1 of 14

GEOGRAFIA

8⁠º ANO

América do Sul: Desenvolvimento Socioeconômico

AULA 30

2 of 14

3 of 14

  • Compreender o desenvolvimento socioeconômico da América do Sul.

d40- Identificar diferentes tipos de indicadores de desenvolvimento.

Importante: Você está preparado para a Prova Paraná? O conteúdo desta aula aborda os descritores que serão avaliados! Fique ligado!

Objetivo

4 of 14

Geografando

Atividade

03 min

Observe a tabela, e ao sinal do professor responda às questões:

  • Como a renda per capita influencia no desenvolvimento socioeconômico de um país?
  • Qual o único país que não apresentou melhora, após pandemia?
  • E o estado do Paraná, apresenta uma boa renda per capita?

5 of 14

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

O desenvolvimento socioeconômico na América do Sul, é bem desigual. Diversos países, enfrentam desafios significativos, como desigualdade, instabilidade política e dependência de commodities.

6 of 14

Analisando o IDH dos países da América Sul, podemos observar no mapa ao lado, uma variação nos índices entre os países apresentados, apontando uma desigualdade entres eles.

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

Como o IDH de um país, pode mostrar se a população tem uma qualidade de vida boa ou não?

01min

Sugestão de resposta: o IDH avalia não só os aspectos econômicos, mas também sociais, considerando que não é apenas a economia que mede o avanço de uma população.

Então podemos ver se população tem ou não uma boa qualidade de vida.

7 of 14

Dependência de commodities: vários países dependem da exportação de commodities. Essa dependência torna as economias vulneráveis a flutuações nos preços internacionais das commodities, com isso aumenta a instabilidade econômica.

Disparidades de renda: possui altas taxas de desigualdade de renda. Países, como o Brasil, está diminuindo, outros ainda como a Bolívia, tem grande parte de sua população vivendo precariamente.

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

8 of 14

Acesso a serviços de saúde: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, apresentam um o acesso aos serviços de saúde com melhor qualidade, dando melhores condições de vida para a população. Porém, os demais países o acesso à saúde ainda é precário.

Governança: a instabilidade política e a corrupção nos países da América do Sul, prejudicam a economia e dificulta os investimentos internacionais.

Impeachment do presidente do Peru- 2022

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

9 of 14

Geografando

Atividade

Com seu colega ao lado, assista ao vídeo, e ao sinal do professor responta:

De qual forma a instabilidade política e a corrupção, podem afetar o desenvolvimento socioeconômico de um país?

Sugestão de resposta:

A instabilidade política e a corrupção, deixam os investidores receosos em relação às aplicações de recursos nos países. A economia deixa de crescer, a corrupção com verba pública, faz com que os investimentos em educação, saúde, alimentação, entre outros, deixem de acontecer, afetando principalmente a população mais carente, aumentando ainda mais as desigualdades.

03 min

10 of 14

Os países da América do Sul, passam por uma redução da população jovem e elevação da população idosa. Isso pode ocasionar a diminuição na População Economicamente Ativa (PEA) e trazer futuros problemas sociais, como a falta de recursos, para pagar as aposentadorias da população idosa. Observe a pirâmide ao lado.

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

11 of 14

América do Sul – desenvolvimento socioeconômico

Taxas de analfabetismo: varia entre os países. Os países com as menores taxas de analfabetismo são Uruguai, Argentina e Chile. Já Bolívia, Paraguai, Venezuela, por exemplo, apresentam taxas mais altas. Veja no mapa ao lado.

Apesar dos avanços recentes, a desigualdade socioeconômica da América do Sul, é grande. A corrupção, a instabilidade política e a implementação inadequada de políticas públicas, prejudicam o desenvolvimento.

12 of 14

Geografando

Atividade

04min

Observe as imagens! Responda em seu caderno a questão.

Como o acesso a uma educação precária, pode interferir diretamente no desenvolvimento econômico de um país?

Argentina

Brasil

Sugestão de resposta:

A educação permite que os indivíduos de origens socioeconômicas diversas tenham acesso a melhores empregos, maiores salários e uma maior qualidade de vida. Um país que apresenta um acesso precário a educação básica, dificulta o acesso da população ao desenvolvimento econômico.

13 of 14

Nessa aula, compreendemos sobre o desenvolvimento socioeconômico da América do Sul, destacando algumas características socioeconômicas.

Professor, caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse:

https://forms.gle/ZuC8G4UPYMEdztJy5

Retomada

14 of 14

DELORE, Cesar Brumini. Araribá mais: geografia. Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Obra em 4v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Editora Moderna, São Paulo - SP.