E. M CONSULESA M MAKSOUD TRAD
CAMPO GRANDE,15/09/2017
ALUNO¨ DYOGO VARGAS MEDEIROS N¨10 9¨A
NN O QUINZE
RACHEL DE QUEIROZ.
UMAs Das grandes secas que assolaram o Brasil, uma das mais graves e lembradas foi aquela que compreendeu, o ANO 1915 conhecida como a grande seca do Nordeste. Foram quase um ano sem chuvas, com perda de plantações, mortes de rebanhos e miséria extrema. A situação foi tão desesperadora, que famílias inteiras se viram obrigadas a migrar para outros estados, promovendo uma onda de imigrações.
FOME ENTRE A FAMÍLIA DE CHICO BENTO:
Esta obra discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Ceição convence Mãe Nácia a partir. Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família. Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra.
A história é recheada de amarguras. Bastaria a saga da família de Chico Bento para marcar o romance com as cores negras da desgraça. A morte está por toda parte. Está no calvário da família de retirantes, está em cada parada da caminhada fatigante, está no Campo de Concentração. Morte de gente e de bichos.