ABCDEFG
1
Universidade Veiga de Almeida (UVA)Controle de Revisão:
2
Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (DPPEI)RV 08 - 23/10/2025
3
Programa de Iniciação Científica (PIC)
4
5
Projetos de Iniciação Científica (2025):
6
Área de Concentração: Ciências da Saúde
7
8
Código do ProjetoNome Completo do (a) Professor (a) Orientador (a):Link do Currículo Lattes:E-mail Institucional UVA:Título do Projeto de Iniciação Científica:Descrição do Projeto de Iniciação Cientifica:Status do Projeto:
9
PIC-CS-25/01Maíra do Pradohttp://lattes.cnpq.br/4935159261947106maira.prado@uva.brEfeito de diferentes protocolos de irrigação na resistência de união ao cisalhamento de diferentes compósitos bulk-fill à dentinaOs compósitos bulk-fill ganharam popularidade nos últimos anos, especialmente para restaurar dentes tratados endodonticamente. Eles oferecem uma alternativa menos demorada às técnicas convencionais, eliminando a necessidade de camadas incrementais e podem ser aplicados em um único incremento de até 4 ou 5 mm de espessura. Estudos prévios mostraram que os protocolos de irrigação podem impactar negativamente na resistência de união dos compósitos. Considerando o efeito de diferentes irrigantes usados durante o tratamento do canal radicular na superfície da dentina e a falta de conhecimento do efeito desses irrigantes nas propriedades adesivas do material restaurador bulk-fill autopolimerizável, Stela, e dos materiais fotopolimerizáveis, adesivo Ambar Universal APS Plus e compósito Opus Bulk Fill Flow APS, o objetivo deste trabalho será avaliar o efeito de diferentes protocolos de irrigação na resistência de união ao cisalhamento (SBS) de compósitos, autopolimerizável e fotopolimerizável, à dentina. As hipóteses nulas testadas serão: (i) os protocolos de irrigação não terão efeito na adesão do material restaurador bulk-fill autopolimerizável; (ii) os protocolos de irrigação não terão efeito na adesão do material restaurador bulk-fill fotopolimerizável; (iii) o compósito autopolimerizável exibirá valores de SBS semelhantes ao material restaurador bulk-fill fotopolimerizável. Sessenta e quatro coroas de incisivos bovinos serão cortadas para expor a dentina da câmara pulpar. Os espécimes serão distribuídos aleatoriamente em 4 grupos (n = 16), de acordo com os protocolos de irrigação utilizados: Controle (água destilada), NaOCl, NaOCl+EDTA e Endo Rinse (NaOCl + Editronato). Após a irrigação, os dentes serão restaurados com dois materiais, adesivo Ambar Universal APS Plus + compósito Opus Bulk Fill Flow APS (grupo fotopolimerizável) e primer Stela + compósito Stela (grupo autopolimerizável). O teste de resistência de união ao cisalhamento será conduzido usando uma máquina de testes universal. Os dados serão submetidos ao teste de Kruskal-Wallis e Dunn e ao teste pareado de Wilcoxon.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
10
PIC-CS-25/02Maíra do Pradohttp://lattes.cnpq.br/4935159261947106Maira.prado@uva.brForça de adesão e presença de espaços vazios após a cimentação de pinos de fibra de vidro com diferentes materiais.Em casos de extensa perda de estrutura dentinária, os pinos de fibra de vidro são a primeira opção, sendo considerado um material biocompatível e de simples utilização, boa relação entre estética, resistência e custo-benefício. Inicialmente, após a escolha do pino adequado, ocorre a desobstrução do canal radicular, corte e preparo do pino, e por fim a cimentação adesiva. Estudos anteriores sugerem que dependendo a composição dos cimentos utilizados para cimentação dos pinos de fibra de vidro, eles podem interferir na durabilidade, adesão e preenchimento de espaços vazios entre um pino retentor e dentina do canal radicular. O presente estudo tem como objetivo avaliar a presença de espaços vazios e a força de adesão entre a dentina radicular e pinos de fibra de vidro após a cimentação com diferentes materiais. Para tanto, serão selecionados 45 dentes unirradiculares, que serão acessados, instrumentados e obturados com cimento AH Plus e cones de guta-percha. Em seguida, os dentes serão desobstruídos e preparados para a inserção de pinos de fibra de vidro. Após o preparo do pino, os dentes serão divididos em 3 grupos (n=15) de acordo com o a cimentação dos pinos: resina Stela, cimento resinoso auto-adesivo e cimento resinoso convencional. Após a cimentação os dentes serão submetidos ao escaneamento com microtomografia computadorizada para verificar a presença de espaços vazios entre a dentina e o pino de fibra de vidro. Em seguida, os dentes serão fatiados em terços e submetidos ao teste de push out para verificar a força de adesão e o modo de falha entre a dentina e o pino de fibra de vidro. Os dados serão tabulados e avaliados através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A distribuição dos dados será analisada pelo teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade da amostra. Os dados relativos à força de adesão serão submetidos à análise estatística para comparação entre os grupos. O nível de significância será de 5%.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
11
PIC-CS-25/03Eduardo José Veras Lourençohttp://lattes.cnpq.br/0024836844885547everas@uva.brAbordagens terapêuticas no tratamento da peri-implantite: revisão de literaturaTítulo: Avaliação clínica e radiográfica do tratamento cirúrgico da peri-implantite.
Introdução: A peri-implantite é uma condição patológica associada ao biofilme bacteriano disbiótico nos tecidos periimplantares. É caracterizada por inflamação na mucosa e subsequente perda progressiva do osso de suporte1,2. A peri-implantite ocorre nos primeiros anos de funcionamento do implante e, na ausência de tratamento, a doença progride de forma não linear3,4. O tratamento não cirúrgico da peri-implantite apresenta eficácia limitada na redução do processo inflamatório e estabelecimento da saúde na maioria dos casos, devido ao acesso limitado à superfície do implante, dificultando a remoção eficaz do cálculo e biofilme da superfície contaminada. Portanto, intervenções cirúrgicas são frequentemente necessárias5,6.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar clinica e radiograficamente o tratamento cirúrgico da peri-implantite, de acordo com os planos de tramentos estabelecidos a partir da classificação de defeitos proposta por Monje, A. et al. 2019.
Justificativa: A contaminação por endotoxinas nos implantes acometidos por peri-implantite apresenta uma relação direta com alterações sistêmicas importantes, além da presença de sangramento, desconforto local e diminuição da qualidade de vida dos pacientes. Portanto o tratamento cirúrgico padronizado estabelece parâmetros no restabelecimento da saúde local e sistêmica.
Metodologia: O presente estudo foi submetido ao comitê de ética da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-RJ) e aprovado sob número CAAE: 69156722.5.0000.5259. O trabalho será realizado em parceria entre as Universidades Veiga de Almeida e Estadual do Rio de Janeiro e o Centro de Estudos SobreImplantes, localizado no bairro da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ-Brasil). Pacientes serão avaliados clínica e radiograficamente para estabelecer o diagnóstico de peri-implantite, sua extensão e severidade. Com estes dados, serão divididos 3 grupos: A) Defeitos infra ósseos, B)Defeitos supra-ósseos e C) defeitos combinados. Para cada grupo foi estabelecido um n de 10, a partir do Software G.Power 3.1, com poder do teste em 80% e alfa de 5%.
Resultados esperados: Espera-se que a hipótese nula entre os grupos seja rejeitada comparando a profundidade de sondagem, sangramento e perda óssea marginal no baseline e após 3, 6 e 12 meses.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado porr solicitação do professor)
12
PIC-CS-25/04Andrezza Serpa Francohttps://lattes.cnpq.br/7581588872502789andrezza.franco@uva.brConstrução de objetos de aprendizagem para uso do Ultrassom a beira leitoResumo: este projeto de pesquisa tem como proposta instrumentalizar o cuidado e a prática de enfermagem com tecnologias de alta resolução (Ultrassonografia Point of care
– POCUS). Visa desenvolver a formação de recursos humanos a nível de graduação e além de subsidiar o desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia em saúde e enfermagem nas unidades de cardiologia e terapia intensiva. A temática têm amadurecido o interesse de investigação, com a utilização da ultrassonografia na prática clínica da enfermagem na cardiologia. A fim de atender essas perspectivas, justifica-se o pedido da vaga de IC para o projeto de estudo, por contribuir com o apoio no crescimento e fortalecimento desta nova linha de pesquisa na enfermagem. Tem-se como objetivo geral desenvolver pesquisas para o aperfeiçoamento de práticas de enfermagem com a utilização da tecnologia da ultrassonografia point of care a beira leito de pacientes cardiopatas e de terapia intensiva . Do ponto de vista metodológico, as pesquisas se caracterizam com um delineamento epidemiológico, quantitativo, do tipo exploratório, descritivo e analítico. Visando gerar achados e conhecimentos em torno da avaliação tecnológica em saúde e da segurança do paciente, que sejam aplicáveis e que tragam melhorias à prática em saúde. Ao final, espera-se dar como devolutiva para a sociedade do Estado do Rio de Janeiro o desenvolvimento de pesquisas e sobre o aperfeiçoamento de práticas de enfermagem utilizando imagens de alta resolução, não invasivas, em tempo real à beira leito e mais custo efetivas. Espera- se que as tecnologias em ensino e as pesquisas desenvolvidas possam proporcionar estratégias inovadoras e diferenciadas, com importante potencial de contribuição para o processo de ensino e aprendizagem na assistência de enfermagem.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
13
PIC-CS-25/05Maíra do Pradohttp://lattes.cnpq.br/4935159261947106maira.prado@uva.brEfetividade da aplicação prévia de silano ao adesivo e do adesivo contendo silano na superfície de pinos de fibra na adesão ao cimento AllCem CoreOs pinos de fibra de vidro são uma alternativa aos núcleos metálicos e apresentam vantagens, tais como: estética, módulo de elasticidade semelhante à dentina e cimentação imediata após o término do tratamento endodôntico. Falhas no processo adesivo podem comprometer o sucesso do tratamento restaurador e endodôntico. Sabe-se que a principal falha na união de pinos de fibra de vidro ocorre na interface cimento/dentina, pela complexidade e sensibilidade da técnica adesiva e de cimentação. No entanto, falhas também podem ocorrer na interface compósito/pino. A fim de evitar tais falhas, várias modificações na superfície dos pinos são propostas, incluindo tratamentos químicos e mecânicos, como aplicação de silano, ácido fluorídrico, ácido fosfórico, peróxido de hidrogênio e jateamento com partículas de óxido de alumínio. Recentemente novos adesivos, com silano na composição, foram lançados. No entanto até o momento não existem relatos na literatura comparando o efeito desses novos materiais ao processo clássico de silanização do pino seguido de aplicação do adesivo. Assim, objetivo do presente estudo será comparar o efeito da aplicação do silano previamente ao adesivo com um adesivo contendo silano na composição, na cimentação de pinos de fibra de vidro ao um cimento resinoso convencional AllCem Core. Vinte pinos de fibra de vidro serão divididos em 2 grupos: silano/adesivo (G1): aplicação do silano, seguida pela aplicação do adesivo; adesivo com silano (G2): aplicação do adesivo contendo silano na composição. Em seguida, os corpos de prova serão obtidos a partir de cilindros de cimento resinoso AllCem Core com o pino de fibra posicionado no centro de seu longo eixo. O conjunto pino/cimento será segmentado e avaliado em relação à resistência de união (RU) por push-out. Os dados serão analisados estatisticamente (p<0,05). Espera-se com esse estudo avaliar de a simplificação da técnica compromete a adesão dos pinos ao cimento resinoso.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
14
PIC-CS-25/06Danielle Belo Lamarcahttps://lattes.cnpq.br/3374460698053901danielle.lamarca@uva.brAs tentativas de substituírem o Psicólogo/Psicanalista por Inteligência ArtificialPor se tratar de um tema contemporâneo e polêmico, entende-se a importância de pesquisarmos sobre estes movimentos em relação à essas profissões. Neste projeto, pretendemos analisar quais seriam os impactos caso esta substituição seja, de fato, consumada. Além disso, refletir sobre o que já ocorre, que são sujeitos que conversam com a Inteligência Artificial em busca de conselhos, tratativas emocionais, entre outros. Para tanto, iremos percorrer importantes textos de Freud e Lacan que versam sobre o mal-estar na contemporaneidade e a importância da presença do psicólogo/analista. Ainda neste bojo, também utilizaremos autores contemporâneos da Psicologia e Psicanálise que pesquisam sobre este tema.PROJETO DESCONTINUADO: Projeto descontinuado por solicitação do(a) Prof.(a) Responsável.
15
PIC-CS-25/07Vanessa da Rocha Regohttp://lattes.cnpq.br/1844928117912289vanessa.rego@uva.brAuriculoterapia no Combate ao TabagismoO tabagismo é uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis e mortes prematuras no mundo (Nunes et al, 2011) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável por cerca de 8 milhões de mortes anuais globalmente, sendo que mais de 7 milhões dessas mortes são decorrentes do consumo direto de tabaco, e cerca de 1,2 milhão de mortes são de não fumantes expostos à fumaça do tabaco. (OMS, 2024). No Brasil, o Ministério da Saúde (SUS) considera o tabagismo uma prioridade na luta contra doenças respiratórias, cardiovasculares e cânceres. (INCA, 2024).
A auriculoterapia chinesa, que envolve a aplicação de sementes em pontos específicos da orelha, é uma prática tradicional usada para tratar diversas condições, incluindo a dependência de nicotina. (Ernesto G., 199) Ela é reconhecida no SUS como uma prática integrativa complementar.
Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia da auriculoterapia na redução do consumo de cigarro e na cessação do hábito de fumar e está alinhado ao ODS 3, que visa "assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e todas, em todas as idades", buscando promover uma abordagem não farmacológica para a cessação do fumo. Os participantes da pesquisa serão 50 indivíduos fumantes, com idades entre 18 e 60 anos, que desejam parar de fumar e têm um consumo diário mínimo de 5 cigarros por dia. Os participantes serão recrutados na Universidade Veiga de Almeida e realizaram 1 sessão de auriculoterapia por semana durante 4 meses.
Pretende-se como resultado que a auriculoterapia com semente resulte na diminuição significativa do consumo diário de cigarro entre os participantes. Além disso, prevê-se que um número considerável de participantes consiga cessar o consumo de cigarro completamente após a intervenção.

NUNES, SOB., CASTRO, MRP., and CASTRO, MSA. Tabagismo, comorbidades e danos à saúde. , 2011. pp. 17-38. ISBN 978-85-7216-675-1. Available from SciELO Books
GARCIA, Ernesto G. Auriculoterapia. São Paulo: Roca Ltda, 1999;
Organização Mundial da Saúde. (2024). Tabaco. Recuperado de [https://www.paho.org/pt/topicos/tabaco URL do site da OMS]
Ministério da Saúde, 06 jul. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo Acesso em: 21 FEV. 2025.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
16
PIC-CS-25/08Vanessa da Rocha Regohttp://lattes.cnpq.br/1844928117912289vanessa.rego@uva.brInvestigando a eficácia da eletroacupuntura na remissão dos sintomas de depressão e ansiedade em uma população universitáriaA organização mundial de saúde estima que aproximadamente 280 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão (1). A depressão é uma doença debilitante caracterizada por humor deprimido, interesses diminuídos, função cognitiva prejudicada, bem como alterações no sono e no apetite (2). O transtorno de ansiedade se caracteriza pela sensação de medo e pela preocupação excessiva (2). Interferindo no medo irracional, tremores, palpitações e dificuldade de concentração.
A acupuntura é uma terapia potencialmente segura e eficaz no tratamento da depressão (3-4). Estudos mostram que eletroacupuntura é um tratamento para depressão tão eficaz quanto inibidores de recaptação de serotonina (5). Contudo, meta-análises e revisões sistemáticas apontam a necessidade de mais estudos pelo pequeno tamanho das amostras e pela necessidade de replicação dos achados (6).
O objetivo desse estudo é verificar a eficácia da eletroacupuntura como terapia alternativa na remissão dos sintomas de depressão e ansiedade. Este estudo está de acordo com a ODS 3, que trata de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar. Serão recrutados participantes via google forms que preenchem critérios para ansiedade e/ou depressão de acordo com DSM11. Os participantes receberão sessões de acupuntura durante 30 minutos uma vez por semana durante dois meses. Esperamos que nossos resultados corroborem com outros estudos que mostram que a eletroacupuntura é uma terapia antidepressiva e ansiolítica. Pretendemos mostrar que a eletroacupuntura é um tratamento eficiente na remissão dos sintomas de depressão e ansiedade.
1. WHO. Depression and other common mental disorders: global health estimates. Geneva: World Health Organization, 2017
2. Institute of Health Metrics and Evaluation. Global Health Data Exchange (GHDx). http://ghdx.healthdata.org/gbd-results-tool?params=gbd-api-2019-permalink/d780dffbe8a381b25e1416884959e88b (Accessed 1 May 2021).
3. Smith CA, Hay PPJ and MacPherson H, Cochrane Common Mental Disorders Group. Acupuncture for depression. Cochrane Database Syst Rev 2010; 9
4. Xinjing Yang , Weijun Gong , Xuehong M, Sihan Wang , Xueqin. Factor analysis of electroacupuncture and selective serotonin reuptake inhibitors for major depressive disorder:. Acupunct Med, 2020 Feb;38(1):45-52.
5. N. Reavley and A. F. Jorm, “Prevention and early intervention to improve mental health in higher education students:,” Early Intervention in Psychiatry, vol. 4, no. 2, pp. 132–142, 2010.

PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
17
PIC-CS-25/09Abilene do Nascimento Gouveahttp://lattes.cnpq.br/7714167280875980abilene.gouvea@uva.brFATORES QUE INFLUENCIAM O USO SEGURO DE MEDICAÇÕES DURANTE A LACTAÇÃOFATORES QUE INFLUENCIAM O USO SEGURO DE MEDICAÇÕES DURANTE A LACTAÇÃO
O aleitamento materno beneficia tanto a criança quanto a mãe, prevenindo anemia, depressão pós-parto, gerando proteção contra algumas doenças, como diabetes e alguns tipos de câncer. Para o bebê, fornece nutrientes necessários para o desenvolvimento, reduzindo o risco de infecções, alergias e doenças crônicas na vida adulta. Muitas mães suspendem o aleitamento, por receio que os medicamentos possam geram malefícios à criança, porém a maioria pode ser usada com segurança e a indicação de suspensão da amamentação deve ser medida pelo risco-benefício dessa interrupção. É fundamental entender os fatores que influenciam no uso seguro de medicações para evitar o desmame precoce, que pode trazer consequências a longo prazo. OBJETIVO:Descrever os fatores que influenciam no uso seguro das medicações durante a lactação. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a biblioteca do Scientific Electronic Library Online (SciELO)e National Library of Medicine (PUBMED) no período entre 2019-2025, em inglês e português, os descritores em saúde que serão utilizados serão: aleitamento materno, amamentação e medicamentos, drogas, lactação. RESULTADOS ESPERADOS: Descrever os fatores que influenciam no uso seguro dos medicamentos , é fundamental para garantir a segurança do uso dos medicamentos durante a lactação e orientar a mãe sobre a escolha desses fármacos para evitar o desmame precoce, protegendo a saúde da criança e prevenindo doenças na vida adulta. Fatores como avaliação do risco-benefício, escolha de medicamentos seguros, profissionais capacitados e prevenção do desmame precoce tem um impacto direto na segurança do paciente, com a intenção de promover uma prática segura de amamentação, garantindo a saúde da mãe e do bebê.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
18
PIC-CS-25/10Abilene do Nascimento Gouveahttp://lattes.cnpq.br/7714167280875980abilene.gouvea@uva.brPERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E MORTALIDADE MATERNA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIROPERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E MORTALIDADE MATERNA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO
A mortalidade materna ainda reflete a falta de qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde, bem como a insatisfatória operacionalização das políticas públicas voltadas à saúde da mulher, pois é um evento presente com alta incidência no Brasil e atrai inúmeras discussões e preocupações. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil sociodemográfico e causal da mortalidade materna no período de 2019 a 2024, em um hospital universitário do Rio de janeiro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva exploratório-descritiva, para a qual se utilizará fonte secundária de dados. Será realizada uma análise dos dados, que consiste na exposição das características da população e/ou de um determinado fenômeno, estabelecendo conexões entre as variáveis obtidas, onde a fonte de dados reside em registros ou documentos . Resultados esperados: Os dados permitirão oportunizar a criação de estratégias e ações de saúde mais contundentes e que efetivamente vão ao encontro das necessidades da população estudada.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
19
PIC-CS-25/11PATRICIA NIVOLONI TANNUREhttp://lattes.cnpq.br/8948502313060063ptannure@uva.brSatisfação de pacientes atendidos em uma unidade militar de serviço odontológico no Rio de JaneiroA comunicação entre o dentista e o paciente é fundamental na percepção da qualidade do tratamento odontológico. O projeto de pesquisa que avaliou a satisfação dos pacientes na Odontoclínica Central do Exército (Ocex) do Rio de Janeiro revelou resultados preliminares significativos destacando a importância da boa comunicação entre o paciente e o profissional. Houve um alto nível de satisfação dos pacientes com a capacidade de comunicação dos dentistas no ambiente do hospital odontológico militar – Ocex. A idade, a cor da pele e o estado civil dos pacientes interferiram na satisfação com a comunicação com o dentista e na percepção da saúde bucal. Para aprofundar os resultados observados, como a influência de variáveis sociodemográficas na satisfação, e expandir a análise para outra unidade militar, objetiva-se mensurar a satisfação dos pacientes atendidos no serviço odontológico do Serviço de Odontologia do Hospital Central da Marinha utilizando a versão brasileira e validada do questionário Dental Patient Feedback on Consultation (DPFC). Busca-se ainda conhecer o perfil sóciodemográfico dos pacientes atendidos e avaliar a satisfação da saúde bucal através de uma escala visual analógica (EVA). A amostra será composta por militares e seus dependentes (familiares), com idade superior a 18 anos, sem qualquer diagnóstico de deficiência intelectual, atendidos no Hospital Central da Marinha (Serviço de Odontologia) localizado na cidade do Rio de Janeiro. Serão excluídos participantes que tenham buscado atendimento de urgência odontológica ou que apresentem algum diagnóstico de deficiência intelectual. Os resultados obtidos no presente estudo poderão indicar a satisfação dos pacientes frente a comunicação do dentista, o perfil sócio-demográfico da população atendida e a satisfação dos pacientes em relação a sua saúde bucal. Dados das duas unidades militares poderão ser analisados em conjunto ou individualmente. Desta maneira, planos de ações podem ser desenvolvidos a fim de aumentar a satisfação do usuário em relação ao tratamento e a sua relação com o profissional de saúde.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
20
PIC-CS-25/12Viviane de Souza Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6517389069852841viviane.cardoso@uva.brLevantamento da incidência de sarcoma por aplicação em felinos domésticos no município do Rio de Janeiro - RJ.Com o crescente aumento da população felina, e o animal tido como de estimação, se tornando cada vez mais como um membro da família, e pelo seu caráter iatrogênico onde coloca nós médicos veterinários como potenciais agentes provocadores do sarcoma por aplicação (SAF); sua agressividade, tumor expansivo e de evolução rápida e o insucesso do tratamento em muitos casos, justificam a necessidade de comprovar que a incidência desta patologia é maior do que se descreve na literatura. Será feito um levantamento dos últimos 5 anos nas bases de dados nos principais centros de atendimento de felinos domésticos e de oncologia veterinária do município do Rio de Janeiro. Desta forma espera-se estabelecer quantos animais foram acometidos pelo SAF neste período e assim fazer uma possível projeção desta para os próximos anos.PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
21
PIC-CS-25/13Barbara A dos S M Carissimihttp://lattes.cnpq.br/1045247877253829barbara.carissimi@uva.brInveja, Vingança e Tendência Antissocial: o caso LucyO objetivo desta pesquisa é discutir os afetos da inveja, ressentimento e os atos de vingança e as tendências antissociais da personagem Lucy do renomado livro de Carla Madeira: Tudo é Rio. Trata-se de experiências traumáticas desestrututantes desde tenra infância que culminarão em atos cruéis desde sua adolescência até a sua vida adulta para que se abram as reflexões. Para tal, articular-se-á com a temática da criança mal acolhida em Ferenczi, a tendência antissocial de Winnicott, a inveja em Freud e Klein e o ressentimento em Freud e Lacan. Finalmente, à guisa da conclusão, apresentar-se-á as tratativas da clínica psicanalítica baseada na ética do cuidado com esses pacientes.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.


PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado por solicitação do Professor)
22
PIC-CS-25/14Andréa Vaz Braga Pintorhttp://lattes.cnpq.br/0091949675262370andrea.pintor@uva.brANÁLISE DOS ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS REALIZADOS DURANTE O PRÉ-NATAL EM GESTANTES NO BRASILNo sistema público de saúde do Brasil, a Atenção Primária à Saúde (APS) é responsável pelo cuidado das principais condições de saúde das pessoas e a porta de entrada para o Sistema único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o cuidado em saúde das gestantes inclui o pré-natal odontológico que possibilita a detecção e o tratamento de alterações bucais durante a gestação, além da orientação sobre hábitos de higiene bucal e dieta para a gestante. O acompanhamento regular pode beneficiar a saúde bucal das gestantes e dos futuros bebês. O Ministério da Saúde recomenda que gestantes iniciem o pré-natal com uma consulta odontológica, incluindo orientações sobre atendimento durante a gravidez, exames bucais, diagnóstico de cáries e doenças gengivais, necessidade de tratamentos, além de instruções sobre hábitos alimentares e higiene bucal. Entretanto, observa-se baixa utilização dos serviços odontológicos pelas gestantes atendidas na APS, inferior a 17% em 2019. O objetivo desse Projeto de Iniciação científica será avaliar o perfil dos atendimentos odontológicos realizados em gestantes no Sistema Único de Saúde, no período de 2022 a 2024. Para tanto, será realizada uma busca no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, considerando nos dados públicos do Relatório de Pré-Natal da atenção Básica, em relação aos indicadores gestantes com o primeiro atendimento pré-natal e número de consultas pré-natal por gestante. No mesmo sistema, em indicadores de desempenho, será identificada a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. Os dados relacionados ao atendimento serão categorizados por região, estados e municípios no Brasil, nos diferentes quadrimestres (Q) avaliados, Q1 de 2022 a Q3 de 2024. Os dados serão tabelados e analisados qualitativa e quantitativamente. Espera-se com essa pesquisa traçar um perfil dos atendimentos odontológicos a gestantes realizados na APS, nos últimos 2 anos no Brasil.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
23
PIC-CS-25/15Leila Cristina dos Santos Mourãohttps://lattes.cnpq.br/7295615081637660leila.mourao@uva.brInfluência dos Agentes Dessensibilizantes na Resistência de União de Sistemas Adesivos – Revisão de LiteraturaAs lesões cervicais não cariosas (LCNCs) representam uma perda de tecido dentário na região cervical dos dentes, sem envolvimento de cárie, frequentemente associadas a fatores como bruxismo. Este hábito parafuncional pode causar microfraturas na região cervical, aumentando a permeabilidade do esmalte e da dentina, resultando em hipersensibilidade dentinária (HD). A HD manifesta-se como uma dor aguda em resposta a estímulos térmicos, táteis ou químicos, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.O manejo das LCNCs e da HD é desafiador, com diversas abordagens terapêuticas propostas, incluindo dessensibilizantes, adesivos dentinários, lasers e restaurações. Entretanto, a busca por tratamentos mais eficazes e menos invasivos permanece. Nesse contexto, a utilização do Hypericum perforatum, conhecido popularmente como erva-de-são-joão, tem sido explorada devido às suas propriedades analgésicas e antidepressivas. Estudos indicam que esta planta possui ação sobre zonas ricamente inervadas, aliviando dores intensas e agudas .Objetivo Geral: Avaliar a eficácia do medicamento homeopático Hypericum perforatum no tratamento da hipersensibilidade dentinária associada a lesões cervicais não cariosas e bruxismo. Metodologia: Será conduzido um estudo clínico randomizado multicêntrico com pacientes de ambos os gêneros, entre 21 e 65 anos, atendidos nos cursos de Odontologia do UVA e UNIFOA que apresentem LCNCs e HD associadas ao bruxismo. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente em três grupos:G1: Tratamento tópico com o dessensibilizante GLUMA®.G2: Aplicação tópica de Hypericum perforatum 3DH.G3: Administração sistêmica de Hypericum perforatum 6CH.Os pacientes serão submetidos a anamnese, exame clínico intraoral e aplicação de questionários de qualidade de vida (SF-36). A percepção da dor será avaliada utilizando a escala visual analógica (EVA) após estímulos térmicos e mecânicos. As avaliações ocorrerão semanalmente durante um período de dois meses. Resultados Esperados: Espera-se que o Hypericum perforatum, especialmente na forma sistêmica 6CH, proporcione alívio significativo da dor associada à HD, além de auxiliar no controle do bruxismo devido às suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas. Estudos prévios demonstraram a eficácia desta . A confirmação desses resultados poderá introduzir uma alternativa terapêutica eficaz e menos invasiva para pacientes com LCNCs e HD associada ao bruxismo.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
24
PIC-CS-25/16MARCELA PFEIFFER PEDREIRA FERREIRAhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0A51C16F1A096CB1861AD1DDBB7BA4B3#marcela.ferreira@uva.brPERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR): UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ENTRE O ESPAÇO E A SAÚDE AUDITIVA OCUPACIONALO presente trabalho trata-se de um ensaio que tem como objetivo apresentar levantamentos bibliográficos sobre a Perda Auditiva Induzida Por Ruído (PAIR). Em específico, desenvolver a possibilidade da produção teórica da perda auditiva ocupacional através da análise pelo senso de contextualização do espaço geográfico como uma estratégia de interseccionalidade, como proposta de produção metodológica entre a área da saúde e humanidades.
Nossa justificativa tem como finalidade auxiliar no impacto da ação fonoaudiológica para atuação direta na qualidade de vida do trabalhador.
Dito isto, esse arcabouço contribui para nossas breves considerações sobre o tema para fazer uma comparação crítica a nível sintomático da doença, quantitativo e sociocultural quando nos referimos a reprodução laboral dos trabalhadores.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
25
PIC-CS-25/17Fábio Barreto Maia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5666338930298521fabio.silva@uva.brAnálise dos Níveis e Tipos de Atividade Física entre Funcionários Universitários: Um Estudo na Universidade Veiga de AlmeidaA prática regular de atividade física está associada a inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. No entanto, os níveis de atividade física variam de acordo com fatores individuais e contextuais. Este estudo tem como objetivo investigar os tipos e níveis de atividade física realizados pelos funcionários da Universidade Veiga de Almeida (UVA) em seu cotidiano, considerando diferentes domínios, como ambiente de trabalho, deslocamento, lazer, esporte, exercício e atividades domésticas. A pesquisa integra um estudo global que busca analisar e comparar os padrões de atividade física entre diferentes populações ao redor do mundo.
A metodologia adotada consiste na aplicação de um questionário estruturado, pelo google Forms, que avalia a frequência e duração das atividades físicas praticadas na última semana. As atividades serão classificadas em vigorosas ou moderadas, conforme sua intensidade e impacto no esforço respiratório. Para garantir a validade dos dados, os participantes serão instruídos a relatar apenas atividades realizadas por pelo menos 10 minutos contínuos. A amostra incluirá funcionários de diferentes setores da universidade, proporcionando um panorama representativo da instituição.
Os resultados esperados permitirão identificar padrões de comportamento físico entre os funcionários da UVA, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes de promoção da saúde no ambiente universitário. A análise comparativa com dados de outras populações poderá oferecer insights relevantes sobre a influência de fatores socioculturais nos níveis de atividade física. Além disso, os achados deste estudo poderão subsidiar a formulação de políticas institucionais voltadas ao incentivo da prática regular de exercícios físicos, promovendo melhorias na qualidade de vida e no desempenho funcional dos trabalhadores da universidade.
Este estudo reforça a importância da atividade física como componente essencial para a saúde, destacando a necessidade de estratégias personalizadas para aumentar os níveis de movimento diário. A participação ativa dos funcionários será fundamental para garantir a representatividade dos dados e fortalecer as ações de promoção da saúde dentro da UVA. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa contribua significativamente para o campo da saúde pública e para a implementação de medidas eficazes voltadas à melhoria do bem-estar dos trabalhadores universitários.
PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
26
PIC-CS-25/18Fabricia Antelo Ramos Lois Duartehttps://lattes.cnpq.br/6185788561123728fabricia.duarte@uva.brEfeitos da hipotonia no desenvolvimento da linguagem expressiva dos individuos com Síndrome de Down A linguagem expressiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e cognitivo dos individuos, permitindo a interação com o meio e uma comunicação eficaz. (MAYER et al., 2013)
No caso de indivíduos com Síndrome de Down, o desenvolvimento da linguagem expressiva pode sofrer diversas alterações quando comparado com indivíduos com desenvolvimento típico (REGIS et al., 2018)
A Síndrome de Down é uma trissomia autossômica total, causada por uma terceira cópia do cromossomo 21. É caracterizada por: Deficiência intelectual variável, hipotonia muscular, frouxidão articular, dismorfismo facial característico e anomalias, como defeitos cardíacos, gastrointestinais, neurossensoriais ou endócrinos (CID, 11). A hipotonia é marcada por prejudicar as habilidades motoras orofaciais, pois afeta diretamente a tonicidade dos músculos responsaveis pela mastigação, respiração e articulação da fala. (PEREIRA et al., 2022).
Além das implicações motoras que prejudicam as habilidades motoras orofacias, a hipotonia também pode causar problemas no desenvolvimento na coordenação motora fina que engloba a escrita. (FERRARI CORREA et al., 2011)
Tendo em vista que a linguagem expessiva é um fator de extrema importancia para a autonomia social e de aprendizagem, torna-se indispensavel verificar a percepção dos responsáveis com relação a possiveis alterações de linguagem expressiva (oral e escrita) como consequência da hipotonia nos indivíduos com Síndrome de Down.
O projeto visa realização de um estudo transversal, no qual, a coleta de dados será obtida por meio da aplicação de um questionário. Esse questionário será, predominantemente, quantitativo e abordará questões voltadas para as alterações de tonus que crianças com sindrome de down podem apresentar e como estas alterações prejudicam o desenvolvimento da linguagem.
Espera-se que os responsaveis não percebam a influencia da hipotonia na expressão das crianças com Sindrome de Down.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
27
PIC-CS-25/19FABRICIA ANTELO RAMOS LOIS DUARTEhttps://lattes.cnpq.br/6185788561123728FABRICIA.DUARTE@UVA.BRATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO EM UNIDADES ESCOLARES COMO FERRAMENTA NA QUALIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEMFonoaudiologia é a ciência que atua na pesquisa, prevenção, avaliação e tratamento de alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem (ISIS MEIRA, 1996). Segundo a resolução CFFa N°605 de 17 março de 2021: “cabe ao fonoaudiólogo que atua na educação desenvolver ações de promoção e prevenção nos diferentes espaços educacionais formais e não formais, favorecendo e oportunizando o processo de ensino-aprendizagem e das práticas pedagógicas, em parceria com todos os agentes envolvidos nesse processo” (DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - ABMES - 2021).
Por esta razão, o profissional passa a compor a equipe pedagógica atuando na identificação e condução das demandas relativas às dificuldades fonoaudiológicas apresentadas pela comunidade escolar para a melhoria da qualidade de ensino. (CFFa, 2021).
Considerando o aumento no número de diagnósticos de transtornos de aprendizagem e a importância do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, a atuação desse profissional em sala de aula se torna uma preocupação crescente. Isso se deve às abordagens que ele utiliza, bem como à necessidade de aprofundar seu conhecimento sobre recursos que possam apoiar suas práticas pedagógicas, especialmente diante da complexidade e da diversidade dos alunos (PATERLLINI, 2019).
Percebe-se que a atuação da Fonoaudiologia no âmbito educacional possibilita o desenvolvimento de práticas favoráveis para o campo da aprendizagem, visto que auxilia a identificar e tratar dificuldades que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem, melhorando a interação entre o educador e o aluno. (COSTA; DENARI; CARLINO; 2011).
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento que os professores têm a respeito da fonoaudiologia educacional e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem.
Será realizada uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa, na qual os dados serão coletados por meio da aplicação de um questionário online dirigido a professores de educação do ensino fundamental das redes pública e privada da cidade do Rio de Janeiro Após a coleta, os dados provenientes dos questionários serão tabulados e comparados entre si.
Espera-se que este trabalho ajude a entender as maiores dificuldades dos professores quanto caracterização dos transtornos de aprendizagem para que posteriormente consiga-se realizar orientações sobre o assunto.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
28
PIC-CS-25/20Carlos Eduardo Vicentinihttps://lattes.cnpq.br/7544964951870076carlos.vicentini@uva.brO Uso da Gameficação "jogos de tabuleiros" como Ferramenta de Compreensão do Estudo de Anatomia Humana para alunos de Medicina.A Anatomia Humana é uma disciplina essencial no curso de Medicina, mas muitos alunos enfrentam dificuldades em sua aprendizagem devido à grande quantidade de conteúdos teóricos e à necessidade de memorização. Métodos alternativos de ensino, como a gameficação, vêm sendo explorados para tornar o aprendizado mais interativo e dinâmico.
Os jogos de tabuleiro podem ser ferramentas eficazes para a fixação do conteúdo anatômico, pois estimulam o raciocínio lógico, a interação social e a resolução de problemas. O presente estudo busca avaliar a eficácia do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta complementar no ensino da Anatomia Humana para estudantes de Medicina. Objetivo Geral - Analisar a contribuição do uso de jogos de tabuleiro no processo de aprendizagem da Anatomia Humana em estudantes do curso de Medicina. Objetivos Específicos -Desenvolver e/ou adaptar um jogo de tabuleiro voltado ao ensino de Anatomia Humana; Comparar o desempenho de estudantes que utilizam essa ferramenta com aqueles que estudam apenas por métodos tradicionais; Avaliar a percepção dos alunos sobre o impacto do jogo no aprendizado; Investigar se o uso da gameficação melhora o engajamento e a retenção do conhecimento. Justificativa - Estudos indicam que métodos de ensino inovadores, como a gameficação, podem aumentar a motivação e o interesse dos alunos, melhorando a absorção do conhecimento. O aprendizado baseado em jogos de tabuleiro pode proporcionar uma experiência de ensino mais dinâmica e interativa, reforçando a memorização e a aplicação prática dos conteúdos. Metodologia -Tipo de Pesquisa - Estudo quali-quantitativo, de caráter experimental e exploratório, comparando grupos de estudantes que utilizam e que não utilizam a gameficação como ferramenta de aprendizagem.



PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
29
PIC-CS-25/21VLADIMIR CHAVES FERNANDEShttp://lattes.cnpq.br/4135701511399449VLADIMIR.FENANDES@UVA.BRANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA APÓS A DISCIPLINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E IMPACTO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEMA formação na área da saúde exige que alunos adquiram conhecimento teórico e prático em disciplinas como urgência e emergência, a qual possui um papel de suma importância na formação de enfermeiros, desenvolvendo a capacidade de identificar e realizar rapidamente técnicas de salvamento, como as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV). Essas intervenções iniciais são fundamentais em situações de risco iminente à vida, como em caso de obstrução das vias aéreas, em que é necessário aplicar a manobra de Heimlich, e em parada cardiorrespiratória (PCR). Em casos de PCR, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), quando realizada imediatamente, pode aumentar as chances de sobrevivência da vítima. Além disso, o SBV também inclui o reconhecimento de sinais de alerta, como a dor torácica, que pode ser um indicativo de infarto, e a utilização da Escala de Cincinnati para identificar possíveis casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A relevância deste estudo baseia-se em identificar se os conteúdos dispostos na disciplina de Urgência e Emergência, de natureza teórica e prática, são suficientes para que os discentes se sintam confiantes em aplicá-los no ambiente profissional. O objeto desta pesquisa é o conhecimento na aplicação das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) pelos estudantes de enfermagem que já concluíram a disciplina de urgência e emergência. O objetivo é: Analisar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre Suporte Básico de Vida (SBV) após a conclusão da disciplina de Urgência e Emergência, verificando se os conteúdos teóricos e práticos adquiridos foram assimilados e mantidos, além de avaliar a segurança desses estudantes para aplicar o SBV. Trata-se de um estudo de campo exploratório com abordagem quantitativa, que visa analisar o conhecimento de ex-alunos da disciplina de urgência e emergência, tendo uma seleção de sujeitos do 9º ao 10º período. A coleta de dados será realizada por meio de um formulário, disponibilizado pela plataforma “Google”, onde iremos utilizar o método conhecido como "bola de neve".PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
30
PIC-CS-25/22Glaucia Figueiredo Justohttp://lattes.cnpq.br/0265619381844964glaucia.justo@uva.brGrupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação e Nutrição Infantil (GEPANI)Grupo de Estudos e Pesquisa com o objetivo de promover a discussão científica na área de alimentação e nutrição infantil.
A justificativa para a realização do estudo se baseia na crescente evidência científica de que a alimentação infantil inadequada está diretamente associada ao desenvolvimento de doenças e distúrbios nutricionais. Além disso, a educação alimentar e a promoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida são essenciais para a construção de uma saúde duradoura e para a prevenção de problemas nutricionais a longo prazo. O Grupo de Estudos e Pesquisa pretende compreender como os fatores socioeconômicos, culturais e educacionais influenciam a alimentação das crianças, e como intervenções na alimentação podem modificar esse cenário, buscando alternativas para melhorar a nutrição infantil de forma sustentável e eficaz.
O objetivo geral do GEPANI é promover entre os estudantes de Nutrição a leitura e discussão de artigos baseados em evidências científica acerca dos fatores determinantes que influenciam na alimentação infantil. Para isso, serão realizados encontros mensais com discussão e artigos previamente selecionados. Cabe aos alunos a leitura e debate dos mesmos. Será utilizada uma proposta de metodologia ativa no qual os alunos fazem a leitura e apresentação dos artigos sob supervisão dos orientadores.
Como resultado esperado projetamos a participação dos alunos, envolvimento com leitura acadêmica, valorização do saber científico e maior intimidade com sites de buscas e pesquisas acadêmicas, além do ganho para sua formação na área de alimentação e nutrição infantil.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
31
PIC-CS-25/23Carlos Eduardo Vicentinihttps://lattes.cnpq.br/7544964951870076carlos.vicentini@uva.brConstrução de um E-book de Anatomia Humana como Ferramenta de Aprendizagem para Alunos da Área da SaúdeO ensino da anatomia humana é essencial para a formação acadêmica dos alunos da área da saúde. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades em sua aprendizagem devido à grande quantidade de conteúdos teóricos e à necessidade de memorização. A criação de um E-book interativo, desenvolvido por alunos da área da saúde, surge como uma estratégia inovadora para complementar o ensino tradicional, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e acessível. Este projeto tem como objetivo a construção de um E-book de anatomia humana, elaborado pelos próprios alunos, visando aprimorar o processo pedagógico e didático na instituição de ensino superior. Justificativa A proposta deste E-book interativo de anatomia humana justifica-se pela necessidade de oferecer um material didático acessível, atualizado e produzido pelos próprios estudantes, o que estimula a autonomia e o aprofundamento do conhecimento. O uso de recursos digitais possibilita maior interação e engajamento no aprendizado, além de permitir que os alunos desenvolvam habilidades acadêmicas, como pesquisa, síntese de informações e trabalho em equipe. Objetivo Geral Desenvolver um E-book interativo de anatomia humana como ferramenta didática e pedagógica, elaborado pelos alunos da área da saúde em uma instituição de ensino superior. Objetivos Específicos: Produzir conteúdos descritivos e ilustrativos sobre os principais sistemas do corpo humano; Inserir recursos interativos, como imagens 3D, vídeos explicativos e quizzes para reforçar o aprendizado; Estimular o protagonismo estudantil na criação de materiais didáticos inovadores; Validar o material didático junto a professores e alunos para ajustes e melhorias; Disponibilizar o E-book em plataformas digitais de acesso livre para a comunidade acadêmica.
Metodologia O projeto será desenvolvido em quatro etapas principais: Levantamento Bibliográfico Pesquisa sobre metodologias ativas de ensino e materiais de referência em anatomia humana. Produção do Conteúdo Os alunos envolvidos irão elaborar textos explicativos, ilustrações e outros recursos interativos, garantindo a qualidade científica do material sob orientação dos professores. Desenvolvimento do E-book Utilização de softwares de edição e formatação para a criação do E-book interativo, incorporando elementos multimídia. Validação e Aplicação Testes serão realizados com alunos da área da saúde para avaliar a eficácia do material, permitindo ajustes antes da versão final. Resultados Esperados: Produção de um E-book interativo de anatomia humana acessível e atualizado; Maior engajamento dos alunos na produção e consumo de materiais didáticos; Melhoria na aprendizagem através do uso de metodologias ativas e interativas; Estímulo à pesquisa e produção acadêmica por parte dos alunos envolvidos
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
32
PIC-CS-25/24Carlos Eduardo Vicentinihttps://lattes.cnpq.br/7544964951870076carlos.vicentini@uva.brA Importância do Conhecimento em Suporte Básico de Vida na Carreira Profissional de Professores de Educação FísicaO Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos fundamentais que visam garantir a manutenção da vida em situações de emergência, como paradas cardiorrespiratórias, engasgos e outros eventos que necessitam de intervenção imediata. No contexto da Educação Física, a prática de atividades esportivas e recreativas expõe alunos e atletas a riscos, tornando essencial que os professores possuam conhecimento e habilidades em SBV. Este projeto tem como objetivo analisar a importância do conhecimento em SBV para a carreira profissional de professores de Educação Física e sua aplicabilidade no ambiente escolar e esportivo. Justificativa: O conhecimento em SBV por parte dos professores de Educação Física é essencial para garantir a segurança dos praticantes de atividades físicas. Em muitas situações, a rápida aplicação de técnicas de primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte. No entanto, nem todos os profissionais da área recebem formação adequada sobre o tema. Dessa forma, este estudo busca evidenciar a necessidade da capacitação contínua em SBV e sua relevância para a atuação profissional segura e eficaz. Objetivo Geral: Investigar a importância do conhecimento em Suporte Básico de Vida na formação e atuação dos professores de Educação Física. Objetivos Específicos: Identificar o nível de conhecimento em SBV dos professores de Educação Física; Analisar a frequência de emergências médicas em ambientes esportivos e escolares; Avaliar a percepção dos professores sobre a necessidade de capacitação contínua em SBV; Sugerir estratégias para a inclusão do ensino de SBV na formação acadêmica e capacitação profissional dos professores de Educação Física. Metodologia: O estudo será desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, envolvendo professores de Educação Física atuantes em escolas, academias e clubes esportivos. A metodologia será dividida em três etapas: Levantamento Teórico; Revisão de literatura sobre Suporte Básico de Vida, emergências médicas em atividades físicas e a formação dos profissionais de Educação Física. Coleta de Dados: Aplicação de questionários e entrevistas com professores de Educação Física para avaliar seu nível de conhecimento e experiências com emergências médicas. Análise e Discussão dos Dados: Os dados coletados serão analisados estatisticamente e interpretados à luz das referências teóricas, permitindo a formulação de recomendações para a melhoria da formação e capacitação profissional. Resultados Esperados: Diagnóstico do nível de conhecimento em SBV dos professores de Educação Física; Maior conscientização sobre a importância do SBV na atuação profissional; Recomendações para inclusão do ensino de SBV na formação acadêmica dos professores de Educação Física; Propostas de capacitação continuada para a melhoria da segurança em ambientes esportivos e escolares.
PROJETO SUSPENSO: Infelizmente não houve interesse de alunos (as) neste projeto de pesquisa em 2025. Recomendamos resubmissão no ciclo do PIC UVA de 2026.
33
PIC-CS-25/25Tânia Catarina Sobral Soareshttp://lattes.cnpq.br/9856413490987852tania.soares@uva.brOLHAR DOS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM PARA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIASIntrodução: A Enfermagem no decorrer da sua existência incorporou a prática baseada em evidência com a utilização de tecnologias em diversas dimensões do cuidado. Para o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo é necessário a utilização de metodologias com aplicabilidade prática. Objetivo: Identificar nas narrativas dos alunos de Enfermagem o significado da prática baseada em evidência nas dimensões do cuidado. Metodologia: Construir uma oficina de narrativas do cuidado com a participação dos alunos afim de identificar o pensamento crítico-reflexivo deles. Que ferramenta eles têm utilizado? 1ª etapa – submeter ao comitê de ética em pesquisa esse projeto para recebimento da dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. 2ª etapa - oficina de narrativas; 3ª etapa – coleta de opinião dos alunos; 4ª etapa – identificar nessas narrativas se o aluno em formação sabe identificar quais saberes necessários adquiridos na formação dele para prestação do cuidado seguro. 4ª etapa – após conclusão das etapas submeter um relato de experiencia a uma revista cientifica.PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
34
PIC-CS-25/26Tânia Catarina Sobral Soareshttp://lattes.cnpq.br/9856413490987852tania.soares@uva.brLAONCO LEVANDO O CUIDADO EM SAUDE NAS ESCOLAS VISANDO A PREVENÇÃO DO CANCERIntrodução: Cuidado em saúde é uma atitude interativa que inclui reflexões, diálogos e participação ativa da coletividade com profissionais de saúde. O câncer atualmente ocupa o 2º lugar no ranking de mortalidade, o câncer de próstata e mama lideram o ranking da estimativa já alguns anos. A causa de desenvolvimento do câncer é multifatorial, contudo, a mudança de comportamento como hábitos alimentares, a prática de exercício físico, a cessação do tabaco e do álcool contribuem para redução da morbimortalidade. Sendo assim, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia – LAONCO em seu compromisso com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão tem como objetivo realizar oficinas de prevenção do câncer nas escolas levando o saber em reconhecer sinais e sintomas e os malefícios dos hábitos prejudiciais a saúde. Metodologia: 1ª etapa – submeter ao comitê de ética em pesquisa esse projeto para recebimento da dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. 2ª etapa – realização de oficinas de tabagismo, câncer de pele, vacinação do HPV e prevenção de Infecção Sexualmente Transmissível - ISTs e malefícios do álcool. 3ª etapa: tabulação de dados da pesquisa de opinião coletada aos alunos tipo pré e pós teste. 4ª etapa: - após conclusão das etapas submeter um relato de experiencia a uma revista cientifica.;PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
35
PIC-CS-25/27Milton Domingues da Silva Juniorhttps://lattes.cnpq.br/1750194036067887milton.junior@uva.brViolência contra mulher: uma análise entre mulheres brasileirasViolência contra mulher: uma análise entre mulheres brasileiras.
1. Introdução: A violência contra a mulher constitui um problema estrutural de ordem social, cultural e de saúde pública no Brasil, manifestando-se por meio de agressões físicas, psicológicas, sexuais e sociais motivadas por desigualdade de gênero. Trata-se de uma grave violação dos direitos humanos, agravada por fatores como machismo, dependência econômica e normas socioculturais que perpetuam essa violência. No contexto brasileiro, a violência de gênero ocorre em múltiplas formas, incluindo violência doméstica, assédio e agressão sexual e feminicídio afetando mulheres de diferentes faixas etárias, classes sociais e etnias (Oliveira, 2023; Silveira, 2022; Vieira et al., 2025). 2. A importância do tema, é de extrema relevância, pois permite compreender os fatores estruturais que perpetuam entre mulheres brasileiras, e assim, possibilitando a formulação de políticas públicas mais eficazes para sua prevenção e enfrentamento. 3. Justificativa: A violência contra a mulher no Brasil é um problema estrutural que compromete direitos fundamentais, a equidade de gênero e o desenvolvimento social. Seu estudo é essencial para compreender as causas, impactos e estratégias de enfrentamento, promovendo políticas eficazes e a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. 4. Objetivo geral: Avaliar a violência contra as mulheres em todo o território brasileiro. 5. Metodologia: O presente estudo é do tipo exploratório, descritivo, seguido de abordagem quantiqualitativa, a ser realizado com mulheres com 18 anos ou mais, residentes no território brasileiro. A presente pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa, através da Plataforma Brasil para avaliação ética. 6.Coleta de dados: terá início após aprovação do CEP, e os dados serão coletados através de um formulário de pesquisa via google forms, através da técnica metodológica “Snowball” (Bola de Neve). 7. Análise e tratamento dos dados: será conduzida utilizando estatística descritiva, utilizando de gráficos e tabelas para melhor entendimento dos resultados. 8. Resultados Esperados: Espera-se que os resultados possam fornecer evidências sobre quais regiões brasileiras são mais acometidas pela violência contra a mulher, a fim de criar estratégias de combate e o fortalecimento das políticas públicas brasileiras.

Referências
OLIVEIRA, J. A violência contra a mulher no Brasil: uma análise crítica. São Paulo: Editora Brasiliense, 2023.
SILVEIRA, M. Aspectos da violência de gênero no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 4560, 2022
VIEIRA, C. S. et al. Desafios da violência contra a mulher na cidade de Porto Seguro – BA. Revista dos Seminários de Iniciação Científica, vol. 6, n.1, p. 1-5, 2025. Disponível em: https://revistas.atenas.edu.br/resic/article/view/576. Acesso em: 13 mar 2025.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
36
PIC-CS-25/28Patricia da Costa Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/5555648198726120patricia.teixeira@uva.brA Descoberta do HPV como Agente Etiológico do Câncer de Colo do Útero: Impacto na Prevenção e Desenvolvimento da VacinaO câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte por neoplasia em mulheres, especialmente em países em desenvolvimento. A descoberta do HPV como agente etiológico foi um marco na oncologia, possibilitando avanços na prevenção primária (vacinação) e secundária (rastreamento com Papanicolau e testes de HPV). Apesar desses avanços, a adesão à vacina e aos exames preventivos ainda é um desafio.O estudo justifica-se pela necessidade de reforçar a importância da vacinação e do rastreamento na redução da mortalidade e incidência da doença.
Como objetivo geral descrever como a descoberta do agente etiológico do hpv impactou na prevenção do câncer do colo de útero e o desenvolvimento da vacina.
Este estudo será baseado em uma revisão de literatura utilizando três principais fontes de informação: DataSUS, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pesquisa bibliográfica e análise de documentos. O DataSUS será consultado para obter dados estatísticos sobre a incidência do câncer do colo do útero e a cobertura vacinal contra o HPV no Brasil. A BVS fornecerá acesso a artigos e documentos técnicos relevantes sobre a relação entre o HPV e o câncer cervical. Além disso, a revisão da literatura em bases científicas permitirá analisar estudos que abordam a evolução do conhecimento sobre o HPV, seus impactos na prevenção e no desenvolvimento da vacina.
Como resultados espera-se demonstrar como essa descoberta modificou a abordagem da saúde pública, reduzindo a incidência da doença e aprimorando estratégias preventivas.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
37
PIC-CS-25/29Murilo Khede Lamegohttp://lattes.cnpq.br/0570158235359111murilo.lamego@uva.brRelação Entre o Nível de Atividade Física e Ansiedade em Graduandos da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio. Fatores associados ao avanço tecnológico vem, distanciando, cada vez mais as pessoas da atividade física, visto que o indivíduo acaba por realizar cada vez menos tarefas, que tendem a ser facilitadas e mediadas por meio do aparato tecnológico (MARANI et al., 2006; MASSON et al., 2005). Essa problemática encontrada, acaba sendo um dos motivos para uma vida com déficit de movimento (hipocinético), e sobretudo inativa na perspectiva da atividade física, o que ainda tem como consequência a maior propensão de doenças crônico-degenerativas, tais como obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, entre outros (LOPES E FERREIRA, 2013; MARANI et al., 2006; MASSON et al., 2005, MCARDLE, 2014).
A literatura ainda reforça esta evidência, pois a prática de atividade física regular e não intensa, corrobora para a redução do quadro de depressão e distúrbios de ansiedade, além da manutenção positiva e incremento dos escores de humor, logo, afetando positivamente a saúde mental do praticante (SILVEIRA et al., 2013; LAMEGO et al., 2014, 2016).
Desta maneira, o estudo objetiva relacionar o nível de atividade física e ansiedade em estudantes de graduação da UVA, campus Cabo Frio. Para isso, além das variáveis antropométricas e etárias para caracterização da amostra, serão coletados o nível de atividade física, por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ curto), e a ansiedade, por meio do inventário de ansiedade traço-estado (IDATE-T; IDATE-E). Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre nível de atividade física e ansiedade na amostra em questão, evidenciando que menores níveis de atividade física estarão associados a maiores níveis de ansiedade.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
38
PIC-CS-25/30MURILO KHEDE LAMEGOhttp://lattes.cnpq.br/0570158235359111MURILO.LAMEGO@UVA.BRAptidão Cardiorrespiratória e Qualidade de Vida em graduandos da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio.
Uma prática regular e moderada de atividades físicas constitui um fator positivo para a saúde mental, além de prevenir doenças crônico-degenerativas, e diminuir o volume de cortisol e epinefrina, que por sua vez colaboram para a formação do quadro de depressão, aumentando também a autoestima e o bem-estar geral (PATE et al., 1995).
Ter uma boa aptidão cardiorrespiratória, por exemplo, possibilita o indivíduo realizar tarefas sustentando grandes durações, e manter-se nelas, sem que haja um possível comprometimento muscular ou cardiovascular. As atividades aeróbicas, segundo Perin et al. (2009, apud DEOCLECIO, 2013), envolvem grandes grupos musculares, utilizando também os sistemas circulatório e respiratório no decorrer da prática. Logo, é importante o desenvolvimento dessa variável para a saúde, possibilitando ao indivíduo realizar o lúdico, praticar esportes com uma maior facilidade e sem uma sobrecarga no sistema cardiorrespiratório. Tais fatores determinam a qualidade de vida, que é caracterizada pelo o quão o indivíduo está bem consigo, fato que também vem sendo comprometido nos tempos atuais. Segundo De Gáspari e Schwartz (2001), definir qualidade de vida não é tarefa simples, dada a complexidade da abrangência dessa questão. Para Rittner (1994, apud DE GÁSPARI e SCHWARTZ, 2001), a qualidade de vida é um processo de busca de vivência plena, de desenvolvimento de potencialidades relacionadas aos aspectos físicos e mentais. Desta maneira, o estudo em questão tem como objetivo relacionar a aptidão cardiorrespiratória com a qualidade de vida em graduandos da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio. A aptidão cardiorrespiratória será avaliada por meio do questionário de atividade física (Mathews, 1999) e classificada posteriormente. Já a qualidade de vida será avaliada por meio do SF-36, obtendo os indicadores relacionados aos aspectos físicos e emocionais. Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre a aptidão cardiorrespiratória e qualidade de vida, levando em consideração que indivíduos com menor aptidão cardiorrespiratória apresentarão piores escores nos indicadores de qualidade de vida.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
39
PIC-CS-25/31MURILO KHEDE LAMEGOhttp://lattes.cnpq.br/0570158235359111murilo.lamego@uva.brIndicadores antropométricos, Satisfação com a Imagem Corporal e Estado de Humor em Graduandos da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio.Os indicadores antropométricos são muito importantes para avaliar o estado nutricional de um indivíduo e riscos relacionados à saúde. Um desses indicadores utilizados é o índice de massa corporal (IMC), muito utilizado devido a diversas vantagens, como baixo custo econômico e de fácil aplicação, contudo o mesmo apresenta algumas limitações, dentre elas, a apresentação de valores totais de variáveis corporais. O estudo da composição corporal, principalmente no que se refere à gordura corporal e à massa corporal magra, tornou-se um fator de pesquisa importante dentre os estudiosos, portanto se faz necessário a mensuração do percentual de gordura para avaliar a proporção da gordura corporal. (CARNEIRO et. al., 2003; FARIAS, 2005). Um dos principais fatores que levam um indivíduo a aderir a um programa de exercícios é a insatisfação com a imagem corporal e a busca do tipo físico ideal (HART, E. A., 2003). Conforme estudo do Braggion et. al. (2000), realizados em senhoras ativas de 50 anos a 83 anos, o grupo que apresentava maior peso, maior gordura corporal e menor nível de atividade física, tiveram maior grau de insatisfação com a imagem corporal. Levando em consideração que a insatisfação com a própria imagem pode acarretar em alterações do humor, o estudo em questão tem como objetivo investigar a associação entre os indicadores antropométricos, o estado de humor e a satisfação com a imagem corporal em graduandos da Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio. Para isso, além das variáveis antropométricas e etárias para caracterização da amostra, serão coletados o percentual de gordura corporal (bioimpedância), o estado de humor por meio da escala de avaliação do humor (POMS) e a percepção da autoimagem por meio do questionário de preocupação com a forma do corpo (BSQ). Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre as variáveis antropométricas, estado de humor e satisfação com a imagem corporal na amostra em questão, evidenciando que maiores valores nas variáveis antropométricas estarão associados a maiores níveis de insatisfação com a própria imagem e alterações no estado de humor.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
40
PIC-CS-25/32LIDIANE DIAS REIShttp://lattes.cnpq.br/5213771301592958lidiane.reis@uva.brAções pró-vida: educação em saúde e responsabilidade social na doação de sangue, órgãos e tecidos A doação de órgãos e tecidos desempenha um papel crucial na salvação e melhoria da qualidade de vida de inúmeras pessoas. Embora a taxa de doação tenha registrado um crescimento nos últimos anos, ela ainda está abaixo dos níveis recomendados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Para reverter esse cenário, é fundamental realizar ações educativas que mobilizem, sensibilizem e conscientizem a população sobre a importância da doação.Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver ações educativas de sensibilização e conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, visando ampliar o entendimento e apoio da comunidade. as atividades ocorrerão no período de 2025 a 2026, com ações previstas em diversos espaços e públicos, como: Rede de Saúde do Município do Rio de Janeiro: Ações serão realizadas em hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde.Espaços Públicos: Ações abertas ao público em geral, promovendo a conscientização nas ruas e praças da cidade.Instituições de Ensino: Atividades serão desenvolvidas em escolas de nível técnico e superior, além de escolas municipais e estaduais, com foco em jovens e educadores. Os reasultados esperados > AÇÃO 1: Oficinas de sensibilização e orientação de acadêmicos em saúde e demais áreas e organizações não governamentais, para atuar sobre o tema doação de órgãos e tecidos com a população em espaços públicos.RESULTADO ESPERADO: Espera-se que os participantes se tornem multiplicadores, ou seja, estejam sensibilizados, com capacidade de orientar e estimular a discussão do tema doação de órgãos e tecidos com a população, e que esta leve a discussão no ambiente familiar.AÇÃO 2: Oficinas de sensibilização e orientação de profissionais em saúde nas instituições hospitalares e rede de saúde municipal para atuar sobre o tema doação de órgãos e tecidos com a população em geral.RESULTADO ESPERADO: Espera-se que os participantes se tornem multiplicadores, ou seja, estejam sensibilizados, com a competência e habilidade para orientar e estimular a discussão do tema doação de órgãos e tecidos com a população, e que esta leve a discussão no ambiente familiarAÇÃO 3: Construção de materiais informativos e visuais para utilização e distribuição nas ações educativas de sensibilização e orientação da população na comunidade.RESULTADO ESPERADO: Espera-se proporcionar informações de fácil entendimento a respeito da importância da doação de órgãos e tecidos, capazes de sensibilizar e orientar a população sobre a temática para que possam discutir entre seus familiares e amigos, conheçam a vontade de seus pares e manifestem sua vontade em ser doador.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
41
PIC-CS-25/33Flavia Viegas Nyalorhttp://lattes.cnpq.br/6195085554895431flavia.naylor@uva.brEstudo in vitro comparativo entre as Resinas Bioativas e as Resinas Bulk-Fill em Cavidades Classe II- : Análise de Microinfiltração e Adaptação MarginalIntrodução
As cavidades Classe II de Black geralmente apresentam maior risco de infiltração marginal. Isso ocorre devido à adaptação do material restaurador, ao fator de contração de polimerização, que pode gerar micro fendas entre o dente e o material, e a dificuldade na vedação dos limites gengivais. As resinas bulk-fill vieram como um facilitador para a restauração dessas cavidades pois, permitem inserção em camadas mais espessas (4-5 mm) e apresentam menor estresse de contração. Contudo, considerando o alto risco de infiltração marginal, é de extrema importância considerar o uso de resinas bioativas. Essas são projetadas para liberar íons que promovem a remineralização e previnem cárie secundária. No entanto, poucos estudos comparam diretamente essas duas abordagens restauradoras, especialmente em relação à microinfiltração e adaptação marginal em restaurações Classe II.
Justificativa
A microinfiltração e a desadaptação marginal são fatores críticos para o sucesso das restaurações. Se as resinas bioativas demonstrarem desempenho semelhante ou superior às bulk-fill, podem representar uma opção restauradora mais biocompatível e preventiva. Assim, este estudo visa preencher uma lacuna na literatura comparando esses dois materiais.
Objetivos
• Comparar a adaptação marginal e a microinfiltração de restaurações Classe II realizadas com resinas bioativas e resinas bulk-fill.
• Avaliar a taxa de microinfiltração por meio de corantes e microscopia óptica.
• Comparar a adesão marginal utilizando microscopia eletrônica de varredura (MEV).
Metodologia
• Seleção das Amostras: Serão selecionados 40 terceiros molares humanos extraídos, divididos em quatro grupos (n=10):
o Grupos 1 e 2: Resinas Bulk-Fill
1. Filtek One Bulk Fill - 3M
2. Tetric N-Ceram Bulk Fill - Ivoclar Vivadent
o Grupos 3 e 4: Resinas Bioativas
3. Beautifil Bulk Restorative – Shofu
4. Activa BioACTIVE™ Restorative – Pulp dent
• Preparação das Cavidades: Cada dente receberá uma cavidade Classe II padronizada.
• Técnica Restauradora: Serão utilizadas matrizes metálicas seccionais e cunhas de madeira para isolamento interproximal. O protocolo de adesão seguirá as recomendações do fabricante.
• Fotopolimerização: Luz LED (1200 mW/cm²), 20 segundos por incremento.
• Análise da Microinfiltração: Os dentes serão imersos em azul de metileno 2% por 24h e depois seccionados para avaliação em microscópio.
• Adaptação Marginal: Analisada por MEV após réplicas em silicone.

Cronograma
Etapas

Meses

Revisão da literatura

1º - 2º

Coleta das amostras



Realização dos testes laboratoriais

4º - 6º

Análise dos resultados



Redação do artigo final




Expectativas e Contribuições
Este estudo contribuirá para a compreensão dos benefícios e limitações das resinas bioativas em comparação às bulk-fill, auxiliando na escolha clínica de materiais restauradores para cavidades Classe II.
Referências Bibliográficas
• Ferracane, J. L. (2017). "Resin composite—state of the art." Dental Materials, 33(4), 1-10.
• Cadenaro, M., et al. (2015). "Bulk-fill resin composites: Polymerization properties and adhesion performance." Journal of Dentistry, 43(4), 507-516.
• Pulpdent Corporation. (2020). "Activa BioACTIVE: A new generation of bioactive restoratives." Pulpdent White Paper
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
42
PIC-CS-25/34FLAVIA VIEGAS NAYLORhttp://lattes.cnpq.br/6195085554895431flavia.naylor@uva.brRECICLAGEM DE ESCOVAS DENTAIS: VIABILIDADE E DESAFIOS NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS Introdução:
O descarte inadequado de escovas de dente contribui significativamente para a poluição do meio ambiente, devido aos materiais plásticos utilizados em sua fabricação. Este projeto propõe uma abordagem inovadora para lidar com esse problema, através da reciclagem e reutilização desses materiais, promovendo assim a conscientização ambiental e a prática de hábitos sustentáveis entre estudantes universitários e comunidades locais.

Objetivos:

Criar uma campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem de escovas de dente e seus impactos ambientais.
Estabelecer pontos de coleta de escovas de dente usadas em locais estratégicos dentro da universidade e em comunidades parceiras.
Desenvolver parcerias com empresas ou instituições especializadas em reciclagem de plásticos para processar os materiais das escovas coletadas.
Promover atividades educativas e oficinas práticas sobre reciclagem e reutilização de materiais plásticos, envolvendo estudantes universitários e membros da comunidade.
Implementar iniciativas de reutilização dos materiais reciclados, como a fabricação de produtos sustentáveis, como bancos de jardim, vasos para plantas ou objetos de decoração.
Metodologia:

Realização de pesquisas e levantamento de dados sobre a produção, uso e descarte de escovas de dente.
Organização de workshops, palestras e atividades práticas sobre reciclagem e reutilização de materiais plásticos.
Estabelecimento de parcerias com empresas locais de reciclagem para garantir a destinação adequada dos materiais recolhidos.
Criação de grupos de trabalho compostos por estudantes universitários para liderar e implementar as diferentes etapas do projeto.
Monitoramento contínuo do progresso do projeto e avaliação de seu impacto ambiental e social.
Resultados Esperados:

Redução do volume de resíduos plásticos descartados inadequadamente no meio ambiente.
Conscientização e engajamento da comunidade universitária e local na prática da reciclagem e reutilização de materiais.
Criação de oportunidades de aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades em sustentabilidade entre os participantes do projeto.
Estabelecimento de uma cultura de responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis dentro da universidade e nas comunidades circundantes.
Orçamento:
O orçamento necessário para a implementação deste projeto incluirá despesas com materiais educativos, organização de eventos, transporte e logística, além de possíveis custos associados à parceria com empresas de reciclagem. Recursos adicionais podem ser buscados por meio de patrocínios, doações ou financiamento público.

Conclusão:
O projeto de extensão "Reutilização Sustentável: Reciclagem de Escovas de Dente" visa não apenas abordar um problema ambiental relevante, mas também promover uma mudança de mentalidade em relação ao consumo e ao descarte de produtos plásticos. Ao envolver ativamente estudantes universitários e comunidades locais, esperamos criar um impacto positivo duradouro no meio ambiente e na sociedade como um todo.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
43
PIC-CS-25/35Márcia Silveira Neyhttp://lattes.cnpq.br/2338026623688528marcia.ney@uva.brA IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO ACERCA DO VÍRUS DO HIV EM HOMENS HETEROSSEXUAISINTRODUÇÃO

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um patógeno que atua progressivamente na destruição de um grupo específico de glóbulos brancos (o CD4+) presente no organismo humano. Os linfócitos (outro nome dado a esse grupo de células) são um dos responsáveis por defender o corpo contra organismos estranhos, combatendo infecções e eliminando células cancerígenas. Uma pessoa saudável possui, em média, uma contagem de 500 a 1.000 glóbulos brancos CD4+ por microlitro de sangue. No caso de pacientes infectados com o vírus do HIV, se não tratados, esse nível pode chegar a valores abaixo de 200, levando, então, à Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS).
A AIDS é o estágio mais grave da infecção por HIV. Por estar com um sistema imune extremamente comprometido, com as células de defesa muito abaixo do nível normal, os pacientes se tornam mais suscetíveis a infecções oportunistas. São essas infecções não combatidas devidamente que levam à complicações no quadro de saúde e ao óbito.
A transmissão do HIV ocorre majoritariamente de três formas: 1) Por relação sexual - vaginal, anal e/ou oral; 2) Por compartilhamento de agulhas ou algum outro contato sanguíneo; e 3) Por transmissão mãe-bebê, que pode ser tanto ao longo da gravidez como também durante o parto e/ou amamentação. Cabe ressaltar que por mais que seja possível conter baixas concentrações de HIV em qualquer outro fluido corporal, é muito raro e não identificado o contágio por lágrimas, urina ou saliva.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a origem da infecção por HIV em humanos veio provavelmente do contato com o sangue infectado de uma espécie de chimpanzés pelo vírus da imunodeficiência símia (SIV), no início dos anos 1930, na África Central e Ocidental. Ao longo das décadas seguintes o vírus foi se disseminando, e os primeiros casos oficiais de AIDS foram relatados em 1981, quando pesquisadores americanos perceberam um aumento no diagnóstico de pneumonia pela bactéria Pneumocystis carinii e de sarcoma de Kaposi em homens jovens, doenças que só acometem pessoas com o sistema imunológico altamente debilitado.
Após a descoberta inicial, os casos cresceram rapidamente, e muitos se disseminaram em homens que praticavam relações sexuais com outros homens, o que levou a AIDS a ficar conhecida como a “Doença Gay”. Em 1983, porém, foram notificados os primeiros casos em mulheres e crianças. Apesar de nos dias de hoje já ser amplamente divulgado que o HIV pode acometer qualquer pessoa, independente de sexo e/ou orientação sexual, o estigma em relação a comunidade LGBTQUIAP+ ainda permanece.
A infecção pelo vírus do HIV ainda não tem cura, porém, com o tratamento adequado, é possível viver uma vida saudável, sem desenvolver AIDS. Além disso, portadores HIV positivo em tratamento adequado, com carga viral indetectável, não são transmissores do vírus, não correndo risco de contaminar outras pessoas.


JUSTIFICATIVA

Apesar de não ter cura, o contágio do vírus HIV é totalmente evitável com ações de educação e prevenção. Ainda assim, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 2024, os casos de HIV e AIDS cresceram no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Em 2023 houve 46.495 novos registros de infecções por HIV, um aumento de 4,5% em comparação a 2022. Já em relação a AIDS, o aumento foi de 2,5%, tendo 38.000 novos casos reportados.

Dentre os novos casos de HIV reportados em 2023, quase 20% são de homens heterossexuais. Já em relação aos novos casos de AIDS, esse grupo representa quase metade do número de registros. Apesar dos números relevantes, pouco se encontra na literatura estudos sobre o HIV com enfoque nesses homens. Acredita-se que essa invisibilidade é um dos fatores que influencia a não diminuição de casos no país. Com isso, faz-se necessário entender mais a fundo essa questão.


OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo geral discutir e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a importância da atuação da Atenção Primária de Saúde na educação em saúde para a prevenção do contágio do vírus do HIV em homens heterossexuais entre 18 e 59 anos.

Tem-se como objetivos específicos:
Contextualizar a história do vírus do HIV e os dados atuais de contágio no Brasil no período de 1981 até a atualidade,
Identificar a percepção dos usuários das unidades de saúde da família selecionadas sobre o tema e o porquê disso ocorrer,
Compreender os protocolos e fluxos assistenciais na Atenção Primária para a prevenção, diagnóstico e tratamento da população.

METODOLOGIA

O presente trabalho será dividido em três etapas. A primeira etapa envolverá o levantamento na literatura sobre as evidências científicas sobre o tema através de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de oferecer um embasamento teórico acerca do tema. Também será possível realizar um levantamento histórico sobre os números de casos de HIV na população no Brasil. A segunda etapa do projeto envolverá a realização de uma pesquisa de campo que será realizada nas Unidades básicas de saúde previamente selecionadas tem como público-alvo: pacientes do sexo masculino (homens heterossexuais de 18 a 59 anos) atendidos na UBS. Será utilizado como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado para entender a percepção dos participantes sobre HIV. Todos os procedimentos para a realização da pesquisa serão submetidos ao CEP, utilizando os termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e que será feito de forma anônima garantindo o sigilo e a ética para a pesquisa com seres humanos conforme estabelecido pela CONEP. Para a terceira etapa da pesquisa serão analisados os fluxos e protocolos de acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento preconizados e praticados nas UBS.

RESULTADOS ESPERADOS

De uma forma geral, espera-se identificar e corroborar como a atuação da Atenção Primária à Saúde através dos profissionais de uma equipe multiprofissional junto aos homens heterossexuais torna-se essencial para o manejo, educação e prevenção de contágio do vírus HIV na população.

Ademais, na primeira parte do projeto, espera-se compreender a história do vírus e de que forma foi sendo construída uma visão errônea acerca do seu contágio. Já na segunda e terceira seções, espera-se entender como essa concepção equivocada, junto à falta de informações, leva ao tema ainda ser um ponto de atenção para a saúde pública.

PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
44
PIC-CS-25/36Vanessa de Couto Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3300961464558101vanessa.nascimento@uva.brPREVALÊNCIA DE MALOCLUSÕES NOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA E NA AUTOESTIMA DOS INDIVÍDUOSAs maloclusões são consideradas um dos maiores problemas de saúde bucal segundo a Organização Mundial de Saúde. Os impactos na qualidade de vida (QV) e autoestima (AE) desses pacientes também podem ser significativos, por isso é importante classificá-las e compreendê-las. O presente estudo buscará investigar a prevalência de maloclusões nos alunos de graduação em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida e sua influência na QV e AE. Será realizado um estudo transversal com alunos que frequentam o Centro de Saúde da Veiga de Almeida (CSVA). Estes serão submetidos a exames clínicos para avaliação da sua maloclusão. Os critérios de inclusão serão estudantes de Odontologia que frequentam o CSVA com dentição permanente, maiores de 18 anos e que apresentaram todos os primeiros molares. Serão excluídos menores de 18 anos ou que apresentaram perda de pelo menos um primeiro molar. Todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os exames serão realizados com os indivíduos sentados, usando uma espátula de madeira para afastar os lábios. Os alunos preencherão a Escala de Autoestima de Rosenberg com a finalidade de avaliar a percepção da autoestima, enquanto a QV terá sua análise através do WHOQOL-bref. Os resultados esperados são observar que indivíduos com maloclusões de maior severidade tendem a apresentar menores valores de QV e AE. Além disso, pretende-se avaliar se há dismorfismo sexual nas médias de QV e AE quando comparados homens e mulheres.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
45
PIC-CS-25/37Vanessa de Couto Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3300961464558101vanessa.nacimento@uva.brAVALIAÇÃO DE MALOCLUSÕES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTESSegundo a Organização Mundial da Saúde, a maloclusão é considerada um dos maiores problemas de saúde bucal. A importância de classificar as maloclusões decorre do seu grau de severidade. O tratamento precoce é essencial para corrigir essas condições e prevenir complicações futuras. Diversas abordagens terapêuticas são utilizadas, dependendo do grau de severidade e da idade do paciente, visando o alinhamento adequado dos dentes e a melhoria da mordida, proporcionando uma melhor qualidade de vida para crianças e jovens. O presente estudo pretende investigar a frequência de casos de maloclusões em crianças atendidas na Clínica da Criança e do Adolescente (CCA) do Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA). Será realizado um estudo observacional e retrospectivo com os prontuários dos pacientes da CCA do CSVA. A pesquisa busca identificar a incidência dessas condições e analisar sua distribuição. Serão observadas nos prontuários as maloclusões, utilizando-se a classificação determinada por Angle como base principal. Também serão observados apinhamento, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, a classificação correta de caninos e o tipo de arco de ambas as amostras. Os critérios de inclusão serão pacientes com dentição decídua, mista e permanente que frequentam a CCA do CSVA. O cálculo amostral foi realizado com base no número total de pacientes infantojuvenis dos últimos 10 anos. O nível de significância adotado foi de 5%, com margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%, alcançando-se um número necessário de 186 pacientes. Todos os prontuários a serem observados foram preenchidos com base nos exames intraorais e na coleta de dados realizados pelos alunos da referida clínica. Este trabalho busca fornecer dados relevantes para direcionar os serviços de saúde, considerando os diferentes tipos de maloclusões que acometem as crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro.PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
46
PIC-CS-25/38Vanessa de Couto Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3300961464558101vanessa.nascimento@uva.brO IMPACTO DAS MALOCLUSÕES DE CLASSE III NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTESA maloclusão de Classe III de Angle é uma condição ortodôntica caracterizada pela posição anormal dos dentes e das arcadas, afetando tanto a estética quanto a função do sistema mastigatório. Essa condição pode gerar impactos significativos na saúde bucal e, frequentemente, está associada a dificuldades psicossociais, devido à influência na aparência facial e na qualidade de vida do paciente. A qualidade de vida relacionada à saúde oral é um importante indicador do impacto dessa maloclusão, uma vez que os pacientes podem enfrentar problemas funcionais, como dificuldades na mastigação e na fala, além de sofrerem desconforto psicológico. Embora seja um tema de grande relevância, poucos estudos abordam a relação entre a maloclusão de Classe III e a qualidade de vida dos pacientes. Dada a escassez de pesquisas sobre o assunto, o presente estudo tem como objetivo propor uma revisão bibliométrica focada na maloclusão de Classe III de Angle, com ênfase na qualidade de vida dos pacientes. A pesquisa será realizada com base em artigos científicos selecionados na base de dados Scopus, utilizando as palavras-chave “malocclusion”, “angle class III”, “skeletal class III”, “oral health related quality of life” e “quality of life”, conectadas pelo termo "and". Pretende-se identificar e categorizar informações sobre o impacto dessa maloclusão na qualidade de vida dos indivíduos, levando em consideração fatores como tipo de estudo, país de origem, afiliações dos autores, ano de publicação, periódicos científicos e agências de fomento. Os resultados preliminares indicam que, nos últimos cinco anos, foram encontrados 57 artigos científicos relacionados a este tema. Com este estudo, espera-se proporcionar uma base sólida para futuras investigações, além de orientar pesquisadores sobre as principais fontes de literatura e financiadores relevantes nesse campo. Esse levantamento pode contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a relação entre a maloclusão de Classe III e a qualidade de vida, fomentando novas pesquisas e avanços na área.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
47
PIC-CS-25/39Andréa Vaz Braga Pintorhttp://lattes.cnpq.br/0091949675262370andrea.pintor@uva.brExplorando a associação entre maloclusões e Odontologia Legal: revisão bibliométricaPor definição, a Odontologia Legal é o ramo da Odontologia que oferece à Justiça os conhecimentos dessa ciência e suas diversas especialidades. Além disso, é uma área que utiliza os detalhes das arcadas dentárias e dos dentes dos indivíduos como elementos fundamentais para o diagnóstico. A Ortodontia é uma das especialidades mais ricas em documentos odontolegais, visto que a solicitação de modelos, fotografias, exames de imagem do paciente e análises cefalométricas são requisitados antes mesmo do início do tratamento ortodôntico. Ainda existem poucos artigos que abordam a análise judiciária na odontologia, especialmente no que se refere à sua associação com as maloclusões. Dessa forma, a escassez de dados na literatura e a relevância do tema motivaram a realização da presente pesquisa. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão bibliométrica sobre as maloclusões e a odontologia legal. O levantamento bibliográfico será feito por meio de artigos científicos selecionados na base de dados Scopus. As palavras-chave utilizadas foram “Forensic Dentistry” e “malocclusion”, com o conectivo “and” entre elas. Pretende-se relatar dados sobre a área temática, por tipo de estudo, país ou território, afiliação, autor, ano de publicação, revistas científicas e agências de fomento. Os resultados iniciais indicaram que existem 23 artigos científicos relacionados a este tópico, sem restrição de tempo de publicação ou idioma. Com este trabalho, espera-se obter dados relevantes para estudos futuros sobre o tema, visando orientar os autores sobre os principais locais de busca do referencial teórico e os maiores patrocinadores da pesquisa sobre o assunto.PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
48
PIC-CS-25/40Andréa Vaz Braga Pintorhttp://lattes.cnpq.br/0091949675262370andrea.pintor@uva.brDESVENDANDO O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM GESTANTESA prevenção e a promoção da saúde bucal que incluem orientações sobre hábitos de higiene oral e dieta, e o tratamento dos problemas bucais das gestantes, fazem parte do pré-natal odontológico na Atenção Primária à Saúde (APS). O Ministério da Saúde recomenda que gestantes iniciem o pré-natal com uma consulta odontológica, incluindo orientações sobre atendimento durante a gravidez, exames bucais, diagnóstico de cáries e doenças gengivais, necessidade de tratamentos, além de instruções sobre hábitos alimentares e higiene bucal. A adesão das mulheres ao cuidado pré-natal odontológico pode ser influenciada por barreiras criadas tanto por parte das gestantes, que temem que surjam problemas com a saúde do feto em virtude dos procedimentos odontológicos, como por parte dos cirurgiões-dentistas, que podem desconhecer quais procedimentos/medicamentos são seguros e quais são os melhores períodos da gestação para aplicá-los. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa de Iniciação Científica tem como objetivo a elaboração de materiais educacionais do tipo folder acerca do pré-natal odontológico, para cirurgiões-dentistas e para gestantes atendidas na APS, a fim de divulgar evidências científicas com linguagem simples e de fácil acesso .PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
49
PIC-CS-25/41Igor da Silva Diniz BraunsCV: http://lattes.cnpq.br/6323929473576488igor.brauns@uva.brRelação entre a diferença de força de membros inferiores e o risco de lesão em indivíduos praticantes de atividade física
A ocorrência de lesões no sistema musculoesquelético tem aumentado de forma significativa, atingindo pessoas de diferentes idades e níveis de atividade física. Esse quadro pode se agravar quando lesões agudas se tornam recorrentes, evoluindo para um perfil crônico e degenerativo. A dor crônica é definida como uma sintomatologia persistente superior a três meses (Treede et al., 2019). É uma das principais causas para a busca por assistência, ocupando cerca de 40% da razão de consultas médicas (National Institutes of Health, 2016).

A persistência da condição ocasiona uma variedade de complicações físicas e psicológicas, resultando em desafios significativos para o bem-estar tanto físico quanto mental. A redução na qualidade de vida devido às limitações impostas às atividades diárias básicas e a restrição de mobilidade podem desencadear alterações secundárias como ansiedade e depressão, além de implicar na redução de produtividade e custos substanciais no sistema de saúde (Health Canada, 2023). Estima-se que a despesa média anual resultante da dor crônica alcança cerca de US$ 560 bilhões (Institute of Medicine, 2011).

A condição debilitante da doença associada com a baixa efetividade das abordagens farmacológica resultando em impactos significativos nos indivíduos portadores e no país (Institute of Medicine, 2011). Estimulou um entendimento mais abrangente da fisiopatologia para compreender potenciais fatores contribuidores para a persistência do quadro doloroso e, observaram que mudanças como a sensibilização neural periférica, central e demais alterações cerebrais estavam presente no quadro (Yang & Chang, 2019).

Diante da ineficácia de determinados tratamentos, absenteísmo, custos elevados e dependência de opioides é necessário estratégias e tratamentos para avaliar a efetividade e facilitar a tomada de decisão, incorporação e disseminação na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), contribuindo para o retorno desses indivíduos para uma vida fisicamente ativa (Gray et al., 2018).
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.


PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado por solicitação do Professor)
50
PIC-CS-25/42Isabela de Almeida Polihttp://lattes.cnpq.br/8756253400793661isabela.poli@uva.brFadiga e qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento do câncerIntrodução:Fadiga-relacionada ao câncer (FRC) é o sintoma mais prevalente em crianças e adolescentes com neoplasias, mais intensa naqueles submetidos à quimioterapia. O interesse crescente por esse tema decorre da ampliação do uso de protocolos terapêuticos mais agressivos e de regimes combinados, os quais intensificam os efeitos tóxicos e contribuem para a formação de clusters de sintomas oncológicos. O manejo adequado da FRC é essencial não apenas devido à sua alta prevalência e ao impacto no bem-estar dos pacientes, mas também por sua influência negativa sobre o status funcional e a adesão ao tratamento. Sua fisiopatologia ainda não está completamente elucidada e a escassez de estudos sobre o tema, especialmente na literatura brasileira, limita o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes, evidenciando a necessidade de pesquisas que aprofundem a compreensão desse sintoma e seus desfechos clínicos. Objetivo:Avaliar a FRC e a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes em tratamento para o câncer hospedadas na Casa Ronald McDonald. Metodologia:Estudo longitudinal que será conduzido na Casa Ronald McDonald, localizado no município do Rio de Janeiro, e coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que oferece atenção integral às crianças com câncer e suas famílias através de ações de acolhimento humanizado e de subsistência. A pesquisa será realizada em dois tempos (T0: antes da sessão de quimioterapia e T2: três a dez dias após a sessão de quimioterapia). Para tal, será realizado: 1) Instrumento de caracterização sociodemográfica e clínica; 2) Escala de Fadiga de Piper-Revisada (escala multidimensional que avalia a fadiga em diferentes dimensões); 3) Aplicação do Pediatric Quality of Life InventoryTM (PedsQLTM) 3.0 Cancer Module. Análise estatística descritiva, bivariada e multivariada serão conduzidas. Diferenças entre as variáveis serão consideradas estatisticamente significativas quando p < 0,05. Todas as análises estatísticas serão processadas no Programa SPSS, versão 28.0. Resultados esperados:Espera-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa tenham potencial para contribuir com a lacuna de conhecimento existente no contexto brasileiro em relação à fadiga em crianças e adolescentes com câncer. O presente estudo contribuirá para clarear e compreender questões relacionadas ao manejo da fadiga e melhora da qualidade de vida dessa população.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Nome de professora orientadora alterado)
51
PIC-CS-25/43Isabela de Almeida Polihttp://lattes.cnpq.br/8756253400793661isabela.poli@uva.brDOR E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCERIntrodução: A dor ainda é um tema subestimado e pouco investigado na prática clínica, especialmente em crianças e adolescentes. O número reduzido de estudos sobre dor infantil pode ser atribuído às dificuldades inerentes à sua definição, que, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor, é descrita como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a um dano tecidual real ou potencial. Além disso, a diferenciação entre dor e ansiedade, bem como a caracterização da intensidade e das manifestações dolorosas em crianças submetidas a tratamento oncológico, representam desafios para os profissionais de saúde. Em oncologia pediátrica, a dor pode se manifestar de forma aguda ou crônica, impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: Avaliar a dor e a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) em crianças e adolescentes com câncer. Metodologia: Estudo longitudinal que será conduzido na Casa Ronald McDonald, localizada no município do Rio de Janeiro e coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. A avaliação da dor será realizada utilizando a Escala de Faces para crianças menores de sete anos e a Escala Analógica Visual para aquelas com sete anos ou mais. A QVRS será mensurada por meio da aplicação do Pediatric Quality of Life Inventory™ (PedsQL™) 3.0 Cancer Module. Para análise dos dados, serão conduzidas estatísticas descritivas, bivariadas e multivariadas, sendo consideradas estatisticamente significativas as diferenças com p < 0,05. As análises estatísticas serão processadas no software SPSS, versão 28.0. Resultados esperados: Espera-se que este estudo forneça subsídios para o aprimoramento das estratégias de manejo da dor por equipes assistenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida relacionada à saúde de crianças e adolescentes com câncer.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Nome de professora orientadora alterado)
52
PIC-CS-25/44Igor da Silva Diniz Braunshttp://lattes.cnpq.br/6323929473576488igor.brauns@uva.brIMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA REDUÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM PESSOAS DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: UM ENSAIO CLÍNICO.Ao envelhecermos, nosso corpo passa por algumas alterações, resultando progressivamente na degradação de nosso organismo, constituindo um declínio na capacidade do indivíduo em realizar as tarefas de sua vida diária, esse comprometimento não relaciona-se necessariamente a alguma patologia (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE).
Essa mudança sistêmica reflete em um aumento na predisposição de queda em indivíduos com idade mais avançada. No Brasil, a população com 60 anos ou mais correspondia cerca de 14,2 milhões, em 2000, aumentando para 19,6 milhões no ano de 2010, devendo atingir 41,5 milhões em 2030 (IBGE - MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS NO BRASIL NO SÉCULO XXI). Segundo o DATASUS, 2012 a internação hospitalar por queda na população idosa foi a mais elevada especialmente em indivíduos com 70 anos ou mais, alcançando uma taxa de 57,53 a cada 10.000 habitantes brasileiros.
Em indivíduos com faixa etária de 20 a 45 anos essa propensão de queda é 18,5%, aumentando para 21% em pessoas de média idade, elevando-se para 35% em maiores de 65 anos. Na população mais jovem, esse fenômeno, na maioria das vezes, ocorre durante a prática de atividade física, destacando-se a corrida, enquanto que no idoso esse ato desenvolve-se durante atividades básicas de vida diária, tais como a marcha (TALBOT et al., 2005). A queda na população mais velha representa um maior risco à saúde, resultando em morbidade ou mortalidade devido a sua maior vulnerabilidade (RUBENSTEIN, 2016).
A queda é uma consequência da incapacidade dos sistemas de controle postural em adequarem-se a uma perturbação em decorrência da deterioração ocasionada pelo envelhecimento (MAKI et al., 2006). Através de um estudo de neuroimagens, podemos observar a ativação de diversas porções do sistema motor e sensorial para a regulação do equilíbrio, destacando-se as regiões fronto-parietais, núcleos da base, cerebelo e área motora suplementar (FERRAYE et al., 2014).
Essa rede de áreas garante a integridade do equilíbrio para a marcha (BAEZNER et al., 2008). Bakker et al., 2008 correlacionou áreas cerebrais para a precisão da caminhada, detectando tanto a necessidade de informações eferentes para executar o ato motor quanto às informações sensoriais para identificar alguma instabilidade e provocar respostas estabilizadoras apropriadas, por meio de reações programadas de proalimentação ou por correções contínuas e atualizadas de retroalimentação, ativando as musculaturas necessárias sobre a orientação de movimento do corpo no espaço (BLAKEMORE & SIRIGU, 2003; GRUSH, 2004).
A insuficiência desses sistemas sensoriais, neurais e/ou musculoesquelético faz com que a resposta de reação em desaceleração ao deslocamento de centro de massa, induzido pela perturbação súbita externa, seja reduzida e não seja executada de forma eficaz (MAKI et al., 2006). A degeneração desses sistemas devido ao envelhecimento associam-se a um menor desempenho funcional e aumento do risco de queda, podendo tornar estes indivíduos dependentes. A fisioterapia possui diversas técnicas de intervenções para amenizar esses efeitos como a combinação de treinamento de equilíbrio e força (LACROIX et al., 2016), treino de marcha (MOCHIZUKI et al., 2015), hidroterapia e outros, auxiliando esses indivíduos a retornar as suas atividades de vida diária com maior qualidade.
Em relação às demais técnicas, a hidroterapia é capaz de gerar uma maior instabilidade no indivíduo quando comparado ao térreo, aumentando os inputs neuronais para o sistema nervoso central, que irá regular o sistema musculoesquelético para compensar a instabilidade (BAYRAKTAR et al., 2013). Isso possibilita determinadas vantagens como processar/interpretar melhor as informações no SNC, devido a lentificação dos movimentos através das propriedades físicas da água, permitindo que o indivíduo erre e acerte. A água tem o potencial para facilitar o controle do movimento durante a transferência dentro da água, além dos estímulos proprioceptivos, e diminuição do receio de queda (MARINHO-BUZELLI et al., 2017).
Estima-se que o presente estudo contribuirá no tratamento fisioterapêutico para a melhora do equilibrio e diminuição do risco de queda desses pacientes, reintegrando-os novamente em suas atividades, apesar de suas limitações, oferecendo uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos, amenizando os efeitos do envelhecimento, reduzindo a morbidade, mortalidade, patologias secundarias a queda como trauma, AVE, fraturas e outros.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
53
PIC-CS-25/45Isabela de Almeida Polihttp://lattes.cnpq.br/8756253400793661isabela.poli@uva.brAVALIAÇÃO DA FADIGA POR MEIO DA ANÁLISE VOCAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCERIntrodução: A fadiga tem sido descrita como o sintoma mais prevalente em crianças/adolescentes em tratamento oncológico. A avaliação e a intervenção sobre esse sintoma são essenciais, não apenas para a sobrevida e adesão ao tratamento, mas, sobretudo, para a qualidade de vida antes e após o tratamento. Nesse contexto, a utilização da tecnologia em saúde pode tornar os instrumentos de avaliação e monitoramento de sintomas oncológicos mais dinâmicos e acessíveis, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde. Para crianças em tratamento do câncer, otimizar o tempo de avaliação com processos objetivos é fundamental. Atualmente, a fadiga relacionada ao câncer (FRC) é avaliada por meio de questionários subjetivos, cujos resultados são fortemente influenciados pela idade, estado emocional e presença de outros sintomas do cluster oncológicos. Diante desse cenário, a realização de pesquisas científicas com rigor metodológico, alinhadas às necessidades reais dos pacientes, é crucial para o aprimoramento das estratégias de manejo da FRC. Objetivo: avaliar a fadiga relacionada ao câncer (FRC) por meio da análise das características vocais em crianças e adolescentes com câncer. Metodologia: Estudo longitudinal realizado em três etapas, a saber: 1) Aplicação de instrumento de caracterização sociodemográfica e clínica; 2) Avaliação da FRC por meio da Escala de Fadiga de Piper-Revisada (escala multidimensional que avalia a fadiga em diferentes dimensões). 3. Análise das características vocais, incluindo: Intensidade (volume da voz); Timbre: (qualidade vocal); Entonação: (variação do tom); Ressonância: (esforço de sons de determinadas frequências); Frequência: (número de ciclos vibratórios das pregas vocais). A análise vocal será realizada por meio do software VoxMetria que garantirá objetividade na mensuração dos parâmetros vocais. Resultados esperados: espera-se que esse estudo forneça dados robustos para uma avaliação objetiva da FRC, contribuindo para o seu manejo adequado e oportuno. Com isso, espera-se qualificar o cuidado centrado na criança e no adolescente com câncer, promovendo melhorias na abordagem terapêutica e na qualidade de vidas dessa população.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Nome de professora orientadora alterado)
54
PIC-CS-25/46Juliana Cunha Vidalhttps://lattes.cnpq.br/1905887932895446juliana.vidal@uva.brDoenças tropicais negligenciadas: revisão bibliográfica sobre mecanismos de virulência, patogênese e manifestações clínicas na Doença de ChagasAs Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) compreendem um grupo heterogêneo de enfermidades causadas por diversos patógenos, incluindo vírus, bactérias, parasitas e fungos, com impactos devastadores para a saúde global. No Brasil, destacam-se dengue, hanseníase, tuberculose, doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose e geohelmintíases, que juntas afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo.
As DTNs são grande desafio para a saúde pública, particularmente em regiões com infraestrutura sanitária precária e acesso limitado aos serviços de saúde, perpetuando ciclos de pobreza e desigualdade social. Além disso, sua erradicação é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles voltados à promoção da saúde. Nesse sentido, iniciativas como o Programa Brasil Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde em 2024, reforçam o compromisso com a eliminação de 11 dessas doenças no Brasil.
Diante desse cenário, a pesquisa científica sobre as DTNs torna-se indispensável para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento. O avanço do conhecimento nessas áreas fortalece a saúde pública e pode auxiliar a promover melhorias duradouras na qualidade de vida das populações.
O presente projeto tem como objetivo geral realizar uma revisão sistemática sobre a virulência dos agentes etiológicos, os mecanismos de patogênese e as manifestações clínicas das DTNs, consolidando o conhecimento disponível para aprimorar abordagens diagnósticas, terapêuticas e preventivas.
Para atingir esse objetivo, será conduzida uma revisão sistemática da literatura, seguindo as diretrizes do método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A busca será realizada em bases de dados indexadas, como PubMed, SciELO e Web of Science, utilizando descritores padronizados (DeCS/MeSH) relacionados à uma pergunta que envolva as DTNs, seus aspectos patogênicos e clínicos. Os resultados esperados incluem a identificação de padrões comuns na virulência e patogênese dos agentes etiológicos, a sistematização de informações sobre as manifestações clínicas das DTNs e a identificação de lacunas no conhecimento atual. Esses achados serão divulgados em congressos, eventos internos e revistas científicas e poderão contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de controle, tratamento e políticas públicas mais eficazes, além de fomentar novas investigações científicas na área.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado porr solicitação do professor)
55
PIC-CS-25/47Juliana Cunha Vidalhttp://lattes.cnpq.br/1905887932895446juliana.vidal@uva.brJogos Educativos na Divulgação Científica: Estratégias para a conscientização sobre as Doenças Tropicais NegligenciadasAs Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) são um grupo diversificado de condições infecciosas e parasitárias que afetam principalmente populações vulneráveis em regiões tropicais e subtropicais, devido à falta de desenvolvimento de medicamentos adequados e condições sociais precárias. Sua epidemiologia complexa está frequentemente ligada a condições ambientais, transmissão por vetores e ciclos de vida complexos, tornando seu controle desafiador.

O objetivo geral deste projeto é desenvolver e avaliar jogos educativos baseados em conhecimento científico recente para promover a conscientização sobre as DTNs. Os jogos serão recursos didáticos interativos destinados a ampliar o entendimento sobre formas de transmissão, medidas preventivas e impacto das DTNs, visando educar e conscientizar tanto a comunidade interna quanto externa à Universidade Veiga de Almeida. Além disso, busca-se contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), promovendo ações que visem à redução da incidência de doenças e à promoção de saúde nas comunidades afetadas.

Inicialmente, será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre epidemiologia, transmissão e ciclo de vida dos agentes etiológicos das DTNs, além de estratégias de prevenção. Com base nessa revisão, serão desenvolvidos jogos educativos utilizando plataformas digitais e materiais impressos. Os jogos serão projetados para engajar diferentes faixas etárias e níveis educacionais, destacando aspectos científicos das DTNs de forma acessível e didática. Serão realizados testes de jogabilidade e avaliações de usabilidade com estudantes e membros da comunidade, coletando feedback qualitativo para ajustes finais.

Espera-se que este projeto resulte na criação de jogos educativos eficazes, disponíveis digitalmente e em formatos impressos. Além disso, espera-se uma melhoria no conhecimento e na conscientização sobre DTNs entre os jogadores, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3. O projeto também visa contribuir significativamente para a cultura de prevenção e redução de das DTNs na comunidade acadêmica e local.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
56
PIC-CS-25/48Antonio Canabarrohttp://lattes.cnpq.br/8339253858368043canabarro@uva.brUSO DE PROBIÓTICOS COMO AUXILIAR NO TRATAMENTO GENGIVITE: ESTUDO CLÍNICO RANDOMIZADOProbióticos são microrganismos vivos que quando administrados em quantidade adequada conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Sua ação benéfica pode ocorrer na pele, no trato intestinal, sistema respiratório, reprodutor, neurológico e na cavidade oral. A terapia periodontal convencional da gengivite associada ao digluconato de clorexidina à 0,12%, embora apresente eficácia comprovada, pode gerar efeitos adversos indesejáveis quando usado por tempo prolongado como: alteração na coloração dos elementos dentários, restaurações, próteses e língua além de alteração do paladar e gosto residual desagradável na boca. Sendo assim o estudo da terapia probiótica por ser uma abordagem segura, atual e com poucos trabalhos nessa área. Portanto, o objetivo deste estudo será verificar a eficácia e tempo para uma possível recolonização com uso dos probióticos no tratamento de pacientes com gengivite. Após a seleção dos pacientes serão criados 2 grupos, GT e GC, com 20 participantes cada. Ambos os grupos receberão tratamento periodontal mecânico convencional; GT receberá adicionalmente uma bebida láctea com probióticos e GC uma bebida láctea sem os microrganismos (placebo). Todos serão avaliados clinicamente antes do estudo e 15, 30 e 45 dias após o consumo do probiótico (100ml/dia por 15 dias). Serão mensurados os índices de sangramento à sondagem (ISS) e de placa visível (IPV). Espera-se que o grupo teste apresente resultados superiores na redução dos parâmetros avaliados em relação ao grupo controle.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
57
PIC-CS-25/49Gustavo Chicaybam Peixotohttp://lattes.cnpq.br/7445113716160093Gustavo.peixoto@uva.brCanetas Emagrecedoras no Tratamento da Obesidade: Estudo dos Efeitos no Sistema Endócrino e nas Funções Metabólicas


A obesidade é uma condição multifatorial que vem se tornando uma das principais preocupações de saúde pública mundial, devido ao aumento significativo de sua prevalência e às suas consequências graves para a saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. No tratamento da obesidade, uma abordagem promissora tem sido o uso de terapias medicamentosas que visam regular o apetite e o metabolismo, sendo uma delas o uso de canetas emagrecedoras, medicamentos injetáveis que atuam em hormônios envolvidos na sensação de saciedade e no controle do peso. Contudo, ainda existem lacunas no conhecimento sobre os efeitos dessas terapias no sistema endócrino e nas funções metabólicas dos pacientes.

Este estudo busca investigar os efeitos do uso de canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade, com ênfase na análise de alterações no sistema endócrino, como os hormônios envolvidos na regulação do apetite (leptina, grelina) e na modulação do metabolismo (insulina, cortisol). A justificativa para a realização desta pesquisa é a necessidade de compreender de maneira mais aprofundada como esses medicamentos impactam o equilíbrio hormonal e as funções metabólicas, a fim de otimizar os tratamentos e reduzir possíveis efeitos adversos.

O objetivo geral da pesquisa é avaliar a eficácia e segurança do uso de canetas emagrecedoras, focando nos efeitos hormonais e metabólicos associados à perda de peso em pacientes obesos.

A metodologia consistirá em um estudo de revisao de dados clínicos publicados sobre o tema e sua correlacao com os efeitos hormonais e metabolicos no organismo

Espera-se que os resultados forneçam evidências sobre a eficácia das canetas emagrecedoras na redução de peso, além de esclarecer os impactos no sistema endócrino, contribuindo para a melhoria das abordagens terapêuticas na obesidade.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
58
PIC-CS-25/50Abilene do Nascimento Gouveahttps://lattes.cnpq.br/7714167280875980abilene.gouvea@uva.brDesafios da amamentação em mães que realizaram cirurgia bariátrica.Considerada como uma doença a obesidade cresce de modo exponencial, em 2024 atingimos o marco de 9 milhões de obesos, entre grau I, II e III. A obesidade é um dos fatores que interfere nas taxas de fertilidades, por isso mulheres cada vez mais jovens tem procurado a cirurgia bariátrica como solução de perda de peso e aumento da fertilidade. Em contrapartida, o bebê tão desejado e programado precisa ser suprido de suas necessidades alimentares básicas, que será provida através da amamentação. Objetivo: avaliar as consequências na amamentação relacionadas ao período pós gestacional de mulheres que foram submetidas à cirurgia bariátrica. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a biblioteca do Scientific Electronic Library Online (SciELO)e National Library of Medicine (PUBMED) no período entre 2019-2025, em inglês e português, os descritores em saúde que serão utilizados serão: aleitamento materno, amamentação, Cirurgia Bariátrica, Gestação. Resultados esperados: Contribuir para melhores informações para lactantes pós cirurgia bariátricaPROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
59
PIC-CS-25/51FABRICIA ANTELO RAMOS LOIS DUARTEhttp://lattes.cnpq.br/6185788561123728FABRICIA.DUARTE@UVA.BRESTUDO SOBRE TRANSTORNOS DAS HABILIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIROINTRODUÇÃO
A leitura e a escrita são habilidades adquiridas, que envolvem muitos setores da linguagem e da cognição. As dificuldades enfrentadas por alunos com transtornos de linguagem têm sido relativamente pouco estudadas, diante da abrangência da problemática, que ocorre no mundo inteiro em todas as camadas sociais. Os efeitos causados pelos transtornos atingem o indivíduo de várias formas. Esses transtornos são denominados TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DAS HABILIDADES ESCOLARES, de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID) e estão incluídos em Transtornos do Neurodesenvolvimento (Castro, 2017).
Os desafios enfrentados no âmbito das escolas municipais a respeito da alfabetização, são de ordem complexa e origem multifatorial. Em muitos casos, estão relacionados a transtornos de linguagem, sendo que as escolas possuem poucos recursos técnicos para compreendê-los, indentificá-los, encaminhá-los e acompanhá-los, para falar do mínimo. A experiência adquirida em duas décadas e meia dentro das salas de aula de escolas municipais da SME-RJ, mostra que o professorado não tem desenvolvida a percepção adequada para oferecer o acolhimento necessário a esses estudantes, nem tampouco proposta pedagógica que atenda mesmo que basicamente a este processo de aprendizado. O único recurso tem sido encaminhá-lo para a fonoaudiologia do Posto de Saúde, o qual nem sempre está em condições de realizar o tratamento de forma eficaz.
Neste sentido, a Fonoaudiologia Educacional tem muito a oferecer, pois um olhar especializado certamente trará novas informações, conhecimentos e perspectivas a esta trajetória e consequente resultado.
OBJETIVOS
Sendo assim, concentramos os objetivos da pesquisa em três vetores da questão:
1-Realizar os testes de rastreio com escolares a fim de identificar as habilidades mais comprometidas
2-Investigar quais são os recursos, internos e externos, com os quais a escola conta para encaminhar ao tratamento e analisar como se dá esta relação.

METODOLOGIA
A proposta é realizar rastreio com aplicação dos Testes de Consciência Fonológica e Nomeação Rápida em estudantes no período de alfabetização da escola municipal Machado de Assis. Esta escola atende exclusivamente o Fundamental I e tem pleno interesse em participar da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A importância da avaliação neuropdivológica no transtorno específico de aprendizagem.Castro, Joice A.C.A.. Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife, 2017.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
60
PIC-CS-25/52PATRICIA DOS SANTOS SOUZAhttp://lattes.cnpq.br/8005191737022531patricia.souza@uva.brCompreensão das embalagens Clean Label e impacto na decisão de compra.A industrialização dos alimentos trouxe benefícios como o aumento da vida útil e a melhoria da disponibilidade de nutrientes, mas também resultou na adição de substâncias como aditivos alimentares. Nas últimas décadas, os consumidores têm se mostrado mais preocupados com os métodos de produção e os ingredientes dos alimentos que consomem, impulsionados por questões de saúde, sustentabilidade e mudanças climáticas. A crescente conscientização sobre as doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas ao consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, tem levado os consumidores a questionar os componentes presentes nos produtos alimentícios. Esse fenômeno deu origem ao movimento "rótulo limpo" (Clean Label), que visa à transparência na comunicação sobre ingredientes e métodos de produção mais naturais.
O movimento Clean Label reflete a percepção dos consumidores de que ingredientes naturais são mais favoráveis, enquanto aditivos e substâncias artificiais devem ser evitados. Estudos indicam que o conhecimento sobre os ingredientes e a presença de aditivos impactam diretamente na escolha de produtos. Com isso, surge a necessidade de avaliar como os consumidores identificam e percebem os produtos Clean Label, entendendo os fatores que influenciam suas decisões de compra.
O objetivo da pesquisa é compreender como os consumidores identificam produtos Clean Label, quais fatores influenciam suas escolhas e como esses produtos impactam suas decisões de compra. A pesquisa será conduzida por meio de um formulário digital (Google Forms) com 100 adultos (20-39 anos) do Rio de Janeiro, utilizando amostragem por conveniência. Os formulários serão enviados por e-mail ou redes sociais (WhatsApp®/Telegram®).
Espera-se identificar fatores intrínsecos, extrínsecos e socioculturais que influenciam as preferências dos consumidores por alimentos de rótulo limpo. Além disso, busca-se compreender como os indivíduos interpretam um produto Clean Label e de que forma ele pode ser identificado nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais. A análise dos dados resultará na criação de um material educativo (e-book) para informar os consumidores sobre como identificar e escolher esses produtos, contribuindo para decisões mais conscientes e informadas.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
61
PIC-CS-25/53Danielle Paes Machado de Andrade Brancohttp://lattes.cnpq.br/7597085641171876danielle.branco@uva.br“DEGLUTIÇÃO EM JOGO ENGASGOS E ENIGMAS” - RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA DISFAGIAA disfagia orofaríngea é um transtorno da deglutição caracterizado por dificuldades em uma ou mais fases do processo de engolir, podendo levar a complicações nutricionais, respiratórias e sociais. O diagnóstico e a reabilitação desses pacientes demandam um raciocínio clínico apurado, fundamentado no conhecimento teórico e na experiência prática. No entanto, a abordagem do ensino da disfagia ainda é tradicional e, muitas vezes, pouco engajadora. Nesse contexto, metodologias ativas surgem como alternativas inovadoras para promover a participação ativa dos estudantes, estimulando a construção do conhecimento de forma dinâmica e colaborativa. O uso de jogos educativos no ensino superior tem se destacado como uma estratégia eficaz para facilitar a compreensão de conceitos complexos. No curso de Fonoaudiologia, no entanto, a utilização de jogos de tabuleiro voltados especificamente para o aprendizado da disfagia ainda é pouco explorada. Assim, este projeto propõe o desenvolvimento do jogo "Trilha da Disfagia", um recurso lúdico que visa auxiliar o ensino-aprendizagem dessa temática, incentivando a fixação de conceitos teóricos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O objetivo geral da pesquisa é criar um jogo de tabuleiro interativo que auxilie os estudantes no entendimento dos aspectos teóricos e clínicos da disfagia, promovendo um aprendizado mais acessível e envolvente. Para isso, a metodologia adotada será estruturada em etapas, incluindo revisão bibliográfica sobre disfagia e metodologias ativas, desenvolvimento da estrutura do jogo (tabuleiro, cartas e peças), elaboração do conteúdo educativo, testes para ajustes na dinâmica, definição dos materiais de confecção e, por fim, produção e aplicação do jogo. Espera-se que a utilização do jogo contribua significativamente para o aprimoramento da aprendizagem, proporcionando um ambiente colaborativo e interativo. Além de facilitar a assimilação dos conteúdos sobre disfagia, a proposta busca estimular a adoção de metodologias ativas no ensino da Fonoaudiologia, incentivando docentes e pesquisadores a explorarem abordagens inovadoras para o ensino superior. Como resultado, pretende-se fomentar a produção científica na área, possibilitando publicações acadêmicas e apresentações em eventos científicos que fortaleçam a integração entre teoria e prática no ensino da disfagia.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
62
PIC-CS-25/54Allan Carlos Mazzoni Lemoshttp://lattes.cnpq.br/8040458481087463allan.lemos@uva.brO impacto da fé no processo de cura pela espiritualidadeDurante o processo de cura muitas pessoas acreditam que a fé e a crença espiritual é de grande impacto para o enfrentamento e equilíbrio mental, bem como a recuperação da integridade da saúde física. Temos por objetivo descrever os relatos de pessoas que utilizam da fé como fator de enfrentamento e recuperação da saúde. Trata-se de uma análise documental utilizando triângulação de dados (fator filosófico + relatos de participes + verossimilhança com o real). Espera-se através dos dados evidenciar a influência da fé no processo saúde x doença e projetar uma linha de cuidado vistas a espiritualidade.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
63
PIC-CS-25/55Álvaro Luiz Monteiro Alveshttp://lattes.cnpq.br/6540799789361499alvaro.alves@uva.brA Incidência de Lesões no CrossFitA prática do CrossFit provoca algumas discussões sobre o alto índice de lesões, antes praticado somente como uma atividade física hoje uma modalidade competitiva, alguns pesquisadores afirmam que devido as atividades praticadas com altas cargas, podem provocar lesões com mais frequência do que outras atividades físicas e ou competitivas.
Diante do exposto acima o presente estudo se justifica para tentarmos descobrir qual o índice de lesões e quais as principais articulações afetadas.

O objetivo é identificar as principais lesões que acometem os praticantes de CrossFit.

O presente estudo é uma pesquisa descritiva, que segundo Gil (2006, p.44) “têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.” É do tipo survey que “identifica falhas ou erros, descreve procedimentos, descobre tendências e reconhece interesses e outros comportamentos, utilizando principalmente o questionário.” (MATTOS; ROSSETO JÚNIOR; BLECHER, 2008, p.35).
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
64
PIC-CS-25/56Álvaro Luiz Monteiro Alveshttp://lattes.cnpq.br/6540799789361499alvaro.alves@uva.brBrasil Uma Potência ParalímpicaO médico alemão Ludwig Guttmann erradicado na Inglaterra na década de 1940, preocupado com a reabilitação de várias pessoas com deficiência física vê no esporte uma possibilidade de melhorar a funcionalidade de várias pessoas amputadas e ou com deficiência física de nascença e começa a usar o esporte como prática terapêutica, pois além de melhorar a funcionalidade das pessoas, promovia a socialização e a questão psicológica que o mesmo promovia para essas pessoas. Em 1948 realiza uma competição só com pessoas com deficiência em Stoke Mandeville na Inglaterra que vai dar origem aos Jogos Paralímpicos. Com a criação do Comitê Paralímpico Brasileiro, O Brasil passou a investir mais no treinamento de paraatletas e hoje o Brasil tem muitos atletas em diversas modalidades paradesportivas.
Diante do exposto acima o presente estudo se justifica para tentarmos descobrir como está estruturado, quais as principais competições que o Brasil participa e quais os principais atletas que temos participando de competições de alto rendimento e quais seus principais tíutlos.

O objetivo é identificar como se encontra estreuturado o desporto paralímpico brasileiro, bem como as principais competições os nossos principais paraatletas participam e suas principais conquistas.

O presente estudo é uma pesquisa descritiva, que segundo Gil (2006, p.44) “têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.” É do tipo survey que “identifica falhas ou erros, descreve procedimentos, descobre tendências e reconhece interesses e outros comportamentos, utilizando principalmente o questionário.” (MATTOS; ROSSETO JÚNIOR; BLECHER, 2008, p.35).
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
65
PIC-CS-25/57Roberta Luisa Barbosa Lealhttp://lattes.cnpq.br/7279183481506920roberta.leal@uva.brGenômica da dengue: Padrões evolutivos e variabilidade nos sorotipos do vírusA dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes e representa um dos maiores desafios para a saúde pública global. O vírus da dengue (DENV) possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), que apresentam grande variabilidade genética. Essa diversidade influencia a resposta imune, a patogenicidade e a eficácia de estratégias de controle, como vacinas e antivirais. Com o avanço das tecnologias de sequenciamento, a análise de sequências genéticas se tornou uma ferramenta essencial para o estudo da evolução e da dinâmica epidemiológica do vírus. No entanto, a alta taxa de mutação do DENV ainda representa um desafio para o desenvolvimento de intervenções eficazes. Diante desse cenário, este estudo propõe a análise de sequências FASTA do vírus da dengue, visando identificar regiões conservadas e padrões evolutivos que possam ser explorados para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e profiláticas.
O objetivo geral deste projeto é analisar a variabilidade genética dos diferentes sorotipos do DENV, identificando mutações recorrentes e regiões altamente conservadas no genoma viral. Para isso, serão coletadas sequências genéticas disponíveis em bancos de dados públicos, como o NCBI. As sequências serão alinhadas utilizando ferramentas bioinformáticas, para detectar padrões genéticos relevantes. Os resultados esperados incluem a identificação de regiões genéticas conservadas que possam servir como potenciais alvos terapêuticos para o desenvolvimento de antivirais e vacinas universais contra os quatro sorotipos do DENV. Além disso, espera-se compreender melhor os padrões evolutivos do vírus e como suas mutações impactam a sua transmissibilidade e patogenicidade. Este estudo contribuirá para o avanço das estratégias de controle da dengue, auxiliando no monitoramento epidemiológico e no desenvolvimento de novas terapias mais eficazes.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
66
PIC-CS-25/58Danielle Paes Machado de Andrade Brancohttp://lattes.cnpq.br/7597085641171876danielle.branco@uva.brNeurociência e Ludicidade: Caminhos para Práticas TerapêuticasO uso de jogos no contexto terapêutico tem ganhado relevância como estratégia inovadora para estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de pacientes em diferentes faixas etárias. A neurociência, ao investigar os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem, emoção e comportamento, fornece fundamentos sólidos para a utilização de práticas lúdicas que favorecem a neuroplasticidade e o engajamento terapêutico. Neste cenário, a integração entre ludicidade e neurociência revela-se uma abordagem promissora, justificando o desenvolvimento de projetos que aliem teoria e prática na construção de ferramentas terapêuticas mais eficazes.
O presente projeto tem como objetivo principal criar jogos educativos que possam ser utilizados como recurso terapêutico, fundamentados em princípios neurocientíficos e adaptados às necessidades específicas de diferentes públicos. A proposta visa contribuir para o aprimoramento das práticas terapêuticas de profissionais da saúde que atuam com crianças, adolescentes, adultos e idosos, promovendo intervenções mais criativas, motivadoras e personalizadas.
A metodologia adotada será de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e colaborativa. O desenvolvimento ocorrerá por meio de encontros presenciais, nos quais serão promovidas exposições teóricas sobre neurociência e ludicidade, discussões em grupo, análises de jogos existentes e oficinas práticas para a criação e adaptação de jogos terapêuticos. Os participantes serão estimulados a explorar diferentes mecânicas de jogos, ampliar seu repertório lúdico e desenvolver protótipos voltados para contextos clínicos reais.
Espera-se, ao final do projeto, a produção de jogos terapêuticos originais, alinhados às demandas do público-alvo e respaldados por fundamentos científicos. Além disso, pretende-se gerar reflexões sobre os impactos do lúdico no processo terapêutico e fomentar a produção de materiais que sirvam de base para futuras intervenções, pesquisas e formações na interface entre neurociência, ludicidade e saúde.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
67
PIC-CS-25/59Daniel Fábio Salvadorhttp://lattes.cnpq.br/4596156812858787daniel.salvador@uva.brLevantamento de parâmetros andrológicos de touros das raças Tabapuã, Nelore, Gir e Sindi de Girolando no estado do RJO exame andrológico completo de touros passa por completas avaliações, que incluem a parte clínica e da biometria testicular, das características espermáticas (aspectos físicos e morfológicos do sêmen), que são fatores altamente ligados à fertilidade e ao melhoramento genético de rebanhos bovinos (Freneau et al., 2017). O projeto visa avaliar uma amostra representativa de touros das raças zebuínas e de seus cruzamentos quanto aos seus parâmetros andrológicos. Em 2024 fizemos um primeiro levantamento de dados, e esse projeto visa ampliar esse levantamento e detalhar o processamento dos dados coletados. O projeto será realizado com visitas técnicas realizadas em alguns rebanhos para realização dos exames andrológicos, e coleta de dados para acompanhamento de circunferência escrotal e qualidade seminal de reprodutores das raças Nelore, Tabapuã, Gir, Sindi e Girolando. As avaliações quanto aos aspectos clínicos-andrológicos, circunferência escrotal (CE), biometria testicular (comprimento, largura, volume e forma), glândulas vesiculares (comprimento e largura), aspectos físicos e morfológicos do sêmen seguiram critérios e técnicas descritas pelo Manual do Exame Andrológico do CBRA (1998). Ao final é realizada a classificação andrológica por pontos (CAP) de acordo VALE FILHO (1999) adaptado por Salvador (2023). As colheitas de sêmen foram realizadas com auxílio de aparelho de eletroejaculação e sendo as avaliações físicas do sêmen processadas imediatamente após as colheitas na própria fazenda. Para a avaliação morfológica do sêmen, o sêmen foi fixado em solução de formol salina (Hancock, 1957) e transportado em temperatura ambiente, depois feito o preparo em câmera úmida para leitura em microscopia de contraste de fase. Os levantamentos prévios r realizados, nos trouxeram informações significantes, principalmente para as raças Nelore e Tabapuã, sem menosprezar as demais raças, em razão de não haver neste trabalho um número ainda crítico para comparações. Para raça Nelore e Tabapuã criadas no estado do RJ observou-se parâmetros iguais ou até mesmo superiores a de outras amostras de animais descritas na literatura, conforme apresentamos nas discussões. Isso mostra que o rebanho carioca tem mantido padrão de excelência na criação destas raças. Destaca-se de ampliação da coleta amostral e detalhamento das comparações entre raças podem trazer importantes parâmetros para pesquisa, tanto para pecuária.PROJETO SUSPENSO: Infelizmente não houve interesse de alunos (as) neste projeto de pesquisa em 2025. Recomendamos resubmissão no ciclo do PIC UVA de 2026.
68
PIC-CS-25/60Milton Domingues da Silva Juniorhttps://lattes.cnpq.br/1750194036067887milton.junior@uva.brSÍNDROME DE BURNOUT E COPING OCUPACIONAL: ANÁLISE ENTRE ENFERMEIROS DE ÁREAS HOSPITALARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIROIntrodução: A enfermagem é uma profissão essencial para o sistema de saúde, exigindo não apenas conhecimento técnico, mas também um grande esforço físico e emocional. No entanto, a rotina intensa, a sobrecarga de trabalho e o contato constante com situações de sofrimento podem levar ao aumento do estresse e ao desenvolvimento da síndrome de burnout. Problema de pesquisa: Como que o estresse e a Síndrome de Burnout impactam a saúde mental e a qualidade do atendimento dos enfermeiros no ambiente profissional devido à alta carga de trabalho e das demandas emocionais intensas. Objetivo Geral: Analisar estratégias de enfrentamento do estresse e a Síndrome de Burnout em enfermeiros. Objetivo Específicos: identificar os principais fatores que contribuem para o estresse e a Síndrome de Burnout; analisar as complicações dessas condições no bem-estar dos profissionais de saúde. A importância deste estudo reside na necessidade urgente de estratégias efetivas para a prevenção e o manejo do estresse e da síndrome de Burnout entre os enfermeiros. Apesar de a literatura já apontar a relação entre o estresse e o Burnout, poucos estudos investigam de forma específica as estratégias de enfrentamento mais adequadas para este grupo profissional. Investigar essas estratégias e sua eficácia é crucial para desenvolver intervenções direcionadas que possam melhorar o bem-estar dos enfermeiros, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos (Silva & Oliveira, 2019). Metodologia: Trata-se uma Revisão Bibliográfica Integrativa, de abordagem qualitativa realizando um levantamento de informações e conhecimentos acerca da análise da Síndrome de Burnout e estresse sofrido pelo enfermeiro, através de artigos científicos, estudos clínicos literaturas e estudo internacionais. Resultados Esperados: Espera-se que este estudo contribua para a identificação dos principais fatores que influenciam o estresse e o burnout em enfermeiros, analisando suas consequências no cotidiano profissional. Além disso, pretende-se mapear estratégias eficazes para minimizar esses impactos, auxiliando na promoção da saúde mental dos profissionais e na melhoria das condições de trabalho. Os resultados servirão de base para futuras intervenções que visem a valorização do bem-estar na enfermagem e a qualificação da assistência prestada aos pacientes.

Referências:
TRIGO, T. R; TENG, C. T; HALLAK, J. E. C. Síndrome de burnout ou estafa
profissional e os transtornos psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry (São
Paulo), v. 34, n. 5, p. 223–233, 2007.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. DE C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão
integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na
enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, dez. 2008.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado conforme envio de resumo)
69
PIC-CS-25/61Milton Domingues da Silva Juniorhttps://lattes.cnpq.br/1750194036067887milton.junior@uva.brVivências e Desafios dos Internos de Enfermagem no Campo de Estágio Obrigatório: Um Relato de ExperiênciaIntrodução: O estágio obrigatório do curso de graduação de enfermagem, tem como objetivo, trazer para o campo prático todo o conteúdo, não só trabalhado em sala de aula, mas, também no laboratório de semiologia e semiotécnica da Universidade. Problema de Pesquisa: Como que os acadêmicos de enfermagem do curso de graduação enfrentam os desafios e experiências encontradas ao longo do estágio obrigatório supervisionado. Importância do tema: Estudar a experiência do interno de enfermagem no campo prático é fundamental para o desenvolvimento de profissionais de enfermagem competentes e capacitados, o discernimento, curiosidade, eficiência e proatividade do acadêmico de enfermagem do curso de graduação em campo de estágio obrigatório são imprescindíveis para moldar um profissional de excelência. Objetivo Geral: Analisar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos durante o período de estágio supervisionado. Objetivo Específico: Descrever as experiências vivenciadas no campo de estágio, pontuando suas dificuldades, afinidades e curiosidades. Revisão Bibliográfica: O estágio obrigatório é regulamentado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Enfermagem (MEC, 2001), nesse aspecto, é imprescindível que seja realizado para poder concluir o curso. Em sua maioria, é ofertado nos últimos anos de graduação, possibilitando assim, vivenciar a realidade da prática profissional (Oliveira et al., 2019). A integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade é uma oportunidade para uma aprendizagem eficaz dos estudantes de enfermagem, visto que conecta o ensino às necessidades da população e estimula a melhora na qualidade da atenção à saúde (ZARPELON et al.; 2018). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo dos estagiários do último ano do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade privada situada no município do Rio de Janeiro no ano de 2025. Resultados Esperados: espera-se que o resultado, demonstre atividades realizadas no campo de estágio, ratificando a suma importância para a formação e amadurecimento do acadêmico. Além disso, irá expor a vivência de cada um, pontuando os altos e baixos, as dificuldades, os aprendizados e o aperfeiçoamento das práticas de enfermagem.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, 2001.
SANTOS, A. M. dos. et al. Estágio supervisionado em unidade de saúde da família: perspectivas de acadêmicas de enfermagem. Periódicos Brasil. Macapá, Brasil, v. 3, n. 2, p. 1480–1492, 2024. DOI: https://doi.org/10.36557/pbpc.v3i2.184
Zarpelon LFB, Terencio ML, Batista NA. Education-service integration in the context of Brazilian medical schools: anintegrative review. Ciênc.Saúde Coletiva.2018;23(12):4241-8.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
70
PIC-CS-25/62BÁRBARA CRISTINA GONÇALVES DOS SANTOShttp://lattes.cnpq.br/1476373133552224barbara.santos@uva.brO Papel do Enfermeiro na Estratificação de Risco Cardiovascular: Contribuições para a Prevenção e Manejo de Doenças Cardiovasculares*O Papel do Enfermeiro na Estratificação de Risco Cardiovascular: Contribuições para a Prevenção e Manejo de Doenças Cardiovasculares*

As doenças cardiovasculares (DCV) constituem a principal causa de morbimortalidade global, exigindo estratégias eficazes de prevenção e manejo. A estratificação de risco cardiovascular é vital para identificar indivíduos com maior probabilidade de desenvolver eventos adversos, possibilitando intervenções precoces. Nesse contexto, o enfermeiro exerce um papel crucial na avaliação, orientação e monitoramento dos pacientes, contribuindo na aplicação de protocolos clínicos e promoção da saúde. Todavia, ainda existem lacunas no reconhecimento da importância do papel do enfermeiro na estratificação de risco, especialmente na atenção primária e em serviços ambulatoriais. Portanto, torna-se pertinente investigar sua participação nesse processo e seu impacto nos desfechos clínicos.
Sob essa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral analisar a atuação do enfermeiro na estratificação de risco cardiovascular, avaliando sua contribuição na identificação precoce de fatores de risco e no encaminhamento de pacientes para estratégias preventivas. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os seguintes critérios de busca: artigos publicados no período de 2014 a 2024, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, abordando os temas “Papel do Profissional de Enfermagem”, “Doenças Cardiovasculares” e “Fatores de Risco”, com os Descritores em Saúde (DeCS): “Enfermagem”, “Doenças Cardiovasculares”, “Estratificação de Risco Genético” e “Prevenção de Doenças”, associados pelo operador boleano “AND”. Após a obtenção dos resultados, serão aplicados critérios de inclusão e exclusão para garantir um número adequado de estudos para a revisão literária. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a construção da tese proposta, destacando a relevância do enfermeiro na estratificação de risco cardiovascular e identificando oportunidades para otimizar sua atuação. Além disso, o estudo pretende fortalecer a colaboração do enfermeiro com a equipe multidisciplinar, promovendo uma abordagem mais integrada e eficaz na prevenção e manejo das doenças cardiovasculares.
PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
71
PIC-CS-25/63Luciana da Costa Nogueira Cerqueirahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=78B0257336EA2F82158BFCEAA12BC548#luciana.nogueira@uva.brAptidão Cardiorrespiratória e Qualidade de Vida de colaboradores da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio.Uma prática regular e moderada de atividades físicas constitui um fator positivo para a saúde mental, além de prevenir doenças crônico-degenerativas, e diminuir o volume de cortisol e epinefrina, que por sua vez colaboram para a formação do quadro de depressão, aumentando também a autoestima e o bem-estar geral (PATE et al., 1995).
Ter uma boa aptidão cardiorrespiratória, por exemplo, possibilita o indivíduo realizar tarefas sustentando grandes durações, e manter-se nelas, sem que haja um possível comprometimento muscular ou cardiovascular. As atividades aeróbicas, segundo Perin et al. (2009, apud DEOCLECIO, 2013), envolvem grandes grupos musculares, utilizando também os sistemas circulatório e respiratório no decorrer da prática. Logo, é importante o desenvolvimento dessa variável para a saúde, possibilitando ao indivíduo realizar o lúdico, praticar esportes com uma maior facilidade e sem uma sobrecarga no sistema cardiorrespiratório. Tais fatores determinam a qualidade de vida, que é caracterizada pelo o quão o indivíduo está bem consigo, fato que também vem sendo comprometido nos tempos atuais. Segundo De Gáspari e Schwartz (2001), definir qualidade de vida não é tarefa simples, dada a complexidade da abrangência dessa questão. Para Rittner (1994, apud DE GÁSPARI e SCHWARTZ, 2001), a qualidade de vida é um processo de busca de vivência plena, de desenvolvimento de potencialidades relacionadas aos aspectos físicos e mentais. Desta maneira, o estudo em questão tem como objetivo relacionar a aptidão cardiorrespiratória com a qualidade de vida em colaboradores da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio. A aptidão cardiorrespiratória será avaliada por meio do questionário de atividade física (Mathews, 1999) e classificada posteriormente. Já a qualidade de vida será avaliada por meio do SF-36, obtendo os indicadores relacionados aos aspectos físicos e emocionais. Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre a aptidão cardiorrespiratória e qualidade de vida, levando em consideração que indivíduos com menor aptidão cardiorrespiratória apresentaram piores escores nos indicadores de qualidade de vida.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
72
PIC-CS-25/64Bárbara Cristina Gonçalves dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1476373133552224barbara.santos@uva.brMonitoria no Curso de Enfermagem: "Práticas de Cuidado da Saúde do Adulto, Idoso e Trabalhador" - Um Relato de ExperiênciaA monitoria é valorizada no meio acadêmico, transformando o discente monitor em referência por estar conectado a estudantes e professores. Ele é capaz de solucionar dúvidas, compartilhar conhecimentos e está em constante troca de saberes, compreendendo e tentando minimizar os anseios dos outro estudantes. Paulo Freire afirma que "não há docência sem discência, quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender". O processo de ensino-aprendizagem é uma troca, onde a interação entre docentes e discentes constrói o aprendizado, rompendo o tradicionalismo unilateral em que apenas o docente detinha todo o conhecimento. A monitoria fortalece esse processo. Assim, este projeto busca realizar um relato de experiência acerca da construção novos métodos de atividades de monitoria na disciplina de Práticas do Cuidado da Saúde do Adulto, Idoso e Trabalhador ministrada durante o segundo semestre do ano de 2024 no curso de graduação em enfermagem da Universidade Veiga de Almeida e avaliar a adesão dos alunos na monitoria em busca de ampliar as estratégias e contribuir com o melhor desempenho dos estudantes.
Trata-se de um relato de experiência acerca das atividades realizadas na monitoria da disciplina de Práticas do Cuidado do Adulto, idoso e Trabalhador desenvolvida por discentes sob a supervisão da docente responsável pela disciplina, em uma universidade privada da cidade do Rio de Janeiro, baseada na observação e participação na implementação das atividades práticas de monitoria nas quais as autoras estão inseridas.
O relato de experiência aproxima a prática da teoria. Estudos desse tipo descrevem e analisam métodos ou ferramentas, buscando resultados a partir das lições aprendidas. Tem como objetivo registrar todo o caminho desenvolvido pelo pesquisador. Conforme a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), durante a coleta de dados, os alunos participantes da monitoria não serão entrevistados nem terão intervenções. Não usaremos qualquer dado pessoal dos graduandos. O objetivo é destacar a importância da monitoria na formação dos acadêmicos de enfermagem, focando nas habilidades desenvolvidas e na experiência adquirida, tanto para os alunos atendidos quanto para os monitores.
PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
73
PIC-CS-25/65Luciana da Costa Nogueira Cerqueirahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=78B0257336EA2F82158BFCEAA12BC548#luciana.nogueira@uva.brNível de Atividade Física e Ansiedade de colaboradores da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio.Fatores associados ao avanço tecnológico vem, distanciando, cada vez mais as pessoas da atividade física, visto que o indivíduo acaba por realizar cada vez menos tarefas, que tendem a ser facilitadas e mediadas por meio do aparato tecnológico (MARANI et al., 2006; MASSON et al., 2005). Essa problemática encontrada, acaba sendo um dos motivos para uma vida com déficit de movimento (hipocinético), e sobretudo inativa na perspectiva da atividade física, o que ainda tem como consequência a maior propensão de doenças crônico-degenerativas, tais como obesidade, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, entre outros (LOPES E FERREIRA, 2013; MARANI et al., 2006; MASSON et al., 2005, MCARDLE, 2014). A literatura ainda reforça essa evidência, pois a prática de atividade física regular e não intensa, corrobora para a redução do quadro de depressão e distúrbios de ansiedade, além da manutenção positiva e incremento dos escores de humor, logo, afetando positivamente a saúde mental do praticante (SILVEIRA et al., 2013; LAMEGO et al., 2014, 2016). Desta maneira, o estudo objetiva relacionar o nível de atividade física e ansiedade em colaboradores da UVA, campus Cabo Frio. Para isso, além das variáveis antropométricas e etárias para caracterização da amostra, serão coletados o nível de atividade física, por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ curto), e a ansiedade, por meio do inventário de ansiedade traço-estado (IDATE-T; IDATE-E). Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre nível de atividade física e ansiedade na amostra em questão, evidenciando que menores níveis de atividade física estarão associados a maiores níveis de ansiedade.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
74
PIC-CS-25/66Luciana da Costa Nogueira Cerqueirahttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=78B0257336EA2F82158BFCEAA12BC548#luciana.nogueira@uva.brIndicadores antropométricos e Satisfação com a Imagem Corporal de colaboradores da Universidade de Almeida, Campus Cabo Frio.Os indicadores antropométricos são muito importantes para avaliar o estado nutricional de um indivíduo e os riscos relacionados à saúde. Um desses indicadores utilizados é o índice de massa corporal (IMC), muito utilizado devido a diversas vantagens, como baixo custo econômico e de fácil aplicação, contudo o mesmo apresenta algumas limitações, dentre elas, a apresentação de valores totais de variáveis corporais. O estudo da composição corporal, principalmente no que se refere à gordura corporal e à massa corporal magra, tornou-se um fator de pesquisa importante dentre os estudiosos, portanto se faz necessário a mensuração do percentual de gordura para avaliar a proporção da gordura corporal. (CARNEIRO et. al., 2003; FARIAS, 2005). Um dos principais fatores que levam um indivíduo a aderir a um programa de exercícios é a insatisfação com a imagem corporal e a busca do tipo físico ideal (HART, E. A., 2003). Conforme estudo do Braggion et. al. (2000), realizado em senhoras ativas de 50 anos a 83 anos, o grupo que apresentava maior peso, maior gordura corporal e menor nível de atividade física, tiveram maior grau de insatisfação com a imagem corporal. Já os estudos do Davis et al. (1994); Davis e Cowles (1991); Yates (1991) apud Damasceno et. al. (2006), falharam em mostrar associação em um aumento da satisfação da imagem corporal. Desta maneira, o estudo em questão tem como objetivo investigar a associação entre os indicadores antropométricos e a satisfação com a imagem corporal de colaboradores da Universidade Veiga de Almeida, Campus Cabo Frio. Para isso, além das variáveis antropométricas e etárias para caracterização da amostra, serão coletados o percentual de gordura corporal (bioimpedância) e a percepção da autoimagem por meio do questionário de preocupação com a forma do corpo (BSQ). Após as coletas, os dados serão tabulados no Software SPSS 20.0 e apresentados para discussão. Espera-se que haja relação entre as variáveis antropométricas e satisfação com a imagem corporal na amostra em questão, evidenciando que maiores valores nas variáveis antropométricas estarão associados a maiores níveis de insatisfação com a própria imagem.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
75
PIC-CS-25/67Leila Tomazinho de Lacerda Dumardehttp://lattes.cnpq.br/1421420901861610leila.dumarde@uva.brA AUTONOMIA DAS MULHERES NA ESCOLHA DA VIA DE PARTO: UMA REVISAO INTEGRATIVAA Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que todas as mulheres têm direito a uma assistência respeitosa e digna durante todo o ciclo gravídico puerperal, sendo também seu direito estar livre de violências e discriminação, contudo, apesar desta máxima, os estudos revelam que as mulheres têm vivenciado, durante sua gravidez e principalmente durante o parto, experiências preocupantes. Apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres por profissional de saúde que se expresse por meio de relações desumanizadoras, de abuso de medicalização e de patologização dos processos naturais, resultando em perda de autonomia da mulher na sua capacidade de decidir livremente sobre seu corpo associando o parto vaginal a dor, crenças de que seus corpos não são capazes de parir e assim negando a fisiologia do parto, são algumas das portas de entrada para a elevação da cirurgia cesariana, que faz o Brasil ser conhecido no cenário mundial pela sua alta prevalência, ainda que, à nível mundial. O objetivo desta pesquisa será identificar a partir de uma revisão integrativa a incidência das vias de parto na Região da baixada litorânea nos últimos 05 anos e discutir a partir dessa revisão os fatores e percepções relacionados a autonomia das mulheres na escolha da via de parto. O método utilizado será uma revisão de literatura utilizando fontes de informação: DataSUS, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pesquisa bibliográfica. O DataSUS será para obter dados estatísticos sobre a incidência de cesariana e parto normal na baixada litorânea do Rio de Janeiro nos últimos 05 anos. A BVS fornecerá acesso a artigos. Essa temática é relevante para a comunidade científica, uma vez que ainda são encontradas barreiras ao produzir conhecimento sobre o assunto e é necessário afim de produzir evidências sobre impactos e efetividade de intervenções nos diversos contextos, sendo esta uma das formas de difundir práticas atualizadas que visam auxiliar profissionais que atuam direta ou indiretamente nos processos de gestar e parir.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
76
PIC-CS-25/68Leila Tomazinho de Lacerda Dumardehttp://lattes.cnpq.br/1421420901861610leila.dumarde@uva.brPraticas educativas utilizadas pelo enfermeiro na Atenção Primária da SaúdeAs práticas educativas em saúde constituem um processo em desenvolvimento contínuo e permanente que devem ser realizadas por meio de políticas intersetoriais e articuladas com demais departamentos e órgãos, assim, oferecer educação em saúde é uma estratégia que potencializa o cuidado ao envolver atividades educativas na assistência ao paciente. Estas ações são importantes para a promoção da qualidade de vida e para o desenvolvimento de tarefas diárias das pessoas. Neste cenário, o enfermeiro é provedor e avaliador das ações de Educação em Saúde. Entende que Atenção Primária a Saúde (APS) é um modelo de cuidado que prioriza a prevenção, promoção e proteção da saúde, focando na atenção integral e contínua às necessidades de saúde da população, assim a APS constitui o primeiro nível de contato com o sistema de saúde e o enfermeiro desempenha um papel fundamental na APS, pois deve sistematizar o cuidado dentro da atenção básica em todas as fases da vida humana, desde a gestação ate a morte. Ao incorporar práticas educativas na sua rotina profissional, o enfermeiro pretende transferir ou ensinar práticas de cuidado a saúde, a partir do relato de problemas, experiências e atitudes do paciente e ou familiar vivenciadas diariamente. Assim, a troca de conhecimento com o enfermeiro possibilita melhor vínculo com paciente e ou familiar, além de induzir uma mudança em práticas cotidianas para promoção da saúde. Essa pesquisa terá como objetivo geral: Analisar as práticas educativas utilizadas pelos enfermeiros na APS. Objetivo especifico: identificar e caracterizar as estratégias educativas mais eficazes. O método utilizado será uma revisão de literatura de abordagem qualitativa utilizando fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e pesquisa bibliográfica. Esse estudo justifica-se na medida em que oferece, a partir do diálogo entre a teoria e a prática, balizas que possam auxiliar o profissional de saúde no desenvolvimento de práticas educativas realizadas na atenção básica, a partir de uma concepção previamente estabelecida de conhecimento, de educação e dos sujeitos que integram esta ação.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
77
PIC-CS-25/69Leila Tomazinho de Lacerda Dumardehttp://lattes.cnpq.br/1421420901861610leila.dumarde@uva.brAtuação do enfermeiro no cuidado a criança com diagnóstico de epilepsiaA Epilepsia é uma doença caracterizada pela presença de crises convulsivas não provocadas, recorrentes, com a ocorrência de no mínimo duas crises em intervalo de tempo superior a 24 horas, onde podem estar associadas a diferentes problemas que afetam o sistema nervoso central, como exemplo lesões estruturais, alterações genéticas e/ou metabólicas, doenças infecciosas e/ou autoimunes. A epilepsia infantil é uma condição neurológica crônica que afeta significativamente a vida das crianças e de suas famílias. Algumas vezes esta causa não é passível de determinação através dos métodos diagnósticos disponíveis no momento. O tratamento não se resume à administração de medicamentos, sendo essencial o acompanhamento contínuo para minimizar crises, prevenir complicações e oferecer suporte emocional. Nesse contexto, o profissional enfermeiro desempenha um papel fundamental, fornecendo cuidados diretos, orientando as famílias sobre o manejo da condição e garantindo a adesão ao tratamento, sendo importantes no acolhimento das crianças e familiares, criando um ambiente seguro e acolhedor, além de colaborar com outros profissionais de saúde para o desenvolvimento de planos terapêuticos eficazes. Embora os avanços no tratamento tenham sido significativos, existem desafios persistentes no controle da epilepsia infantil, como a adesão inadequada ao tratamento, efeitos colaterais dos medicamentos e a necessidade de suporte psicossocial contínuo. O enfermeiro tem participação ativa na reabilitação e nos elementos decisivos nos processos interacionais cliente/família/equipe, a fim de que os recursos utilizados na promoção da saúde, prevenção de complicações, orientação para o autocuidado, voltados para o resgate da autoestima e autonomia funcional, sejam determinantes para viabilizar o desempenho das atividades da vida diária. Trata-se de um estudo do tipo revisão bibliográfica da literatura, exploratório e descritivo que será realizado após acesso e busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e periódicos da Scielo, Pub-med. O objetivo desta pesquisa será descrever a atuação do enfermeiro no tratamento de crianças com epilepsia infantil, destacando suas contribuições para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e como objetivo específico será analisar os principais desafios enfrentados pelos enfermeiros no cuidado a crianças com epilepsia. Essa pesquisa é relevante pois ressaltar que o cuidado e atenção a essas crianças não se engloba somente a etapas de técnicas a serem desenvolvidas, mas envolve outras estratégias de cuidado, determinando aproximação e criação de vínculo. Espera-se que os resultados revelem desafios enfrentados pelos enfermeiros e sugiram estratégias para melhorar a prática de enfermagem, a educação dos familiares e a qualidade de vida dos pacientes, além de contribuir para a formação de enfermeiros capacitados.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
78
PIC-CS-25/70Leandro Silva Diashttps://lattes.cnpq.br/0781244221060339leandro.dias@uva.brFatores de Risco para Doenças Cardiovasculares em Jovens Universitários: Associação com Ambiente Acadêmico - Contribuições de EnfermagemA Estatística Cardiovascular – Brasil (2023) enfatiza que a Doença Cardiovascular (DCV) ainda responde por quase um terço das mortes no Brasil, afetando desproporcionalmente a camada mais pobre da população, que tem dificuldades de acesso a cuidados de saúde de alta qualidade, porém as DCV não estão limitadas a população mais vulnerável, ela atinge aos indivíduos de todas classes e gêneros e cada vez mais os estudos enfatizam que a prevenção é sempre o melhor recurso.

O presente trabalho tem como objeto de estudo os jovens graduandos de uma universidade privada situada no município do Rio de Janeiro que possuem os fatores de risco modificáveis e história familiar positiva para Doenças Cardiovasculares. A investigação busca compreender a associação entre o ambiente acadêmico e a presença desses fatores de risco, visando à promoção de intervenções preventivas adequadas e eficazes, através da atuação dos Enfermeiros.

Este estudo foca nos graduandos de uma universidade privada localizada na cidade do Rio de Janeiro, que apresentam fatores de risco modificáveis e histórico familiar positiva para as doenças cardiovasculares, já que os antecedentes familiares tem peso importante no desenvolvimento dessa doenças.

O papel do enfermeiro na identificação precoce e na estratificação de risco é crucial para a implementação de estratégias preventivas que possam mitigar esses riscos e promover a saúde cardiovascular entre os jovens universitários. A proposta para coleta de dados, após aprovação de um Comite de Ética e Pesquisa (CEP) é uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório com os jovens universitários que atenderem os critérios de inclusão no estudo. As informações serão obtidas através de um questionário eletrônico utilizando o software Epi-Info 7, fornecido gratuitamente pelo CDC (2018). Este software permite coletar, armazenar e analisar dados facilmente. O Epi Info é um software público desenvolvido para profissionais de saúde e pesquisadores. Ele oferece ferramentas para criar bancos de dados e realizar análises com estatísticas epidemiológicas, mapas e gráficos (CDC, 2018). Destaco que serão respeitados todos os preceitos das Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016 ambas do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que estabelece diretrizes éticas para pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS).
PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
79
PIC-CS-25/71Leandro Silva Diashttps://lattes.cnpq.br/0781244221060339leandro.dias@uva.brMANEJO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ATRAVÉS DA GASTROSTOMIA NO AMBIENTE DOMICILIARO Manejo de gastrostomia no domicílio pelos cuidadores: Uma Revisão Integrativa
A gastrostomia é um procedimento indicado para pacientes que não podem se alimentar ou receber medicamentos pela via oral, sendo amplamente utilizada em ambientes hospitalares e domiciliares. O manejo adequado desse dispositivo requer conhecimentos específicos para evitar complicações, como infecções, obstruções e erros na administração de fármacos.
No entanto, muitos cuidadores e responsáveis legais não possuem treinamento adequado, o que pode comprometer a qualidade do cuidado e a segurança do paciente. Estudos apontam que a falta de tais informações contribui para erros, assim como diluição inadequada de medicamentos e falhas na higienização do tubo de gastrostomia (Silva et al., 2020).
Este estudo tem como objeto: O manejo de gastrostomia no domicílio pelos cuidadores e as estratégias para garantir a segurança do paciente.
Objetivo geral: Analisar os saberes dos cuidadores acerca dos desafios e estratégias no manejo dos pacientes com gastrostomia.
Objetivos específicos: Descrever os saberes dos cuidadores acerca do manejo da gastrostomia, incluindo higiene, alimentação, administração de medicamentos, manuseio do tubo e práticas de cuidado adequado;
Pontuar as facilidades e dificuldades enfrentadas no manuseio da gastrostomia e as adaptações necessárias.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa dos estudos publicados entre 2020 e 2025 nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Serão selecionados artigos sobre o manejo domiciliar da gastrostomia, focando no conhecimento dos cuidadores, erros comuns e estratégias preventivas.
Espera-se identificar os principais erros cometidos no manejo domiciliar da gastrostomia, como diluição inadequada de medicamentos e a falta de higienização do tubo. Além disso, busca-se destacar práticas recomendadas para um cuidado seguro junto às crianças dependentes de tecnologia, como o uso de protocolos e a capacitação contínua dos cuidadores realizada pelo enfermeiro. O estudo espera contribuir para a elaboração de diretrizes e programas de treinamento voltados ao manejo adequado da gastrostomia, o que demonstra a relevância desse estudo.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
80
PIC-CS-25/72Daiane Lazzeri de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7609751874472274daiane.medeiros@uva.brAcompanhamento do desenvolvimento motor infantil: Cartilha de orientações ao estímulo do desenvolvimento motor de bebêsIntrodução: O desenvolvimento motor é um processo dinâmico e contínuo de mudanças e refinamento do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, sob a influência de fatores biológicos, ambientais e da tarefa. O ambiente domiciliar é um fator crucial para o desenvolvimento global do bebê. Diante da relevância de um ambiente enriquecido em estímulos e a da prática de diferentes posturas, é pertinente avaliar o desenvolvimento motor da criança no primeiro ano de vida para prevenir possíveis atrasos ou transtornos da postura e movimento. Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento motor de um bebê para avaliar marcos de desenvolvimento e elaborar uma cartilha terapêutica com orientações práticas para pais, a fim de promover estímulos adequados ao desenvolvimento motor infantil. Metodologia: Será realizada a avaliação do desenvolvimento motor de um bebê típico, do sexo feminino trimestralmente, e serão registradas fotos relacionadas ao estímulo do desenvolvimento motor infantil para a elaboração de uma cartilha de orientações voltada para os pais. O desenvolvimento motor será avaliado por meio da Alberta Infant Motor Scale (AIMS), a qual é validada para população brasileira. O alinhamento postural, a descarga de peso e os movimentos antigravitacionais são critérios analisados nas posturas das subescalas: prono (21 itens), supino (9 itens), sentado (12 itens) e em pé (16 itens). Em relação a cartilha, serão realizadas orientações com imagens associadas ao estímulo motor divididos por trimestres (primeiro, segundo, terceiro e quarto trimestre). Resultados esperados: Espera-se documentar de forma sistemática os marcos do desenvolvimento motor de um bebê até 18 meses, identificando padrões comuns e variações dentro dessa faixa etária. Além disso, espera-se desenvolver uma cartilha de orientações práticas e acessíveis para pais e cuidadores, com base nas observações realizadas, que ofereça sugestões para o estímulo adequado do desenvolvimento motor e bebês, a qual será utilizada em um projeto de extensão Bebês em foco que já existe na Universidade Veiga de Almeida.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
81
PIC-CS-25/73Daiane Lazzeri de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7609751874472274daiane.medeiros@uva.brDesenvolvimento motor no primeiro ano de vida: influência dos fatores ambientais e das crenças parentaisIntrodução: O desenvolvimento motor é um processo dinâmico e contínuo de mudanças e refinamento do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, sob a influência de fatores biológicos, ambientais e da tarefa. O ambiente domiciliar é um fator crucial para o desenvolvimento global do bebê. Diante da relevância de um ambiente enriquecido em estímulos e a da prática de diferentes posturas, é pertinente avaliar o desenvolvimento motor e as oportunidades domiciliares no contexto domiciliar da criança no primeiro ano de vida para prevenir possíveis atrasos ou transtornos da postura e movimento. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor e as affordances domicialiares de lactentes no primeiro ano de vida Metodologia: Serão avaliados lactentes com idade cronológica ou corrigida de zero a doze meses, de ambos os sexos, no Centro de Saúde da Universidade Veiga de Almeida. Esse projeto será divulgado em redes sociais e nos murais da instituição. O desenvolvimento motor será avaliado por meio da Alberta Infant Motor Scale (AIMS), a qual é validada para população brasileira. O alinhamento postural, a descarga de peso e os movimentos antigravitacionais são critérios analisados nas posturas das subescalas: prono (21 itens), supino (9 itens), sentado (12 itens) e em pé (16 itens). Para a avaliação das oportunidades no ambiente domiciliar, será utilizado o questionário Affordances in the home environment for motor development – Infant Scale (AHEMD-IS), versão brasileira validada. Caso seja identificado atraso no desenvolvimento motor (percentil igual ou inferior ao percentil 10% na AIMS), ou ambiente inadequado, os pais serão orientados sobre a importância da estimulação motora e do ambiente enriquecido, com encaminhamento para intervenção especializada no Centro de Saúde Veiga de Almeida. Resultados esperados: Espera-se avaliar em torno de 30 bebês, acredita-se que o ambiente enriquecido e que possibilite vivências em diferentes posturas diariamente ao lactente influenciará positivamente o desenvolvimento motor. As orientações aos pais dos lactentes e a intervenção motora em bebês com atraso no desenvolvimento motor afetará positivamente no desenvolvimento motor.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
82
PIC-CS-25/74Renata Castanheira Machadohttps://lattes.cnpq.br/3413722160671852renata.machado@uva.brACOMPANHAMENTO DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS NA CLÍNICA-ESCOLA DE ODONTOLOGIA NA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDAUma clínica-escola de Odontologia tem como objetivo propiciar o contato direto do graduando com a comunidade, permitindo o atendimento à população dentro da sua realidade e possibilidades socioeconômicas. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula serão colocados em prática durante os atendimentos, oferecendo a essa população um serviço de qualidade e aos alunos conhecimento teórico, prático e reflexões éticas sobre a futura profissão. O objetivo desse projeto é traçar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na Clínica-escola de Odontologia no CSVA e realizar o acompanhamento dos pacientes que estão sendo e serão atendidos na Universidade. Na primeira etapa será avaliado o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na Clínica-escola de Odontologia no CSVA, através da análise de prontuários dos últimos 10 anos. Os dados dos pacientes, assim como as informações clínico-radiográficas, como fotografias, exames radiográficos periapical e panorâmica, serão avaliados. Em uma segunda etapa, os pacientes que estão em tratamento ou iniciando tratamento que aceitarem participar da pesquisa serão acompanhados ao longo do tratamento através de fotografias, radiografias ou apenas a inserção das informações nos prontuários. Os pacientes serão acompanhados por um período de até 10 anos. Os dados avaliados serão computados e avaliados. Os resultados obtidos visam conhecer o perfil dos pacientes atendidos na clínica-escola do CSVA e concomitante ao acompanhamento dos tratamentos, poder traçar estratégias de melhorias para o serviço.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
83
PIC-CS-25/75WALLACE DE MELLOhttp://lattes.cnpq.br/5690964249029715wallace.mello@uva.brATUALIZAÇÃO SOBRE A TERAPIA GÊNICA NO TRATAMENTO DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNEA distrofia muscular de Duchenne é um distúrbio recessivo ligado ao cromossomo X, que afeta 1 a cada 3500 meninos e tem como característica uma mutação no gene DMD, responsável pela produção da proteína distrofina. Devido à degeneração progressiva da doença, os indivíduos vão apresentando um quadro de fraqueza muscular esquelética, tendo uma morte prematura causada por complicações cardíacas e respiratórias, antes dos 30 anos. Ainda não há cura para DMD e os tratamentos existentes até o momento são de caráter paliativo. Este trabalho tem como objetivo abordar as atualizações sobre terapia gênica visando o tratamento de pacientes DMD, bem como o uso de modelos experimentais em animais distróficos, sendo o modelo canino um dos mais utilizados devido à proximidade em termos do curso da doença. Para o desenvolvimento deste projeto, a metodologia consiste numa revisão bibliográfica de artigos científicos publicados nos últimos 5 anos, utilizando palavras-chave através de plataformas de busca de artigos, como Pubmed e Google acadêmico. Após análise, os trabalhos encontrados serão submetidos aos critérios de inclusão e exclusão e, os que se enquadrarem, serão utilizados para a elaboração dos resultados deste trabalho. Anteriormente, verificamos que já existem diversos grupos de pesquisa desenvolvendo protocolos pré-clinicos para esta temática, no entanto, ainda há um caminho a ser percorrido para que as terapias gênicas sejam empregadas como tratamento da DMD, minimizando os riscos de efeitos adversos e de forma que contemple o maior número de pacientes possíveis. A partir deste projeto, realizaremos uma atualização sobre os dados publicados nos últimos anos, formando uma base para futuros trabalhos de pesquisas básicas e aplicadas.PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
84
PIC-CS-25/76Juliana Bittencourt Marqueshttp://lattes.cnpq.br/9456573634660387juliana.marques@uva.brA correlação entre a percepção e o desempenho da marcha pode ser considerado um fator de risco para baixo nível de atividade física e alto risco de quedas em indivíduos pós acidente vascular cerebral (AVC)?Após indivíduos sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) eles reduzem seus níveis de atividade física (Saunders et al., 2020). Manter um bom nível de atividade física após sofrer tal evento tem o potencial de melhorar a saúde e a função geral desses indivíduos (Fini et al., 2017), além disso, estudos destacam que o aumento do nível de atividade física desses sujeitos trata-se de uma estratégia preventiva secundária (Mendes et al., 2021; Saunders et al., 2020). A queda é uma complicação muito comum consequente ao AVC. Ela favorece a mais morbidade e mortalidade, juntamente com um aumento dramático no custo do tratamento dessa população (Abdollahi et al., 2022). Dessa forma, ela deve ser prevenida. Considerando o exposto, torna-se útil identificar se a percepção e o desempenho da marcha desses indivíduos possuem uma correlação positiva ou negativa, para isso será realizado um estudo transversal onde uma avaliação com o instrumento ABILOCO será empregada em uma amostra. O ABILOCO é um questionário que avalia a capacidade de locomoção de adultos que sofreram um AVC. Ele pertence ao domínio da atividade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (Avelino et al., 2016). Acredita-se que uma boa percepção sobre a capacidade de deambular e um baixo desempenho da marcha podem favorecer a queda. E uma percepção subestimada sobre a deambulação comparada ao desempenho pode ser considerado um fator de risco para um comportamento sedentário desses sujeitos. Dessa forma, a identificação do perfil desses pacientes é útil para que o fisioterapeuta possa intervir de forma prática e adequada sobre esses casos.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
85
PIC-CS-25/77GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brLUVAS DE VINIL E A PERDA DE SENSIBILIDADE TÁTIL DURANTE O CUIDADO PRESTADO: uma reflexão baseada em evidênciasO uso de luvas tornou-se um componente rotineiro na prática assistencial
dos profissionais de saúde desde a década de 80 e a decisão acerca do seu uso deve ser baseada na avaliação do risco de exposição a sangue e fluidos corporais potencialmente contaminados, e deve também levar em consideração a legislação vigente (Loveday et al, 2014; OMS, 2009).
Três principais questões devem ser levadas em consideração na escolha de luvas quando ao seu uso: efetividade de barreira, sensibilidade do usuário ao material da luva, ajuste e conforto. As luvas podem ser de procedimento ou cirúrgica, estéril ou não estéril, e descartáveis. As descartáveis são produzidas a partir de diferentes materiais, como látex, vinil e nitrila. As luvas de vinil, em decorrência do material pelo qual são fabricadas, pode apresentar alguns problemas, como menor durabilidade e maior risco de toxidade (COREN-BA, 2016).
Um outro componente atrelado ao uso das luvas de vinil, é a possível perda de sensibilidade durante o cuidado prestado, o que pode causar efeitos nocivos à clientela atendida.
Nesse contexto, este estudo tem como objetivo avaliar a perda de sensibilidade tátil causada pelo uso de luvas de vinil durante o cuidado de enfermagem.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: luvas protetoras, digitalis, cuidados de enfermagem. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: espera-se que este estudo, através das evidências científicas levantadas, demonstre os aspectos relacionados à sensibilidade atrelada ao uso de luvas de vinil durante os cuidados de enfermagem prestados. Que os achados encontrados sirvam de subsídio para a assistência, aperfeiçoando o cuidado de enfermagem nas mais variadas áreas de atuação.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
86
PIC-CS-25/78GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brO CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS RIBEIRINHAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVAEntende-se por criança ribeirinha aquela que habita às bordas dos rios e vive de acordo com as circunstâncias propiciadas pela natureza,como a caçada, a pescaria e o roçado. Diante disso, este meio apresenta entraves relacionados à saúde, principalmente, devido à ausência de serviços de esgoto, coleta de lixo, limpeza pública e água. (Moraes, Souza, Pimentel, Lima & Maia, 2020).
Diante disso, o enfermeiro, como profissional de saúde, assume um papel decisivo e proativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado dessas crianças, bem como de medidas para a prevenção de doenças e promoção da saúde (Silva et al., 2020).
A teoria ambientalista desenvolvida por Florence Nightingale apresenta como foco principal o meio ambiente, interpretado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte (Nightingale, 1989). Neste sentido, tal teoria é capaz de nortear a discussão acerca da influência do ambiente na saúde de crianças ribeirinhas.
Nesse contexto, este estudo tem como objetivo discutir a influência do ambiente no cuidado prestado a crianças ribeirinhas com base na teoria ambientalista de Florence Nightingale.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: criança, meio ambiente e saúde pública. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: espera-se que este estudo, demonstre de que forma o ambiente interfere no cuidado de enfermagem a crianças ribeirinhas. Que os achados encontrados sirvam de subsídio para a assistência prestada a essas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, aperfeiçoando o cuidado de enfermagem em pediatria.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
87
PIC-CS-25/79GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brO DESENVOLVIMENTO DA MENINGITE INFANTIL AO LONGO DA HISTÓRIA: subsídio para o cuidado de enfermagem em pediatriaAs meningites bacterianas agudas (MBA) caracterizam-se por ser um processo infeccioso que acomete as leptomeninges e o espaço subaracnóideo. Apesar dos cuidados intensivos e avanços na terapêutica, ainda são responsáveis por uma elevada taxa de morbimortalidade, estando entre as 10 maiores causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo, principalmente na população pediátrica (Almeida et al, 2020).
A história da meningite infantil inclui epidemias, vacinação e descobertas científicas (Fiocruz, 2022). O conhecimento destas variáveis é capaz de na atualidade favorecer a elaboração de estratégias para o combate e tratamento desta condição em pediatria.
Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da meningite infantil desde seu descobrimento até os dias atuais.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: meningite, pediatria, história, enfermagem. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: espera-se que este estudo, através das evidências históricas levantadas, permita a elaboração de estratégias para assistência de enfermagem à criança com meningite. Que os achados encontrados sirvam de subsídio para ações de promoção de saúde, aperfeiçoando o cuidado de enfermagem em pediatria.
PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
88
PIC-CS-25/80GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brIMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO CALENDÁRIO VACINAL INFANTIL: uma análise mistaEste estudo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia de COVID-19 na cobertura vacinal infantil, investigando os fatores que contribuíram para a queda na adesão às vacinas e possíveis estratégias para reverter esse cenário.
A escolha desse tema se justifica pela preocupação com a diminuição da cobertura vacinal nos últimos anos, especialmente após a pandemia. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, mais de 25 milhões de crianças não receberam vacinas essenciais, representando o maior retrocesso nas imunizações em 30 anos (UNICEF, 2022). No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) registrou uma cobertura de 74,8% para a vacina pneumocócica em 2021, bem abaixo da meta de 95% (CNM, 2024).
Esse declínio na adesão vacinal pode estar associado a diversos fatores, como o medo da exposição ao vírus nos postos de saúde, a desorganização nos serviços de imunização e a priorização da vacinação contra a COVID-19, que acabou desviando o foco do calendário vacinal infantil (Sato, 2020).
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: vacinação, pediatria, COVID-19. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: Espera-se que os resultados do estudo contribuam para uma compreensão mais ampla dos impactos da pandemia na vacinação infantil e forneçam evidências que auxiliem na construção de estratégias para a recuperação das coberturas vacinais. A pesquisa também pode servir como base para reforçar a importância das vacinas e auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para a imunização infantil, prevenindo surtos de doenças que já estavam controladas.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
89
PIC-CS-25/81GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brADESÃO AO CALENDÁRIO VACINAL INFANTIL: fatores determinantes e estratégias de intervençãoA vacinação infantil é uma dos métodos mais eficazes de saúde pública para a prevenção de doenças imunopreveníveis e a diminuição da morbimortalidade infantil. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) garante o acesso gratuito a vacinas essenciais, colaborando para a erradicação e o controle de diversas doenças e contribuindo para a proteção da população infantil. Entretanto, a adesão ao calendário vacinal ainda enfrenta desafios notáveis, o que compromete a imunidade coletiva e favorece o ressurgimento de enfermidades como o sarampo e a febre amarela (Brasil, 2015).
Inúmeros fatores influenciam a adesão ao calendário vacinal infantil, envolvendo barreiras socioeconômicas, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, desinformação e insegurança em relação aos imunizantes. Além disso, fatores logísticos e gerenciais, como falhas na distribuição e aplicação das vacinas, bem como o funcionamento inapropriado das unidades de saúde, também afetam diretamente a adesão das famílias ao esquema vacinal (Fontes et al., 2023).
Perante este cenário, entender os fatores determinantes da adesão ao calendário vacinal infantil é essencial para o desenvolvimento de estratégias que tenham como objetivo aumentar a cobertura vacinal.
Nesse contexto, este estudo tem como objetivo discutir fatores que interferem na adesão ao calendário vacinal infantil.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, no idioma português. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: criança, vacinação, cooperação e adesão ao tratamento. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: espera-se que este estudo, demonstre fatores que interferem na adesão ao calendário vacinal infantil. Identificar as principais barreiras e facilitadores desta realidade pode subsidiar gestores e profissionais de saúde na formulação de intervenções direcionadas, garantindo maior adesão da população e, consequentemente, a proteção das crianças contra as doenças preveníveis.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
90
PIC-CS-25/82Bárbara Cristina Gonçalves dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1476373133552224barbara.santos@uva.brEstratégias para Prevenção de doenças e Promoção da Saúde: os fatores de risco para doenças cardiovasculares em profissionais EnfermeirosOs profissionais de enfermagem, assim como outros trabalhadores da área da saúde, estão frequentemente expostos a diversos fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Estes fatores incluem longas jornadas de trabalho, turnos noturnos, estresse ocupacional e hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação inadequada e falta de atividade física. Na prática diária, os enfermeiros enfrentam um ambiente de trabalho estressante e exigente. A alta carga emocional, combinada com a necessidade de tomar decisões rápidas e precisas, pode levar ao aumento dos níveis de estresse. O estresse crônico é um fator de risco significativo para a hipertensão arterial, uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Além disso, a irregularidade dos horários de trabalho pode interferir no ritmo circadiano, afetando o sono e contribuindo para a fadiga e o cansaço. Para mitigar esses fatores de risco, é essencial implementar estratégias de prevenção de doenças e promoção da saúde que possam ser incorporadas ao cotidiano dos profissionais de enfermagem. Essas estratégias devem focar na educação, na criação de um ambiente de trabalho mais saudável e no incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Assim este trabalho tem como proposta identificar os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares dos profissionais Enfermeiros que atuam em uma unidade hospitalar da esfera municipal da cidade do Rio de janeiro e desenvolver instrumentos para incentivar a prevenção destas doenças e promoção da saúde destes profissionais. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), será realizada uma pesquisa quantitativa exploratória com profissionais Enfermeiros que atendam aos critérios de inclusão. As informações serão coletadas via questionário eletrônico utilizando o software gratuito Epi-Info 7, fornecido pelo CDC (2018). Este software permite coletar, armazenar e analisar dados facilmente, oferecendo ferramentas para criar bancos de dados e realizar análises com estatísticas epidemiológicas, mapas e gráficos. Serão seguidos todos os preceitos das Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que estabelecem diretrizes éticas para pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (CHS).PROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
91
PIC-CS-25/83Castorina da Silva DuqueOlivia04m02castorina.duque@uva.brAspectos estruturais do centro material e esterilização - revisão integrativaIntrodução: A unidade de centro de material esterilizado (CME) tem como objetivo prestar
suporte técnico a todas as áreas assistenciais por meio do processamento dos produtos
para saúde (PPS) como materiais, instrumentais e roupas cirúrgicas, e a esterilização dos
mesmos. A CME deve seguir as diretrizes da RDC Nº15 de 2012, a qual, divide a unidade
em classe I e classe II, onde, na classe I os PPS não-críticos, semicríticos e críticos ocorre
de maneira não complexa, enquanto na classe II podem ser processados tanto de maneira
complexa quanto não complexa. Por iniciativa dos alunos que cursaram a disciplina de
Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado decidiu-se por aprofundar no
conhecimento da unidade CME, aspectos estruturais fundamentais nesse ambiente de
cuidado. Faz-se mister, ainda, salientar que a CME é considerada o “coração do hospital”,
seguindo esta linha de raciocínio, torna-se imprescindível compreender a complexidade
arquitetônica desta unidade. Objetivo: O estudo se propõe a analisar a produção científica
sobre aspectos estruturais da unidade de centro de material esterilizado. Metodologia:
Estudo de revisão integrativa com finalidade de agregar e condensar estudos relativos ao
tema investigado. Este estudo buscará responder a seguinte questão: Quais são os
aspectos estruturais essenciais de um centro de material esterilizado? A partir da questão
norteadora da pesquisa foram organizados os termos para busca onde P= Centro de
Material Esterilizado, I= Aspectos Estruturais e Co= Centro de Material Hospitalar. Serão
utilizados bases de dados: BVS, SciELO, LILACS e MEDLINE/PubMed. Resultados
Esperados: O estudo deverá analisar a estrutura física da unidade de Centro de Material
Esterilizado e a repercussão para o processo de trabalho, assistência prestada e saúde dos
trabalhadores
PROJETO SUSPENSO: Infelizmente não houve interesse de alunos (as) neste projeto de pesquisa em 2025. Recomendamos resubmissão no ciclo do PIC UVA de 2026.
92
PIC-CS-25/84Juliana Bittencourt Marqueshttp://lattes.cnpq.br/9456573634660387juliana.marques@uva.brO efeito do exercício na ansiedade e depressão de pacientes com ParkinsonA doença de Parkinson trata-se de uma desordem neurodegenerativa que determina comprometimentos motores e não motores (Wang et al., 2021). Dentre as manifestações não motoras destacam-se a depressão e a ansiedade que afetam acima de 50% dessa população (Wu et al., 2017, Wegen et al., 2024). Intervenções baseadas em exercícios são bem fundamentadas na literatura para abordagem das manifestações motoras (Ernst et al., 2024), entretanto, os efeitos dessas para as manifestações não motoras não são tão claras na literatura, em especial, direcionadas para modificar sintomas de ansiedade e depressão nesses indivíduos. Além disso, o tipo, a intensidade, frequência e o tempo que o exercício deve ser praticado para modificar esses desfechos também não são tão claros. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é identificar os efeitos do exercício na ansiedade e depressão de pacientes com Parkinson e investigar quais são os parâmetros ideais para aplicação. Para isso será realizada uma revisão sistemática da literatura.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
93
PIC-CS-25/85Renata de Oliveira Macielhttp://lattes.cnpq.br/6973802775972488renata.maciel@uva.brImunização contra Papilomavírus Humano (HPV): Análise dos fatores da não adesão vacinal entre adolescentesDe acordo com o Ministério da Saúde (2020), a vacinação é uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, desde 2014, a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que é a principal forma de prevenção. A infecção pelo HPV é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, principalmente no colo do útero. Estima-se que o HPV seja responsável por quase 100% dos casos de câncer cervical (Cofen, 2025), além de estar associado a verrugas anogenitais e poder afetar áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea (Ministério da Saúde, 2022). Apesar da disponibilidade da vacina contra o HPV, no Brasil, estima-se que pelo menos 7 milhões de jovens entre 15 e 19 anos não estejam imunizados (Cofen, 2025), o que compromete a efetividade do Programa Nacional de Imunização (PNI). Assim, justifica-se o estudo na importância de investigar os fatores que influenciam a baixa adesão vacinal entre adolescentes. Onde, emergiu a seguinte pergunta de pesquisa: Quais fatores influenciam a não adesão à vacina contra o HPV entre adolescentes? Objetivo Geral: Analisar os fatores que influenciam a não adesão à vacinação contra HPV entre adolescentes. Objetivos Específicos: Citar as principais razões para a não aderência vacinal a partir da fala dos adolescentes; e descrever o nível de conhecimento dos adolescentes sobre a vacina e a doença. Metodologia: O estudo será descritivo de caráter qualitativo e exploratório. A pesquisa será realizada com adolescentes de 12 a 18 anos, tendo como campo de pesquisa um hospital universitário no Rio de Janeiro. Os dados serão coletados por meio de entrevistas com questões pré-estruturadas. E, seguirá os preceitos da Resolução nº 466/2012. Resultados esperados e relevância de estudo: Identificar os fatores que contribuem para a não adesão à vacina contra o HPV, de modo que os resultados possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais e de políticas públicas, visando aumentar a cobertura vacinal.PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
94
PIC-CS-25/86Josiana Araujo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6168994823800372josiana.oliveira@uva.brDesenvolvimento de um guia de intervenções de enfermagem para pacientes com Hipertensão arterialIntrodução: Atualmente, as doenças cardiovasculares são consideradas uma das principais causas de morte no mundo e no Brasil, com destaque para o infarto e o acidente vascular encefálico. Um dos principais fatores de risco para essas doenças é a hipertensão arterial sistêmica. Embora as campanhas de promoção e prevenção da saúde, como a mudança no estilo de vida, sejam amplamente divulgadas, ainda se mostram insuficientes para reduzir a prevalência dessa condição. Dados do relatório Vigitel “Brasil 2006-2021” indicam um aumento de 3,7% no número de hipertensos no período, e o Vigitel “Brasil 2023” aponta uma diferença de 8,35% de 2006 a 2023. Além disso, o Ministério da Saúde, em 2023, publicou a nota “Taxa de mortalidade por hipertensão arterial atinge maior valor dos últimos dez anos”, com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) de 2021. Diante desse cenário, o objetivo deste projeto é elaborar um guia para auxiliar Enfermeiros na escolha de intervenções de enfermagem para pacientes com hipertensão arterial sistêmica, considerando os Padrões Funcionais de Saúde de Gordon. Método: Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas. Primeiramente, será conduzida uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PUBMED, SCOPUS, CINAHL e LILACS para identificar as principais intervenções de enfermagem recomendadas para pacientes com hipertensão. Em seguida, as intervenções serão organizadas conforme os Padrões Funcionais de Saúde, resultando em um guia estruturado para apoiar a prática clínica. Resultados esperados: Espera-se que o guia forneça um recurso didático e prático para enfermeiros, facilitando a tomada de decisão sobre intervenções eficazes no manejo da hipertensão e promovendo um cuidado sistemático e baseado em evidências científicas.PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
95
PIC-CS-25/87Monyque Evelyn dos Santos Silvahttp://lattes.cnpq.br/6361803287672027monique.santos@uva.brElaboração de um instrumento padronizado para a consulta de enfermagem em um centro de saúde universitárioElaboração de um instrumento padronizado para a consulta de enfermagem em um centro de saúde universitário

Introdução: O uso de instrumentos padronizados em saúde são guias que permitem uma assistência direcionada, qualificada, centrada no paciente, fornecendo a continuidade do cuidado e facilitando os registros e a tomada de decisões clínicas. Com a ausência de instrumentos padronizados, os registros podem se tornar inconsistentes ou incompletos, dificultando a continuidade do cuidado. No âmbito do serviço de Enfermagem, é fundamental o uso de instrumentos padronizados em diversas áreas de atuação, entre elas, na consulta de Enfermagem. Como destaca Gomes (2002), “o cuidar é a lente através da qual deve-se olhar a prática profissional, atribuir escala de valores aos saberes e fazeres específicos e estabelecer relações com a clientela e a equipe de saúde.” A sistematização da consulta de enfermagem e o uso de protocolos padronizados, garantem a qualidade do serviço de enfermagem, bem como o maior aproveitamento do trabalho de uma equipe multidisciplinar. Objetivo: Desenvolver um instrumento para a realização da consulta de enfermagem em um centro de saúde universitário, fundamentado nos Padrões Funcionais de Saúde de Gordon. Método: Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas etapas. Inicialmente, será realizada uma revisão integrativa da literatura em bases de dados como PUBMED, SCOPUS, CINAHL e LILACS, visando identificar instrumentos e abordagens utilizados na consulta de enfermagem baseados nos Padrões de Gordon. Em seguida, os achados da revisão serão analisados qualitativamente e utilizados para a construção do instrumento, que será estruturado de forma a abranger todos os padrões funcionais, garantindo uma avaliação ampla e sistemática do paciente. Resultados esperados: Espera-se que o instrumento desenvolvido contribua para a padronização da consulta de enfermagem no centro de saúde universitário, melhorando a qualidade da assistência prestada e a sistematização do cuidado.
PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou equipe para o início das atividades
96
PIC-CS-25/88Eduardo José Veras Lourençohttp://lattes.cnpq.br/0024836844885547everas@uva.brClassificação e tratamento cirúrgico das deiscências de tecido mole peri-implantar: revisão da literatura Introdução: Uma das ocorrências indesejadas na reabilitação implantossuportada consiste na recessão peri-implantar, que pode surgir como recessão da mucosa, como uma tonalidade acinzentada perceptível através da mucosa, e/ou como discrepâncias no comprimento da coroa implantossuportada em comparação ao dente natural homólogo. Dadas essas características, o termo recessão peri-implantar tem sido tratado como deiscência/deficiência de tecidos moles peri-implantares (DTMP).
Objetivo: Este estudo teve o objetivo de analisar, por meio de uma série de casos, o sucesso estético do tratamento de recessões peri-implantares, por meio do Pink Esthetic Score (PES) de Furhauser et al. 2009, utilizando técnicas de cirurgia plástica periodontal, .
Justificativa: A presença de defeitos no tecido mole peri-implantar, especialmente na zona estética, pode impactar significativamente o sucesso geral da terapia com implantes.
Metodologia: O presente estudo foi submetido ao comitê de ética da Universidade Estácio de Sá e aprovado sob número CAAE: 79494824.6.0000.5284. O trabalho será realizado em parceria entre as Universidades Veiga de Almeida e Estadual do Rio de Janeiro e o Centro de Estudos SobreImplantes, localizado no bairro da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ-Brasil). Pacientes serão avaliados clínica e radiograficamente para estabelecer o diagnóstico de DMTP, sua extensão e severidade e planejamento individualizado de tratamento.
Resultados esperados: Espera-se que a hipótese nula entre os grupos seja rejeitada comparando os valores do PES inicial – baseline – e o PES final, acompanhamento de seis meses
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado porr solicitação do professor)
97
PIC-CS-25/89MARCELA PFEIFFER PEDREIRA FERREIRAhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0A51C16F1A096CB1861AD1DDBB7BA4B3#marcela.ferreira@uva.brEfetividade do Protocolo de Risco na Identificação do Transtorno do Processamento Auditivo CentralEfetividade do Protocolo de Risco na Identificação do Transtorno do Processamento Auditivo CentralPROJETO DESCONTINUADO: Solicitado o encerramento pelo Professor Responsável durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa
98
PIC-CS-25/90MARCELA PFEIFFER PEDREIRA FERREIRAhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0A51C16F1A096CB1861AD1DDBB7BA4B3#marcela.ferreira@uva.brA RELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES NO EQUILÍBRIO EM ATLETAS DE FUTEBOL E O USO DE FONES DE OUVIDO EM ALTO VOLUMEProblema: A alteração no equilíbrio dos jogadores de futebol que realizam uso excessivo dos fones de ouvido em altas intensidades.
Pergunta:
Objetivos: Investigar se o uso dos fones de ouvido pode começar a prejudicar a saúde auditiva.
Através de uma pesquisa de campo com jogadores de futebol iremos correlacionar o uso de fones de ouvido em intensidade forte com alterações do equilíbrio, através de uma pesquisa de campo.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE (Título alterado pelo resumo)
99
PIC-CS-25/91GISELLE BARCELLOS OLIVEIRA KOEPPEhttp://lattes.cnpq.br/1089378581659998giselle.koeppe@uva.brMÉTODOS DE HUMANIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA: desenvolvimento e aplicabilidade no cuidado de enfermagemA humanização é entendida como a maneira de ver, considerar e acolher o outro de uma forma global, holística e humana, compreendendo as experiências, sentimentos e peculiaridades do sujeito de maneira empática, valorizando seus medos e receios, respeitando seus valores e crenças (Schimith et al, 2011).
No que tange à humanização do cuidado Neonatal, o Ministério da Saúde preconiza várias ações voltadas ao respeito, à individualidade e ao acolhimento do recém-nascido e sua família, buscando estimular o vínculo entre pais e bebê durante sua permanência no hospital e após a alta (Donadeli; Perente, 2020).
São diversos os métodos de humanização passíveis de realização no cenário da neonatologia, sendo a enfermagem a equipe que amplamente se apropria da aplicabilidade de tais métodos.
Nesse contexto, este estudo tem como objetivo discutir o desenvolvimento e a aplicabilidade de métodos humanizados pela equipe de enfermagem nos serviços de neonatologia.
Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorrerá nas bases de dados ScientificEletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e no Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE). Serão incluídos artigos publicados na íntegra, sem recorte temporal, no idioma português. Serão excluídos estudos sem relação com o objeto de pesquisa. Os descritores serão: neonatologia, humanização da assistência; enfermagem. A análise de dados de dará por uma análise de conteúdo temática, que possibilitará a construção de categorias analíticas.
Resultados esperados: espera-se que este estudo, demonstre a forma como os métodos humanizados vêm sendo desenvolvidos e aplicados pela equipe de enfermagem em unidade neonatal. Que os achados encontrados sirvam de subsídio para a assistência prestada ao recém-nascido e sua família, com foco na humanização da assistência, aperfeiçoando o cuidado de enfermagem em neonatologia.
PROJETO IMPLANTADO: Parabéns! Após processo seletivo, este projeto foi implantado. Solicitamos acompanhamento do cronograma de atividadades previsto no Edital do PIC 2025.

PROJETO EM CONTINUIDADE
100
PIC-CS-25/92Castorina da Silva Duquehttp://lattes.cnpq.br/1129170791619451castorina.duque@uva.brAspectos estruturais de um centro de material esterilizado: revisão integrativa da literaturaIntrodução: A unidade de centro de material esterilizado (CME) tem como objetivo prestar suporte técnico a todas as áreas assistenciais por meio do processamento dos produtos para saúde (PPS) como materiais, instrumentais e roupas cirúrgicas, e a esterilização dos mesmos. A CME deve seguir as diretrizes da RDC Nº15 de 2012, a qual, divide a unidade em classe I e classe II, onde, na classe I os PPS não-críticos, semicríticos e críticos ocorre de maneira não complexa, enquanto na classe II podem ser processados tanto de maneira complexa quanto não complexa. Por iniciativa dos alunos que cursaram a disciplina de Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado decidiu-se por aprofundar no conhecimento da unidade CME, aspectos estruturais fundamentais nesse ambiente de cuidado. Faz-se mister, ainda, salientar que a CME é considerada o “coração do hospital”, seguindo esta linha de raciocínio, torna-se imprescindível compreender a complexidade arquitetônica desta unidade. Objetivo: O estudo se propõe a analisar a produção científica sobre aspectos estruturais da unidade de centro de material esterilizado. Metodologia: Estudo de revisão integrativa com finalidade de agregar e condensar estudos relativos ao tema investigado. Este estudo buscará responder a seguinte questão: Quais são os aspectos estruturais essenciais de um centro de material esterilizado? A partir da questão norteadora da pesquisa foram organizados os termos para busca onde P= Centro de Material Esterilizado, I= Aspectos Estruturais e Co= Centro de Material Hospitalar. Serão utilizados bases de dados: BVS, SciELO, LILACS e MEDLINE/PubMed. Resultados Esperados: O estudo deverá analisar a estrutura física da unidade de Centro de Material Esterilizado e a repercussão para o processo de trabalho, assistência prestada e saúde dos trabalhadores.PROJETO SUSPENSO: O Professor Responsável não indicou a continuidade do mesmo durante a Análise Parcial de Progresso do Projeto de Pesquisa