1 of 8

apresenta:

2 of 8

Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores numa disputa de superioridade, mas com a chegada da arara vermelha elas conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. O espetáculo traz personagens baseados em mitos e contos africanos, afrobrasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira.

60

Espetáculo Cênico Musical Infantil

Min

3 of 8

  • A educação étnico racial visa estudar a história, cultura e conhecimento de outros povos, não somente o europeu. E para entender uma cultura é preciso entender uma filosofia de vida. Por exemplo, arte, vida, religião e conhecimento na maioria das vezes, não se dissociam do pensamento africano.
  • Todas as filosofias das diferentes sociedades humanas partem de uma cosmovisão singular. É importante atentarmos para como essas ideologias e mitologias mostram a visão de mundo de diferentes sociedades do mundo, com destaque para manifestações africanas e americanas.
  • O universo infantil permite a criação de imagens múltiplas e positivas dos seres humanos em suas mais diversas experiências. Para alimentar suas possibilidades de desenvolvimento crítico, seus conceitos de igualdade e respeito, suas possibilidades criativas e sua erudição.
  • É possível apresentar diferentes países, sociedades e culturas africanas através da brincadeira. É possível entender os símbolos e envolver-se na investigação. É possível conhecer parte de nossa cultura afro-brasileira que não conhecemos. É possível e muito divertido!
  • As literaturas cumprem um papel de destaque para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e o debate sobre a presença das culturas de matrizes africana, afro-brasileira e indígena na formação identitária brasileira.
  • A oralidade tem especial relevância para a cultura africana e afro-brasileira. Deste modo, para adentrar ao universo de tais literaturas, é necessário deslocar o olhar e criar um universo lúdico no qual a arte de contar possa trazer uma experiência que envolva vários sentidos, a visão, a audição, o tato, o olfato e até, quem sabe, o paladar.

4 of 8

5 of 8

"Os Coloridos" estreou em 2016 no Sesc Itaquera, já circulou por muitas unidades do Sesc SP inclusive nos festivais Circuito Sesc de Artes de 2018 e Festival de Férias do Sesc Bertioga 2019 e 2024, Festival Arte na Praça 2020, Em Casa Com Sesc 2021.

A pesquisa originou o espetáculo monólogo no formato de contação de história musicada "A Arara de Muitas Cores" em 2020, que atende formatos reduzidos em Espaços de Leitura e Bibliotecas.

Em casa com Sesc

6 of 8

7 of 8

Ficha Técnica

Texto: Cidinha da Silva

Direção: Lucélia Sergio

Atuação: Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Venício Toledo

Músicos: Edu Luz, Nunna Oliveira e Ramon Zago

Atores criadores: Joyce Barbosa, Janette Santiago, William Simplicio e Lucélia Sergio

Criação Musical: Belize Pombal

Produção: Rafael Ferro e Ramon Zago

8 of 8

Cia Os Crespos é um coletivo de atores e atrizes negres que realiza pesquisa cênica e audiovisual, além de promover debates e intervenções públicas para fortalecimento do Teatro Negro brasileiro no Mundo. Formada na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP, está em atividades desde 2005.

Saiba mais em: https://ciaoscrespos.com.br

Contatos:

Lucelia Sergio 11 98405-0308

Rafa Ferro 1197797-0879

Ramon Zago 11 99013-1248