1 of 2

Projeto Escola Sustentável & Educação Empreendedora: Gestão de Resíduos Sólidos na Agenda Ambiental 2022

Karlyanne Araújo Rodrigues; João Ernandes Barreto Nascimento; Ana Vitória Portugal dos Santos; Aryelle Camila Matos dos Santos; Flávia Martins dos Santos; José Rodrigues de Carvalho Neto; Laura Santos da Silva; Sabrina de Sousa Hora.

Escola Municipal Oséas Cavalcanti Batista;

ernandes20@hotmail.com

Resumo

Metodologia

Trabalhando a educação ambiental

Referências

  • Dentro do que foi executado durante o primeiro e segundo semestre de 2022, destaca-se a conscientização de toda equipe, enquanto escola e comunidade.
  • Acredita- se que tem uma enorme chance desses jovens aprendizes estarem influenciando um ao outro para que os resultados sejam positivos, não só durante a realização do projeto, mas também nos próximos anos, tornando-se agentes multiplicadores.
  • Foi notório que o projeto trouxe impactos relevantes diante de toda a município, já que foi otimizado os resíduos sólidos gerados por Itabaianinha/SE, houve avanços em relação ao uso da coletiva seletiva, utilizando ainda ideias empreendedoras, geração de empregos na COORSITA e maior conhecimento sobre a sustentabilidade.

CONCLUSÕES

Agradecimentos

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 1 CD-ROM

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. – 2ª. Ed. – São Paulo: Moderna, 2005.

RICHTER, Leonice Terezinha. A Importância da Conscientização e da Coleta Seletiva no Município de Palmitos – SC. Medianeira, 2014. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22711/3/MD_GAMUNI_2014_2_45.pdf

SEVERO, Paula Da Cunha. FOFONKA, Luciana. Coleta Seletiva: Relevância da Coleta Seletiva Para Preservação Ambiental E Geração De Renda. 10/09/2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2306

Objetivos

Observamos enquanto escola a mudança de hábitos que antes era insignificantes como jogar papel de bala no chão, hoje jogam somente nas lixeiras. O acumulo de lixo nas salas de aula foi reduzido, já que os alunos mantinham a sala de aula limpa todos os dias, os discentes separavam o lixo dos resíduos na própria escola/sala, o empenho dos estudantes durante toda semana em levar os resíduos para escola para que fossem descartados corretamente.

Observa-se a seguir o gráfico com as datas e as pesagens de resíduos que foram coletados apenas pela equipe Escola Oséas, juntamente aos alunos no período de maio a agosto de 2022.

Foram mais de 2 toneladas de resíduos sólidos retirados somente na Escola Oséas que foram para a COORSITA, gerando novos empregos e cuidado do nosso meio ambiente. Com esses números identificamos a importância da coleta seletiva para todos. Vale ressaltar que a coleta aconteceu até o final do segundo semestre, contudo não houve pesagem.

Uma das principais questões ambientais da era atual é, sem dúvida, a assombrosa quantidade de lixo produzida no planeta. Associado a isso, surge outro problema ainda mais desafiador: a não reutilização apropriada desses materiais devido ao consumo desenfreado, ao desperdício e ao descarte incorreto de lixo. Dada a complexidade que envolve a principal problemática que é o descarte inadequado dos resíduos é necessário buscar medidas para resolve-lo. Segundo Ferreira (1999), lixo é aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua e se joga fora, é o entulho, é tudo o que não presta e se joga fora.

Esse projeto teve como intuito principalmente a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida de famílias, em prol de uma comunidade e ambiente saudável. Com o objetivo de envolver toda comunidade e conscientizá-las sobre o descarte adequado dos resíduos domésticos, como foi ensinado durante as aulas em sala para os educandos.

Este artigo “Projeto Escola Sustentável & Educação Empreendedora Gestão de Resíduos Sólidos na Agenda Ambiental 2022” tem o objetivo principal de abordar uma grande problemática que é a gestão dos resíduos sólidos nas escolas da cidade de Itabaianinha-SE, focando na conscientização ambiental, na coleta seletiva e ainda no empreender dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido com as turmas do 6° ao 9° ano da Escola Municipal Oséas Cavalcanti Batista. Foram feitas pesquisas, entrevistas, separação dos resíduos sólidos, conscientização da comunidade e estratégias para diminuir a produção de lixo e ainda aumentar o envolvimento com soluções empreendedoras.

  • Promover a Educação Ambiental, colaborando para a formação de cidadãos responsáveis e ativos.
  • Estimular a participação da comunidade escolar e do entorno para a efetivação da gestão dos resíduos.
  • Entender o contexto socioambiental e relacionar com as temáticas emergentes;
  • Despertar a Responsabilidade Social sobre as questões ambientais enfatizando a política dos 5Rs.
  • Identificar o comportamento empreendedor dos estudantes, buscando novas ideias sobre a sustentabilidade.

Foram aplicados 30 questionários de forma aleatória nas ruas da região mais próxima da instituição, nestes tinham questões relacionadas ao lixo, meio ambiente, resíduos sólidos, coleta seletiva, lixão, entre outras perguntas e temas, as quais os moradores responderam de acordo do seu conhecimento sobre o assunto.

Com base nesses questionários, foram criados vários objetivos específicos para resolver a principal problemática da escola que é o descarte inadequado dos resíduos tanto dentro da escola como nos arredores. Tendo essa problemática afirmada por meio da pesquisa de campo através dos questionários feitos pelos articuladores buscamos orientar todos para que este descarte seja feito da melhor forma.

Uma das ações empregadas no plano da escola foi a divulgação, mobilização e sensibilização no entorno da mesma para conscientizar todos os moradores de comunidades locais e vizinhos para o replanejamento de seus descartes e da importância dessa participação, proporcionando melhores condições de vida para todos.

Logo, os alunos fizeram a separação dos resíduos sólidos em suas residências, levaram para a escola, onde em cada sala de aula tinham lixeiras para os resíduos secos e molhados, esta foi feita com o auxílio das serventes, as merendeiras ainda fizeram a separação dos compostos orgânicos na cantina, a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Município de Itabaianinha (COORSITA) fazia a pesagem e direcionava esse material para um local adequado.

2 of 2