1 of 1

Introdução

O arroz é um dos cereais básicos da dieta humana, cultivado e consumido em todos os continentes. Seu manejo se difere de diversas formas, o mais popular se emprega pela irrigação em tanque, por inundação contínua. A irrigação por inundação tende a estimular um crescimento radicular forte e profundo, suprindo a necessidade hídrica da cultura em que o arroz necessita de água em abundância e disponibilidade do Nitrogênio, responsável por desencadear as reações químicas no sistemas fisiológico das plantas. Uma fonte viável além da adubação química para o nitrogênio é a Azolla que fixa o nitrogênio do ar e o armazena em suas folhas, como uma alternativa para adubação verde.

DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DO ARROZ POR IRRAGAÇÃO INUNDADA EM SISTEMAS DE ADUBAÇÃO NA PRODUÇÃO FAMILIAR

SANTOS, E. S.¹ ; PIO, V. A.2 ; ZUCHI, J.³*; FELIPE, G.A⁴; PACHECO, A. J. G.⁵ ; SILVA, H. G.⁶

Instituto Federal Goiano – IF Goiano – e-mail: edilson.simoes@estudante.ifgoiano.edu.br; vitoria.pio@estudante.ifgoiano.edu.br; felipealvesabs8@gmail.com; jacson.zuchi@ifgoiano.edu.br; ana.pacheco@estudante.ifgoiano.edu.br; helen.goncalves@estudante.ifgoiano.edu.br

Resultados/Discussões

Através de monitoramentos semanais e registros fotográficos. Foi possível demonstrar as diferentes fases fenológicas que a cultura foi marcada e a diversificação de tratamentos em seu manejo seguindo princípios sustentáveis. A adubação por cobertura foi realizada em meados de dezembro de 2024.�

Figura 1 - Abertura das áreas

Objetivo(s)

O presente trabalhou buscou disseminar fontes alternativas para adubação química, seguindo princípios da sustentabilidade, acompanhamento das fases fenológicas da cultura. Assim podendo estimular sua implantação á mais regiões no Centro-oeste e a agricultura familiar que procura mecanismos para melhor manejo e produção em pequenas áreas, possibilitando a adoção de sistemas de adubação diversificados e irrigação por inundação como tratamento a implantação na área.

Público

Discentes, agricultores familiares e pesquisadores.

Materiais/Métodos

o experimento foi fundado através do auxílio de tratores para escavar a terra assim fazendo dimensionamentos de 3x1,5 MTS, depois de medidos cobertos por lonas enchidos de água com a adubação realizada no plantio, com materiais recicláveis para construção. Os tratamentos utilizados foram : Três tratamentos – T1: Adubação nitrogenada convencional, T2: Adubação nitrogenada com Azolla, T3: Testemunha sem tratamento, os parâmetros utilizados como comparativo foram: produção, altura de plantas, desenvolvimento fenológico, e homogeneização das condições ambientais, em que cada tanque foram colocadas 3 gramas de sementes de arroz, montados em DIC ( delineamento inteiramente casualizado ).

Conclusão

A execução deste trabalho buscou a melhor fonte para o desenvolvimento da cultura, maior produtividade, estimulando sua implantação á mais regiões no Centro-Oeste, devido seu alto índice econômico e potencial, valida-se a as ações realizadas como: manejo, registros fotográficos, estudos bibliográficos. Para assim verificar a significância dos tratamentos estipulados. .

Fontes: Autor próprio,2024

Figura 2- Acompanhamento fenológico das fases das culturas