ERICK SOARES
LÍNGUA PORTUGUESA: REDAÇÃO
EMPREGO DE CONVENÇÕES PARA CITAÇÃO
14/05/2022
2
Emprego de convenções para citação (fontes, paráfrases, notas)
3
Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso. Ela pode ocorrer de modo explícito (mais facilmente percebida) ou implícito (menos facilmente percebida).
AS RELAÇÕES INTERTEXTUAIS
4
CITAÇÕES NA REDAÇÃO são transcrições de frases e ideias de outras pessoas no texto. Elas ajudam a embasar seu ponto de vista e esclarecer exemplos, o que torna o texto didático e persuasivo para o leitor. Existem dois tipos de citações: diretas e indiretas.
Não há nenhuma regra que diga que é obrigatório usar citações na redação do Enem e de outros vestibulares. Mas também não podemos negar que esse tipo de recurso dá mais credibilidade e enriquece o seu texto, da mesma forma que acontece com o bom uso de regras gramaticais e a estruturação correta em início, meio e fim.
5
Quais são os tipos de citações?
A citação na redação do vestibular é uma forma de trazer para o seu texto uma ideia ou a frase literal de uma pessoa com autoridade no tema. Por exemplo, se o assunto da redação é educação, é comum que os candidatos apresentem citações de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira.
Os professores costumam ensinar o uso da citação como uma ótima maneira de fugir do senso comum.
6
CITAÇÕES DIRETAS
Para usar citações diretas, você precisa escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, além de utilizar as aspas (“”) antes e depois da citação. Alguns exemplos:
7
CITAÇÕES INDIRETAS
Já as citações indiretas são feitas por paráfrases: a ideia ou a frase escrita nas suas próprias palavras, sem a necessidade de colocar as aspas. Da mesma forma como acontece nas citações diretas, é preciso indicar a autoria e a fonte correta da citação.
8
Nesse caso, a citação é a sua interpretação daquilo que foi dito ou escrito. Lembra dos exemplos que usamos logo acima? Vamos ver como eles poderiam ficar como citações indiretas:
No livro “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire explica que a educação entendida como uma prática libertadora é indispensável para que alunos interpretem de maneira crítica suas realidades sociais.
O filósofo Rousseau, no livro “O Contrato Social”, explica que as pessoas nascem com a consciência livre para fazer diferentes escolhas, mas é a realidade que molda as suas decisões ao longo da vida.
Nos versos da canção “Até Quando?”, do Gabriel O Pensador, fica clara a importância da iniciativa de compartilhar boas ações que mudam a opinião das pessoas e, aos poucos, podem ser capazes de contribuir para grandes mudanças na sociedade.
9
10
Por que e quando usar as citações na redação?
Além de enriquecer e embasar seu ponto de vista na hora de redigir um texto dissertativo-argumentativo, essa estratégia mostra que você tem um bom repertório cultural. A citação contribui para aumentar sua nota nas competências 2, 3 e 4 da redação — vale lembrar que são 5 as competências do Enem:
11
PARÁFRASE NA REDAÇÃO
Quando você está escrevendo uma redação, muitas vezes, você olha para os textos de apoio e sente que pode usá-los para melhorar a sua argumentação, não é mesmo? Contudo, você não quer copiar fielmente o trecho que você considera ideal em sua redação. Você gostaria que existisse uma forma de passar o mesmo conteúdo daquele texto de apoio, todavia, com suas próprias palavras.
Você sabia que isso é possível? Sim, por meio da paráfrase!
A paráfrase é um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto. Nele, há uma troca de palavras em relação ao texto referenciado, mas o conteúdo principal do original permanece.
12
Não existe nenhuma norma sobre onde as citações devem estar localizadas no texto.
Elas podem ser usadas tanto na introdução quanto no desenvolvimento e na conclusão. Em cada uma dessas partes, as citações tem finalidades diferentes.
No começo da redação, as citações servem para ajudar na contextualização do tema. No desenvolvimento, servem para embasar algum de seus argumentos. Na conclusão, servem para ajudar na elaboração da proposta de intervenção.
13
"Existem dois problemas na sociedade: a vida sedentária e a fartura de alimentos". Assim como Drauzio Varella salientou, a alimentação dos brasileiros tornou-se um problema, visto que o número de obesos no Brasil só cresce. Por isso, é importante discutir essa questão para resolver o impasse gerado, seja pela mudança da vida rural para o contexto urbano, seja pela rotina intensa que gera o sedentarismo entre os indivíduos.
EXEMPLO DE INTRODUÇÃO COM CITAÇÃO