1 of 28

GEOGRAFIA

2ª Série

Os focos de tensão atuais na América Latina

Aula 21

2 of 28

3 of 28

Conhecer os atuais focos de tensão na América Latina.

Importante: Você está preparado para a Prova Paraná? O conteúdo desta aula aborda os descritores que serão avaliados! Fique ligado!

d15- Identificar as motivações que geram conflitos.

ATENÇÃO, professor(a)! Antes de abordar esse tema, observe nas referências desta aula os encaminhamentos necessários.

Objetivo

4 of 28

Atividade

03 min

A América Latina compreende uma divisão geográfica do continente americano. Embora possa parecer que não há conflitos territoriais, a verdade é que existem pelo menos dez regiões disputadas neste subcontinente, além de tensões políticas internas que têm marcado os países latino-americanos nos últimos anos.

Leia o texto para refletir e responder.

  • Como essas situações de conflitos e tensões no continente latino-americano impactam em nosso cotidiano?
  • Como você explicaria quais são essas disputas territoriais?
  • Que exemplo de tensão política interna podemos citar?

Geografando

5 of 28

Questão territorial

Na América Latina, existem atualmente pelo menos 10 disputas territoriais, algumas delas inclusive foram levadas à Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia.

Clique nas áreas destacadas para saber mais sobre cada disputa regional latino-americana.

6 of 28

As questões territoriais podem ter impactos significativos nas relações diplomáticas, econômicas e políticas entre os países. A busca por uma solução pacífica e negociada é essencial para mitigar essas tensões e promover a estabilidade na região.

Questão territorial

Por mais que busquem relações diplomáticas pacíficas, é fundamental lembrar a importância do papel das forças armadas nesses países.

7 of 28

Atividade

03 min

Escreva em seu caderno uma frase com suas palavras, ressaltando a importância das forças armadas para os países latino-americanos.

As forças armadas desempenham um papel fundamental na garantia da soberania e estabilidade dos países latino-americanos.

Geografando

8 of 28

Instabilidades políticas na América Latina

A partir do ano 2010, a América Latina vivenciou uma série de instabilidades políticas e manifestos que impactaram a região. Diversos países enfrentaram crises políticas, protestos em massa e mudanças de liderança.

Essas manifestações foram motivadas por uma variedade de questões, incluindo insatisfação com a corrupção, desigualdade econômica, falta de oportunidades, violações dos direitos humanos e demandas por maior participação democrática.

Protestos em 2013, no Brasil

9 of 28

As instabilidades políticas resultaram em eleições tumultuadas, impeachment de líderes, renúncias presidenciais e polarização política. Além disso, houve desafios significativos no fortalecimento das instituições democráticas e na governança efetiva.

Instabilidades políticas na América Latina

Violentos protestos eclodiram em 2019, no Chile.

10 of 28

No Peru, por exemplo, de 2011 até 2023, houve sete presidentes.

Instabilidades políticas na América Latina

11 of 28

O Haiti tem enfrentado uma longa e persistente instabilidade política ao longo de sua história. O país caribenho tem sido marcado por uma série de golpes, regimes autoritários, conflitos internos e crises políticas que afetam seu desenvolvimento e bem-estar social.

A questão do Haiti

As sucessivas crises no Haiti impulsionaram um grande movimento de emigrantes no país.

12 of 28

Situação da Venezuela

A Venezuela, membro fundador da OPEP, enfrenta desafios políticos, econômicos e sociais, atraindo atenção global. A crise é marcada por instabilidade política, hiperinflação, escassez de alimentos e medicamentos, violações dos direitos humanos e migração em massa. Esforços regionais e internacionais são direcionados para aliviar o sofrimento da população venezuelana.

Assim como o Haiti, a Venezuela vive atualmente uma grande crise migratória.

13 of 28

Atividade

03 min

Em duplas, discutam sobre as instabilidades políticas latino-americanas. Depois, cada dupla deve escrever um breve texto expressando as suas opiniões políticas e apontando possíveis soluções para eventuais conflitos.

Geografando

Resposta pessoal.

14 of 28

Nessa aula, identificamos os principais focos de tensão latino-americanos.

Professor (a), caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse:

https://forms.gle/ZuC8G4UPYMEdztJy5

Retomada

15 of 28

Fontes das imagens

https://www.anuarioseguros.lat/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Silala

https://pt.wikinews.org/wiki/Bol%C3%ADvia_e_Chile_retomam_hoje_negocia%C3%A7%C3%B5es_para_encerrar_impasse_sobre_quest%C3%A3o_mar%C3%ADtima

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/40-anos-apos-guerra-argentina-e-reino-unido-ainda-disputam-malvinas/

https://adororevista.com.br/2022/07/31/san-andres-o-caribe-colombiano-que-pode-ser-o-destino-das-suas-proximas-ferias/

https://www.forte.jor.br/2017/05/24/blindado-urutu-da-engesa-quase-foi-produzido-nos-eua/

https://oglobo.globo.com/blogs/guga-chacra/noticia/2022/12/brasil-deve-voltar-ao-haiti.ghtml

google earth

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/02/10/mapas-mostram-disputas-territoriais-ativas-nos-paises-da-america-latina-inclusive-no-brasil.ghtml

latin america by P Thanga Vignesh from <a href="https://thenounproject.com/browse/icons/term/latin-america/" target="_blank" title="latin america Icons">Noun Project</a> (CC BY 3.0)

Costa, C. Argentina e Chile se envolvem em uma disputa marítima no extremo sul da América. El País Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-03/argentina-e-chile-se-envolvem-em-uma-disputa-maritima-no-extremo-sul-da-america.html. Acesso em: 07 jul. 2023.

BBC News Brasil. Mapas mostram disputas territoriais ativas nos países da América Latina — inclusive no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59585669. Acesso em: 07 jul. 2023.

GUITARRARA, Paloma. "América Latina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm. Acesso em 07 de julho de 2023.

Referências

16 of 28

Ilha de Navassa (EUA vs Haiti)

Em 1859, os Estados Unidos tomaram posse da ilha de Navassa no Caribe para extrair guano, apesar do Haiti reivindicar a ilha em sua constituição de 1801. Atualmente, a ilha é considerada uma reserva de biodiversidade e é administrada pelo Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos.

O Haiti ainda lista Navassa como parte de seu território, mas nenhum pronunciamento oficial foi feito sobre o assunto.

17 of 28

A disputa fronteiriça entre Guatemala e Belize dura mais de 160 anos. A Guatemala reivindica uma região ao sul de Belize, representando quase metade do território deste último.

A falta de uma fronteira definida favoreceu o tráfico e a violência na região. Em 2019, os países levaram a disputa à CIJ em busca de uma resolução.

Questão fronteiriça entre Belize e Guatemala

18 of 28

O golfo de Fonseca é disputado por Honduras, El Salvador e Nicarágua. A resolução de 1992 estabeleceu a soberania exclusiva de cada país sobre uma faixa de 3 milhas (aprox. 5 km) náuticas a partir de sua costa. No entanto, a questão da ilha Coelho ainda é motivo de controvérsia entre Honduras e El Salvador. A CIJ rejeitou um pedido de revisão em 2003. Honduras e Nicarágua ratificaram a decisão da CIJ sobre os limites marítimos em outubro.

Clique no mapa para ampliar

Golfo de Fonseca

19 of 28

As ilhas de San Andrés, Providência e Santa Catalina são disputadas por Colômbia e Nicarágua. A Colômbia possui soberania sobre as ilhas, mas a Nicarágua tem direitos de exploração em uma parte das águas.

A disputa ainda não foi totalmente resolvida e aguarda a assinatura de um tratado entre os países.

Colômbia vs Nicarágua

20 of 28

Região disputada do Essequibo

A disputa entre Guiana e Venezuela pela região do Essequibo já dura 180 anos. A área é rica em recursos naturais e florestas, correspondendo a dois terços do território guianense. A descoberta de grandes reservas de petróleo aumentou as tensões entre os países.

Em 2018, a Guiana solicitou à CIJ a resolução do conflito, mas a Venezuela contesta a legitimidade da instituição.

Fonte: © FRANÇA 24, 2020.

21 of 28

O Rio Silala

A Bolívia acusa o Chile de fazer uso ilegal das águas do rio Silala, afirmando que parte dessas águas fluem para o chile, por meio de canais artificiais.

O Chile argumenta que o rio é internacional, pois desemboca em um rio chileno. Em 2016, a Bolívia anunciou planos para cobrar uma dívida histórica do Chile, que, por sua vez, levou o caso à corte da Haia.

22 of 28

A Bolívia perdeu seu acesso ao mar durante a Guerra do Pacífico (1879-1884).

Fronteiras de Bolívia, Peru e Chile, antes da Guerra do Pacífico.

Questão do acesso boliviano ao mar.

Apesar de reivindicar o direito ao acesso soberano ao oceano, a Corte Internacional de Justiça determinou em 2018 que o Chile não é obrigado a negociar. As negociações entre os dois países não têm avançado desde então.

23 of 28

Uruguai e Brasil disputam há quase 90 anos dois pequenos trechos da fronteira entre eles. O Uruguai considera essas áreas como limites contestados, mas o Brasil não reconhece a reivindicação.

A disputa envolve também a Ilha Brasileira, reivindicada pelo Uruguai desde 1940. As últimas comunicações oficiais sobre as disputas ocorreram entre 1988 e 1989.

Clique no mapa para ver as áreas reivindicadas.

Disputa de terras entre Brasil e Uruguai.

24 of 28

As Ilhas Malvinas são um território disputado entre a Argentina e o Reino Unido desde 1833. Houve um conflito armado em 1982, resultando na vitória britânica. A Argentina reivindica a soberania, enquanto o Reino Unido argumenta pela autodeterminação dos habitantes das ilhas.

Questão das Malvinas (Falkland Islands)

25 of 28

Argentina e Chile disputam uma área no extremo sul do continente, onde o governo chileno acusa a Argentina de se apropriar de um território que pertenceria ao país. Para os argentinos, no entanto, a Passagem de Drake, é uma região historicamente argentina.

Setor Marítimo disputado entre Chile e Argentina

Clique para ampliar o mapa da região disputada.

26 of 28

Mapa elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina que mostra em azul a porção da plataforma marítima disputada com o Chile.

CANCILLERÍA ARGENTINA

Disponível em https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-03/argentina-e-chile-se-envolvem-em-uma-disputa-maritima-no-extremo-sul-da-america.html Acesso em 07Jul. 2023

27 of 28

…. Áreas brasileiras reivindicadas pelo Uruguai.

28 of 28

Clique no mapa para ampliar