ABDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXY
1
Linha de pesquisaData de inícioData de términoSupervisorTítulo do projetoResumo do projeto
2
KARLA LOUISE DE ALMEIDA PETELPoéticas da Modernidade05/08/202404/08/2025Lyslei de Souza NascimentoLinguagem e erotismo em O livro da gramática interior, de David Grossman-
3
DANIELLA CARNEIRO LIBÂNIO DE ALMADAEdição e recepção de textos literários01/08/202431/07/2025Luis Alberto Ferreira Brandão SantosProjeto glossário: decifrando neologismos e noções suassunianasElaboração de uma espécie de glossário de noções e neologismos suassunianos que rastreie o percurso dos termos chave ao longo da carreira do autor, apresente a sua definição mais precisa, bem como as ideias a ele relacionadas, e ilustre com exemplos retirados da própria obra.
4
BRUNO HENRIQUE ALVARENGA SOUZAPoéticas da Modernidade15/08/202314/07/2025Gustavo Silveira RibeiroUma Peregrinação Selvagem: a poesia de D. H. LawrenceDiscussão da obra poética de D.H. Lawrence através da seleção, tradução e comentário de seus poemas, em estreita comunicação com os paradigmas teóricos e poéticos de nosso tempo e espaço específicos.
5
FABIO FADUL DE MOURALiteratura e Políticas do Contemporâneo01/07/202430/06/2025Gustavo Silveira RibeiroA perda como matéria: luto, melancolia e elaboração na poesia brasileira contemporâneaEstudo de um topos recorrente na poesia contemporânea brasileira: a perda. O corpus de análise é formado por Monodrama (2009), de Carlito Azevedo; Ano novo (2016), de Leila Danziger; Íntima fuligem: caverna e clareira (2017), de Astrid Cabral; e Noite de São João (2020), de Natália Agra. Apesar da divergência de estilos, os autores propostos estabelecem um conjunto que investiga a perda como matéria poética, orientando seus projetos para o luto ou para a melancolia.
6
FILIPE AMARAL ROCHA DE MENEZESLiteratura, História e Memória Cultural02/06/202301/06/2025Lyslei de Souza NascimentoFotografia e Memória na literatura da Shoah no BrasilLeitura crítica da produção literária da Shoah no Brasil, assumidamente ficcional, a partir das fotografias inseridas no texto como objeto privilegiado de estudo da memória. Revisão teórica sobre o tema da fotografia, do testemunho, da Shoah. Descrição, análise e interpretação dessas imagens e discussão de sua função narrativa nas obras selecionadas.
7
SORAYA MARTINS PATROCÍNIOLiteratura, outras Artes e Mídias02/05/202301/05/2025Marcos Antônio AlexandreDramaturgias contemporâneas negras: movimento, fissura e fabulaçãoDifusão das dramaturgias produzidas por artistas negros XXI, tendo em vista apresentar para os discentes da graduação e pós-graduação em Letras textos dramáticos, escritos e encenados, que refletem, por meio das experiências negras na diáspora, gestos éticos e estéticos que interpelam a história e recriam subjetividades, memórias e identidades negras.
8
DAVID PESSOA DE LIRALiteratura, História e Memória Cultural29/04/202428/04/2025Olimar Flores JúniorO Asclepius Latinus: o Livro Sagrado de Hermes Trismegistos dedicado a AsclépioInvestigação de quais sãos os aspectos literários e redacionais do Asclepius Latinus, com a finalidade de apresentar, de acordo com o texto crítico, sua tradução paralela em língua portuguesa.
9
MARIA AURINÍVEA SOUZA DE ASSISLiteratura, História e Memória Cultural17/03/202416/03/2025Marcos Antônio AlexandreTeatro, rap, cinema, canção popular: linguagens em resistência na peça guineense A estátua perdida, de Raúl Mendes FernandesDiscute o modo como os diálogos multiartísticos realizados na peça guineense A Estátua Perdida, de Raúl Mendes Fernandes, atuam na promoção de uma linguagem em resistência, uma vez que a literatura, o rap, o cinema e a canção popular agem como intérpretes crítico-poéticos da Guiné-Bissau no período pós-independência e apontam caminhos para as lutas democráticas e de re-existências do país.
10
ANNA MOSCAPoéticas da Tradução11/03/202410/03/2025Tereza Virgínia Ribeiro BarbosaBEIJO NO ASFALTO DE NELSON RODRIGUES: PROCESSO COLETIVO DE TRADUÇÃO NAS LÍNGUAS DA ITÁLIAPropõe a tradução nas línguas de Itália do texto O beijo no asfalto de Nelson Rodrigues.
11
RODRIGO FELIPE VELOSOLiteratura, História e Memória Cultural02/03/202401/03/2025Lyslei de Souza NascimentoEntre dois mundos - Ressurgências do passado, (trans)formação do presente: ritos e vestígios da tradição judaica nas obras de Adriana Armony, Giselda Leirner e Lúcia AizimLeitura e análise dos livros de contos, poesias e ou romances da produção ficcional de Adriana Armony, Giselda Leirner e Lúcia Aizim a partir da inserção do aparato teórico-metodológico dos ritos de passagem e, por conseguinte, discutir os vestígios da tradição judaica na literatura das autoras supracitadas.
12
FRANCINE FERNANDES WEISS RICIERIPoéticas da Modernidade01/03/202428/02/2025Georg OtteO poema em prosa à luz do romantismo alemão: leituras de Evocações, de Cruz e SousaEstudo da bibliografia relativa ao romantismo e ao idealismo alemães, mais especificamente os trabalhos do grupo ligado à revista Athenaeum, tendo como referência o problema teórico do poema em prosa (enquanto fragmento e em sua vocação teorizante).
13
ELLEN MARIANY DA SILVA DIASLiteratura, outras Artes e Mídias02/01/202401/01/2025Márcia Maria Valle ArbexO corpo como potência nas representações do feminino em Aline Bei, Louise Bourgeois e Adriana VarejãoEstudo do feminino e das feminilidades, temas problematizados na obra da escritora brasileira Aline Bei, nos trabalhos da artista plástica franco-americana Louise Bourgeois e nas telas de Adriana Varejão. A hipótese é de que estas artistas oferecem uma perspectiva que desautomatiza os papeis sociais exercidos pelas mulheres, no que se refere aos usos e às funções comumente atribuídos a seus corpos, bem como o que se espera a respeito de seus comportamentos e posicionamentos inscritos na esfera social.
14
ANTONIO SÁ DA SILVALiteratura, outras Artes e Mídias02/01/202431/12/2024Tereza Virgínia Ribeiro BarbosaAs escolhas trágicas e a humanidade da justiça no Orestes de EurípidesRecorrendo à versão legada por Eurípides, concentra esforços no caso exemplar de Orestes, cujo decreto destinal, tanto quanto impusera aos atridas que vieram antes dele, obrigava que fizesse escolhas nada confortáveis; o contexto histórico no qual o tragediógrafo vive importa na tributação de uma maior a responsabilidade ao humano pelos seus projetos. Serve assim de inspiração para refletir sobre questões tormentosas submetidas aos nossos tribunais e que desafiam juristas e filósofos a estabelecerem um diálogo com os classicistas, seja para uma melhor compreensão do que é realmente uma escolha trágica, seja ainda para iluminar suas escolhas no cotidiano da vida do foro.
15
CÍNTIA CAMARGO VIANNA02/01/202431/12/2024Marcos Antônio AlexandreAs categorias de raça, mestiçagem e quilombo na ensaística de Manuel Zapata Olivella e Abdias do Nascimento - forjando um Pensamento Afrotransnacional Panafricanista.Identificação da concepção de afro-intelectual latino-americano que subjaz a ensaística dos dois autores, das correntes do pensamento Panafricanista (afro-americana ou afro-caribenha) das quais os dois intelectuais seriam signatários e da sistematização proposta pelos dois intelectuais em torno da utilização das categorias de raça, mestiçagem e quilombo.
16
IZABELA BAPTISTA DO LAGOLiteratura, outras Artes e Mídias02/01/202431/12/2024Márcia Maria Valle ArbexImagens e vozes femininas nas narrativas de artistasEstudo das representações literárias das figuras femininas nas "narrativas de artista", por meio de atividades de pesquisa e de ensino, bem como sua difusão a partir da tradução de obras representativas da categoria.
17
JÚNIA CRISTINA PEREIRALiteratura, História e Memória Cultural01/03/202431/12/2024Marcos Antônio Alexandre(im)possível memória: história pessoal e coletiva em processo de criação dramatúrgicaCarrega como objetivo registrar e discutir o processo de criação da dramaturgia (im)possível memória, investigando os dispositivos e procedimentos utilizados, bem como aspectos de intertextualidade com estudos culturais.
18
JÚNIA CRISTINA PEREIRALiteratura, História e Memória Cultural02/01/202431/12/2024Marcos Antônio AlexandreEscritas com o corpo: um estudo comparativo entre O parque das irmãs magníficas de Camila Sosa Villada e E se eu fosse Puta de Amara MoiraEstudo comparativo entre O parque das irmãs magníficas de Camila Sosa Villada e E se eu fosse Puta de Amara Moira.
19
TIAGO DE HOLANDA PADILHA VIEIRAPoéticas da Modernidade02/01/202431/12/2024Luís Alberto Ferreira Brandão SantosPrática escritural e produção de espaço em Memórias do cárcere, Caetés, Angústia e S. BernardoAnálise dos modos pelos quais Graciliano Ramos observa a escrita como produtora de espaço. O corpus compõe-se de cinco livros postumamente publicados: Linhas tortas (1962); Viventes das Alagoas (1962); Cartas (1980); Cartas inéditas: de Graciliano Ramos a seus tradutores argentinos, Benjamín de Garay e Raúl Navarro (2008); e Garranchos (2012). Em termos mais precisos, são selecionados textos que tematizam explicitamente o ato de escrever.
20
FLÁVIA ALMEIDA VIEIRA RESENDELiteratura, outras Artes e Mídias10/11/202309/11/2024Sara del Carmen Rojo de la RosaAntígonas: vitalidade do mito no Brasil atualAnalisar as apropriações contemporâneas do imaginário mítico da personagem Antígona em literaturas dramáticas e obras teatrais brasileiras, a fim de produzir uma reflexão teórica e crítica a respeito da possibilidade da permanência de uma imagem política de resistência enquanto experiência trágica no Brasil atual.
21
JOSÉ ANTÔNIO ORLANDO NETTOLiteratura, História e Memória Cultural01/11/202331/10/2024Maria Zilda Ferreira CuryPalavra e imagem: o impacto contemporâneo da fotoliteratura na autoficção e na metaficçãoO principal objetivo deste projeto é dimensionar e analisar os conceitos de fotoliteratura, de autoficção e de metaficção na literatura brasileira contemporânea, tendo como ponto de partida obras ficcionais editadas nas últimas décadas.
22
MATIAS CORBETT GARCEZ01/05/202431/10/2024Marcos Antônio AlexandreDo texto à performance: Construindo locais de resistência e enfrentamentoEstudo sobre a criação de textos poéticos e suas performances enquanto processos de posicionamento e resistência de sujeitos, bem como ferramentas de ensino-aprendizagem. Pretende-se também, a partir desses resultados e processos iniciais, sistematizá-los em práticas, jogos e oficinas que poderão ser utilizados em ações de ensino-aprendizagem ou futuras pesquisas.
23
ALEX KEINE DE ALMEIDA SEBASTIÃOEdição e recepção de textos literários14/08/202331/07/2024Ana Carina Utsch TerraUm sopro de vida, de Clarice Lispector: entre o movimento da escrita e a fixidez editorialPesquisar o contraste entre o movimento da escrita e a fixidez editorial do livro Um sopro de vida de Clarice Lispector.
24
JULIANA MAIA DE QUEIROZLiteratura, História e Memória Cultural19/08/202331/07/2024Constância Lima DuarteLETRAS DE MULHERES: UM ESTUDO DA COLEÇÃO ESCRITORAS DO BRASIL do SENADO FEDERALEstudo da coleção Escritoras do Brasil, da Biblioteca do Senado Federal, com vistas a conhecer o conteúdo de cada título publicado, bem como investigação das principais temáticas apresentadas em consonância com os projetos estéticos de cada autora no intuito de traçar um panorama das vozes e letras femininas que foram vítimas de memoricídio no Brasil.
25
SERGIO GUILHERME CABRAL BENTOPoéticas da Modernidade17/07/202316/07/2024Gustavo Silveira RibeiroEstado Democrático de Delito: figurações políticas na poesia brasileira contemporâneaInvestigação das relações explícitas entre poesia e política na produção brasileira contemporânea, compreendendo como a citação direta do contexto nacional se torna materialidade poética.
26
ROBSON JOSÉ CUSTÓDIOPoéticas da Modernidade12/06/202311/06/2024Silvana Maria Pessôa de OliveiraEugénio de Andrade e Ondjaki: intersecções poético-espaciaisAprofundamento e continuidade da pesquisa dentro das representações do espaço (pelo viés geoliterário), centrada, por ora, nas poesias de Eugénio de Andrade e de Ondjaki.
27
RITA DE CÁSSIA SILVA DIONÍSIO SANTOSLiteratura, História e Memória Cultural01/06/202231/05/2024Constância Lima DuarteHistória cultural de mulheres escritoras: vida e obra de Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921)Elaboração, com base em documentos literários e históricos, de uma cronologia e/ou uma biobibliografia da autora Alexina de Magalhães Pinto.
28
ANDRÉ DE SOUZA PINTOLiteratura, História e Memória Cultural15/05/202314/05/2024Georg OtteEsaú e Jacó em Machado de Assis e Thomas Mann: reescritas do mito bíblicoLeitura crítica dos romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis, e do primeiro volume da tetralogia José e seus irmãos, de Thomas Mann, a partir dos personagens Esaú e Jacó, apropriados da narrativa bíblica e reescritos nos romances elegidos para este estudo. Revisão das teorias sobre os mitos bíblicos na literatura, bem como da noção de duplo. Análise, interpretação e comparação acerca das estratégias narrativas utilizadas pelos escritores e dos respectivos contextos de produção literária.
29
RENAN NUERNBERGERPoéticas da Modernidade03/04/202302/04/2024Sérgio Alcides Pereira do AmaralPoesia (vírgula) resistênciaContinuação de projeto preexistente homônimo.
30
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGERLiteratura, História e Memória Cultural13/03/202311/03/2024Maria Zilda Ferreira CuryLiteratura brasileira contemporânea e violência de gênero em tempos de ditadura militarInvestigação em três obras, a saber: Mulheres que mordem (2015), de Beatriz Leal, O corpo interminável (2019), de Cláudia Lage, e Depois de tudo tem uma vírgula (2021), de Elizabeth Cardoso, do modo como a ficção trata a violência de gênero perpetrada pelo Estado.
31
PATRÍCIA LOPES SILVALiteratura, História e Memória Cultural02/03/202201/03/2024Lyslei de Souza NascimentoPara além do vazio: objetivos e listas na obra de Elisa LispectorLeitura e análise dos livros de contos da produção ficcional de Elisa Lispector a partir da inserção de teorias que discutem a presença dos objetos, listas de enumerações na literatura.
32
RICARDO AUGUSTO GARRO SILVALiteratura, História e Memória Cultural02/03/202101/03/2024Lyslei de Souza NascimentoNarrar o crime: narrativa policial e violência políticaAnálise dos efeitos formais e de conteúdo do uso de elementos da narrativa policial na obra de Bernardo Kucinski que tematizam a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como na obra de outros autores brasileiros (ou que escrevem em língua portuguesa, como no caso de Julián Fuks) que tenham como tema ditaduras ou períodos de violência política.
33
WANDER LOURENÇO DE OLIVEIRALiteratura, História e Memória Cultural02/03/202301/03/2024Wander Melo MirandaDiadorim - a reinvenção de Dom Quixote de la Mancha (inversões ficcionais do mito da Távola Redonda)Análise do gênero literário romance como possibilidade de um novo estatuto de linguagem entre os séculos XVII e XX e extensão da reflexão à contemporaneidade sob forma de investigação e parecer crítico, amparados no diálogo entre o Trovadorismo, Renascimento e o Pós-Modernidade.
34
GABRIELA BRUSCHINI GRECCALiteratura, História e Memória Cultural01/03/202329/02/2024Volker Karl Lothar JaeckelElaboração da história austríaca em Thomas Bernhard: uma análise materialista lacaniana de escritos autobiográficosBusca pensar as possibilidades de situar obras de cunho autobiográfico de Thomas Bernhard (1931-1989) como fontes escriturais de manifestação (in)consciente de sintomas de um sujeito atravessado pela barbárie do nazismo e pelo recalcamento da mesma barbárie socializado pelo silêncio da sociedade austríaca em relação ao envolvimento nos inúmeros desdobramentos do horror da guerra e do genocídio.
35
DANIELA REBECA CAMPOS ATIENZOLiteratura, História e Memória Cultural01/02/202331/01/2024Marcos Antônio AlexandreOutros caminhos possíveis. Memórias afro-diaspóricas: poesia de mulheres negras, uruguaias e brasileirasAnálise das memórias afro-diaspóricas na poesia de mulheres negras uruguaias e brasileiras, a fim de situar as estéticas afro-femininas brasileiras e uruguaias no contexto latino-americano para pensar como foram representadas e como constroem sua própria autorrepresentação através das subjetividades, estabelecer diálogos com as estéticas afro-femininas e seus pontos de encontro, como a identidade e a corporeidade e estudar a antologia como mecanismo de difusão e circulação das subalternidades.
36
MARCOS VINÍCIUS TEIXEIRAPoéticas da Modernidade01/02/202331/01/2024Cláudia Campos SoaresImagens da Revolução de 1930 no modernismo brasileiroReflexão, por meio da literatura, acerca de um momento histórico do país em que as oligarquias perdiam parte do poder e uma unificação do país era reivindicada, o estudo proposto tem como objetivo investigar a representação do episódio político conhecido como Revolução de 1930 nos romances S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Olhai os lírios do campo, de Erico Verissimo, e João Ternura, de Aníbal Machado.
37
GIOVANNA SOALHEIRO PINHEIRO CHADIDLiteratura, História e Memória Cultural01/12/201831/12/2023Eduardo de Assis DuarteA permanência da tradução na tradição literária: o ofício de Guilherme de AlmeidaInvestigação da noção de transfusão/transcriação de Guilherme de Almeida, buscando relacioná-los à sua prática poética e criativa, por meio das teorias contemprâneas da tradução, a exemplo das formuladas por Haroldo de Campos. Almeida foi poeta e tradutor, fazendo com que a sua segunda atividade fosse incorporada à primeira, quer seja por meio de arpopriações ou por meio da reflexão crítica.
38
ROBERTO BEZERRA DE MENEZESPoéticas da Modernidade01/12/201831/12/2023Silvana Maria Pessôa de OliveiraNão desprezes o soneto: a hipertrofia da forma em Daniel Jonas e Paulo Henrique BrittoInvestigação da hipertrofia da forma soneto nas obras poéticas de Daniel Jonas e de Paulo Henriques Britto, atentando para as linhagens a que os dois autores fazem referência, as continuidades e rupturas empreendidas, tanto no nível formal quanto nos temas por ele evocados.
39
MARCIO MEIRELLES GOUVÊA JÚNIORLiteratura, História e Memória Cultural01/11/202131/10/2023Sandra Maria Gualberto Braga BianchetAgostinho CentonistaDesenvolvimento de estudos sobre literatura latina por meio da investigação da estrutura centonária das Confissões, de Agostinho.
40
GLEIDSTON ALIS MENDES DE CAMPOSLiteratura, História e Memória Cultural01/10/202130/09/2023Maria Zilda Ferreira CuryLeituras e releituras de poesia brasileiraArticulação entre pesquisa e extensão no levantamento e, principalmente, na divulgação de importantes nomes da literatura brasileira, mais especificamente, de poetas.
41
MARCELO JOSÉ FONSECA FERNANDESLiteratura, História e Memória Cultural01/08/202230/08/2023Leandro Garcia RodriguesO conto simbolista portuguêsReexame e o resgate dos autores simbolistas, na prosa curta, para pesquisas futuras e aprofundadas; almeja-se, ainda, que a pesquisa possa vir a despertar estudos ulteriores acerca dos autores coligidos, bem como a outros, de modo que se amplie a percepção do gênero “conto simbolista” tal qual uma antecipação modernista.
42
ITANA NOGUEIRA NUNESLiteratura, História e Memória Cultural01/08/202231/07/2023Rômulo Monte AltoA Reinvenção do Capital Cultural: literatura e outros objetos culturais no Brasil hojeVerificação das possíveis contribuições de uma revisitação do conceito de Capital Cultural de Pierre Bordieu para iluminar os processos culturais atuais, os comportamentos e as formas de relação com a literatura entre outros produtos culturais, as escolhas e os gostos dos estudantes universitários - leitores provenientes das universidades públicas brasileiras.
43
LUÍS ANDRÉ NEPOMUCENOLiteratura, História e Memória Cultural01/02/202331/07/2023Sérgio Alcides Pereira do AmaralO renascimento portuguêsA proposta inicial é propor uma ampla abordagem do renascimento na literatura portuguesa, ou pelo menos do período que se compreende como renascimento, especialmente o quinhentismo, a partir da análise de obras de autores envolvidos, direta ou indiretamente, com a questão histórica da expansão marítima portuguesa, iniciada no século anterior.
44
GABRIELA LOPES VASCONCELLOS DE ANDRADEPoéticas da Modernidade01/07/202130/06/2023Wander Melo MirandaBabel de todos os (en)cantos: poéticas, língua e arquivoAnálise, a partir das filiações e dos enlaces literários, da consequência do perfil múltiplo intelectual de Antonia Torreão Herrera, e da reflexão teórica sobre a língua, como se constrói a escrita poética de Babel e as relações com outros textos teóricos e artísticos.
45
KELLY CRISTINA MEDEIROS FERREIRALiteratura, História e Memória Cultural02/05/202230/04/2023Cláudia Campos SoaresVirilidade dos Valentes em Obras de João Guimarães Rosa e de Autores Escolhidos da Literatura de CordelVerificação das similaridades e diversidades concernentes ao registro da virilidade no corpus estabelecido: duas novelas de Sagarana (1946), de João Guimarães Rosa — “Duelo” e “Corpo fechado” — e quatro romances do ciclo dos valentes da literatura de cordel - História de Mariquinha e José de Souza Leão (1937?), de João Ferreira de Lima; O valente Josué (1959?), de João Martins de Athayde, Jerônimo, o grande herói do sertão (195?), de Caetano Cosme da Silva e O aventureiro do Norte (1961?), de Apolônio Alves dos Santos.
46
MARO LARA MARTINSPoéticas da Modernidade01/04/202231/03/2023Aline Magalhães PintoHistória, Sociologia e Literatura: ensaio e experiência intelectual no modernismo brasileiroReflexão sobre as relações entre História, Sociologia e Literatura na produção ensaística do modernismo brasileiro e aprofundamento dos estudos sobre pensamento social brasileiro relacionando cultura e política nas interpretações do país.
47
JOZELMA DE OLIVEIRA RAMOSLiteratura, História e Memória Cultural31/07/202028/02/2023Antonio Orlando deOliveira Dourado LopesO jogo metafórico em L' élégance du hérisson como construção estética do processo interpessoal de colonização simbólicaAprofundamento dos estudos sobre o conceito de metáfora, a partir do livro L’élégance du Hérisson (2006), de Muriel Barbery com vistas a discutir sobre as relações interpessoais de colonização simbólica presentes no livro, que foram construídas pela autora também por meio do processamento metafórico em questão.
48
JONAS MIGUEL PIRES SAMUDIOPoéticas da Modernidade04/07/202214/12/2022Lúcia Castello BrancoA escrita e os femininos: A trans/escrita de Camila Sosa VilladaTem como enfoque para a interface entre a questão do feminino na literatura e o feminino como uma questão para a literatura. Para aprofundamento nas reflexões, apropria-se da compreensão de “escrita feminina”, desenvolvida por Lucia Castello Branco (1991; 1994; 2019; entre outros), que aponta para uma dicção própria a determinados textos literários, independente do gênero de seus autores. A partir disso, e considerando a reivindicação, premente e atual, por novas formas de vivência do feminino, volta-se para a obra de Camila Sosa Villada, El viaje inútil: trans/escrituras (2018).
49
MARCO ANTONIO BARBOSA DE LELLISPoéticas da Tradução01/11/202131/10/2022Constantino Luz de MedeirosSiebenkas (1796): reflexões sobre tradução literária. "Tradutologia" e "Transcriação"Busca refletir tanto sobre a sátira na obra Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter (1763-1825), quanto inaugurar e difundir a tradução de alguns de seus capítulos, principalmente aqueles em que o protagonista, o advogado dos pobres Siebenkäs, compõe a sua sátira Auswahl aus des Teufels Papieren (Antologia dos papéis do diabo).
50
JOÃO BATISTA PEREIRAPoéticas da Modernidade01/09/202131/08/2022Georg OtteUma utopia sem redenção: sobre o mito em O narrador, de Walter BenjaminDelineamento dos antecedentes histórico-sociais vinculados à elaboração de O narrador, notadamente, aqueles que dialogam com os princípios do Neokantismo e do Neorromantismo e recuperação das proposições de Ludwig Klages e Johann Bachofen, além do registro de Vicente Valero, sobre o ethos social e a arquitetura das casas de Ibiza. Finalmente, essas reflexões serão abalizadas pelos contos de Nikolai Leskov, nos quais assomam marcas de ordem estética que endossam a força de uma tradição em vias de extinção na modernidade.
51
THEREZA DE JESUS SANTOS JUNQUEIRAPoéticas da Modernidade01/09/202031/08/2022Georg OtteUm estudo do gesto em Brecht e em Benjamin a partir da perspectiva do mitoMapeamento dos textos de Bertolt Brecht e de Walter Benjamin a respeito do gesto, Gestus e linguagem gestual, traduzir para o português e proceder a uma análise em diálogo com a noção de mito, conforme elaboroada por Ernst Cassierer e Odo Marquard.
52
IRIS MARIA DA COSTA AMÂNCIO KAMWAEdição e recepção de textos literários28/03/202214/08/2022Ana Carina Utsch TerraEdição, editoras negras e racismo ditatorial: panorama histórico e mercadológico das edições brasileiras de obras literárias de autoras e autores africanos (1949-2022)Elaboração, análise e problematização do panorama histórico e mercadológico das edições brasileiras de obras literárias de autoras e autores africanos, a fim de detectar os fatores que impactam sobre os índices de produção e circulação dessas publicações no Brasil.
53
FRANCISCO JACSON MARTINS VIEIRAPoéticas da Tradução02/08/202101/08/2022Tereza Virgínia Ribeiro BarbosaTradução do Canto XXI da Ilíada para a Literatura de CordelPesquisa e o estabelecimento de uma tradução do Canto XXI – Ilíada para literatura de cordel. De modo mais específico, estudo dos efeitos e da recepção da epopeia grega no gênero literário brasileiro.
54
GABRIEL ALMEIDA ASSUMPÇÃOPoéticas da Modernidade01/08/202030/07/2022Georg OtteFILOSOFIA SINCRÍTICA E POESIA: ALTERNATIVAS AO DUALISMO EM FRIEDRICH VON HARDENBERG (NOVALISPropõe investigar, no pensamento de Friedrich von Hardenberg (Novalis), como a poesia e filosofia se nutrem uma da outra, sendo a filosofia fonte de conceitos que permitem investigar o dinamismo do mundo natural e integrar os diversos saberes na enciclopédia e a poesia, a capacidade de atingir saberes intuitivos, superando os limites da filosofia. A poesia como capacidade de superar a oposição sujeito-objeto desdobra na possibilidade de uma concepção não-dualista, neoplatônica de Deus, e na integração entre idealismo e realismo, via filosofia sincrítica.
55
RODRIGO TADEU GONÇALVESPoéticas da Tradução01/07/202130/06/2022Tereza Virgínia Ribeiro BarbosaMetaformas: tradução como criação e recepçãoLevantamento, categorização e estudo de uma série variada de propostas de recepções contemporâneas dos clássicos estudadas com menor ênfase nos trabalhos de especialistas do campo conhecido como Classical Reception Studies.
56
WELLINGTON MARÇAL DE CARVALHOLiteratura, História e Memória Cultural01/05/202130/04/2022Sandra Regina Goulart AlmeidaA desgraça como sina: inscrição da violência em J. M. CoetzeeReflexão sobre o trabalho de memória que inscreve a violência configurada em uma espécie de narrador legista obstinado por dissecar o corpo da nação sul-africana, agenciado por um intenso trabalho de escritura com recurso à memória, tal como se manifesta na enunciação romanesca de Coetzee, nas obras À espera dos bárbaros, Desonra, Infância, Juventude e Verão.
57
CAMILA MARCELINA PASQUALLiteratura, História e Memória Cultural01/04/202131/03/2022Elcio Loureiro CornelsenImagem dialética e reminiscência nas narrativas de Carlos Heitor ConyInvestigação da configuração do conceito de imagem dialética e de reminiscências nas narrativas de Carlos Heitor Cony. Importa identificar como se processa o entrelaçamento da memória, bem como a descrição sensorial, como o cheiro, o olfato e estímulos visuais que nos levam de volta ao passado.
58
PATRÍCIA CHANELY SILVA RICARTEPoéticas da Modernidade01/04/201731/03/2022Silvana Maria Pessôa de OliveiraA poesia depois da música: uma leitura da lírica portuguesa contemporâneaInvestigação da relação entre poesia e música na obra dos poetas contemporâneos portugueses Rui Pires Cabral, Manuel de Freitas e Luís Quintais, a partir do conceito discursivo de ritmo, que distingue a linguagem poética da musical, com vistas a compreender o diálogo crítcio que, por meio da historicidade e da subjetividade, tais poéticas estabelecem com a tradição moderna da poesia, entendida em usa analogia com a arte musical.
59
ROGÉRIO LOBO SÁBERPoéticas da Modernidade01/03/202130/03/2022Julio César JehaInflexões expressionistas no gótico de William FaulknerEstudo do gótico modernista faulkneriano a fim de identificar suas inflexões expressionistas.
60
ALESSANDRA FABRÍCIA CONDE DA SILVALiteratura, História e Memória Cultural01/03/202128/02/2022Lyslei de Souza NascimentoKol Amazônia: escritores judeus do norte do BrasilLevantamento, leitura e revisão crítica, estudo e análise de autores e obras selecionados da literatura produzida por escritores de origem judaica na Amazônia.
61
JOEL PAESEEdição e recepção de textos literários01/02/202131/01/2022Antonio Orlando deOliveira Dourado LopesOs tipos humanos trágico - esquiliano e utópicoCompreensão da causa da diferença entre o tipo humano da tragédia grega e o das utopias políticas modernas, assim como o apontamento de algumas consequências sobre a psicologia e a teoria política, quando estas se fundamentam na superação imanente do πάθος – intrínseco à natureza humana –, como se apresenta nas utopias políticas modernas.
62
KÁTIA HALLAK LOMBARDILiteratura e Políticas do Contemporâneo01/03/202006/01/2022Sabrina Sedlmayer PintoPós-memória, fotografia e relato oral: a imigração italiana em São João Del-Rei (1888-1950)Investigação dos recursos potenciais das fotografias de família e dos relatos orais de segundas gerações quando trabalhados conjuntamente na busca de singularidades da história da imigração italiana em São João del-Rei (1888 a 1950), partindo da proposta de colher histórias a partir de fotografias de gerações passadas.
63
ÉDIMO DE ALMEIDA PEREIRALiteratura, História e Memória Cultural01/01/202131/12/2021Eduardo de Assis DuarteCimarrons e quilombolas: dos diversos modos de resistência negra contra a escravidãoInvestigação, a partir do viés literário, das estratégias de resistência desenvolvidas pelos escravizados africanos e por seus descendentes, sob as perspectivas cimarron e quilombola, como forma de lhes destacar o poderio individual e coletivo contraposto ao regime escravocrata, ressaltando as possíveis releituras da aplicação dessa força de resistência negra também no âmbito das sociedades contemporâneas.
64
VALÉRIA ANDRADELiteratura, História e Memória Cultural01/09/202131/12/2021Constância Lima DuarteUm enigma transatlântico no Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro: as charadas da feminista Josephina Alvares de AzevedoAnálise-interpretação da produção literária de Josephina Álvares de Azevedo dispersa no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro problematizando sua opção pela chamada literatura de entretenimento em contraponto ao seu percurso de autora cuja obra publicada no contexto jornalístico-literário no Brasil vai do conto à tragédia e orienta-se pelo ativismo em prol dos direitos de cidadania das mulheres.
65
NICIA PETRECELI ZUCOLOLiteratura e Políticas do Contemporâneo01/03/202130/09/2021Constância Lima DuarteEm nome da mãe:subversão de modelos em Quarto de hora, de Maria Lúcia MedeirosAnálise da subversão do discurso patriarcal e do surgimento de novas relações de poder em Quarto de hora, a fim de observar os processos culturais que abarquem a Amazônia sob uma perspectiva temporal (memória), em um campo epistemológico e/ou hermenêutico (interpretação) e numa relação dialógica/dialética (alteridade).
66
LUCIANA PAIVA CORONELLiteratura, História e Memória Cultural01/09/202031/08/2021Maria Zilda Ferreira CuryRastros da memória do autoritarismo ditatorial na cena literária brasileira contemporânea-
67
AURORA CARDOSO DE QUADROSPoéticas da Modernidade01/08/202031/07/2021Silvana Maria Pessôa de OliveiraDa cultura à literatura: os sentidos da formação britânica de Fernando PessoaBusca de subsídios para entendimento da forma de assimilação da cultura inglesa pelo poeta Fernando Pessoa e sua crítica construída à sociedade portuguesa. Pretende-se entender como seu modo de ver a cidade reflete em sua vida, em seu espírito e em sua poética.
68
MARCUS VINÍCIUS COSTA LAGELiteratura, História e Memória Cultural01/08/202031/07/2021Elcio Loureiro CornelsenA invenção do futebol mineiro no embalo da nostalgia de Plínio BarretoAnálise da memória cultural do futebol mineiro a partir das crônicas de Plínio Barreto publicadas no livro Futebol no embalo da nostalgia.
69
LETICIA MENDES DE OLIVEIRA01/03/202028/02/2021Sara del Carmen Rojo de la RosaAs diretoras atuais no Brasil e Chile: rastreamentos, empoderamnetos e estéticas femininas no teatro contemporâneoCarrega o objetivo de legitimar e dar visibilidade a diretoras mineiras e chilenas, buscando destacar as linguagem, memórias e história de suas trajetórias teatrais e legitimar da ação da mulher em funções técnicas do teatro.
70
ÉRIKA VIVIANE COSTA VIEIRALiteratura, outras Artes e Mídias01/01/202031/12/2020Márcia Maria Valle ArbexIntermidialidade dos textos e têxteis na produção visual e literária contemporâneaFomento da teorização sobre a relação entre os têxteis e os textos em produções artísticas e literárias contemporânceas por meio das já consolidadas reflexões críticas proporcionadas pelos estudos da intermidialidade.
71
NATÁLIA FONTES DE OLIVEIRA01/08/202031/12/2020Sandra Regina Goulart AlmeidaDistopias contemporâneas de autoria feminina-
72
WALDELICE MARIA SILVA DE SOUZALiteratura, outras Artes e Mídias01/09/201930/12/2020Vera Lúcia de Carvalho Casa NovaEntre literaturas persistentes - O Arco Poético dos Oríkìs na Escrita de Poetas Brasileiros e CubanosConsolidação da divulgação de poemas de poetas brasileiros e cubanos que atuem com o sistema simbólico afrodescendente difundindo análises dos poemas e textos reflexivos junto a estudantes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação, além de ampliar sua difusão junto ao público mais geral por meio de exposição que reoganize a recepção.
73
RITA DE CÁSSIA CODÁ DOS SANTOSLiteratura, História e Memória Cultural01/12/201930/11/2020Jacyntho José Lins BrandãoEpitáfio gregos: da klea andron à arete cristãBusca mostrar a importância dos epigramas e, principalmente, dos epitáfios (epigramas fúnebres), na construção das identidades culturais no mundo grego, em suas diversas épocas. Além disso, fundamentar o papel da Retórica como um dos mais particulares e notáveis para a poesia epigramática.
74
KARLA FERNANDES CIPRESTELiteratura, História e Memória Cultural11/03/201925/11/2020Marcus Vinicius de FreitasÉtica humanista e mística espanhola: reverberações do Siglo de Oro na literatura hispânica contemporâneaInvestigação da ética humanística e da mística espanhola do Siglo de Ouro para propor sua reverberação na narrativa hispânica contemporânea, tendo como corpus primário obras dos escritores Javier Marías, Manuel Rivas, Mario Bellatin e Fernando Vallejo.
75
JULIANA ALVES MOTA DRUMMONDLiteratura, História e Memória Cultural01/11/201930/10/2020Marcos Antônio AlexandreA individualidade, os Afetos Musicais e as contas de lágrimas colhidas pelo caminhoAnálise da capacidade do uso dos afetos musicais em cena de despertarem o processo de individuação.
76
AMANDA RIOS HERANELiteratura, História e Memória Cultural01/08/201931/07/2020Marcos Rogério Cordeiro FernandesForma literária e perspectiva social: Diluição do tom didático-moralizante nos contos iniciais de Machado de AssisEntender o processo de mudança identificado nos contos de Machado de Assi anteriores ao que se denomina "segunda fase" do autor, correspondente à diluição do tom diático-moralizante nesse conjunto de textos, no decorrer do tempo.
77
IVAN RODRIGUES MARTINLiteratura, História e Memória Cultural01/08/201931/07/2020Elisa Maria Amorim VieiraA representação da banalidade do mal em Paracuellos, de Carlos GiménezEstudo da obra de Carlos Giménez, em especial, dos livros que compões a série Paracuellos, a partir de uma análise orientada pela temática da representação da infância no ambiente de encarceramento estatal durante o franquismo. Além disso, estudo da fortuna crítica relacionada á obra do autor e de bibliografia teórica relacionada à violência de Estado e suas repcercussões em outras esferas da vida social.
78
MELISSA COBRA TORREPoéticas da Modernidade01/08/201931/07/2020Haydée Ribeiro CoelhoUma leitura crítica dos ensaios de Antonio Tabucchi sobre Fernando Pessoa: Interlocuções Possíveis entre Poética e CorespondênciaLeitura crítica dos ensaios de Antonio Tabucchi acerca do poeta português Fernando Pessoa, realizando uma extensão das análises de Tabucchi a partir da leitura da correspondência de Pessoa com escritores e críticos de sua época.
79
KAIO CARVALHO CARMONAPoéticas da Modernidade01/05/201830/04/2020Maria Zilda Ferreira CuryA poesia como método: Affonso Ávila e a forma no processo de construçãoAnálise do processo de transformação e reflexão sobre o procedimento e a forma da escrita de Affonso Ávila, tendo em vista a sua obra poética produzida na maior parte do século XX, mas principalmente no livro Égloga da maçã, de 2012
80
VALÉRIA SOARES COELHOPoéticas da Modernidade01/05/201830/04/2020Silvana Maria Pessôa de OliveiraUma dobra poética: Adília Lopes e Ana Cristina CésarEvidenciar as formas através das quais a "Poética" de Ana Cristina César e a "Dobra" de Adília Lopes instabilizam o gênero lírico ao minar os limites entre identidade/alteridade, narrador/personagem, biografia/crítica, teoria literária ou Literatura, vida e texto.
81
LÍGIA GONÇALVES DINIZPoéticas da Modernidade01/04/201831/03/2020Sérgio Alcides Pereira do AmaralDançar o poema: autobiografias possíveisProdução de uma reflexão teórica acerca das aproximações entre formas de leitura de poesia e poéticas da coreografia contemporânea. O objetivo é produzir um ensaio a respeito dos modos como a produção poética contemporânea desperta formas de experiência que extrapolam os efeitos de sentido, articulando também o corpo afetivo do leitor.
82
MICHELLE MÁRCIA COBRA TORRELiteratura, História e Memória Cultural01/04/201931/03/2020Haydée Ribeiro CoelhoHistória, memória e arquivo em Los funerales de la mamá grande, de García MárquezEstudo das relações entre história e memória, em articulação com as vozes discursivas, a questão do poder, dos territórioa e da cultura hispano-americana, na obra escolhida, pensando na construção de um arquivo literário do Caribe e das Américas.
83
AMILTON JOSÉ FREIRE DE QUEIROZ20/03/201919/03/2020Maria Zilda Ferreira CuryCortografias da poética do movimento - mapas da estrangeiridade na Literatura ContemporâneaInvestigação, em perspectiva comparada, dos mapas da estrangeirirdade em Grande sertão: veredas, Relato de um certo Oriente, O outro pé da sereia, O caminho de ida, Algum lugar e O Vendedor de Passados, cartografando a (po)ética do movimento configurada nessas textualidades contemporâneas.
84
GUIOMAR MARIA DE GRAMMONT MACHADO DE ARAÚJO E SOUZAEdição e recepção de textos literários06/03/201905/03/2020Jacyntho José Lins BrandãoOs anos de ouro da edição de livros no BrasilDescrição, levantamento e análise de dados relativos à história recente da edição e recepção de livros no Brasil. Abordagem dos discursos, das práticas, das representações e dos processos de produção, circulação, uso e preservação, incluido os aspectos técnicos e materiais que reelam as relações sociais e os agentes envolvidos.
85
SANDRO SANTOS ORNELLASPoéticas da Modernidade01/03/201929/02/2020Silvana Maria Pessôa de OliveiraO imaginário da escrita em Photomaton & vox, de Herberto HelderEstudo do imaginário da escrita no livro Photomaton & vox, de Herberto Helder, entendendo por imaginário séries formadas por analogias com a escrita, através das noções derridianas de cenas de escrita e destinerrância.
86
RENATO NÉSIO SUTTANALiteratura, História e Memória Cultural15/02/201914/02/2020Reinaldo Martiniano MarquesImaginário, tempo e linguagem na poesia de Francisco CarvalhoEstudo da obra de Francisco Carvalho com enfoque em aspectos importantes daquilo que se considera serem as linhas mestras de sua obra, com vistas a compreender o seu imaginário próprio, fundado na ideia de que a linguagem é elemento de atualização do mundo no qual o imaginário, a memória e autopia lírica se encontram em eventos de enunciação.
87
EVANI TAVARES LIMALiteratura, História e Memória CulturalMarcos Antônio AlexandreInterlocuções Poéticas Sob o Signo Negro no TeatroRealização de uma atualização do estudo, desenvolvido em tese de doutorado, a respeito da perspectiva estética do discurso político negro para o teatro, no Brasil, dos últimos anos.
88
ROSINÊS DE JESUS DUARTELiteratura, História e Memória CulturalConstância Lima DuartePOLÍTICAS DE PRESENÇA, POLÍTICA DE MEMÓRIA: CONSTITUIÇÃO DE UM ACERVO DE ESCRITORAS NEGRAS NA BAHIAReunião de subsídios, rastros e indícios para que os escritos dessas mulheres conquistem a dita “perenidade” e o prestígio que lhes foram negados por todo esse tempo, para que assim, possam ocupar os espaços de memória.