1 of 30

O Comer em Demasia

Elaborado por Pastor Eduardo Camargo

Cap. VII do Livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar

2 of 30

Um Pecado Comum, mas Sério

Sobrecarregar o estômago é um pecado comum, e quando se usa demasiado alimento, todo o organismo é sobrecarregado. A vida e vitalidade, em vez de aumentar, diminuem.

3 of 30

Em virtude de egoísta condescendência para com o seu apetite, o homem tem pressionado as forças da natureza, obrigando-a a realizar um trabalho que jamais deveria ser forçada a executar.

4 of 30

Obstruindo a Maquinaria Humana

É possível comer sem moderação, mesmo os alimentos saudáveis. Não se deve pensar que, pelo facto de haver alguém deixado o uso de artigos prejudiciais do regime alimentar, deva comer tanto quanto lhe aprouver.

5 of 30

O alimentar-se em excesso, não importa qual a qualidade do alimento, atrapalha a máquina viva e a estorva assim em seu trabalho.

6 of 30

Quase todos os membros da família humana comem mais do que o organismo requer.

7 of 30

Este excesso se deteriora e torna-se uma massa pútrida. …Se é posto no estômago mais alimento do que requer a maquinaria viva, mesmo que seja alimento de boa qualidade, o excesso torna-se um fardo.

8 of 30

Banquetes de glutonaria, e alimentos postos no estômago fora de horas, deixam sua influência sobre cada fibra do organismo; e a mente é também seriamente afectada pelo que comemos e bebemos.

9 of 30

Glutonaria, uma Ofensa

Alguns não exercem controle sobre seu apetite, mas satisfazem o gosto às expensas da saúde. Como resultado, o cérebro é obscurecido, os pensamentos ficam retardados, e eles deixam de realizar o que poderiam se houvessem exercido domínio próprio e abstinência.

10 of 30

Comer demais é o pecado deste século. …A Palavra de Deus coloca o pecado de glutonaria na mesma categoria que a embriaguez.

11 of 30

Provérbios 23:2

Deuteronómio 21: 18-21

12 of 30

Tão ofensivo era este pecado [a glutonaria] à vista de Deus que Ele deu indicações a Moisés de que um filho que não pudesse ser restringido quanto ao apetite, mas que se empanturrasse com tudo que desejasse o seu paladar, devia ser levado pelos pais aos juízes de Israel, para que fosse apedrejado e morto.

13 of 30

A condição de um glutão era considerada sem esperança. De nenhuma utilidade seria ele para outros, sendo uma maldição para si mesmo. Em coisa alguma se poderia depender dele. Sua influência estaria sempre contaminando a outros, e o mundo seria melhor sem essa espécie de carácter; pois seus terríveis defeitos poderiam perpetuar-se.

14 of 30

O Costume de Pratos em Série Incita à Gula

O costume determina que a comida seja trazida para a mesa por séries. Não sabendo o que vem depois, uma pessoa pode comer bastante de um prato que talvez não lhe seja o mais conveniente.

15 of 30

Quando a última parte é apresentada, ela se arrisca muitas vezes a ultrapassar um pouco os limites, e aceita a tentadora sobremesa, o que, no entanto, não se lhe demonstra nada bom. Se toda a comida de uma refeição é posta na mesa ao princípio, a pessoa fica habilitada a fazer a melhor escolha.

16 of 30

Debilidades Físicas e Mentais

Como um povo, com toda nossa profissão de reforma de saúde, comemos demais. A condescendência para com o apetite é a maior causa de debilidades físicas e mentais, e jaz na raiz de grande quantidade de fraquezas evidentes em toda parte.

17 of 30

Se os homens e as mulheres tão-somente se lembrassem de quanto afligem sua mente quando afligem o estômago, e quão profundamente é Cristo desonrado quando o estômago é sobrecarregado, seriam corajosos e abnegados, dando ao estômago oportunidade de recobrar sua salutar acção.

18 of 30

Cochilar Durante o Culto

No que toca ao sábado, na casa de Deus, glutões assentar-se-ão e dormirão sob as escaldantes verdades da Palavra de Deus. Não conseguem manter os olhos abertos nem compreender os solenes sermões proferidos.

19 of 30

Comendo demais no sábado, muita gente faz mais do que julga para se tornar incapaz de receber o benefício de suas sagradas oportunidades.

20 of 30

Conselho a Pastores e Obreiros Sedentários

Muitos escritores e oradores falham nesse ponto. Depois de comer à vontade, entregam-se a ocupações sedentárias, lendo, estudando ou escrevendo, não se dando nenhum tempo para exercício físico.

21 of 30

Aqueles sobre quem pesam importantes responsabilidades, e sobretudo os que são guardas dos interesses espirituais, devem ser homens de viva sensibilidade e rápida percepção. Mais que os outros devem eles ser temperantes no comer. Alimento muito condimentado e rico não deveria ser colocados em sua mesa.

22 of 30

Comei em cada refeição apenas duas ou três espécies de alimento simples, não ingerindo mais do que o necessário para satisfazer a fome. Fazei exercício activo todos os dias, e vede se não experimentais benefício.

23 of 30

Indigestão e Reuniões de Concelho

A quantidade excessiva de alimento ingerido, ou a sua combinação imprópria, faz a sua obra prejudicial. Em vão dão sua advertência os avisos desagradáveis. O sofrimento é a consequência. A doença toma o lugar da saúde.

24 of 30

Perguntarão alguns: Que tem isto que ver com as reuniões de concelhos? Muitíssimo. Os efeitos da alimentação errada são levados para as reuniões de convenções e concelhos.

25 of 30

O estômago doente produz estado doentio do cérebro, tornando muitas vezes a pessoa obstinada em manter opiniões erróneas.

26 of 30

Nenhuma Recomendação da Reforma de Saúde

Alguns são reformadores apenas no nome. Não têm regras pelas quais nortear seu regime, mas condescendem em comer frutas ou nozes entre as refeições, e assim impõem cargas sobremodo pesadas aos órgãos digestivos.

27 of 30

Alguns ingerem três refeições ao dia, quando duas seria mais condizente com a saúde física e espiritual.

28 of 30

Nossos obreiros fariam pela reforma de saúde mais pelo exemplo do que pregando-a. Quando amigos bem-intencionados fazem para eles alimentos laboriosos, eles ficam fortemente tentados a desrespeitar o princípio; mas recusando os pratos requintados, os ricos condimentos, chá e café, podem demonstrar assim que são reformadores da saúde praticantes.

29 of 30

Cavando a Sepultura com os Dentes

A razão por que muitos de nossos pastores queixam-se de enfermidades, é que deixam de fazer suficiente exercício e são condescendentes no comer em excesso. Não compreendem que tal procedimento põe em perigo até a constituição mais forte.

30 of 30

Muitos de nossos pastores estão cavando sua sepultura com os próprios dentes. O organismo, tendo que cuidar da carga imposta aos órgãos digestivos, sofre, e severo esforço é imposto ao cérebro. Por toda ofensa cometida contra as leis da saúde, o transgressor tem de pagar a penalidade em seu corpo.