O que nosso bairro precisa? (respostas)
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

 
View only
 
 
ABCDEFGHIJKLM
1
Indicação de data e hora
Assistência SocialCulturaEsporte e LazerEducaçãoGestão Municipal - RegionalHabitaçãoInfra-estrutura (Ônibus, ruas, valas, esgoto, trânsito, limpeza etc.)Meio-ambienteSaúdeSegurançaTurismoOutras sugestões
2
08/05/2017 15:06:20Atualmente a assistência social percorre caminhos "curativos/fiscalizadores". Vejo isso acontecendo em todos os lugares que já morei.

Acredito que esta mesma assistência teria resultados mais efetivos com um foco maior na educação, conscientização e prevenção.

Diante da não adaptação a sociedade que vivemos precisamos mais que apenas presentes esporádicos ou corretivos regulares, precisamos de caminhos possíveis de sobrevivência digna.
Grande parte do que acontece no centro comunitário pode ser transformado em apresentações/exposições culturais. Imagino que para isto basta ele permanecer de portas abertas com alguém para orientar e monitorar a agenda de encontros.Tenho a impressão que nossas duas ONGs locais (Vida e Surf e Ibimm) já estão fazendo um excelente trabalho neste sentido. Claro que pode expandir.

Com a ajuda do Turismo (dos locais e empreendedores turísticos) podemos ampliar as opções de esporte e lazer para muito além dos jogos de futebol e campeonatos disso ou daquilo (sem desmerecer o que já existe).
Nossa educação pode acontecer dentro e fora da escola. Todos os adultos também querem aprender coisas novas e podem repassar o conhecimento que já possuem para outros. Sejam eles adultos ou crianças.

O centro comunitário pode ser utilizado para esta finalidade.
Estou para descobrir quem faz parte desta gestão. Por aqui perto só deram as caras durante a eleição e já sumiram novamente.Entre o cabo de guerra que parece já anunciado no nosso bairro existe um caminho do meio. Não precisamos jogar os seres humanos que já estão aqui no lixo, nem muito menos abrir mão deste paraíso para pessoas com menos consciência ambiental.

Ainda que seja preciso fechar os portões para organizar a casa antes de qualquer outro próximo passo, podemos sim começar a conscientização e transferência de conhecimentos para criar unidade entre os que aqui já habitam. Sejam homens, plantas ou animais.

Segue link que ilustra a solução que o próprio Brasil já encontrou: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/agroflorestas-se-espalham-pelo-pais-cultivo-sem-desmatamento-19487898
E um vídeo que prova como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=W-UGjSz_rRU

Claro que estes são APENAS dois links sobre um assunto tão complexo quanto coHabitação e Futuro habitável.
Qualquer solução de infraestrutura deve levar em consideração que queremos manter o paraíso. O que a mãe natureza nos deu e ainda sobrevive neste cantinho do mundo é algo a ser valorizado e respeitado.

Não significa que precisamos viver com buracos para todo lado, nem asfaltar as ruas. Muito menos viver com esgoto a céu aberto.

Centenas de casos de sucesso espalhados pela internet nos sugerem caminhos alternativos e funcionais.

Achei este material na internet que pode ser útil, mas existem milhares de outros capazes de usar a tecnologia a nosso favor, não contra nós.
http://www.insa.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/desenvolvimento.pdf
Nossa vocação natural é preservar o meio ambiente que já/ainda existe aqui. Muitos dos proprietários das grandes fortunas (no presente o no passado) fogem, sempre que possível, para lugares paradisíacos como este que moramos.

Só precisamos enxergar melhor, valorizar, cuidar e usufruir disso.
A saúde, do Guaraú e de qualquer outro lugar, pode começar na mesa. Prevenir é melhor que remediar.

Enquanto não temos utilização dos espaços de atendimento para saúde (médicos, enfermeiras, pacientes...) seja por falta do que for, os espaços podem ser preenchidos com "orientadores da saúde".

Pessoas com a informação atualizada e de qualidade, dispostas a compartilhar com os outros. Boas práticas de higiene, de escolha de alimentos, de processamento...
Apesar das conversas de pé de ouvido de que mataram ali, esfaquearam acolá, desenterram desaparecidos... e por aí vai, Guaraú é um dos lugares mais seguros que já tive oportunidade de morar.

Prevenir é a palavra de ordem neste momento.
Para isso precisamos educar e apoiar (não só as crianças) para não precisar punir.
Entendo que nosso turismo pode render mais frutos se incluirmos opções de lazer para um público com consciência ecológica, interessado em alimentação saudável (orgânica), disposto ao Turismo de aventura (trilhas, observação da natureza etc.). O http://ibimm.org.br pode nos ajudar nisso. Todas as hospedagens do bairro também. Até os restaurantes e outros fornecedores de alimentos podem começar a variar seu cardápio com este foco (mais rentável).Agregar TODOS os que tem uma hora por mês que seja, para fazer algo de bom para o grupo e agir. Os que sabem escrever, escrevendo. Os melhores em reunir pessoas, reunindo. Os experts em transferir conhecimento, fazendo isso. Os planejadores estratégicos, realizadores, negociadores... Cada um com o seu melhor. Todos juntos.

Na internet estamos REaprendendo o valor de COMPARTILHAR, pois competir apesar de algumas vezes induzir a excelência, nem sempre é o melhor caminho! Se você quer e eu quero, nós podemos! Estarmos juntos é um começo. Continuarmos juntos é um progresso. Trabalharmos juntos é a chave do sucesso!
3
08/05/2017 19:15:50
4
09/05/2017 17:04:59
Precisamos de assistência aos jovens e pessoas com problemas químico-dependentes como o alcool, etc.
Desenvolver projetos para a promoção da cultura caiçara e outros artistas locais
Incentivar esportes para os moradores e turistas, aproveitando a geografia local, como surf, canoagem, caminhadas nas trilhas, etc. e dar condições para outros existirem como por exemplo a construção de pista de skates, ciclovias, etc.
Criar uma escola de ensino médio e fazer das escolas locais modelo de educação com projetos inovadores voltados para estudos do meio ambiente local. Criar cursos que dê condições para os jovens trabalharem como monitores ambientais, entre outros cursos, como permacultura, aproveitando o espaços para os moradores e a escola poderem produzir seu alimento, cursos de artesanatos ecológicos, cooperativas de diversos tipos, etc.
Melhorar as condições do gestor municipal em tomar decisões para o melhoramento da comunidade
Vistoriar as residencias no sentido de averiguar se elas estão de acordo com a normas ambientais exigidas pela APA local
Trocar os ônibus por vãs, a fim de melhorar seu percurso (é muito perigoso um ônibus comum transitar na serra, devido ao seu tamanho e ao tamanho da pista) e aumentar o numero de vãs. Verificar se as fossas existentes estão de acrodo com as normais ambientais. Melhorar todas a vias públicas esburacadas. Limpar as valas e não permitir que a terra das ruas sejam empurradas para as valas ao passar as máquinas que as nivela.
Projetos de educação ambiental nas escolas, comunidade e turistas. Criação de uma área de coleta seletiva. Fiscalização das áreas verdes e construções clandestinas. Fiscalização em geral: tráfico e caça de animais silvestres, despejo de lixo em rios, córregos, terrenos; etc.
Trazer mais médicos especialistas para a UBS e oferta de procedimentos e exames.
Ter mais policiamento local e um posto policial permanente na folha e câmeras.
Promover ações eco-educativas para o turista e oferecer mais ofertas de passeios ecológicos para mostrar a importância do local e da sua preservação.
Criar uma espécie de UBS para os animais locais, domésticos e silvestres.
5
10/05/2017 10:15:27
Terminar a reforma da quadra. Manutenção do campo de futebol.
Construir estrutura de vôlei de praia, na praia.
6
10/05/2017 10:22:38
Criar o Ensino Médio no bairro.
Criar cursos de capacitação profissionalizante.
Estímulo para incentivar os professores.
Mais médicos no postinho.
Remédios gratuitos.
Soro antiofídico.
Controle e atendimento da população de animais domésticos.
7
22/05/2017 09:36:26 Nunca tivemos Não temos dando aqui.Sem incentivo Cada vez piorNão funciona
Precisa liberar construção principalmente para quem paga. Seu imposto.
Precisa sempre limpar valas calçar as ruas melhorar o transporte muito mais.
Não funciona Cada vez pior precisa de investimentos Nunca tivemos Precisa de mais atenção
O bairro precisa de mais investimentos está cada vez. Mais abandonado.
8
22/05/2017 10:37:43Que cada UBS tenha uma assistente social.
Preservação e encontros anuais da cultura caiçara.
Arrumação da nossa quadra de esporte.
Que as creches de bairros mais afastados como Guarau tivesse atendimento para crianças a partir de seis meses de idade.
Que a administração do bairro realmente funcionasse.
Maior oferta de ônibus para o bairro.
Maior fiscalização para que se evitasse pichações e queimadas no bairro e nas suas estradas.
Posto com funcionamento 24hs com ambulância e medicamentos.
Posto fixo da polícia militar no bairro. (Base)
placas no centro indicando as praias da região.
9
22/05/2017 10:37:43Que cada UBS tenha uma assistente social.
Preservação e encontros anuais da cultura caiçara.
Arrumação da nossa quadra de esporte.
Que as creches de bairros mais afastados como Guarau tivesse atendimento para crianças a partir de seis meses de idade.
Que a administração do bairro realmente funcionasse.
Maior oferta de ônibus para o bairro.
Maior fiscalização para que se evitasse pichações e queimadas no bairro e nas suas estradas.
Posto com funcionamento 24hs com ambulância e medicamentos.
Posto fixo da polícia militar no bairro. (Base)
placas no centro indicando as praias da região.
10
22/05/2017 15:26:51
mais eventos culturais criando agenda do bairro
terminar reforma da quadra e manter manutenção
colegio 2º grau tempo integral
regional mais atuante
pavimentação das vias principais( itinerário do ônibus), manter poda e limpeza das valas
mais divulgação sobre a preservação
manter a estrutura do PSF constantemais viaturas circulando no bairroincrementar mais eventos
11
01/06/2017 17:38:22assistênciaeventos culturaiseventos esportivosgestão de qualidadefiscalização de construções ilegaistudo
preservar, parar as construções
12
03/06/2017 11:36:07
13
05/06/2017 12:30:07
A limpeza das valas foi feita em minha rua e a lama podre e com mau cheiro espalhada em toda rua. Com a primeira chuva toda a lama voltou para a vala e já está quase no mesmo nível das ruas tendo como consequência o alagamento e abertura de fissuras enormes na rua. Eu não ando de ônibus mas tenho dó de quem tem que usar. As ruas estão em péssima conservação. Acho que deve haver algum técnico ou engenheiro que acompanhe o trabalho dos tratores.
Campanhas bem na entrada do Guaraú. Com regras mínimas de preservação. Para que serve aquela guarita logo na entrada?
Moro há quinze anos no Guaraú é nunca vi uma ronda policial a não ser em época de turismo
Distribuição de sacola de lixo
14
12/06/2017 19:03:54
Nivelar as ruas de terra para que as águas escoem para as vagas.
Cortar os matos das ruas periodicamente.
Coleta seletiva de lixo.
Coleta de lixo de objetos como móveis usados, colchões, sofás, TVs etc.
Sinalização, conscientização, fiscalização.
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
Loading...
 
 
 
Respostas ao formulário 1
 
 
Main menu