GEOGRAFIA
1ª SÉRIE
Regiões geográficas do Paraná
AULA 34
Objetivo da aula
https://i.pinimg.com/originals/8e/61/88/8e61886994f708bb43e2a8ea6ddb39d8.gif
Vamos pensar juntos!
As regiões geográficas intermediárias e imediatas constituem a divisão geográfica regional do país, segundo a composição elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Você já ouviu falar em regiões geográficas intermediárias?
Em qual região dessa divisão seu município está inserido?
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1589&evento=8
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1589&evento=8
O estado do Paraná está dividido em regiões
intermediárias e imediatas. Essa divisão foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017, com base em diferentes critérios de regionalização.
O estado do Paraná possui 6 regiões geográficas intermediárias e 29 regiões geográficas imediatas.
As regiões geográficas imediatas são agrupamentos de municípios que têm como principal referência a rede urbana e possuem um centro urbano local como base, mediante a análise do IBGE. Para sua elaboração foram levadas em consideração a conexão de cidades próximas através de relações de dependência e deslocamento da população em busca de bens, prestação de serviços e trabalho.
Regiões Geográficas Imediatas
https://media1.tenor.com/images/cd6ce135eba826fc370b1c68c5642d3f/tenor.gif?itemid=15716893
Por exemplo: Pitanga atende aos municípios: Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga e Santa Maria do Oeste.
As Regiões Geográficas Imediatas têm na rede urbana o seu
principal elemento de referência. Essas regiões são estruturas a partir de centros urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como:
https://www.apple.com/newsroom/images/product/apps/lifestyle/Apple_App-Store-stats_06172020_big.gif.large.gif
compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros.
As regiões intermediárias, por sua vez, são agrupamentos de regiões imediatas que são articuladas através da influência de uma metrópole, capital regional ou centro urbano representativo dentro do conjunto.
Regiões Geográficas Intermediárias
As regiões geográficas intermediárias são:
Curitiba;
Guarapuava;
Cascavel;
Maringá;
Londrina e
Ponta Grossa.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1589&evento=8
Curitiba
Ponta Grossa
Cascavel
Guarapuava
Londrina
Maringá
A Região Geográfica
Intermediária de Curitiba é uma das seis regiões intermediárias do Paraná e uma das 134 regiões intermediárias do Brasil. Curitiba é o município mais populoso da região intermediária, além de ser a capital do estado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Geogr%C3%A1fica_Intermedi%C3%A1ria_de_Curitiba
https://i.gifer.com/origin/cb/cb420050f48db644677e020b8778b29d_w200.gif
Qual objetivo dessa nova divisão? Vamos entender!
A divisão de 2017 teve o objetivo de abranger as transformações relativas à rede urbana e sua hierarquia ocorridas desde as divisões precedentes, devendo ser usada para ações de planejamento e gestão de políticas públicas e para a divulgação de estatísticas e estudos do IBGE.
A regionalização foi feita a partir da identificação das cidades-pólo e os municípios que possuem relação direta como cada uma delas. Por exemplo: Região intermediária de Ponta Grossa atende aos municípios de Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Irati.
Nessa proposta de recorte regional, buscou-se que cada uma dessas regiões apresentasse, pelo menos, uma cidade de nível hierárquico classificado como Capital Regional, possuindo área de influência de âmbito regional e sendo referida como destino para um conjunto de atividades por grande número de municípios.
O desenho rodoviário conecta e aproxima as áreas mais distantes, fornece abastecimento de suprimentos e facilidades produtivas, para criar uma integração regional.
Fonte: file:///C:/Users/sulianecosta/Downloads/12240-Texto%20do%20artigo-209209216571-1-10-20190322%20(1).pdf
Em grupos vamos realizar uma atividade que se chama palavra ausente, sobre o conteúdo estudado nesta aula.
Professor acesse o jogo por meio do link:
ATIVIDADE - MÃO NA MASSA
http://clipart-library.com/clipart/wall-word-cliparts_14.htm
Essa atividade também pode ser realizada utilizando papel sulfite. Cada dupla elabora a palavra ausente com as respostas e trocam entre as duplas. Ao final retorna para a dupla que criou para a correção.
Retomada
Nessa aula, podemos conhecer as regiões geográficas do Paraná e identificar os objetivos dessa regionalização.
https://www.baamboozle.com/slideshow/474593