1 of 15

Teoria das Cores

2 of 15

Pintura

Introdução

"A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas."

3 of 15

4 of 15

Preto

Tecnicamente, o preto não é considerado uma cor, mas sim a ausência dela. Como pigmento, ele retira a luminosidade de uma tinta, escurecendo-a. Sua aparência indica a privação da luz.

O preto é comumente relacionado à vida interior sombria e depressiva; porém, também pode representar a elegância e a sofisticação. Sua neutralidade é bastante explorada no design e na publicidade.

5 of 15

Branco

O branco provém da presença de todas as cores-luz, simultaneamente. Por isso, representa o vazio e a claridade. Quando misturado às outras cores, indica luminosidade. Na publicidade, é considerada cor estimulante e que predispõe à simpatia. É utilizado em produtos e serviços em que é preciso demonstrar segurança e estabilidade, pois se acredita que ofereça uma sensação de paz aos observadores.

Quando aplicado a ambientes, o branco traz claridade e alegria; mas, se for usado em abundância, pode causar percepção de frieza e impessoalidade. Por ser associado à limpeza e à higiene, o branco é muito utilizado em cozinhas e banheiros. Ele também simboliza a ordem, a paz da alma, a harmonia.

6 of 15

Cinza

O cinza é resultado da mistura do preto e do branco. Não ilumina como o branco, nem escurece como o preto. É neutro, e essa neutralidade da cor marca a impessoalidade. Por ser encontrado em vários metais, o cinza é também relacionado à modernização. Na arte, essa cor é frequentemente associada à tristeza ou à frieza.

7 of 15

Amarelo

Para muitas culturas, a cor amarela evoca o brilho e o calor do sol. Ela denota abundância e sua luminosidade sugere o renascimento das flores na primavera, a colheita e a cor do ouro.

A terra fornece inúmeros pigmentos amarelos e várias plantas também são portadoras de pigmentos dessa cor. Por haver uma abundância de significados contraditórios relacionados a ela, é considerada a mais paradoxal das cores.

8 of 15

Vermelho e magenta

O vermelho, mais que qualquer outra cor, simboliza força, vigor e poder. É uma cor que está intimamente associada ao sangue, considerado símbolo de vida e de morte. Ao vermelho são relacionadas as ideias de dinamismo, energia, paixão, emoção, sensualidade, extroversão e alegria comunicativa. Visualmente, é a cor que mais se destaca e que é mais rapidamente distinguida.

9 of 15

Azul

O azul é considerado uma cor neutra, pacífica, refrescante e calmante. Como ela nos provoca a sensação de tranquilidade e nos predispõe ao relaxamento, é recorrente sua escolha, adicionada ao branco, para a pintura de hospitais e clínicas.

Para os ricos romanos, o azul era considerado uma cor suja e medíocre. Usá-la era humilhante: para a mulher, era sinal de pouca virtude; para o homem, denotava atitude afeminada. Foi a partir do Renascimento que o azul passou a ser cor admirada na Europa e, posteriormente, nos Estados Unidos e na América Latina.

Na cultura oriental, a cor azul evoca realeza, nobreza, fidelidade e paz. Ela é também associada à simpatia, à amizade e à confiança.

Na publicidade, o azul escuro, quando utilizado como fundo de uma marca, comunica sobriedade e sofisticação.

10 of 15

Verde

O verde é a cor relacionada à esperança, à amizade, à calma, além de transmitir a impressão de frescor e segurança.

Ela é também associada à natureza, à abundância, à serenidade, à juventude, ao descanso e à suavidade. Daí a expressão “meus verdes anos”, referindo-se à infância ou juventude.

Por proporcionar uma sensação de calma e limpeza, a cor verde-água, adicionada ao branco, também é muito utilizada nas clínicas médicas e dentárias. A cor verde é também associada aos movimentos ecológicos e à preservação do meio ambiente.

Nos sinais de trânsito, o verde é indicativo de seguir em frente, de transitar livremente. Por não cansar o olhar e oferecer boa visibilidade de fundo, em oposição a textos e imagens em branco, é uma cor utilizada para placas com orientação de destino.

11 of 15

Laranja

A cor laranja, resultado da mistura do vermelho com o amarelo, pode ser considerada um vermelho moderado. Ela transmite alegria, luminosidade, saúde e energia. Ela é também considerada a cor do desejo, da dominação e da sexualidade.

É uma cor muito recomendada para cozinhas e salas de jantar porque se acredita que um ambiente pintado com a cor laranja estimula o apetite e favorece o diálogo. No entanto, o excesso dessa cor pode causar ansiedade.

Curiosamente, os europeus não tinham nome para essa cor até conhecerem a fruta laranja, levada a Portugal pelos cruzados.

12 of 15

Violeta

O violeta é considerada a cor da espiritualidade e do despertar da consciência. Por esses atributos, é utilizada para ambientes de meditação e concentração em práticas budistas.

Os católicos a associam à conversão espiritual e à passagem da vida para a morte. Na Igreja Católica, na Semana Santa, simbolicamente se relaciona a cor violeta à dor e ao luto pela morte de Jesus Cristo. A essa cor também são atribuídos poderes soníferos, ao mesmo tempo em que é relacionada à satisfação espiritual. É também associada à violência e à morte.

13 of 15

ANÁLOGAS: CORES QUE COMBINADAS CRIAM EFEITO DE CORES DE DERIVAM DE SI, SEMELHANTES E PRÓXIMAS NO CÍRCULO CROMÁTICO.

 

COMPLEMENTARES: CORES QUE COMBINADAS CRIAM EFEITO CONTRASTANTE, SÃO OPOSTAS E DISTANTES/DIFERENTES NO CÍRCULO CROMÁTICO.

  

PASTEIS: Com tonalidades claras, suaves e delicadas, Essas cores garantem um toque acolhedor, clean e fresco aos ambientes decorados, POSSUEM MAIOR PIGMENTAÇÃO DO BRANCO EM SUA CONCE PÇÃO.

 

FRIAS: Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. EX:  azul, o verde e o violeta/ ROXO.

 

QUENTES: correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue. Ex: amarelo, laranja e vermelho/ rosa.

MONOCROMÁTICAS: Refere-se a variações de luminosidade ou saturação de uma mesma cor.

 

TRIÁDICAS: combinação de três cores uniformemente espaçadas em torno do círculo cromático. EX: LARANJA, VERDE E VIOLETA.

 

NEUTRAS: são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza/ marrom e bege. São caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem muitas sensações.

  

POLICROMÁTICAS: Refere-se a RELAÇÃO DE DIVERSAS CORES. quatro cores diferentes ou mais de tinta são usadas para criar uma gama de cores. é o estado de um corpo ou sistema cujas partes têm várias cores.

 

SATURADAS: é um conceito que representa a pureza ou a intensidade de uma cor. Explica-se a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mistura com o preto, ou com outra tonalidade, até se chegar ao cinza.

14 of 15

Na imagem ABAIXO, observa-se o mesmo tom de cinza aplicado a fundos de diferentes cores. Por causa do contraste simultâneo, tem-se a impressão de que o cinza da figura da esquerda é mais claro que o da figura da direita.

15 of 15

Pintura

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/artes/pintura.htm

https://www.escolacg.com.br/post/8-t%C3%A9cnicas-de-pintura