ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAAABACADAEAFAGAHAI
1
2
PARTICIPANTESQUESTIONÁRIO
3
NomeIntolerante/RestriçãoIdadeProfissãoFrequência Delivery/Mês1. Você sabe todos os alimentos que pode e não pode comer? Como lida com isso?2. Já se sentiu obrigada(o) em algum momento fugir da sua restrição por falta de opção no momento? Como foi?3. Você se recorda de como se sentiu quando soube de sua intolerância ou mudança de hábito alimentar, diante das primeiras compras? Se foi fácil, difícil encontrar o que precisava?4. Como se sente hoje no seu dia a dia com suas restrições na hora de fazer compras ou ir à um restaurante/comer fora?5. Você sente incluída ou não na sociedade tendo restrição/mudança de hábito alimentar? De que forma? Por quê?6. Qual sua maior dificuldade tendo restrições alimentares?7. O que muda na sua vida tendo uma alimentação adequada às suas necessidades?Comentários e observações pessoais:
4
1Pietra Valériolactose23Engenheira3 vez por mêsSei. Apenas evito por não ser uma restrição tão rígida.Sim. Foi tranquilo por ser apenas uma sensibilidade, mas se eu exagerar é bem desagradávelFoi bem difícil. 95% do mercado é pra quem pode comer de tudoIncomodada com a falta de opçõesNão muito. Ainda é difícil encontrar um lugar adepto a restriçõesEncontrar alimentos sem lactoseMelhor funcionamento do intestino e menos ataques alergicosPietra 23 anos, namoro e gosto de trabalhar nas horas vagas com projetos sociais sem fins lucrativos, adoro sair para me divertir com minhas amigas e meu namorado.
5
2Jessica Doniaklactose27Estudante1 vez por mêsNão sei, normalmente como como algo de fora é que tô “disposta” a me arriscar a passar malSim, por vontade mesmo, de comer algum lanche e não ter uma opção tão gostosa quantoÉ difícil porque coisas sem glúten normalmente são bem caras e não tão gostosasMe sinto pobre kkkk pq realmente é mais caro :/ então normalmente evito comprar bolachas etc, foco mais nos lanches naturais, como frutas e talAcho que hoje em dia cada vez mais as pessoas com restrições sao “lembradas” nos restaurantesPassar vontade mesmo, ver outras pessoas comerem coisas q vc tbm quer, mas sabe q se comer vai passar malMe sinto mto melhor, sem dores, sem passar perrengue de dor de barriga na rua Me chamo Jessica 27 anos e sou estudante, moro com meus pais ainda e estou me dedicando muito pra conseguir um emprego logo, fora isso vou a igreja uma vez no mês, cinema e parques com meu cachorro.
6
3Camille C.lactose28Advogada12 vez por mêsSim, até que lido bemSempre! Tomo um comprimido pra poder comer hamburguer com queijo, pizza com queijo, café com leite sem lactose ...não tem um lugar que oferta.Fiquei muito triste rsrs. Tudo que eu sempre amei de besteira tinha lactose . Aliás, nem um simples risoto ou estrogonofe não fazem sem lactose rsrs. É muito complicado a vida.Sem muitas opções, a não ser comer e tomar comprimido pra não passar tão mal .Não me sinto, acho os produtos sem lactose com um preço bem diferenciado dos que são considerados normais . Sou obrigada a comprar comprido de R$58,00 (que é obrigado a tomar 1 em cada vez que for comer ) pra poder ter uma simples refeição ao lado das pessoas que gosto ou pra matar minha vontade .Encontrar produtos com preços bons e encontrar fornecedores com produtos que seja pra minha intolerânciaSaúde, energia, menos dor de cabeçaSou Camile 28 anos, advogada, recem casada, me dedico quase em tempo integral ao meu trabalho, sou extremamente dedicada e esforçada em tudo que faço. Gosto de pedalar de bike nos finais de semana com meu marido e sou influenciadora nas redes sociais também, no meu ramo.
7
4Fernanda P.lactose26Engenheira12 vez por mêsSim, sei. Procuro comer alimentos que não possuem lactose, ou então os produtos feitos para quem é intolerante. As vezes, porém, eu ignoro a restrição e como lactose mesmo assim, e aceito as consequências.Sim. Tem lugares que não há opções saborosas sem lactose, então eu peço com lactose mesmo e aceito as consequências.Na época que tive o diagnóstico eu fiquei muito triste, pois a maioria das coisas gostosas tem lactose. E na época não tinha quase nada disponível pra quem era intolerante, então foi difícil.Hoje é bem mais tranquilo, pois tem várias opções sem lactose disponíveis.Sim e não. Ao mesmo tempo que há muitas opções, tem lugares, normalmente padarias e cafeterias, que não tem nada sem lactose, e me sinto excluída nesses momentos, acabando por optar algo com lactose.Evitar os alimentos que eu já consumia antes que têm lactose e que não tem opções iguais na versão sem lactose.Mudaria certos desconfortos que eu sinto após comer lactose.Sou Fernanda 26 anos engenheira e gosto de passear ao ar livre sempre que posso, andar de patins e praticar yoga quando não estou trabalhando.
8
5Amabile T.lactose/alergia alimentar38Fotógrafa5 vez por mêsAcho que sei. Já me estressei. Hj consigo lidar com isso. Muitos em torno perguntam se é dieta. Naoooooooo, eu só não posso comer.Obrigada não. Só fico chateada qdo não tem outra coisa e tenho que comer aquilo por fome. Por exemplo em Casamentos, a gente trabalha umas 8-12 hrs. Qdo vai comer, vc está com muita fome e é o q tem. Vc cone e sabe q vai passar mal.Foi muito difícil. Mas eu estava coma saúde bem debilitada por conta das alergias alimentares, que quase me mataram. Foi difícil mudar radicalmente a alimentação mas vi q era p meu bem. Fui me adaptando e hj até q vivo bem.É engraçado pq sou a rainha do rótulo kkkkk. As vezes pareço ser uma pessoa fresca, chataSou totalmente excluída. A sociedade não está preparada para os alérgicos. Não temos muitas opções de comida em fastfood, no super tudo é muito caro. Tipo leite zero lactose está quase 9.00. Um leite vegetal quase 20.00. Uma farinha Zatar caríssima.Encontrar produtos que atendam a minha dieta na minha cidade.Qualidade de sono, sem dores de cabeça e enxaqueca, sem dores nas articulações, sem dor de barriga e inchaço abdominalSou Amabile, 38 anos, solteira, gosto e trabalho com fotografia, estou constantemente viajando por questõe de trabalho, cubro bastante casamentos, amo compartilhar minha alimentação via rede social, possuo diversas restrições alimentares que levo a risca no meu dia a dia, já passei muita dificuldade por isso, mas acho diria que me adaptei. Eu entendo q assim como eu existem muitas centenas de pessoas que tem alergia ou intolerância alimentar e não tem acesso a alimentação adequada por ser muito difícil de encontrar e muito caro p comprar , com isso sinto uma exclusão social.
9
6Vitor Hugo Silvalactose25Tecnólogo em Radiologia 3 vez por mêsSim, peço a separação deles.Sim, é ruim quando não tem opções. Eu já evitava muitas coisas, aí passei ser mais restrito .Melhor, mais consciente.Sinto, parte do meu convívio também é intolerante .Estar em festas, casas de outras pessoas, comemorações.Não muda muita coisa.Sou o Vitor, tenho 25 anos, sou formado em Tecnólogo de radiologia, pós em Gestão Hospitalar, técnico de enfermagem cursando, sou noivo. Sou da zona Sul de São Paulo, sou cristão, escritor e vivo pela graça de Deus. Meu hobbie é escrever, ler, trabalhar e falar sobre o amor de Jesus, que aliás, ama você que está lendo isso.Somos restritos a muitos alimentos e, a eles tiramos do nossos cardápios; com pouca vigilância, às vezes, ingerimos alguma coisa que prejudicará nossa saúde, porém sempre haverá uma solução ou um remédio para cortar a consequência do alimento.
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100