1 of 11

3° Geração de Computadores

Alunos: Diego Erdmann ; Gabriela Morais de Oliveira

Jean Lucas Viganó ; Josiele Dezanetti

2 of 11

  • A terceira geração de computadores, teve início em 1965. Teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. O uso de transistores passou a ser substituído pelo de circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips.
  • Essa compactação nos componentes possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores (mas o menor deles ainda pesava mais de 20Kg), do aquecimento e do consumo de energia.

3 of 11

  • A 3ª Geração surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados.
  • uma técnica de micro circuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos.
  • O uso domiciliar ainda não era comum pois sua aquisição era difícil devido a eles ainda serem grandes, robustos e necessitarem de muita energia para seu resfriamento do sistema digestivo.

4 of 11

  • De 1958 a 1959 desenvolveram o CI - Circuito Integrado.(Circuito integrados é uma espécie de chip que é usado em quase todos os eletrônicos).
  • No circuito integrado completo ficam presentes os transistores, condutores de interligação, componentes de polarização, e as camadas e regiões isolantes ou condutoras obedecendo ao seu projeto de arquitetura.

5 of 11

  • Os primeiros computadores da 3° geração custavam aproximadamente U$750,00 dólar que em reais seria mais ou menos R$1.500,00.
  • Os novos computadores poderiam armazenar milhões de números, enquanto os outros só armazenavam vinte números de dez dígitos.
  • O primeiro chip de computador foi criado por Jack Kilby.

6 of 11

    • Um dos primeiros computadores a usar circuitos integrados foi o modelo B2500, que na época tornou- se um grande sucesso e foi bastante vendido.

7 of 11

  • Em 1965, juntamente com a evolução dos circuitos integrados, surge uma lei que iria estabelecer uma regra para a evolução dos computadores ‘lei de Moore’ que dizia que a cada 18 meses deveria dobrar o número de transistores dos chips, mas que o valor dos computadores não poderiam aumentar.

8 of 11

  • Os computadores com o Circuito Integrado são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos, possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo.

9 of 11

  • A terceira Geração deparou-se com um problema relacionado aos mercados, mais precisamente ao público a ser atendido. Com o surgimento dos transistores um novo público apareceu para utilização destas máquinas. Além das aplicações científicas relacionadas aos cálculos numéricos em engenharia e ciência, agora existia o público que necessitava de computadores comerciais.

10 of 11

  • Contudo um dos grandes marcos desta geração foi a criação do conceito de

  família de computadores,

onde era possível ter-se uma série de máquinas compartilhando a mesma arquitetura e o mesmo conjunto de instruções básicas.

11 of 11

  • Nesta época os computadores já haviam se desenvolvido um pouco mais e o número de pessoas que passavam a usá-lo também se tornou maior. Em cada ano eles se desenvolviam mais e o acesso entre as pessoas foi se tornando mais fácil.