Curso Introdução a Educação digital
 Share
The version of the browser you are using is no longer supported. Please upgrade to a supported browser.Dismiss

 
View only
 
 
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU
1
Indicação de data e horaQuem eu sou?2. O que significa Hardware e Software?3. O mouse é usado para que? Quais são as funções dos botões do mouse? 4. O que significa mídia removível? Quais são os tipos de mídias removíveis mais comuns? 5. Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Elabore um pequeno texto refletindo sobre o modo de inserção das TIC nas escolas.6. Você notou alguma diferença entre os computadores usados para a realização deste curso e os que comumente vemos em outros lugares? Relate sua observação.7. Nesta atividade você deverá fazer um tour pelo menu principal do editor Writer do BrOffice. Faça com atenção. A proposta é que você localize nesse menu pelo menos três funcionalidades que você gostaria de utilizar ou que desconhecia. Agora nos conte sobre o passeio no menu.8. Pesquise na Wikipédia sobre: inclusão digital, texto impresso, texto digital. Agora elabore um hipertexto.9. Encontre na Internet uma imagem sobre a comunicação síncrona e comunicação assíncrona, usando a página do Google. Escola polo do curso1. O que realmente é computador e computação? Quais são os periféricos de um computador?11. Este espaço é seu:10. Faça uma resenha crítica com os temas: “Lápis perde espaço para o teclado” e “O computador vai substituir o professor”,
2
3
22/07/2013 22:47:06Sou o Alan Leite Moreira, trabalho na Escola Papa Paulo VI, exerço a função de Professor de Química e possuo Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Química.Hardware é a parte física do computador (Ex.: mouse, teclado, monitor), enquanto que Software é a parte lógica do computador (Ex.: Windows, Word, Internet Explorer).O mouse é um periférico utilizado para a entrada de dados no computador, servindo para posicionar o "cursor" na área de seleção desejada, em que é confirmada com um clique em seu botão esquerdo ou direito.Mídias removíveis são aquelas capazes de ler, gravar e editar dados em uma memória, sendo possível seu transporte com facilidade. Exemplos: pen drive, CD, DVD, Blu Ray.A inserção da tecnologia na escola é necessária para que seus estudantes tornem-se pessoas capazes de utilizar e acompanhar a evolução das tecnologias disponíveis em nosso mundo globalizado.A diferença é que os computadores utilizados na sala de informática da nossa escola é considerado como um computador "desktop" ou "computador de mesa", sendo de grande porte quando comparado com outros do tipo "Notbook" ou "Netbook".No menu inserir, opção "quebra manual", obtive as opções quebra de página, de coluna e de linha.

No menu arquivo, obtive a opção "exportar como PDF", sendo uma opção rápida e prática para transformar nossos arquivos do tipo "odt" em "pdf", aumentando assim a proteção e fidedignidade da edição dos nossos arquivos.

No menu tabela, encontrei a opção inserir tabela, sendo um recurso bastante utilizado para apresentações mais didática de dados estatísticos.
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Comunicação Síncrona:
http://www.brasilescola.com/upload/e/bate%20papo.jpg
Necessita da interação/comunicação simultânea de duas ou mais pessoas ao mesmo tempo, como é o caso do bate-papo.

Comunicação assíncrona:
http://4.bp.blogspot.com/_QD5LCOMdKA4/SsUBszJBksI/AAAAAAAAAAU/y_56UmlxavU/s320/Imagem2.jpg
A interação/comunicação entre duas ou mais pessoas ocorre em tempos distintos, como é o caso do e-mail.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIO computador é uma máquina produzida pelo homem capaz de processar dados e convertê-los em informações, enquanto que a computação uma área da ciências exatas que preocupa-se com o emprego racional das tecnologias ofertadas pelos computadores.

O computador apresenta periféricos de entrada (Ex.: teclado, mouse), de saída (monitor, impressora) e de entrada e saída (impressora multifuncional, pen drive).
O curso oferece um bom apoio presencial, mas ocorre em horário/dias de atividades normais dos professores, dificultando sua disponibilidade de tempo. Além disso, precisamos de um material teórico impresso para acompanhar o andamento e discussões do curso, bem como a plataforma necessita de uma navegação mais simples e objetiva.O teclado está para o lápis, assim como o computador está para o professor, pois ambas relações são complementares e não excludentes, sendo portanto interdependentes.
4
23/07/2013 22:16:54Meu nome é Erika M G de Melo, leciono Química na EEEFM Luzia Simoes Bartollini, faço mestrado na UFPB e especialização na UEPB.O computador precisa de peças e equipamentos. Esse conjunto arquitetado permite que o computador funcione quando damos um comando. À esse conjunto de peças e equipamentos dar-se o nome de hardware Já as tarefas que podem ser executadas por meio de comandos compõem o software. Esses software possibilitam, por exemplo, digitar textos, fazer cálculos, desenhos...A utilidade do mouse está diretamente relacionada a sua função. Inserir o cursor numa parte desejada, para selecionar algo, clicar numa função, atalho, tarefa, abrir janela com tarefas especificas são objetivos quando se usam o mouse. Com exceção da ultima utilidade citada, todas as demais são funções do botão direito. A última, por sua vez, é função do esquerdo.Mídia removível significa algo que eu posso guardar na memoria e ser facilmente transportado, difundido para outro local. Dentre os tipos podemos citar os antigos, não mais utilizados, disquetes, CD, DVD, Blu ray, pen drive, HD externo.O avanço das TICs e seu crescimento numa sociedade cada vez necessitada de informações, acessos, resoluções rápidas... nos faz perceber que essas tecnologias podem e devem ser exploradas pela escola numa perspectiva de construção de cidadães mais cientes e consciente de seus deveres e direitos. Saber utilizar essas tecnologias de forma proveitosa é essencial para tal construção. A escola, como figura cada vez mais presente na formação desses cidadãos deve contemplar os avanços presentes na sociedade, seus impactos, benefícios e malefícios. Asim , inserir as TICs nas escolas é essencial para desenvolvimento de seres interativos com reflexão e pensamento critico alem de, como consequência, facilitar e colaborar nos processos de ensino- aprendizagem.A diferença estava apenas no sistema operacional já que o utilizado usava o BrOffice e os encontrados em outros lugares, normalmente, usam o windows .Sendo o Write BrOffice um editor de texto, o menu nos traz opções que podem ser utilizadas dentro de um texto. Em arquivar,por exemplo, é possível salvar ou abrir um novo arquivo. Em editar, corrigir textos. Em tabelas, construir uma tabela com propriedades definidas. Em ajuda, tirar possíveis duvidas sobre o programa. Na internet podemos encontrar inúmeros textos informativos que antes só encontrávamos numa folha de papel. Esses textos digitais permitem o acesso a outras informações que estão contidas num texto impresso alem de, promover a inclusão digital. Comunicação sincrônica
A comunicação sincrônica é caracterizada pela participação e interação dos participantes em tempo real, ou seja, os integrantes desse tipo de comunicação devem estar conectados ao mesmo tempo para que ocorra o dialogo. Ex.: sala de bate papo
Comunicação assincrônica
Neste caso, a interação não precisa ser imediata. Os participantes podem receber mensagens quando entrarem na rede sem precisarem estar conectados para que as mensagens sejam enviadas. Ex.: email

EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é o aparelho composto por peças e programas. Computação, a ciência relacionado aos trabalhos que serão desenvolvidos nesse aparelho, ou seja, a execução de tarefas que facilitam nossas vidas cada vez mais pois podemos guardar, enviar, responder, disseminar informações de modo rápido e diverso.
Há periféricos de entrada e saída de informações. São eles: fax, modem, placa de rede, mouse, teclado, scanner, leitores de CD, DVD, cartões e código de barra, monitores, caixa de som, impressoras, gravador de CD, DVD.
Esse curso foi essencial para abrir horizontes, perceber e reafirmar cada vez mais a necessidade de aprender e o sentimento de que é preciso e possível utilizar as TICs nas escolas.Neste caso, a interação não precisa ser imediata. Os participantes podem receber mensagens quando entrarem na rede sem precisarem estar conectados para que as mensagens sejam enviadas
Em meio aos avanços tecnológicos e numa sociedade onde as informações encontram-se difundidas e podem ser localizadas facilmente, surge alguns questionamentos:
O computador ira substituir o professor?
Será que a escrita poderá ou deverá ser substituída pela digitação?!
Apesar dos crescentes avanços tecnológicos e numa sociedade cada vez mais digital, é valido salientar que, a comunicação escrita foi e ainda é um importante meio de expressão. Não que o texto digitado não seja, porém a união de ambos me parece mais efetiva. Não creio que a sociedade esteja preparada e nem deva deixar de aprender a escrever, mas sim, unir o útil ao agradável e poder escolher entre escrever e digitar.
Aquilo que antes só poderia ser encontrado por meio de pesquisas em bibliotecas, consulta a diversos livros pode, hoje, ser acessado e disseminado rapidamente. Os alunos chegam até as salas de aula com inúmeras informações e questionamentos sobre algo que encontraram no mundo virtual e tomam como verdade e lúdico podendo ou não ser.
É importante salientar que há descrições erronias que estão disponíveis e podem ser acessadas como verdade, que a facilidade de acesso as informações podem funcionar de modo positivo ou não dependendo do interesse de cada discente e que os educandos podem interpretar as informações à seu modo.
Neste sentido, acredito que o computador não substituirá o professor pois o mesmo deve e pode caminhar neste contexto como facilitado utilizando os recursos das TICs em suas aulas com o intuito de motivar e promover de modo mais efetivo o ensino – aprendizagem esclarecendo verdades e tirando duvidas que com certeza devem surgir.
5
25/07/2013 18:46:47nome: Elisafi Lino Donato
escola: E. E. E.F.M Professor Olivio Pinto
Função: Professor
Disciplina: Física
titulação: graduado em licenciatura em física, com especialização em metodologia do ensino de física e mestrando em ensino de física pela UEPB campus de Campina Grande.
Hardware - vem do inglês, obviamente, e significa ferramenta, neste caso é a parte física do computador. Tudo o que podemos tocar. Para seu conhecimento, a área que estuda essa parte dos computadores é chamada de engenharia da computação.

Software - soft significa suave, neste caso é a parte lógica e operacional do computador, podemos ver e ouvir, mas não podemos tocar. A área que estuda os sistemas operacionais e programas para computadores é a ciência da computação.
Mouse é um periférico, periféricos servem para executar uma ação, na qual, o resultado é exibido no monitor de seu computador..
Ou seja, a ação do mouse é igual a um resultado na tela de um monitor..isso é linguagem de computador, algoritimos..
Botão esquerdo: serve para navegar sobre a tela, para marcar links, para ativar programas (geralmente com dois toques rápidos sobre o ícone), ativar as opções de caixa de ferramentas, etc.

Botão direito: para renomear arquivos, acessar propriedades de arquivos, etc.
a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases.
exemplos: Pendrive, cartão de memória, CD, DVD, HD portátil.
Nos dias atuais o acesso as tecnologias se tornou mais fácil para todos os indivíduos. As facilidades que de obter informações e o crescimento dos meios de comunicação principalmente a internet mudaram o comportamento de toda a sociedade. Como é de se esperar a educação acompanha todo o processo de desenvolvimento humano, então não tem como a sociedade se desenvolver sem a educação trabalhando junto a essas mudanças, pois faz parte do processo educacional preparar os indivíduos para as necessidades atuais. Então ficaria sem sentido falar de educar para essas necessidades se o processo de ensino aprendizagem não tiver caminhando junto com o desenvolvimento tecnológico. A inserção das TICs nas escolas vem acontecendo de maneira lenta, muitas vezes por falta de investimento ou de preparação de profissionais que possam utilizar esses recursos. Infelizmente nesses casos o processo de aprendizagem vai ficando cada vez mais defasado, pois as formas tradicionais de ensino, vem despertando cada vez menos o interesse dos educandos.Não, neste curso usei meu Notebook. eu não tenho o BR office.Não sei como criar hipertexto nessa página.A forma síncrona permite a comunicação entre as pessoas em tempo real, ou seja, o emissor envia uma mensagem para o receptor e este a recebe quase que instantaneamente, como numa conversa por telefone. São exemplos deste tipo de comunicação o chat e a videoconferência.

Já a forma assíncrona dispensa a participação simultânea das pessoas, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual poderá ler e responder esta mensagem em outro momento. São exemplos deste tipo de comunicação o correio eletrônico, o fórum e a lista de discussão.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIDenomina-se computador o conjunto de artifícios eletrônicos capazes de efetuar qualquer espécie de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O computador é o elemento fundamental da Ciência da Informação, também descrita corriqueiramente como informática. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
A computação é um ramo da Matemática que trata exclusivamente do estudo de grandes quantidades de cálculo ou operações envolvendo números muito grandes. A palavra computar significa calcular, e em seu sentido original, designava qualquer tipo de operação matemática
Os periféricos do computador são: Mouse, teclado, monitor, impressoras, leitores e gravadores de CD, etc.
Apesar de já ter lido muito sobre o tema de inclusão digital, sempre tem algo a mais que se possa aprender. Este curso foi muito produtivo, pois deu a possibilidade de compartilhar experiências com profissionais da minha área de atuação, além disso permitiu que eu fizesse uma reflexão sobre minha prática pedagógica e o que poderia ser feito para melhorar a mesma.Resenha crítica:
Lápis perde espaço para o teclado
Com o desenvolvimento das tecnologias na nossa sociedade as necessidades do nosso dia dia estão sempre mudando, e uma das razões que coloca o homem como espécie dominante no planeta é a capacidade de adaptação do mesmo, essa flexibilidade se deve ao nosso cérebro ser mais desenvolvido do que qualquer outra espécie. Desde a pré-história o homem sempre teve a necessidade de deixar informações para as próximas gerações uma prova disso são as escrituras deixadas nas cavernas. Com o passar do tempo o homem conseguir se modernizar com o desenvolvimento da escrita e o uso dos pergaminhos e posteriormente do papel ate chegarmos a realidade atual que é a escrita pelo computador que não exige o papel para fazer uso da escrita e sim um computador ou até mesmo um tablet. É importante que a educação acompanhe essas mudanças porque as necessidades atuais já não são as mesmas de séculos passados, hoje em dia há uma necessidade de buscar cada vez mais autores em uma produção científica e isso se torna um pouco inviável sem o computador, pois essa forma de escrita é de mais fácil divulgação, pois é muito mais fácil achar sobre um tema na internet do que procurar em uma biblioteca.
O computador vai substituir o professor
Não é mais novidade que as facilidades de buscar informações sobre quaisquer tema esta a cada dia mais acessível para todos. Além disso a necessidade de aumentar a qualificação profissional em diversas áreas vem se tornando cada vez mais indispensável, porem o grande desafio é: Como atingir um público que está com seu tempo quase todo comprometido? Uma das soluções para esse problema é o uso do computador no ensino, pois este consegue se adequar aos horários e necessidades dos alunos. Este fato é muito bem observado não só nas escolas de ensino a distância, cada vez mais as escolas que tem o ensino presencial vão usando recursos conseguir atingir públicos diversos. Não se pode dizer que o computador vai substituir o professor, pois o mesmo tem um papel muito importante no processo de ensino aprendizagem, o que deve ocorrer num futuro próximo é uma proximidade maior entre professor e computador e que eles trabalhem juntos para o desenvolvimento do processo educacional.
6
25/07/2013 21:37:53Sou Rosemeri Pereira da Costa Periassu, professora de português na Escola Horácio de Almeida, estou concluindo o curso de Especialização em Educação Integral e Direitos Humanos, pela Universidade Federal. Gosto de participar de cursos ajuda a crescer, pois é importante interagir com outros profissionais, onde as trocas de experiências soma positivamente para nossa caminhada educacional.

Hardware, e a parte física que compõem um computador e o Software é o conjunto de instruções responsáveis por fazer seu PC funcionar.É usado para direcionar a seta para clicar na função desejada, o botão esquerde é usado para tudo: clicar, abrir programas, arrastar e soltar, o botão direito normalmente, serve para acessar funções adicionais, sendo a mais comum delas a do menu contextual, relacionado ao objeto ou programa em questão;A mídia removível se refere a memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura. CD-R , DVD, PEN DRIVE e entre outros. Facilita nas pesquisas rápidas e podemos preparar aulas criativas, com assuntos dentro da atualidade, tornando um ambiente agradável para manter o aluno atento às atividades, e ainda estamos avançando junto com os alunos, entendendo a linguagem dos mesmos. Sim. Estão em bom estado e funcionando. Observo que a todo momento a tecnologia tem inovações e nas Escolas temos que conservar os que equipamentos existem, pois não são trocados com frequência, é feita a manutenção,quando necessário, e para isso é uma grande burocracia. Sabemos que cada empresa representa sua marca, os fabricantes vivem no mercado de concorrência, onde o melhor sempre vai tem algum item que ira diferenciar um do outro, a tecnologia sempre terá inovações para manter a melhor divulgação e liderar as vendas dos produtos lançados. São essa três funcionalidade, processador de textos (o Writer), uma planilha eletrônica de cálculos (o Calc), um editor de desenhos vetoriais (o Draw). Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informaçãohttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.edgarlisboa.com.br/wp-content/2010/07/Comunica%25C3%25A7%25C3%25A3o-Imagens.jpg&imgrefurl=http://andressa1973.blogspot.com/2011/07/comunicacao-sicronas-e-assincronas.html&usg=__Drtl5XJ3YN29KFP9LIOJ0-Tde1I=&h=320&w=307&sz=27&hl=pt-BR&start=2&sig2=4OnFGUU57LFGpaCV6vGioA&zoom=1&tbnid=AHUIo00NFrdSbM:&tbnh=118&tbnw=113&ei=QsLxUb69E8r64APEvICIBQ&itbs=1&sa=X&ved=0CC8QrQMwAQEEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é uma maquina que é capaz de varios tipos de informações e computação e a busca de uma solução a partir de entradas (inputs) e tem seus resultados (outputs) depois de trabalhada através de um algoritmo. Os periféricos que compõem um computador são Hardware e Software Através do curso, consegui romper a barreira da insegurança dentro do meu mundo, pois achava que não chegaria à manusear um computador. Sempre tive essa necessidade de aprender e com isso ajudar na organização e preparação das aulas com metodologia informatizada e dinamizando minhas atividades pessoais e profissionais. Com esse avanço estou entendendo melhor os meios de comunicação usados pelos jovens.













Ao iniciar o curso senti um pouco de dificuldade, pois o computador não era tão familiar para mim. Através do mesmo ,já rompeu essa barreira que nos separava. Sinto que essa oportunidade está me ajudando profissionalmente, as aulas com o uso da informática fica mais dinâmica e agradável para o professor e o aluno participa com mais interesse e vontade de interagir dentro dessa mesma linguagem com o professor.
O grande desafio de manusear o computador foi complicado, mas com pouco tempo foi perdendo o medo e conseguindo digitar e pesquisar, Através do curso conseguir melhor o relacionamento com o aluno que adora ir assistir aula no laboratório de informatica.

Nas frases: Lápis perde espaço para o teclado, e o computador vai substituir o professor, não concordo com essa afirmativa, não enxergo dessa formam, cada um tem seu papel importante e de utilidade para o nosso dia a dia, O ser humano nunca perderá sua capacidade para qualquer que seja a máquina, dentro do processo de tecnologia avançada, pois visualizo como soma positiva e alternativa de dinamizar as aulas sem perder espaço como profissional, E ainda agiliza com mais facilidades todos os trabalhos que planejamos para ministrar as aulas, como também avançamos junto com nossos alunos, pois é essa a linguagem dos mesmos. Portanto quando pensamos em avanço, nunca devemos nos sentir fragilizados e achar que nossa capacidade está comprometida pala máquina, que é fabricada pelo próprio homem, possa de repente substitui-lo em tudo, não podemos pensar assim e nos sentir ameaçados, pois além de capacidade temos sentimentos , afeto, compreensão, tentamos entender e ajudar os jovens com comportamentos inadequados para uma sala de aula, somos presentes no dia a dia do aluno.
7
27/07/2013 22:37:18Meu nome é Luzimeire de Cássia Rodrigues da Silva, leciono na EEEFM Prof. Luzia Simões Bartollini, Professora da disciplina de Português.Hardware é a parte física do computador, isto é, o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados.
Software é a parte lógica do computador, isto é, toda sua parte física.
O mouse é um elemento do computador, com ele podemos interagir com o computador, executar ações ou comandos para realizar tarefas.
Suas funções são: clicar nos objetos, como menus, ícones, botões das janelas, entre outros.
Mídia removível é tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do computador.
Os tipos de mídia removível mais comuns são: Pendrive, Cartão de Memória, CD, DVD, entre outros.
Precisamos usar as tecnologias em nossa escola, para facilitar o ensino-aprendizagem, pois
assim ajuda em nossas aulas, tornando-as mais construtivas e interessantes, para que o nosso aluno seja motivado para a aula que estamos ministrando.
O sistema usado nos computadores da Escola Polo é Linux, no início pensei que ele era diferente do Windows, com o decorrer do curso, vi que não é muito diferente, o que muda é o nome do programa, mais suas funções são as mesmas.Ao fazer o tour pelo menu principal principal encontrei o Inpress, Calc e Office, são programas que tem nomes diferente dos programas do Windows, mais percebi que tem a mesma funcionalidade do Windows.Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
Texto Impresso é todo texto que era impresso, assim como os jornasi, revistas, etc.
Texto Digital é todo o texto que digitamos, assim como e-mails, torpedos, etc.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é o instrumento capaz de efetuar qualquer processamento de dados.
A computação realiza várias tarefas, que antes só podia ser feitas por pessoas, ela permite que nos comuniquemos com pessoas do mundo inteiro, através da digitação.
Os periféricos de um computador são: Periféricos de Entrada, Periféricos de Saída, Periféricos de Entrada e Saída, Periféricos de Comunicação.
Minhas expectativas com o curso é que eu venha aprender mais sobre as TICs, para que possa utilizar em sala de aula, transformando assim as aulas mais dinâmicas e atrativas para o alunado.
8
28/07/2013 19:40:38Meu nome é Jarleyde... Eu sou uma menina (é vocês não leram errado, MENINA) muito alegre e extrovertida... Apaixonada pelos números. Me formei em 2011, em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRPE. Leciono Matemática, na EEEFM Professor Antônio Gomes, em Bayeux. Meu maior objetivo é fazer minha parte pela melhoria da educação, é incentivar cada um de meus alunos, envolvendo-os nessa paixão pela Matemática.
Acredito num futuro melhor, para a educação do País e não me considero uma sonhadora por isto.
Hardware: seria a parte "dura" ou física do computador, por exemplo: teclado, mouse, monitor, circuitos, placas, etc...

Software: são os programas, a parte lógica do computador, exemplo: antivírus, editor de texto, Linux, etc..
O mouse é um periférico indicador (em inglês pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões.

Botão esquerdo (Botão de seleção)

É o mais utilizado para a execução de programas, é também conhecido como o (botão de seleção) ou seja ele serve para executar um programa ou aplicativo, com ele você pode selecionar texto, fotos que você deseja copiar ou excluir.

Botão direito

Com as fotos, textos que você selecionou com o botão esquerdo do mouse, com o direito você pode clicar sobre tudo que você selecionou, logo em seguida aparecera outras opções.
são tipos de memórias que podem ser removida do computador, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Exemplo: o CD-R, DVD-R, pen drive, etcEm primeiro lugar por que hoje tudo é tecnologia, inclusive a própria escola, como instituição física e dotada de tecnologia. A tecnologia está presente em tudo, na fabricação do concreto utilizado na estrutura da escola, na rede elétrica, nas lâmpadas, na rede hidráulica, em nossas roupas, cadernos, canetas. Tudo é tecnologia.
Em se tratando das TICs, em sala de aula, é urgente que possamos desfrutar dos aparatos tecnológicos, no objetivo de melhorar e maximizar as interações interdisciplinares do currículo escolar. E há inúmeros modos de fazer isso acontecer, utilizando games, blogs, grupos, vídeos...
Os principais personagens de nosso planejamento de aula, não pode ser somente o livro didático, o caderno, o quadro, o pincel... precisamos inserir, sem medo, as mídias tecnológicas.
não. Talvez os periféricos, que mudem, mas nada muito alarmante,já conheço bem o writer, talvez tenha curiosidade no menu ferramentas, na parte de personalizar o dcumento. Mas é um programa fácil de ser compreendido e utilizado."Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital)

"Texto impresso, nada mais é que o termo dado ao tipo de texto, geralmente redigido em folha impressa. Tais como o livro, jornal, revistas, etc."(http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_impresso)

"Um e-texto, ou texto digital (de "electronic text") é, geralmente, qualquer informação sob a forma de texto disponível em um formato codificado digitalmente inteligível pelo homem e criado por meios eletrônicos, mas mais especificamente refere-se a arquivos em formato texto ASCII.
E-textos tornaram-se populares graças às funcionalidades acrescentadas (como busca dentro do texto) e fácil portabilidade. Computadores de tipo Hand-held (como os PDAs) permitem o armazenamento de grande número de e-textos. Esses dispositivos também permitem a leitura do e-texto em viagem mais comodamente do que sob a forma de diversas folhas de papel." (http://pt.wikipedia.org/wiki/E-texto)



No que se refere a inclusão digital, ainda estamos muito longe de conseguirmos superar esta "falha", diferente do que muitos pensam, não é distribuir tablets, computadores, netbooks, notebooks, que se resolverá tal problema. Por mais que o número de usuários dessas tecnologias tenham aumentado consideravelmente, ainda temos uma enorme maioria dessas pessoas, que são consideradas analfabetas, em questões tecnológicas.
Tomemos, como exemplo, nossos alunos, mais atrelados as tecnologias, de ponte, que eles não existem, mas pra que a utilizam? páginas sociais, está no topo da lista que pensaram, tenho certeza. Será que eles sabem realmente utilizar essas tecnologias? e no quesito leitura? eles que mal conseguem (maioria) ler os textos ditos impressos (livro didático) imaginem se lerão os digitais?
O caminho para a inclusão digital é longo e, ouso dizer, que ainda estamos no início da caminhada.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIO computador nada mais é, do que uma máquina, que reage aos nossos comandos, convertendo esses comandos em dados, que podem ser processados, enviados para os periféricos ou simplesmente armazenados.

Já o termo Computação, tem a ver com a mais bela das Ciências: A Matemática é claro. A computação é o ramo da Matemática que trata do estudo das grandes quantidades de cálculo e/ou operações envolvendo números muito grandes. Esses cálculos seriam impossíveis de se resolver com papel e lápis, devido a extensidade deles. Computar significa calcular. Hoje em dia temos que computação = informática.


Periféricos existem diversos, são os dispositivos conectados ao computador, responsáveis pela entrada e saída de dados, por exemplo: Monitor, impressora, caixas de som, teclado, mouse, nosso querido MODEM, pen drive, etc...
Curso de boa qualidade, tenho adorado ler sobre as TICs, discutir sobre suas utilizações em minhas práticas docentes. As principais dificuldades que enfrento, é em relação a nossa vida atarefada de professor, que por vezes, consume todo nosso tempo, energia e paciência, deixando em nós o sentimento de "poderia doar-me mais ao curso do Proinfo".
9
29/07/2013 18:31:08Marivaldo Cardoso Luz, trabalho na escola estadual Gustavo Capanema no grotão, ao contrario da maioria dos meus colegas de curso que são professores eu sou técnico administrativo, e exerço a função de secretario escolar. 2- Hardware é a parte fisica do computador e Software é a parte logica onde armazenam as informaçõesÉ um periférico indicador, que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões que na maioria dos mouses so são três(3) e tem como funçao:
Botão esquedo: Clicar sobre ele sempre fará o sistema operacional realizar alguma ação.

Botão direito: por sua vez, é utilizado para dar acesso a funções secundárias e, na maior parte das vezes exige uma interação adicional do usuário para que realize alguma função

A rodinha tem a função de movimentar o cursor rapidamente na tela, seguindo o movimento que é feito com ela. Girá-la, por exemplo, na direção do usuário, fará com que o conteúdo da tela se movimente para cima
Mídia removível é tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do Computador. Pode ser um Pendrive, Um cartão de memória, Um CD, Um DVD, Um HD portátil, enfim,O uso das tenologias (TICS) no ambiente escolar favorece o acesso a informação, a troca de informações e experiências e assim proporcionar a professores e alunos a possibilidade de associar-se a outros conhecimentos
É preciso darmos conta do desafio e da oportunidade que a escola tem diante de si ao fazer com que os computadores sejam utilizados da maneira correta como ferramentas de aprendizagem.
No meu caso o que achei de diferente so o fato do sistema operacional ser o linux que eu particularmente não tinha usado mais tambem é bem simples A interface do writer é bem parecida com da word do pacote office.
Bem funcionalidades que posso apontar:
.No menu FORMATAR / PARÁGRAFO, percebi que há várias opções de mudança na caixa de diálogo.
. Espaçamentos de linhas, que é uma maneira de você deixar seu texto mais visível para leitura
.FORMATAR / PARÁGRAFO/BORDAS. Defina os ajustes necessários.Parte superior, inferior e/ou lateral de uma página. Uma página pode ou não conter borda e, quando contém, essa borda geralmente é enfeitada
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences).1

referencias:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital
EEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador: É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital.

.Computação: É o tratamento de dados em alta velocidade e com grande precisão
Ao iniciar esse projeto a expectativa era de poder adicionar a meu currículo mais um certificado mas logo no inicio percebi a riqueza dos assuntos abordados, e a cada encontro isso foi se confirmando.
O fato é, que tive uma otina surpresa com os temas abordados e saio muito contente e confiante que sera de grande utilidade
10
30/07/2013 13:37:32Olá meu nome é Greyce Martins, graduada em Matemática e Biologia pela Universidade de Pernambuco, Especialista em Matemática e Novas tecnologias, estudante da especialização em Fundamentos da Educação pela UEPB e do curso de Física pela UFPE. Professora de Matemática da Escola Luzia Simões Bartollini, trabalho realizado com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.
Software é a parte lógica do computador.
O mouse é utilizado para movimentar o cursor (apontador) pela tela do computador.
O botão direito do mouse utilizado (clicado) em um item normalmente exibe uma lista de coisas que você pode fazer com ele. O botão da esquerda serve para selecionar, abrir ou arrastar um arquivo ou programa.
Mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, pode ser um pen drive, cd, dvd, cartão de memória ou HD portátil.

No novo mundo que estamos inseridos nos deparando com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento. O nosso jeito de aprender e ensinar está mudando junto com essa evolução.
Os nossos alunos se encontram em um novo patamar quando se deparam com a tecnologia, a escola que até então só ensinava a ler e a escrever, deve assumir a responsabilidade de levar a esses alunos as novas formas de informação e comunicação e orientá-los à utilização de forma adequada para que isso implique no desenvolvimento dos mesmos.
Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes de levá-los ou melhor ir com eles a esse futuro que já chegou.
Nos computadores utilizados no curso, o sistema operacional encontrado é o Linux, já nos computadores utilizados em outros locais o sistema operacional é o Windows seja ele XP, 7, 8, entre outros.

O menu principal do Editor Writer do BrOffice nos mostra que é possível criar documentos para várias aplicações, profissionais ou pessoais, com a possibilidade de inserir no documentos figuras ou imagens.
Além disso, os documentos editados com o Writer podem ser exportados para arquivos nos formatos HTML, XML, Adobe`s Portable Documento Format (PDF), bem como várias versões de arquivos para o Microsoft Word;
Democratizar o acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação ou realizar uma inclusão digital é facilitar o acesso de pessoas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim toda a sociedade pode produzir e disseminar conhecimentos. E isso pode acontecer com a facilidade de produção de um texto digital, que digital possibilita uma maior autonomia do leitor quando o mesmo realiza uma leitura. Se por acaso, o texto digital vier com algum erro, não é necessário reeditá-lo.
Muitas vezes as pessoas gostariam de colaborar na autoria de um texto com seus conhecimentos, mas devido ao texto ser impresso isso não ocorre, pois este não é mutável sendo assim cada leitor pode ter uma interpretação diferente do que está sendo lido.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é uma máquina capaz de fazer processamento de dados; Computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e tem seus resultados (outputs) depois de trabalhada através de um algoritmo. Os periféricos de um computador- são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador, há periféricos de entrada: enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador) e periféricos de saída- transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som).Assimilar conhecimentos através das experiências trocadas entre os participantes e levar este conhecimento para a sala de aula através de novas metodologias de ensino.
11
30/07/2013 19:31:42eu sou Djaneide da Silva Nascimento leciono na escola Estadual Gustavo Capanema como professora polivalente sou pedagoga e gosto muito da minha profissão estou com uma turminha muito legal que é o primeiro ano no horário da manhã e também no horário da tarde sou apaixonada por todos os meus alunos.Hardware é a parte física do computador, composta por circuitos, cabos e placas,e O Software é uma aplicação, um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa.para mover o curso e o botão direito: serve para navegar sobre a tela, para marcar links, para ativar programas (geralmente com dois toques rápidos sobre o ícone), ativar as opções de caixa de ferramentas, etc.

Botão esquerdo: para renomear arquivos, acessar propriedades de arquivos, etc.
Mídia removível pode ser um Pendrive, Um cartão de memória, Um CD, Um DVD, Um HD portátil, enfim, tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do Computador.As mídias removíveis mais comum são cd,disquete,dvd e pen drive. por que através das tecnologias podemos fazer muitas coisa com nossos alunos alem de dar oportunidades para que todos tenham a mesma oportunidades de usar um computador fazendo pesquisas e diversas coisas q as TIC oferece para o professor trabalhar com seus alunos, sempre fazendo o uso dessa tecnologia com responsabilidades para que todos aprenda que as TIC é algo bom para todos.sim os computadores em que os curso é oferecido tem um programa especifico que é o linox,já os demais computadores que vimos em outros lugares tem uns programas bem diversos.as formas simples,linha a mão livre e o fluxograma.O passeio foi bem legal pois realmente prestei bastante atenção em tudo .Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. o texto impresso é o texto que é impresso em papel,o texto digital é aqueles encontrado na internet,Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.EEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESo computador é uma maquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processo de dados.Já a computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entrada e tem seus resultados depois de trabalhada através de um algoritmo.São teclado, mouse,digitalizador,monitor ,impressora,caixa de som, cartão de memória,drive de DVD,pen drive.A minha expectativas com relação ao curso é aprender cada vez mais,os meus sentimentos e de satisfação,as minhas dificuldades agora é bem menor pois já consigo fazer muitas coisas sem ter que ficar chamando tanto a minha professora,os avanço foram muitos com relação ao curso,os desafios foram tantos mais cada um foi vencido com muita ajuda e compreensão de todos no processo de inclusão digital.
12
30/07/2013 20:16:52Meu nome é Roberta Kelly da Silva Ferreira, leciono a disciplina de inglês na escola Professora Luzia Simões Bartollini há 11 anos, tenho Licenciatura em Inglês pela Universidade Vale do Acaraú e estou terminando Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba.Hardware é a parte física do computador, composta por circuitos, cabos e placas.
O Software é uma aplicação, um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa.
O mouse é um periférico indicador (em inglês pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique", a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação.
Botão direito: serve para navegar sobre a tela, para marcar links, para ativar programas (geralmente com dois toques rápidos sobre o ícone), ativar as opções de caixa de ferramentas, etc.
Botão esquerdo: para renomear arquivos, acessar propriedades de arquivos, etc.
A mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega.
Alguns tipos de mídias removíves: o CD-R (do inglês Compact Disc - Recordable), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versatile Disc (antes denominado Digital Video Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
Com a modernização, nos deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento.Mas de alguma forma esse avanço tecnológico está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar.
Nos tempos atuais, a escola não pode se conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se queremos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nós devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar.
Se não tomarmos a responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na “sociedade da informação” , estaremos relegando eles, ou melhor condenando eles as piores condições ou a exclusão social.
Se ignorarmos o que esta acontecendo no mundo, se, por medo ou por acreditar que é algo muito distante de nós, ou ficarmos indiferentes e não nos prepararmos, estaremos condenados a ser vitimas passivas daquilo que outros decidirem.
Para isso precisamos estar preparados, motivados e capazes de levá-los ou melhor ir com eles a esse futuro que já chegou.
As TICs podem proporcionar potencialidades imprescindíveis à educação, pois multiplicaram enormemente as possibilidades de pesquisa de informação e os equipamentos interactivos e multimédia vieram colocar à disposição dos alunos um manancial inesgotável de informações. Munidos destes novos instrumentos, os alunos podem tornar-se “exploradores” ativos do mundo que os envolve. Os Professores devem ensinar os alunos a avaliarem e gerirem na prática a informação que lhes chega. Este processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos tradicionais de transmissão do saber. Começam a surgir na sala de aula novos tipos de relacionamento. O desenvolvimento das novas tecnologias não diminui em nada o papel das Professores, antes o modifica profundamente, constituindo uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada. Certamente que o Professor já não pode, numa sociedade de informação e do conhecimento, limitar-se a ser difusor de saber. Torna-se, de algum modo, parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar. Sendo assim, o Professor deixa de se apresentar como o núcleo do conhecimento para se tornar um optimizador desse mesmo conhecimento e saber, convertendo-se assim, num: organizador do saber; fornecedor de meios e recursos de aprendizagem; estimulador do diálogo, da reflexão e da participação crítica.
A diferença existente em minha opinião é que no curso estamos usando o programa linux e nos computadores comuns usamos mais comumente o windows.Observei primeiramente cada item contido nos ícones arquivo, exibir, editar, inserir, formatar, tabela, ferramentas, janela e ajuda. Também cliquei em cada figura para conhecer cada função. Como não possuo a habilidade fiquei curiosa de como fazer uso do hyperlink, da figura que fala sobre exportar arquivo como pdf e da galeria.Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
De acordo com Costa Val (2004) pode se definir o texto “como qualquer produção lingüística, falada ou escrita. De qualquer tamanho, que possa fazer senido numa situação de comunicação humana, isto é, numa situação de interlocução”.
Pertinente seria definir o hipertexto como o texto múltiplo, o texto dentro do texto, como bem define Andre Gide ao falar sobre as narrativas que contêm outras narrativas dentro de si. O hipertexto seria uma vertente do texto escrito no qual se tem mais possibilidades, sendo estas permitidas pelo amparo virtual e ancorado em imagens, sons, outros textos criando assim, uma rede.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIO computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. As fases do processamento são:
Entrada de Dados (Informações iniciais); Processamento (Instruções); Saída de Dados (Resultados)
O termo computação tem origem no vocábulo latim computatio. Esta palavra permite abordar a noção de cômputo enquanto conta ou cálculo, mas é geralmente usada como sinónimo de informática (do francês informatique). Por isso, pode-se dizer que a computação reúne os saberes científicos e os métodos.
Estes sistemas automatizados de informação conseguem-se através de ferramentas que foram projectadas e concebidas para o efeito: os computadores.

TIPOS DE PERIFÉRICOS DO COMPUTADOR:
a) PERIFÉRICOS DE ENTRADA: São os dispositivos que tem a função de transmitir dados para a CPU.
Ex: mouse, teclado, scanner, leitores de cartão e códigos de barra, leitores de CD e DVD.

b) PERIFÉRICOS DE SAÍDA: são os dispositivos que recebem dados digitais dos computadores.
Ex: Impressoras, monitores padrão, caixas de som.

c) PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA: são periféricos utilizados para transmitir e receber dados digitais de computadores.
Ex: equipamentos multifuncionais, gravador de CD e DVD, Zipdrive.

d) PERIFÉRICOS DE COMUNICAÇÃO: são equipamentos que recebem e enviam dados de forma simultânea.
Ex: Fax/modem (acesso à internet discada);
Moldem ADSL (acesso à internet banda larga)
HUB e SWITH (acesso à internet de computadores)
PLACA DE REDE.
Espero a partir deste curso ter a habilidade de trabalhar com o programa linux, apesar de sentir algumas dificuldades em manusear as ferramentas, estou convicta que alcançarei meu objetivo.
13
30/07/2013 20:23:32Meu nome é Josineide soares de carvalho trabalho na escola Plácido de castro no período da manhã trabalho na função de professora do ensino médio.Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peçase equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir tambémcomo o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento.O mouse é um periférico indicador (em inglês pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique", a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação. A função do mouse é fornecer mais rápides ao computador quando clicamos em algo que queremosMídia removível é todo tipo de aparelho que você insere no seu computador e que sem problema algum pode ser tirado. Um exemplo fácil é o Pen-Drive. Você consegue colocá-lo e tirá-lo quando quiser.Mídia removível é todo tipo de aparelho que você insere no seu computador e que sem problema algum pode ser tirado. Um exemplo fácil é o Pen-Drive. Você consegue colocá-lo e tirá-lo quando quiser.IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Precisamos usar as tecnologias na escola para aproveitar tudo de útil que a mesmo coloca a disposição da educação e também aproveitar toda a tecnologia que os alunos trazem para a sala de aula.
Ainda não fiz nenhum questionamento sobre esse assunto com colegas ou mesmo estudantes.
Houve-se constantemente que precisamos preparar os nosso alunos para o mercado de trabalho. Mas será que estamos fazendo isso?
O uso das TICs no processo educativo devem ultrapassar os limites da sala de aula ou mesmo da escola visto que as mesmas estão presentes em todos os segmentos da sociedade contemporânea.
SIM PORQUE O COMPUTADOR DO CURSO USAMOS O LINUX E EM CASA USAMOS OS PROGRAMAS DIFERENTES WINDOWS.As ferramentas que gostaria de trabalhar são arquivo, editar ;janela , foi muito bom passear no menu aprende bastante.Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. Como qualquer produção lingüística, falada ou escrita. De qualquer tamanho, que possa fazer senido numa situação de comunicação humana, isto é, numa situação de interlocução. O texto digital é, antes de mais nada, um documento de circulação social. Uma vez lançado na rede, torna-se uma publicação, pronta para ser lida, discutida, alterada. Também é algo que se oferece como troca, interação. Mistura de oralidade e escritura; de exposição argumentativa e de conversa; o documento dessa natureza, por mais pessoal que seja, é um registro escrito de acesso ilimitado, mesmo em termos de lista de discussão. Nesse sentido, o texto se orienta, de um lado, pela liberdade da prosa, de outro, pela formalidade da escrita. Uma conversa escrita com a mediação do meio digital. Esses são os limites que não podem ser desconsiderados pelos assinantes da lista quando da elaboração-edição de seus textos.EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIO computador é o elemento fundamental da Ciência da Informação, também descrita corriqueiramente como informática. A Computação é uma atividade pervasiva a todas as atividades econômicas do mundo contemporâneo. Existem vários tipos de periféricos: De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador); De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som); De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou; De entrada e saída (ou mistos): enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som. De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc). Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
minhas expectativas do curso foi de muito desempenho, aprende muitas coisas importante em relação ao curso,os meus sentimentos foi de gratidão em participar do curso proinfo, meus avanços foi muito gradativamente aprende muito.
14
30/07/2013 21:53:08Eu sou Roberto da Silva Araujo, leciono na EEEFM Luzia Simões Bartollini. Sou Professor de geografia do ensino Fundamental e Médio e sou graduado em Geografia pela UEPB.Hardware é o conjunto das partes físicas do computador, ou seja, tudo que compõe a máquina. Software é a parte que não é física do computador, como, por exemplo os programas e os sistemas operacionais3- é usado para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Botão Esquerdo é usado para tudo: clicar, abrir programas, arrastar e soltar;normalmente, serve para acessar funções adicionais, sendo a mais comum delas a do menu contextual, relacionado ao objeto ou programa em questão; scroll serve basicamente para rolar a página verticalmente. Muito útil para ler;otão Central - geralmente integrado à Roda, sua função depende do aplicativo. Por exemplo, em alguns navegadores, clicar com o botão central em um link significa abrir a página em uma nova abaÉ um tipo de memória que pode ser removida, tornando os dados carregados nela algo portátil. Pendrive, cd e HD externoPorque atualmente a sociedade globalizada nos desafia a acompanhar as novas tecnologias da informação na qual os nossos alunos já nascem cercados dessas tecnologias.
Assim cada professor na medida do possível e das condições da escola devem aproveitar os instrumentos tecnológicos para a sua aula, bem como, pode até usar aquilo que os próprios alunos dispõe.
O sistema operacional que é um pouco diferente do usado comumente usado Windows.Algumas das funcionalidades que eu desconhecia e que estou tentando aprender são: Propriedades de desenhos
ativar ou desativar marcadores(criação de lista)
Ferramenta Tabelas
8- A inclusão digital é o processo pelo qual é permitido o acesso de todos a novas tecnologias da informação. Segundo o Ministério das Comunicações, essa prática pode ser concebida como ferramentas para o exercício da cidadania (ver em http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/acoes-e-programas).Nesse sentido podemos refletir sobre a questão do texto impresso e do texto digital, onde percebemos algumas diferenças entre eles. Uma delas é sobre a materialidade do mesmo enquanto o texto impresso é dependente de papel o digital não é. A segunda diferença é o tempo de atualização e de acesso ao mesmo. Tudo isso nos leva a pergunta: os livros vão ser substituídos pelo texto digital? ( sugiro a leitura do texto" DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIO computador é uma máquina que processa informações de forma eletrônica por meios de Hardwares e Softwares. A computação é o conjunto de técnicas utilizadas para usar o computador. Os periféricos de um computador são: os de entrada, os de saída, os de entrada e saída, os de armazenamento, os de processamento e os externos.Este curso é uma ótima oportunidade de aprendermos mais sobre as TICs e como usá-las na sala, pois, esse é o nosso desafio na era da globalização. Houveram várias dificuldades que com a ajuda da tutora e dos colegas foram sendo vencidas.
15
31/07/2013 16:15:18Annecy Bezerra venâncio,professora de Língua Portuguesa na escola Profº Antônio Gomes. Possuo pós graduação em Língua,Linguagem e Literatura.Se aplica à unidade central de processamento, à memória e aos dispositivos de entrada e saída.2 O termo "hardware" é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.Sua função é movimentar o cursor.O botão direito: serve para navegar sobre a tela, para marcar links, para ativar programas (geralmente com dois toques rápidos sobre o ícone), ativar as opções de caixa de ferramentas, etc.
Botão esquerdo: para renomear arquivos, acessar propriedades de arquivos, etc.
a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases. Ex: CD-R,disquete, DVD, etc.Necessita-se trabalhar a tecnologia pela mesma necessidade de trasnformação que temos no decorrer do tempo. Se é preciso preparar o aluno para sociedade, é necessário que ele também aprenda na escola, sobre as TIC. Essas muitas vezes, distantes do meio em que vive.De forma geral, não percebi nenhuma diferença.Já possui o Broffice, gostava,pois ele abria qualquer arquivo té mesmo o word.Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
O texto digital é, geralmente, qualquer informação sob a forma de texto disponível em um formato codificado digitalmente inteligível pelo homem e criado por meios eletrônicos.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial. Seus perifericos são: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Creio qe a inclusão digital é continua, pois a cada dia nos deparamos com mudanças nessa area. Os desafios são muitos,mas essa formção foi um grande passo.
16
31/07/2013 19:59:06Meu nome é Lucivânia Leite, sou professora Polivalente, No momento não estou lecionando. Hardware....O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados

Software...Software, logiciário ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento
O mouse é um hardware que permite interagir com o PC de forma livre e intuitiva - bem diferente do teclado. O que o "rato" faz é transformar o movimento das suas mãos em ações no monitor. Você desenha, clica, move-se pelo sistema e muito mais com o mouse.Dentre as formas de armazenagem na informática, a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases.
Alguns tipos de mídia removível são guardados em cartuchos que protegem os dados móveis com superfícies sensivas da poeira, umidade e desgaste. Os Cartuchos são recintos necessários quando o próprio meio é demasiado frágil para ser tratado diretamente (como os discos Zip e disquetes), mas às vezes são desenvolvidos para reduzir o custo do componente (como acontece com os discos compactos e mais tarde gerações de mídia de DVD-RAM).
A mídia removível permanece o meio mais comum de distribuição de software para computadores pessoais, tendo o disco compacto desbancado o disquete durante os anos 90.
Alguns tipos de mídias removíveis: o CD-R (do inglês Compact Disc - Record able), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versa tile Disc (antes denominado Digital Vídeo Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço. sim, o sistema operacional que é o Linux, e a maioria dos computadores que vemos usa
o sistema Windows.
processador de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações.A inclusão digital A principal diferença entre o texto impresso e o digital é a não linearidade do texto digital que nos permite ter uma leitura mais ampla sobre determinado assunto, pois há a possibilidade de lermos sobre algum assunto que está diretamente relacionado com o que estamos lendo através do hipertexto. Isso é algo muito produtivo e permite uma leitura mais completa sobre determinado assunto. Porem o texto digital ele não da a possibilidade de o leitor destacar determinados pontos no texto e anotar observações ao lado essa técnica é muito usada quando estamos estudando determinados assuntos.http://blognti.files.wordpress.com/2010/07/requisicoes1.jpgEEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Não quero comentar nada sobre minhas expectativas. Pra falar a verdade o curso é ótimo a Professora excelente mas tenho que me dedicar mais ao curso...A escrita cursiva e o computador é o ideal. Mas a dificuldade de alguns professores com a tecnologia pode ser um problema. O professor tem que estar preparado para lidar com essas mudanças.Enfim caderno, lápis e borracha podem estar sim com os dias contados nas salas de aula.

Lucivânia Leite.
17
31/07/2013 20:00:35Meu nome é Lucivânia Leite, sou professora Polivalente, No momento não estou lecionando. Hardware....O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados

Software...Software, logiciário ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento
O mouse é um hardware que permite interagir com o PC de forma livre e intuitiva - bem diferente do teclado. O que o "rato" faz é transformar o movimento das suas mãos em ações no monitor. Você desenha, clica, move-se pelo sistema e muito mais com o mouse.Dentre as formas de armazenagem na informática, a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases.
Alguns tipos de mídia removível são guardados em cartuchos que protegem os dados móveis com superfícies sensivas da poeira, umidade e desgaste. Os Cartuchos são recintos necessários quando o próprio meio é demasiado frágil para ser tratado diretamente (como os discos Zip e disquetes), mas às vezes são desenvolvidos para reduzir o custo do componente (como acontece com os discos compactos e mais tarde gerações de mídia de DVD-RAM).
A mídia removível permanece o meio mais comum de distribuição de software para computadores pessoais, tendo o disco compacto desbancado o disquete durante os anos 90.
Alguns tipos de mídias removíveis: o CD-R (do inglês Compact Disc - Record able), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versa tile Disc (antes denominado Digital Vídeo Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço. sim, o sistema operacional que é o Linux, e a maioria dos computadores que vemos usa
o sistema Windows.
processador de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações.A inclusão digital A principal diferença entre o texto impresso e o digital é a não linearidade do texto digital que nos permite ter uma leitura mais ampla sobre determinado assunto, pois há a possibilidade de lermos sobre algum assunto que está diretamente relacionado com o que estamos lendo através do hipertexto. Isso é algo muito produtivo e permite uma leitura mais completa sobre determinado assunto. Porem o texto digital ele não da a possibilidade de o leitor destacar determinados pontos no texto e anotar observações ao lado essa técnica é muito usada quando estamos estudando determinados assuntos.http://blognti.files.wordpress.com/2010/07/requisicoes1.jpgEEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Não quero comentar nada sobre minhas expectativas. Pra falar a verdade o curso é ótimo a Professora excelente mas tenho que me dedicar mais ao curso...A escrita cursiva e o computador é o ideal. Mas a dificuldade de alguns professores com a tecnologia pode ser um problema. O professor tem que estar preparado para lidar com essas mudanças.Enfim caderno, lápis e borracha podem estar sim com os dias contados nas salas de aula.

Lucivânia Leite.
18
31/07/2013 20:03:49Meu nome é Maria do Carmo Rabêlo Lima, professora da EEEFM Cônego Nicodemos Neves à 16 anos. Sendo que durante essa jornada passei quatro anos como vice diretora e completando sete anos como diretora.Hardware....O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados

Software...Software, logiciário ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento
O mouse é um hardware que permite interagir com o PC de forma livre e intuitiva - bem diferente do teclado. O que o "rato" faz é transformar o movimento das suas mãos em ações no monitor. Você desenha, clica, move-se pelo sistema e muito mais com o mouse.Dentre as formas de armazenagem na informática, a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases.
Alguns tipos de mídia removível são guardados em cartuchos que protegem os dados móveis com superfícies sensivas da poeira, umidade e desgaste. Os Cartuchos são recintos necessários quando o próprio meio é demasiado frágil para ser tratado diretamente (como os discos Zip e disquetes), mas às vezes são desenvolvidos para reduzir o custo do componente (como acontece com os discos compactos e mais tarde gerações de mídia de DVD-RAM).
A mídia removível permanece o meio mais comum de distribuição de software para computadores pessoais, tendo o disco compacto desbancado o disquete durante os anos 90.
Alguns tipos de mídias removíveis: o CD-R (do inglês Compact Disc - Record able), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versa tile Disc (antes denominado Digital Vídeo Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida. Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser apropriados de meios onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione para fazer valer a inclusão dos indivíduos neste ciberespaço. sim, o sistema operacional que é o Linux, e a maioria dos computadores que vemos usa
o sistema Windows.
processador de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações.A inclusão digital
A principal diferença entre o texto impresso e o digital é a não linearidade do texto digital que nos permite ter uma leitura mais ampla sobre determinado assunto, pois há a possibilidade de lermos sobre algum assunto que está diretamente relacionado com o que estamos lendo através do hipertexto. Isso é algo muito produtivo e permite uma leitura mais completa sobre determinado assunto. Porem o texto digital ele não da a possibilidade de o leitor destacar determinados pontos no texto e anotar observações ao lado essa técnica é muito usada quando estamos estudando determinados assuntos.
Do sonho aos ares..."Do sonho aos ares" O vídeo nos apresenta a evolução da tecnologia e a rapidez do raciocínio humano, nos incentiva ao acompanhamento dessas novidades.
http://blognti.files.wordpress.com/2010/07/requisicoes1.jpgEEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Minha expectativa em relação ao curso é aproveitar o máximo para inovação, crescimento profissional e tecnológico.A escrita cursiva e o computador é o ideal. Mas a dificuldade de alguns professores com a tecnologia pode ser um problema. O professor tem que estar preparado para lidar com essas mudanças.Enfim caderno, lápis e borracha podem estar sim com os dias contados nas salas de aula.

Lucivânia Leite.
19
02/08/2013 00:44:54Sou Walmir Oliveira da Silva, trabalho na E.E.E. Gustavo Capanema localizado no bairro do Grotão na cidade de João Pessoa - PB, desempenho a função de Técnico Administrativo desde o mês de fevereiro do corrente ano depois de minha aprovação no concurso público do governo Estadual, sou formado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do ₢ariri - URCA, já trabalhei em outra instituição Pública, na qual desempenhava a função de Auxiliar administrativo no Polo de Atendimento no periodo de 2007 a 2012 e anteriormente trabalhei na Diocese do Crato e na Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra na função de agente administrativo e minha primeira atividade profissional foi lecionando a disciplina de matemática no ensino fundamental em uma escola particular.Hardware: são as partes físicas dos computadores, as quais podemos visualiza-las e tocar-las.

Software: é a parte lógica dos computadores, ou seja, são os programas e aplicativos instalados em nossas máquinas.
é utilizado para movimentar o cursor dos computadores, podendo assim assumir diversas funções, tais como: selecionar, destacar, etc. quanto as funções dos botões podemos dizer que variam de aplicativo para aplicativos, botão esquerdo: selecionar ou destacar os textos e o da direita realizar a formatação da pagina em questão.São todas as mídias capazes de armazenar arquivos e que não estão acopladas internamente aos computadores, nas quais destacamos as mais comuns: HD externas, DVDs, CDs, Pen Drivers.Nas escolas faze-se necessário a utilização das Tics, pois atualmente nossos alunos já fazem o uso diários dessas tecnologias no seu cotidiano independente da situação social e economica dos mesmos. Atualmente a maioria das escolas já dispõe de alguns recursos tecnologicos, porém ainda sentimos a necessidade de uma maior formação dos profissionais envolvidos para a utilização de forma correta dessas nos tecnologias.Sim, pois estamos habitualmente a utilizar-mos e em nosso redor ver máquinas equipadas com Software diferentes, nos quais inicialmente nos faze resistir um pouco a utilização de novos software, os que vemos normalmente utilizam o sistema operacional Windows e o pacote office enquanto no curso trabalhamos com o sistema operacional LInux e o BROffice o que nos fez familiarizar-se com esses novos softwares.Exportar como PDF, conversor de documentos e botão caracteres especiais:
semelhante ao pacote office porém com funções e atalhos diferentes, as quais me chamaram a atenções foram: exportar um arquivo com o formato PDF, converter arquivos alterando seus formatos e caracteres especiais os quais nos facilitam a sua utlização.
Ao falarmos em inclusão digital, devemos ter em mente que não é apenas colocar as novas tecnologias acessiveis, mais é preparar os seres humanos para fazerem a utlização de forma correta dessas nos TICs. Quanto a texto impresso é um recurso que ainda vai ser utilizado por muitos e muitos anos, poia a maioria da população mundial ainda não dispõe de pleno acesso as novas TICs , assim podemos dizer que o texto digital vem ganhando espaço porém ainda falta muito para que o mesmo domine o cenário mundial. vejamos o link abaixo que falar de texto impresso: http://www.slideshare.net/joaoventura/caractersticas-do-texto-impresso-presentation, já esse outro link nos leva ao mundo do texto digital:http://www.textodigital.ufsc.br/num09/mariaclara.htm e finalmente iremos ter aqui um link que nos leva ao mundo da inclusão diital:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digitalEEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESPara mim, defino computador como uma máquina que veio auxiliar o homem na realização de atividades repetitivas, nas quais necessitam de automatização de algumas funções.

Quanto a Computação tenho como definição: É uma ciência que estuda a utilização da máquina nas suas mais variadas formas e a interação com o homem, levando-se em conta que a máquina já revolucionou o nosso contexto social.

Os periféricos são todos os hardwares que estão interligados aos computadores e que desempenham funções específicas, tais como: impressora, modem, leitores de códigos de barras, etc.
O curso atingiu minhas expectativas quanto participante, pois a facilitadora utilizou-se de uma vasta metodologia para nos repassar o conteudo, sentir dificuldade no inicio por ser a primeira vez que trabalhei com o sistema operacional Linux, mais com o apoio da facilitadora vencemos as dificuldades e evoluimos nesse processo de inclusão digital.
20
02/08/2013 11:32:09 SOU VERÔNICA ELIAS FERNANDES,ENSINO NA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO NICODEMOS NEVES , PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOPEDAGOGA . Hardware é a parte física do computador, composta por circuitos, cabos e placas.

O Software é uma aplicação, um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa.
O mouse funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).O botão esquerdo do mouse é o mais usado pois é o que geralmente envia algum comando imediato ao PC. Clicar sobre ele sempre fará o sistema operacional realizar alguma ação. O botão direito, por sua vez, é utilizado para dar acesso a funções secundárias e, na maior parte das vezes exige uma interação adicional do usuário para que realize alguma função. a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Alguns tipos de mídias removíves: o CD-R (do inglês Compact Disc - Recordable), o disquete, significando disco flexível; o DVD significa Digital Versatile Disc (antes denominado Digital Video Disc); a Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive, entre outros.
É necessário usar a tecnologia para a escola , pois a a evolução no processo da educação esta cada vez mais rápido e a tecnologia vai nos oferecer uma ferramenta pedagógica onde vai facilitar no processo ensino -aprendizagem. O uso ou a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola.Afinal, estas tecnologias favoreceram grandes mudanças neste período que está sendo chamado de revolucionário. Não , os computadores são novos a internet é que é lenta.arquivo- nos facilita usar varias atividades ao mesmo tempo
desfazer- quando erramos não perdemos o trabalho que foi feito
ortografia e gramatica- nos ajuda na escrita correta.
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.o material impresso é uma das mídias com maior presença em todos os contextos de aprendizagem e passa a englobar todos os textos escritos presentes em materiais físicos, como caderno, livros, até a transposição para os contextos digitais e virtuais, passando a compor um hipertexto e hipermídias, quando incorpora, além do texto, outras mídias, como vídeo, imagens e sons. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. EEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados.A computação moderna pode ser definida pelo uso de computadores digitais, que não utilizam componentes analógicos com base de seu funcionamento. Os periféricos são: teclado, mouse, caixa de som, fone de ouvido, impressora, monitor e outros.


O curso está sendo muito importante para mim onde estou me aperfeiçoando a manusear o computador o avanço da tecnologia, estou com algumas dificuldades mas com o apoio da professora consigo realizar as atividades propostas pelo o curso. Os desafios são muitos mas estou desposta a inserir nesse processo digital onde facilitará na minha vida profissional e pessoal.
21
06/08/2013 16:47:38Marcos Antonio da Silva, leciono a disciplina de geografia na Escola Estadual Cônego Nicodemos Neves. Graduado em geografia e especialista em gestão escolar pela escola de gestores - UFPB.•Hardware: É a parte física do computador onde encontramos: circuitos de fios, placas, utensílios, correntes e qualquer outro material em estado físico.

•Software: O software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware.
• Periférico que permite o usuário a posicionar uma seta através da interface gráfica dos aplicativos.

•Direito: Tem a função auxiliar e na maioria dos aplicativos aciona um menu contextual de atalhos e comandos.

•Esquerdo: Tem a função de selecionar com um clique e executar com 2 cliques.
•Mídia removível é tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do Computador.

•Exemplos: CD, DVD, PenDrive, Cartão de Memória, HD portátil..
A escola é o lugar ideal para formação do indivíduo, portanto o uso da tecnologia no ambiente escolar facilita sua inclusão no mundo digital. A inserção da tecnologia como elemento auxiliar no ensino aprendizagem ,na atualidade é imprescindível.Não observei diferença entre os computadores. Editar trabalhos que poderão ser utilizados como ferramentas em sala de aula.Democratização do acesso as novas tecnologias da informação.EEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVES•Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

•Computação é a área de conhecimento, área de atuação profissional, é o uso de sistemas do computador.

•Periféricos de Entrada: Mouse, Teclado, Webcam, Scanner, OCR.
•Periféricos de Saída: Monitor, Impressoras, Caixas de Som.
•Periféricos de Entrada e Saída: Monitor TouchScreen, Joystick, Modem, Pendrive e entre outros.
A troca de experiência abriu novas expectativas e as inúmeras dificuldades foram superadas. .
22
09/08/2013 12:56:56Meu nome é Robson almeida sou professor da disciplina de matemática da EEEFM Cônego Nicodemos Neves.Hardware são as partes físicas do computador, já o software são os programas destinados a realizção das operações lógicas.O mause é usado para agilizar a seguência de operações que fazemos do manuseio do computador. O botão do lado direito do mouse é usado para acessar funções do programa utilizado, o botão do lado esquerdo é usado para selecionar itens expostos na tela e o botão central é para percorrer a tela de cima para baixo.Mídia removível são memórias que podem ser removidas do computador. São mídias removíveis: CD, DVD, pendrive, HD externo, disquete, etc.A escola é um ambiente de reflexo social, um ambiente interativo com a sociedade. A escola tem um papel fundamental no processo de inclusão social, é nela que a sociedade se apoia para demonstrar o grau de amadurecimento. O processo de inclusão social passa pelo processo de assessibilidade das potencialidades que o Estado dispõe. Para isso é importante o processo de inclusão digital nas escolas, devendo oportunizar ao aluno compreender e analisar as informações que recebe, como uma das formas de sua integração à sociedade , e de ampliar seu desenvolvimento como cidadão e ser humano.Sim, os computadores são de ultima geração, propriciando maior agilidade no processo de pesquisa e comunicação com outros ambientes, fomentando uma maior gama de pesquisa e discursão sobre os temas levantados.O Calc é um programa que queria trabalhar com mais frequencia. Outro seria o Impress para a elaboração de gráficos e planilhas.Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
O texto impresso é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento e expressões individuais ou colectivas um volume transportável, composto por páginas encadernadas, e que forma uma publicação unitária. Já o texto digital é um conjunto de informações sob a forma de texto disponível em um formato codificado digitalmente inteligível pelo homem e criado por meios eletrônicos.
Não podemos negar que os ambientes de comunicação na web como meio de apoio à aprendizagem vem se desenvolvendo muito rápido desde a década de 90. Esse modelo de interação facilita e agiliza a transformação da educação, pois bem, professores e alunos não precisam estar dividindo o mesmo ambiente para interagir, agora podemos estar conectados com pessoas a milhares de quilômetros de distância. Cada vez mais difundidos os sistemas de comunicação síncrona como a educação a distância – EAD, cursos on-line, todos autorizados pelo MEC. É o mundo virtual aproximando os indivíduos cada vez mais, os professores podem se comunicar a qualquer momento com seus alunos e interagir com outros de outras localidades sem perder a interatividade.
Mesmo quando não estamos interagindo em tempo real como nas comunicações síncronas podemos ter uma valiosa contribuição com o sistema de informação posto a disposição do internalta quando clica em uma tela e descobre um pouco de cada assunto. Extremamente utilizado nos dias atuais as pesquisas na web, sabemos que quase tudo está disponibilizado nela, só basta saber procurar e qualificar, filtrar sua pesquisa que encontrará sua resposta. Um instrumento de grande valia para o aluno, pois, com apenas alguns comandos ele pode ter uma infinidade de possibilidades a sua disposição. Aqui o papel do professor é basicamente de orientar com fazer essa descoberta e estimular a pesquisa.
Ferramentas do milênio sem elas a ciência não avançaria tão rápido. O conhecimento científico sem fronteiras, o tempo foi desmistificado, é só lançar na web que o mundo fica sabendo. Um biblioteca virtual e interacionista.
EEEFM CÔNEGO NICODEMOS NEVESComputador é uma ferramenta de processameto dados, que realiza operações lógicas e aritiméticas em um determinado universo de dados, um istrumento de comunicação e armazenamento de dados. Já a computação é a ciência que estuda a utilização do computador para o desenvolvimento científico, para a vida urbana.O curso tem uma proposta de aproximar o professor com os instrumento tecnológicos para que possa fazer uso dessar tecnologias em sala de aula, propriciando uma maior velocidade na obtensão de resultado, minimizando o tempo nas pesquisas realizadas em sala de aula. Há uma grande dificuldade na operacionalização desses recursos e falta de um ambiente apropriado.
A conscientização para o uso adequado dessas tecnologias é um fator preocupante no ambiente escolar, não devemos perder o foco da disponibilização dessa ferramenta.
As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem a tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence.
O professor tem um papel fundamental nesse processo de propagação das tecnologias, transmitindo de forma lúcida a utilização dessa tecnologia, inovando suas práticas e fazendo seus alunos descubram as inúmeras vertentes desse instrumento. .
Faz-se necessário diversificar a forma de trabalho apesar de todas as dificuldades que enfrentam na estrutura escolar e em sua própria vida. Trilhamos para um trabalho em conjunto de desenvolvimento de atividades baseadas principalmente em softwares, somado ao contínuo acompanhamento e observação das atividades em sala de aula. Devemos nos ater as mudanças das propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente.
No caso do lápis ele vai dividir espaço como o teclado, não há uma substituição, apenas simbóse de instumentos. O processo de ler e escrever envolve uma série de etapas e dentre elas a escrita, pois ao escrevermos à mão, os movimentos envolvidos deixam uma memória motora na parte sensório-motora do cérebro, o que nos ajuda a reconhecer as letras.
23
14/08/2013 21:37:05Meu nome é Antonio Caxias de Lima Júnior, sou professor de História da Escola Luzia Simões Bartollini, no turno da tarde e regente da Banda. Hardware significa ferramenta, neste caso é a parte física do computador. Tudo o que podemos tocar. Para seu conhecimento, a área que estuda essa parte dos computadores é chamada de engenharia da computação.

Software significa suave, neste caso é a parte lógica e operacional do computador, podemos ver e ouvir, mas não podemos tocar. A área que estuda os sistemas operacionais e programas para computadores é a ciência da computação.
O mouse é um periférico indicador que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique", a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação. Mídia removível pode ser um Pendrive, Um cartão de memória, Um CD, Um DVD, Um HD portátil, enfim, tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do Computador.Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se queremos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar. Se não tomarmos a responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na “sociedade da informação” , estaremos relegando eles, ou melhor condenando eles as piores condições ou a exclusão social.Sim, pois no que utilizamos em casa o programa é o Windows e aqui no curso utilizamos o LinuxGostaria de melhorar meu aprendiza na galeira na inserção de marca D'Água e gráficos. O passei foi bastante interessante, pois descobrir diversas funções que na qual não conheciaInclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é um sofisticado equipamento de comunicação composto de peças rígidas fixas e programas intelecto-imaginativo. Computação é o trabalho tanto criativo, de planejar e possibilitar a "tradução para a prática" de várias tarefas, quanto prático, de executar tarefas com OS equipamentos apropriados. Os tipos de periféricos de um computador são os de entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador); de saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som); de processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou; de entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc). Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.O curso em si, pra mim foi muito proveitoso, pois descobri conceitos de assuntos que sabia que existia, mas não conhecia de fato como era. Acredito que como muitos cursistas senti algumas dificuldades mas nada que não consegui enfrentá-los.
24
14/08/2013 22:24:31Meu nome é Maria Jose Cavalcanti do Nascimento.O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. O software seria todos os nossos programas instalados em nosso computador.O mouse é um periférico indicador (em inglês pointing device) que serve para deslocar um cursor na tela, permitindo selecionar, mover, manipular objetos graças a botões. Chama-se "clique", a ação de pressionar (clicar) um botão para efetuar uma ação.
mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega. Um drive removível é um leitor deste tipo de mídia. Estes não podem ser confundidos com discos removíveis, que são drives de armazenamento próprio, que se destacam totalmente de suas bases. Mídia removível pode ser um Pendrive, Um cartão de memória, Um CD, Um DVD, Um HD portátil, enfim, tudo que se pode armazenar dados e que seja removível do Computador.Nos dias atuais a tecnologia é de grande importância para a interação via rede sociais, aprendizados sobre assuntos do interesse próprio da pessoa, assim essa inserção na escola, vem como modo de facilitar o aprendizado do alunos, claro utilizando de modo coerente e com objetivos, assim não sendo apenas para ser uma "aula diferente".Sim, por que aqui no curso utilizamos o linux e normalmente em casa utilizamo o windows.Gostaria de aprender mais sobre a inserção de tabelas, caixa de texto e imagens. O passeio foi de grande importância, pois descobri ferramentas que não conhecia, como a inserção de tabelas, colunas, margens, entre outros. Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. O texto impresso é aquele que nos pegamos em folhas, como por exemplo: revistas, jornais, livros, entre outros. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. A computação pode ser definida como a busca de uma solução para um problema, a partir de entradas (inputs), e através de um algoritmo. É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação e da matemática. Durante milhares de anos, a computação foi executada com caneta e papel, ou com giz e ardósia, ou mentalmente, por vezes com o auxílio de tabelas, ou utensílios artesanais.
Existem vários tipos de periféricos:

* De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
* De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
* De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
* De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.
* De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc).
* Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam e/ou recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
Achei bem interessante o modo que a tutora Luzimar passou as informações para nós cursistas, no inicio senti algumas dificuldades, mas nada que me impedisse de prosseguir com o cursos, onde foi de suma importância para conhecer diversas ferramentas e como podemos utilizá-las em sala de aulas
25
23/08/2013 12:50:59SOU FRANCISCO JÚNIOR DAMASCENO PAIVA, professor de Filosofia na EEEFM Profª. Luzia Simões Bartollini e na ESCOLA DO LEGISLATIVO DA PARAÍBA . TENHO LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA.HARDWARE: PEÇAS RÍGIDAS E FIXAS DO COMPUTADOR.
SOFTWARE: PROGRAMAS DE COMPUTADOR.
MOUSE: é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador.

FUNÇÕES DOS BOTÕES DO MOUSE: O mouse padrão possui pelo menos dois botões, o esquerdo usado para selecionar e clicar (acionar) ícones e o direito realiza funções secundárias como por exemplo exibir as propriedades do objeto apontado. Há ainda na maioria dos mouse um botão Scroll em sua parte central, que tem como função principal movimentar a barra de rolagem das janelas.
MÍDIA REMOVÍVEL: Dentre as formas de armazenagem na informática, a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, conferindo portabilidade para os dados que carrega.

TIPOS DE MÍDIAS REMOVÍVEIS: CD-R, DVD, Pen Drive, disquete.
A necessidade de utilizarmos a tecnologia na escola vem da própria realidade do avanço das tecnologias nas duas últimas décadas. A escola não pode ficar fora dessa realidade, pois nossos jovens vivem cercados dessas novas tecnologias e as dominam com bastante facilidade. Por isso devemos inserir as TICs nas nossas aulas, utilizando os celulares, o vídeo, os mini systens, o data show, os computadores, etc. Geralmente usamos o sistema WINDOWS; mas aqui trabalhamos com o LINUX. É um sistema novo com algumas vantagens e também desvantagens, no entanto, valeu a pena conhecer e trabalhar com o LINUX. Gostaria de utilizar mais o editor de texto writer, o impress e a planilha eletrônica.Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.Atualmente, discute-se diferenças e semelhanças entre o texto convencional impresso e o hipertexto virtual.

Para Gomes1: A noção básica de texto não se altera com o advento do hipertexto, mas há uma noção fundamental na nossa noção de textualidade. Assim se definirmos hipertexto como o local e resultado da interação ativa, verbal ou não, entre interlocutores enquanto sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos, podemos acrescentar a presença de links e uma existência exclusivamente eletrônica do hipertexto, como fatores diferenciadores do texto tradicional.

EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador (em inglês: "computer") é um sofisticado equipamento de comunicação composto de peças rígidas fixas ("hardware", em inglês) e programas intelecto-imaginativos ("software", idem), que serve de meio para alguém copiar, armazenar e/ou desvendar e/ou refazer e/ou transmitir dados - em letras, números e outros sinais -, bem como imagens, sons etc. a outrem que os possa e/ou queira/deva recebê-los, graças a equipamento compatível com tais funções. Computação é o trabalho - tanto criativo, de planejar e possibilitar a "tradução para a prática" de várias tarefas (contidas em algum "software"), quanto prático, de executar tarefas com os equipamentos apropriados ("hardwares" adequados) para captar, arquivar ou responder, modificar, preencher e/ou enviar a quem couber tomar conhecimento e manter ou não a guarda (de todo o "material" - dados linguofigurativos e/ou sonorovisuais - ou de parte dele), graças a conexões - possíveis de ser obtidas graças à telefonia, a serviço de rádio, juntamente com a eletricidade de fios e/cabos ou baterias etc., de modo que esse diversificado, sofisticado e rápido meio de comunicação e/ou informação seja concretizado.

PERIFÉRICOS: teclado, mouse, joystick, digitalizador,monitor, impressora, caixa de som.
O CURSO FOI MUITO POSITIVO.
26
30/08/2013 23:18:34Eu sou Edna Maria Pereira. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras da Fundação Francisco Mascarenhas Patos/PB. Professora efetiva das Línguas Portuguesa e Inglesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luiza Simões Bartollini, Jardim Planalto, João Pessoa-PB e Escola Doutor Otávio Novaes, Novaes, João Pessoa-PB.Software são os programas que nos possibilitam ter acesso aos dados, já os hardwares são peças rígidas fixas que compõe a máquina.para abrir pastas e programas, como bem selecioná-los. O botão direito serve para abrir comandos e o esquerdo para abrir pastas e programas.a mídia removível se refere ao tipo de memória que pode ser removida do seu aparelho de leitura, exemplo pen drive, hd externo.É necessário utilizar a tecnologia na escola para podermos acompanhar os nossos alunos no desenvolvimento que o nosso mundo está inserido. Ao chegarmos na sala de aula nos deparamos com várias fontes de conhecimento que estão ligada a um novo universo que é chamado de universo digital, sendo assim, existe uma grande necessidade de adequação a esse mundo.Sim, o sistema operacional que usamos aqui é o Linux, enquanto em outros lugares eles utilizam o Windows.Colar especial, tabulação e paragrafo. O passeio foi super interessante pois percebi que existem várias funções que podem ser utilizadas como atalhos.A inclusão digital é o processo de democratização das informações na sociedade pela rede, e essas informações podem ser passadas tanto por textos impressos, quanto por textos digitais, a diferença é que no texto impresso não se pode fazer modificações, já no texto digital isso é possível.A Comunicação Síncrona, entendida como aquela que é realizada simultaneamente, em tempo real.

Comunicação Assíncrona permite que se mandem mensagens, as quais entrarão em contato com as outras pessoas na medida em que as mesmas acessarem as mensagens.
EEEFM PROFª LUZIA SIMÕES BARTOLLINIComputador (em inglês: "computer") é um sofisticado equipamento de comunicação que serve de meio para alguém copiar, armazenar e/ou desvendar e/ou refazer e/ou transmitir dados - em letras, números e outros sinais -, bem como imagens, sons etc. a outrem que OS possa e/ou queira/deva recebê-los, graças a equipamento compatível com tais funções. Computação é o trabalho - tanto criativo, de planejar e possibilitar a "tradução para a prática" de várias tarefas (contidas em algum "software"), quanto prático, de executar tarefas com OS equipamentos apropriados ("hardwares" adequados) para captar, arquivar ou responder, modificar, preencher e/ou enviar a quem couber tomar conhecimento e manter ou não a guarda (de todo o "material" - dados linguofigurativos e/ou sonorovisuais - ou de parte dele), graças a conexões - possíveis de ser obtidas graças à telefonia, a serviço de rádio, juntamente com a eletricidade de fios e/cabos ou baterias etc., de modo que esse diversificado, sofisticado e rápido meio de comunicação e/ou informação seja concretizado.Concluir o curso utilizando o que foi exposto para melhorar o meu desempenho em sala de aula com os meus alunos.O lápis é ferramenta importante para a escrita, pois foi com este que aprendemos as primeiras letras, depois chegou o teclado, que veio querendo tomar o espaço do lápis, o que ao meu vê não será nunca substituído por completo, pois tem seu lugar de destaque sempre no desencadear das ideias e desenvolvimentos das atividades escritas.
O teclado é um instrumento novo, mas que jamais irá se colocar no lugar deste instrumento (o lápis) que é tão precioso em nossas atividades que põe no papel as ideias de cada um de nós.
Assim como o computador não irá substituir o professor, mas sim servir de auxílio para que esse desenvolva suas atividades.
Palavras-Chaves: Computador, professor, letra cursiva.
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
Loading...
 
 
 
Página1