Atividade avaliativa valor 1,0 (Respiração Celular)
As questões A, B, C, D e E estão relacionadas com o texto:
A energia contida nas moléculas
As máquinas necessitam de energia para funcionar. Um elevador, por exemplo, transforma energia elétrica em energia de movimento; já um automóvel utiliza energia química do combustível e a converte em movimento e em calor.
As células também necessitam de energia para realizar os processos metabólicos. Nesse caso, elas utilizam a energia química contida nas moléculas de nutrientes, como os açúcares, e a transformam em calor, em movimento, em energia elétrica, ou ainda transferem essa energia química para outras moléculas produzidas por elas.
A energia química usada pelas células nada mais é do que a energia de ligação que mantém os átomos que formam as moléculas unidos uns aos outros.
Quando em uma reação química as moléculas se transformam, parte dessa energia pode ficar disponível. Veja um exemplo: na respiração celular, a célula quebra açúcares e produz gás carbônico e água; parte da energia de ligação entre os átomos que formavam o açúcar fica disponível e pode se transformar em energia de outros tipos, que a célula utiliza para se manter viva.
Em geral, as células vivas utilizam dois diferentes processos para obter energia. Um deles é a respiração celular, que ocorre na presença do gás oxigênio não utilizado. O outro é a fermentação, em que o oxigênio não é utilizado. Qualquer um desses dois processos é capaz de “liberar” uma parte de energia química contida nas moléculas de açúcar, para ser utilizada pela célula.
(César e Sezar; Biologia volume único; p.104)