Obrigado por ter acedido a participar no projeto de investigação sobre Burnout em profissões de ajuda.
O Burnout é um estado de exaustão física e psicológica permanente associado a descrença na função e a baixa realização profissional. Esta síndrome tem sido apontada como determinante no bem-estar físico e psicológico e realização profissional nas profissões de ajuda (médicos, enfermeiros, professores, policias, etc…). Contudo, os instrumentos de avaliação da síndrome de Burnout são ainda incipientes nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial e às qualidades psicométricas da medida.
Este projeto tem como objectivo estudar e validar para a população de língua portuguesa (Portugal e Brasil) três instrumentos de medição de Burnout em profissionais de ajuda.
A sua participação, enquanto membro desta comunidade é fundamental. Solicitamos-lhe por isso que responda a todos os itens de forma conscienciosa e honesta. Todas as respostas são anónimas e não é solicitada nenhuma informação que permita identificar os participantes nem tão pouco diagnosticar a incidência da síndrome individualmente. Este projeto é estritamente académico, e os resultados serão apresentados apenas de forma anónima e agregada em meio académico.
Este estudo engloba 4 questionários de resposta rápida, não lhe devendo tomar mais de 15 minutos.
Se tiver duvidas ou questões sobre o projeto e a sua validade pode contactar os responsáveis:
• Prof. Doutor João Maroco, ISPA-IU (
jpmaroco@ispa.pt) em Portugal
• Prof. Doutora Juliana Campos, UNESP (
jucampos@foar.unesp.br) no Brasil
Obrigado, mais uma vez, por participar.