O TEXTO �DISSERTATIVO-�ARGUMENTATIVO
DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando:
procuramos justificativas:
estamos preocupados com:
defendemos nossos pontos de vista em relação:
TEXTOS DISSERTATIVOS
Expositivo Explicativo
Argumentativo
Tipos de argumentos aos quais podemos recorrer:
Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que “por esse termo designamos apenas aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele”.
Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos que realizam as relações do homem com o mundo, e satisfazem uma necessidade especial correspondente ao mesmo.
Argumento com base em evidências - são aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas).
Vamos partir do princípio de que escrever é comunicar, é transmitir uma mensagem ao leitor. Portanto, quem quer comunicar e ser bem compreendido precisa ser claro, bem organizado nos seus atos de comunicação.
ESTRUTURA
Um texto dissertativo precisa ter uma estrutura bem organizada. Por isso, os maiores problemas de um texto dissertativo são:
Então, como seria um texto bem organizado?
Argumentação nos textos dissertativos
LEMBRE-SE:
Clareza
Concisão
Coerência e coesão
Elegância