O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) (
http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/) tem como um de seus componentes a "Avaliação Externa" das Equipes de Saúde da Família que aderiram ao Programa. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca(ENSP) está participando do processo de certificação, junto com outras Instituições de ensino do país.
Esta chamada se destina aos interessados em compor a equipe de entrevistadores do PMAQ-AB, para atuar nos municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro (exceto município do Rio de Janeiro), Paraná e Tocantins, estados em que a ENSP, em parceria com instituições locais, é responsável pelo processo de avaliação externa.
São atribuições do entrevistador:
- Realizar observação e registro das unidades básicas de saúde nos municípios dos estados acima citados;
- Aplicar instrumento de coleta de dados junto aos profissionais das equipes de atenção básica e aos usuários nas unidades;
- Enviar resultados coletados;
- Elaborar relatórios do trabalho de campo.
Para participar da seleção de entrevistadores é necessário ter: preferencialmente nível superior com experiência na área de saúde e coleta de dados primários, habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, disponibilidade para viajar e boa capacidade de comunicação.
Os selecionados receberão bolsas no valor a ser definido e ajuda de custo para transporte e alimentação.
A seleção e treinamento ocorrerão no mês de abril e o trabalho de campo está previsto para iniciar no mês de maio com duração de 3 a 5 meses.
As inscrições já foram encerradas