GEOGRAFIA
9º ano
O CONSUMO E A PRODUÇÃO DE LIXO NO BRASIL
AULA 23
d17- Identificar os diferentes tipos de impactos no espaço geográfico.
Objetivos
Você já ouviu falar em Política Nacional de Resíduos Sólidos?
Como é a coleta e o destino do lixo produzido no Brasil?
E no seu município?
Atenção estudante, reflita e responda!
Para início de conversa!
Em 2022, segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, nosso país produziu aproximadamente 78 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas diárias.
Cada pessoa gerou cerca de 380 kg por ano, o que significa mais de um quilo de lixo por dia.
Produção de lixo no Brasil
Como está a coleta de lixo no país?
Em 2022 foram coletadas mais de 76,1 milhões de toneladas de lixo urbano, representando uma cobertura de 93%. Olhe o mapa abaixo:
Da média de lixo produzida pelos brasileiros, 354 kg foram recolhidos pelos serviços de coleta dos municípios. Mas há uma desigualdade de acesso à coleta de lixo entre as regiões brasileiras.
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam juntas o índice de 67,8%, com o Sudeste alcançando 49,7%. Já as regiões Norte e Nordeste têm taxas de coleta abaixo de 32,2%.
Clique no mapa para ampliar.
E o descarte do lixo?
O consumidor desempenha um importante papel ao direcionar corretamente esses resíduos pós-consumo. A simples separação entre resíduos úmidos e secos já contribui de forma significativa para a reciclagem.
Quando materiais como plástico, embalagens e papel não estão contaminados com resíduos orgânicos, têm um valor comercial maior, o que beneficia economicamente as cooperativas e aumenta a renda dos catadores.
Geografando
Você sabia?
03 min
Em 1989, Curitiba foi a primeira cidade brasileira que implantou dois programas de coleta seletiva: o Lixo que Não é Lixo, que é o serviço de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta, e o Compra de Lixo, destinado aos catadores.
Após ler o texto acima e a partir do que estudamos até agora, reflita e responda em três minutos o questionamento a seguir:
Qual o seu papel enquanto consumidor para colaborar com essas práticas? Apresente sugestões.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Lei 12305/2010, organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
https://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2018/09/gerao-de-resduos-03-653x1030-1.jpg
São ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Logística Reversa
Principais produtos de logística reversa:
Com a logística reversa diminuiremos alguns problemas ambientais.
O lixo contamina a água, o ar, o solo, o lençol freático, atraindo vetores de doenças como: cólera, febre tifoide, infecções, leptospirose, tétano, dengue, esquistossomose, malária, intoxicação, entre outras.
Qual a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário?
LIXÃO: os resíduos são depositados ao ar livre, sem tratamento.
Lixão no Distrito Federal.
Além de atrair pessoas em busca de alimentos e materiais para sobreviverem.
O líquido escuro, conhecido como chorume, é altamente poluente devido à decomposição de matérias orgânicas. Seu tratamento é importante para prevenir a contaminação de recursos hídricos, como lençóis freáticos, solo, plantas e animais, fundamental para a saúde do planeta.
Aterro controlado: inexiste preparação do solo e tratamento para efluentes líquidos (chorume). Por isso, o local é considerado uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário.
Qual a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário?
Aterro sanitário: áreas com solo impermeabilizado e com sistema de drenagem para o chorume, levado para tratamento, sendo depois devolvido ao meio ambiente sem risco de contaminação, além de captação dos gases liberados, como metano, seguida da sua queima.
Os aterros precisam de controle e manutenção e mesmo após desativados, continuam produzindo gases e chorume.
Qual a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário?
Atividade
Geografando
05 min
A destinação inadequada do lixo pode gerar diversos problemas para a população. Um desses fatores negativos é a proliferação de doenças. Nesse sentido, escreva em seu caderno as principais doenças que podem ser disseminadas pelo acúmulo de lixo. Escreva também como é feito o descarte do lixo em sua casa e o tratamento do lixo em seu município.
Sugestão de resposta:
O lixo é um grande transmissor de doenças, entre elas estão: cólera, febre tifoide, infecções, leptospirose, tétano, dengue, esquistossomose, malária, intoxicação, entre outras.
Resposta pessoal em relação ao descarte do lixo.
Nessa aula, estudamos sobre a produção de lixo, seus impactos, as diferentes formas de descarte e as políticas nacionais existentes sobre o descarte de resíduos no Brasil.
Professor, caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse:
Retomada
Imagens disponíveis em
<ahref='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas'>Pessoas vetor criado por pch.vector - br.freepik.com</a>
https://www.imagensanimadas.com/img-lata-lixo-imagem-animada-0036-129082.htm
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-04/descarte-incorreto-70-das-pessoas-nao-separam-o-lixo
https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-resgata-familia-folhas-para-reforcar-importancia-da-sustentabilidade-no-seculo-21/63172
https://www.vgresiduos.com.br/blog/quais-os-principais-tipos-de-logistica-reversa-no-brasil/https://grupoqualityambiental.com.br/2021/06/05/logistica-reversa-definicao-objetivos-tipos-e-exemplos/
https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2016/09/size_960_16_9_lixao-distrito-federal3.jpg?quality=70&strip=info&w=960
https://hypeverde.com.br/diferencas-entre-lixao-aterro-controlado-e-aterro-sanitario/
Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023- Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA)- disponível em: https://abrema.org.br/pdf/Panorama_2023_P1.pdf .
DELORE, Cesar Brumini. Araribá mais: geografia. Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Obra em 4v. Do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Editora Moderna, São Paulo - SP.
Referências
Voltar