1 of 24

Sistemas de governos

Geografia

2o bimestre - Aula 12

Ensino Médio

2a

SÉRIE

2024_EM_V1

2 of 24

  • Sistemas de governos.
  • Compreender e analisar as diferentes formas de governo.

Conteúdo

Objetivos

2024_EM_V1

3 of 24

Observe a obra de Benedito Calixto, anotando as principais percepções no caderno. Não se esqueça de incluir a questão a seguir:

  • Qual evento você imagina que está sendo representado na pintura? E quais elementos justificam sua hipótese?

Todos Juntos

3 MINUTOS

Para começar

2024_EM_V1

4 of 24

Proclamação da República

Benedito Calixto

Data: 1893; Brasil

Gênero: Pintura histórica

Materiais: óleo

Localização: Museu de Arte de São Paulo

Dimensões: 123,5 × 200 cm

Para começar

2024_EM_V1

5 of 24

Variação das formas de governo

As formas de governo podem variar quanto a sua origem, natureza e composição. Primeiramente, o governo pode ser de direito – que foi constituído em conformidade com a lei fundamental, ou seja, positivo – ou de fato segundo a origem do poder; pode ser legal ou despótico – aquele que é conduzido pelo arbítrio dos detentores eventuais do poder seguindo preceitos jurídicos –, segundo as relações do poder com os governados.

Pode também ser constitucional – se a forma de governo estiver sob a égide de urna de Constituição, instituindo o poder em três órgãos distintos (Legislativo, Executivo e Judiciário) e assegurando a todos os cidadãos a garantia dos direitos fundamentais, expressamente declarados – ou absolutista – que concentra todos os poderes num só órgão, segundo a extensão do poder.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

6 of 24

Como Aristóteles e Maquiavel classificam as formas de governo

Aristóteles defende que a presença ou a ausência de lei conduz a ideia de regimes políticos legítimos e ilegítimos, que com a corrupção ou decadência dos regimes políticos, a monarquia degenera em tirania, a aristocracia degenera em oligarquia dos muitos ricos e a democracia degenera em demagogia, e esta, em anarquia. Em geral, a anarquia leva à tirania quando a sociedade, desgovernada, apela para um homem superior aos outros no manejo das armas e dos argumentos, nele buscando a salvação.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

7 of 24

Maquiavel, fundador do pensamento da Ciência Política moderna, considerava que somente existem duas formas de governo: Monarquia, com passagem do poder de forma hereditária ou vitalícia; e República, com eleições periódicas.

Nicolau Maquiavel

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

8 of 24

Democracia

Um sistema em que o poder é exercido pelo povo, geralmente por meio de eleições e participação popular direta ou indireta na tomada de decisões. A democracia pode ser representativa, em que os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome, ou direta, em que os cidadãos participam diretamente nas decisões políticas.

Mapa do Índice de Democracia de 2022

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

9 of 24

Forma

Sistema

Regime

Estrutura

Sucessão

Monarquia

Parlamentarista

Democráticos

Tríplice poder

Hereditária

República

Presidencialista

Autoritários

Ditadura

Sistema eleitoral

Semipresiden-cialismo

Totalitários

Absolutista

Autodeclaração

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

10 of 24

Assista ao vídeo e organize os principais pontos e ideias em seu caderno:

AGU Explica – Princípio da Separação dos Poderes

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

11 of 24

Executivo

Presidente, governadores e prefeitos.

Legislativo

Senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

Judiciário

Supremo Tribunal Federal, tribunais estaduais e juízes.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

12 of 24

Assista ao vídeo e organize os principais pontos e ideias em seu caderno:

AGU Explica – República

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

13 of 24

República

Um sistema em que o chefe de Estado é eleito ou nomeado para um mandato específico, e o poder é exercido por representantes eleitos ou nomeados em nome do povo. Pode ser uma república presidencialista, em que um presidente é o chefe de Estado e governo, ou uma república parlamentarista, em que o chefe de Estado e governo é geralmente um presidente ou primeiro-ministro, e está sujeito ao controle do parlamento.

Exemplo: França

A França é uma república democrática, em que o presidente é eleito por sufrágio universal e o poder é dividido entre o presidente, o parlamento e o judiciário. O país é conhecido por ter uma longa tradição republicana desde a Revolução Francesa de 1789.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

14 of 24

Monarquia

Um sistema em que o poder é exercido por uma pessoa ou família real, geralmente com base em hereditariedade. Pode ser uma monarquia absoluta, em que o monarca tem poderes ilimitados, ou uma monarquia constitucional, em que o monarca compartilha o poder com outros órgãos governamentais e está sujeito a uma constituição.

Exemplo: Espanha

A Espanha é uma monarquia constitucional, em que o rei é o chefe de Estado. Atualmente, o rei da Espanha é o rei Felipe VI. O poder do monarca é limitado pela constituição espanhola de 1978, e o governo é exercido pelo parlamento e pelo governo.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

15 of 24

Ditadura

Um sistema em que o poder é concentrado nas mãos de um líder ou grupo de líderes, geralmente sem participação significativa do povo e com restrições aos direitos e às liberdades individuais.

Exemplo: Eritreia

O governo da Eritreia, liderado pelo presidente Isaias Afwerki desde a independência do país, em 1993, tem sido acusado de violações aos direitos humanos, incluindo restrições à liberdade de imprensa, de expressão e de associação. Sendo conhecida por muitos pesquisadores como república presidencialista unipartidária unitária sob uma ditadura totalitária.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

16 of 24

Assista ao vídeo e organize os principais pontos e ideias em seu caderno:

AGU Explica – Presidencialismo e Parlamentarismo.

Foco no conteúdo

2024_EM_V1

17 of 24

Em duplas, estabeleçam uma discussão elaborada sobre os limites e as possibilidades inerentes aos modelos políticos de monarquia e república. É crucial aprofundar a análise, considerando as nuances históricas, institucionais e sociais que caracterizam cada sistema.

De surpresa, o professor selecionará três duplas para compartilharem suas reflexões, avaliando clareza e fundamentação nas percepções apresentadas.

Todo mundo escreve

8 MINUTOS

Na prática

2024_EM_V1

18 of 24

Correção

Pontos importantes a serem considerados na produção escrita.

A monarquia e a república são duas formas diferentes de governo que têm suas próprias vantagens e desvantagens. Aqui estão alguns limites e possibilidades de cada uma:

Pode ser citado, por exemplo, que a monarquia tem como possibilidades a estabilidade, a preservação da cultura, a representação internacional entre outros. Já como limite da monarquia pode ser citada a falta de democracia, apresentando desconexão com a realidade e instabilidade na sucessão.

Já para a república podem ser citados como possibilidades a democracia, a responsabilidade e o progresso. Como limites, a instabilidade política, a polarização política e a corrupção.

Na prática

2024_EM_V1

19 of 24

Complete a tabela a seguir com os dados estudados, identificando-os e localizando-os. Na sequência, o professor, de surpresa, escolherá três estudantes para ler a resposta:

País

Forma

Sistema

Regime

Estrutura

Sucessão

Brasil

Coreia do Norte

Reino Unido

5 MINUTOS

Na prática

2024_EM_V1

20 of 24

Desafio

Em grupos de até quatro estudantes, preencham a tabela a seguir, indicando apenas os países. Ao sinal do professor, troquem a tabela com outro grupo, pesquisando e preenchendo os campos. Ao final, o professor recolherá as tabelas, fazendo as correções em conjunto com a turma.

Mostre-me

Aplicando

2024_EM_V1

21 of 24

  • Agora, em tópicos, vamos listar o que aprendemos. Atenção! Cada minuto importa.

O que aprendemos hoje?

2024_EM_V1

22 of 24

LEMOV, D. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.

SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa ensino médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica: União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020.

DA SILVA, Elio; CHAUI, Marilena. Iniciação à filosofia: ensino médio, volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54793/33256. Acesso em: 18 abr. 2023. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/6/24/como-satildeo-classificadas-as-formas-de-governo. Acesso em: 06 mar. 2024.

Referências

2024_EM_V1

23 of 24

Referências

2024_EM_V1

24 of 24

2024_EM_V1