ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
1
TítuloResumo da Proposta
2
“II TODOS SOMOS VOLUNTÁRIOS: ABC DO CÂNCER”O projeto “TODOS SOMOS VOLUNTÁRIOS: ABC DO CÂNCER”,idealizado e desenvolvido pelaLappRP-UFMA, se mantém como atividade interdisciplinar, envolvendo as áreas de relações públicas, jornalismo e rádio e TV. Tem-se como objetivo principal promover informação clara, objetiva e otimista sobre o câncer para o público de voluntários da Fundação Antonio Dino, uma vez que consideramos este um público multiplicador e diretamente ligado à comunidade carente atendida pela Fundação, através de projetos e ações de apoio aos doentes de câncer e seus familiares.Nessa proposta daremos continuidade ao projeto junto aos voluntários, através da realização de nova pesquisa de campo, seguida pelo desenvolvimento de um planejamento de comunicação voltado ao público de voluntários com o intuito de promover informação através de instrumentos criativos e diferenciados, para a sensibilização dessas pessoas no entendimento e abordagem da doença com os pacientes e seus familiares de forma otimista, evitando o manejo descuidado e desnecessário de assuntos relacionados ao câncer e ao momento em que cada um está passando. Com esse tipo de ação é possível ainda o reforço da imagem, valores e reputação institucionais da Fundação Antonio Dino, junto ao Hospital do Câncer Aldenora Belo e das Casas de Apoio. A equipe também será responsável pelo novo mapeamento dos voluntários (perfil e características), no qual norteará todas as ações de comunicação a serem desenvolvidas. Será atividade também, a identificação de quais e quantos projetos são realizados com o apoio de voluntários, assim como a elaboração e definição de estratégias e approach institucional para a produção de instrumentos informativos como: produção de  podcast sobre o câncer; produção e veiculação de material audiovisual junto a TV UFMA sobre o câncer e a atualização e veiculação do II “Guia prático digital” sobre o câncer, distribuído através dos aplicativos de mensagens WhatsApp dos voluntários
3
“Saúde da Pele”Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de desenvolver atividades para o controle da hanseníase nos Municípios de São Luís e Pinheiro no período de setembro de 2021 a setembro de 2022. Objetiva também, realizar seminários na temática hanseníase para docentes e discentes de Cursos da área da Saúde (enfermagem e medicina) de Instituições de Ensino Superior dos Municípios de São Luís, Imperatriz e Pinheiro e, realizar capacitações para profissionais de saúde que dos Programas de Controle da Haneníase dos Municípios de Arari, Buriticupu, Bom Jardim, Conceição de Lago Açu, Governador Newtom Belo, Gobvernador Nunes Freire,Grajaú, Lago da Pedra, Pinheiro, Presidente Dutra e São Luís. Tem como público alvo pacientes com diagnóstico de hanseníase e seus contatos domiciliares, professores e alunos do ensino fundamental e médio, docentes e discentes dos cursos da área da saúde de Instituições de Ensino Superior, população em geral, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Atenção Básica em Saúde. As atividades desenvolvidas no projeto proporcionarão aos discentes integrantes da equipe executora, aplicabilidade de conteúdos desenvolvidos em sala de aula e realização de pesquisas na temática hanseníase, fortalecendo assim, habilidades cognitivas e atitudinais e a relação ensino, pesquisa e extensão. Para a público alvo, os benefícios incluem maior conhecimento sobre a hanseníase, cuidados de enfermagem voltados para os pacientes e seus contatos domiciliares, qualificação dos profissionais da Atenção Básica em Saúde e fortalecimento da temática hanseníase nas Instituições de Ensino Superior. Como resultados esperados vislumbram-se o fortalecimento das ações de controle para a hanseníase, o diagnóstico precoce e redução das incapacidades físicas decorrentes da doença.
4
A INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUAA INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUAA latente desigualdade social existente no Brasil colabora para a formação de um grupo social heterogêneo, numericamente expressivo e que vivencia uma grave condição de violação de direitos. Nesse sentido, percebendo os obstáculos que a população em situação de rua enfrenta, principalmente a parcela feminina pelas especificidades sociais e de gênero, o projeto de extensão “A Integralidade no Cuidado em Saúde para Mulheres em Situação de Rua” desenvolvido pela Liga Acadêmica para Assistência Materno-Fetal (AMAFETO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) visa desenvolver atividades educativas de promoção à saúde para as mulheres em situação de rua de São Luís, reconhecendo e integrando as vulnerabilidades específicas dessa população durante a abordagem. Almeja-se prevenir e diagnosticar precocemente agravos de saúde potencialmente evitáveis, bem como estimular a autonomia e criação de vínculo com esse grupo.
5
A QUÍMICA NAS ESCOLAS: Integrando a teoria à prática (Ano 2021)Os índices de desenvolvimento da educação revelam um déficit de conhecimento relativamente alto principalmente, quando sde química ministrados no ensino médio. Essa deficiência afeta diretamente o aprendizado dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química logo nos períodos iniciais do curso. Na maioria dos casos, a dificuldade de aprendizagem de conteúdos básicos está relacionada à metodologia de ensino adotada pelos professores do ensino médio que são fundamentadas, principalmente, no modelo tradicional de educação que prioriza a comunicação oral ou escrita empregando apenas aulas teóricas expositivas. Essa prática influencia negativamente na prendizagem, e desmotiva o aluno, pois eles não conseguem fazer a relação do que vêem nas aulas teóricas com o cotidiano em sociedade. Neste caso, o desenvolvimento de aulas experimentais nas escolas de ensino médio é uma alternativa bastante atrativa por ser considerada um elo entre a teoria e a prática que leva o discente a vincular o conhecimento químico, adquirido em sala de aula, com o cotidiano tornando-o um sujeito reflexivo e, sobretudo, o processo ensino aprendizagem torna-se mais eficaz. O projeto tem como campo de atuação escolas do ensino médio do município de São Bernardo-MA. O objetivo principal deste projeto é proporcionar o desenvolvimento dos conteúdos de química de uma forma mais significativa e motivar os alunos empregando aulas experimentais como atividade complementar às aulas ministradas pelo professor das escolas de ensino médio. Como parâmetro de aplicação do projeto, será realizada a seleção do conteúdo a ser ministrado, a escolha do experimento a ser aplicado sobre o tema abordado e a importância da utilização da experimentação em aulas de Química. E para obtenção de dados para análise serão aplicados questionários, constituídos com perguntas a respeito do conteúdo ministrado nas aulas (teórica e prática), com a intenção de observar o grau de aprendizagem diante da mesma.
6
Abordagem Multidisciplinar ao Portador de Cefaleia CrônicaA ação Abordagem Multidisciplinar ao Portador de Cefaleia Crônica é um amplo e ramificado Projeto de Extensão desenvolvido por alunos, parceiros e professores da Liga Acadêmica de Dor (LAD). Constitui-se de grande relevância na perspectiva social e acadêmica, haja vista que é destinado à promoção de saúde, prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida da população. Assim como servirá de referencial teórico/prático para produção intelectual na área. Seus objetivos básicos são: oferecer assistência multidisciplinar a pacientes portadores de cefaleias crônicas; conscientizar e instruir a população da importância do controle prematuro da cefaleia e capacitar discentes na integralidade do atendimento baseado na relação bilateral de aprendizado mútuo com a comunidade. Na assistência multidisciplinar, ocorrerão atendimentos de natureza diversificada, flexíveis e em coesão técnica, orientações individualizadas, fornecimento de medicações, encaminhamentos sistemáticos a terapias alternativas interprofissionais e convergência de diferentes processos assistenciais. Durante as conscientizações/instruções da população, haverá palestras temáticas antes e durante a espera por atendimento, esclarecimento de dúvidas, intercâmbios de conhecimento com os participantes, distribuição de materiais educativos e empoderamento da comunidade no combate a cefaleia crônica. Conclui-se que desde a criação da LAD, houve aumento acentuado da demanda na Casa da Dor, assim como a ampliação da visibilidade e abrangência educacional. Com a execução dessas ações deseja-se minimizar os danos da cefaleia não tratada na comunidade e a melhoria significativa da qualidade de vida dos portadores de uma das dores mais persistentes, a qual afeta a saúde psicológica, o desempenho laboral/intelectual e mina a confiança, incapacitando precocemente.
7
Academia Preta Decolonial: Epistemologias e Metodologias AntirracistasO curso “Academia Preta Decolonial: Epistemologias e Metodologias Antirracistas” constitui um curso de extensão gratuito que ocorrerá de 22.09 a 08.12, perfazendo uma carga horária de 40h/a. Será realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, em conjunto com Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos – Maria Firmina dos Reis, da mesma instituição. Os encontros acontecerão por meio da plataforma Google Sala de Aula e do aplicativo de reuniões Meet também da google. Os módulos serão sempre de duas horas e quinze minutos às terças-feiras.
8
AÇÃO DA ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO EM DOR CRÔNICA NA CASA DA DOR DO HUUFMA E NÚCLEO DE EXTENSÃO DA VILA EMBRATELA ocorrência de dor é frequente em decorrência dos novos hábitosde vida, do decréscimo da tolerância ao sofrimento pelo homem moderno, do prolongamento da vida dos indivíduos em geral e dos doentes com afecções clínicas naturalmente fatais. Dentre as dores crônicas a lombalgia representa 36% dos casos, caracterizando um problema de saúde pública com impacto social e financeiro.É caracterizada como uma síndrome dolorosa crônica em que o mecanismo que gera a dor é encontrado em algum local das vias nociceptivas, sem inicialmente estimular os nociceptores, contrariamente ao que acontece com a dor nociceptiva ou fisiológica (GARCIA, 2010). A dor crônica pode ser definida como a dor contínua ou recorrente de duração mínima de três meses; sua função é de alerta e, muitas vezes, tem a etiologia incerta. O Ambulatório de Dor Crônica, do Hospital Universitário Presidente Dutra e à Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, visa ao atendimento de pacientes portadores de algum tipo de dor crônica encaminhados por outros profissionais da saúde. No Nucleo de Extensão da Vila Embratel, oferece diversos atendimentos em nivel ambulatorial para a comunidade, inclusive o realizado pela ação de Enfermagem em dor crônica.
9
AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO OESTE MARANHESE – DIÁLOGOS SOBRE DOENÇAS ENDÊMICAS E PREVALENTES: PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃODoenças endêmicas são descritas como transmissíveis e que se apresentam na área geográfica ou grupo populacional com um padrão de ocorrência estável e com elevada incidência ou prevalência. Além disso, a câncer de pênis, apesar de não ser descrito como endêmico, está presente no estudo pois é relacionado ao HPV em quase 50% dos casos e possui uma alta prevalência no estado do Maranhão. Assim, é função da atenção básica de saúde juntamente com a vigilância em saúde desenvolver meios de dirimir doenças endêmicas e prevalentes em seu território. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo principal auxiliar a atenção primária na promoção de saúde, com o desenvolvimento de palestras sobre doenças endêmicas e prevalentes no estado para alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu, sendo comtemplados para estudo as enfermidades: Leishmaniose Tegumentar, Leishmaniose Visceral, Hanseníase, Tuberculose e Câncer de Pênis. Ampliará o aprendizado em saúde (local) dos alunos e dos voluntários, além de ser possível impactar na qualidade de vida da comunidade assistida pela instituição contemplada.
10
AÇÕES DE ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM ACROMEGALIAA acromegalia é uma desordem endócrina associada com o incremento da produção do hormônio de crescimento (GH) e do fator de crescimento insulina-símile tipo 1 (IGF-1) devido a presença de um adenoma hipofisário secretor de GH, que ocorre em 95% dos casos. O objetivo deste projeto de extensão será ofertar ações de promoção de saúde bucal e prevenção de agravos, em especial doença periodontal e cárie dental, para pacientes diagnosticados com acromegalia. As atividades de extensão serão planejadas e executadas para pacientes acromegálicos que realizam acompanhamento médico no Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). O público alvo será formado por indivíduos com diagnóstico confirmado de acromegalia através do teste oral de tolerância à glicose (TOTG). A atividade envolverá discentes em nível de gradução e pós-gradução, incentivando a troca de conhecimentos entre estes níveis de formação acadêmica. Os seguintes passos serão executados: Identificação de necessidades de ações em saúde bucal do público alvo; Promoção de ações de promoção de saúde bucal; Orientação sobre as medidas de higiene bucal; Implementação de medidas de prevenção da cárie dental e doença periodontal; Elaboração de um e-book com orientações sobre higiene e cuidados em saúde bucal direcionado ao público alvo.
11
AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE EM PINHEIRO – MARANHÃO: Diagnóstico precoce e Prevenção de incapacidadesA hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, de desenvolvimento lento, que tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae, que ataca principalmente a pele e nervos periféricos. É uma doença curável. Entretanto, por possuir um período de incubação que varia em média de 2 a 7 anos, quando diagnosticada, pode já apresentar algum grau de incapacidade física ou deformidades. O diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão da doença, reduzir incapacidades e deformidades. Portanto, o diagnóstico precoce da doença é um fator importante no tratamento e na interrupção do contágio. No Maranhão a hanseníase é agravo prioritário pelos altos coeficientes de detecção, tanto na população em geral como em menores de 15 anos de idade. A Região de Saúde Pinheiro apresenta seguidamente taxa de detecção de casos novos de hanseníase muito alta, entre 20 e 39,99 casos novos por 100 mil habitantes. Este indicador de monitoramento mede a força de morbidade, magnitude e tendência da endemia, demonstrando a necessidade de intervenções para reforçar as ações de controle locais. Este projeto de extensão poderá oferecer subsídios para os profissionais da área de saúde atuarem de forma satisfatória no atendimento ao usuário no Programa Nacional de Hanseníase, executado no município de Pinheiro – MA, com ênfase na busca ativa, diagnóstico precoce, prevenção de incapacidades físicas, exame de contatos e aumento das taxas de conclusão do tratamento dentro do tempo recomendado pelo Ministério da Saúde.
12
AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE PRÓXIMA A UFMA EM PINHEIRO – MAA educação em saúde permeia as atividades de todos os profissionais de Saúde. Vários estudos destacam que a ação educativa é um elemento essencial, particularmente no trabalho em que seja pautado na excelência do cuidado. Neste projeto serão realizados momentos de reflexão sobre agravos e cuidados com a saúde da mulher por meio reuniões na comunidade oportunizando ampliar o conhecimento nas temáticas que circundam a saúde da mulher do município de Pinheiro – MA. Serão realizadas ações educativas permanentes que serão metodologicamente construídos no decorrer das práticas de educação em saúde a esta população e abordados a partir de um delineamento, tendo como eixo central os temas: conceito de saúde, Infecções sexualmente transmissíveis, câncer de colo uterino e de mama, pré-natal, gravidez na adolescência, planejamento familiar, violência contra as mulheres, alimentação saudável, fitoterapia e atividade física para as mulheres. Serão realizadas interações nas diversas formas e utilizando-se recursos didáticos, como jogos lúdicos, teatros, músicas, filmes e filmagens, recortes, desenhos e fotografias. Espera-se que as ações desenvolvidas contribuam para um maior vínculo profissional entre saúde e educação para assim poder assistir a mulher de forma humanizada obtendo uma visão holística em questões que promovam a sua saúde e previnem doenças.
13
ACOMPANHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA NR 32 - DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, NAS INSTITUIÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE, EM SÃO LUÍS-MA.De acordo com a legislação trabalhista brasileira, à luz das normas regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTbE), o trabalho realizado em âmbito hospitalar e nos demais ambientes da área da saúde submete-se a diretrizes específicas de proteção contra os riscos ocupacionais. A norma regulamentadora no 32 objetiva a implementação de ações voltadas a eliminação e/ou controle dos agentes biológicos, químicos e físicos que expõem os trabalhadores durante suas atividades1,2,3. Para efeito desta NR, consideram-se agentes biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. Esses agentes, isolados ou em conjunto, encontram-se presentes nos locais de prestação de assistência à saúde da população. Consideram-se agentes químicos os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador. O cumprimento das exigências da NR no 32 com relação ao risco físico, concentra-se na exposição às radiações ionizantes, reafirmando as normas específicas de proteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, do Ministério da Saúde2,4,5 Os riscos específicos acima elencados e as medidas de proteção individual e específica a serem estabelecidos serão abordados de forma didática, juntamente com as ações a serem implementadas no ambiente de trabalho. A orientação dos atores envolvidos será fundamentada no modelo e-learning de treinamento da NR326 e/ou em atendimento presencial, considerando a área geográfica e as características ambientais dos locais analisados e das funções exercidas.
14
Acompanhamento da implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, nas instituições da área da saúde, em São Luís-Ma .Este projeto enfoca o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), como instrumento de promoção e preservação da saúde no âmbito das instituições, frente às condições geradoras de riscos que expõem os trabalhadores a acidentes e doenças ocupacionais. O PCMSO integra um conjunto de itens que compõe a norma regulamentadora no 7 do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta norma foi instituída a partir da década de 90, numa tentativa de diminuir as estatísticas dos acidentes e doenças ocupacionais e compõe o quadro da legislação trabalhista, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa norma, assim como as demais, atualmente em número de 36, determinam as ações a serem desenvolvidas pelos serviços de Segurança e Saúde do Trabalhador1. Cabe ao projeto, analisar o processo de implantação e implementação do PCMSO (com atenção ao disposto na NR no 32)2 em serviços de saúde das redes pública e privada no município de São Luís-Ma. Para tal, serão fornecidos acompanhamento e orientação a empregadores e empregados, considerando cada item que compõe a estrutura do documento base. Os itens serão discutidos e aplicados de acordo com as funções dos sujeitos e a exposição de riscos ocupacionais vigentes.
15
Adoção da Saúde Bucal por pré-escolares de uma crecheEsse projeto tem por objetivo inserir pré-escolares(152 crianças na idade de 2 a 5 anos de uma creche-escola em São Luis-MA) em uma proposta de Promoção de Saúde Bucal, com a colaboração de pais e professores, em que serão realizados procedimentos de educação e motivação para manutenção de saúde oral, com destaque para os cuidados básicos com a Saúde Bucal na Infância, referindo temas como higiene da boca, dieta alimentar, amamentação, desmame, uso de mamadeira, uso de chupeta, flúor, maloclusão dos dentes, cárie na infância e gengivite, além de registrar dados clínicos orais dos pacientes e realizar procedimentos individuais necessários para a manutenção da saúde, tais como: tratamento dos sinais das doenças cárie dentária com fluorterapia (aplicação profissional) e/ou tratamento restaurador atraumático), gengivite (com limpeza profissional e cuidados domésticos) e maloclusão , além de manutenção e acompanhamento da saúde oral dessas crianças. Os casos de maloclusão devem ser avaliados e verificados a conveniência de tratamento pela equipe responsável pelo projeto de extensão, por meio de intervenções no uso de chupetas, mamadeiras ou sucção de dedo, ou a indicação para o tratamento especializado com o ortodontista na UFMA.
16
ADOLESCER: Educação sexual e preventivaA adolescência é uma fase de alterações fisiológicas, anatômicas e psicológicas percebidas em ambos os sexos. Contudo, observa-se que a mudança comportamental que naturalmente ocorre nos jovens nesse período é, muitas vezes, tratada como tabu e negligenciada, sendo pouco abordado de forma rotineira sobre gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis na adolescência. Soma-se a isso, a dificuldade de estudantes de escolas públicas em obterem informações e orientações corretas para iniciarem a vida sexual com segurança, fato associado a maior probabilidade de sexo desprotegido e, como consequência, aumento nas taxas de infecções por infecções sexualmente transmissíveis ou gravidez precoce nesse público. Diante do exposto, é imprescindível que haja uma assistência resolutiva voltada à educação sexual ao público adolescente e jovens nas escolas em especial no ensino médio. A proposta visa promover a educação sexual e reprodutiva para adolescentes do Ensino Médio em escolas públicas da cidade de Imperatriz- MA e estimular atitudes críticas e reflexivas com linguagem e comunicação adaptada para que esses adolescentes e jovens sejam capazes de exercer sua sexualidade com responsabilidade e de forma segura.
17
Agroecologia no Baixo Parnaíba-MA: ano IÉ necessário construir conhecimento e divulgar tecnologias que promovam o desenvolvimento rural sustentável do nordeste maranhense. Por isso, esse projeto tem como objetivo compartilhar informações tecnológicas sobre Agroecologia e produção orgânica entre professores e estudantes de ciências agrárias, técnicos de extensão rural e agricultores familiares do território Baixo Parnaíba-MA com base na integração entre ensino, pesquisa e extensão. As suas ações serão orientadas pela denominada Extensão Agroecológica abrangendo aspectos como: enfoque sistêmico, estudo da realidade local, respeito à diversidade cultural, valorização do saber do agricultor familiar, a segurança alimentar, O uso sustentável dos recursos locais e também pela troca de saber científico e empírico, através da comunicação dialógica. Essas ações serão realizadas para promover mudança gradual nos sistemas de produção, procurando-se fazer uma transição agroecológica para sistemas de produção sustentáveis. Serão realizadas atividades tais como: cursos, implantação de unidades de referência em produção com base na Agroecologia ou produção orgânica, visitas técnicas e publicações sobre Agroecologia ou produção orgânica. Espera-se como resultado que Agricultores familiares estejam produzindo alimentos com base na Agroecologia ou em fase de transição agroecológica.
18
Alfabetização e Letramento na Educação EspecialO projeto “Alfabetização e Letramento na Educação Especial” integrado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó, tem como objetivo realizar na Associação Pestalozzi de Codó, atividades de extensão com o propósito de alfabetizar letrando a partir da literatura. Esta ação extensionista vem sendo desenvolvida na referida instituição desde o ano de 2011 e atinge um público de aproximadamente 150 alunos, dentre crianças e adolescentes com deficiência auditiva, visual e mental, nos turnos matutino e vespertino. As ações do projeto ocorrem da seguinte forma: encontros semanais na Universidade para planejamento das aulas e histórias; contações de histórias na escola; atividades de formação para qualificação dos bolsistas para o desenvolvimento das atividades de leitura e escrita. Ressalte-se que na Associação Pestalozzi as primeiras atividades desenvolvidas, sempre que se inicia um novo grupo de bolsistas, é a atividade observação em todas as sete turmas da escola. Este momento sempre possibilita conhecer ou ampliar os conhecimentos sobre os alunos da escola e os colaboradores. Nesta etapa do projeto, observamos como são realizadas as atividades dentro e fora da sala de aula. A segunda etapa é o início das atividades de contação de histórias, as quais são realizadas semanalmente para todas os alunos e alunas do turno matutino. Em diversas ocasiões os alunos da Pestalozzi participam da história interpretando personagens, algo que tem sido de grande relevância para eles. A terceira etapa consiste no acompanhamento da turma do 2º ano, desenvolvendo atividades na proposta de alfabetizar letrando. Entretanto, em 2020, devido a Pandemia do COVID-19 que impossibilitou as atividades presenciais, as ações do projeto passaram a ser desenvolvidas remotamente através da elaboração de vídeos de histórias literárias contadas pelos bolsistas (Programa Foco Acadêmico da UFMA e voluntários).
19
Ambulatório de Assistência ao Paciente AsmáticoO Ambulatório de Atendimento ao Paciente Asmático (AAPA) visa promover ações extensionistas de prevenção, assistência e tratamento em asma brônquica para pacientes do Sistema Único de Saúde do Estado do Maranhão, buscando assegurar o fornecimento de medicações gratuitas pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME) para um melhor controle clínico dos pacientes asmáticos, bem como para melhorar os índices de morbidade e mortalidade da doença. Realiza-se acompanhamento ambulatorial dos pacientes asmáticos encaminhados ao PAPA (Programa de Assistência ao Paciente Asmático), principalmente aqueles de difícil controle, assim como consultas de Fisioterapia e Psicologia quando necessário. Pautando-se no tripé ensino-pesquisa-extensão, o AAPA melhora a qualidade de vida do imenso número de pacientes atendidos (mais de 3000 no último ano) e mostra-se como fonte de produção de conhecimento para os membros (em especial os discentes) integrantes, e mesmo divulgação e exposição dos resultados obtidos para a com unidade científica por meio dos materiais produzidos no projeto pelo acúmulo de dados das consultas.
20
AMBULATÓRIO DE CROMOBLASTOMICOSEO Projeto de Assistência Ambulatorial ao Paciente com Cromoblastomicose tem por objetivo promover ações extensionistas no âmbito terapêutico e educacional na população acometida e seus familiares, com a finalidade de estabelecer um melhor prognóstico para os pacientes no Estado do Maranhão. A abrangência do projeto inclui as etapas de confirmação do diagnóstico, avaliação da gravidade, escolha da melhor alternativa de tratamento, prevenção de complicações e da automedicação, rastreamento e prevenção de novos casos. Visto a Cromoblastomicose ser considerada uma enfermidade negligenciada, poucos são os profissionais de saúde habilitados com conhecimento técnico para o manejo da doença resultando em diagnósticos imprecisos e casos sem resolubilidade por vários anos
21
AMBULATÓRIO DE CUIDADOS PRIMÁRIOS EM PEDIATRIAO projeto 'Ambulatório de Cuidados Primários em Pediatria' tem o objetivo de desenvolver atenção integral à saúde da criança e adolescentes, com enfoques na atenção básica observando os marcos do crescimento e desenvolvimento, imunização, nutrição, prevenção da hipertensão arterial e detecção precoce dos transtornos mentais. O projeto foi implantado há 21 anos no bairro Vila Embratel, próximos a familiares das crianças e adolescentes. Na ação os alunos de Medicina tem como cenário de práticas as ações do projeto. Alunas bolsistas de medicina e voluntários de Psicologial desenvolvem trabalhos em saúde mental e desenvolvem as seguintes ações: aconselhamento familiar, para possiveis encaminhamentos e futuros projetos de intervensão, entrevistas com grupos comunitários e agentes de saúde do programa saúde da familia. As equipes da Estratégia Saúde da Família colaboram intermediando o contato com a comunidade. As Reuniões semanais e oficinas são feitas com estes profissionais. A comunidade sempre foi receptiva aos trabalhos individuais e coletivos; participam, debatem e confiam nos profissionais que atuam no projeto. A interface pesquisa-ensino-extensão é retratada com eficácia e eficiência nesse projeto. monografia, dissertações e tese já foram publicadas e apresentadas em congressos locais, regionais, nacionais e artigos internacionais em periódicos do Reino Unido em 2019. A parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família e o NASF cujas atividades são realizadas no CSVE (Centro de Saúde da Vila Embratel)favorecem o seguimento interdisciplinar do desenvolvimento das crianças e adolescentes. Quanto aos registros dos dados os relatórios são apresentados regularmente e mais de 100 famílias, crianças e adolescentes são beneficiados mensalmente com esse trabalho. As ações multidisciplinares e a interdisciplinaridade tem sido a ferramenta que beneficia as ações.
22
ARTESANATO NO MARACANÃ: utilização da semente de juçara na produção artesanalProjeto Artesanato no Maracanã: utilização da semente de juçara em produção artesanal, realiza suas atividades no bairro do Maracanã, comunidade rural da capital São Luís, desde 2016. Ao ser institucionalizado, o projeto teve como objetivo utilizar a semente de juçara em produções artesanais, diante do grande desperdício dessa semente após o processamento da polpa, pois não tinham nem uma utilidade. Por meio da parceria entre professoras e alunas do curso de Design, com mulheres da comunidade, desenvolvemos o processo da cadeia produtiva do artesanato com semente da juçara desde a coleta, passando pelo beneficiamento, criação e produção de peças artesanais, que teve como culminância a venda e exposição na Festa da Juçara, em 2017 e formação do grupo de artesãs, Fruta Rara. Ainda nessa etapa, percebemos que o Maracanã, localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental – APA, tem outras espécies vegetais que fornecem sementes com o possível uso para o artesanato. Constatado essa potencialidade, nos anos 2019/2020, trabalhamos com o objetivo de coletar, identificar e catalogar sementes existentes da APA e possibilitar o uso de outras sementes, além da juçara, na confecção das peças. Num trabalho de coparticipação, entre designers e artesãs, adentramos na APA e identificamos 21 espécies, entre palmeiras, leguminosas e canáceas. Utilizamos a mesma cadeia produtiva desenvolvida e como resultado, as artesãs puderam diversificar sua produção, proporcionando o aumento de renda e o fortalecendo da atividade. Diante da riqueza de materiais disponíveis no Maracanã, o projeto pretende continuar as atividades na comunidade e colaborar não apenas na produção de peças com sementes, mas fornecimento, pelas artesãs, de sementes beneficiadas para outros grupos que trabalham com sementes em São Luís, visto que as sementes adquiridas por esses grupos não são compradas no estado, provém de outras localidades do território Nacional, e assim possibilitar a expansão da atividade.
23
AS AVENTURAS DE PALITA: Uma minissérie infanto-juvenil conectando teatro e televisão.O presente projeto de extensão "As Aventuras de Palita: Uma minissérie conectando teatro e televisão" visa realizar investigação sobre transposição de linguagem entre a arte do teatro e a comunicação televisiva por meio da criação, produção e exibição de um programa/seriado para o público infanto-juvenil entitulado As Aventuras de Palita. A obra artística, originalmente concebida e apresentada nos palcos como espetáculo teatral, será reescrita para a linguagem audiovisual, investigando as diferentes linguagens e sua transposição intermidiática e exibida para o público infanto-juvenil pela TV-UFMA. A iniciativa pioneira abrirá uma ousada conexão entre a universidade e um público específico, em geral esquecido de ações culturais dentro e fora da academia. O projeto tem um vasto potencial extencionista, pois ao abrir um diálogo com a criança, indiretamente envolve toda a família, aproximando a comunidade da universidade de forma lúdica e divertida. Para tanto, a pesquisa originada no departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, contará com a parceria fundamental da TV UFMA, que participará da Ação Extensionista, participando da produção da adaptação teatral para a televisão, como também, exibindo o programa/seriado para o público infanto-juvenil, resultado de 12 meses de pesquisa e criação artística.
24
Assistência à Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo de Útero na Comunidade Itaqui-BacangaNo Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que para cad ano do trênio 2020-2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos desse tipo de câncer no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. No Estado do Maranhão, o câncer de colo uterino é o segundo mais comum entre as mulheres e apresenta uma estimativa de 840 novos casos em 2020. O principal fator de risco que pode levar a esse tipo de câncer está associado a persistência da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).além do perfil sócio-econômico e ambiental e os hábitos de vida que incluem, por exemplo, o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais, o tabagismo, os hábitos de higiene inadequados e o uso prlongado de contraceptivos orais. Entretanto, dentre todos os tipos, o câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente. Já é comprovada a eficácia do rastreamento em massa deste câncer, através da citologia cérvicovaginal- exame rápido, de fácil realização e baixo custo. OBJETIVO: Trabalhar a prevenção do câcer do colo uterino na população da comunidade Itaqui-Bacanga, visando a redução da mortalidade por esse câncer em São Luís-MA, bem como proporcionar aos alunos de farmácia sobre a importância da coleta correta dos exames colpocitológicos para detectar possíveis neoplasias e proporcionar aos mesmos a vivência de novas realidades. METODOLOGIA: Consiste de palestras mensais para as mulheres da comunidade Itaqui-Bacanga-São Luís em idade reprodutiva, abordando temas da saúde da mulher, com enfoque para a prevenção do câncer de colo, no período de março/2021 a março/2022. Paralelo àa palestras ocorrerá coleta do preventivo. Será realizado no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Citologia Clínica-UFMA.
25
Assistência ao paciente portador de doenças gastrointestinais no ambulatório de Gastroenterologia do Hospital Universitário da UFMAAs doenças gastrointestinais tem alta prevalência mundial e grande impacto na qualidade de vida da população. A incidência desse conjunto de doenças vem aumentando cada vez mais no Brasil. Por serem tão frequentes em nosso meio, é de fundamental importância que a Universidade preze pela comunidade onde está inserida de forma a apoiar iniciativas que visem atender a população e oferecer serviços que colaborem para melhorar sua qualidade de vida. O Projeto 'Assistência ao paciente portador de doenças gastrointestinais no ambulatório de Gastroenterologia do Hospital Universitário da UFMA' corrobora com esse intuito acadêmico. Este projeto tem como objetivo central a aproximação da comunidade e o tratamento de saúde direcionado às doenças gastrointestinais e a possibilitar e fomentar a vivência acadêmica dos discentes envolvidos na ação. Os pacientes com doenças gastrointestinais necessitam de uma assistência contínua e multiprofissional. Dessa maneira, um serviço especializado no manejo desses pacientes faz-se necessário para que eles tenham o diagnóstico precoce e o tratamento clínico adequado.
26
Assistência Clínica Laboratorial de Pacientes Hipertensos Cadastrados no Centro de Consultas Especializados de Condições Crônicas da Cidade de Imperatriz - MANo Brasil, a prevalência da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) vem aumentando nas últimas décadas, o que representa importante desafio para o sistema de saúde como um todo. Neste sentido, inserem-se o programa doenças crônicas, vinculado ao e- SUS – Atenção Básica, do Ministério da Saúde, que objetiva o monitoramento de pacientes portadores de Hipertensão Arterial . O presente projeto tem como objetivo central fazer a assistência clínico-laboratorial de pacientes hipertensos atendidos em Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Imperatriz, Maranhão. Por meio de diferentes vertentes, pretende-se através desse projeto realizar assistência clínico-laboratorial de pacientes hipertensos atendidos em uma unidade básica de saúde da cidade de Imperatriz - Ma, objetivando uma maior adesão ao tratamento e melhora na qualidade de vida. Em paralelo serão promovidas palestras sobre Uso Racional de Medicamentos e Hipertensão para os usurários atendidos pela UBS, além de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde nessa vertente
27
ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL A TUTORES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE HIV/ AIDSINTRODUÇÃO: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou AIDS, em inglês), causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), é um problema de saúde pública e mata 90% de pessoas com HIV em estágio avançado. De 1998 à 2019, 966.058 casos de AIDS foram notificados no Brasil. Dentre as principais formas de transmissão do HIV/ AIDS está a via vertical, em que maior parte das crianças portadoras são infectadas pelo HIV durante a gravidez, o parto ou a amamentação. No Maranhão, a taxa de detecção de gestantes com HIV é inferior à média nacional. As crianças infectadas pelo HIV podem ter comproJustificativa metimento no desenvolvimento psicomotor e são mais suscetíveis a outras patologias. Assim, é essencial a participação ativa dos profissionais de saúde na formação instrucional dos pais/ responsáveis sobre os cuidados preventivos de saúde da criança a fim de que seja estabelecida mais qualidade de vida. Dessa forma, o “Programa de Assistência Educacional à Família e à Criança Portadora De HIV/AIDS” visa promover educação em saúde para a criança portadora de HIV e sua família sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana, com ênfase em formas de transmissão e cuidados pessoais. MÉTODO: O estudo terá abordagem qualitativa, de caráter observacional e transversal, em que haverá formas dinâmicas de assistência educacional às crianças portadoras de HIV/ AIDS e suas respectivos tutores sobre tal patologia.
28
Assistência integral a saúde das mulheres em comunidade do município de Anajatuba - Mararanhão (Resolução nº 1822-CONSEPE)O Projeto de Extensão : Assistência Integral a Saúde das Mulheres em Comunidade do Município de Anajatuba - Maranhão, tem como proposta central a prática de uma nova concepção de saúde, onde através de atividade em comunidades, possamos compreender sob a lógica da relação sistema de saúde x profissional de saúde x população individuo. Tendo como pilares teórico as idéias da Rede de Educação Popular em Saúde, utilizando-se o método Paulo Freireano de emancipação dos indivíduos através da superação e concepção de saúde 'SUS em defesa da vida', que visa orientar as mulheres residentes a comunidade de Anajatuba sobre a importância da Educação em Saúde, prevenção da diabetes, hipertensão, gravidez, prevenção do câncer de colo uterino e das doenças sexualmente transmissíveis. O Projeto constará com o desempenho de alunos voluntário bolsista, professores, técnicos, profissionais da área de saúde que irão trabalhar em conjunto com as equipes nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Anajatuba-Maranhão, sendo portanto multidisciplinar, sendo aplicado palestras educativas em atendimento nos Postos de Saúde. A lógica destas visitas seriam no sentido de promover uma emancipação politica de saúde daquelas pessoas da comunidade permitindo com que as mulheres participem das ações de saúde
29
ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL A MULHERES RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE EM SÃO LUÍS- MAO projeto de extensão “Assistência Nutricional a mulheres residentes em uma Comunidade em São Luís - MA” será desenvolvido pela Liga Acadêmica de Nutrição Funcional (LANF), vinculada à Universidade Federal do Maranhão, instituindo uma ação de educação, promoção e assistência em saúde da mulher. O principal objetivo é construir, em conjunto com os ligantes e Nutricionistas orientadoras, conhecimentos acerca da alimentação adequada e saudável para mulheres, a partir do diagnóstico nutricional (obtido por meio de métodos antropométricos e empíricos de frequência alimentar) e orientações educativas, considerando aspectos sociais, econômicos e culturais concernentes ao alimento e propondo novas abordagens a serem utilizadas na preparação das refeições, como a adição e manejo de alimentos funcionais, propostas através de palestras, oficinas e ações em geral. A qualidade de vida da mulher jovem/adulta das comunidades periféricas está associada, dentre outros fatores, à alimentação. Além de influenciar diretamente sua saúde, principalmente em grávidas e puérperas, exerce impacto sobre o estado de saúde da família como um todo, já que, em sua maioria, assumem uma posição de decisão na escolha dos gêneros alimentícios e preparações a serem consumidas na vida cotidiana. Desse modo, nota-se a importância do aconselhamento nutricional para a promoção da saúde individual, familiar e coletiva e a necessidade dessa atenção especializada em comunidades periféricas do Estado do Maranhão. Com o intuito de contribuir para a realização desse objetivo, a LANF, formada por docentes e acadêmicos do curso de Nutrição, pretende colaborar com a promoção de qualidade de vida para mulheres jovens e adultas, por meio da disseminação de conhecimentos e construção de experiências que tenham a alimentação e suas nuances como foco principal da saúde.
30
Atendimento ambulatorial ao paciente hipertenso - Liga de HipertensãoFirma-se como instituição que atua em ensino, pesquisa e extensão, visando promover uma abordagem global ao paciente hipertenso através de equipe multidisciplinar, direcionada para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças cardiovasculares, renais e fatores de risco relacionados.
31
Atendimento clínico multidisciplinar a pacientes adolescentes e adultos portadores de traumatismo dentalA prevenção e o tratamento da cárie, doença periodontal e do traumatismo buco-dental representam um grande desafio para Odontologia por serem as causas mais freqüentes de perda dental. Atualmente, destas três condições referidas, a terceira é o que tem recebido menor ênfase. Porém há poucos estudos que envolvem a prevalência e/ou incidência do traumatismo dental em adultos. Ademais são raros os estudos que avaliam o nível de conhecimento profissional acerca desse tipo de atendimento e ao manejo clínico imediato e em longo prazo dos dentes traumatizados. Desta forma, a proposta do presente projeto de extensão visa agregar ações multidisciplinares direcionadas à prevenção, educação e promoção da saúde oral e conseqüente melhoria da qualidade de vida do paciente adolescente e/ou adulto acometido por traumatismo dentário. Para tanto, pretende transmitir conhecimentos teóricos e práticos aos acadêmicos envolvidos no projeto, bem como promover prestação de serviços à comunidade integrando-os às atividades educacionais e de investigação científica.
32
ATIVIDADES EDUCACIONAIS E PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE HIGIENE BUCAL PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS E SEUS CUIDADORES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTIL DO MARANHÃOO projeto de extensão “Atividades educacionais e proposta de elaboração de protocolos de higiene bucal para pacientes pediátricos e seus cuidadores no Hospital Universitário Materno Infantil do Maranhão” foi desenvolvido pela Liga Multidisciplinar de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (LiAMO-UFMA), instituindo uma ação de educação, promoção e assistência em saúde bucal dos pacientes pediátricos hospitalizados. O principal objetivo é orientar os pacientes pediátricos em regime de atenção hospitalar no Hospital Materno Infantil e seus acompanhantes sobre os procedimentos de higiene bucal. Esse projeto tem a finalidade de orientar pacientes, cuidadores e equipe de enfermagem, estudantes e profissionais da área da saúde, como medicina, nutrição, enfermagem, educação física, serviço social, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e farmácia na interação entre si e com os pacientes sobre os cuidados com a higiene bucal. Além disso, visa esclarecer esse público, através de palestras educativas e confecção de folders. O projeto também tem por objetivo estudar, analisar e compreender o conceito de higiene bucal e sua repercussão na condição sistêmica dos pacientes, bem como a sua melhora é de fundamental importância para a formação acadêmica de futuros profissionais de saúde, uma vez que a população dos pacientes em regime de internação hospitalar demanda cuidados e atenção especial em todos os âmbitos. Devido a esses fatores, os profissionais devem estar preparados para enfrentar tal problemática de saúde pública e instruir corretamente seus pacientes. Outrossim, esse projeto passará por avaliação interna, por meio de discussões mensais, relatórios semestrais e por avaliação externa através da percepção do público-alvo do projeto, os quais são os pacientes hospitalizados no Hospital Universitário Materno Infantil.
33
Capacitação em Turismo, Inclusão e AcessibilidadeO desenvolvimento e a oferta de cursos de capacitação e conteúdos informativos, para os profissionais que atuam na linha de frente do turismo, sobre como atender assertivamente a pessoa com deficiência, bem como pessoa com mobilidade reduzida, pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo. Esse desenvolvimento ficará registrado eletronicamente por meio da disponibilização de um repostório denominado Biblioteca virtual em formato mobile e web com conteúdos complementares aos cursos.
34
CÁRIE PRECOCE NA INFÂNCIA: Estudo da Percepção Materna sobre os Fatores de Risco, Transmissibilidade e Medidas PreventivasA análise dos indicadores socioeconômicos, situação da saúde bucal e métodos de higiene bucal das mães, são de extrema importância para o entendimento dos pontos críticos relativos ao seu desenvolvimentodos, visto que muitos hábitos adquiridos pela criança estão relacionados com os hábitos da família. Objetivo: Analisar a percepção materna sobre os fatores de risco relacionados com este tipo de cárie, sua transmissibilidade no binômio mã-filho e instituir medidas educativo-preventivas, enfatizando a importância da promoção da saúde bucal na primeira infância. Metodologia: Farão parte do projeto, 200 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 36 meses de idade, matriculados na Creche Maria de Jesus Carvalho e suas mães. Semanalmente serão realizadas palestras educativas com auxílio de recursos motivacionais. e Oficinas educativas. As mães responderão um questionário contendo questões relacionadas com o perfil socio-demográfico, história médica-odontológica, hábitos de higiene bucal e um questionário de frequência alimentar. Mães e filhos serão submetidos a um exame clínico bucal para verificação das condições bucais. Serão distribuidos kits de higiene oral da Colgate para as crianças e realizada escovação dentária e Aplicação Tópica de Flúor supervisionados. As mães e/ou filhos que necessitarem de tratamento odontológico serão encaminhados para Clínica Integrada e de Odontopediatria do Curso de Odontologia da UFMA.
35
CASEMIRO COCOO presente projeto se propõe a dar continuidade ao estudo do status histórico e/ou artístico-popular do Teatro de Formas Animadas, debruçando-se especificamente sobre a disseminação dessa arte em inter-relação profundamente voltada aos processos do ensino e aprendizagem, principalmente como atuante na formação do homem capacitado a refletir sobre a realidade cultural que o promoverá a ente ativo nas transformações das suas condições sociais e ambientais. Através das ações do projeto docentes e discentes desta IES, professores e alunos dos Ensinos fundamental e médio e profissonais da aréa artística, estarão envolvidos de forma ativa, em duas etapas durante o ano letivo, sendo a realização de um Encontro através da plataforma de ambiente virtual entitulado "Diálogos sobre o Inanimado" em abragência nacional com participação de bonequeiros e professores de IES de Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas e Maranhão e a realização de uma pesquisa sobre Imagens e Ilusões Anímicas: Estudos de Figuras e Movimentos a partir de manchas e nóduas e/ou formas de nuvens ou fumaças.
36
CASULO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO EM ARTES - BIBLIOTECA SETORIAL DE ARTES Possibilitar o acesso aos conhecimentos das linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música
37
CIDADANIA CULTURALDiante da violação sistemática dos direitos culturais no Brasil, este projeto visa oportunizar para a comunidade acadêmica, comunidade escolar e população em geral da cidade de Bacabal (Maranhão), formação cultural em diversos setores do campo da cultura. Assim sendo, pretendemos, através da exibição de filmes, abordagem musical, oficinas de literatura e de teatro, dar oportunidade para que os universitários, alunos da escola básica e população bacabalense tenham acesso a uma melhor informação cultural, e possam, com isso, também realizar o trabalho de criação cultural. Buscamos, neste sentido, aproximar a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) da comunidade, com o intuito de democratizar o acesso à cultura, que, devido à violação dos direitos culturais, tem estado cada vez mais condicionada aos modelos culturais impostos pela indústria cultural. Para tanto, serão realizadas sessões quinzenais de cinema, de abordagem musical, de oficinas de literatura e de teatro, no espaço da UFMA – Campus III (Bacabal), e nas escolas estaduais localizadas no município de Bacabal. As sessões de cinema e de música e as oficinas de teatro e de literatura serão organizadas por professores do ensino superior e sua equipe, que contará com a presença de alunos da Universidade. Deste modo, a seleção de filmes, de músicas, de gêneros literários e teatrais, e a escolha dos lugares de exibição, serão feitas pela equipe executora do projeto.
38
CINEMA EM TODO LUGAR 2020O projeto de Extensão Cinema em Todo Lugar busca estimular o uso da produção cinematográfica local e nacional, dentro do ambiente de ensino das escolas públicas estaduais e municipais do Maranhão, a partir dos milhares de títulos constantes no acervo do Festival Guarnicê de Cinema, realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC/PROEC/UFMA). Ao promover mostras temáticas, elaboradas a partir de um processo curatorial pedagógico, e realizar atividades formativas durante as ações, o projeto anseia, além de ampliar o circuito de exibição de filmes "não comerciais", sensibilizar o professor para as inúmeras possibilidades educativas do uso do cinema em sala de aula. Também, ao apresentar nocões básicas sobre as etapas produtivas de uma obra cinematográfica, provocar no aluno o interesse em utilizar a produção audiovisual como ferramenta de enfrentamento e tranformação social, consequentemente, torná-lo um cidadão mais crítico e participativo sobre sua realidade e de seu entorno. As questões técnicas, estéticas e temáticas, típicas de filmes mais autorais e independentes, ampliam, significativamente, o repertório cultural dos jovens alcançados pelo Cinema em Todo Lugar.
39
CIPROQUI(Criação e Inovação de Produtos QuilombolasNesta proposta de projeto de extensão, objetivamos promover ações que ajudem os moradores do quilombo Saco das Almas a desenvolverem produtos quilombolas, que sejam capazes de fomentar a subsistência, cooperação e produção coletiva das comunidades do Saco das Almas.
40
Comunicações em TurismoNa atualidade, as tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) se constituem em instrumentais valorosos no processo ensino-aprendizagem. Além disso, a utilização dessas ferramentas estimula a criatividade, amplia os canais de comunicação e veicula rapidamente as informações para um grande número de pessoas. Acompanhando este pensamento, o Grupo de Estudos em Turismo, Espacialidades, Ruralidades e Meio Ambiente - GETERMA propõe a implantação do Projeto de Extensão “Comunicações em Turismo” – COMTUR - que pretende trabalhar a comunicação turística em diálogos transdisciplinares utilizando diferentes mídias digitais cujas pautas estarão voltadas para temas de interesse da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Em formato eletrônico, a proposta vincula educação e tecnologia, possibilitando que os alunos se familiarizem com distintas plataformas digitais e produzam conteúdos on line significativos para diferentes públicos. Além da função informativa, o COMTUR cumprirá as função de registro das ações do curso de turismo, documentando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, síntese de notícias e reportagens relevantes do mercado turístico em nível local, regional, nacional ou internacional, acontecimentos e reflexões sobre a região do Baixo Parnaíba Maranhense, contribuindo para a divulgação do Curso, ao mesmo tempo em que será um canal de compartilhamento de informações com a comunidade externa.
41
Comunidade AtivaO projeto de extensão Comunidade Ativa acontece desde 2004 no qual atendeu aproximadamente 700 crianças ao longo deste período. Compreendendo a importância de manter a aproximação da Universidade com a sociedade, pretende-se retornar este exitoso e premiado projeto de extensão em 2019, pois, revela-se significativa a função que a comunidade desempenha para o fomento da atividade turística local. A postura ou visão adotada em relação às possibilidades advindas com o turismo contribui sobremaneira para o seu gerenciamento racional, pautado nos princípios da sustentabilidade (social, cultural, econômico e ambiental), e para uma participação mais ativa, refletindo-se num aumento substancial da qualidade da experiência dos visitantes, e dessa forma, mantendo-se a continuidade e a permanência da atividade na região maranhense. Vale ressaltar que os projetos, ações e programas devem ser voltados não apenas para aquelas pessoas localizadas nos pontos onde mais se verifica a atuação do turismo, mas para todas que direta ou indiretamente influem na atividade, possibilitando, assim, a emergência de um vínculo mais estreito entre a população residente e a demanda turística local.
42
CONHECER PARA RECONHECER: dialogando sobre racismo e desigualdades na educação básicaCONHECER PARA RECONHECER: dialogando sobre racismo e desigualdades na educação básica, consiste num projeto de extensão, a ser desenvolvido na escola estadual Estado do Pará, localizado no bairro da Liberdade, em São Luís. Buscamos despertar o/as estudantes da educação básica para o grave quadro de racismo e desigualdades diversas que marcam a sociedade brasileira, mediante sua participação em atividades de estudos, pesquisas científica e debates nos quais esse/as jovens poderão conhecer o papel da população negra na sociedade e reconhecer-se enquanto sujeito de sua própria história. Esta proposta visa ainda possibilitar a esses/as estudantes, iniciação às práticas da ciência; conhecimentos sobre sua formação identitária; a diversidade de saberes e fazeres da população negra brasileira; a contribuição da população negra na formação da sociedade brasileira; conhecimento sobre a realidade social que lhes circunda; e, formação para a cidadania e mobilização social. Entendemos que desta maneira estaremos contribuindo para a valorização dos negros e negras; da história e cultura africanas e afro-brasileira; para a compreensão e transformação da condição de exclusão que a/os estudantes negros e negras enfrentam por conta do racismo estrutural que marca nossa sociedade; para a formação de professores que visa uma educação transformadora e antirracista baseada na crítica e na transformação da realidade social; e para a produção de conhecimento, estabelecendo parceria colaborativa entre a escola de educação básica, a universidade.
43
CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AIDS E HIVO objetivo do presente trabalho será a realização de uma ação extensionista, executada por meio de roda de conversa e jogos educativos, tendo como proposta informar e sensibilizar os alunos do Ensino Médio em relação à temática de ISTs. O trabalho contará com facilitadores compostos pelos docentes asssociados com alunos de Médicna e profissionais de saúde.
44
CONSTRUINDO CAMINHOS PARA EQUIDADE ÉTNICO-RACIALSerá desenvolvido em parceria com o Centro de Cultura Negra do Maranhão-CCN, que já possui um histórico de trabalho com crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade. O Projeto de Extensão visa propiciar, por meio de atividades culturais e formação para a cidadania, o despertar da consciência crítica e fortalecimento da identidade de adolescentes, em termos de formação intelectual para a vida social. Por meio do projeto será realizado o Curso de Formação sociopolítica de 30 (trinta) adolescentes negros e negras da periferia urbana de São Luís - MA, estudantes de ensino médio da rede pública de ensino, residentes nos bairros João Paulo-Barés e adjacências, como estratégia de luta antirracista e possibilidade de educação para a equidade étnico-racial.
45
CONTANDO COM O MANGUEZAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CIÊNCIA PARA O ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º. AO 5º. ANOO presente projeto está fundamentado na capacitação e reciclagem de professores do Ensino Infantil e Fundamental do 1º. ao 5º ano e na formação regular de alunos e segue as diretrizes do Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão (MARANHÃO, 2018). Nesse contexto, o enfoque ambiental imbuído de suas componentes científicas e pedagógicas é o ponto de partida para o ensino, para a formação de novos hábitos e valores e para a construção de conhecimentos e de princípios transformadores. É importante ressaltar que este projeto não se resume ao ensino de Ciências, e, como já abordado anteriormente, as componentes da Educação Científica fundem-se à Educação Ambiental como um dos pilares para a formação do cidadão. Trata-se de um Projeto Piloto que será executado inicialmente em uma escola e poderá, futuramente, vir a ser realizado em outras escolas de Ensino Infantil e Fundamental Menor. O Projeto pretende contribuir para a educação geral e a formação da cidadania a partir de um enfoque multidisciplinar sobre o meio ambiente e suas relações, propiciar a formação científica básica através da sensibilização e do pensamento crítico de docentes e crianças quanto a preservação e conservação do meio ambiente, bem como capacitar docentes e alunos para uma participação efetiva na sociedade por meio da formação de hábitos, ações concretas e consciência crítica para o desenvolvimento socioambiental sustentável. O projeto está fundamentado em duas etapas: Etapa 1: Capacitação e Reciclagem de professores do Ensino Infantil e Fundamental do 1º ao 5º ano, na qual os professores receberão cursos de reciclagem, atualização e aperfeiçoamento nas áreas científicas e pedagógicas, numa carga horária de 60 horas; e, Etapa 2: Formação regular de alunos do Ensino Infantil e Fundamental do 1º ao 5º. ano , em que os professores desenvolverão, com acompanhamento da Equipe Executora, o Projeto Piloto no Centro Educacional Filos do Saber, com 80 alunos nas faixas etárias de 4 a 10 anos.
46
CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BAIXADA MARANHENSEO Projeto de Extensão Corporeidade e Formação de Professores é um conjunto de ações ligado ao Programa de Extensão Corporeidade e Educação na Baixada Maranhense. Consiste em ser um projeto voltado para capacitação de docentes que atuam nos três níveis da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O intuito é tratar de metodologias pautadas em temas interdisciplinares, tendo como categoria central o ensino da Corporeidade em perspectiva interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar. Oportunizando elementos que se pautam na linguagem corporal e na cultural corporal de movimento atrelados com saberes culturais das ciências humanas e relações científicas que envolvem o ensino de ciências do corpo, se aproximando dos conhecimentos das ciências da natureza, bem como o envolvimento do corpo humano com a educação ambiental. Sendo assim, o projeto se vale de três ações de formação de professores de viés de metodologias para os professores da educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.
47
Corpos e Diversidade na EducaçãoO Curso de Formação Continuada, Corpos e Diversidade na Escola trata-se de uma ação formativa do Projeto de Pesquisa 'A Construção das Relações de Gênero e da Sexualidade no Cotidiano Escolar' e visa fortalecer a prática pedagógica de docentes na promoção da cultura de respeito aos direitos humanos e a valorização da diversidade, com ênfase nos corpos, nos gêneros e nas sexualidades. No Brasil, ainda nos deparamos com diferenças e  desigualdades em relação aos corpos e à diversidade étnico racial, de gênero e sexual, com diferentes formas de preconceitos e discriminações no espaço escolar e na sociedade em geral, além de não ser dada a devida atenção a essas questões no cotidiano da sala-de-aula. Considerando a necessidade de introduzir e fortalecer as discussões acerca dessas temáticas na formação docente e continuada, o Curso objetiva contribuir com profissionais da educação maranhenses, instrumentalizando-os/as para refletir a respeito desses temas, proporcionando condições para efetivar uma educação inclusiva, não sexista e não racista, para que sejam capazes de produzir e estimular o senso crítico de crianças, adolescentes e jovens nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica da escola. No desenvolvimento do curso serão preparados ambientes virtuais, em parceria com  Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE-UFMA). Durante o curso haverá encontros presenciais, para que os/as cursistas possam esclarecer dúvidas,  participar da Aula Inaugural e  das  oficinas ministradas por professores/as pesquisadores/as, membros do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares (GESEPE), além de um Seminário de encerramento do Curso para a socialização dos projetos didáticos de intervenção elaborados e operacionalizados no decorrer do Curso.
48
Cuidados paliativos ao paciente oncológico e Atendimento Ambulatorial no Serviço de Dor Oncológica Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo - IMOABO Projeto “Cuidados paliativos ao paciente oncológico terminal e Atendimento Ambulatorial no Serviço de Dor Oncológica Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Dor (LAD), visa promover assistência integral à saúde do paciente oncológico, do atendimento ambulatorial à dor aos cuidados paliativos de pacientes em fase terminal. O Projeto, atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar constituída por: discentes de medicina, enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, clínico em dor, acupunturista e oncologista. A importância deste projeto vem no sentido de unir diversos saberes, reconhecendo a multiplicidade dos fatores biopsicossociais na etiologia e na manutenção da dor crônica e a necessidade de se prestar um tratamento criterioso e integral do paciente o mais cedo possível. A partir de então, o foco de atenção e cuidados poderá ser ampliado para além do paciente, para a família que dele cuida e para a equipe que dele trata. Ajudar o paciente terminal a conviver com sua doença e seus sintomas é tarefa árdua, mas de grande valia. Talvez nenhuma ciência seja capaz de lhes oferecer o conforto que precisam, mas, somando-se a ela o apoio psicossocial e espiritual, podemos chegar mais perto de oferecer-lhes a finitude digna de que são merecedores.
49
Cuidados Paliativos em Clínica Médica: a importância da humanização para a formação generalista - 2021O projeto “Cuidados paliativos em clínica médica: a importância da humanização para a formação generalista”, realizado pela Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) com parceria da Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC), visa promover a melhor compreensão da complexidade da dor e dos cuidados paliativos entre os pacientes oncológicos e seus familiares, possibilitando melhor manejo, maior adesão e mais conforto entre a população que está vivenciando essa situação. Também objetivamos a sensibilização de futuros médicos generalistas para vivência de comunicação de notícias difíceis, convívio com pacientes oncológicos e em cuidados paliativos, de modo a promover uma prática clínica mais humanizada. Durante os ambulatórios de cuidados paliativos aplicaremos questionários e outras ferramentas para avaliar a capacidade funcional dos doentes nessa condição, aumentando a produção científica nessa área que ainda é muito escassa. Além disso, também realizaremos capacitações para membros da LACM e LAONC, bem como para toda a comunidade acadêmica da área da saúde interessada em temas como “Emergências oncológicas”, “Manejo farmacológico da dor”, “Comunicação de notícias difíceis”, dentre outros, ressaltando a importância desses conhecimentos para a formação generalista. A primeira, segunda e a terceira atividades serão desenvolvidas nos ambulatórios de dor e cuidados paliativos no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello - IMOAB e nas casas de apoio dessa instituição para pacientes com câncer, enquanto a quarta poderá ser desenvolvida no prédio da faculdade de medicina da UFMA, nos auditórios do hospital ou no CRM.
50
Curso continuado interdisciplinar de línguas estrangeirasTrata-se de um curso de línguas estrangeiras para estudantes da graduação, sendo em formato de aulas teóricas e momentos de prática dos idiomas, além da realização de discussões e pesquisas sobre os temas voltados ao aprendizado de idiomas e seus benefícios. Objetiva-se a difusão da Língua Inglesa voltada para a prática médica e de enfermagem na universidade, proporcionando sua popularização entre os acadêmicos, especialmente aqueles em situação econômica vulnerável. O projeto visa possibilitar um contato inicial com o idioma de forma dinâmica e objetiva, garantindo aos alunos/participantes o acesso às habilidades estruturais da língua: reading (leitura), writing (escrita), speaking (fala) e listening (compreensão).
51
CURSO DE EXTENSÃO EM ESTOMATERAPIA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MAO conhecimento específico da Estomaterapia revela-se a cada dia mais substancial. Diante do aumento contínuo de pacientes com a necessidade destes serviços, nos mais diversos campos de atuação, desde a unidade básica até o hospitalar, é crucial que haja enfermeiros com a gama de conhecimento que a Estomaterapia proporciona. Assim, o curso de extensão em Estomaterapia para profissionais de enfermagem da rede pública de Imperatriz objetiva possibilitar capacitações sobre estomas, feridas, incontinências e sobre produção científica, de forma remota e híbrida. Terá como público alvo acadêmicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde do município de Imperatriz. O conteúdo programático será ministrado em módulos pelos orientadores, profissionais convidados ou coordenadores discentes. Serão oito encontros por semestre e suas datas e duração serão determinados pelos coordenadores da Liga acadêmica de Estomaterapia e feridas em consenso com os ministrantes responsáveis pelas temáticas de acordo com o cronograma estabelecido. A carga horária total do curso será de 32hs. Essa proposta busca aproximar a Universidade dos serviços de saúde a partir do ensino, pesquisa e extensão, pois isso é imprescindivel para o fortalecimento de ambos, sobretudo na produção e consolidação do conhecimento científico.
52
CURSO DE EXTENSÃO EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO EM ENFERMAGEMPropõe-se um curso composto por uma série alternada de discussões de artigos que abordem temas relacionados ao empreendedorismo, à liderança e aos tópicos de interesses prioritários do Movimento Empresa Júnior e da Enfermagem; e de capacitações com enfermeiros sobre temas essenciais para formação de empreendedores e profissionais. Objetiva-se enriquecer a formação acadêmica dos participantes e facilitar a transição do graduando de Enfermagem da academia para o mercado de trabalho e preparar ainda mais os profissionais, sendo um projeto pioneiro uma vez que não há outro semelhante no Curso de Enfermagem em Imperatriz. Esse curso será organizado pela iniciativa Empresa Júnior de Enfermagem (EJENFE) e contará com a presença de acadêmicos interessados em participar do curso e enfermeiros convidados da Secretaria de Saúde de Imperatriz-MA.
53
DIABETES: VOCÊ CONHECE? EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DO DIABÉTICOResponsável por 9% da mortalidade mundial, o Diabete Melito (DM) reduz a expectativa de vida em até 15 anos; aumenta 2 a 4 vezes o risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral; é responsável por maior número de amputações de membros inferiores não traumática, cegueira, doença renal crônica, partos prematuros e mortalidade materna. A utilização de práticas educativas como estratégia na prevenção e tratamento do DM tem como objetivo melhorar o conhecimento do indivíduo sobre a doença e seu acompanhamento, assim como incentivar à adoção de hábitos de vida saudáveis, que melhorem a Qualidade de Vida(QV). Este projeto objetiva prestar serviços à comunidade, através de práticas educativas; trazendo aos povoados do município de Pinheiro-MA informações sobre DM, visando a prevenção e desenvolvimento de práticas para vida mais saudável, especialmente aos agentes comunitários de saúde, aos portadores da doença, seus familiares e comunidade.O público alvo inclui portadores de DM, seus familiares, ACS, gestores e comunidade.Utiliza-se de distribuição de folders, realização de palestras, mostra de vídeos, dinâmica de grupo e discussão de assuntos relacionados à vivência com a DM, bem como prevenção, diagnóstico, acompanhamento do portador de DM. O impacto esperado relaciona-se à melhora da QV do portador de DM, à prevenção do surgimento DM, e encaminhamento de novos casos ao tratamento adequado.
54
Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)A extensão, juntamente com a pesquisa e o ensino, formam os três pilares sob os quais uma universidade deve atuar. Projetos de extensão levam à comunidade conhecimentos produzidos pela instituição, sendo de suma importância para todos que participam, seja enquanto membro da equipe executora ou como público-alvo. Neste projeto, serão realizadas oficinas, palestras e discussões acerca de temas relacionados à Biotecnologia, além de avaliações de verificação de aprendizagem com 100 estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino Paulo Freire (Timbiras-MA). Os temas contemplados serão: organismos transgênicos, clonagem, teste de paternidade, uso da informação genética para diagnóstico de doenças, Projeto Genoma Humano, terapia gênica e Bioética. As palestras, oficinas e debates serão ministrados pelos estudantes extensionistas (alunos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia do Campus Codó da UFMA). O projeto passará por acompanhamento contínuo durante toda a sua execução, por meio de visitas in loco da coordenadora e/ou vice-coordenadora do projeto e através do feedback do público-alvo.
55
Difundindo a Biotecnologia na sociedadeConsiderando que projetos de extensão são práticas pedagógicas de fundamental importância para o discente de uma Licenciatura, uma vez que vão auxiliar na sua formação como futuro docente; este projeto propõe ações de extensão na área de Biotecnologia. O projeto visa realizar oficinas, palestras e discussões acerca de temas relacionados à Biotecnologia, além de avaliações de verificação de aprendizagem com 80 estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA). Os temas contemplados serão: organismos transgênicos, clonagem, teste de paternidade, uso da informação genética no diagnóstico de doenças, Projeto Genoma Humano, terapia gênica e Bioética. As palestras e oficinas serão ministradas pelos 10 estudantes extensionistas (alunos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia do Campus Codó da UFMA). Por fim, a equipe executora irá auxiliar na organização de um evento de culminância do projeto, no qual serão discutidos temas relacionados e o impacto das ações desenvolvidas na escola. O projeto passará por acompanhamento contínuo durante toda a sua execução, por meio de visitas in loco da coordenadora e/ou vice-coordenadora do projeto e pelo professor de Biologia do do Ensino Médio da escola.
56
DIREITOS HUMANOS, CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E MULTITEMÁTICAPalestras na rede estadual e municipal sobre direitos humanos, bem como em igrejas e outros espaços comunitários do bairro Trizidela (Bacabal, MA), sensibilizando a população para, possivelmente, desenvolver oficinas de direitos humanos no segundo semestre. Oficinas de direitos humanos na Vila da Paz, atendendo e empoderando membros da comunidades como vetores de representatividade e mudança social. Formação continuada de professores da rede municipal e estadual, a depender do interesse das gestões.
57
Divulga genética: Estratégias de divulgação de Genética e Saúde nas redes sociaisA internet tem se estabelecido nos últimos anos como um meio de comunicação importante pelo seu alcance cada vez mais amplo. Pode, portanto, ser uma ferramenta eficaz para a divulgação científica e de informações em saúde, favorecendo a ampliação do conhecimento da população em geral e de pacientes. Esse projeto tem por objetivo a divulgação de conteúdos científicos relacionados à Genética e a  Saúde através das redes sociais para promover maior conhecimento sobre a genética e doenças raras para o público em geral, pacientes de doenças e profissionais de saúde.
58
Divulgação científica sobre tecnologia digital, games e letramento midiático pelo grupo de pesquisa GamerLab/UFMAO Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarra e Mediações em Rede (GamerLab/UFMA) investiga os temas da apropriação tecnológica e midiática em contextos ditos periféricos, em primeiro lugar globalmente – países em desenvolvimento, continentes ou blocos, como Brasil, América Latina ou os BRICS – mas também localmente – regiões de um país, estados, cidades e bairros, como o Nordeste, o Maranhão, a região tocantina e a cidade de Imperatriz. Dentro do que se entende por Materialidades da Comunicação, as formas como espectadores, ouvintes e/ou usuários utilizam as mídias, mas principalmente as formas inventivas de intervenção que são praticadas já possuem um lastro importante de estudos dentro das discussões sobre consumo e cultura da participação. Num primeiro momento, elas se encontram em um viés socioeconômico, contudo estão também nas discussões sobre letramento e capacitação técnica, num viés educacional e cognitivo. Neste contexto, o presente projeto visa institucionalizar as ações de divulgação científica do referido grupo em espaços virtuais como páginas e redes sociais. A partir de sua presença virtual, os integrantes do GamerLab/UFMA não só publicizam suas produções e participações em eventos regionais, nacionais e até internacionais, como também produzem conteúdos inéditos condizentes com a proposta como podcasts, transmissões ao vivo (lives), resenhas e críticas (reviews) de jogos e outros produtos de entretenimento.
59
Diz, mulher! Diálogos em Comunicação e PolíticaO projeto “Diz, mulher! Diálogos em Comunicação e Política” consiste em uma série de programas audiovisuais com transmissão ao vivo quinzenal dos quais participam mulheres pesquisadoras em Comunicação e Política, debatendo diversas questões da área. A transmissão acontece no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (DISCORD/UTFPR), que é parceiro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA) neste projeto. Os programas abordam questões como comunicação pública, jornalismo político, parlamentos digitais, opinião pública, debate nas redes sociais, desinformação, dentre outros, bem como a interface deles com a pandemia da COVID-19. Serão 16 mesas online, que acontecerão entre maio e dezembro de 2020, com o objetivo de estabelecer um novo espaço para a divulgação de pesquisas de qualidade provenientes de pesquisadoras da área de Comunicação e Política. O público-alvo consiste em todas as pessoas interessadas nas diversas temáticas, desde alunos de graduação e pós-graduação da UFMA a integrantes de órgãos governamentais, de organizações não-governamentais, movimentos sociais e diversos outros grupos externos à academia, devido à diversidade de temáticas contempladas pela proposta e o formato gratuito e online das mesas de discussão.
60
Educa Asma 2021O EDUCA-ASMA é um projeto vinculado ao Programa de Assistência ao Paciente Asmático (PAPA) que tem como objetivo promover ações extensionistas de educação em asma brônquica tanto para pacientes e seus familiares, quanto para profissionais da área de saúde e população em geral. Dessa forma, por meio dele são promovidas palestras no PAPA que visam a orientar aos seus usuários sobre sua doença, uso correto da medicação, medidas para diminuição das exacerbações, dentre outros. Além das palestras, há também a aplicação de questionários no intuito de obter dados sobre a população asmática e posterior divulgação para a comunidade acadêmica e científica. Através do projeto EDUCA-ASMA há participação em ações sociais que buscam um maior esclarecimento dessa afecção para os demais setores da sociedade. Ademais, este projeto exerce um impacto significativamente positivo na formação do estudante, pois além de acrescer muito conhecimento, ele também proporciona um contato maior entre o profissional de saúde e o paciente, além de possibilitar a execução da tríade pesquisa-ensino-extensão, pois a vivência prática nos oferece diversos dados para a realização de pesquisas, monografias e publicações. O Educa Asma, por ser um projeto educativo, voltado não somente para os pacientes asmáticos, mas para a população em geral, permite uma visão ampla sobre Educação em Saúde, principalmente devido à fisiopatologia da asma - doença diretamente relacionada à alérgenos ambientais. Esse projeto permite, também, uma grande oportunidade para colocar a teoria em prática na Universidade e exercitar o trabalho social e em equipe.
61
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO EM SALTINHO/SCO referido projeto de Extensão intitulado “Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: experiência em construção em Saltinho/SC” se caracteriza pela inserção direta em uma escola do campo que desenvolve a Pedagogia da Alternância como estratégia de construção do conhecimento. Objetiva discutir e problematizar aspectos político-pedagógicos para a efetivação da Educação do Campo e Pedagogia da Alternância como método adotado a partir de seus instrumentos pedagógicos. Abrangerá diretamente a Escola de Educação Básica São Donato, com gestão e corpo docente, totalizando treze profissionais da educação. Trata-se, portanto, de uma ação de intervenção, respeitando a realidade e protocolos de segurança, de caráter transformador envolvendo pesquisadoras que atuarão na EEB São Donato (vinculada a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina). A metodologia utilizada para o desenvolvimento das ações baseia-se na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), devido ao caráter interventivo com a finalidade de gerar reflexões que buscam a mudança da realidade. Destaca-se que a experiência da Pedagogia da Alternância em Escolas de educação básica ligada a SED/SC é recente no Estado de Santa Catarina. O Projeto possui a perspectiva de aperfeiçoamento dessa experiência como uma forma de manter a escola em funcionamento, com o maior número possível de educandos/as no campo, na agricultura familiar camponesa com uma educação de qualidade, que respeite suas especificidades socioculturais. Desse modo, pretende-se problematizar a educação vivenciada, o currículo, as formas de avaliação no sentido de consolidar a experiência com Pedagogia da Alternância, revendo os principais pontos frágeis na perspectiva de superação.
62
Educação e capacitação dos profissionais nos pequenos empreendimentos direcionados para gastronomia maranhense no Centro Histórico de São Luís - certificação sustentável.Este projeto de extensão tem por objetivo colaborar com a formação profissional dos prestadores de serviços oferecidos na área de alimentos e bebidas do Centro Histórico da Cidade de São Luís. Considerando o conteúdo do tripé ensino-pesquisa-extensão, buscamos por meio da capacitação, interagir com as comunidades de forma a realizar uma troca desses saberes, cujo resultados esperados direcionará os novos caminhos dos serviços prestados a sociedade. Os procedimentos metodológicos primam pela construção de um referencial teórico que direcionará ações de identificação dos empreendimentos, elaboração de material didático-pedagógico, conteúdos teóricos com a realização de mini-cursos, seminários, palestras, oficinas e treinamentos que acontecerão nos auditórios existentes próximos dos empreendimentos gastronômicos atendidos; avaliação, por meio de pesquisa de satisfação, utilizando o questionário adaptado do Ministério do Turismo, envolvendo clientes, proprietários e funcionários. Por fim,formatação e entrega de certificação dos profissionais e aos empreendimentos que atenderem aos objetivos propostos. Pretendemos com este projeto atender de forma sustentável, o setor de serviços, melhorando a qualidade dos mesmos e colaborando com a hospitalidade nos diversos ambientes sociais.
63
EDUCAÇÃO EM DIABETES PARA IDOSOA diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento da quantidade de glicose no sangue, o que caracteriza a hiperglicemia. Esse quadro pode ocorrer devido a não secreção ou falha no emprego da insulina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, há cerca de 12,5 milhões de pessoas com diagnóstico de diabetes. Além disso, estima-se que metade dos indivíduos com diabetes não sabem que possuem a doença. A educação em saúde é uma importante ferramenta para promover a mudança desse cenário, visto que promove a autonomia e responsabilidade dos indivíduos, por meio de sua capacitação e estímulo para agir diante de um determinado cenário, promovendo assim a qualidade de vida. O objetivo desse projeto é promover a educação em saúde para idoso alunos da Universidade da Terceira Idade (UNITI) e da Associação Comunitária Itaqui Bacanga, de modo a promover o conhecimento a cerca do diabetes. As atividade são compostas pelas seguintes etapas: em primeiro momento, a capacitação da equipe executora para dar orientação em saúde; segundo, avaliar os conhecimentos prévios dos participantes e a terceira etapa é a produção de material virtual e o acompanhamento via telefone. Dado que o diabetes pode gerar complicações, como doença renal, pé diabético e retinopatia, torna-se essencial a promoção de ações que visam a mudança de hábitos da população e seu engajamento no processo de saúde, diminuindo assim o impacto do diabetes e suas complicações nos indicadores de saúde.
64
Educação em saúde como intervenção de enfermagem para pacientes diabéticosO diabetes é uma condição crônica multifatorial em que as alterações metabólicas não controladas podem gerar danos importantes, como o pé diabético, que está entre as complicações mais prevalentes. A melhora do conhecimento sobre os fatores de risco e cuidados com os pés para diabéticos podem ser potencializadas por meio da extensão universitária, que permite a construção e compartilhamento de saberes entre acadêmicos e a comunidade. Diante do expoto, este projeto visa orientar pacientes diabéticos sobre os cuidados essenciais para controle da doença, identificar os principais fatores de risco para ocorrência do pé diabético, implementar intervenções de enfermagem que se adequem as suas necessidades. As ações de extensão serão desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde e em lugares cedidos pela comunidade. As atividades educativas serão realizadas em dois momentos: 1- Realizar palestras sobre orientações quanto os cuidados gerais e intervenções de enfermagem relacionadas ao autocuidado do paciente com diabetes para os profissionais da instituição de saúde (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde). Este momento visa garantir a propagação da ação de extensão mesmo quando os membros do projeto não estiverem na instituição; 2-Trabalhar ações educativas com os pacientes por meio palestras, rodas de conversa e atendimento individualizado com o propósito de elaborar um plano de atividades interventivas que sejam específicas para sua condição clínica. Para o desenvolvimento das atividades presenciais, os usuários e acadêmicos utilizarão equipamentos de proteção individual, seguindo as recomendações sanitárias impostas pela pandemia da COVID-19. Caso as atividades propostas não possam ser desenvolvidas presencialmente, as palestras para os profissionais serão realizadas com auxílio de plataforma digital Google Meet, e as orientações para os pacientes serão realizadas por contato telefônico.
65
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEIO AMBIENTE E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA COMUNIDADE GARRACHO (RAPOSA -MA)A Raposa é um município maranhense distante cerca de 30km da capital, São Luís. É constituído por mais de trinta bairros e dentre um deles destaca-se a vila fundada por pescadores cearenses, denominada Garrancho. Devido ao rápido e desordenado crescimento, o bairro é constituído por palafitas e a maioria dos seus moradores não possui acesso a serviços básicos como coleta adequada de lixo e saneamento. Os dejetos das residências são descartados de maneira inadequada e são carreados de acordo com as mudanças da maré, contaminando o mar, fonte de renda e alimentação da maioria dos moradores locais e facilitando a proliferação de insetos e roedores. Por se tratar de um bairro periférico distante do centro do município, os moradores têm dificuldades de acesso aos serviços de saúde que são oferecidos. A maioria das mulheres não lembra a última vez que realizou exames preventivos, e as casas com crianças recebem visitas de agentes de saúde em longos intervalos de tempo, além de idosos, que apresentam doenças crônicas e que não são acompanhados de perto por profissionais da saúde. Dessa forma, o projeto “Educação em saúde, meio ambiente e atenção farmacêutica na comunidade Garrancho (Raposa – MA)”, coordenado pela professora doutora Rosimary de Jesus Gomes Turri, apoiada pelos colaboradores, permitirá a realização de ações educativas em saúde e meio ambiente, compartilhando informações científicas e promovendo o autocuidado da comunidade através da atenção farmacêutica, levando o aluno além dos muros da universidade, visando troca de experiências, enriquecimento profissional e promovendo transformação social cumprindo assim o papel das universidades.
66
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DDA SAÚDE PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADEA Estratégia de Saúde da Família (ESF), introduzida nos anos 1990 pelo Ministério da Saúde, criou extenso campo de trabalho, cujas ações influem na saúde, na autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde da comunidade. Um ponto importante é a formação de equipe multiprofissional, que, devido às mudanças ocorridas na modernidade, à globalização das doenças, das práticas em saúde e dos hábitos de vida exigem atualização constante. Estas atividades incluem emprego de metodologias ativas, centradas no estudante e baseadas nas necessidades de saúde da população, com a inserção dos estudantes em Equipes de ESF. Assim há o início do contato com a comunidade onde irá atuar, desenvolvendo habilidades clínicas, ações preventivas e participando das atividades em equipe, além de promover a saúde e relações interpessoais, favorecendo a humanização na atenção. Este projeto objetiva prestar serviços à comunidade, através de práticas educativas; trazendo aos povoados envolvidos informações, visando a prevenção e desenvolvimento de práticas para vida mais saudável. Além de aperfeiçoar o desenvolvimento acadêmico dos discentes do curso de medicina, através de atividades da ESF. O público alvo inclui usuários das UBS, seus familiares, ACS, gestores e comunidade. Utiliza-se de distribuição de folders, realização de palestras, acompanhamento e discussão de assuntos relacionados à prevenção, diagnóstico, acompanhamento de doenças, vivência nas UBS. O impacto esperado relaciona-se à melhora da qualidade de vida (QV) da população, prevenção do surgimento de doenças, encaminhamento de casos ao tratamento adequado, melhora da prática da medicina em atenção básica, promovendo crescimento dos acadêmicos e todos profissionais envolvidos.
67
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: promovendo o autocuidado a portadores de Diabetes MellitusO diabetes mellitus é uma patologia de etiologia múltipla decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer seus efeitos adequadamente, caracterizada pela hiperglicemia, distúrbios do metabolismo dos carboidratos, dos lipídios e proteínas (SBD, 2017). Esta constitui em um importante problema de saúde pública, chegando a atingir no Brasil 13.4 milhões de pessoas portadoras de diabetes correspondendo a aproximadamente 6.5% da população entre 20 e 79 anos de idade (IDF, 2017). As condutas de autocuidado (AC) são essenciais nas pessoas que têm DM para manter e melhorar a sua saúde, porém, representam desafio para o indivíduo que a sofre e para o profissional da saúde (LU, XU, HAN, 2016). Portanto, o controle da doença depende da participação ativa do paciente, destacando-se as atividades de autocuidado como peça principal, uma vez que os pacientes e familiares são responsáveis por mais de 95% do tratamento (ADA, 2019). A adesão ao autocuidado é definida como a extensão na qual o comportamento da pessoa se refere ao uso de medicação, ao seguimento de dietas e à prática diária de atividades físicas para o favorecimento da mudança de comportamento e adoção de hábitos de vida saudáveis (BORBA, et al., 2019). Nesse contexto, o projeto de extensão objetiva desenvolver atividades de educação em saúde direcionadas aos portadores de diabetes mellitus, visando a promoção da saúde. Será realizada por meio de atividades semanais junto ao Hospital Universitário Presidente Dutra, estimulando práticas saudáveis e o autocuidado.
68
Educação Farmacêutica Fitoterápica no SUSO uso de plantas medicinais é bastante tradicional no Maranhão, sendo fortalecido por diferentes questões socioculturais e econômicas, como: fonte de recursos financeiros, por meio da comercialização; resgate e fortalecimento da identidade cultural; potencial para desenvolvimento de novas drogas farmacêuticas; e acesso primário à saúde da população de modo geral, em razão das dificuldades de aquisição de medicamentos industrializados por questões econômicas e/ou ausência de estabelecimento de saúde próximo às residências ou, por opção, por considerarem as plantas isentas de riscos. Entretanto, ainda há muita falta de informação tanto de usuários quanto de profissionais de saúde no Maranhão sobre a Fitoterapia em si, que é uma ciência que engloba as preparações fitoterápicas e a utilização correta das plantas medicinais e fitoterápicos, tendo por base o uso popular. Assim, esse projeto de extensão surgiu a partir das observações desse desconhecimento sobre a Fitoterapia e da constatação do uso inadequado de muitas plantas medicinais pela população e da pouca capacitação de profissionais de saúde nessa área. As ações desse projeto englobam palestras e oficinas presenciais ou virtuais, postagens em mídias sociais e desenvolvimento de vídeos e folhetos explicativos sobre temas relacionados à Fitoterapia no âmbito da Atenção Primária à Saúde, especialmente voltados para a saúde do idoso, a saúde da mulher e doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
69
EDUCAÇÃO PARA PREVENÇÃO AO TRAUMA E CONDUTAS BÁSICAS DE PRIMEIROSSOCORROS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOO projeto 'Educação para prevenção ao trauma e condutas básicas de primeiros-socorros para alunos de Ensino Médio' apresenta como proposta a capacitação de adolescentes através de aulas teóricas e práticas, nas modalidades presencial ou à distância, a depender da situação epidemiológica frente à pandemia pelo Sars-Cov-2. As aulas serão ministradas pelo coordenador da pesquisa e por acadêmicos de medicina devidamente habilitados. Os assuntos abordados nessas atividades serão situações do cotidiano onde uma conduta adequada poderá evitar complicações ou até salvar vidas. Estudos publicados na literatura e a prática vivenciada nas universidades e hospitais demonstram que a educação em saúde constitui-se ainda no melhor meio de promoção da saúde e prevenção do trauma.
70
EDUCAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOSES UMA ABORDAGEM PROFILÁTICA DIANTE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVAO projeto Educação para prevenção de Enteroparasitoses uma abordagem profilática diante de pessoas com deficiência auditiva apresenta como proposta a capacitação das pessoas com deficiência auditiva e surdas através de aulas teóricas e práticas, aulas essas ministradas em língua de sinais por acadêmico de Farmácia e Nutrição devidamente habilitado. O tema em abordado nessa atividade são situações do dia a dia em que uma conduta de higienização correta pode evitar o alto índice de internações, bem como salvar vidas em muitos casos e a educação em saúde constitui-se ainda como o melhor meio de prevenção de uma população.Visto que na área da saúde a ocorrência de treinamentos e cursos faz parte do cotidiano desses profissionais e, muitas das vezes, por serem desarticulados do contexto dos serviços não representam avanços na qualidade do cuidado prestado.
71
EDUCAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS EM QUEIMADURAS PARA ESCOLARESAs queimaduras têm um elevado custo socioeconômico para as vítimas e o sistema de saúde porque geralmente requerem, além dos cuidados imediatos necessários, inúmeras consultas ambulatoriais para troca de curativos, procedimentos cirúrgicos reconstrutivos, longos períodos de internação (SMOLLE et al., 2017; MOCK et al., 2008). O objetivo desse projeto é de orientar os estudantes sobre prevenção e primeiros socorros em acidentes envolvendo queimaduras, a fim de atenuar os dados estatísticos de incidência, mortalidade e sequelas dessas lesões. As atividades de extensão serão planejadas e executadas pelos membros da liga acadêmica devidamente capacitados, e terão como base situações de queimaduras em que a realização de procedimentos adequados são essenciais para prevenir grandes danos, além de ajudar a salvar vidas. O público alvo será formado por alunos de ensino médio (1ª a 3ª série) devidamente matriculados no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão e no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) da cidade de São Luís. Os seguintes passos serão executados: no primeiro momento será feita a identificação do público-alvo; em seguida será realizado um trabalho de qualificação da equipe de execução do projeto; por fim as atividades de primeiros socorros em vítimas de queimaduras serão postas em prática a fim de prestar assistência em saúde à população necessitada.  O trabalho de técnicas de primeiros socorros em ambiente educacional tem se mostrado eficaz não somente no atendimento inicial à pessoa queimada, mas também na prevenção de acidentes, sendo importante a continuação da propagação desse saber.
72
Enfermagem no Processo de ImunizaçãoA relevância da atuação do profissional de Enfermagem no Programa Nacional de Imunização desperta a necessidade da inclusão do discente do Curso de Enfermagem em atividades extensionistas direcionadas a manutenção da vida, bem como a redução da morbidade e da mortalidade por doenças preveníveis seguindo os princípios do SUS. Esse projeto tem como objetivo promover as práticas de Enfermagem no campo da imunização no município de São Luís. As atividades serão desenvolvidas no período de Outubro/2021 a Outubro/ 2022 com o público-alvo de crianças, adolescentes, adultos e idosos indicados para vacinação conforme o Plano de Imunização do Governo Federal para o município de São Luís, Maranhão. Tem como resultados esperados: ampliar o conhecimento do discente em relação a atuação da enfermagem no processo de imunização; contribuir com a equipe de saúde para alcance de metas de cobertura vacinal e, consequente, controle e/ou erradicação de doenças; participar do protocolo de acompanhamento de eventos adversos pós-vacinação; favorecer apoio de educação em saúde a comunidade como forma de conscientização da importância da vacinação; conhecer as ações de enfermagem no gerenciamento de estoque, manutenção da qualidade e distribuição dos imunobiológicos. A Extensão Acadêmica proporciona ações entre os discentes, docentes e a comunidade possibilitando a troca de conhecimentos e aprendizagens colocando em prática os saberes da Enfermagem. O projeto de Extensão permitirá a articulação dos conhecimentos científicos adquiridos no ensino e na pesquisa com as necessidades das comunidades, transformando a realidade social.
73
Enfermeiros do risoO projeto Enfermeiros do Riso foi implantado no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz desde agosto de 2007, objetivando inicialmente que os discentes pudessem ter o primeiro contato com a rede hospitalar. Só em 2009 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão passou a beneficiar alunos como projeto de extensão, cabendo aí não apenas a dualidade pesquisa e ensino, mas adentrando no campo extensionista. Dessa forma, a realização das ações se fazem com os alunos que comparecem ao hospital semanalmente para realizar atividades lúdicas, educativas que atendem as crianças internadas no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz bem como aos seus acompanhantes e até os funcionários do hospital. Os alunos se caracterizam com indumentária que proponha o riso e a descontração, como nariz de palhaço, peruca, pintura no rosto, fantasias, acessórios coloridos, entre outros, cabendo de certa forma o aceite presencial do grupo discente a partir da comunidade hospitalar e principalmente infantil. As ações desenvolvidas resumem em contar histórias, cantar, encher balões e criar objetos e animais com os mesmos, desenhar e pintar, ou simplesmente brincar. Nestas concepções há importância dos acompanhantes na recuperação do menor, em que inclui o familiar nas brincadeiras e atividades desenvolvidas. A integração dos discentes com o contato primário frente ao seu objeto de ação, comunidade, contribui para o desenvolvimento de suas habilidades como educador e cuidador. Durante a pandemia as atividades foram suspensas por algum tempo (de março a outubro de 2020), entretanto durante esse período os alunos continuaram a trabalhar e passaram a elaborar conteúdo informativo de educação em saúde que está sendo divulgado nas redes sociais como instagram e facebook. Atualmente os alunos já estão tendo acesso às unidades de internação do hospital para realizar suas ações presencialmente uma vez na semana, mas vale ressaltar que todas as medidas protetivas ao Covid-19 são tomadas pelos discentes.
74
Engenharia cidadã: Propostas de soluções técnicas para os problemas de engenharia civil e ambiental em comunidades carentesO projeto de extensão aqui apresentado visa desenvolver atividades de caráter interdisciplinar focadas na temática de suporte técnico para a demanda social das comunidades mais vulneráveis da região metropolitana de São Luís. Com isso, busca-se ampliar a interação junto à sociedade, tornando a Universidade cada vez mais inclusiva e mais alinhada com as necessidades sociais, sem esquecer, contudo, do caráter de pesquisa e geração de conhecimento ao corpo discente da IFES.
75
Ensino de coletivo de cordas friccionadasO projeto de extensão, Ensino coletivo de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico) pretende proporcionar a alunos iniciantes e iniciados, nestes instrumentos musicais, o ensino de instrumentos de cordas friccionadas por meio da prática de orquestra. Assim, buscará divulgar o repertório e arranjos para orquestra de cordas; Desenvolver as habilidades técnicas e musicais para a execução instrumental coletivamente; Proporcionar a aprendizagem de instrumentos de cordas a partir 'do fazer musical' (Swanwick 2003) direto; E proporcionar aos alunos do curso de música licenciatura da UFMA mais um espaço para a prática docente. As aulas serão divididas em quatro turmas de níveis técnicos diferentes. Além dessas turmas, o projeto possui dois grupos musicais composto por alunos e professores: A orquestra de Cordas da UFMA e a Camerata da UFMA.
76
Ensino de violino para criançasEste projeto de extensão, O ensino de violino para crianças, possui o objetivo de possibilitar a crianças, entre 7 e 12 anos de idade, o envolvimento direto com o fazer musical por meio do violino. Assim, pretende-se desenvolver as habilidades técnicas para a execução instrumental do violino envolvendo a família e a criança neste processo de ensino e aprendizagem instrumental, buscando assim, mais um espaço de incentivo do 'fazer musical' para a comunidade da cidade de São Luis/ MA. As aulas terão como referências metodológicas e filosóficas dos pedagogos do violino: S. Suzuki e Poul Rolland, e do educador musical K. Swanwick. Ocorrerão duas vezes por semana com a duração de 1 hora cada aula. finalizando o semestre com uma apresentação, com o intuito de celebrar o crescimento do semestre.
77
ENTRETEXTOSA leitura e a produção textual são focos das atividades do projeto de extensão ENTRETEXTOS, que tem como proposta levar os alunos a perceber não apenas o caráter prático, científico, social do ato de ler e produzir textos, mas, também, reconhecer o seu papel (de leitor/produtor) como um sujeito que pode tomar 'consciência' da importância do que aprendeu e aplicar em seu cotidiano, para exercício da cidadania. A relevância do projeto está em considerar leitura e escrita feramentas de inclusão social, despertando nos participantes (alunos matriculados no curso) uma consciência linguístico-discursiva por meio de atividades de leitura e produção de vários gêneros textuais, possibilitando-lhes o fortalecimento de suas habilidades de leitores, conscientizando-os de seu papel como co-autores dos textos que leem. As teorias adotadas giram em torno das discussões sobre a linguagem como processo de interação social, por meio do qual ocorre a construção do conhecimento entre o sujeito e o mundo exterior. As atividades desenvolvidas levam em conta a relação texto e sociedade por meio de elementos linguísticos e discursivos, para a construção da textualidade, segundo a perspectiva dos estudos de gêneros textuais diversos. Nesse sentido, alunos de escola pública - público-alvo do projeto que estão cursando o ensino médio e se preparando para o ENEM - têm a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver diversas atividades de aprendizagem. Vale ressaltar que, para a grande maioria dos alunos, as aulas oferecidas pelo Entretextos é o único meio que eles têm de complementar as aulas do ensino médio e o único recurso preparatório para o ENEM. Importante, também, ressaltar que vários acadêmicos de Letras, que foram bolsistas da ação, foram aprovados em concursos da rede pública de ensino no Estado do Maranhão e hoje atuam como professores.
78
EnvelheSERO Projeto EnvelheSER surge na perspectiva de oportunizar reflexões sobre o envelhecimento na contemporaneidade, oportunizando ações que fomentem qualidade de vida e dignidade para sujeitos com mais de 60 anos de idade, através de campanhas de conscientização, ações de mobilização social e eventos.
79
Espaço Integrado do Turismo-ESINTO ESINT tem como objetivo contribuir para a dinamização das práticas extensionistas do Curso de Turismo, para a qualificação profissional dos acadêmicos, e consequentemente, para sua experiência com as diretrizes da atividade turística na cidade de São Luís. A metodologia utilizada consiste em técnicas como: visitas monitoradas às localidades, palestras, minicursos pintura, artesanato, fotografia, desenho artístico, mas que diante do momento pandêmico foi atualizado, passando para o formato online, disponibilizado por meio de videoconferências na ferramenta Google meet. Esse novo formato visa a aproximação da comunidade mesmo quando a situação demanda o distanciamento, com o propósito de firmar um compromisso prático e didático. Enquanto aplicabilidade da ação cultural desenvolvida são realizadas a articulação institucional para a viabilização de palestras e cursos sobre Empreendedorismo, Cooperativismo, Arranjos Produtivos Locais, Gestão de Negócio, Ambientação de Pequenos Negócios. São apresentados ainda vídeos e documentários relacionados ao Turismo, Cidadania, Meio Ambiente. No Projeto Esint o discente dos cursos de Turismo, Hotelaria, Designer e de outras áreas tem contato com jovens do centro histórico de São Luís, o que oportuniza relacionar conteúdos aprendidos nas atividades de ensino, bem como empreender pesquisas para o aprimoramento desses conhecimentos e ainda permitir uma troca de conhecimentos entre a comunidade e os discentes dos cursos. O projeto contribui para a formação profissional de jovens apresentando novos caminhos para empreender nas atividades relacionadas direta e indiretamente à atividade turística, e proporcionou debates sobre o acesso da comunidade com ferramentas de gestão e inovação tais como: a facilidade de acesso a esses meios, seu uso e aplicação no campo prático social.
80
ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE LEITE MATERNO AO BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL MATERNO INFANTIL DE IMPERATRIZ-MAO projeto objetiva incentivar a doação de leite materno ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, única maternidade pública referência para toda a Região que abrange cerca de um milhão de habitantes de 42 municípios. O hospital é credenciado a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e possui uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal com 42 leitos, uma unidade de cuidados intermediários e uma Unidade Canguru, totalizando 60 leitos. Através de práticas educativas os extensionistas incentivam a doação de leite materno, informando às mulheres sobre os benefícios desse ato, fornecem orientações sobre a maneira correta de ordenha e armazenamento do leite em domicílio, contribuindo para o aumento da demanda de leite doado e consequentemente para o aumento da sobrevida de recém-nascidos prematuros hospitalizados, contribuem com a divulgação dos objetivos do Ministério da Saúde a respeito do aleitamento, assegurando as futuras doadoras uma doação consciente e sensível quanto ao papel social para com as crianças receptoras do leite doado e de uma forma mais geral com a comunidade. O público-alvo serão as gestantes que frequentam o ambulatório e puérperas internadas nas enfermarias do Hospital Regional Materno Infantil e as doadoras do Banco de Leite Humano. Além das ações educativas realizadas no hospital, também serão elaborados conteúdos educativos voltados para o incentivo ao aleitamento materno e divulgado através das redes sociais como instagram e facebook.
81
ESTUDO DA PREVENÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TRATAMENTO LESÕES INICIAIS DE CÁRIEEste projeto visa instituir manobras instrucionais, educativas e preventivas à crianças/adolescentes. Serão desenvolvidos e distribuídos materiais educativos, aplicados questionários, realizados exame clinico e aplicação de selantes bioativos em pacientes para prevenção e ou tratamento de lesões iniciais de cárie. Estes adolescentes provenientes de escolas publicas de São Luís, ou que procurarem a clínica de Faculdade de Odontologia- UFMA, receberão o tratamento preventivo nesta. Por meio da análise de questionários entregues a pais e crinçass/adoslecentes serão estudados fatores relacionados à percepção da prevenção, fatores sociais e clínicos determinantes da doença cárie. Após a avaliação clínica, quando necessário serão aplicados selantes em pacientes jovens que necessitarem da prevenção ou tratamento de lesões iniciais de cárie de molares recém-erupcionados (International Caries Detection and Assessment System -ICDAS 0 a 4), e realizado o controle da efetividade destes tratamentos.
82
Estudo, planejamento e desenvolvimento de jogos lúdicos de aprendizagem para o ensino de Ciências Naturais.O ensino de Ciências é de fundamental importância para formação de cidadãos críticos, com capacidade de interpretar o mundo a sua volta e a universidade tem um papel importante na construção desses conhecimentos. Porém alguns professores ainda usam somente os roteiros práticos ou livros didáticos como recurso metodológico tornando a disciplina monótona, cansativa. Sabe-se que uma das grandes deficiências no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências é a dificuldade dos estudantes na assimilação de conteúdos práticos, pois os mesmos quase sempre são apenas descritos sem uma prévia visualização, dificulta o entendimento por grande parte dos alunos. Para isso, é importante o uso de novas metodologias que possibilitem as crianças fazer a assimilação desses conteúdos para facilitar o entendimento dos conteúdos mais complexos. Nesse trabalho buscam-se novas metodologias que minimizem essas deficiências, através da criação de jogos didáticos. Para Tanto serão desenvolvidas atividades associando a teoria à prática, incentivando assim a interação entre os estudantes e estimulando-os a trabalhar utilizando novas ferramentas de forma lúdica experimentais diferenciadas.
83
EXERCITAR - Polícia MilitarA presente proposta tem por objetivo promover a melhora dos níveis de aptidão física do efetivo da Polícia Militar do Maranhão. A melhoria dos níveis de aptidão física para o policial militar é uma real necessidade tendo em vista a natureza de suas ações no exercício da profissão. Suas atividades profissionais acarretam impacto sobre a saúde por submetê-los frequentemente a elevados níveis de estresse oriundos da exposição cotidiana à condições de risco. Além disso, é aceitável que a apresentação de um estado constante de prontidão física seja um pré-requisito para proporcionar condições satisfatórias e efetivas para o policiamento ostensivo na prevenção e no combate à criminalidade. Embora o policial seja submetido ao treinamento físico ao ingressar na carreira militar, especialmente durante o curso de formação, com o passar dos anos de carreira a corporação apresenta progressiva elevação do nível de sedentarismo. Em parte, contribuem para manutenção desse estado as longas jornadas de trabalho determinadas pelos tipos de escalas de serviços, frequentemente submetendo o policial a longas horas sentado em viaturas nos serviços de ronda ou ao serviço interno (administrativo), bem como, escalas de serviços para policiamento preventivo nas ruas, portando equipamentos pesados (colete à prova de balas, armamento e acessórios) e permanecendo por longas jornadas de serviços à pé. Assim, a presente proposta pretende diminuir a carência existente quanto à orientação e o acompanhamento de ações voltadas para melhoria dos níveis de aptidão física relacionada à saúde do policial militar do Estado do Maranhão.
84
Filosofia e diversidade: construção de metodologias para o pensamento afro-ameríndio na Escola Municipal Professora Marly Araújo de Grajaú-MAO Projeto de Extensão Filosofia e diversidade: construção de metodologias para o pensamento afro-ameríndio na Escola Municipal Professora Marly Araújo de Grajaú-MA tem por objetivo desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem de caráter antirracista. Nesse processo, as atividades laboratórios com os/as alunos/alunas das séries finais do ensino fundamental dependem de três momentos indissociáveis, a saber: a) prático-social: momento do conhecimento e da valorização do pensamento afro-ameríndio, do estímulo à compreensão da sociedade como plural e diversa, do estímulo ao respeito recíproco e às práticas antirracistas do público-alvo do projeto (as crianças envolvidas no projeto); b) teórico-social: momento da formação-prática antirracista dos/das futuros/futuras professores/professoras pautada na diversidade do pensamento filosófico (os discentes extensionistas); c) teórico-prático: momento em que os/as discentes extensionistas produzem metodologias para o ensino de filosofia do pensamento afro-ameríndio numa perspectiva interdisciplinar. Os três momentos propostos partem da urgência dos conteúdos de filosofia, nas séries finais do Ensino Fundamental das escolas de Grajaú, contemplarem a Lei nº 11.645/08, que institui os Estudos de História e Cultura Afro-Brasileira, A fricana e Indígena como obrigatórios na Educação Básica em todos seus níveis. Para o desenvolvimento do projeto, os discentes terão formação constante no contato com autores como Viveiros de Castro (2015), Kopenawa; Albert (2015), Jecupé (1998), Munduruku (2000) Krenak (2019, 2020) Mbembe (2014), Appiah (1997), Fanon (2006), Nogueira (2014) e a coletânea de textos intitulada Epistemologias do Sul (SANTOS; MENESES, 2010) entre outros.
85
FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAISO Projeto FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS tem como objetivo constituir um núcleo de formação de agentes culturais nas comunidades através do curso Formação de Agentes Culturais com a finalidade de instrumentalizar jovens e adultos, moradores de São Luís para que possam atuar como agentes culturais na região, por meio da difusão de informações históricas, culturais e turísticas da cidade, proporcionando a valorização da cultura local, levando conhecimento sobre a cultura e o turismo, trazendo o resgate de tradições memoráveis, retomando o acervo cultural do Centro Histórico de São Luís adquirido ao longo da história, fortalecendo a questão do pertencimento na região, valorizando assim, a diversidade cultural local, histórico e turístico, buscando agregar valor aos formadores de opinião, para que estes possam fortalecer sua comunidade, através da multiplicação da informação e a elaboração de projetos que valorizam a sua comunidade. Pois, é muito importante proporcionar a comunidade, a oportunidade de fortalecer o seu sentimento de pertencimento, consolidando assim seus laços com o que é seu, do seu lugar de origem. Valorizando o seu patrimônio cultural, pois é importante preservar sua história, sua cultura, seu espaço e para preservar é necessário conhecer. Visando assim, ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, identificar os principais pontos atrativos; criar novos mapas e roteiros, melhorando a qualidade da cadeia reprodutiva turística e buscando a inserção desses jovens no mercado turístico.
86
FORMAÇÃO DE COMUNICADORES POPULARES NO CONTEXTO DE GUERRA CULTURAL NA AMAZÔNIAElaborado para responder demandas sociais apresentadas por grupos sociais, o Projeto “FORMAÇÃO DE COMUNICADORES POPULARES NO CONTEXTO DE GUERRA CULTURAL NA AMAZÔNIA” pretende a formação de comunicadores, com a capacidade de produção de conteúdo crítico sobre as realidades amazônicas, no sentido de construir contraponto à hegemonia midiática que controla os meios de comunicação de massa e as informações veiculadas sobre o mundo, o país e em especial, sobre a região amazônica. Considerando o caráter da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade, o Curso pretende promover atividades interdisciplinares, com conteúdo teórico e oficinas de produção áudio visual e textual para 80 (oitenta) jovens de territórios quilombolas, indígenas, camponeses, extrativistas e ribeirinhos da região; o desenvolvimento de pesquisa temática a partir das linguagens de comunicação que forem oferecidas, sendo seu produto final apresentado como trabalho de conclusão, o qual contará com acompanhamento técnico pedagógico. Com metodologia participativa, conta com coordenação político pedagógica composta pela universidade e representantes de organizações sociais parceiras envolvidas no Projeto. Organizado em 04 (quatro) módulos, classificados em módulos teóricos e módulos práticos. Os módulos teóricos serão realizados na modalidade remota, enquanto que os módulos práticos serão realizados em polos regionais, com orientação e acompanhamento de profissionais técnicos com expertise na área específica. O último módulo será dedicado às apresentações dos trabalhos produzidos pelos cursistas, assim como à avaliação do Curso.
87
Formação Discente PesquisadorO ensino superior brasileiro, trabalha com a formação docente a partir do ensino, pesquisa, extensão e, agora, inovação buscando formar profissionais com autonomia intelectual, postura ética e social. Nesse cenário, o ensino de graduação visa à formação de profissionais competentes com capacidade crítica e atuante, portanto, requer diretrizes que norteiem o desenvolvimento do atual processo. Nesse contexto o projeto formação de discente pesquisador, de caráter extensionista, pretende desenvolver, num período de 12 meses, cursos de capacitação para formação de discentes pesquisadores de forma semipresencial. Objetiva oportunizar aos alunos da Universidade Federal do Maranhão e a comunidade acadêmica externa à UFMA, bem como os alunos pertencentes aos programas estudantis, desenvolver atividades de pesquisa com o intuito de contribuir com a formação inicial, possibilitada pela inserção no cursos de formação de 60 horas de aulas, em módulos sendo eles: Preenchimento do Currículo Lattes; Elaboração de projetos de pesquisa; Citações e referências; Revisão de Literatura; Desenvolvimento de artigo científico; Apresentações em eventos: resumo, resumo estendido, banner e oratória.
88
GASTRONOMIA CONSCIENTEA presente proposta tem como finalidade promover a gastronomia sustentável, por meio da disseminação/implementação de práticas relacionadas às dimensões sociocultural, econômica e ambiental, minimizando impactos negativos e maximizar os benefícios em toda a cadeia/sistema alimentar. A gastronomia, vista como fenômeno social, cultural e econômico, possibilita o desenvolvimento sustentável de uma localidade. A associação entre gastronomia e desenvolvimento sustentável é elemento decisivo da identidade humana, tem o potencial para salvaguardar, por meio das suas diferentes manifestações e ramificações (ingredientes, receitas, restaurantes), grande parte da cultura de um povo, de proteger e preservar espécies e sabores (ameaçados). Nessa perspectiva, a gastronomia sustentável, abrange aspectos relacionados á redução do desperdício, cultura alimentar, origem do alimento, valorização da produção local/pequeno produtor, diminuir os circuitos alimentares, evitar uso de espécies em extinção nos cardápios, inclusão, aproveitamento de alimentos, uso racional de água e energia entre outras medidas, fortalecimento e expansão de redes alimentares. A mudança começa em pequenas ações durante o cotidiano e as ações ambientais são vistas como processos que atuam sobre toda a cadeia de produção alimentar. Logo, além da sensibilização das pessoas, é necessário (re)pensar/definir métodos e formas adequadas para o segmento de restauração, sobretudo os estabelecimentos inseridos na atividade turística para o desenvolvimento do turismo sustentável.
89
Habitação saudável: Exposição Humana aos fungos do ar - ações de extensão no Campus Universitário do Bacanga da UFMAO projeto 'Habitação saudável: Exposição Humana aos fungos do ar - ações de extensão no Campus Universitário do Bacanga da UFMA' tem como proposta promover práticas que possibilitem a contribuição para o estabelecimento de novos paradigmas centrados nos conceitos de prevenção e promoção da saúde, articulação de ações nas áreas temáticas de ensino, pesquisa e extensão, humanização com foco em Micologia, Biotecnologia e Educação Ambiental e favorecer a participação dos alunos através de metodologias ativas de ensino que possibilitarão a construção integrada e compartilhada de conhecimentos entre professores, alunos e a população assistida. As ações contarão com aulas e cursos para acadêmicos e profissionais da área da saúde, assistência integral em saúde através do diagnóstico micológico e biotecnológico e divulgação à comunidade de informações sobre as principais infecções fúngicas que acometem a comunidade. A metodologia a ser empregada será técnicas micológicas padronizadas para o isolamento e a identificação de fungos do ar e também os relacionados às principais micoses regionais, bem como os produtos extraídos dos fungos isolados com interesses biotecnológicos. Este projeto por ter caráter de Extensão é orientado pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa. Localizado no NIBA / DEPA / CCBS / UFMA na área do Itaqui-Bacanga
90
HOLOC- Espaço Transdisciplinar de Desenvolvimento Humano e ProfissionalO HOLOC- Espaço transdisciplinar de Desenvolvimento Pessoal e Profissional é um projeto que visa atuar com a perspectiva pedagógica das Soft Skills, ou seja, desenvolvendo e aperfeiçõando habilidade sociais na formação profissional. Conta com os discentes operacionalizando as ações e tem como público-alvo a comunidade acadêmica, objeto dos três eixos de trabalho: o primeiro deles vai tratar sobre mercado de trabalho, capacitação profissional, empregabilidade e desenvolvimento pessoal e profissional; o segundo eixo abordará humanização, processos afetivos, bem-estar, educaçação, justiça social e envelhecimento satisfatório; e por fim, o terceiro eixo trabalhará desenvolvimento sustentável e economia criativa. Os objetivos foram pensados a partir dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Serão desenvolvidos produtos, anualmente, para cada eixo de atuação: 1º) Desenvolvimento de uma campanha de conscientização/mobilização/esclarecimento; 2º) Material físico/virtual (manual e/ou cartilha); e 3º) eventos temáticos. Espera-se, com isso, responder aos objetivos propostos pelo projeto.
91
Iconografias do Maranhão: cultura e identidade através de imagensNesta décima ação extensionista promovida pelo Iconografias do Maranhão, que atua desde 2009 tangibilizando o imaginário da cultura maranhense, propomos o mapeamento iconográfico e desenvolvimento de suvenires a partir de uma ação colaborativa na Cafua da Mercês, importante casa histórica vinculada à memória Africana no Maranhão, também conhecido como Museu do Negro. A Cafua das Mercês funciona num pequeno sobrado construído em meados do século XVIII, lugar que abrigou mercado de escravos negros no período colonial. O acervo é composto por objetos de cultos religiosos como estatuetas, cabaças, cachimbos, tambores e fotografias de mães e filhos de santos da Casa de Nagô e Mina. Há também instrumentos de tortura utilizados no período escravocrata. É anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. A ação extensionista consistirá em mapear valores estéticos e culturais intrínsecos à essa instituição de patrimônio e memória e, posteriormente tangibilizá-los em forma de identidades visuais e produtos do tipo suvenires, a partir da construção coletiva destas imagens, envonvendo os estudantes do curso de design nas disciplinas de Projeto Gráfico I e Tipografia, ministradas pela coordenadora da ação. As atividades serão baseadas na metodologia do codesign, visando formas de colaboração e compartilhamento de ações, já que existe um processo subjacente de hierarquia de saberes que condiciona práticas e discursos que valoriza aquilo que está superficilmente comunicado, sem trazer as memórias e histórias mais profundas do lugar. Em se tratando de um espaço que abriga não só artefatos, mas também documentos do tempo da chegada dos africanos ao Brasil, como escravos, a nossa estratégia e trazer o imaginário dos pesquisadores, dos gestores e funcionários, e em caso de arrefecimento da pandemia, buscar na memória de antigos moradores do bairro do Desterro, as representações coletivas sobre aquele espaço, por meio das metodologias colaborativas do design.
92
II Seminário de Teatro em Tradução "Teatro francófono contemporâneo no Brasil"O II Seminário de Teatro em Tradução com o tema "Teatro francófono contemporâneo no Brasil" propõe um encontro com 6 dramaturgas contemporâneos de língua francesa que comentarão suas obras. O evento contará com a presença dos dramaturgas Faubert Bolivar, do Haiti (18 de agosto) que apresentará sua peça Mon ami Pierrot, traduzido pelos alunos. No segundo encontro, o segundo encontra conta com o dramaturga Amine Adjina, de Algéria (25 de agosto), Marie Vaiana da Bélgica, dia 1o de setembro, Axel Artheron da Universidade da Martinica (dia 8 de setembro), Nassuf Djailani (Comores), dia 14 de setembro e encerrando o evento com a dramaturga belga Laetitia Ajanohun dia 22 de setembro, e a leitura coletiva das traduções dos alunos do curso de Letras/Francês e de Artes Cênicas da UFMA.
93
IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL REGIONAL MATERNO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃOTendo em vista a responsabilidade e a obrigatoriedade da utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem-SAE na prestação do cuidado da equipe de enfermagem aos usuários nas instituições de saúde, e sendo observado a sua não implementação no Hospital Regional Materno Infantil, foi criado o projeto de extensão “Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital Regional Materno Infantil no município de Imperatriz, Maranhão”. Este projeto beneficia a equipe de enfermagem e os usuários das unidades, propiciando uma atenção sistematizada, humanizada e o cuidado baseado em evidência. Esse projeto de extensão está vinculado à Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem-LISAE, onde são desenvolvidas atividades de ensino-pesquisa-extensão.
94
IMPRENSA NO MARANHÃO, 200 ANOS DE HISTÓRIAO projeto IMPRENSA NO MARANHÃO, 200 ANOS DE HISTÓRIA será desenvolvido pela Diretoria de Comunicação (DCOM) e terá como ação a produção dos seguintes produtos: 1 Um documentário sobre os 200 anos da Imprensa no Maranhão: a ideia é apresentar, em um documentário de 8 a 10 minutos, os principais fatos que caracterizaram os 200 anos da imprensa no Maranhão. O vídeo será feito com a técnica da pesquisa histórica mesclada com depoimentos de pesquisadores, jornalistas e demais pessoas ligadas ao universo da imprensa, no formato documental. O produto será exibido no Canal Oficial da UFMA (Dcom Audiovisual) e também vai circular pelas redes sociais da UFMA: Twitter, Facebook e Instagram (no formato IgTV). 2 Um material especial, no formato Long Form, para ser abrigado no Portal da UFMA: será elaborado um material especial para as comemorações dos 200 anos da imprensa maranhense. 3 Um podcast com 5 epidódios: será produzido um especial em áudio, no formato podcast, com o tema: “200 anos da imprensa no Maranhão”. Este material será veiculado no canal oficial de audiovisual da UFMA (Dcom Audiovisual). Também será distribuído para a Rádio Universidade FM, para ser veiculado como programa especial e ainda para as rádios comerciais e comunitárias, como oferta gratuita para veiculação. Também será alocado nos tocadores de streaming, a exemplo do Spotfy.4 Um material para redes sociais - cards e um webstorie: o material para as redes sociais será divulgado nos canais da UFMA: Twitter, Instagram e Facebook. 5 Material para Assessoria de Comunicação: paralelamente aos produtos específicos deste projeto, será produzido material para ser distribuído, como sugestão de pauta ou mesmo release, para a imprensa local, regional e nacional, alusivo às comemorações dos 200 anos.
95
IMUNOLOGISTA JUNIORO projeto extensão 'Imunologista Júnior” tem por objetivo central aproximar a comunidade escolar da universidade e despertar o interesse científico por meio do ensino de imunologia. O projeto parte do pressuposto que o acesso a Universidade e sua inserção no contexto da comunidade ainda é um desafio e que a identidade universitária como produtora do saber precisa ser reafirmada, inclusive antes do ingresso dos estudantes. Para efetivar sua proposta, busca, através da parceria com escolas de ensino fundamental e médio de Imperatriz, levar conhecimentos básicos em Imunologia, educação em saúde e qualidade de vida, além de incentivar a permanência do aluno em ambiente acadêmico e despertar o interesse cientifico, especialmente na área de ciências da natureza. Dentre os temas abordados estão: Introdução à imunologia, alergias, vacinas e reação inflamatória. As ações do projeto serão realizadas por meio de atividades utilizando metodologias ativas de aprendizado, bem como apresentação de teatro, vídeos, matérias lúdicos, visita aos laboratórios de pesquisa relacionados aos temas trabalhados, sempre correlacionando os temas ao cotidiano dos alunos. Ademais, os integrantes farão capacitações semanais e semestralmente. Periodicamente serão selecionados novos participantes, obtendo, desse modo, maior envolvimento da Universidade. Somado às ações presenciais, o projeto também atuará por meio das mídias digitais, que são utilizados como veículo informativo e difusor das ações do projeto. O projeto “Imunologista Júnior” assume a função de comunicação da universidade com o seu meio, utilizando a Imunologia, ciência que possui caráter multidisciplinar para estabelecer esse elo.
96
JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZADO OU DE CONSCIENTIZAÇÃOJogos podem ser uma forma divertida e atraente de aprender ou de instruir sobre certos assuntos que são importantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, mais justa e igualitária. Este projeto de extensão do LABDesign (DEDET/CCET/UFMA) tem como proposta a criação de jogos como ferramenta de auxílio na aprendizagem ou na conscientização de algo, atendendo tanto a comunidade local, principalmente jovens estudantes de estabelecimentos públicos e seus professores a buscarem formas mais ativas e atrativas no processo de ensino-aprendizado, indo além conscientizando-os sobre temas de relevância social. Essa ação não envolve recursos financeiros. O trabalho é feito em parceria e com trocas significativas com professores da rede pública de São Luís, em específico o Centro de Ensino Governador Archer e inicia-se com uma demanda, a compreensão do contexto e o levantamento das necessidades, posteriormente a equipe e "o parceiro" trabalham de forma conjunta nas tomadas de decisões que servirão de apoio para as premissas e metas de desenvolvimento do jogo. O mesmo passará também pela etapa de testes, aprovação e validação. Essa ação de extensão possibilita atuar como formação complementar para os estudantes membros da equipe que aprendem sobre design de games, assunto este que não faz parte da sua grade, agregando valor para a sua formação profissional. Também atua em paralelo com pesquisa na área de experiência do usuário no qual a sociedade também se beneficia com esses processos e suas descobertas. O projeto atende a comunidade ao interagir com ela, entregando soluções para as demandas que condizem com os objetivos desta ação extensionista que é ensinar ou conscientizar de forma atrativa e lúdica, através da troca de experiências com alunos e professores.
97
Jovens Amigos do PeitoO processo de amamentação é evidenciado cientificamente como a melhor forma de alimentar uma criança pequena, já que o leite materno consiste em um alimento completo para o seu crescimento e desenvolvimento, sendo suficiente de forma exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos de idade ou mais. Tais evidências sedimentam a importância de desenvolver ações e campanhas para a comunidade que previnam o desmame precoce além de contribuir para um melhor conhecimento e compreensão dos benefícios do aleitamento materno para criança e mãe. O atual projeto tem por objetivo promover, incentivar e apoiar a amamentação, a partir das ações do Banco de Leite Humano, ampliando seus resultados. Possui um caráter multidisciplinar capaz de promover os benefícios do aleitamento materno. Além de conter pesquisa e ensino no que tange a Saúde Materno- Infantil por meio de cursos, palestras e simpósios, permitindo aperfeiçoamentoprofissional para estudantes e trabalhadores em seus várioa níveis de conhecimento sobre o aleitamento materno e combate a mortalidade infantil. O atendimento das mães será feito mediante demanda espontânea e as ações na comunidade terão uma abordagem popular e interativaentre profissionais, alunos e população, por meio de atrações lúdicas com enfoque em amamentação.
98
Laboratório de Design Social da Cidade (LABDES-CIDADE)O Laboratório de Design Social é inspirado no formato dos Laboratórios Vivos (Living Labs em inglês). Estes estão apoiados em um modelo de cooperação onde os recursos e oportunidades são compartilhados com o foco na busca de respostas a problemas para, assim, proporcionar aos participantes o alcance de seus objetivos. São ambientes (não necessariamente físicos), onde pessoas (especialistas e não especialistas) interagem e trabalham de maneira ativa, projetando e implementando atividades experimentais cooperativas, que resultem em aprendizado coletivo e compreensão compartilhada. Sua base reflexiva está apoiado no conceito de “Assembleia Projetual”, um espaço simbólico, montado a partir de questões de interesse comum, onde designers especialistas e amadores se juntam a outras partes interessadas para dialogar e projetar soluções, imaginar e prototipar ideias, definir objetivos no tempo, buscar recursos para realizá-los, ao mesmo tempo em que desenvolvem vínculos entre as pessoas e a assembleia (Rodrigues, 2020).
99
Laboratório de Parasitologia/DEPAT/UFMA extensivo à Comunidade do Município de Bequimão-MaranhãoO Projeto de Extensão: Laboratório de Parasitologia/DEPAT/UFMA extensivo à Comunidade do Município de Bequimão-Maranhão, tem como proposta central a prática de concepção de saúde, onde através de atividades em comunidades, possamos compreender a lógica da relação do sistema de saúde x profissionais de saúde x população individuo. A existência de projetos sociais, financiados seja por instituições particulares ou públicas, tem especial importância no Brasil, principalmente em nossa região por considerar que estes projetos amparam indivíduos desassistidos cultural e economicamente e que, por isso, são alvo de um ciclo inóspito, propenso à aquisição de doenças, dentre elas, as parasitoses humanas (Ancylostomoses, Schistossomose) e outras. Uma das metas alcançada como estratégia para a melhoria das aulas práticas da disciplina Parasitologia é a realização de atividades extensionista desenvolvidas em campo, por considerar que a articulação entre conteúdo teórico/prático e em campo é de fundamental importância como instrumento facilitador de aprendizagem. Sendo assim, levamos o projeto “Laboratório de Parasitologia/DEPAT/UFMA Aberto à Comunidade do Município de Bequimão-Maranhão ” bem mais próximo das comunidades atuando diretamente, permitindo que os alunos vivenciem os fatores determinantes das doenças parasitárias ao tempo em que favorece a comunidade desassistida a oportunidade de realização de exames parasitológicos.
100
Laserterapia em OdontologiaA utilização de lasers de baixa potência e dos LEDs (diodos emissores de luz) na fotobiomodulação celular e suas aplicações na Odontologia têm aumentado consideravelmente e podem ser utilizados isoladamente ou como coadjuvantes em tratamentos convencionais nas mais diversas especialidades. O laser é uma fonte de luz com diferentes comprimentos de onda o que lhe confere propriedades terapêuticas excelentes, porém é importante conhecer bem os seus princípios básicos para que se possa utilizá-lo adequadamente. Assim, este projeto tem como objetivos utilizar a laserterapia como coadjuvante nos tratamentos convencionais àqueles pacientes encaminhados ao Curso de Odontologia da UFMA, favorecendo o alívio de dores, a aceleração da cicatrização tecidual, a redução de edemas, tratamento de aftas, herpes, dentre outras indicações baseadas na literatura atual; elaborar e conduzir um planejamento de aplicação do laser de acordo com as necessidades de cada paciente; capacitar os alunos da área odontológica no cuidado com os pacientes e no conhecimento da tecnologia laser para que possa proporcionar conforto e qualidade de vida à população. Os atendimentos acontecerão semanalmente às quartas-feiras pela manhã na Clínica de Odontologia da UFMA e os pacientes que apresentarem indicações para este tipo de tratamento serão submetidos às aplicações de laser de acordo com as indicações da laserterapia. Antes das aplicações, os pacientes serão informados através de palestras e orientações educativas quanto a importância do tratamento e os benefícios que eles terão.