedentes Normativos do TST • Orientações Jurisprudenciais – Tribunal Pleno do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-I do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-I Transitória do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDI-II do TST • Orientações Jurisprudenciais – SDC do TST • Súmulas do STF • Súmulas do STJ • Súmulas do TST • Súmulas do TFR • Súmulas Vinculantes do STF “Mesmo com a tecnologia que temos hoje com o acesso à internet, qualquer “internauta” pode acrescentar informações na rede mundial de computadores, sem que haja um controle dessas informações. Diante dessa situação o estudante de Direito, o bacharel e o advogado se depara com situações adversas sobre o mesmo assunto e não sabe qual é a correta. Bom, diante dessa situação fizemos essa obra que além de trazer a legislação vigente e atualizada, traz um índice imenso, como o leitor pode conferir e o que difere das obras existentes no mercado. Nos preocupamos em fazer uma obra com o maior número de leis (em sentido amplo) e que o leitor encontre a informação rápida, como é exigido nos dias de hoje tanto numa prova da OAB quanto numa reunião com um cliente na advocacia. Trata-se de uma obra feita com atenção e em face das dificuldades dos leitores. Trazemos as soluções aos problemas encontrados no dia a dia.” Prof. Gleibe Pretti
78
5. Matemática e ciências naturais. Ciências puras
79
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201353Análise instrumental inorgânicaKátya Dias Neri; Marcia Cristina de SousaEditora Intersaberes Ltda12022280Química, química instrumental, química inorgânica, espectrofotometria, espectroscopia, calibração de instrumentos analíticos, laboratório químico, química analítica, eletroquímica, amostra químicaA análise química pressupõe conhecimentos básicos sobre o laboratório de química como um todo, especialmente o manuseio de amostras químicas e aparelhos usados nas técnicas de análise. Neste livro, abordamos os conceitos fundamentais da prática química, discorrendo sobre os métodos mais utilizados nos laboratórios químicos a fim de realizar pesquisas e medições adequadas. Nesse sentido, veremos alguns dos aparelhos e das vidrarias mais comuns nos laboratórios, suas calibragens e seus preparos, para que não interfiram nas medições das amostras. Acompanhe-nos nessa análise.
80
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201247Análise realMaurício ZahnEditora Edgard Blucher LTDA12022456Matemática; Variáveis reaisA Análise real é uma das disciplinas mais importantes de um curso de graduação em matemática. É nela em que são provados, com o devido rigor, resultados do cálculo diferencial e integral, além de muitos outros resultados teóricos que transcendem um curso tradicional de cálculo, e nos quais um estudante de matemática deve aprender, dando a ele uma visão mais ampla e fornecendo, também, embasamento para seguir seus estudos em uma pós-graduação na área. Neste livro, o autor procurou apresentar a teoria por inteiro, com riqueza de detalhes em suas demonstrações, desde o estudo de conjuntos até o estudo de séries de funções, contemplando assim a um ou dois cursos de Análise na reta nas universidades brasileiras, dependendo se for um bacharelado ou uma licenciatura, respectivamente. Após cada conteúdo trabalhado foi incluída uma lista de exercícios, muitos dos quais sendo de seleção de mestrado em matemática de várias universidades brasileiras. Alguns desses exercícios foram resolvidos em um anexo e estão indicados ao longo da obra com um asterisco. Esperamos que essa obra possa render bons aprendizados a todos àqueles que buscam um livro de Análise real que seja completo tanto em sua teoria, quanto em seus exercícios.
81
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201424Aspectos sociais, políticos e éticos no ensino de químicaRebeca de Almeida SilvaEditora Intersaberes Ltda12022252Química, ciência, ensino de química, visão CTS, visão CTSA, políticas educacionais, metodologia científica, pesquisa científica, trabalho acadêmicoÀs vezes, os conteúdos estudados em âmbito escolar e universitário parecem descolados da vida prática, o que pode desestimular os alunos e, de certo modo, dificultar o aprendizado. Com a intenção de modificar esse panorama, surgiu a abordagem CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), que preconiza um ensino voltado à resolução de problemas da vida cotidiana e à qualidade de vida do ser humano. Nesta obra, convidamos o leitor a entender a visão CTSA aplicada ao ensino da química, cujos conceitos não devem se restringir aos currículos escolares, mas sim promover uma melhoria real na vida das pessoas. Apresentamos também, neste livro, algumas orientações para a elaboração de trabalhos científicos, de modo que o leitor possa não apenas produzir ciência, mas que também tenha subsídios para divulgar o conhecimento produzido respeitando os rigorosos padrões acadêmicos.
82
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201513Interdisciplinaridade no ensino de químicaEduardo Moraes AraujoEditora Intersaberes Ltda12022228Sistema de ensino, ensino de química, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridadeAtualmente, muito se tem debatido no ambiente escolar sobre a necessidade de se articular o ensino entre as disciplinas. Nesse contexto, emerge o conceito de interdisciplinaridade, que define o processo de aprendizagem daquilo que é comum a duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento. Confira, nesta obra, como o ensino de Química, associado a outras disciplinas, pode facilitar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
83
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201204Princípios de química analítica: abordagem teórica qualitativa e quantitativaAntonio José Ferreira GadelhaEditora Edgard Blucher LTDA1202222Química; Química analíticaEste livro oferece uma abordagem teórica para os conceitos fundamentais das disciplinas de química analítica, empregando uma metodologia objetiva e direcionada à realidade da maioria dos cursos técnicos e superiores que ofertam disciplinas que envolvem a análise química qualitativa e quantitativa. Elaborado a partir da experiência do autor na docência de disciplinas da área de análise química, o conteúdo da obra é apresentado em uma sequência que permite melhor compreensão das ideias principais, enriquecido com exercícios que ilustram aplicações dos temas em situações comuns ao analista químico. Ao permear pelos diferentes equilíbrios envolvidos nas reações de análises por via úmida, o texto oferece subsídios para a solução de problemas práticos encontrados em laboratórios. A obra se apresenta como uma alternativa de livro-texto para estudantes e professores que se dedicam ao estudo e aprofundamento dos conceitos teóricos da química analítica.
84
6. Ciências aplicadas. Medicina. Saúde. Tecnologia. Agricultura. Cozinha e culinária.
85
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201402A Practical Manual of Pediatric Cardiac Intensive CareBalachandran Rakhi; Jayant Aveek; Kumar R KrishnaEditora Jaypee12022449Extraído por• Ready reference resource for ‘on call’ resident doctors and nurses in pediatric cardiac intensive care units and accessible resource for pediatricians, neonatologists and ICU personnel involved in the care of children with congenital heart disease. • Comprehensive chapters covering key general aspects of pediatric cardiac intensive care. • Structured protocols for postoperative management of specific congenital heart defects. • Common postoperative complications addressed individually. • Dedicated chapters on Infection Control in Low Resource Settings, Preoperative Stabilization and transport of sick infant with Congenital Heart Disease, and Organization of Pediatric Cardiac Intensive Care Unit.
86
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201161A protensão parcial do concretoManfred Thodor SchmidEditora Edgard Blucher LTDA12022179concreto armado, concreto protendido, fios, cordoalhas, resistência dos materiais, deformação, atritoEsta obra oferece a estudantes e projetistas de engenharia e arquitetura uma orientação inicial para o uso da protensão do concreto em seus estudos e projetos. A técnica de cálculo apresentada é a protensão parcial, um caminho coerente e objetivo para a consideração da força de protensão e das suas consequências em vigas de concreto. A lógica das equações de cálculo aqui apresentadas possibilita ao projetista fazer o balanceamento das solicitações internas de uma peça com mais ou menos protensão, a sua escolha, permitindo o equilíbrio perfeito de uma peça com a interação segura entre suas armaduras passivas e ativas. Além disso, o livro traz uma introdução sobre a conceituação de protensão e a sua relevância em projetos arquitetônicos, mostrando aspectos importantes que podem influenciar as decisões arquitetônicas, como a diferença entre concreto armado e protendido, a influência de diferentes seções transversais na rigidez de uma peça, o comportamento interno dos esforços em peças com ou sem balanços e a análise de construções existentes que usam a protensão no seu equilíbrio estrutural.
87
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201292Antibióticos e quimioterápicos para o clínicoTavares, WalterEditora Atheneu22010620Medicina, OncologiaAntibióticos e Quimioterápicos para o Clinico surge agora em sua 2ª edição totalmente revista e atualizada ou seja, apenas três anos após o seu lançamento, sucesso que muito bem dimensiona sua aceitação por parte de seu público leitor. Esta nova edição mantém integralmente a linha didática na abordagem do texto, na sistematização e itemização dos capítulos, que bem definem seu principal e maior objetivo: servir ao médico de qualquer especialidade a internos e residentes de Medicina que, no dia-a-dia de seu trabalho, deparam-se com quadros infecciosos e que, após firmarem o diagnóstico, necessitam de linha de tratamento a ser seguida. Não obstante, frequentemente lhes falta um livro, objetivo e direto, com informações bastante atualizadas sobre os medicamentos, sua ação e seus mecanismos sobre o agente infeccioso, as alternativas possíveis quando do aparecimento de patógeno resistente e os potenciais efeitos adversos produzidos pelo fármaco. Faltam ainda, ao público médico, informações sobre o antimicrobiano que melhor se ajuste à faixa etária do paciente, seus eventuais limites, ao se considerar as intercorrências de doenças de base clínica ou cirúrgica, ou fisiologicamente restritivas, como no caso das afecções hepáticas e renais. Em aditamento, o público médico carece de informações sobre interações medicamentosas e doses de ajuste para o paciente. Nesta obra, tudo isto se encontra de forma concisa, objetiva, bem delineada, direta. Antibióticos e Quimioterápicos para o Clinico, 2ª edição, relaciona os nomes comerciais produtos existentes no mercado nacional. encontrados na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) com sua apresentação genérica, quando disponível, e as especialidades farmacêuticas de referência, de acordo com a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Ministério da Saúde do Brasil. A 2ª edição compõe-se de 30 capítulos e de um livreto contendo as chamadas Tabelas de Consulta Rápida (são24 tabelas). Antibióticos e Quimioterápicos para o clínico, 2ª edição, seguirá, sem sombra de dúvida. o percurso de aceitação e sucesso contemplado, como texto de referência obrigatória na bibliografia médica nacional.
88
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201568Cirurgia dermatológica em consultórioGadelha, Alcidarta dos Reis;Costa, Izelda Maria CarvalhoEditora Atheneu220101200Medicina, DermatologiaUma especialidade clínica e cirúrgica. No passado, era unicamente clínica, englobada no amplo leque da clínica médica. O dermatologista limitava-se a diagnosticar e prescrever e, freqüentemente, nem mesmo fazia biópsia de uma lesão cutânea. De 1950 para cá, ocorreu uma radical transformação. O dermatologista passou a usar os recursos cirúrgicos, alterando totalmente sua conduta anterior. Além do mais, como conhecedor da clínica, este profissional tem a possibilidade de diagnosticar com precisão a patologia cutânea e escolher, quando necessário, o melhor procedimento cirúrgico indicado. Historicamente, a Cirurgia Dermatológica difundiu-se rapidamente. Já no ano de 1953, surgiu nos Estados Unidos o primeiro texto dedicado exclusivamente a então chamada Skin Surgery. Tamanha inovação da conduta dos dermatologistas causou uma revolução total, acrescentando uma série de novos recursos no campo do tratamento cirúrgico das alterações de pele. A mudança se iniciou com a introdução da dermobrasão com as lixas de aço e o transplante de cabelos com uso de punches. E assim, surgiram avassaladoramente publicações de dermatologistas descrevendo novas técnicas e procedimentos cirúrgicos. Nascia, sem dúvida, uma nova especialidade, a Cirurgia Dermatológica, com sociedades e publicações exclusivas. No meio brasileiro, a partir de 1960, começou a se difundir a Cirurgia Dermatológica. Em 1988, fundava-se, em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatólogica, que cresceu rapidamente e hoje, com mais de mil membros, é a segunda do mundo em número de associados. A excelência deste tratado de Cirurgia Dermatológica, primeira publicação do gênero em língua portuguesa, é ser obra abrangente e atualizada, que vem preencher uma lacuna e demonstrar uma realidade. Abrangente por englobar todos os aspectos do assunto e atualizada por expor recursos novos. O referido trabalho ainda preenche uma lacuna na medida em que possibilita a todos os cirurgiões dermatológicos e de outras especialidades o estudo da indicação cirúrgica e da técnica adequada em doenças cutâneas. Finalmente, também se pode incluir, como mérito deste livro, a demonstração de uma realidade: a contribuição e o conhecimento dos cirurgiões dermatológicos brasileiros, entre os quais estão os autores, lídimos representantes da Cirurgia Dermatológica em nosso país.
89
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201158Clínica e (a)normalidade: interpelações pandêmicasDailza Pineda; Luiz Fernando de Oliveira SaraivaEditora Edgard Blucher LTDA1202217clínica, psicológica, pandemia, covid-19, lutoA presente coletânea tem por objetivo analisar os desafios na construção de cuidados em saúde mental adequados à realidade brasileira. Tomando a pandemia como um acontecimento político-social – e não apenas biológico –, que demandas vêm sendo apresentadas aos psicólogos e à prática clínica?... Aderir e se distanciar: este foi o desafio proposto para a escrita destes textos. A pandemia nos interpela a todo instante; se produz isolamento e morte, produzimos encontros e vida. Partindo de diferentes referenciais e estilos, atrelados a vivências pessoais e profissionais, os textos apostam na (necessária) possibilidade inventiva a que este enredo nos convoca. Ainda que, em algum momento, essa pandemia possa ser desdeclarada, estamos interessados em pensar sobre seus possíveis impactos para as psicologias brasileiras, ou ainda, aproveitar esses tempos inusitados para, quem sabe, poder estranhar nossas práticas naturalizadas nos tempos ditos normais, essa palavra hoje tão cara e, ao mesmo tempo, tão perigosa. Se é que a pandemia vai passar, que este movimento não passe.3*
90
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201295Condutas em Pacientes CirúrgicosBahia, Ismar Alberto PereiraEditora Atheneu12010392Medicina, CirurgiaCondutas em Pacientes Cirúrgicos é o primeiro de uma série, cujo objetivo é a transmissão de conhecimentos tendo como recurso didático, a um só tempo o estímulo e o desafio do raciocínio lógico e crítico do leitor: O livro, desta forma, propõe casos clínicos motivando ao exercício diagnóstico e às opções de condutas clínicas com suas prioridades e procedimentos; de tal forma que, sem os conceitos fundamentais de cirurgia e clinica cirúrgica, torna-se inexeqüivel o sucesso terapêutico. E, para tal, o próprio estudante pode pontuar o seu desempenho é o escore. O escore apresenta a seguinte tabulação: Escore 3 Conduta ou procedimento contra-indicado ou inadequado Escore 4 Conduta ou procedimento não ideal mas não prejudicial Escore 5 Dúvida quanto ao procedimento ou conduta Escore 6 Conduta ou procedimento bem indicado Escore 7 Conduta ou procedimento de excelência Condutas em Pacientes Cirúrgicos tem em sua equipe autoral 1 Editor e 5 Colaboradores, responsáveis pelo desenvolvimento de 26 Casos Clínicos criteriosamente escolhidos dentro dos principais temas de cirurgia geral. É de se esperar que a presente livro alcance seus objetivos didáticos, auxiliando residentes e estudantes de cirurgia, bem como cirurgiões graduados no aprimoramento de sua prática médica.
91
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201183DOENÇA DE CHAGAS E SEUS IMPACTOSMaicon de Araujo NogueiraEditora Neurus1202241Agentes Comunitários de Saúde, Dengue, Doença de Chagas, Doenças Tropicais, Doenças Tropicais Negligenciadas, Usina Hidrelétrica, Raiva, Impactos Socioambientais, Infecção, Infectologia, Parasitologia, Parasito, Parasita, Doença no Sangue, Hematologia, Hemato, Medicina, Enfermagem, BiologiaPrezados(as) leitores(as), esta obra tem como foco trazer uma abordagem teórica e prática acerca da Doença de Chagas e de seus impactos à sociedade. Essa doença, por sua vez, é transmissível a partir do parasita “barbeiro” infectado pelo protozoário denominado Trypanosoma cruzi, o qual infecta seres humanos e animais e vive no sangue periférico e nas fibras musculares, principalmente, nas cardíacas e digestivas de seus hospedeiros. Ademais, o tratamento dessa doença só é eficiente em casos de descobertas precoce, condição que torna imprescindível o desenvolvimento de estudos nesta área, a fim de melhorar o conhecimento e a assistência dos profissionais de saúde que lidam com pacientes e usuários de saúde que moram em regiões endêmicas. Logo, esta obra traz atualizações em endemias para agentes comunitários de saúde acerca da Doença de Chagas e da Dengue, assim como dos impactos socioambientais da usina hidrelétrica de Tucuruí e de seus efeitos sobre a doença de chagas na região, além de outras doenças tropicais negligenciadas.
92
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201404Donald School 3D-4D Ultrasound in GynecologyPetanovski Zorancho; Kurjak AsimEditora Jaypee12022167Extraído por• Reflects the current state of 3D/4D ultrasound in gynecology. • Thirteen richly illustrated chapters will provide readers with an excellent overview of the possible application of this technology. • The book begins with a description of the development of this revolutionary technique. • Subsequent chapters then explore in meticulous and beautiful detail the role of 3D ultrasound for a comprehensive analysis of gynecologic conditions including fibroids, adenomyosis, endometrial polyps, malignant and acquired uterine lesions, uterine anomalies, ovarian cystic formations, and tumors. • The work closes with a discussion of the role of 3D ultrasound in the evolving areas of ovarian cancer screening and evaluation of infertility. • Includes state-of-the-art high-quality images.
93
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201408Drug Handbook in Obstetrics & GynecologyDebdas AKEditora Jaypee42022500Extraído porThe new revised fourth edition of Drug Handbook in Obstetrics and Gynaecology, which has been your favourite over the last 22 years, making it a consistent bestseller. Every effort has been made to make it up-to-date and friendly as in previous editions.
94
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201411Dutta’s Bedside Clinics and Viva-Voce in Obstetrics & GynecologyKonar HiralalEditora Jaypee62016683Obstetrics, gynecology, pregnancy, miscarriage, partograph, forceps delivery, cesarean delivery, ultrasonogram, maternal mortality ratio (MMR), infertility, menstrual cycle, pelvic abscess, vaginal hysterectomy, tubal sterilization, partographsThe examination system all over the world keeps on changing as science and technology continues to evolve and develop. To qualify any examination system, besides the textbook knowledge, a candidate is expected to demonstrate the skills of clinical examination and data interpretation, the art of communication, decision-making and the management issues. With this sole determination the book “Bedside Clinics and Viva-Voce in Obstetrics and Gynecology” has been written. Exhaustive case discussions, commonly presented in the examination (both in obstetrics and gynecology) have been made. All the chapters provide innumerable model answers which are framed in a simple, concise and easy-to-reproduce manner. SBAs and MCQs are still the accepted modes of evaluation throughout the world. More than 600 MCQs have been discussed in the book. Current question papers of various universities have been solved. Model answers are given for short questions to guide the students especially when the question needs justification or critical evaluation. Approximately 350 clinical photographs, sketches, boxes, tables, flow charts, partographs, cardiotocographs are incorporated to cope up with the need of the changing examination pattern. This book is equally essential for the homeopathic, ayurvedic, and nursing students and also the midwives. The postgraduate students will find it informative and time-saving. Specialists and practitioners will be benefitted as they like to refresh and update their knowledge. It is a handy book that helps quick revision and memorization. It aims to sharpen the clinical skills as well as the art of communication.
95
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201354Emergências: o que fazer antes da chegada do socorro especializado?Cristiano Caveião; Juliana Helena Montezeli; Pedro Henrique de Almeida; Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de OliveiraEditora Intersaberes Ltda12022386Primeiros socorros, socorro especializado, lesões, traumatismos, emergências neurológicas, emergências respiratórias, emergências circulatórias, emergências abdominais, emergências metabólicas, queimadurasO período que compreende a identificação de uma emergência até a oferta de atendimento especializado à vítima costuma ser longo, o que pode ocasionar a ela complicações ou mesmo o óbito se uma primeira assistência não for prestada. Assim, saber o que fazer ou não em um momento tão delicado pode ser determinante no desfecho de cada caso. Com isso em mente, os autores desta obra apresentam conhecimentos sobre os primeiros socorros em emergências até a chegada do socorro especializado. Acompanhe-nos nestas páginas que fornecem noções de cuidados simples, mas capazes de salvar vidas.
96
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201176Enfermagem nas unidades de diagnóstico por imagem Aspectos fundamentaisNischimura, Lúcia Yurico;Potenza, Marlene Marques;Cesaretti, Isabel Umbelina RibeiroEditora Atheneu12010192Enfermagem, EnfermagemA expressão Imagenologia (Brasil, 1994) ou, mais comumente, diagnóstico por imagem é usada para abranger a imensa gama de procedimentos diagnósticos realizados nas Unidades de Radiologia ou Radiodiagnóstico, Ultra-sonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Hemodinâmica. Com a expansão dessas unidades surgiu a exigência de se oferecer treinamento especializado à equipe de Enfermagem nelas envolvida, ao tempo de estabelecer os correspondentes critérios de sua normatização e operacionabilidade: fundamentos básicos, planejamento e organização de cada uma das unidades e a assistência a ser prestada aos pacientes nos diferentes exames diagnósticos. Não obstante, faltava material didático para contemplar esses ensinamentos, faltava bibliografia e material de consulta. Conscientes destas tão importantes e prematuras necessidades, as autoras decidiram divulgar sua experiência profissional, acumulada durante muitos anos no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina. Surge assim o primeiro livro nacional sobre este assunto: Enfermagem nas Unidades de Diagnóstico por Imagem - Aspectos Fundamentais. É de se esperar que todos os seus leitores, profissionais e estudantes da Área da Saúde, e, sobretudo, os da especialidade de Enfermagem, tenham um roteiro certo e seguro para o aprimoramento de sua qualificação profissional, na área da Imagenologia.
97
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201296Função PulmonarSalge, João MarcosEditora Atheneu12011216Medicina, PneumologiaA série Atualização e Reciclagem em Pneumologia surge sob o patrocínio institucional da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, uma das mais produtivas no Brasil em sua área médica. A série, como bem diz o seu título, tem a proposta de transmitir os mais atuais conhecimentos de Pneumologia e Tisiologia, ao tempo de promover a reciclagem e o aprimoramento profissional do Pneumologista. Compõe-se de quatro volumes, que são: Vol. 1 Função Pulmonar Vol. 2 Hipertensão Pulmonar Vol. 3 Fisioterapia Respiratória Vol. 4 Oncologia Torácica Sua equipe autoral está constituída por eminentes e notáveis especialistas, todos profundos conhecedores dos assuntos pautados para sua autoria. É de se esperar, pois, em face da importância da instituição que a patrocina, a SPPT, e da qualificação científica dos seus editores e autores, a sua grande aceitação, o que se dará entre os Pneumologistas, Residentes, Internos, bem como Clínicos e demais profissionais da área da saúde, envolvidos com as doenças pulmonares e a sua prevenção.
98
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201422Gestão de custos sob o olhar da qualidadeMaíra Buss do Espírito SantoEditora Intersaberes Ltda12022191Gestão de custos, gestão da qualidade, custos com qualidade, gestão de riscos, indicadores de qualidade, planejamento estratégico, relatório de custos da qualidadeEm um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as organizações busquem cada vez mais uma gestão qualificada, visando garantir a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Isso exige um planejamento estratégico, que também leve em consideração os custos ao longo do processo. Nesta obra, demonstramos como é possível potencializar os lucros ao se combinar otimização da qualidade com redução de perdas, de modo a destacar a empresa no mercado e, assim, garantir seu sucesso.
99
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201185GUIA PRÁTICO PARA AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃOMaicon de Araujo NogueiraEditora Neurus1202252Dermatologia, Feridas, Cicatrização, Desbridamento, Dor, Curativos, Estrutura da pele, Pele, Intervenções Sistêmicas, Laserterapia, Limpeza, Tecnologias, Tratamento Tópico, Tratamento, Exsudato, Tipos de Tecidos, Prevenção, Oxigenoterapia Hiperbárica, Ozonioterapia, Fase de Maturação, Fase Inflamatória, Fase ProliferativaNa vida acadêmica e profissional percebemos o quão importante é o diagnóstico precoce, avaliação e tratamento das lesões por pressão. Essas lesões são definidas como danos causados, principalmente, em proeminências ósseas, e são classificadas conforme sua localização anatômica e extensão tissular. Elas são decorrentes da pressão prolongada sobre a pele contra superfícies, ademais, associadas a fatores intrínsecos e extrínsecos, por exemplo, o cisalhamento e fricção. Os cuidados preventivos são apontados como a primeira solução para reduzir sua incidência, então, ações práticas nos cuidados diários, observação contínua, controle da umidade, nutrição, mobilidade, fricção e cisalhamento influenciam na redução dos casos dessas lesões. Atualmente, há uma atenção muito grande com a prevenção de lesões por pressão nos serviços de saúde, pois, é um ponto abordado na segurança do paciente e lembrado continuamente. É, também, considerado um evento adverso e notificável quando diagnosticado. O cuidado é essencial, é um trabalho árduo que exige dedicação e atenção. Espera-se que os profissionais de saúde, principalmente, de enfermagem, que lidam diariamente com o paciente, devem avaliar o risco de todos os pacientes no momento da admissão e durante a internação, e precisam realizar a avaliação criteriosa da pele diariamente, especialmente nas proeminências ósseas. O cuidado interdisciplinar vem expondo importantes resultados para o sucesso do tratamento das lesões por pressão, pois, é imprescindível a observação de alguns fatores, como: nutrição, descompressão local, mudança de decúbito, cuidado com fricção e cisalhamento, proteção de proeminências ósseas, hidratação da pele, estímulo à deambulação quando possível, tratamento sistêmico concomitante se necessário. Dado o exposto, é com muito prazer que apresentamos o “Guia prático para avaliação e tratamento da Lesão por pressão” a fim de alcançarmos a excelência no cuidado com os pacientes no que tange esse evento adverso.
100
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/201405Handbook of Healthcare Quality & Patient SafetyGyani Girdhar J; Thomas AlexanderEditora Jaypee22017391Extraído por• Crafts in 29 chapters by domain experts, which are divided into six sections • Provides complete umbrella solution on patient safety and quality of care • Includes dedicated chapters on infection control, medication safety and standard treatment guidelines • Discusses the chapters on transforming and sustaining quality journey in healthcare organizations • Hands-on learning on multidisciplinary areas about healthcare governance • Presents as ready reference for healthcare professionals, clinicians and administrators • Contains text/reference material for academic institutions in medicine and management.