1 of 15

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E MIDIÁTICA

18/05/2022

GILVAN DUARTE

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

NO CONTEXTO DA EAD

E DA EPT

2 of 15

OBJETO DE CONHECIMENTO

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

NO CONTEXTO DA EaD E

DA EPT.

2

3 of 15

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • Compreender a organização e as especificidades
  • do Ensino a distância e da Educação profissional
  • tecnológica.

3

4 of 15

Atividade

Você deverá acessar o link abaixo e contribuir com suas ideias!

Será necessário log in com uma conta: Google, Microsoft ou Apple.

Na plataforma você encontrará colunas que estão sendo construídas a medida que você contribui com pequenas publicações.

Link: https://padlet.com/profassisgualter/znlg50hibdrd62q2

4

5 of 15

5

6 of 15

6

7 of 15

7

8 of 15

EaD

Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio - EPT) e na educação superior.

8

9 of 15

EaD e AVA

No final dos anos 90 (do século passado) foram desenvolvidos os primeiros AVA - ambientes virtuais de aprendizagem -, aproveitando os diferentes recursos disponibilizados pela World Wide Web (WWW).

9

10 of 15

Existem outras necessidades importantes, como as sociais e afetivas, que precisam ser supridas para o bom andamento de um curso no qual se deseje que todos participem de forma ativa, contribuindo colaborativamente com o aprendizado pretendido.

Pode-se dizer que um dos objetivos de um curso a distância é criar uma comunidade em que todos se sintam parte e, dessa forma, tenham satisfação e o sentimento de comprometimento com o processo de aprendizagem do grupo como um todo.

EaD e AVA

10

11 of 15

Professores e alunos desempenham atividades variadas e diferentes entre si, sendo que algumas são individuais e outras mais interativas, isto é, entre os participantes.

O professor tem atribuições que vão desde o preparo do material até o acompanhamento do aproveitamento de cada aluno.

O aluno, por sua vez, realiza atividades distintas como: leitura de conteúdo, pesquisa de artigos, participação em discussões, trabalhos em grupo.

EaD e AVA

11

12 of 15

Mediação Tecnológica

O termo mediação deriva do latim “mediare” que significa “intervir”.

Pedagógico é adjetivo de pedagogia, palavra de origem grega que vem das palavras: "paidos" ("da criança") e "agein" ("conduzir").

12

13 of 15

A pedagogia dedica-se ao estudo da educação e do processo de ensino e aprendizagem. Assim, pode-se concluir que, de modo geral, a mediação pedagógica está relacionada à intervenção no processo de ensino e aprendizagem para melhorá-lo.

“A mediação pedagógica é a atitude e o comportamento do professor ao apresentar e tratar um conteúdo/tema que ajude o educando a compreender e lidar com as informações até produzir conhecimento e mesmo a interferir em sua realidade” (Dulce Márcia Cruz, 2010, apud MILL, 2018, p. 429)

Mediação Tecnológica

13

14 of 15

Mediação pedagógica requer um mediador, um docente que promova práticas pedagógicas que contribuam para a aprendizagem do mediado, ou seja, do discente.

Isso significa que o processo de mediação será realizado por meio do diálogo, do estímulo, da orientação, de uma comunicação eficaz e da realização de atividades que envolvam interação, problematização, pesquisa, tomada de decisão e resolução de problemas.

Mediação Tecnológica

14

15 of 15

Lagoa do sítio - Turma de recursos humanos

Morro Cabeça no Tempo – Turma de informática.

U. E. Raimundo Lustosa em Paraguai. Curso de serviços jurídicos

15