1 of 32

Comemoração do dia de São Martinho

D E Z E M B R O 2 0 2 5

N º 1 D E 2 0 2 4 / 2 0 2 5

EDITORIAL

COMISSÃO

Jasom Marque -JI sala1

Guilherme Silva - JI sala 2

Luísa Alho - JI sala 3

Gustavo Carvalho - JI sala 4

Maria do Mar Santos - JI sala 5

Matheus Resende - JI sala 6

Guilherme Matos - 1º A

Eden Fernandes - 1º B

Lucas Nobre - 1º C

António Sarmento - 2º A

Santiago Machado 2º B

Tomás Soares - 2º C

Lucas Lima da Costa- 3º A

Rudi Miranda - 3º B

Afonso Telhada - 3º C

Maria Teodoro - 4º A

José Maria Mota - 4º B

Pedro Lima - 4º C

Francisco Rodrigues - 4º D

As professoras Margarida

Fernandes e Regina Sousa.

REDAÇÃO

Todos os alunos,

educadoras de infância

e professoras da EB1/JI das

Laranjeiras e Associação de Pais.

Com mais um período letivo a chegar ao fim, retomamos a edição do nosso jornal de escola - O Laranjinhas.

Nesta edição, os nossos leitores podem apreciar e conhecer diversos trabalhos realizados pelas crianças dos grupos do Jardim de Infância e pelos alunos das turmas do 1º Ciclo.

Divulgamos notícias sobre os projetos em curso, relatos de visitas de estudo e outras atividades que nos proporcionaram novas aprendizagens.

Desejamos BOAS LEITURAS

e BOAS FESTAS para TODOS os nossos LEITORES!

Já é uma tradição na nossa escola a vinda do Sr. Vitor com o carrinho vender castanhas.

Nós adoramos e queremos que venha para o ano.

2 of 32

P Á G I N A 2

Experiência Arco-íris em Movimento

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Sala 1 - JI

Na Sala 1, as crianças descobriram como a água viaja e mistura cores, criando novas tonalidades num arco-íris vivo.

Na Sala 1, a ciência ganhou cor e poesia. As crianças exploraram a ação capilar, observando como a água viaja entre frascos através do papel absorvente, misturando cores e criando novas tonalidades.

Entre hipóteses, comentários e celebrações, cada descoberta foi vivida em grupo: o vermelho encontrou o azul, o amarelo tocou o vermelho, e o arco-íris nasceu em movimento.

Mais do que uma experiência científica, foi um momento de curiosidade, cooperação e encantamento, onde aprender se tornou presença e partilha.

3 of 32

P Á G I N A 3

Sala 2 - JI

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Na nossa sala já se sente aquele cheirinho especial que anuncia a chegada da época mais mágica do ano. Em conjunto decidiu-se o que criar e que materiais usar, arrancando com uma energia contagiante os preparativos para os presentes de Natal.

Sala 2 entra oficialmente em “Modo Natal”!

Estão mergulhadas na sua criatividade, cheias de ideias e com uma concentração digna de verdadeiros artistas.

Cada peça está a ser feita com cuidado, entusiasmo e muita atenção aos pequenos detalhes, num exercício constante que vai afinando gestos e desenvolvendo a destreza dos mais pequenos.

No fim, o mais importante é mesmo o espírito que por aqui se vive: partilhar, criar e celebrar a magia desta época com aquele brilho especial nos olhos que só as crianças conseguem ter.

4 of 32

P Á G I N A 4

Sala 3 - JI

Visita de Estudo ao Mercado de São João

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

No âmbito do tema da Alimentação Saudável cada criança do grupo da sala três desenhou a fruta que mais gosta e elaborou uma tabela intitulada “As nossas frutas preferidas”.

Seguiu-se a visita de Estudo ao Mercado de São João, em que as crianças compraram frutas, com o intuito de fazer uma salada de fruta para o lanche da manhã.

E foram muitas as frutas compradas!

Já na sala decidimos organizar as frutas compradas no Mercado e fizemos o registo dos conjuntos das frutas adquiridas.

Por fim, as crianças tiveram a ideia de elaborar a maquete do Mercado de São João, recriando o dia em que o visitámos!

5 of 32

P Á G I N A 5

Alimentação Saudável

Sala 4 - JI

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Recebemos a visita do enfermeiro, que fez um jogo sobre o tema da alimentação.

A partir deste jogo, espreitámos as lancheiras para perceber se trazem fruta. Pesquisámos algumas frutas de Outono, explorámos imagens, descobrimos de onde vêm e percebemos que nem todos as conheciam. Decidimos que podiamos trazê-las para a sala. Fomos ao Mercado de S. João e trouxemos fruta para um lanche partilhado com as salas de JI. Com a ajuda de todos trouxemos várias frutas e procurámos o Outono pelo caminho.

Votámos na fruta preferida e construímos espetadas de fruta, não sem antes a provarmos.

Desenhámos as frutas e votámos na fruta preferida. Registámos num gráfico o resultado.

Iniciámos um registo diário das frutas que trazemos na lancheira. Vamos fazer as contagens e avaliar se os nossos lanches estão mais saudáveis.

6 of 32

P Á G I N A 6

Convenção dos Direitos das Crianças

Sala 5 - JI

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

No âmbito da celebração dos Direitos da Criança, o grupo da sala 5 foi desafiado a pesquisar sobre o que são os Direitos da Criança e o significado do dia 20 de novembro.

As respostas não tardaram e foram surpreendentes!

Cada criança falou sobre o que entendia sobre o assunto e disseram que TODAS as CRIANÇAS têm Direito à liberdade, a falar, a ter escola,a ter pais que amam os filhos e a ser protegidas, entre outros.

Ficaram a perceber que o dia 20 de novembro, para além de ser o Dia do Pijama, era o dia em que há muitos anos atrás ficou registado que TODAS as CRIANÇAS devem ter Escola, Casa, Cuidados de Saúde, Alimentação, entre outros DIREITOS.

Falaram também sobre as crianças que não têm casa e não têm comida.

Construíram um painel ao qual chamaram “Painel dos Direitos”, onde ficou registado por escrito o Direito enunciado por cada uma das Crianças da sala 5, tendo sido ilustrados por estas, sendo que desta forma demos VOZ às CRIANÇAS.

O referido painel esteve no corredor durante o mês de novembro e agora colocámo-lo na parede da sala de aula.

7 of 32

P Á G I N A 7

Os nossos cabides

Sala 6 - JI

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Este ano preparamos os nossos cabides com muito carinho, mas não foram criados com materiais novos!

Utilizámos alguns materiais de desperdício, reciclar é muito bom, por isso demos-lhe uma segunda vida e o “lixo” pôde transformar-se em arte.

Na nossa sala somos um grupo de amigos de várias idades, mas todos juntos somos uma grande equipa. Descobrimos as nossas idades, as cores preferidas e as letras dos nossos nomes.

8 of 32

P Á G I N A 8

O Elfo Lupi chegou à nossa sala

1º Ano Turma A

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Desde o primeiro dia, o Lupi tem espalhado a sua magia! Apareceu com algumas traquinices divertidas e trouxe também desafios especiais para a turma realizar. Temos andado muito entusiasmados e curiosos para descobrir o que ele apronta durante a noite.

No final de novembro, a nossa turma recebeu uma surpresa muito especial. Durante a manhã, a Dona Madalena apareceu na nossa sala com uma carta misteriosa na mão. A carta vinha diretamente do Pólo Norte. Quando a professora abriu o envelope, descobrimos que o nosso elfo de Natal tinha chegado pelo correio.

O elfo trouxe uma carta onde dizia que veio para observar a nossa turma, ajudar-nos a ser ainda mais amigos e partilhar momentos divertidos durante o mês de dezembro. Toda a turma ficou muito entusiasmada e curiosa para descobrir o que ele iria fazer nos próximos dias. Em conjunto, demos-lhe o nome de Lupi.

Alguns de nós disseram que o Lupi poderia fazer partidas divertidas, enquanto outros acharam que ele iria deixar mensagens secretas. A professora explicou que ele não pode ser tocado, mas podemos falar com ele e mostrar como somos uma turma responsável.

9 of 32

P Á G I N A 9

1º Ano Turma B

Os nossos enfeites de Natal

Com o Natal quase a chegar, a nossa professora pediu a colaboração dos pais para realizarem com os seus filhos um enfeite de Natal, com materiais recicláveis e muita imaginação.

A professora enviou o presépio do Mateus para o concurso de presépios da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

Apareceram trabalhos muito criativos e a nossa sala está a ficar muito linda e com um cheirinho a Natal.

Foi um momento divertido em família e estão todos de Parabéns!

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

10 of 32

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

P Á G I N A 1 0

1º Ano Turma B

11 of 32

P Á G I N A 1 1

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Um Natal à Luz de Picasso

1º ano Turma C

Dentro do projeto “À Descoberta de Grandes Artistas”, os alunos da turma do 1.º C tiveram a oportunidade de conhecer o pintor espanhol Pablo Picasso, explorando algumas das características mais marcantes do seu estilo, especialmente o Cubismo, reconhecido pelo uso de formas geométricas, linhas fragmentadas e diferentes perspetivas.

Após esta exploração, a turma realizou uma atividade prática no âmbito das Artes Visuais, na qual pintou pinheiros de Natal inspirados no movimento artístico de Picasso. Utilizando cores fortes, formas irregulares e composições criativas, cada criança reinterpretou o tradicional pinheiro natalício de maneira original e expressiva.

Os trabalhos finais foram expostos na sala de aula, permitindo que colegas, professores e famílias apreciassem as produções realizadas. Esta atividade evidenciou a criatividade dos alunos e o entusiasmo com que se envolveram no projeto, celebrando o Natal com um olhar artístico inspirado por um dos maiores mestres do século XX.

12 of 32

P Á G I N A 1 2

2º Ano Turma A

Musical “Quebra Nozes e o Reino do Gelo”

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Eles conseguiram chegar à casa do Pai Natal e convenceram-no a ir entregar os presentes a todas as crianças e a magia do Natal voltou.

No dia 12 de dezembro, às 9h30, as turmas dos 1º e 2º anos foram ver o espetáculo “Quebra-Nozes e o Reino do Gelo”, no Centro Comercial Alegro, em Alfragide.

Quando chegámos, entrámos logo na tenda e ficámos à espera que o espetáculo começasse.

Na história diziam que a magia do Natal ia desaparecer e que o Pai Natal não ia distribuir os presentes, mas o Quebra-Nozes, a Fada dos Doces e a Clara não queriam que isso acontecesse. Então, decidiram viajar até ao Reino do Gelo para salvar o Natal. Mas, pelo caminho, encontraram a Malvadeza e os seus amigos ratos que queriam acabar com o Natal.

Nós gostamos muito de ir ver este espetáculo, cheio de luz, cor e diversão!

Texto coletivo

13 of 32

P Á G I N A 1 3

O Nosso Corpo

2.º Ano Turma B

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

O 2º B descobriu

Os rins, os pulmões, o estômago e o coração.

Foi um grande desafio

Pois percebemos que cada um tem uma função.

Os rins filtram o sangue.

O estômago é responsável pela nossa digestão.

O coração bombeia o sangue para todo o corpo

E são os pulmões os responsáveis pela respiração.

Não nos podemos esquecer dos músculos e dos ossos.

São eles que nos dão equilíbrio e suporte.

Faz exercício físico e uma boa alimentação

Para o teu corpo ficar forte.

É no Boletim Individual de Saúde

Que as vacinas são registadas.

Devemos tê-las em dia

Para nos proteger das doenças malvadas.

14 of 32

P Á G I N A 1 4

2º Ano Turma C

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

A professora Regina propôs à turma do 2º C a construção de uma árvore de Natal utilizando apenas materiais reciclados. Juntaram-se caixas de cartão, cápsulas de café e outros objetos que já estavam fora de uso. Com alguma imaginação e trabalho em equipa, criaram uma árvore diferente, cheia de enfeites feitos por eles próprios.

Começámos por pintar as caixas de cartão de verde e de castanho. As de verde para fazer a árvore e as de castanho para fazer o tronco. Embrulhámos caixas de cartão com papel de embrulho, para fazermos as prendas. Esmagámos as cápsulas de café vermelhas, para fazer as bolas de enfeites. Enfeitámos a árvore de Natal com restos de cartolina eva, que tínhamos usado para fazer os postais de Natal para a família.

No final, metemos uma estrela no topo da árvore e ligámos as luzes que reciclámos dos Perdidos e Achados da nossa escola.

Maria Carolina Marçal e

Francisco Rodrigues 2ºC

Além de celebrar o espírito natalício, a atividade ajudou os alunos a perceber a importância de reciclar e de cuidar do ambiente. Foi um momento divertido e educativo para toda a turma!

15 of 32

P Á G I N A 1 5

Aldeia Natal Transforma Cartão Em Magia

3º Ano Turma A

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

A turma do 3.º A apresentou, esta semana, uma exposição muito especial intitulada “Aldeia Natal”, resultado de um trabalho coletivo entre alunos e respetivas famílias. Apesar de utilizar apenas cartão e tinta branca, o projeto conseguiu criar um cenário surpreendentemente mágico, provando que a criatividade não precisa de muitas cores para brilhar.

Ao longo dos últimos dias, cada aluno, com a ajuda dos pais, construiu a sua própria interpretação de uma aldeia natalícia. O entusiasmo era visível. Muitos alunos mostraram orgulho no resultado final. “Nunca pensei que só com cartão conseguíssemos fazer uma aldeia tão bonita”, comentava uma das crianças, enquanto partilhava o seu trabalho com os colegas.

A exposição tem sido muito elogiada pela comunidade escolar. Além de estimular a imaginação e o trabalho manual, o projeto reforçou a colaboração entre pais e filhos, tornando esta Aldeia Natal numa experiência verdadeiramente especial.

16 of 32

P Á G I N A 1 6

Direitos e Deveres - As crianças são os guias dessa viagem”

3º Ano Turma B

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Estou curiosa para espreitar esta Viagem! https://photos.app.goo.gl/WEAEfXAa3bNLWBvw8

Tomás Soares

A nossa turma encenou uma minipeça de teatro sobre os Direitos e Deveres das crianças, inspirada na convenção dos Direitos da Criança. A apresentação foi uma mistura de diversão e aprendizagem, mostrando que qualquer direito vem acompanhado de uma missão!

17 of 32

P Á G I N A 1 7

A dança do B e outras danças

3º Ano Turma C

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Os alunos da turma do 3.º C iniciaram, recentemente, um conjunto de sessões que visam a articulação entre a disciplina de português e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). A presente atividade para além de promover a interdisciplinaridade, também pretende desenvolver competências de escrita, criatividade e literacia digital. �Recorrendo ao poema “A dança do B” incluído na obra “Um peixe no ar” de Maria Alberta Menéres foi possível criar uma experiência poética única em que a exploração de possibilidades fonéticas da letra B e, posteriormente, das letras A,C,E e T. Cada aluno procedeu à (re)criação do poema dando asas à sua criatividade e mobilizado os seus conhecimentos sobre poesia. Assim, os alunos foram envolvidos na experiência poética de Maria Alberta Menéres onde impera os jogos de linguagem, a musicalidade através de rimas e aliterações.

18 of 32

P Á G I N A 1 8

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Do CINANIMA à Arte Urbana: Uma Semana Cheia de Inspiração!

Na semana de 17 a 21 de novembro, na nossa sala de aula, a educação artística esteve ao rubro! Entre ensaios de cantorias e visionamento de curtas de animação - CINANIMA - o 4º A da EB1 das Laranjeiras ainda se aventurou na "arte urbana". Inspirados por alguns artistas, nomeadamente Bordalo II, a turma transformou-se em "Bordalo´s IV A", pintando e colando diversos materiais reciclados.

Uma semana criativa, ecológica e cheia de imaginação!

4º Ano Turma A

19 of 32

P Á G I N A 1 9

4º Ano Turma B

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Em que sentido a água se movimenta na planta?

Gostaríamos de partilhar os resultados da experiência realizada pela turma 4ºB com a participação dos pais. Os materiais utilizados foram: flores brancas ou de cor, uma caneta de acetato, um recipiente, água, corante alimentar e uma tesoura. O tempo de espera variou entre 2 a 7 dias. Os resultados obtidos foram inesperados, diversificados e surpreendentes. Concluímos que o caule absorveu a água e, por esse motivo, as pétalas mudaram de cor. Convidámos todos a observar as fotos e o vídeo ilustrativo que explica a experiência passo a passo, realizado pelo nosso colega Eduardo Almeida.

https://home.mycloud.com/action/share/bca513ae-a5a5-40fc-85cc-174672d6cbb5

20 of 32

P Á G I N A 2 0

Nós e o Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino: Uma Experiência que nunca Vamos esquecer!

4º Ano Turma C

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Este ano, no âmbito do projeto DAc “Portugal e o Mundo, ontem, hoje e amanhã”, trabalhámos o subtema “Gerações em encontro: aprender com o passado, viver o presente, sonhar o futuro”. Para isso, temos feito várias visitas ao Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino, onde passamos tempo com os utentes e aprendemos muito com eles.

Desde a primeira visita, fomos muito bem recebidos. Conversámos bastante e fizemos entrevistas para conhecer melhor as suas histórias de vida. Ficámos a saber como era viver antigamente, como eram as escolas, os brinquedos e até algumas tradições que já quase não se veem hoje.

Também partilhámos momentos divertidos a jogar dominó, jogo do galo e cartas. Às vezes ganhávamos nós, outras vezes ganhavam eles, mas o mais importante era estarmos juntos e aprendermos uns com os outros.

No Natal, preparámos uma surpresa especial: fomos cantar músicas de Natal! Foi muito emocionante ver os sorrisos dos utentes enquanto cantávamos. Alguns até cantaram connosco e isso deixou-nos muito felizes.

Estas visitas ajudaram-nos a perceber que, apesar da diferença de idades, temos muito para aprender com os mais velhos e que eles também gostam de passar tempo connosco. Temos criado laços muito especiais e sentimos que cada ida ao Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino nos faz crescer um bocadinho mais.

21 of 32

P Á G I N A 2 1

4º Ano Turma D

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Como é OUTONO, resolvemos colorir folhas com diversos padrões (linhas e pontos) a acompanhar uma poesia de Outono!

No dia da Festa de Natal, para apresentação aos Pais, cantámos e dançámos músicas e recitámos poesias para alegrar a nossa festa natalícia. Recebemos os Pais com Bonecos de Neve criados por nós. Os Pais surpreenderam-nos com a apresentação de um teatro realizado por eles. Foi divertido!

INVERNO

Está a aproximar-se esta estação do ano! Criámos os Bonecos de Neve que acompanharam a nossa canção do “Vale Encantado” e montámos este bonito painel.

22 of 32

P Á G I N A 2 2

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

TEATRO MUSICAL “O Quebra-Nozes e o Reino do Gelo”

No dia 15 de dezembro de 2025, fomos assistir a um teatro Musical, onde nos divertimos com as músicas e a história do Quebra-Nozes. A magia de Natal não está apenas nas prendas, mas o essencial é sentir o amor, ter família e amigos.

Aprendemos que o Natal é importante a nível emocional e sentimental!

4º Ano Turma D

Reino do Gelo e Postais de Natal

23 of 32

P Á G I N A 2 3

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Porque o Natal é de todos, com todos e para todos...

Sabias que podes desejar “Feliz Natal” de diferentes maneiras?

...pessoas com Necessidades

Complexas de

Comunicação podem

usar um Sistema

Aumentativo e

Alternativo de

Comunicação (SAAC), que inclui vários sistemas de símbolos, tanto gráficos como gestuais, que podem ser adaptados às diferentes necessidades?

Este é o símbolo de

Sabias que...

Queres ouvir a canção “A Todos um Bom Natal” acompanhada de símbolos? Carrega no link:

https://youtu.be/aLTYI8JXPaM?si=e21h6HIfNRO67SmZ

F E L I Z N A T A L

(No papel, o aspeto é mais ou menos este...)

...nem toda a gente lê ”com os olhos”? As pessoas cegas ou com baixa visão utilizam o Sistema Braille (criado por Louis Braille, em 1825) baseado em células de seis pontos em relevo (em duas colunas de três) que, por diferentes combinações, representam letras, números, pontuação e símbolos matemáticos/musicais, sendo lido deslizando os dedos da esquerda para a direita?

Sabias que...

Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

24 of 32

P Á G I N A 2 3

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

...em Portugal, a comunidade surda comunica através da Língua Gestual Portuguesa (LGP)? Esta língua é também usada por toda a comunidade envolvente, como familiares de surdos, educadores, professores, técnicos, entre outros.

Há gestos para as diferentes letras do alfabeto, mas na maioria das vezes utilizam gestos que significam uma palavra. Podes soletrar...

...ou dizê-lo com dois gestos, como neste vídeo:

F E L I Z

N A T A L

Sabias que...

Gostavas de aprender a acompanhar estas Canções de Natal com gestos da LGP?

https://youtu.be/rvxOyaI50z4?si=qG36hKy65_WxO1-i

https://youtu.be/0z9-YxjgjeA?si=AKFO_UZKnB6h7ti5

Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)

Apesar de tantas e tantas formas de nos expressarmos, há uma que é universal: a do

Amor!... Neste Natal, usa e abusa!

P Á G I N A 2 4

25 of 32

P Á G I N A 2 5

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

O Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, é comemorado nos Estados Unidos, no Canadá e nas Ilhas do Caribe.

Esse é um dia de agradecimento, em que as famílias se reúnem e recordam, com gratidão, as coisas boas que aconteceram ao longo do ano.

Originalmente, a data era comemorada após a época das colheitas, justamente para agradecer a fartura da produção agrícola. Este dia, que não está associado a nenhuma religião, popularizou-se com o passar dos anos, sendo assim, comemorado por todos.�Os alunos das turmas de 3.º e 4.º ano estiveram muito empenhados na realização dos trabalhos desta celebração.

26 of 32

P Á G I N A 2 6

Coadjuvação - Português

A Dança das Letras

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

A partir do poema “A dança do B” de Maria Alberta Menéres, escrevemos novas danças de letras para os animais.

A dança do A

Um dia a águia, a andorinha, a aranha,

A arara e a abelha

repararam que os nomes

começavam todos por A.

disseram todos ao mesmo tempo:

"Que bonito!"

A abrótea, a alforreca, a anchova,

e o axolote, lá no mar,

repararam que os seus nomes

também começavam por A.

E disseram todos assim

"Que bonito!"

Veio logo um atum, de longe,

a gritar: "Esperem,

esperem aí por mim!”

A dança do M

Um dia o morcego, o macaco, o mamute,

o mosquito e a mosca

repararam que os seus nomes

começavam todos por M.

Disseram todos ao mesmo tempo:

"Que bonito!"

A manta, a marmota, a moreia

e a merluza, lá no mar

repararam que os seus nomes

também começavam todos por M.

E disseram todos assim:

" Que bonito! ".

Veio logo uma morsa de longe,

a gritar: “Esperem,

Esperem aí por mim!”

A dança do P

Um dia o panda, o peru, o pulga,

o pinguim e o papagaio

repararam que os seus nomes

começavam todos por P.

Disseram todos ao mesmo:

“Que bonito!”

A piranha, a pescada, a perca

e o pargo, lá no mar,

repararam que os seus nomes

Também começavam por P

E disseram todos assim:

“Que bonito!”

Veio logo uma polvo de longe,

a gritar: “Esperem,

esperem aí por mim!”

A dança do T

Um dia o tigre, a toupeira, a tarântula,

o tatu e o tucano

repararam que os seus nomes

começavam todos por T.

Disseram todos ao mesmo tempo:

"Que bonito!"

A tartaruga, a tamboril, a tainha

e a truta, lá no mar,

repararam que os seus nomes

também começavam por T.

E disseram todos assim:

" Que bonito!"

Veio logo um tubarão de longe,

a gritar: “Esperem,

Esperem aí por mim!"

3ºA

27 of 32

P Á G I N A 2 7

Coadjuvação - Português

Eram Doze BAILARINAS

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Transformamos a lengalenga Eram Doze Moças Donzelas em Eram Doze BAILARINAS.

Conta a história de várias bailarinas, que de quadra para quadra, dá o Tranglomango numa delas e fica menos uma. É uma história para desenvolver a capacidade verbal.

3ºB

28 of 32

P Á G I N A 2 8

Coadjuvação - Português

Não se brinca apenas com brinquedos. Também com palavras. Elas aborrecem-se de estar nas gramáticas e nos dicionários sempre sérias e bem-comportadas. As palavras saltam na ponta da língua, pregam partidas e mostram aos mais sisudos que também precisam de um recreio.� Divirtam-se com elas, lendo estes "Abecedário sem Juízo!”

Abecedário sem Juízo dos nossos nomes

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

A é o Afonso, está dentro de um peixe sonso.

A é o Afonso, estragou o pneu do Fernando Alonso.

A é a Alexa Sofia, pula e assobia.

A é a Alícia, vive em casa e pia.

A é a Alisa, faz surf na pizza.

É a Benedita, grita e faz uma fita.

B é o Bernardo, é rápido como o leopardo.

C é a Catarina, voa numa cartolina.

C é a Constança, dá um mortal e dança.

D é o Daniel, nada numa piscina de mel.

D é o Demid, anda de bicicleta e grita “David”.

E é a Eliane, com o seu vestido de solo fane.

E é o Enzo, que come o penso.

F é a Francisca, corre como uma faísca.

H é o Haniel, um menino de papel.

H é o Henrique, desengonça-se e tem um tremelique.

H é o Hugo, brinca com o besugo.

I é i Igor, fica da cor de bolor quando está calor.

I é o Isaac, faz tudo para ser um craque.

K é a Keia, está dentro da meia.

L é a Luana, com o sapato de banana.

M é a Maria Inês, é a rainha do jogo de xadrez.

M é a Maria, que sorria de noite e de dia.

R é o Rumi, fez uma armadilha ao javali.

3ºC

29 of 32

P Á G I N A 2 9

Coadjuvação - Português

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

3ºC

30 of 32

P Á G I N A 3 0

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Projeto Educação Artística

Ao longo deste período, foram várias as atividades desenvolvidas na área de Educação Artística, designadamente na Expressão Dramática, Música e Artes Visuais. Os nossos alunos das turmas do 2º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de dar asas à sua imaginação e criatividade.

Toda a criança é um Artista! (Picasso)

Representámos as profissões através de Mímica …

Através de uma linha podemos fazer tudo…

31 of 32

P Á G I N A 3 1

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Projeto Educação Artística

Realizámos cartuchos para colocar as castanhas …

Para comemorar o Dia da Alimentação, pintámos alimentos e aplicámos a técnica do pontilhismo…

Cantámos e ensaiámos músicas de Natal. Elaborámos uns pompons com guizos como instrumentos para acompanhar as músicas…

Realizámos umas lembranças de Natal …

32 of 32

P Á G I N A 3 2

apeeelaranjeiras@gmail.com

N º 1 D E 2 0 2 5 / 2 0 2 6

Ao longo do 1.º período letivo, a APEEEL desenvolveu várias iniciativas com o objetivo de promover o bem-estar, a união e a participação de toda a comunidade educativa.

O período iniciou-se com a receção aos alunos no primeiro dia de aulas, proporcionando um acolhimento caloroso a todas as crianças.

No Dia do Professor, a APEEEL assinalou a data com a oferta simbólica de uma flor, em reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos docentes.

Já no Dia da Alimentação, foram oferecidos cabazes de fruta a toda a comunidade escolar, reforçando a importância de hábitos alimentares saudáveis.

A APEEEL contribuiu ainda para animar os momentos de lazer dos alunos do 1.º ciclo com a oferta de uma mesa de matraquilhos.

Na época natalícia, fez a decoração do exterior da escola com enfeites de Natal, criando um ambiente festivo.

No último dia, a APEEEL ofereceu aos alunos gorros de Natal cor de laranja, kits enfeites de madeira para o JI e canetas para o 1º ciclo.

A APEEEL reafirma, assim, o seu compromisso com a escola e com toda a comunidade educativa, continuando a trabalhar em parceria para o bem-estar das nossas crianças.

E não faltou o nosso sorteio dos cabazes de Natal.

Foram também entregues kits de presente às Assistentes Operacionais, aos Docentes e monitores CAF, como forma de agradecimento pelo empenho ao longo do 1° Período.

APEEEL | A nossa prioridade: os Alunos!