Fisiologia da Digestão
Elaborado por Pastor Eduardo Camargo
Cap. V do Livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar
Efeitos Físicos do Comer em Demasia
Que influência tem sobre o estômago o comer em demasia? Ele se torna debilitado, os órgãos digestivos são enfraquecidos, e as enfermidades, com toda a sua carga de males, são produzidas como resultado.
Não raro esta intemperança é logo sentida na forma de dor de cabeça, indigestão e cólica.
Mas esses resultados nem sempre se seguem ao comer demasiado. Em alguns casos o estômago fica paralisado. Nenhuma sensação de dor é sentida, mas os órgãos digestivos perdem sua força vital.
A Digestão Ajudada por Exercício Moderado
O exercício é importante para a digestão, bem como para a saudável condição do corpo e da mente.
…uma breve caminhada após a refeição, com a cabeça erecta e os ombros para trás, num moderado exercício, é grandemente benéfico.
Alimentos Aquecidos mas não Quentes
Eu aconselharia a todos a porem no estômago cada manhã, pelo menos, alguma coisa aquecida.
Bebidas quentes não são exigidas, salvo como remédio. O estômago é grandemente prejudicado por grandes quantidades de alimentos e bebidas quentes. Assim é que a garganta e os órgãos digestivos, e por intermédio deles os outros órgãos do corpo, ficam debilitados.
A Força Vital Exaurida por Alimentos Frios
A comida não deve ser ingerida muito quente nem muito fria. Se está fria, as forças vitais do estômago são chamadas a fim de aquecê-las antes de ter começo o processo digestivo.
Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho. Mastigai devagar, permitindo que a saliva se misture com o alimento.
Quanto mais líquido se coloca no estômago às refeições, mais difícil se torna a digestão do alimento; pois o líquido precisa ser absorvido primeiro.
Advertência a Pessoas Ocupadas
Tomai tempo para comer e não acumuleis no estômago quantidade grande de alimentos numa só refeição. Comer apressadamente e várias espécies de alimentos numa só refeição é erro grave.
Comer Devagar e Mastigar Bem
A fim de assegurar saudável digestão, o alimento deve ser comido vagarosamente.
Se vosso tempo para comer é limitado, não comais apressadamente, mas comei menos, e mastigai devagar.
O benefício derivado do alimento não depende tanto da quantidade de comida, quanto da digestão completada; nem a satisfação do paladar depende tanto da quantidade de alimento engolido quanto depende do tempo que o mesmo permanece na boca.
Na hora da refeição, expulsai o cuidado e os pensamentos ansiosos; não estejais apressados, mas comei devagar e satisfeitos, o coração cheio de gratidão para com Deus por todas as Suas bênçãos.
Combinação de Alimentos
O conhecimento sobre a conveniente combinação de alimentos é de grande valor, e deve ser recebido como sabedoria de Deus.
Não tenhais à mesa, numa mesma refeição, variedade muito grande de alimentos; três ou quatro pratos são o bastante.
Não deve haver muitas espécies na mesma refeição, mas todas as refeições não devem constar dos mesmos pratos, sem variação.
A variedade de alimentos numa mesma refeição produz indisposição, e destrói os benefícios que cada artigo, se tomado sozinho, traria ao organismo.
Criam-se perturbações mediante combinações impróprias de alimentos; há fermentação; o sangue fica contaminado e o cérebro confuso.
Guerra Dentro do Estômago
…causa de má saúde e ineficiência no trabalho, é a má digestão. É impossível ao cérebro trabalhar da melhor maneira quando os órgãos digestivos são maltratados. Muitos comem apressadamente de várias espécies de comida, as quais estabelecem um conflito no estômago, confundindo assim o cérebro.
Os órgãos digestivos desempenham parte importante na felicidade de nossa vida.
Pessoas que têm azia, possuem em geral má disposição. Tudo parece ser-lhes contrário, e eles são inclinados a tornarem-se mal-humorados e irritáveis. Se deve haver paz entre nós, devemos dedicar mais atenção à questão de ter um estômago pacífico.
Frutas e Verduras
Não é bom comer verduras e frutas na mesma refeição. Se a digestão é deficiente, o uso de ambas ocasionará, com frequência, perturbação incapacitando para o esforço mental.
Frutas e verduras consumidas juntas na mesma refeição produzem acidez estomacal; daí resulta sangue impuro, e a mente não é clara porque a digestão é imperfeita.
Sobremesas Requintadas e Verduras
Pudins, cremes, bolos, doces e verduras, tudo servido numa mesma refeição, trará transtornos ao estômago.
Açúcar e Leite
Em geral, usa-se demasiado açúcar no alimento. Bolos, pudins, massas, geleias, doces, são a causa activa de má digestão. Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que o leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos.
Alguns usam leite com grande quantidade de açúcar no mingau, pensando que estão com isto praticando a reforma de saúde. Mas o açúcar e o leite combinados são responsáveis pela produção de fermentação no estômago, sendo, pois, prejudiciais.
Misturas Ricas e Complicadas
Quanto menos condimentos e sobremesas forem postos em nossas mesas, melhor será para todos que participam do alimento.
Os mudos animais jamais comeriam misturas como as que muitas vezes são levadas ao estômago humano.