1 of 16

FRANCISCO SOUSA

GEOGRAFIA

CARTOGRAFIA E AS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS

09/03/2022

2 of 16

2

CONTEÚDO: A Cartografia e as Técnicas de Construção de Mapas

HABILIDADES

  • Ler, interpretar e elaborar sínteses de diferentes representações gráficas e cartográficas;
  • Comparar e elaborar síntese de mapas de diferentes escalas.

OBJETIVOS

  • Conhecer as diferentes representações cartográficas;
  • Desenvolver exemplos de como a Escala pode ser usada;
  • Detalhar as diferentes projeções cartográficas.

ROTEIRO

3 of 16

3

03. As projeções cartográficas são classificadas, entre outras variáveis, conforme a superfície da área de contato da projeção. Os três tipos de projeção em relação à área de contato são:

A) cilíndrica, cônica e plana. B) quadrada, cônica e plana. C) quadrada, plana e retangular.

D) quadrada, plana e triangular. E) cilíndrica, triangular a plana.

PRATICANDO

04. As projeções cartográficas expressam aspectos geográficos, mas também políticos. No caso da Projeção de Mercator, ela é conhecida por ser uma projeção eurocentrista, uma vez que ela:

A) possui uma zona de contato da projeção do tipo azimutal.

B) apresenta grandes deformações no centro do planeta.

C) deforma o tamanho das zonas mais desenvolvidas do globo.

D) utiliza deformações que não conservam os ângulos.

E) emprega somente os paralelos terrestres na sua composição.

4 of 16

4

05. A projeção de Peters, também conhecida como Projeção Gall-Peters, tem como principal característica a:

A) conservação das áreas e deformação das formas.

B) conservação dos ângulos e conservação das formas.

C) conservação das áreas e conservação das formas.

D) conservação dos paralelos e supressão dos meridianos.

E) conservação dos ângulos e conservação dos paralelos.

PRATICANDO

06. (PUC-RJ) A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo por meio dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz.

5 of 16

5

A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é:

A) cilíndrica.

B) cônica.

C) azimutal-plana.

D) senoidal

E) cilíndrica-conforme.

PRATICANDO

6 of 16

6

07. (UFAC) “Não existe o mapa ideal, bom para qualquer propósito, toda projeção tem que sacrificar a exatidão e tolerar distorções de algum tipo” (Lloyd A. Brown). Existem vários tipos de projeção cartográfica, cada uma elaborada para uma finalidade ou preocupação. Para navegação, por exemplo, podemos apontar como projeção mais utilizada:

A) Projeção cilíndrica de Mercator. Esse tipo de projeção é bastante fiel nas distâncias, especialmente as marítimas.

B) Projeção descontínua. Nessa, os mapas, em geral, apresentam exatidão e riqueza de detalhes, mas é difícil calcular as distâncias, por causa dos “cortes” ou interrupções.

C) Projeção cilíndrica de Gall-Peters. Essa corrige a distorção que existe na projeção de Mercator, em relação ao tamanho relativo de cada área.

D) Projeção de Robinson. Foi criada, em 1963, pelo geógrafo e cartógrafo estadunidense Arthur Robinson e usada na representação de planisférios, comum para uso didático.

E) Projeção plana ou polar. Essa nos permite representar as diversas partes da superfície terrestre, a partir da centralização, num ponto qualquer do globo. As áreas próximas ao centro ficam melhores representadas.

PRATICANDO

7 of 16

7

ESCALA CARTOGRÁFICA

Para reproduzir a superfície da Terra ou parte dela em um mapa, seja em uma folha de papel, seja na tela de um computador, é preciso representar o espaço de maneira reduzida. É possível manter as proporções dos elementos de um mapa utilizando uma escala, que é a relação entre as dimensões da área na superfície terrestre e sua representação em uma superfície plana menor.

A escala mostra a relação entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias correspondentes na superfície terrestre. Ela é um elemento fundamental, porque indica quantas vezes a área representada foi reduzida. Ou seja, a escala mostra quantas vezes o tamanho real do espaço representado foi reduzido e, portanto, todo mapa é feito em determinada escala, que deve ser sempre indicada.

Existem dois tipos de escala: a escala numérica e a escala gráfica.

8 of 16

8

  • Escala numérica

A escala numérica (ou aritmética) pode ser representada por uma fração ordinária (1/500.000) ou uma razão (1:500.000). Na escala de 1:500.000 (lê-se “um para quinhentos mil”), a área representada é reduzida 500 mil vezes. Em toda escala numérica, as unidades indicadas no numerador e no denominador devem ser lidas em centímetros (cm).

Por exemplo, a escala 1 : 100 000 (lê-se: escala um por cem mil) significa que a superfície representada foi reduzida 100 mil vezes. Nesse caso, então, 1 cm no mapa = 100 000 cm = 1 km na realidade.

Por exemplo: 1 : 300.000 (lê-se: 1 para 300.000 – cada 1 cm desenhado no mapa equivale a 300.000 cm no terreno). Para fazer uma leitura da escala, entretanto, é preciso transformar os centímetros em quilômetros, de modo que se possa ter uma noção concreta de distância.

Para isso, é necessário entender a Escala Métrica Decimal:

9 of 16

9

A escala do mapa da divisão política do Brasil é de 1 : 60.000.000 (1 para 60 milhões). Isso significa que cada 1 cm no mapa equivale a 60.000.000 cm na realidade.

10 of 16

10

08. No mapa, a cidade A está a aproximadamente 1 cm da fronteira com o Suriname. Essa medida corresponde a quantos quilômetros na realidade?

______________________________________________________________________

09. Com a sua régua, meça a distância entre as cidades A e B, multiplique-a pela escala e informe a distância real entre elas.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PRATICANDO

11 of 16

11

10. Uma cidade localizada a 1.800 km (distância real), no mapa, estará a quantos

centímetros do ponto B?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________

PRATICANDO

12 of 16

12

  • A escala gráfica

Caracteriza-se por uma linha reta graduada, na qual se indica a relação da distância real com as distâncias representadas no mapa. Esse tipo de escala é representado por uma linha reta dividida em partes, como uma régua. As distâncias do terreno são indicadas na própria linha reta.

É representada por uma linha horizontal dividida em partes iguais . Ela aponta de modo mais direto a relação entre a representação da superfície e o mapa.

13 of 16

13

Observe a figura 35. Na escala gráfica desse mapa, cada divisão da reta corresponde a 16 km. Agora, imagine que você queira saber a distância, em linha reta, entre Belo Horizonte e Jaboticatubas. Para usar a escala gráfica, basta:

• localizar no mapa as duas cidades;

• medir com uma régua a distância entre elas (3 cm).

A escala gráfica mostra que cada centímetro no mapa equivale a 16 quilômetros no terreno. Portanto, para saber a distância, em quilômetros e em linha reta, entre Belo Horizonte e Jaboticatubas, basta multiplicar 3 por 16. Concluímos, então, que a distância entre as duas cidades é de 48 km.

14 of 16

14

11. Se você estiver em Belo Horizonte, que distância vai percorrer, em linha reta e em quilômetros, até

Esmeraldas?

PRATICANDO

15 of 16

15

A fórmula para calcular a distância real entre dois pontos em um mapa é:

16 of 16

16

ESCALA MAIOR E ESCALA MENOR

As escalas podem ser pequenas ou grandes. Elas são consideradas pequenas quando os objetos são reduzidos bastante para caber no papel. Nos mapas representados com esse tipo de escala, não é possível apresentar detalhes. As escalas são grandes quando não é necessário reduzir muito os elementos, possibilitando assim um maior grau de detalhamento.

Quanto maior a escala cartográfica, menor a área representada, o que permite a visualização de maior quantidade de detalhes. As escalas grandes (por exemplo, 1 : 5 000) geralmente são usadas para representar a planta de uma cidade, de uma propriedade rural, de um prédio. Já o mapa-múndi e os mapas murais são elaborados em escala pequena (1 : 5000000). Os mapas com escala média (1 : 100 000) representam regiões, estados ou países.