ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GRADUAÇÃO EM TURISMO
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - 2023
2
3
4
5
6
7
Ao passar o cursor por cima do nome de cada acadêmico, irá aparecer um link, clique neste link caso haja interesse em visualizar o referido TCC
8
TCCACADÊMICOArlane Jorge JoãoEste artigo tem por objetivo apresentar alguns elementos importantes que compõem a religiosidade Guarani Kaiowá, a saber: o xiru, o mbaraka, o mimby e o apyka. O texto apresenta a maneira como esses instrumentos são produzidos e mostra como a memória possui papel fundamental nas questões que envolvem a preservação do patrimônio. A coleta de dados que serviram como fonte para a elaboração do texto foi feita a partir de uma entrevista com o senhor Ricardo Jovito Galeano, rezador Kaiowá, avô da primeira autora deste artigo. Optou-se pela escrita em primeira pessoa, marca da autoetnografia, conforme o trabalho de Cavanha e Medeiros (2022). Conclui-se que a história dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul é marcada por um processo de apagamento, resultado do contato com os não indígenas e da violência a que os indígenas foram submetidos. A escuta dos homens e mulheres mais velhos, representantes da memória destas comunidades é um elemento importante que pode contribuir de forma fundamental para a preservação do patrimônio religioso destas populações.
Palavras-chave: Cultura Guarani Kaiowá, Identidades, Religiosidade, Oralidade.
9
509
TÍTULO

A voz do rezador como guardiã da memória religiosa Kaiowá
10
EMPRESA
11
ORIENTADORAMárcia Maria de Medeiros
12
510ACADÊMICOMariluce de MoraesO presente trabalho objetivou apresentar a história do "Sobradinho” (1914) e a sua importância como potencial patrimônio histórico local da cidade de Rio Brilhante, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Como principal resultado, apresenta-se uma proposta de cartilha informativa e placa interpretativa como ferramenta de interpretação patrimonial para o município de Rio Brilhante, tendo como base o potencial arquitetônico, histórico e cultural do Sobradinho. Notou-se que conhecer a história local não é importante apenas para os habitantes da cidade, mas também para a população do estado e do Brasil. Nesse sentido, o patrimônio cultural - seja ele material ou imaterial - ultrapassa o sentido de memória, incidindo, sobretudo, no fortalecimento dos laços sociais, no sentimento de pertença e na salvaguarda dos bens históricos. Concluise, assim, que o papel do profissional ligado ao Turismo, pode ser transformador ao conscientizar a população acerca da importância de valorizar e compreender mais a respeito de sua história, ora conhecendo lugares considerados patrimônios históricos, ora pesquisando e informando sobre suas potencialidades.
Palavras-chave: Memória; Patrimônio Cultural; Turismo; Rio Brilhante.
13
TÍTULOINTERPRETAÇÃO PATRIMONIAL EM RIO BRILHANTE NO MATO GROSSO DO SUL UMA PROPOSTA PARA O SOBRADINHO (1914)
14
15
16
17
ORIENTADORALara Brunelle Almeida Freitas
18
COORIENTADORACamila de Brito Antonucci Benatti Braga
19
511ACADÊMICOLucas Gerbaudo GimenezEste estudo tem a finalidade de analisar e identificar o perfil psicográfico de docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em relação ao comportamento de viagem. A relevância deste trabalho consiste no fato de que cada vez mais o mercado turístico se especializa, repercutindo na necessidade de aprofundamento das técnicas de segmentação, alcançando, até mesmo, o nível dos micromercados. Para alcançar o objetivo proposto a metodologia compreendeu uma primeira etapa teórico-conceitual e uma segunda etapa empírica. A primeira etapa ocupou-se da revisão teórica sobre mercado e segmentação no turismo, bem como, a classificação proposta por Plog (2001) sobre perfis de turistas. A segunda etapa adotou o uso de questionário, elaborado no google forms e aplicado por meio da distribuição do link no grupo de whats app dos professores da Universidade. Os achados forneceram insights importantes para o mercado de viagens do ponto de vista de novas estratégias que permitam ajustes entre as necessidades dos clientes e inovações no âmbito de produtos segmentados e personalizados. A pesquisa indicou que novos estudos utilizando técnicas de pesquisas qualitativas em profundidade seriam relevantes para tornar mais eficiente a relação oferta-demanda no que se refere ao mercado turístico.
Palavras-chave: perfil; segmentação; turismo; docentes; comportamento da demanda.
20

TÍTULO
Análise do comportamento de viagem dos professores da universidade estadual de mato grosso do sul (uems) a partir da teoria de plog
21
ORIENTADORADores Cristina Grechi
22
23
512ACADÊMICORita de Cássia Guimarães SantosA produção acadêmica sobre espaços e equipamentos de lazer, sendo públicos ou privados, usufruídos pela sociedade em áreas urbanas e rurais e que incentiva ao lazer e a vivência comunitária, nos conduz a refletir sobre quanto essa temática tem ocupado espaço nessas produções acadêmicas, e quais as discussões versadas nelas. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo principal levantar e analisar a produção acadêmica brasileira que trata sobre espaços públicos de lazer, de modo a entender o quanto esse tema aparece nas publicações da área, e quais são as abordagens dadas a eles quando aparecem. Para isso, como procedimentos metodológicos buscou-se levantar e analisar os trabalhos dos portais CAPES e SciELO, entre os anos de 2010 e 2021, que fossem identificados com o tema espaços públicos de lazer. Dos 404 trabalhos encontrados, foram selecionados 97 para análise. Como resultados identificou-se que a maior parte dos trabalhos publicados provem dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Parana e Santa Catarina, que o ano de 2017 foi o que teve maior número de publicações no período, e que as palavras-chave encontradas nos artigos estão bem relacionadas aos temas buscados. Identificou-se ainda que os viesses adotados na abordagem dos artigos são para tratar principalmente de infraestutura dos espaços, vivências e experiências nesses espaços e o espaço enquanto objeto de política e gestão pública.
24
TÍTULOLevantamento e Análise de Produção Acadêmica Sobre Espaços e Equipamentos de Lazer
25
26
ORIENTADORAMaria Cristiane Fernandes da Silva Lunas
27
28
513ACADÊMICOGislaine Pereira MoreiraConsiderando a importância de prestadores de serviços qualificados, esse artigo tem por objetivo desenvolver um procedimento operacional padrão para o cerimonial do segmento do luto, válido o uso como modelo e como base para empresas que prestam esse tipo de serviço. Foi desenvolvido uma padronização dos serviços prestados, o que pode servir como instrumento para capacitação e orientação dos profissionais em atuação, para que estejam aptos a executar o trabalho da melhor forma, através de atitudes acolhedoras e humanizadas.
PALAVRA-CHAVE: Cerimonial. Luto. Funeral. Procedimento.
29

TÍTULO
Procedimento operacional padrão: Humanização e acolhimento no serviço de cerimonial fúnebre
30
31
ORIENTADORADores Cristina Grechi
32
33
514ACADÊMICODandara Ravielly Siqueira dos SantosEste projeto tem o objetivo de pesquisar informações sobre ações e notícias do turismo em Mato Grosso do Sul e do Curso de Turismo da UEMS de Dourados, por meio do Boletim Informativo do Curso de Turismo. Para isso, será desenvolvido o levantamento de dados e informações de ações do setor turístico estadual e do curso de Turismo. Esse levantamento servirá como fonte para a elaboração de matérias, que serão feitas por outro bolsista com projeto PIBEX, para que assim possam publicizadas através do Boletim Informativo do Curso de Turismo (BIT). Assim, espera-se que este projeto de extensão possa auxiliar na divulgação de informações das atividades que são realizadas pelo Curso de Turismo da UEMS/Dourados e pelo turismo estadual, junto à comunidade externa da instituição, fortalecendo assim a sua imagem e identidade. Ademais, espera-se contribuir também para o acesso à informação de maneira democrática
34
TÍTULOBoletim informativo de turismo: informações e matérias sobre o turismo em mato grosso do sul
35
36
ORIENTADORACamila de Brito Antonucci Benatti Braga
37
38
515ACADÊMICOEva Yasmin de Oliveira GonçalvesO presente projeto teve o intuito de publicar matérias da área de turismo do estado de Mato Grosso do Sul e do Curso de Turismo da UEMS/Dourados por meio do Boletim Informativo do Curso de Turismo da UEMS de Dourados. Desse modo, ao longo do ano foram elaboradas publicações de matérias sobre as atividades do curso e do setor turístico do estadual, por meio do site do Boletim Informativo de Turismo (BIT). Assim, projeto pôde promover a divulgação de matérias e ações do Curso de Turismo e das instituições turísticas do estado, junto à comunidade externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Destarte, foi possível contribuir para o acesso à informação sobre o Turismo estadual de maneira igualitária e transparente.
39

TÍTULO
Turismo e comunicação na era digital: bit – boletim informativo do curso de turismo e as mídias sociais
40
41
ORIENTADORACamila de Brito Antonucci Benatti Braga
42
516ACADÊMICOYasmin Cabrera da Silva QueirózEste projeto de extensão teve como objetivo principal divulgar e promover informações e conhecimento do setor e do Curso de Turismo, junto à comunidade externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, foram desenvolvidas a elaboração e realização de publicações sobre notícias, eventos e atividades do curso de turismo (UEMS/Dourados) e do setor de turismo local, regional e nacional. As publicações foram feitas por meio dos canais de comunicação do curso: i) Perfil Oficial no Instagram; ii) Página Oficial no Facebook; iii) Canal Oficial no Youtube. Desse modo, foi possível promover e divulgar informação e conhecimento sobre o Curso de Turismo junto à comunidade externa à UEMS, fortalecendo assim imagem e identidade do curso e da instituição. Além disso, colaborou-se para o acesso democrático à informação, de forma transparente e equânime.
43
TÍTULOInformação e conhecimento por meio das mídias digitais do curso de turismo da UEMS de dourados
44
45
ORIENTADORACamila de Brito Antonucci Benatti Braga
46
517ACADÊMICORegiane Freire LéssaA hotelaria hospitalar está ganhando cada vez mais espaço em empreendimentos que se preocupam com o bem-estar de seus pacientes e de seus acompanhantes. Isso ocorre por conta da crescente competitividade entre os prestadores de serviços hospitalares, que faz com que se aplique este conceito aliado à hospitalidade. Em meio a tal cenário, este trabalho constituiu-se em um estudo descritivo, com base em pesquisa bibliográfica realizada em novembro de 2023, a partir do site publicações de turismo. A pesquisa objetivou identificar como as revistas de turismo abordam o tema hospitalidade e humanização nos serviços hospitalares, por meio dos artigos publicados no referido endereço eletrônico em um período de tempo estabelecido. A justificativa está pautada no fato de que a preocupação com o tema entre as pesquisas de turismo e hotelaria ainda é recente e pouco aprofundada, porém, de extrema importância para entidades que se preocupam com o bem-estar daqueles que se encontram sob os cuidados de suas dependências, sejam eles clientes pacientes ou funcionários. Os resultados apontaram que os trabalhos nesta área ainda são pouco aprofundados, apresentando oportunidades de pesquisa nos mais variados temas, no uso de distintas metodologias, tais como, pesquisas experimentais, qualitativas mais aprofundadas e de natureza quantitativa.
Palavras-chave: Hotelaria hospitalar; pesquisa, hospitalidade; humanização.
47

TÍTULO
HOTELARIA HOSPITALAR E HOSPITALIDADE: ESTADO DA ARTE A PARTIR DO SITE PUBLICAÇÕES DE TURISMO
48
49
ORIENTADORADores Cristina Grechi
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100