MAC
DOWELL
FILOSOFIA
ÉTICA GREGA: ÉTICA DO PERÍODO HELENÍSTICO:
O EPICURISMO
20/04/2022
2
b) TIPOS DE PRAZER:
3
c) O TETRAPHÁRMAKON – Os quatro remédios ou a receita para a felicidade. Estas quatro frases simbolizam o resumo da suprema sabedoria humana.
d) IDEAL DE VIDA:
4
02. (ENEM 2018) A quem não basta pouco, nada basta.
(EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985).
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
A) Esperança, tida como confiança no porvir.
B) Justiça, interpretada como retidão de caráter.
C) Temperança, marcada pelo domínio da vontade.
D) Coragem, definida como fortitude na dificuldade.
E) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.
5
EPICURO
6
03. As principais escolas filosóficas, na Grécia Antiga, a partir do século III a.C., são o estoicismo e o epicurismo, que buscavam a realização moral do indivíduo, e, como quase todas as escolas da Antiguidade, concebem que o homem deve buscar a sabedoria e a felicidade. O princípio da ética epicurista está relacionado com a:
7
DIVISÃO DOS TIPOS DE PRAZER
Prazeres Naturais e Necessários:
São os prazeres que estão relacionados com a conservação da vida e do indivíduo. Ex: comer, beber, dormir etc.
8
DIVISÃO DOS TIPOS DE PRAZER
Prazeres Naturais e Não Necessários:
São os prazeres provindos de variações supérfluas dos prazeres naturais e necessários. Ex: dormir demais, beber demais, comer algum alimento refinado, cultivar amizades etc.
9
DIVISÃO DOS TIPOS DE PRAZER
Prazeres Não Naturais e Não Necessários:
São os prazeres que nascem das opiniões dos homens e não são nem naturais e nem necessários para a nossa sobrevivência. Ex: Poder, Fama, Riqueza etc.
10
QUÁDRUPLO REMÉDIO: TETRAPHÁRMAKON
Não devemos temer os Deuses
Não devemos temer a morte
"Então, o mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos."
11
A dor é suportável
TETRAPHÁRMAKON
Não devemos temer os Deuses
Não devemos temer a morte
O prazer pode nos levar a felicidade
12
Hoje, em nossa sociedade, estamos acostumados a considerar os momentos de consumo como momentos de prazer. Logo, dentro desta lógica, quanto mais dinheiro e tempo uma pessoa possui para se dedicar ao consumo, mais momentos de prazer ela terá. Partindo disso, no que se difere o hedonismo proclamado pela sociedade de consumo hoje e o hedonismo epicurista?
EXERCÍCIOS – EPICURISMO
13
EXERCÍCIOS – EPICURISMO – RESPOSTA
R: Mesmo Epicuro definindo o prazer como o sumo bem da vida humana, a busca pelo prazer não deve ser desmedida e desenfreada. Para o filósofo o verdadeiro prazer é alcançado quando a dor é evitada, nesse sentido o prazer promovido pelo consumo exagerado da sociedade atual estaria em desacordo com o hedonismo epicurista, pois quanto mais buscamos intensificar as sensações de prazer, maior a chance de encontrarmos a dor. E para Epicuro o prazer deveria ser estendido e não intensificado.