Problematização
Você já percebeu quantos movimentos nosso corpo é capaz de realizar? Sob este mesmo princípio, você poderá caracterizar mais a mascote como um androide autômato, semelhante aos personagens originários da peça R.U.R, os quais conhecemos na Aula 34 – A mascote se mexe! Parte 02.
Conteúdo
Na última aula, programamos o movimento de corpo da mascote da Robótica, associando um servomotor entre quadril e tronco. Os membros superiores e inferiores seguiram conectados por colchetes do tipo bailarina.
Para promover mais movimento ao B1T, para que ele acene de modo coordenado ao movimento que já promovemos na aula anterior, precisaremos, primeiro, compreender a própria estrutura do corpo humano em relação aos movimentos dos membros superiores, relacionando às partes disponíveis da nossa mascote.
Os membros superiores do corpo humano são compostos por ossos, músculos e articulações, o que permitem movimentos como o de levantar os braços, dobrar os cotovelos e rotacionar os punhos.
.
Figura 01 – Membros superiores – estrutura dos braços
Fonte: Freepik
Em nosso corpo, os ossos operam como os braços das alavancas e os músculos, com auxílio das articulações, fornecem a força necessária aos movimentos para que possamos deslocar e manipular objetos, além de nos possibilitar os diferentes movimentos como o dobrar, girar, balançar para frente e para trás ou se mover de um lado ao outro.
Nesta aula, nossa programação será mais avançada, pois associaremos dois servomotores ao B1T, de modo a promover um movimento mais coordenado e que se assemelhe ao dos seres humanos.
Para realização do nosso projeto, você deverá consultar o passo a passo a partir da página 8 da Aula 35 - A mascote também acena!, módulo 1, Robótica Primeiros Passos.
a. Compartilhe com seus colegas o seu projeto e a programação, conferindo se a mascote se movimenta conforme o planejado, sincronizando movimentos do tronco e do braço;
b. Analise e troque informações com os colegas sobre como foi a experiência de montar o protótipo da mascote que, com dois servomotores associados, se movimenta de forma programada;
c. Reflita se as seguintes situações ocorreram:
i. Você e os seus colegas trocaram ideias no momento da montagem do protótipo e programação servomotor?
ii. Você teve algum problema ao realizar a montagem e programação do protótipo? Qual? Como você resolveu?
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
GUIA DO FISIO. Alavancas do Corpo Humano. Disponível em: https://guiadofisio.com.br/alavancas-do-corpo-humano/. Acesso em: 17 out. 2022
MAKEBLOCK. mBlock. Download mBlock. Disponível em: https://mblock.makeblock.com/en-us/download/. Acesso em: 03 ago. 2022.
MAKEBLOCK. MBlock. Make with Code. Disponível em: https://mblock.makeblock.com/en-us/. Acesso em: 03 ago. 2022.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Diretoria de Tecnologias de Informação (DTI). Coordenação de Tecnologias Educacionais. (CTE). Robótica Primeiros Passos - Módulo 1. Aula 35 - A mascote também acena! Disponível em: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/robotica/aulas/primeiros_passos. Acesso em: 03 out. 2022.