GEOGRAFIA
9º ANO
Dominação Russa e Soviética
Aula 45
OBJETIVO DA AULA
E aí, estudantes ...
Vocês já ouviram falar em União Soviética?
O que vocês entendem sobre a dominação russa e soviética ?
<a href='https://br.freepik.com/vetores/alimento'>Alimento vetor criado por macrovector - br.freepik.com</a>
Por File:Union of Soviet Socialist Republics (orthographic projection).svg from S. Solberg J., CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10616833
Ou simplesmente União Soviética, foi um Estado socialista localizado na Eurásia que existiu entre 1922 e 1991. Sendo uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais, a URSS era governada por um regime unipartidário altamente centralizado comandado pelo Partido Comunista e tinha como sua capital a cidade de Moscou.
A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
A classificação do continente europeu em Europa Ocidental e Europa Oriental ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, numa referência à bipolarização do mundo, que colocava em oposição capitalismo e socialismo.
Por Mahdi.305 - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76422256
Divisão do Continente
Os países do Leste Europeu haviam sido objeto de disputa pelas duas principais potências que dominaram a região até 1918: o Império Austríaco e o Império Turco-Otomano. e o Império Russo.
Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4523224
Divisão contemporânea da Europa por regiões de acordo com as Nações Unidas: Leste Europeu Europa setentrional Europa ocidental Europa meridional
E o Leste Europeu?
Vimos que durante um período o continente europeu sofreu uma divisão e os países se organizaram em blocos. Quais motivos levaram a Europa a ser dividida politicamente em Ocidental (oeste) e Oriental (leste)?
A divisão foi criada no fim da Segunda Guerra Mundial com o intuito de dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).
Atividade
A dominação russa se deu em várias etapas desde o século XVIII, e sua influência é ainda uma realidade na região. Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética alargou suas fronteiras mediante a ocupação militar das repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia).
A Dominação Russa
Os países da Europa Oriental foram ingressando no bloco soviético, contra a vontade da maioria dos povos centro-europeus. Em reação à dominação soviética, ocorreram levantes populares, como na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968 —episódio que ficou conhecido como Primavera de Praga.
Na “Primavera de Praga”, em 1968, o povo da antiga Tchecoslováquia buscava reformas políticas, sociais e econômicas
www.colunas.cbn.globoradio.globo.com
Imagem: Milosevo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported
Imagem: Miaow Miaow / GNU Free Documentation License
Você sabia que em reação à dominação soviética, as tropas militares do Pacto de Varsóvia sufocaram algumas tentativas de levantes populares?
Em 1985, Mikhail Gorbachev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais. Com elas, as relações dos soviéticos com os países ocidentais sofreram grandes mudanças: foram assinados acordos para a redução de armamentos e eliminaram-se alguns entraves à liberdade de expressão e de informação.
Destacamos: a perestroika
(reestruturação econômica) A glasnost foi uma política proposta para que a URSS tivesse menor transparência, porém buscava a abertura do sistema político.
a) Qual liberdade é referida no discurso?
A liberdade de expressão.
Reflita sobre a autoridade dos governos socialistas, questionando o alcance da liberdade e da democracia. A partir disso, pode-se trazer a discussão para a reflexão da sociedade. Nesse sentido, podemos apontar, por
exemplo, a maneira como as manifestações
nas ruas são tratadas nos noticiários e
comentadas pelos políticos.
b) Descreva uma situação recente, ocorrida no Brasil, em que um meio de comunicação tenha manipulado uma informação.
Atividade
Leia a seguir o trecho de um discurso pronunciado por Mikhail Gorbachev:
“O povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quanO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost eO povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost e
O povo tem uma excelente qualidade: jamais se deixa enganar. Quando pintávamos a vida em cor-de-rosa, o povo via tudo e perdia o interesse pela imprensa e pela vida social. Pensava, com razão, que o humilhavam e insultavam quando os fatos eram falsificados.” GODOY, Ivan. Glasnost e
Em 1991, a Guerra Fria chegou definitivamente ao fim, com o desmantelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Seria o fim, portanto, da divisão da Europa entre o bloco capitalista e o bloco socialista.
Como ficou com o fim Guerra Fria?
As repúblicas socialistas do Leste Europeu e da ex-URSS passaram por mudanças políticas e econômicas para efetivar sua inserção na lógica da Nova Ordem Mundial. Com o fim da URSS muitos países da Europa Oriental aproximaram-se da União Europeia, que se expandiu com a aceitação de vários novos membros.
Por Kolja21 - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6884395
Países membros da União Europeia por data de entrada
Economia
Os países da extinta União Soviética não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX, principalmente no que se refere à tecnologia da informação. No final da década de 1980, a economia planificada já mostrava indícios de sua falência. Durante a Guerra Fria, a então URSS realizou investimentos pesados nas indústrias de bens de produção, nas indústrias bélicas e também nas indústrias de bens de consumo.
Mesmo com o fim da União Soviética, a Rússia continua influenciando fortemente a região, sobretudo nos aspectos político, econômico e militar. Ainda hoje, também são evidentes as influências germânicas, muçulmanas e eslavas nessa parte do continente.
Nesta aula aprendemos sobre a dominação russa e soviética, a era Gorbachev, o fim da URSS e a modernização das ex-repúblicas soviéticas.
https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4827057
Retomada