Quem é quem na Etnobiologia e Etnoecologia (respostas)
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

View only
 
 
 
CDEFGHIJKLMNOPQSTUVWXY
1
Nome completoApelidoCitaçãoÁreas de atuaçãoAtividade profissionalInstituiçãoPaísEstadoMunicipioe-mailLattesORCIDSitePossui outras páginasBiografiaIdioma
2
Bernardo TomchinskyTomchinsky, B.
etnobotânica; entobiologia; etnobotânica histórica; etnoecologia; plantas medicinais; plantas alimentícias tradicionais; biodiversidade e segurança alimentar
Professor do Magistério Superior
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Saúde e Biologia
BrasilParáMarabá
btomchinsky@hotmail.com
Linkedin, Academia.edu, Facebook
português; inglês; espanhol
3
Claudia Nunes SantosClaudia
Nunes-Santos, C.; Santos, CN, Nunes, C
etnozoologia; zoologia cultural; antropologia
Professora; pesquisadora; extensionista
Universidade Federal do Pará, Instituto de Estudos Costeiros; Faculdade de Biologia, Grupo de Estudos Soioambientais Costeiros (ESAC)
BrasilPABragançaclaudian@ufpa.br
Calin Sergipana, nasceu em São Paulo, Graduada em Bióloga pela UFS, Mestre em Zoologia pela UFPA/MPEG, Doutora em Ciências Biológicas: Genética e Biologia Molecular, Etnozoóloga por amor e vocação
português, inglês, espanhol, Alemão
4
Daniela Trigueirinho Alarcon
DanielaAlarcon, D. T.
Etnoecologia, etnoconservação, etnoictiologia
Assessora de biologia
Conselho Pastoral dos Pescadores
BrasilDistrito FederalBrasília
danitabio@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/4633306752756166
https://orcid.org/0000-0002-3870-6805
Linkedin, Academia.edu, Facebook, ResearchGate
Português, inglês e espanhol
5
Erika Fernandes PintoErikaFernandes-Pinto, E.
Gestão socioambiental, conservação da natureza, direitos de povos indígenas e populações tradicionais, etnoecologia abrangente, Psicologia Social, Ecologia Social, Psicossociologia, valores culturais e espirituais da natureza, sítios naturais sagrados, espiritualidade ecológica, políticas públicas, áreas protegidas.
Analista Ambiental Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA); pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS/UFRJ), membro da CSVPA/IUCN - grupo de especialistas sobre valores culturais e espirituais das áreas protegidas, coordenadora da Rede SNS Brasil (sítios naturais sagrados).
Coordenação Geral de Gestão Socioambiental (CGSAM)/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA)
BrasilDistrito FederalBrasília
erika.icmbio@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/5044833633062546
https://orcid.org/0000-0003-0917-3840
https://www.facebook.com/sitiosnaturaissagrados/
Linkedin, Academia.edu, Facebook, twiter, Mendeley, ResearchGate, Pinterest e Instagram
Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela UFScar, Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR. Analista Ambiental do ICMBio/MMA. Pesquisadora do GAPIS/UFRJ. Coordenadora do projeto Sítios Naturais Sagrados do Brasil e promotora da REDE SNS Brasil. Membro da CSVPA/IUCN. Mulher 4.1, mãe, esportista, "escrivinhadora", viajante, apreciadora de lugares encantados, músicas sagradas, experiências místicas e encontros significativos.
Português, Inglês, Espanhol e Francês
6
Gabriela Granghelli Gonçalves
GabrielaGonçalves, G.G.
etnobotânica, plantas alimentícias tradicionais
Pós- Doutoranda
Unesp, Departamento de Horticultura, Laboratório de Plantas Medicinais
BrasilSão PauloBotucatu
gabriela.granghelli@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/3354124409311518
FacebookPortuguês, inglês
7
Gustavo Taboada Soldati
Gustavo SoldatiSoldati, G. T.
Etnobotânica, Agroecologia e Etnobiologia Evolutiva
Professor do Magistério Superior
Universidade Federal de Juiz de Fora
BrasilMinas GeraisJuiz de Foragtsoldati@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/6333887117085413
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo este último com Estágio Sanduích na Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Fez, em 2011, treinamento em Etnoecologia no Colégio del la Fronteira Sur, México. Em 2013 foi professor substituto de Botânica na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Neste mesmo ano foi Professor Convidado da Faculdad de Ciencias Naturales y Museo da Universidad Nacional de La Plata. Em 2014 realizou um estágio Pós Doutoral no Laboratório de Etnobiologia Aplicada e Teórica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde ministra as disciplinas "Recursos Vegetais na Alimentação Humana', "Setor Agrário e Organização Social no Brasil", "Extensão Rural" e "Botânica Econômica". É associado da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia desde 2007 e seu atual Presidente. Acumulou experiências no estudo de plantas medicinais e alimentares. Atua na interface entre Etnobiologia e Antropologia e tem especial interesse em compreender os sistemas culturais sob uma ótica evolutiva.
Portugues, Espanhol e Inglês
8
Laura Jane GislotiGisloti, L.J
Etnoentomologia e Saberes Tradicionais
ProfessoraUFGDBrasilMSDouradoslauragisloti@gmail.com
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139882U2
Português
9
Natalia HanazakiHanazaki, N.
ecologia humana, etnoecologia, etnobotânica, conservação
professor
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Depto Ecologia e Zoologia, ECOHE - Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica
BrasilSanta CatarinaFlorianópolis
natalia.hanazaki@ufsc.br
http://lattes.cnpq.br/0396981959071027
http://orcid.org/0000-0002-7876-6044
www.ecohe.ufsc.br
Português, Inglês, Espanhol
10
Pollyanna Coêlho de Sousa
PollySousa, P. C.
Etnoecologia; ecologia humana; manejo florestal comunitário.
Professora; consultora socioambiental.
Universidade Federal Rural da Amazônia; Conservação Internacional-CI
BrasilParáParagominas
pollyanna.coelho@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/8075797405881074
http: // orcid .org / 0000-0002-1997-0344
https://www.facebook.com/pollyanna.coelhodesousa
Linkedin, Facebook, Recanto das letras
Pollyanna Coêlho de Sousa nasceu em Santarém, no Estado do Pará em 30 de agosto de 1984. Em 2009, formou-se em Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Campus Tapajós (Santarém). Em 2010, como consultora, atuou na implantação das primeiras áreas de coleta de sementes em Unidades de Conservação no estado do Pará (Reserva Extrativista Verde Para Sempre em Porto de Moz e Reserva Extrativista do Rio Iriri em Altamira). Em 2011, trabalhou na Secretaria de Estado do Meio Ambiente/Altamira, como Técnica de Meio Ambiente. No mesmo ano, assumiu a Coordenação da Unidade Regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará - IDEFLOR, onde permaneceu até 2013, atuando principalmente elaboração de projetos e ações voltados para o desenvolvimento das cadeias dos produtos florestais não madeireiros e na articulação e coleta de informações para a minuta da Politica Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar. Em 2015 concluiu mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia em Belém. Entre 2014 e 2016 foi colaboradora do projeto de pesquisa pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa/FAPESPA no projeto Seleção de matrizes, fenologia reprodutiva e germinação de sementes de Patauá (Oenocarpus bataua Mart.) e Tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) nas comunidades rurais no município de Almeirim-PA. Atualmente trabalha como consultora para cinco comunidades tradicionais na Resex Verde Para Sempre em Porto de Moz, sendo a responsável técnica dos respectivos Planos de Manejo Florestal Sustentável de Uso Múltiplo. Atualmente é professora substituta na área de produtos florestais não madeireiros na UFRA em Paragomins, Pa e Consultora Socioambiental pela Conservação Internacional-CI.
Português; Espanhol. Inglês.
11
Roberta Sá Leitão Barboza
RobertinhaBarboza, R. S. L.
etnoecologia; ecologia humana; pesca
Professor
LABPEXCA-Laboratorio de Pesquisa e Extensão Socioambiental de comunidades amazonicas
BrasilParáBragança
robertasa@ufpa.br; betabarboza@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9331256487699477
http://orcid.org/0000-0003-2367-553X
https://www.facebook.com/Labpexca
Academia.edu, Facebook
Roberta Sá Leitão Barboza concluiu o doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará em 2012. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, atuando junto ao curso de graduação Bacharelado em Engenharia de Pesca e aos Programas de Pos-Graduação PPLSA (Linguagens e Saberes da Amazônia) e PPGEAA (Estudos Antropicos na Amazonia), ambos da UFPA. Coordena o grupo de pesquisa ESAC (Estudos Socioambientais Costeiros) e o Laboratorio LABPEXCA (Laboratorio de Pesquisa e Extensão Socioambiental de Comunidades amazonicas. Desenvolve estudos com comunidades indígenas, quilombolas e pescadores artesanais da Amazônia. Tem experiência na área de Ecologia Humana atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento Ecológico Local , Gestão Participativa de Recursos Naturais, Sociologia Pesqueira, Etnobiologia, Quelônios Aquáticos, Conservação e Manejo da Fauna Amazônica.
Portugues; Ingles; Espanhol; Frances
12
Rumi Regina KuboRumiKubo, R.
antropologia das populações rurais, antropologia visual, etnoecologia
professor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
BrasilRio Grande do SulPorto Alegrerumi.kubo@ufrgs.br
http://lattes.cnpq.br/9635292250865390
https://orcid.org/0000-0002-2336-1402
Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Artes Plásticas (2000), mestrado em Botânica (1997) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e integra os grupos Desma (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), Navisual (Núcleo de Antropologia Visual) e Nesan (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional).
Português, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês
13
Vanilde Citadini Zanette
VanildeCitadini-Zanette, V.
plantas medicinais; etnobotânica
Professor-pesquisador
Universidade do Extremo Sul Catarinense- (UNESC), Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI)
BrasilSanta CatarinaCriciúmavcz@unesc.net
http://lattes.cnpq.br/7902320694662185
ResearchGate
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1973), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e Pós-Doutorado com ênfase em Produtos Florestais não Madeireiros na Royal Roads University, Victoria, Canadá (2005). Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Florística e Fitossociologia de Florestas, Recuperação de Áreas Degradadas e Etnobotânica (plantas medicinais).
Português, Inglês
14
Wedson de Medeiros Silva Souto
WedsonSouto, W. M. S.
Etnozoologia; Uso e conservação de vertebrados terrestres
Professor
Universidade Federal do Piauí, Departamento de Biologia, Laboratório de Etnobiologia e Ecologia Vegetal
BrasilPiauíTeresinawedson@ufpi.edu.brhttp://is.gd/wedsonFacebook
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UEPB em 2007, fiz mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2009) e doutorado em Zoologia (2014) pela UFPB. Desenvolvo pesquisas sobre caça (bushmeat hunting) e tráfico de animais silvestres nos trópicos, com ênfase na região Neotropical. Sou sócio da SBEE e tive a honra de participar da organização de alguns eventos da Sociedade, tais como o V ENEE (2009, Campina Grande-PB) e o X ENEE (2017, Teresina-PI).
Português, Inglês
15
Elson Silva de SousaElsonSousa, E. S.
Etnobiologia educacional
ProfessorIFMABrasilMaranhãoBuriticupu
elson.silva.es@gmail.com
Português
16
Lays Emanuelle Mendonça
ManuMendonça, L.E.
Ecologia e conservação
Estudante
Universidade Federal de Lavras
BrasilMinas Gerais
laysmendonca@estudante.ufla.br
FacebookPortuguês e Inglês
17
RAULLYAN BORJA LIMA E SILVA
RaullyanSilva, R B L
Etnobotânica; Etnobiologia; Etnoconservação; Ecologia Humana; Educação Ambiental
Professor/Pesquisador
Núcleo de Biodiversidade/Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá e Universidade Federal do Amapá
BrasilAPMacapá
raullyanborja@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/6238778182784379
http://orcid.org/0000-0003-4104-5611
www.iepa.ap.gov.br
Facebook, twiter, ResearchGate, whatsapp
Português, Espanhol, Inglês
18
Raullyan Borja Lima e Silva
RaullyanSilva, R. B. L.
Etnobotânica; Etnobiologia; Etnoconservação; Ecologia Humana; Educação Ambiental
Professor/Pesquisador
Núcleo de Biodiversidade/Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá e Universidade Federal do Amapá
BrasilAPMacapá
raullyanborja@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/6238778182784379
http://orcid.org/0000-0003-4104-5611
www.iepa.ap.gov.br
Linkedin, Facebook, twiter, ResearchGate, whatsapp
Português, Espanhol, Inglês
19
Fábio Ortiz GoulartGoulart, F. O.
coleções bioculturais; micologia
Estudante
Universidade Federal do Rio Grande
BrasilRSRio Grandefabioortiz@furg.br
http://lattes.cnpq.br/9202600917364968
Academia.edu, Facebook, ResearchGate
Aluno do bacharelado em Arqueologia, atualmente busca realizar pesquisas envolvendo o uso de plantas na liturgia afro-brasileira, e também atua como estagiário voluntário no Herbário da Universidade Federal do Rio Grande realizando uma Coleção de macrofungos de interesse antropológico e arqueológico.
Português, espanhol, inglês (somente leitura)
20
Ieda Matia BortolotoIedaBortolotto, I. M.
Etnobotânica; Plantas alimentícias;
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFMS
Laboratório de Etnobotânica/ Botânica do Institudo de Biociências da UFMS
BrasilMato Grosso do SulCampo Grande
iedamaria.bortolotto@gmail.com
CV: http://lattes.cnpq.br/5604745373061740
Linkedin, Facebook, ResearchGate
Inglês
21
Maria Carolina Las Casas e Novaes
Carol
NOVAES, Maria Carolina Las Casas ou Novaes, M. C. L. C.
etnoecologia, ecologia humana, etnobiologia, educação ambiental.
pesquisador
UNESP - CLP, CRUSTA - Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos.
BrasilSão PauloSão Vicente
carol.lascasas@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/2753330727250655
Linkedin, Academia.edu, Facebook, ResearchGate
Nascida em São Paulo (SP), formada em Gestão Ambiental pela Universidade São Francisco (2008-2010), Mestre em Biodiversidade pela UNESP-CLP, onde realizei minha pesquisa, cujo trabalho analisou a pesca do caranguejo-uçá como um sistema sócio-ecológico complexo, utilizando como base o etnoconhecimento dos pescadores artesanais em Cananéia (SP).
Português, Inglês, Espanhol
22
Geilsa Costa Santos Baptista
BaptistaBaptista, Geilsa
Etnobiologia, ensino de ciências e biologias
Professor Universitário
Universidade Estadual de Feira de Santana
BrasilBahiaFeira de Santana
geilsabaptista@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/7440021393447374
Academia.edu, Facebook, ResearchGate
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saude Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012), com estágio na Universidade do Minho, Portugal. Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBBE). É professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS) Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia) para a diversidade cultural. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimentos prévios, etnobiologia, educação científica e diversidade cultural, ensino e formação de professores de biologia para a diversidade cultural.
Português, espanhol, inglês.
23
André Braga JunqueiraAndréJunqueira, A. B.
etnoecologia; ecologia histórica; domesticação da paisagem; uso e manejo de recursos
Pesquisador
Universitat Autònoma de Barcelona
EspanhaCatalunhaBarcelona
abjunqueira@gmail.com
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732639E0
0000-0003-3681-1705ResearchGate
Português, Inglês, Espanhol, Francês
24
Claudia Nunes-SantosClaudia
Santos, CN; Nunes-Santos, C.e
Etnozoologia, patrimônio Biocultural, educação intercultural
Professora/pesquisadora
Universidade Federal de Sergipe
BrasilSEAracaju
claudianunes.bio@gmail.com
Português, Romanês/Chib, inglês
25
Juliana Rodrigues Larrosa Oler
Ju OlerOler, JRL
Etnobotânica; Agrobiodiversidade; Populações Tradicionais; Ecologia Humana
Pesquisadora no grupo de pesquisa "Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - grupo de pesquisa "Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia / Programa de Manejo de Agroecossistemas
BrasilAmazonasTefé
juliana.oler@mamiraua.org.br
http://lattes.cnpq.br/3514475634759966
https://orcid.org/0000-0003-3910-4256
Português, Inglês, Espanhol
26
Thyago Gonçalves Miranda
Thyago MirandaMiranda, T. G.
Etnobiologia: Plantas medicinais; fitoquímica
Estudante
Universidade Federal do Pará, Instituto de biotecnologia, Laboratório de Monitoramento e Conservação Ambiental
BrasilParáBelém
thyagomiran@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/1173804701389066
https://orcid.org/0000-0002-6195-6941
Linkedin, twiter
Formado em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Ciências Ambientais (UEPA) e doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará
Português
27
Sílvia Laine Borges Lúcio
SílviaBorges, S. L.
etnoecologia; sistemas agrícolas tradicionais; manejo tradicional do fogo
professora; pesquisadora; consultora
Centro de Desenvolvimento Sustentável; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade
BrasilDistrito FederalBrasília
silvialainebio@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4309144835516940
https://orcid.org/0000-0002-3560-570X
Linkedin
Possuo graduação em Biologia (licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007), especialização lato sensu em Avaliação de fauna e flora em estudos ambientais pela Universidade Federal de Lavras (2009), mestrado em Desenvolvimento Sustentável na área de concentração Política e Gestão ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2013) e doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (2019). Meu foco de pesquisa é ecologia aplicada, etnoecologia, agroecossitemas, sistemas agrícolas tradicionais, manejo integrado do fogo, resiliência e regeneração natural de ecossistemas e conservação da sociobiodiversidade. Tenho preferência por trabalhos multidisciplinares que juntam ações de conservação, manejo e restauração ecológica. Em 2013 atuei como consultora em um estudo de caracterização socioambiental e avaliação socioeconômica de sistemas agrícolas tradicionais junto a populações quilombolas no Jalapão (TO) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional). Ainda em 2013, atuei como pesquisadora em uma pesquisa no sul do Maranhão vinculada ao projeto DURAMAZ2 (CREDA-França). Em 2014, fui consultora do Instituto Publix (MMA/BID) avaliando governança e gestão ambiental brasileira. No mesmo ano, fui bolsista DTI-B (CNPq) vinculada ao projeto Rede Clima (sub rede Mudança Climáticas e Desenvolvimento Regional CDS/UnB), atuando como pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB).
Português, Inglês
28
Kallyne Machado Bonifácio
KallyneBONIFÁCIO, K.M.
Etnozoologia; Etnobiologia Ecológica; Conservação da fauna (útil) silvestre.
Professora/ Pós-doutoranda PRODEMA/UFPB
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA)/UFPB
BrasilPBJoão Pessoa
kallynebonifacio@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/8240555685711403
https://orcid.org/0000-0002-0767-9226
Facebook, Mendeley, ResearchGate, instagram
Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2003) (CRBio 36.683-05), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente, realiza Pós- Doutoramento (PNPD-CAPES) no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto ao Laboratório de Ecologia Terrestre, sendo membro Docente Colaborador desse Programa, nível Mestrado.
Português, Inglês e Espanhol.
29
Sammer Maravilha Chagas Gilio Dias
Gilio-Dias
etnobiologia; etnoecologia; pesca artesanal
estudante
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estados UnidosCarolina do NorteGreensboro
sammersummer@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/8011911913780571
https://orcid.org/0000-0002-0148-3548
Português
30
Lin chau mingLinMing, l.c.
Etnibotanics, plantas medicinais, plantas alimentícias tradicionais
Professor
Centro de ciencias agrarias ufsc
BrasilScFlirianipolis
linming2809@gmail.com
Linkedin, Facebook, ResearchGate
Engenheiro agronomo formado pela Esalq uso em 1980
Trabalhei na Emater Paraná de 1982 a 1992 antes De ser contratado pela Unesp botuca tu em 1993. Aposentei 2019 e atualmente sou professor visitAnte sênior no centro de ciências agrarias da Ufsc em florianopolis
Portugues ingles espanhol taiwaned
31
Amanda Roberta Corrado
AmandaCorrado, A.R.
Etnobiologa, etnobiologia histórica, história das ciências, coleções biológicas, sistemas alimentários tradicionais, construção de processos coletivos de organização, educação popular e organização coletiva de cadeia de produtos da sociobiodiversidade
Pós-doc e Gestora no coletivo Sab-territorios no distrito de Furquim, Marina, Minas Gerais.
Pós-doc do Instituto de Química - NUUBS- Unesp Araraquara, Programa de Pós-graduação Biomas- UFOP e Coletivo Saúde alimentação biodiversidade e territórios (Sab-territorios)
BrasilMinas GersisOuro Preto
amandacorrado@gmail.com
Português, espanhol, inglês, francês
32
FRANCISCO JOSE BEZERRA SOUTO
Franzé Souto, F.J.B.
Etnoecologia; Etnozoologia; Ecologia Humana
Professor
Universidade Estadual de Feira de Santana, DCBio, Laboratório de Etnobiologiae Etnoecologia
BrasilBAFeira de Santana
franze.uefs@gmail.com
Português, Inglês, Espanhol
33
Maria Antonia CarnielloMaria AntoniaCARNIELLO, M.A.
Sistemática Vegetal; Etnobotanica; Fitossociologia de Angiospermas.
Professora da Educação Superior
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat
Brasil Mato GrossoCáceres, MTcarniello@unemat.br
http://lattes.cnpq.br/6659152924492446
https://orcid.org/0000-0002-7474-4227
www.unemat.brFacebook
Trabalho na Educação em Mato Grosso desde 1984. Na Unemat desde 3/09/1990. Sempre atuando com estudos sobre plantas, povos e cultura.
Português, Inglês e Espanhol
34
PAULA CHAMY PEREIRA DA COSTA
Paula Chamy
Chamy, P, ; Costa, P.C.P.
etnoecologia abrangente, populações tradicionais, direito consuetudinário
pesquisadora, funcionária pública, educadora
SOLTEC/UFRJ, Tribunal Regional do Trabalho
BrasilSPSão Paulo
paula.chamy@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/3554370491408010
orcid.org/0000-0002-3877-5544
site do programa: http://nides.ufrj.br/index.php/projetos-soltec/etno
Linkedin, Academia.edu, twiter
Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1994), Licenciatura Em História pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Ecoturismo pelo Senac (2002), Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Doutorado em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas, (2011), pesquisadora colaboradora do NEPAM/UNICAMP até 2019 (pós doc). Tutora e conteudista da Escola Judicial do TRT2, atualmente é coordenadora convidada do projeto de extensão Etnodesenvolvimento e economia solidária da UFRJ, dedica-se a pesquisas que envolvem direitos especiais de comunidades culturalmente diferenciadas, atuando principalmente nos seguintes temas: etnoconhecimento e etnoconservação, ambiente e sociedade, unidades de conservação de uso direto e sustentabilidade (com ênfase em reservas extrativistas marinhas), gestão compartilhada de recursos de uso comum, políticas públicas para conservação, populações indígenas .
português, espanhol, inglês, francês
35
Regina Célia de OliveiraReginaOliveira, R.C.EtnobotânicaProfessor
Universidade de Brasília
BrasilDistrito FederalBrasíliareginacelia@unb.br
http://lattes.cnpq.br/2968817136128886
Linkedin, Academia.edu, Facebook, twiter, ResearchGate
Português, Inglês, Espanhol
36
Rogerio Benedito da Silva Añez
AñezAñez, R. B. S.
Etnobotânica; Plantas Medicinais; Morfoanatomia
Professor
UNEMAT - Univesidade do Estado de Mato Grosso
BrasilMato GrossoTangará da Serraanez@unemat.br
http://lattes.cnpq.br/1344182508125916
https://orcid.org/0000-0002-6247-8814
Facebook, Instagram
Biólogo, Licenciado pela UFMT - 1995; Mestre em Saúde e Meio Ambiente, área de Etnobotânica, pela UFMT - 1999; Doutor em Botânica, pelo INPA/UFAM - 2009. Trabalho com Plantas Medicinais do Cerrado nas áreas de Etnobotânica em comunidades tradicionais de Mato Grosso, Morfologia e Anatomia vegetal de espécies tidas como medicinais nas comunidades.
Português, Espanho, Inglês
37
CLAUDIA NUNES SANTOS
NUNES, C; SANTOS, C.N.
Etnobiologia, Etnozoologia, Educação/Formação de Professores (Ciências e Biologia)
Professora/Pesquisadora
Departamento de Biologia/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/Universidade Federal de Sergipe
BrasilSergipeAracaju
claudianunes.bio@gmail.com
<http://lattes.cnpq.br/2492271962939337>
Linkedin
Bacharel em Biologia, Mestre em Zoologia, Doutora em Biologia e Genética Molecular, com estágio pós-doutoral em Biotecnologia na UFAM. Tem se dedicado à leitura e tradução dos saberes biológicos locais, especialmente das conexões animais humanos e não humanos em Comunidades Tradicionais. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros (ESAC) no Instituto de Estudos Costeiros da UFPA, membro do Grupo de pesquisa Etnobiologia e Patrimônio Biocultural do Laboratório de Etnobiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e Pós-doutoranda em Etnobiologia na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Português, Inglês, Espanhol, Alemão
38
Maria do Carmo Pereira dos Santos Tito
TITO, M. C. P. S.;
Etnobiologia, Etnozoologia, Educação, Meio ambiente e Cultura indígena
Pesquisadora; professora
Universidade Federal do Tocantins - Programa de Pós - Graduação em Ciências Ambientais -CIAMB
BrasilTocantinsPalmas
mariacptito@gmail.com/ mariatito@uft.edu.br
: http://lattes.cnpq.br/3188470307979435
https://orcid.org/0000-0001-6122-3935
Linkedin, Instagran
Bióloga, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental; especialista em Educação, Mestra e Doutoranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Docente efetiva da rede estadual de Educação do Tocantins e pesquisadora. Possui experiência nas áreas de educação, etnobiologia e etnozoologia, Ambiente e cultura junto aos povos indígenas do Tocantins principalmente as etnias Xerente e Javaé da Ilha do Bananal.
Português, espanhol e inglês
39
Rubens Pessoa de Barros
RubensBarros, R.P.
Agroecologia e entomologia, produção vegetal.
Professor
Universidade Estadual de Alagoas
Brasil Alagoas Arapiraca
pessoa.rubens@gmail.com
Facebook, ResearchGate
Biólogo. Doutorado em Proteção de plantas
Português-Inglês
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100