1 of 19

O PERÍODO DOS TRÊS REINOS

Projeto Orientalismo

2 of 19

INTRODUÇÃO

  • A partir do século IV da nossa era, a península coreana era dividida. O período é conhecido por Três Reinos, mas este termo é errôneo, pois além dos três maiores e mais famosos reinos deste período, a península também era divida por outros pequenos estados no Sudeste e no Norte que eram chamados de Kaya e Puyo.
  • Porém, quais são os Três Reinos que deram nome para este período? Os “Três Reinos” são: Koguryo, que estava localizado no Sul da Manchúria, que hoje pertence ao território norte coreano; Paekche, que se localizava no Sudoeste da península e se localizava no que hoje é território sul coreano; Silla, que estava no Sudeste da Coreia, que hoje corresponde ao território sul coreano, tal qual como Paekche.

Fig 1: Mapa do período dos Três Reinos.

Fonte: Britannica, 2009.

3 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Como dito anteriormente, durante o período dos Três Reinos, a Coreia era dividida em vários territórios, embora Koguryo, Silla e Paekche sejam os maiores e mais proeminentes reinos deste período, com Kaya e Puyo não conseguindo obter sucesso em consolidar sua política e centralizar o Estado, o que fez estes dois reinos serem assimilados por Silla, que era maior e mais politicamente organizado.
  • Portanto, mesmo que possamos identificar mais de três reinos neste período, Kaya e Puyo foram facilmente assimilados por Silla, o que fez a península coreana, de fato, ser dividida em apenas três reinos pelo restante deste momento histórico.

Fig 2: Elmo de ferro do estado de Kaya.

Fonte: World History Encyclopedia, 2016.

4 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Agora vamos falar sobre os três reinos, Koguryo, Paekche e Silla. Koguryo é o mais antigo dos três estados supracitados. Este reino era sem dúvidas uma forte potência militar da península que conseguiu enfraquecer e expulsar as comandarias chinesas que, na época, dominavam o norte da península coreana através de postos de comandos avançados que.
  • Os coreanos nativos passaram a se opor ao poderio chinês. Sobrecarregados, as comandarias chinesas foram sendo reduzidas, até que em 75 a.C., Koguryo, já uma potência militar, atacou a última comandaria chinesa, expulsando-os para noroeste, posteriormente, este último comando também deixou de existir, desta forma, diminuindo consideravelmente a influência chinesa no território coreano.

Fig 3: Koguryo vence o último comando chinês.

Fonte: History Maps.

5 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • O formidável reino de Koguryo estabeleceu sua capital em Hwando, no que hoje é a província de Jilin na Manchúria. Como uma forte potência militar, este estado da península se expandiu até a foz do Yalu, o que fez Koguryo acessar o Mar Amarelo.
  • É importante ressaltar que Koguryo se aproveitou da crise política e dinástica chinesa no século III para se fortalecer. Os líderes peninsulares mantiveram relações diplomáticas com os rivais do estado de Wei, na época um dos reinos que disputavam o Mandato do Céu chinês no período dos Três Reinos (chinês).

Fig 4: Sítio arqueológico de Hwando na Manchúria.

Fonte: TripBucket.

6 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Embora se fortalecendo da crise política na China, Koguryo sofreu uma forte retaliação de Wei, tendo sua capital destruída pelos chineses em 245. Porém, entre 300 e 330, Koguryo ressurgiu novamente como um forte estado da península, novamente se aproveitando do enfraquecimento chinês na península coreana.
  • É possível analisar que a força deste estado coreano é utilizar vácuos de poderes do Império Chinês para, desta forma, crescer politicamente.

Fig 5: Imagem que retrata o conflito entre Wei e Koguryo.

Fonte: History Maps.

7 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Paekche, outro grande reino já supracitado deste período, teria surgido da mesma forma de Koguryo, se aproveitando da decadência da dominação chinesa na península coreana.
  • Esta falta de controle chinês na região peninsular foi o suficiente para chefes de clãs locais terem a oportunidade de se organizar politicamente na região e, desta forma, criando estados fortes, como Paekche.

Fig 6: Pintura do sítio arqueológico da capital de Paekche, por Hiratsuka Un’ichi.

Fonte: Art Institute of Chicago.

8 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Uma questão importante sobre este estado coreano é a problemática sobre sua origem.
  • Tanto as fontes coreanas quanto as chinesas demonstram informações duvidosas sobre a origem de Paekche.
  • Outra fonte que poderia ser utilizada para entender a origem deste reino seria as fontes japonesas, porém, os escritos nipônicos também não são claros sobre como Paekche surgiu.

Fig 7: Vasos e espada encontrados em sítio arqueológico de Paekche.

Fonte: Koreattrack.com, 2023.

9 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Assim como Koguryo, Paekche também se tornou uma forte potência militar.
  • O poderio deste reino foi tanto, que por um longo período de tempo, Koguryo e Paekche rivalizaram, chegando as vias de fato mais de uma vez.
  • Koguryo exerceu pressão sobre o território de Paekche por bastante tempo, até que em 369, estes dois grandes estados finalmente chegaram as vias de fato, com Koguryo invadindo Paekche, começando uma série de invasões trocadas entre ambos os reinos rivais.

Fig 8: Desenho de guerreiro Paekche, de Su-ahn Bahk.

Fonte: ArtStation, 2016.

10 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • As pressões de Koguryo sob Paekche foram tantas que fizeram outro reino peninsular se envolver para barrar o avanço de Koguryo na península. Silla, o outro grande estado deste período, se aliou a Paekche contra Koguryo.
  • O avanço desenfreado do estado do norte da península era tanto que Silla pediu ajuda militar ao estado chinês de Wei, ou seja, pedindo auxílio dos antigos exploradores da península.
  • Embora tenha ocorrido uma forte aliança militar entre Silla e Paekche, Koguryo foi bem sucedida em dominar boa parte do território de Paekche e dominar cerca de 90% do território coreano da época.

Fig 9: Rei Sosurim de Koguryo.

Fonte: History Maps.

11 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Mesmo forte, Silla conseguiu resistir ao avanço do reino de Koguryo e não só isto, mas também partindo para ofensiva e sendo bem sucedido em enfraquecer Koguryo ao ponto de dominar boa parte da península coreana.
  • Além de ter resistido ao que sobrou de Paekche, que depois da má sucedida aliança, passou a atacar Silla por um longo período de tempo.

Fig 10: Guerreiro Silla feito de cerâmica.

Fonte: World History Encyclopedia, 2016.

12 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Silla, que se localizava no sudeste da península coreana, era o mais distante reino a ter contato com a China, porém, não significa que este estado não tenha recebido influências externas, de fora da península.
  • Silla foi bastante influenciada por seus vizinhos, algo que enriqueceu a civilização de Silla que, posteriormente, viria a ser a base civilizatória da Coreia moderna.

Fig 11: Coroa de ouro Silla.

Fonte: World History Encyclopedia, 2016.

13 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Como dito anteriormente, Silla passou a não mais se defender de Koguryo, começando a atacar o forte reino que, por uma boa parte do período dos Três Reino, dominou boa parte da península coreana, se tornando uma potência militar forte, que tinha o interesse de dominar toda a península.
  • Entretanto, Silla também era uma força a se considerar. Além de um exército formidável, este reino coreano conseguiu derrotar os resquícios que sobraram do estado de Paekche, além de ter utilizado os problemas de Koguryo com os chineses e, portanto, não atacou Koguryo e o que sobrou de Paekche sozinho, utilizando a ajuda da China.
  • Com a ajuda de Tang, Silla primeiro avançou para assimilar o território de Paekche, sendo bem sucedido nesta campanha, derrotando o reino de Paekche.

Fig12: Batalha de Hwangsanbeol, ocorrida durante a guerra Silla-Tang e Paekche.

Fonte: Pinterest.

14 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Embora derrotados, os herdeiros de Paekche tentaram reestabelecer o poderio de Paekche, atacando, por um curto período de tempo, as forças Tang e Silla.
  • Porém, este movimento não obteve sucesso, resultando no fim da civilização Paekche.

Fig 13: Forças Koguryo e Paekche marchando contra forças Silla-Tang. Antigos rivais se aliam.

Fonte: History Maps.

15 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Logo a união militar Silla-Tang partiria para derrotar um inimigo mais formidável, os Koguryo.
  • Por oito anos, os Tang e os Silla atacaram Koguryo, até que em 661, a aliança militar Silla-Tang foi bem sucedida em cercar Pyongyang, capital de Koguryo, por longos meses. Porém, mesmo cercado, o estado de Koguryo conseguiu repelir o cerco da potente aliança militar chinesa/coreana.
  • Embora vitorioso em acabar com cerco, Koguryo não venceu a guerra.
  • Extremamente enfraquecido, o reino de Koguryo caiu graças a contínua guerra entre o estado norte-coreano com Silla e Tang, além de forte insatisfação popular, que não suportava mais o reinado autoritário de Yon Kae-somun, o governante Koguryo da época.

Fig 14: Imagem sobre a guerra entre a aliança Silla-Tang contra Koguryo.

Fonte: History Maps.

16 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • Mesmo que os Silla tenham se aliado aos Tang, da mesma forma que fizeram com Paekche, o estado coreano se voltou contra seus antigos aliados chineses.
  • O objetivo de Silla era dominar por completo a península, que neste momento, estava dividida entre o poderio Silla e o poderio Tang, que foram bem sucedidos em derrotar Koguryo e Paekche.
  • Agora, Silla e Tang iriam disputar pelo poderio da península, chegando as vias de fato em uma série de batalhas, nas quais o estado de Silla seria bem sucedido em derrotar as forças Tang, obrigando o império chinês a reconhecer Silla como um estado totalmente autônomo.
  • Em 676, o período dos Três Reinos chega ao fim, com Silla unificado a península coreana sob o domínio de um só reino.

Fig 15: Batalha do Forte Maeso Seong ocorrida em 675.

Fonte: PBase.com, 2009.

17 of 19

OS TRÊS REINOS E OS TERRITÓRIOS DE KAYA E PUYO

  • No fim, Silla saiu como o estado vitorioso do período dos Três Reinos, dominando a península até sua crise, que levou a Coreia a ficar desunida mais uma vez, só sendo novamente unificada com o início do período Koryo.

Fig 16: Rainha Seondeok de Silla no jogo Civilization VI. Seondeok é uma das governantes mais famosas de Silla.

Fonte: J Station X, 2017.

18 of 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Coreia já havia sido uma península dividida, com um período em que vários reinos disputavam o pequeno território coreano, até o momento que três estados guerrearam entre si em busca da dominância da península.
  • Antes da ascensão dos três reinos, a China dominava a península coreana, estabelecendo comandos e influenciando na vida dos povos nativos da Coreia.
  • O crescimento político dos Três Reinos se deu graças as crises internas que o império chinês passou internamente, o que fez os chineses não poderem mais controlar a península.
  • Embora enfraquecido na península, a China acabou sendo responsável pela ascensão de Silla, que posteriormente se voltaria contra os Tang, se tornando um reino autônomo e único dentro da península coreana.

Fig 17: Mapa do período dos Três Reinos.

Fonte: World History Encyclopedia, 2016.

19 of 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • GARDINER. K. H. J. The Early History of Korea. Australian National University Press, Camberra, 1969.
  • KIM, Jinwung. History of Korea: From Land of the Morning Calm to States in Conflict. Indiana University Press, Indiana, 2012.
  • LEIDY, Denise Patry; LEE, Soyoung. Silla: Korea's Golden Kingdom. Metropolitan Museum of Art, Nova York, 2013.
  • SETH, Michael. A History of Korea: from antiquity to the present. Rowman & Littlefield, Reino Unido, 2011.