1 of 10

ESTRUTURA DE UM TRABALHO

  • Os Trabalhos podem ter vários nomes (Monografia, Dissertação, Relatório Científico, artigo, projecto ou mesmo um simples relatório sobre uma Visita de Estudo) mas, todos eles obedecem a regras. São essas regras que se condensam aqui.
  • Os Trabalhos apresentam-se através de um RELATÓRIO, que deverá seguir uma estrutura sequencial, articulada e coerente.
  • O RELATÓRIO, tal como a palavra sugere, é um relato, o mais completo possível, que permita a qualquer destinatário ter uma visão global do que fizeste (visita de estudo ou alguma investigação, por exemplo). Este relatório deverá ter como características: Ser objectivo, de consulta fácil e fornecer a informação mais relevante sobre o objecto em análise.
  • Um RELATÓRIO servirá sempre para comunicares os resultados de qualquer coisa que fizeste.
  • Como redigir um Relatório?

2 of 10

TRABALHO

  • Capa

  • Índice

  • Introdução

  • Corpo do relatório

  • Bibliografia e outros documentos

  • Anexos

3 of 10

TRABALHO

Capa

  • Identificação da Escola

  • Identificação da disciplina e da unidade didáctica

  • Identificação do trabalho realizado

  • Identificação do autor do relatório

  • Identificação da data da realização do relatório

O Título que darás ao relatório deverá dar ao leitor uma indicação clara do assunto, embora não devas cair no erro de o tornar demasiado extenso. Se for necessário poderás optar por fazer aquilo a que se chama um subtítulo. Este aparece quase sempre após “:”, significando um pormenorizar do título. Exemplo: “Visita ao Museu dos Coches: Análise dos Meios de Transporte Reais na 4.ª Dinastia”.

4 of 10

TRABALHO

Índice

Identificação das partes e dos capítulos em que o relatório se

encontra organizado, bem como do número da página em que

cada capítulo se inicia.

5 of 10

TRABALHO

Corpo do relatório

Introdução - razões da escolha do tema, por exemplo.

Desenvolvimento dos subtemas - é a parte principal do relatório

onde se podem seguir as diferentes etapas da pesquisa.

Conclusão / resultados do trabalho.

Pode incluir soluções para o problema estudado ou apresentar

novas pistas para aprofundamento do tema.

6 of 10

TRABALHO

Introdução

Identificação do trabalho desenvolvido

Identificação dos objectivos do trabalho

Apresentação da estrutura do relatório

A Introdução é necessariamente breve e pretende descrever, de forma sucinta aquilo em que vai consistir o trabalho, nomeadamente: alguma informação sobre o tema (a razão de ser do relatório), os objectivos e as previsões. Muitas vezes é feita no final, pois só quando acabas os trabalhos sabes, com rigor, aquilo que de facto estudaste e acabaste de pôr no relatório final. No máximo uma página é o suficiente para uma Introdução, embora se possa admitir que em trabalhos de maior envergadura (Dissertações, por exemplo) a mesma possa ser maior.

7 of 10

TRABALHO

Desenvolvimento

  • O Desenvolvimento será a parte em que irás escrever o que fizeste e, como tal, representará cerca de 90% de todo o relatório. Deves, por isso, dividir em capítulos para que o leitor não se perca na leitura. Estes capítulos devem ter uma unidade intrínseca, isto é, referem-se ao mesmo assunto que deve estar bem explícito no nome que deres ao capítulo. O capítulo, por sua vez, poderá ainda ser dividido em secções que, embora tenham a ver com o assunto do capítulo, podem ser analisadas separadamente.

 

  • Este tipo de “organização” tem dois objectivos principais: fazer com que o leitor perceba, de modo mais fácil, o que pretendeste dizer, não dando azo, portanto, a uma leitura “maçuda”, nem a uma “seca”. Acessoriamente, mostras também que tens as ideais arrumadas e consolidadas e, sobretudo, que és organizado e metódico.

8 of 10

TRABALHO

Conclusão/Resultados

Nesta parte, cuja dimensão, não será muito diferente da “Introdução”, irás escrever as conclusões a que chegaste de toda a investigação feita. Como tal, convirá que não seja muito extensa. Tem sempre em atenção que esta parte do teu relatório irá, com grande probabilidade, ser a mais lida e, por conseguinte, deverá ser aquela cuja redacção deverá estar mais cuidada.

9 of 10

TRABALHO

Bibliografia/Webgrafia

Listagem de livros, revistas, textos avulsos, quadros estatísticos,

esquemas, gráficos e endereços da Internet que foram utilizados.

Tudo aquilo que consultaste, e que foste referindo ao longo do texto, aparece agora aqui sintetizado. Mesmo os sítios da internet a que recorreste devem aparecer, seguidos da data em que os consultaste (como sabes, muitos deles poderão deixar de existir, pelo que este pormenor é importante). Toma em atenção que hoje em dia os Professores já possuem programas (software) que permitem dizer em que percentagem o trabalho que acabas de apresentar é retirado da internet. Queres que seja ainda mais explícito? É preciso cuidado com a “cena” do copy/past!  

Nestas notas bibliográficas, em geral, a disposição será a seguinte:  

Nome do autor (em que o apelido aparece primeiro que os nomes próprios), ano de publicação, título da obra, Editora e local de edição.

10 of 10

TRABALHO

Anexos

Inquéritos realizados, entrevistas feitas e todos os documentos que foram produzidos durante a investigação, de onde se retiraram as conclusões apresentadas no relatório.