ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZAAABAC
1
Carimbo de data/horaEndereço de e-mailCAPOrientadores dias de atendimentoTitulo do seu Trabalho / ProjetoIndicar Programa (habitação, equipamento publico, parque, design urbano etc.)Indicar endereço do local Resumo da proposta / com temáticas e conceitos que desejam tratar.
2
1Beatriz Chicarelli AlcantaraAnjaAlineterça, 18hrsPré-escolaR. 13 de Maio, São CarlosValorização da memória e patromônio histórico de São Carlos, construção seguindo conceitos de sustentabilidade de forma a criar uma ponte entre a memória (passado) e futuro
3
3/14/2023 16:53:07isabellasfs@usp.br2Isabella Sabrina Fernandes dos SantosAnja Joao Marcos a confirmarPartilhar - Escola de ConstruçãoEscola TécnicaVila Prado - São Carlos, SPEscola técnica de construção cooperativista, focada na formação de técnicos em edificações e infraestrutura que priorizem técnicas mais sustentáveis como a madeira, e também na formação de técnicos em administração de cooperativas para que deem continuidade a gerência da escola em si e também para disseminar o projeto. A escola será projetada dando preferência a estruturas de madeira, e de forma a se tornar uma ponte entre os técnicos formados e a comunidade.
4
3/14/2023 14:45:09juliatardelli@usp.br3Júlia Medici Tardelli Anja Joana D'Arc terça de manhaPrelúdio e Permanência: Projetando o Espaço do NascerEquipamento público, casa de partosRibeirão Preto, rua Visconde de Inhaúma 241
5
3/14/2023 11:06:26
jacqueline.rugai.lopes@gmail.com
4Jacqueline LopesAnja Joao Marcos a confirmarEspaço de formação em construção não convencional: proposta de flexibilização e qualificação da construção civil.Escola de ConstruçãoSão Carloso projeto tem como proposta a construção de uma escola de formação profissional em construção não convencional, como resposta às temática e problemáticas levantadas, que são: A questão ambiental relacionada à construção civil e a relação entre cultura de construção e mão de obra. Buscando, assim, a flexibilização e emancipação da mão de obra, para se tornar apta a desenvolver e disseminar culturas construtivas menos impactantes ambientalmente.
6
Márcio Antonio Lino Junior
Vila África - coração da cultura afro-caipira
5
Márcio Antonio Lino Junior
AnjaJoana D'Arcterça de manhaVila África - coração da cultura afro-caipiraequipamento de valorização e preservação da cultura afro-caipira no bairro Vila África em PiracicabaVila África Piracicaba - terreno na esquina da R. Frei Luiz de Santana com a R. Fernando Febeliano da CostaA proposta se coloca em um contexto de valorização da cultura afro caipira e o reconhecimento das influências africanas nas cidades e arquiteturas brasileiras, em especial na cidade de Piracicaba. A Vila África em Piracicaba representa um importante centro de preservação e resistência cultural da população negra frente ao avanço do mercado imobiliário e uma série de empreitadas políticas que atacam diretamente o povo preto caipira.
O projeto tem como objetivo a criação de um espaço que destaque este caráter de resistência da comunidade, assim como sua característica de ser um espaço de concentração e reunião da população afro-caipira da cidade, acentuando o caráter de polo cultural do bairro, retomando elementos das culturas africanas, em especial dos povos bantos, que segundo o professor Noedi Monteiro, seria o principal grupo étnico da população negra de Piracicaba).
O programa compreende espaços livres que evidenciam o caráter de encontro, reunião, possibilitando múltiplas apropriações que se adequem ao cotidiano e as necessidades da população.
Para o projeto, para além de referências da arquitetura moderna, serão também utilizados referências das arquiteturas tradicionais africanas, com destaque para aquelas com maior influência no interior paulista.
7
3/14/2023 14:42:08mateusbarufi@usp.br6Mateus da Silva BarufiAnjaJeferson cada 3. semanas.O que os muros apartam: lazer, sociabilidade e o lugar do encontro no espaço urbanoParque UrbanoSão José do Rio Preto - SPO Córrego Piedade e a Linha Férrea se consolidaram como barreiras, responsáveis por apartar a região a norte, ocupada prioritariamente pelas classes mais baixas, do restante do tecido urbano, sendo notada a falta de infraestrutura e a escassez de espaços públicos qualificados, equipamentos culturais, esportivos e de lazer. Sendo assim, este trabalho tem como intuito reverter o papel exercido pelas barreiras mencionadas por meio da qualificação e formação de um sistema, de modo que tais elementos possam se constituir como marcos positivos na paisagem, dialogando com seu entorno e promovendo urbanidade e sociabilidades.As maneiras como os sujeitos vêm vivenciando e ocupando o espaço urbano e lidando com aquilo que lhe é inerente evidenciam que a cidade passou a ser representada por fragmentos e marcada por uma lógica segregacionista e excludente. Nesse contexto, as relações sociais vem acontecendo prioritariamente em espaços privados, em detrimento dos públicos, os quais passaram a ser vistos como inseguros, sujos e caóticos, ressignificando o ambiente urbano a partir da lógica de mercado, se materializando e se espalhando estrategicamente na forma de condomínios residenciais fechados e shopping centers.
Pautado em tais aspectos, este trabalho se territorializa na cidade de São José do Rio Preto, uma vez que a partir de análises, evidencia-se um processo segregatório e desigual no processo de urbanização desse território.
Com isso, o uso do córrego como eixo estruturador permite agregar questões infra estruturais, socioambientais, socioculturais e educacionais, entendendo que essa junção tem o potencial de romper com um processo histórico e, ao mesmo tempo, engendrar o início do processo de transformação dessa região.
8
3/14/2023 14:37:32
vasconcellosmateus@usp.br
7Mateus de Godoy VasconcellosAnjaAmanda terça , 18hrsTrilhando Cultura: Sistema de Espaços Culturais Equipamentos público de mobilidade e culturaAvenida Gessy Lever, 90 Valinhos -SPNova estação ferroviária para Valinhos e sistema de equipamentos culturais. Superação de barreiras na malha urbana (ferrovia), conexão entre bairros separados, relação mobilidade e cultura, transporte ferroviário de pessoas, falta de equipamentos culturais na cidade.
9
8Natália Salata BragaAnjaJeferson A Reapropriação Através da Ressignificação: Intervenção na Avenida Jerônimo Gonçalves - Ribeirão PretoDesign UrbanoAvenida Jerônimo Gonçalves - Ribeirão Preto, SPIntervenção urbana na Avenida Jerônimo Gonçalves da cidade de Ribeirão Preto, resultando na proposta de diretrizes urbanísticas para área, e no projeto de um sistema de parques ao longo da avenida.
10
9Thiago Fernandes MagriAnjaSuzuki Habitação temporária - Arquitetura de emergência aplicada no contexto de São PauloHabitação temporáriaSão Paulo - SPA proposta do trabalho é apresentar uma solução factível perante o problema de desastres naturais potencializados pela condição de vulnerabilidade dos habitantes do município de São Paulo. Para tal, o trabalho se propõe a apresentar o histórico da cidade frente ao tema, e evidenciar a gravidade do problema com base nas soluções atuais e projeções climáticas futuras. A reposta projetual é elaborada na concepção de uma habitação temporária utilizando elementos pré-fabricados, com foco no atendimento ágil para as vítimas.
11
13
3/14/2023 12:21:48deniseayumi@usp.br2Denise Ayumi Yamaguchi deniseayumi@usp.brLucianoDAVID3as. das 17-18hsatdm. 01_ 04.04Direito à sensibilização e sensibilidades: espaços culturais e de educação complementar em áreas de marginalização cultural (será modificado posteriormente)parque/equipamento culturalAv. Penedo, 713 - Catiapoã, São Vicente - SPCentro cultural urbano que objetiva abordar também as questões ambientais e sociais do contexto de inserção. Temáticas: centro cultural, desenho urbano, arquitetura da paisagem, urbanismo.
14
3/14/2023 14:24:12fernanda.ns@usp.br3Fernanda Norato fernanda.ns@usp.brLucianoMarcelo Tramontano6as. das 14-14h30hsatdm_01 _27.03Habitar: o direito de existirHabitação com uso mistoSão CarlosHabitação social e estudantil, com uso misto e sistema construtivo com menor impacto ambiental e agilidade construtiva
15
4Heitor Ferrari Tessarolli heitorft@usp.brLucianoPaulo Castral2as. 17hsatdm_01 e 02 _28.03 e 10.04Memória em movimento: centro cultural em Bariri/SPEquipamento PúblicoAv. XV de Novembro, (55), Bariri/SPCriação de um centro esportivo/cultural me utilizando das ruínas de um conjunto de galpões que serviam à malha ferroviária de Bariri.
16
3/14/2023 15:25:12juliasimabukuro@usp.br5Julia Simabukuro juliasimabukuro@usp.brLucianoDAVID3as. das 17h-18hsUniversidade e cidade: recosturando identidadesCentro AcadêmicoR. Dr. Carlos de Camargo Salles - Jardim Lutfalla, São Carlos - SP, 13560-510Redesenho do centro acadêmico da USP São Carlos
17
3/14/2023 12:38:42juliazelias@usp.br6Julia Zambon - juliazelias@usp.brLucianoPaulo Castral?atdm_01 _11.04[re] desenhando caminha: centro de capacitação, visibilidade e apoio à mulher no espaço artístico Equipamento culturalEsquina da Rua Guaimbé com a Madre de Deus, no bairro da Mooca em São PauloO Centro de Capacitação, Visibilidade e Apoio à Mulher surge como uma medida política e social para incentivar um afloramento mais acessível de mulheres que não só desejam sobreviver da arte, mas que também queiram um espaço para usufruto e discussão do que é ser mulher por meio da arte.

18
7Luccas Gouvea de Melo luccas.melo@usp.comLucianoJefersonatdm_01 _11.04
Estação de trem intermetropolitano em Vinhedo/SP
Infraestrutura urbana
Rua João Gasparini, Vinhedo/SP
Criação de uma estação de trem em Vinhedo relacionada à proposta de implantação de trem intercidades entre Campinas e São Paulo.
Apresentar a estação como parte de uma alternativa ao transporte rodoviário dentro da região metropolitana de Campinas
Jeferson Tavares, Joubert Lancha, Givaldo Medeiros
20
3/14/2023 12:58:03
marilia.lanfranchi.santos@usp.br
9Marília Lanfranchi Santos marilia.lanfranchi.santos@usp.brLucianoGivaldo4a.9hs30atdm_01 _29.03Equipamento cultural em uma perspectiva de gênero e raçaEquipamento público Terreno margeado pelas rua Pedro de Paula e pela avenida Arnoldo Almeida Pires, no bairro Cidade Aracy, São CarlosEquipamento cultural voltado para a capacitação, convívio e lazer para mulheres do bairro Cidade Aracy. O projeto busca englobar questões relacionadas ao direito a cidade e à relação de gênero e raça em uma perspectiva urbana e cultural.

21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102