ABCDEFGHIJKL
1
2
Coordenador de Pesquisa e Inovação: Prof. Me. João Gabriel Rocha Silva
E-mail: joao.gabriel@ifmt.edu.br
3
Projetos de Pesquisa em Execução: 22
4
5
TítuloEditalCoordenadorResumo do projeto
6
7
Estudo comparativo entre um algoritmo genético e um
algoritmo de evolução diferencial para o problema
de classificação de fake news
54/2022 - PROPES/IFMTProf. Me. João Gabriel Rocha Silva
(joao.gabriel@ifmt.edu.br)
As fake news, também conhecidas como notícias falsas ou fraudulentas, são definidas por constituírem elementos inverídicos em sua estrutura. Essas possuem o objetivo de enganar o leitor e são facilmente compartilhadas e difundidas em redes sociais. Nesse sentido, faz-se necessário a detecção e desenvolvimento de maneiras eficazes de classificá-las a fim de evitar manipulação dos que a compartilham e consomem. Em decorrência disso, tem se tornado um desafio, também para a comunidade científica, essas categorizações. Nesse sentido, um importante trabalho foi a criação de um modelo matemático que, a partir da avaliação e ponderação de critérios sobre elementos que compõem uma notícia, apresenta a probabilidade de uma notícia ser verdadeira ou falaciosa. Esse modelo foi posteriormente melhorado com a implementação de um Algoritmo Genético (AG) que ajustou a ponderação do peso de cada um dos critérios considerados. Assim, o objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um algoritmo de Evolução Diferencial (ED) para classificação de fake news na Web baseada neste modelo matemático. Em seguida, promover um estudo comparativo entre o resultado alcançado pelo ED e o ajuste do AG. Espera-se que o ED encontre um conjunto de parâmetros que promovam uma taxa de classificação correta das notícias maior que o AG. Caso confirmado, isso pode se dever a formulação do problema ser representada de soluções no espaço dos números reais, espaço no qual o ED apresenta uma melhor performance quando comparado ao AG.
8
Caracterização social das redes de amizade dos cursos de
ensino médio utilizando propriedades de Redes Complexas
54/2022 - PROPES/IFMTProf. Me. João Gabriel Rocha Silva
(joao.gabriel@ifmt.edu.br)
As redes complexas tem se tornado cada vez mais aplicadas no âmbito acadêmico-científico. Entre outros fatores, isso se deve a sua fácil e dinâmica modelagem, fator esse que contribui para sua aplicação em diferentes cenários e áreas. Uma das diversas aplicações da teoria é a modelagem de interações sociais de amizade, nesse cenário os indivíduos são relacionado como vértices e suas relações como arestas. Após essa modelagem é possível inferir por meio de propriedades das redes complexas fenômenos sociais, como ocorre a influência, positiva ou negativa, de algum nó sobre outros, além do estudo sobre formações de grupos ou comunidades. Nesse projeto, objetiva-se a modelagem e estudo de redes de amizades de alunos do ensino médio e inferências sociais sobre: como as relações se dão entre os alunos, considerações de gênero e raça influenciam ou não na organização das amizades, além do fato de verificação se o desempenho acadêmico dos estudantes mais próximos influenciam no comportamento uns dos outros. Assim, em um momento futuro, intervenções pedagógicas e sociais poderão ser apresentadas visando uma maximização do desempenho acadêmico dos alunos a partir de seu grupo de amigos.
9
A concepção de uma revista escolar como causa motriz da
prática de leitura e escrita no ensino regular
54/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Elexandra Martins de Souza Amaral
(elexandra.amaral@ifmt.edu.br)
É sabido que a leitura é um exercício deveras vantajoso para o sujeito que a pratica porque, além de ser um excelente e saudável entretenimento, estimula a criatividade, exercita o cérebro, melhora a concentração e memorização, amplia o vocabulário, desperta a flexibilidade analítica e desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita.
10
Racismo no esporte: a realidade de Pontes e Lacerda54/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Jaqueline Mendes da Silva
(jaqueline.mendes@ifmt.edu.br)
O futebol, esporte mais popular do mundo, ano após ano vem sendo marcado por inúmeros casos de racismo, partidas paradas, torcidas imitando macacos, agressões verbais e uma série de outros insultos. O futebol tem seu início racista, sendo um esporte voltado para classe alta. O racismo tem como foco a discriminação por raça, ou seja, teoricamente uma raça seria soberana a outra única e exclusivamente é subalternizada apenas por sua cor de pele. Portanto esse estudo tem como objetivo geral: verificar a incidência de casos de racismo no futebol na cidade de Pontes e Lacerda e as medidas que são tomadas a partir da ocorrência. E tem como objetivo específico: Analisar se as medidas que estão sendo tomadas são suficientemente satisfatórias para o combate da discriminação racial no futebol. Para coleta dos dados serão analisados documentos oficiais como por exemplo regulamentos de futebol. Além disso, será também realizada entrevistas com jogadores de futebol que residem na cidade de Pontes e Lacerda. Espera-se com este estudo conhecer melhor a realidade sobre o racismo na cidade de Pontes e Lacerda e as medidas que são tomadas, para assim, considerar medidas concretas para que esse tipo de crime seja extirpado da nossa sociedade.
11
Entre o visto e o não visto, entre o dito e o não dito: as
interferências no corpo dos estudantes do IFMT PLC
54/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Jaqueline Mendes da Silva
(jaqueline.mendes@ifmt.edu.br)
Ora, para expressar-se bem, o sujeito tem de saber o que deseja dizer e qual gênero textual lhe atende melhor, de modo que a leitura, não somente de textos literários, se faz essencial para si.
12
A linguagem como ferramenta de manipulação e domínio
em "O senhor dos anéis", de J. R. R. Tolkien
54/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Elexandra Martins de Souza Amaral
(elexandra.amaral@ifmt.edu.br)
Publicada em meados dos anos 1950, a obra mais popular de John Ronald Reuel Tolkien, popularmente conhecido como J. R. R. Tolkien, O senhor dos anéis foi escrita para justificar a criação das diversas línguas que seu autor, professor e filólogo, havia criado e logo tornou-se sucesso entre o público e os críticos.
13
Saúde e Meio Ambiente54/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Hébia Tiago Monteiro
(hebia.monteiro@ifmt.edu.br)
O Projeto Saúde e Meio Ambiente, propõe ações de ensino e aprendizagem, em que conteúdos das disciplinas Vigilância Sanitária e Ambiental e Biologia estarão articulados entre si, possibilitando a interdisciplinaridade, de acordo com os preceitos da Lei Nº 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e tem como objetivo conhecer as principais doenças transmissíveis e parasitárias de ocorrência no município de Pontes e Lacerda. O projeto “Saúde e Meio Ambiente”, será desenvolvido com métodos quantitativo e qualitativos. A princípio o tema será apresentado os estudantes do ensino médio durante as aulas de Vigilância Sanitária e Ambiental e Biologia. Posterior, serão realizadas visitas à Secretaria de Saúde para conhecer as principais doenças transmissíveis e parasitárias de ocorrência em Pontes e Lacerda. Esperamos com esse trabalho sensibilizar os alunos, a comunidade escolar e a comunidade extra escolar de abrangência do projeto quanto a importância de conhecer essas doenças, compreender os mecanismos de transmissão e principalmente as formas de prevenção das mesmas.
14
Os impactos do desmatamento sobre assembleias de
morcegos: a associação do isolamento vegetacional
com a possível presença de patógenos zoonóticos
na transição Cerrado-Amazônia
20/2022 - PROPES/IFMTProf. Dr. Sérgio Gomes da Silva
(sergio.gomes@ifmt.edu.br)
Morcegos possuem importante papel no processo de manutenção dos ciclos biológicos, como a dispersão, polinização e predação de insetos. Porém, os morcegos vêm sendo impactados devido ao desflorestamento que cresce todos anos no cenário brasileiro, restando na paisagem ilhas de vegetação. Isso impacta não somente o papel positivo dos morcegos nos ambientes naturais, como também coloca em risco a associações com vírus, que podem levar a contágio de humanos e gerando pandemias, como a do atual cenário do covid-19 que estamos inseridos e com estudos correlacionando a possibilidade de evolução desse vírus inicialmente em morcegos. O objetivo dessa pesquisa entra nesse cenário, com um enfoque ecológico e virológico, com análise de comunidades de morcegos inseridas em ilhas de vegetação no ecótono de Cerrado-Amazônia no município de Pontes e Lacerda. A coleta de dados envolve captura de morcegos em ilhas vegetacionais circundadas por matrizes agrícolas e análise das respostas à fragmentação. Também serão coletadas fezes e urina dos morcegos, que serão enviadas para Universidade Federal do Rio de Janeiro, laboratório de Genética, para serem analisadas e diagnosticadas o viroma (conjunto de vírus) presente, entre eles, os vírus da família coronavírus. Os resultados tendem a demonstrar como os morcegos ilhados respondem ao desflorestamento, com análise da diversidade de espécies encontradas e recapturadas entre as ilhas, bem como possíveis patógenos zoonóticos de interesse clínico. Pesquisas com esse enfoque permitem contribuir com o contexto da importância da conservação florestal, como forma de manutenção dos ciclos ecossistêmicos e diversidade animal, bem como a diluição de possíveis patógenos na paisagem natural de forma a evitar futuros processos pandêmicos.
15
Implementação da política de educação de jovens e
adultos integrada à educação profisional: a realidade
do curso FIC no IFMT-PLC
42/2022 - PROPES/IFMTProfa. Elisângela Santos Monteiro
(elisangela.monteiro@ifmt.edu.br)
A presente pesquisa refere-se a uma transformação no âmbito escolar a partir de uma Política Educacional voltada para a Educação de Jovens e Adultos. Modalidade essa de ensino que não fora preocupação de muitos governos. Diante desse fato, torna-se importante analisar o desenvolvimento do curso FIC Eletricista de Sistema de Energias Renováveis realizado no IFMT Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste como ação de implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional a partir do Programa Qualifica Mais EnergIF. Quanto a estrutura metodológica, o estudo caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Para a coleta dos dados, faremos uso de técnicas muito utilizadas nas pesquisas de cunho sociais, sendo elas: análise documental do Programa Qualifica Mais EnergIF e o PPC do curso. Além deste instrumento de coleta de dados, faremos uso também de entrevistas semiestruturada com egressos do curso FIC e docentes que ministram aulas no Programa e atuam no IFMT Campus Pontes e Lacerda, bem como o coordenador do curso no campus. Os participantes (estudantes egressos e docentes) do estudo serão selecionados por meio de uma estratificação, já o coordenador do projeto será selecionado de forma intencional. As pessoas pesquisadas responderão a um roteiro de entrevista contendo perguntas abertas pré-estabelecidas referentes ao Programa do Governo Federal Qualifica Mais EnergIF, ao curso FIC Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, sobre a Educação de Jovens e Adultos (práticas pedagógicas e formação docente), além deste instrumento, far-se-á uso também de análises documentais. Após a coleta dos dados, partiremos para a análise dos dados que será realizada por meio da proposta de redução de Bogdan e Biklen que visa codificar e categorizar as informações coletadas. Espera-se com este estudo, compreender como a EJA tem sido pensada no cenário nacional e como essas políticas públicas pensadas no contexto da influência tem sido aplicada no contexto da prática escolar.
16
Análise de padrões em respostas emocionais de
usuários com características similares
01/2022 - PLC/IFMTProf. Dr. Renan Vinícius Aranha
(renan.vinicius@ifmt.edu.br)
As emoções desempenham um papel fundamental na vida humana, influenciando comportamentos e até mesmo tomadas de decisão. No contexto da Interação Humano-Computador, as emoções de um usuário podem indicar a qualidade da experiência oferecida por uma aplicação computacional. Apesar dos avanços tecnológicos possibilitarem o reconhecimento de emoções em tempo real, utilizar tais informações para avaliar a experiência do usuário de forma automática ainda é um processo desafiador em diversos cenários. Além da influência de aspectos contextuais, como o tipo de software que o usuário está interagindo, características individuais podem resultar em diferentes padrões de comportamento e, consequentemente, de respostas emocionais. Visando a contribuir com a avaliação automática da experiência do usuário, este projeto de pesquisa propõe a construção de um conjunto de dados composto por dados demográficos de usuários, bem como de suas respostas emocionais a estímulos audiovisuais. O intuito desta pesquisa consiste em analisar se indivíduos com características semelhantes, como a predominância de um traço de personalidade, tendem a responder emocionalmente de forma similar aos mesmos estímulos. Espera-se que os resultados deste estudo auxiliem a comunidade científica a compreender a relação entre emoções e a experiência do usuário.
17
A retórica do uti possidetis em manuscritos
mato-grossenses sobre a Guerra contra o Paraguai
01/2022 - PLC/IFMTProf. Dra Gislei Martins Oliveira Souza
(gislei.souza@ifmt.edu.br)
Propõe-se investigar os manuscritos elaborados sobre e durante a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), que circularam na imprensa mato-grossense e, ainda, os registros e relatos históricos que envolveram o acontecimento bélico com o intuito de entendermos a configuração retórica do conceito de uti possidetis na projeção ideológica de inserção do Estado, e sua respectiva demarcação territorial, na geografia nacional. Dessa forma, viabilizar-se-á novos olhares quanto ao processo de formação do povo e cultura regional tendo como suporte os manuscritos cunhados pelos viajantes e cronistas expedicionários pela região mato-grossense e que abarcam o período da Guerra da Tríplice Aliança. A opção por esse recorte diacrônico tem em vista o projeto de colonização/demarcação territorial empreitado pelo Segundo Reinado com o fito de integrar espaços de lavras auríferas e posse de terras que, por sua vez, atendiam a um projeto político transnacional.
18
Caracterização preliminar do lodo da Estação de
Tratamento de Esgoto de Pontes e Lacerda-MT
01/2022 - PLC/IFMTProf. Dr. Adriel Martins Lima
(adriel.lima@ifmt.edu.br)
Os esgotos costumam ser classificados em dois grupos principais: sanitários e industriais. Os primeiros são constituídos essencialmente de despejos domésticos, uma parcela de águas pluviais e águas de infiltração. Eventualmente uma parcela de despejos industriais são misturados ao esgoto doméstico. Nos sistemas de tratamento de efluentes, ocorre a geração de resíduo semissólido, pastoso e predominantemente orgânico, denominado de lodo, este, pode ser utilizado como fertilizante na agricultura, esta técnica tem sido praticada mundialmente, porém o lodo, dependendo das suas características, pode ser portador de grande quantidade de metais pesados, patógenos e outros poluentes que podem causar sérios danos ambientais. Este projeto tem o objetivo de fazer uma caracterização preliminar determinando alguns parâmetros físico-químicos do lodo da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade de Pontes e Lacerda-MT.
19
Currículo Cultural em ação: ressignificando a
Educação Física no Ensino Médio
53/2022 - PROPES/IFMTProf. Ma. Jaqueline Mendes da Silva
(jaqueline.mendes@ifmt.edu.br)
Este trabalho, tem como objeto de estudo o currículo cultural que vem sendo desenvolvido em pesquisas atuais em Educação Física Escolar. O projeto tem como objetivo principal: compreender os marcadores sociais presentes nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste e construir uma prática de inserção desses marcadores nas aulas. Mas para melhor elucidar a pesquisa, objetivos específicos foram propostos e aqui descrevemos: identificar as manifestações corporais inseridas na comunidade escolar; diagnosticar e analisar as relações de poder que produzem os anormais nas aulas de Educação Física no Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste e implementar incursões multiculturais no currículo do Instituto Federal de Mato Grosso campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste, tendo em vista a reconfiguração dos grupos de normais e anormais e a atuação nos marcadores sociais que estão presente na realidade do corpo estudantil deste Instituto. A pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação, em que a professora de Educação Física do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda, junto com sua turma de estudantes do 1º do Ensino Médio do curso técnico em Administração desenvolverá aulas na perspectiva cultural. O estudo ancora-se numa perspectiva metodológica apoiada em Derrida, na qual a desconstrução é um processo de tentar entender os múltiplos sentidos que cercam cada um dos campos estudados e suas negociações. Com a finalidade de atingir o seguinte resultado: reposicionar o anormal nesse espaço escola/sociedade, visto que, o currículo cultural da Educação Física tenciona posicionar os estudantes como sujeitos da transformação social e contribuir com a construção de uma so­ciedade mais democrática e justa.
20
Software para ensino de Teoria dos Grafos
e Redes Complexas
53/2022 - PROPES/IFMTProf. Me. João Gabriel Rocha Silva
(joao.gabriel@ifmt.edu.br)
As disciplinas técnicas, geralmente, possuem altos índices de dificuldades entre estudantes de ensino médio técnico e superior. Nesse sentido, softwares com intuito educacional ou softwares educativos fazem-se aplicáveis como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, esta proposta pretende desenvolver um software didático-pedagógico que auxilie o professor na disciplina de Teoria dos Grafos e Redes Complexas. A proposta pretende atender princípios de usabilidade e visualização gráfica visando ser um facilitador para os estudantes.
21
Entre o fato e o fake: investigando a circulação
de notícias fraudulentas entre os estudantes do IFMT
Campus Fronteira Oeste
50/2021 - PROPES/IFMTProf. Dr. Renato Cesar Cani
(renato.cani@ifmt.edu.br)
Este projeto de pesquisa se insere no âmbito dos estudos contemporâneos sobre a pós-verdade, noção que representa uma época na qual as evidências científicas possuem pouco ou nenhum peso na formação das crenças a respeito do que é verdadeiro. Nesse contexto, indivíduos e grupos formulam suas crenças e justificam suas ações a partir de convicções ideológicas, sentimentais ou valorativas. Uma das características da pós-verdade é a disseminação de notícias fraudulentas (fake news), especialmente pelas redes sociais. Diante desse cenário, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em investigar de que modo a exposição às notícias fraudulentas afeta a compreensão da realidade dos estudantes do Ensino Superior do IFMT – Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste. A fim de atingir esse objetivo, serão percorridas as seguintes etapas: (i) estudo teórico sobre os conceitos de notícia fraudulenta e pós-verdade; (ii) realização de questionários objetivos, a fim de mapear o grau de assentimento dos indivíduos do público alvo a notícias com conteúdo fraudulento; (iii) análise dos dados quantitativos, por meio da confecção de gráficos e da aplicação de filtros por gênero, curso e idade; (iv) realização de entrevista semiestruturada, a fim de investigar os motivos que levam os indivíduos pesquisados a referendar o conteúdo de notícias fraudulentas; (v) análise dos dados qualitativos, por meio da pós-codificação das respostas às entrevistas; (vi) disseminação dos resultados e demais orientações na plataforma virtual (site) destinado ao projeto de pesquisa. Por se tratar de um estudo sobre pós-verdade, os resultados esperados envolvem a formulação de uma compreensão mais clara de quais os valores que levam os indivíduos a referendar o conteúdo de determinadas notícias fraudulentas. Essas conclusões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias argumentativas e retóricas para a tornar mais eficaz a difusão das evidências científicas entre os membros da sociedade.
22
O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Integrado:
as aulas de Filosofia como locus da experiência filosófica
48/2021 - PROPES/IFMTProf. Me. Evandro Santos Duarte
(evandro.duarte@ifmt.edu.br)
O projeto de pesquisa O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: as aulas de Filosofia como locus da experiência filosófica busca analisar a Filosofia e seu Ensino dentro do contexto do Ensino Médio Integrado no Campus Pontes e Lacerda/Fronteira Oeste. Sendo a Filosofia um dos elementos mediadores no processo de formação integral dos estudantes, a experiência filosófica apresenta-se como princípio para a elaboração dos conceitos necessários para a construção do conhecimento na área da Filosofia. Assim, o projeto está organizado de forma a promover discussões sobre o Ensino de Filosofia partindo de temas e problemas Filosóficos que estão ligados ao cotidiano dos estudantes e servidores participantes do projeto. Tendo no horizonte que as aulas de Filosofia são a priori espaços para a experiência filosófica, o projeto busca qualificar a práxis pedagógica docente e pensar alternativas metodológicas para o Ensino de Filosofia. Para atingir esses objetivos a pesquisa acontecerá por meio das seguintes etapas: (a) estudo teórico sobre os conceitos de experiência filosófica, pensamento crítico, conhecimento, verdade; (b) aplicação de questionários objetivos por amostragem, com vistas a estabelecer parâmetros do contato, do entendimento e da compreensão dos estudantes em relação aos conceitos desenvolvidos no campo da Filosofia; (c) realização de oficinas filosóficas e entrevistas semiestruturadas com os estudantes e servidores, buscando alternativas metodológicas para o Ensino de Filosofia; (d) análise, discussão e síntese dos dados obtidos com vistas a qualificação da práxis pedagógica docente; (e) publicação dos dados e resultados alcançados na pesquisa. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se estabelecer conceitos filosóficos mediadores e metodologias para o Ensino de Filosofia que visem o desenvolvimento crítico dos estudantes, possibilitando através da experiência filosófica uma formação integral e humana.
23
Estudo da correlação entre a estrutura de mobilidade
terrestre e os índices de propagação de casos de Covid-19
no estado de Mato Grosso utilizando redes complexas.
48/2021 - PROPES/IFMTProf. Me. João Gabriel Rocha Silva
(joao.gabriel@ifmt.edu.br)
Compreender a estrutura de mobilidade terrestre faz-se necessário para estudos de diversos fenômenos, entre eles a disseminação de uma informação, doença ou recurso. Nesse sentido, pode-se pensar na relação entre a estrutura de mobilidade interurbana e o momento que vivemos atualmente, a pandemia de COVID-19, doença com alta taxa de transmissão. Uma ferramenta que possibilita estudos a nível de proliferação e propagação são modelos matemáticos e redes complexas. Neste projeto, propõe-se um estudo sobre a relação da rede de mobilidade terrestre e a disseminação de casos de COVID-19 no estado de Mato Grosso utilizando redes complexas e suas propriedades. Espera-se, ao final do desenvolvimento do projeto, compreender a relação entre essas vias de mobilidade e características das cidades mato-grossenses, como: tamanho da população, intermediação e centralidade.
24
Fraude ou informação? Repensando o fenômeno
das fake news na Fronteira Oeste
48/2021 - PROPES/IFMTProf. Dr. Renato Cesar Cani
(renato.cani@ifmt.edu.br)
O ponto de partida deste projeto de pesquisa são os estudos contemporâneos sobre a pós-verdade, noção que representa uma época na qual as evidências científicas possuem pouco ou nenhum peso na formação das crenças a respeito do que é verdadeiro. Nesse contexto, indivíduos e grupos formulam suas crenças e justificam suas ações a partir de convicções ideológicas, sentimentais ou valorativas. Uma das características da pós-verdade é a disseminação de notícias fraudulentas (fake news), especialmente pelas redes sociais. Diante desse cenário, o objetivo deste projeto de pesquisa consiste em investigar de que modo a exposição às notícias fraudulentas afeta a compreensão da realidade dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT – Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste. A fim de atingir esse objetivo, serão percorridas as seguintes etapas: (i) estudo teórico sobre os conceitos de notícia fraudulenta e pós-verdade; (ii) realização de questionários objetivos, a fim de mapear o grau de assentimento dos indivíduos do público alvo a notícias com conteúdo fraudulento; (iii) análise dos dados quantitativos, por meio da confecção de gráficos e da aplicação de filtros por gênero, curso e idade; (iv) realização de entrevista semiestruturada, a fim de investigar os motivos que levam os indivíduos pesquisados a referendar o conteúdo de notícias fraudulentas; (v) análise dos dados qualitativos, por meio da pós-codificação das respostas às entrevistas; (vi) disseminação dos resultados e demais orientações na plataforma virtual (site) destinado ao projeto de pesquisa. Por se tratar de um estudo sobre pós-verdade, os resultados esperados envolvem a formulação de uma compreensão mais clara de quais os valores que levam os indivíduos a referendar o conteúdo de determinadas notícias fraudulentas.
25
Ciência ou conspiração? Desenvolvendo estratégias
argumentativas para lidar com a retórica anticientífica
em tempos de pós-verdade
53/2020 - PROPES/IFMTProf. Dr. Renato Cesar Cani
(renato.cani@ifmt.edu.br)
A inquietação filosófica que instiga a realização desta pesquisa é a seguinte: como é possível que, numa sociedade em que há amplo acesso à informação de qualidade sobre pesquisas científicas, as teorias conspiratórias avancem de maneira tão preocupante? O objetivo deste projeto é desenvolver estratégias argumentativas eficazes para combater os efeitos da crença em teorias conspiratórias, a partir de uma investigação dos impactos da retórica anticientífica entre os estudantes do IFMT Campus Pontes e Lacerda / Fronteira Oeste. Em geral, uma teoria conspiratória utiliza de notícias fraudulentas para criar uma narrativa que explique uma porção complexa do mundo de uma maneira simples. Essa discussão se relaciona ao conceito de pós-verdade, noção que retrata um cenário no qual os indivíduos formulam suas crenças e justificam suas ações não com base nas evidências científicas, mas com base nas próprias convicções ideológicas, sentimentais ou valorativas. A realização dessa pesquisa seguirá as seguintes etapas: (i) estudo teórico sobre os conceitos de pós-verdade, conspiração e falseabilidade; (ii) realização de questionários objetivos, a fim de mensurar o grau de assentimento a teorias conspiratórias diversas; (iii) realização de entrevista semiestruturada, a fim de investigar as razões e valores que levam os indivíduos pesquisados a referendar determinados conteúdos; (iv) análise, discussão e síntese filosófica dos dados obtidos; (v) lançamento de plataforma virtual (site) para divulgação dos resultados e para a publicação de estratégias de valorização da ciência e contraposição à retórica anticientífica. Os resultados esperados envolvem a formulação de uma compreensão mais clara de quais os valores que levam os indivíduos a aderir a teorias anticientíficas. Essas conclusões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias argumentativas e retóricas de valorização e difusão da evidência científica.
26
Contra o terraplanismo: desenvolvendo estratégias de
ensino e divulgação científica em tempos de pós-verdade
52/2020 - PROPES/IFMTProf. Dr. Renato Cesar Cani
(renato.cani@ifmt.edu.br)
O tema deste trabalho é o paradoxo entre os avanços científicos e tecnológicos do século XXI e o crescimento de teorias conspiratórias que negam a evidência científica, dentre as quais se pode destacar o terraplanismo. Nosso objetivo é desenvolver estratégias argumentativas para a divulgação científica e o ensino do método científico, capazes de contrapor a retórica anticientífica e negacionista. Teorias conspiratórias são narrativas que distorcem a evidência científica para explicar determinada porção complexa do mundo de uma maneira simples. Essa discussão se relaciona ao conceito de pós-verdade, noção que retrata um cenário no qual os indivíduos formulam suas crenças e justificam suas ações não com base nas evidências científicas, mas com base em ideologias, sentimentos ou valores não-cognitivos. As seguintes etapas estão previstas nesta pesquisa: (i) estudo teórico sobre as bases conceituais do método científico; (ii) estudo teórico sobre a pós-verdade e suas características; (iii) realização de questionários objetivos com estudantes da graduação e do ensino médio, a fim de mensurar o modo como estes avaliam argumentos que empregam ou que distorcem o método científico; (iv) realização de entrevista semiestruturada, a fim de investigar as razões e os valores que motivam a avaliação das evidências; (v) análise, discussão e síntese filosófica dos dados obtidos; (vi) lançamento de plataforma virtual (site) para divulgação dos resultados e para a publicação de estratégias de valorização da ciência e contraposição à retórica anticientífica. Os resultados esperados envolvem uma compreensão sobre quais são as estratégias eficazes para minimizar os efeitos de teorias conspiratórias. Essas conclusões são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias argumentativas para a divulgação e o ensino de ciência. A pós-verdade nos desafia a repensar a relação entre ciência e valores, urgência que motiva a realização dessa pesquisa.
27
Estudo da produção de bebidas artesanais nos municípios
de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima
37/2018 - PROPES/IFMTProf. Me. Adnaldo Junior Brilhante Lacerda
(adnaldo.brilhante@ifmt.edu.br)
28
Leitura de distração e leitura literária: um flert que pode
terminar em relacionamento sério no ambiente escolar
12/2018 - PLC/IFMTProfa. Dra. Vanderluce Moreira Machado
(vanderluce.machado@ifmt.edu.br)
O projeto de pesquisa Leitura de distração e leitura literária: um flert que pode terminar em relacionamento sério no ambiente escolar; vislumbra diagnosticar as principais causas que levam os estudantes a preterir a leitura literária em detrimento da leitura de distração que circula comumente nas redes sociais. Objetiva-se ainda averiguar alternativas que possibilitem que os alunos usem tais leituras como uma ponte, um caminho que levem adotar a prática de leitura literária, vista que ela humaniza em sentido profundo.
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100