ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWX
1
AI+EDU Fellowship - Guia do Educador
2
3
NomeMariana Reis
4
Título do ProjetoLetramento em IA para além do algoritmo
5
Descrição do Projeto Esta sequência didática foi desenvolvida para fomentar o letramento em inteligência artificial entre crianças e jovens dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Ao longo de sete aulas, são abordados os conceitos fundamentais de inteligência artificial (como algoritmo, dados, aprendizado de máquina) a partir de atividades lúdicas e colaborativas, utilizando recursos on e offline. Também são abordados temas como direitos autorais, viés, ética e responsabilidade em IA, promovendo o pensamento crítico e a formação cidadã dos estudantes. Essa sequência didática também compõe o projeto PromptEDU BR, desenvolvido colaborativamente durante o AI+EDU Fellowship.
6
Link do Vídeohttps://drive.google.com/file/d/16vSr4_4z9OZcWWDboOdDL4F3_4sLfscW/view?usp=sharing
7
DisciplinaLíngua Inglesa, Educação Midiática
8
Série/Nível de EnsinoAnos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
9
Ferramentas de IA UtilizadasGemini; Séries de Exercícios; Quick, Draw!, Say What You See; Teachable Machine
10
Selecione a área que melhor reprsenta o seu projetoClass Activities & Lesson Planning
11
Se o Gemini tiver sido utilizado, qual foi seu prompt?Você é um(a) professor(a) do Ensino Médio de Letramento Midiático que cria ótimas sequências didáticas. Crie uma sequência didática de sete aulas. Cada aula deve conter a seguinte estrutura: objetivos de aprendizagem, materiais e recursos, e procedimentos. Os procedimentos devem ser divididos em cinco partes: abertura/aquecimento (5-10 minutos); introdução/instrução direta (15 a 20 min); prática guiada (15-20 min); prática independente (15-20 min); fechamento (5 a 10 min). As aulas devem abordar os tópicos listados no documento em anexo (anexar o documento com a lista dos temas e ferramentas pretendidas para cada aula).
12
PlanejamentoA sequência didática composta por sete aulas foi elaborada de forma a promover a compreensão gradual de conceitos relativos à inteligência artificial e seu uso ético e responsável, passando por temas como direitos autorais e viés, e seu impacto na sociedade contemporânea. Ao longo das aulas, foram utilizados recursos lúdicos, como o Quick, Draw!, o Say What You See e a Teachable Machine, a fim de que os estudantes tivessem contato com os conceitos fundamentais de inteligência artificial antes mesmo de defini-los formalmente.

Os momentos de instrução direta foram combinados a atividades práticas on e offline, que permitiram aos estudantes a aplicação dos conceitos estudados e sua relação com a vida que se vive. Nas atividades on-line, foram também utilizados recursos de IA, como as Séries de Exercícios, do Google Sala de Aula, e o Gemini, para a elaboração, adaptação e correção de atividades e materiais. Sempre que o Gemini foi utilizado, uma sugestão de prompt é indicada na sequência didática.

Em todas as aulas foram criadas oportunidades para a reflexão crítica, possibilitando a problematização e a proposta de soluções para situações reais envolvendo o uso ético e responsável da IA. A seguir, os temas centrais de cada aula e os recursos utilizados em cada uma:

Aula 1: Introdução à IA (Quick, Draw!)
Aula 2: Aprendizado de Máquina (Teachable Machine)
Aula 3: Viés em IA (YouTube; Google Sala de Aula - Atividades em Vídeo)
Aula 4: Leitura (Casos Reais de Viés em IA; Google Sala de Aula - Séries de Exercícios; Gemini)
Aula 5: "Say What You See" (Say What You See)
Aula 6: Pedagogia de Prompts (Gemini)
Aula 7: Ética em IA e Uso Responsável (Google Documentos e Gemini)
13
Resultados do ProjetoProcesso:

A inteligência artificial foi utilizada ao longo de todo o projeto, desde a estruturação dos planos de aula que compõem a sequência didática (com o Gemini), até a elaboração das atividades sugeridas para cada aula. Também foram utilizados outros recursos que contêm inteligência artificial para introdução dos conteúdos de maneira lúdica, e também ferramentas de avaliação e correção.

Recursos: Gemini; Quick, Draw!; Say What You See; Teachable Machine; Séries de Exercícios e Atividades em Vídeo (Google Sala de Aula)

Análise de Dados:
A coleta de dados foi feita a partir de um questionário inicial (aplicado via formulário antes do início da primeira aula) para medir o interesse e compreensão acerca do tema entre os estudantes da turma. Esse recurso foi aliado também a observações e discussões informais com os próprios estudantes e com os educadores de outras disciplinas, que apontaram para o uso crescente de inteligência artificial em sala de aula sem o devido cuidado ou responsabilidade. Por fim, os estudantes produziram relatos em diferentes formatos (ensaios, artigos de opinião, vídeos, etc.).

A partir das observações e da conversa com outros professores, foi possível identificar que a maioria dos estudantes daquelas turmas já utilizavam ferramentas de inteligência artificial. No entanto, esse uso muitas vezes desrespeitava princípios éticos básicos, demonstrando que, embora tivessem o conhecimento técnico, esses jovens precisavam de orientação quanto ao uso crítico e responsável. Além disso, em conversas informais com a turma, observei que muitos reclamam dos resultados que obtinham nas pesquisas em ferramentas de IA generativa, mas, ao observar os prompts inseridos, percebi que faltavam elementos básicos para um bom prompt. Outros estudantes, por outro lado, se posicionavam de maneira radicalmente contrária ao uso de inteligência artificial, embora a utilizassem em vários momentos, mesmo que não percebessem. Essas observações se confirmaram no questionário inicial que foi aplicado antes do início da sequência didática. O material produzido pelos estudantes ao final da sequência permitiu verificar uma elevação considerável da compreensão acerca do tema e da capacidade crítica em utilizar a inteligência artificial de maneira responsável.

Desafios:
A maior dificuldade para a execução do projeto foi conciliar a aplicação das aulas junto aos estudantes às outras demandas pedagógicas (avaliações e eventos pedagógicos em geral).

Lições Aprendidas:
A execução deste projeto me permitiu constatar que é possível promover o letramento em inteligência artificial de maneira lúdica e interativa, sem ignorar temas complexos e relevantes como ética e responsabilidade.
A mudança de postura dos estudantes em relação a uma aceitação incondicional ou a uma negação radical à IA foi notável, sendo percebida uma postura mais crítica e responsável de grande parte do grupo.

Gostaria de ter documentado melhor algumas etapas do projeto, com o registro fotográfico de algumas das atividades. Além disso, alguns dados se perderam no processo, com a minha saída da escola, sem que houvesse tempo hábil para salvar os resultados dos formulários, por exemplo.
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100