1 of 11

2 of 11

Na última aula você conheceu o mini sensor de movimento PIR e o Arduino e esquematizou uma maquete para um banheiro inteligente que avisa quando tem gente dentro. Isso porque este módulo detecta a movimentação em uma determinada área. Agora, você irá aprender como programar o protótipo com Arduino para finalmente inseri-lo na sua maquete.

3 of 11

  • Construir uma maquete que utilize o mini sensor de movimento PIR no contexto educacional;
  • Compreender a programação do mini sensor de movimento PIR e sua aplicação em projetos com Arduino;
  • Promover o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos ao planejar, programar e montar a maquete do banheiro escolar para instalar o mini sensor de movimento PIR o LED.

4 of 11

  • 1 LED vermelho 5mm;
  • 1 resistor de 220 Ω;
  • 1 módulo mini sensor de movimento PIR;
  • 1 placa protoboard;
  • 1 placa Arduino R3;
  • 1 cabo USB;
  • 1 notebook;
  • Software de programação para Arduino (mBlock);
  • 5 jumpers macho-macho;
  • Materiais da maquete.

5 of 11

Primeiro, retome o protótipo montado na aula passada, ligando corretamente cada parte do projeto.

Um dos principais blocos que usaremos nesta aula é o bloco: Se... então... senão.

Esse bloco contém o comando que permite ao Arduino executar diferentes blocos de código dependendo de uma condição lógica. Basicamente, o “Se” introduz a condição que será avaliada.

Bloco Se... então... senão

Fonte: SEED/DTI/CTE

6 of 11

A condição inserida será a comparação entre os valores obtidos pelo sensor através da leitura da porta conectada ao Arduino e o valor lógico 1, que significa que houve a detecção de movimento pelo sensor.

Se a condição for verdadeira, será executado os comandos que estiverem no bloco de código dentro do espaço aberto logo após o “então” e se a condição não for verdadeira (falsa), executará os comandos que estiverem dentro do próximo espaço aberto, logo após o “senão”.

7 of 11

Vamos para a programação!

Acesse Aula 38 - Banheiro ocupado [parte II], disponível em: Robótica Primeiros Passos, módulo 2.

8 of 11

Prototipe sua maquete incluindo outros componentes do kit de robótica que possam melhorar a sinalização dos banheiros, como por exemplo, um componente que indique que algum banheiro está vago.

Planeje alterações na sua maquete de forma a promover a inclusão de pessoas com deficiências (PCD) por exemplo, baixa visão ou surdez, com componentes do kit de robótica que indiquem a sinalização de uso dos banheiros.

E se o projeto não funcionar?

1. Verifique se estão corretas as ligações dos jumpers aos componentes e às portas do Arduino.

2. Verifique se a programação está adequada à porta analógica, que pode também ser usada como digital, correta.

9 of 11

a. Sua maquete está pronta e o protótipo funcionando. Quais foram os principais desafios neste projeto?

b. De que outras formas esse projeto pode ser aplicado na sua realidade?

c. Quais outras formas utilização desses componentes, em protótipos úteis? d. Reflita se as seguintes situações ocorreram:

i. Você e os seus colegas trocaram ideias no momento da criação de seu projeto?

ii. Como resolveram as dificuldades (caso tenham acontecido) durante o processo de construção e programação?

10 of 11

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 de mar. 2023.

BRINCANDO COM IDEIAS. Como usar e Programar o Sensor de Presença (PIR) - Módulos para Arduino – Video #22. YouTube, 28 de fevereiro de 2018. https://www.youtube.com/watch?v=0SnDHiJaR5M. Acesso em: 08 mai. 2023.

COMO usar um sensor de presença PIR com Arduino. Arduino e Cia, 2014. Disponível em: https://www.arduinoecia.com.br/sensor-presenca-arduinomodulo-pir-dyp-me003/. Acesso em: 08 mai. 2023.

DOS REIS, FABIO. Como funciona um sensor de movimento. Bóson Treinamentos, 2018. Disponível em: http://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/como-funciona-um-sensor-de-movimento-pir-passive-infrared/. Acesso em: 08 mai. 2023.

PARANÁ.Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Diretoria de Tecnologias de Informação (DTI). Coordenação de Tecnologias Educacionais. (CTE). Robótica Primeiros Passos - Módulo 2. Aula 38 - banheiro ocupado [parte II]. Disponível em: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/robotica/aulas/primeiros_passos. Acesso em: nov. de 2023.

11 of 11