REGIMES TOTALITÁRIOS
Contexto Histórico
O que é um regime totalitário?
Fascismo (Itália)
Nazismo (Alemanha)
Sobre a suástica
A suástica é um símbolo muito antigo, usado por diversas culturas do mundo, como indianos, chineses e povos indígenas, representando sorte, prosperidade e espiritualidade. Porém, no século XX, o Partido Nazista apropriou-se desse símbolo, transformando-o em emblema de sua ideologia racista e autoritária. Desde então, a suástica passou a ser associada ao nazismo, ao ódio e à intolerância, perdendo o significado positivo original.
Sobre o holocausto
O Holocausto foi o genocídio promovido pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Milhões de judeus, além de ciganos, pessoas com deficiência, homossexuais e opositores políticos, foram perseguidos e assassinados em campos de concentração e extermínio. Esse foi um dos episódios mais trágicos da história, lembrado como alerta contra o ódio e a intolerância.
Consequências
Atividade
1. Explique por que a crise econômica e política após a Primeira Guerra Mundial ajudou na ascensão de regimes totalitários.
2. De que maneira o culto à figura do líder era usado para consolidar o poder de Mussolini e Hitler?
3. O nazismo propagava a ideia de “pureza racial”. Quais foram as consequências dessa ideologia para grupos minoritários?
4. Na sua opinião, por que é importante estudar os regimes totalitários ainda hoje?
Grupos
Nazismo- Giusepe, Cauã, Victor e Henrique/ Gabriela e Danieli, Anthony e João, Marianna
Fascismo-/ Samira, Sophia, Sofia, Julia e Milena,
Stalinismo- Sara, Luiza, Érica, Ana Júlia e Iza e Daniel
Franquismo- Manu e Rafa/ Francisco, Uriel, Nathã e Vicente.
Salazarismo- / Antônio, Melissa, Tiago e Marina