Line-up BIG Impact
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

 
View only
 
 
ABCD
1
BIG Impact
2
Line up de palestras e a premiação de jogos que tem propósitos sociais: Educação, Saúde, Mobilidade, Igualdade de Gênero, Ética e Responsabilidade Social.
3
4
27 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
5
SALA ADONIRAN BARBOSA14h00 - 15h00BIG Impact: Games - Arts & PoliticsEntrevista com Riad Djemili, responsável por tocar 8 game jams por diferentes países ao longo do ano de 2017. Ele vai nos contar um pouco sobre os eventos que já aconteceram, o que viu de interessante, quais produções surpreenderam e o que está por vir, nas maratonas de desenvolvimento de games que tem como tema arte e política.

Palestrante: Riad Djemili (Maschinen-Mensch)
Entrevistador: Jean Tomceac (Coletivo Jogo Limpo / Escola da Vila)
6
7
30 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
8
SALA ADONIRAN BARBOSA14h30 - 14h45BIG Impact: Proposta, Resultados e Como Participar!No 3º ano e com uma extensa programação em torno dos jogos de impacto, o BIG Impact consolida-se como um dos principais fóruns brasileiros a discutir a transformação da aprendizagem, da saúde e das causas sociais por meio do lúdico. Venha saber mais!

Anfitrião: Mario Lapin
9
14h45 - 15h45BIG Impact: Play the City - Como os Games Podem Ajudar a Resolver Problemas UrbanosO painel terá a fundadora e diretora executiva da Play the City, Ekim Tam,apresentando alguns casos práticos desenvolvidos pela Play The City para resolver problemas urbanos complexos em cidades como Amsterdam, Istambul, Bruxelas e Cidade do Cabo. Esperamos que o painel possa ajudar a resolver problemas da cidade de São Paulo.

Palestrantes: Ekim Tan (Play the City)

Moderador: Roberto Cardoso (Scipopulis)
10
15h45 - 16h45BIG Impact: Empoderamento Lúdico, de Cidades Inteligentes para Cidadãos EmpoderadosEste painel se concentrará na pesquisa de Ben Schouten em jogos, play e design de interação cívica. Ele definirá o jogo em sua forma digital e suas qualidades intrínsecas, como diversão, criação, colaboração e competição. Em seguida, mostraremos que, através dessas qualidades, surge uma nova prática digital, como o Games for Cities, em vez de uma cascata vertical de cima para baixo, de um para muitos, encontramos uma comunicação de baixo para cima, muitos-para-muitos, horizontal, par-a-par. O foco principal nesta palestra é sobre o desafio de projetar essas oportunidades coletivas dentro do planejamento urbano e problemas urbanos complicados.

Palestrante: Ben Schouten (Universidade de Amsterdam)

Moderador: Roberto Cardoso (Scipopulis)
11
16h45 - 17h15BIG Impact: Políticas Públicas para Jogos de Aprendizagem, Cenário Atual e HorizontesQuais são as políticas públicas em curso que suportam e orientam o uso de jogos na aprendizagem? O que está por vir? Como a Base Nacional Comum Curricular pode afetar o cenário dos jogos na aprendizagem?

Palestrante: Cristina Carvalho (Roquette Pinto / TV Escola )
12
17h15 - 17h45BIG Impact: Investimentos em Impacto - Definições, Métricas e ROIQuem financia jogos com propósito, e por que? Quais as plataformas de distribuição? Como são os modelos de monetização? Quais as estratégias de promoção?

Palestrante: Scott Nisbet (NDA Ventures)

Moderador: Luiz Sakuda (Abragames)
13
17h45 - 18h15BIG Impact: Brincando de Planejar o Futuro - Empreendedorismo e Educação Financeira nos JogosJogos vêm proporcionando experiências de aprendizagem que desenvolvem o empreendedorismo e o letramento financeiro. Conheça duas iniciativas em que o lúdico apóia crianças e adolescentes no planejamento de seu futuro!

Palestrantes: Julia Tomchinsky (Sésamo), Raquel Cavalcante (Educar3.0), Flávio Ramos (Educar3.0)
14
18h15 - 19h15BIG Impact: VR for ImpactMultiplicam-se experiências imersivas que promovem aprendizagem, ajudam a lidar com fobias e promovem a geração da empatia. Líderes que já empreenderam na geração de impacto por meio de VR compartilham suas experiências e resultados.

Palestrantes: Winston Petty (Webcore Games), Luiz Evandro (Vetor Filme), Joel Breton (HTCVive), Gustavo Soares (Visceral Reality)

Moderador: Alexandre Calil (VRXP)
15
SALA PAULO EMÍLIO15h30 - 16h30BIG Impact: Tecnologia para o Bem - Transformando com Ações de Impacto DigitaisSaiba como a Dow e a Oi Futuro estão trabalhando para transformar comunidades através da tecnologia e como também fazer a diferença na sua comunidade

Palestrantes: Guilherme Dias (Dow), Prof. Luiz Francisco (Oi Futuro / Escola Nave PE)
16
16h30 - 17h30BIG Impact: 60+ e Estamos no JogoAs estatísticas indicam que o público na melhor idade joga cada vez mais, e está cada vez mais letrado digitalmente. Há até iniciativas que incentivam o uso de jogos pelos mais velhos, por melhorias na mente e no corpo. Conheça casos, fatos e tendências nesta área.

Palestrantes: Fabio Ota (ISGame), Carla Oda, Ana Nakamura, Flaminia Lodovici

Moderador: Ricardo Mucci (Sec. Inovação)
17
17h30 - 18h30BIG Impact: Tecnologias Disruptivas de ImpactoVR, AR, Mixed Reality, Eyetracking e AI são tecnologias emergentes no mundo dos games com potencial de romper a forma como interação, entretenimento e impacto afetam as pessoas. Entenda como essas tecnologias disruptivas podem trazer soluções em escala para problemas anteriormente insolúveis.

Palestrantes: Prof. Sebastião Squirra (Univ. Metodista), Krishma Carreira (ComTec), Fábio Palamedi (Pagar.me), Bruno Antunes (ComTec)

Moderador: Ricardo Mucci (Sec. Inovação)
18
18h30 - 19h30BIG Impact: Games que Podem Melhorar sua Vida (ou Até Mesmo Salvá-la!)É possível que games ajudem a transformar suas atitudes para uma vida melhor? Conheça casos em que alimentação saudável, informação/prevenção de câncer e infectologia tornaram-se temas centrais de jogos desenhados para melhorar a vida da sociedade.

Palestrantes: Ludmilla Rossi (Mukutu), Felipe Marlon (PushStart), Katia Oliveira (UNIFESP)

Moderadora: Marina Pecoraro (BIG Festival)
19
20
1 DE JULHO (SÁBADO)
21
SALA ADONIRAN BARBOSA14h15 - 14h30BIG Impact: Proposta, Resultados e Como Participar!No 3º ano e com uma extensa programação em torno dos jogos de impacto, o BIG Impact consolida-se como um dos principais fóruns brasileiros a discutir a transformação da aprendizagem, da saúde e das causas sociais por meio do lúdico. Venha saber mais!

Anfitrião: Mario Lapin (Virgo Games)
22
14h30 - 15h30BIG Impact: Aprendizagem, Jogos e CriatividadeApesar de pequena em relação à indústria de videogames de entretenimento, a indústria dos jogos digitais para aprendizagem ("Learning Games") tem evoluído de forma consistente no mundo, tanto do ponto de vista de domínio do mercado quanto de conquistas conceituais relevantes. Segundo Clark et al. (2016):
"Deveríamos parar de buscar respostas simples para a questão errada. A ênfase não deveria estar em provas de conceito ('jogos digitais tem impacto na aprendizagem?') ou análises comparativas ('jogos são piores ou melhores que outras mídias de aprendizagem?'), mas nas consequências cognitivas e estudos de impacto que explorassem como decisões de design teoricamente fundamentadas podem influenciar a aprendizagem de uma grande diversidade de aprendizes, dentro e fora das salas de aula". (p. 116)
Nesse debate, gostaria de apresentar algumas decisões de design teoricamente fundadas para a criação de ambientes gamificados de aprendizagem e, mais geralmente, na produção de uma Aprendizagem Baseada na Imaginação ("Imagination Based Learning").

Palestrante: Luciano Meira (JoyStreet)
23
16h30 - 17h00BIG Impact: Não quero, não consigo, não sei fazer! A diferença entre Estudar e AprenderA diferença entre Estudar e Aprender, e como Pequenas Mudanças na Maneira de Ensinar podem Transformar o Desempenho dos Alunos

Palestrantes: Julia Moura (Tunnel Lab), Heverton Sarah (Tunnel Lab)
24
17h00 - 18h00BIG Impact: Experiências de Aprendizagem Baseada em Jogos - Casos PráticosComo ajudar crianças, jovens e adultos a aprender de forma mais motivadora e relevante? Neste painel, especialistas compartilharão casos práticos de aprendizagem baseada em jogos, evidenciando resultados, pontos de atenção e horizontes futuros.

Palestrantes: Katharina von Ruckteschell-Katte (Goethe-Institut), Luiz Francisco (Oi Futuro / Escola Nave PE), Renata Akemi (Escola da Vila)

Moderador: Jean Tomceac (Coletivo Jogo Limpo / Escola da Vila)
25
18h00 - 19h00BIG Impact: Construindo a Brincadeira - Aprendizagem MakerEntre todas as atividades que executamos no dia a dia, existem aquelas que tem o poder de nos deixar mais próximo do estado de ser criativo. Inventar, construir e brincar são formas de colocar a criatividade em ação, e podem ser potencializadas com objetos, métodos e plataformas, trazendo sentido e significado ao aprendizado.

Palestrantes: Kelly Maurice (World Fun), Rafael Oliveira (Maker Robotics), Adalberto Pereira do Santos (FabLab CEU Três Pontes)

Moderador: Leonardo Rosa (Equipe FIRST)
26
SALA PAULO EMÍLIO16h00 - 17h00BIG Impact: Lúdico, Diverso e Inclusivo – Agora!Um espaço de conversa sobre a relação entre os games e o ativismo pela equidade, diversidade e inclusão. Quais são as motivações, os potenciais, os meios e o estado-da-arte destes movimentos que adotam a ludicidade como forma de promover a igualdade de direitos, o reconhecimento da identidade e a desconstrução do binário?

Palestrantes: Fabiano Martucci (CCCD / SMIT), Adalberto Pereira do Santos (FabLab CEU Três Pontes)

Moderadora: Kamila Aparecida Ferreira Camilo (CCCD / SMIT)
27
17h00 - 18h00BIG Impact: Impacto na Cidade - Jogos UrbanosA cidade fervilha em criatividade, manifestada na forma de jogos que representam a cidade, e também jogos que a transformam. Conheça casos em que o lúdico formou pontes que transformaram a realidade urbana.

Palestrantes: Luan Lucas (Supernova Games), Vinícius Yokomizo (Izotonic Studios), Mario Lapin (Virgo Game Studio), Julia Moura (Tunnel Lab)

Moderador: César Augusto Sartorelli (UNIP)
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
Loading...
 
 
 
BIG Impact