É comum observarmos, nos chamados horários de maior fluxo, o congestionamento de veículos nas vias urbanas.
Diante deste relato, você saberia dizer qual a importância de organizarmos o sincronismo de semáforos e o tempo destinado a cruzamentos de estradas?
Imagine a seguinte situação: no centro de uma grande cidade, um cruzamento de duas avenidas está causando congestionamentos, são muitos carros que precisam passar por ali diariamente.
A norma de trânsito que estabelece regras de controle no direito de passagem, onde o que chegar primeiro tem a preferência pela travessia no cruzamento, não funciona na situação levantada.
Neste caso, é recomendado a instalação de dispositivos de sinalização para controlar o direito de passagem dos veículos.
Os semáforos quando sincronizados nos cruzamentos, permitem a fluidez do trânsito e, consequentemente, a redução no risco de colisões.
Na placa Protoboard, encaixe os LEDs na sequência de cores verde, amarelo, vermelho, verde, amarelo e vermelho, respectivamente.
Insira os Resistores, conectando um de seus terminais em cada terminal positivo dos LEDs e o outro terminal na parte superior da Protoboard.
Conecte 2 Jumpers entre as portas GNDs do Arduino e as linhas azuis da Protoboard em que estão conectados os polos negativos dos LEDs.
Interligue, com Jumpers, os 6 resistores a 6 portas digitais do Arduino (neste exemplo, escolhemos as portas 2, 3, 4, 5, 6 e 7).
Conecte a placa Arduino ao computador, através de um cabo USB, para que ocorra a comunicação entre a placa microcontroladora e o software Arduino IDE.
No software IDE, crie um sketch e lembre-se de selecionar a porta que o computador atribuiu ao Arduino; então, escreva ou copie e cole o código-fonte de programação.
Com o código-fonte inserido no Arduino IDE, compile o programa pressionando o botão Verificar para averiguar se não há erros de sintaxe.
Estando o código correto, o próximo passo é realizar a transferência do programa para o Arduino.
Pressione o botão Carregar, para realizar upload do programa para o Arduino.
Após a transferência do programa para o Arduino os LEDs presentes na placa Protoboard devem acender conforme a sequência programada, simulando o funcionamento do cruzamento de semáforos.
Acesse o software mBlock e clique, no campo Dispositivos, sobre o ícone Arduino Uno para iniciar a programação em blocos.
Monte os blocos, arrastando e soltando, de acordo com a programação para o funcionamento do semáforo de veículos.
Clique no botão Conectar para transferir os comandos criados no mBlock para o Arduino Uno.
Clique no botão Upload para compilar os blocos e carregar a programação para o Arduino.
Com a transferência do código para o dispositivo Arduino Uno, inicia-se o funcionamento do semáforo, ou seja, os LEDs começam a acender e a apagar de acordo com a ordem e o tempo definido na programação em blocos.
Em uma cidade é comum observarmos, em cruzamentos de ruas e avenidas, a circulação constante de veículos causando congestionamentos.
A norma de trânsito que estabelece regras de controle no direito de passagem, onde o que chegar primeiro tem a preferência pela travessia no cruzamento, não funciona para estas situações.
Neste caso, é recomendado a instalação de semáforos para controlar o direito de passagem dos veículos. Estes semáforos, quando sincronizados nos cruzamentos, permitem a fluidez do trânsito e, consequentemente, a redução no risco de colisões.
O protótipo desenvolvido e a programação utilizada atenderam os requisitos para o acionamento correto dos semáforos de veículos em um cruzamento?
Você e os membros de sua equipe conseguiram identificar os problemas, analisar informações e tomar decisões de modo a contribuir para o projeto desenvolvido?
Reúna todos os componentes utilizados nesta aula e os organize novamente junto aos demais, no kit de robótica.