1 of 15

A FOTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEUS USOS FUNÇÕES

GT 05 – Educação Infantil, Currículos, Experiência e Práticas

SARAH DE LIMA MENDE - SME PARNAMIRIM

BEATRIZ MARQUES FERREIRA -UFRN

2 of 15

INTRODUÇÃO

  • Ao longo da história e em diversas culturas, a humanidade tem utilizado imagens para representar o mundo ao seu redor.
  • Por muito tempo, imagens visuais foram ferramentas cruciais para disseminar e popularizar ideias sobre educação, desempenhando um papel essencial na construção da identidade moderna.
  • Na sociedade contemporânea, a fotografia possui uma vasta gama de usos, funções e significados.
  • Com o avanço da tecnologia, a presença da fotografia na vida social tornou-se cada vez mais comum.
  • Na Educação Infantil, a imagem passou a desempenhar um papel fundamental na documentação escolar.

3 of 15

OBJETIVO

  • Este trabalho tem como objeto de estudo a linguagem fotográfica no processo de documentar e visibilizar as culturas e aprendizagens das crianças na Educação Infantil.
  • A pesquisa busca compreender os usos e funções da fotografia na Educação Infantil, delimitando a problemática: como a fotografia pode contribuir para a afirmação da identidade da Educação Infantil?
  • Tal atividade vincula-se ao Projeto de Extensão “A Fotografia na Educação Infantil: Olhar, Capturar e Narrar Processos”, promovido pelo Núcleo de Educação da Infância - CAp/UFRN.

4 of 15

METODOLOGIA

  • Do ponto de vista metodológico, o trabalho fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo a análise de obras teóricas relevantes e a avaliação de registros fotográficos como documentos que informam sobre as práticas e experiências educativas.
  • Abordagem dos estudos historiográficos em articulação com o campo da pedagogia.

5 of 15

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para embasar a pesquisa, utilizamos os conceitos de linguagem fotográfica fundamentados por Kossoy (2007) e Barthes (2012). Kossoy (2007) argumenta que a fotografia é uma construção cultural que carrega intenções e significados, sendo uma forma de linguagem que pode ser interpretada de diversas maneiras dependendo do contexto. Barthes (2012) introduz a ideia de "studium" e "punctum" para explicar como as fotografias podem ter um impacto emocional profundo, com o "studium" referindo-se ao interesse cultural, político e histórico que uma foto pode evocar, enquanto o "punctum" se refere ao elemento inesperado que nos toca pessoalmente.

6 of 15

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em relação à documentação pedagógica, nos apoiamos em Fochi (2019), Ostetto (2017) e Dahlberg, Moss e Pence (2003). Esses autores discutem a documentação pedagógica como uma ferramenta poderosa para revelar os processos de aprendizagem e desenvolvimento vividos na Educação Infantil, promovendo diálogos democráticos a partir do que foi documentado.

.

7 of 15

QUAL O LUGAR DA FOTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

8 of 15

DOCUMENTO DE MEMÓRIA

9 of 15

É recurso pedagógico ou tema de projeto

PROPOSTA JUNINA

ESTUDO DAS BORBOLETAS

10 of 15

É linguagem…

  • A fotografia é uma linguagem que comunica informações, expressa sentimentos, emoções, curiosidades, além de ser um instrumento de interação humana.
  • A linguagem do fotógrafo é visual, sua expressão é a fotografia.
  • A fotografia tem linguagem própria e seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e a pesquisa ou pela própria intuição do fotógrafo.

11 of 15

    • [...] como conteúdo, é o material que registra o que as crianças estão dizendo e fazendo, é o trabalho das crianças e a maneira com que o pedagogo se relaciona com elas e com o seu trabalho ( Dahlberg, Moss e Pence, 2003, p. 194)

É Documentação Pedagógica

12 of 15

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • Os resultados das análises apontam para as possibilidades dos usos e funções da fotografia em contextos escolares.
  • É necessário enfatizar que as subjetividades “por trás” da lente fotográfica devem ser compreendidas dentro do contexto social e cultural em que a imagem é produzida, uma vez que um signo fotográfico não pode ser separado de suas referências ou de sua eficácia pragmática.
  • Nesse sentido, a fotografia é mais do que uma técnica; é uma representação social. Ela não apenas expressa uma realidade visual, mas também reflete e influencia ativamente as dinâmicas sociais, políticas e culturais em que está inserida.
  • Afirma-se a relevância da linguagem fotográfica como um instrumento capaz de captar a poética das infâncias.

13 of 15

[…] não olhamos apenas para uma foto, sempre olhamos para a relação entre nós e ela” (Leite, 2000, p. 145

14 of 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Por fim, a fotografia se constitui um documento, representação, linguagem, ao mesmo tempo em que visibiliza as infâncias, afirma a identidade da Educação Infantil.
  • Conclui-se que o estudo contribui para a área da Educação Infantil, especialmente em pesquisas sobre registro escolar. Portanto, sugerimos que futuras pesquisas investiguem esse artefato pela ótica das crianças.

15 of 15

REFERÊNCIAS

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERREIRA, Beatriz Marques. Despertando o olhar: a fotografia e suas possibilidades na educação infantil. 2023. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) — Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

FOCHI, Paulo. Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 2007.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre fotografia, história e cultura. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1990.

MENDES, Sarah de Lima. A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965). 2020. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SAMAIN, Etienne. A invenção do visível. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.