1 of 25

J U N H O D E 2 0 2 4

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

EDITORIAL

O ano letivo está a terminar e achamos importante apresentar a terceira edição do nosso Jornal. Conseguimos voltar a mobilizar todos os Grupos das salas da Educação Pré-escolar e as turmas do 1º Ciclo para mais esta edição do nosso jornal escolar que tem uma periodicidade trimestral.

Mais uma vez, a Comissão reuniu-se para decidir quais os trabalhos e atividades a publicar e tomar decisões acerca da presente edição.

Podem encontrar o jornal na página do Facebook do AEL, onde esperamos os vossos comentários e sugestões. Também podem consultar esta edição no site do AEL. Esperamos que adorem as nossas notícias e as leiam atentamente.

Boas Férias para todos e até setembro!

COMISSÃO

Mª Clara Arrifano - JI sala 1

Caetana Alva-Rosa - JI sala 2

André Costa - JI sala 3

Miguel Oliveira - JI sala 4

Salvador Serra- JI sala 5

Catarina Pereira- JI sala 6

Valentina Mano - 1º A

Mª Leonor Silvestre- 1º B

Daniel Gomes - 1º C

Afonso Pedrosa - 2º A

Mª Isabel Arrifano- 2º B

Benedita Teixeira - 2º C

Marta Silva – 2º D

Beatriz Falcão -3º A

Madalena Vieira - 3º B

Diana Rebelo – 3º C

Rita Padilha- 4º A

Vasco Oliveira – 4º B

Santiago Alves - 4º C

As professoras Ermelinda Rosa e Margarida Fernandes.

REDAÇÃO

Todos os alunos,

educadoras de infância

e professoras da EB1/JI das

Laranjeiras e Associação de Pais.

Aconteceu há 50 anos, a REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL!

Para festejar a revolução de 25 de abril, tivemos de estudar este facto histórico que marcou o rumo da nossa História.

Adorámos descobrir tantas curiosidades, dar valor às conquistas dos nossos direitos e, principalmente, o sabor da LIBERDADE!

Os nossos trabalhos falam por si…

3º Ano – Turma C

2 of 25

P Á G I N A 2

Projetos da Sala 1

Sala 1 - JI

3 of 25

P Á G I N A 3

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Sala 2 - JI

Comemoração do Santo António

Para comemorar o Santo António, elaborámos em equipa o manjerico, as sardinhas e a seguinte quadra:

No dia de S. António

A sala 2 gosta de brincar

Há manjericos e sardinhas

E vamos todos dançar.

Sistema Solar

Indo ao encontro das curiosidades e interesses das crianças, trabalhámos o Sistema Solar com a colaboração e participação dos pais, que foi fenomenal. Em conjunto e em família, realizámos este Projeto utilizando vários materiais. Os trabalhos estão expostos no corredor principal da escola e são apreciados por toda a comunidade escolar.

4 of 25

P Á G I N A 4

Os Aviões

Sala 3 - JI

Ao longo deste 3º período, o grupo deu continuidade ao Projeto “A Família vem à Escola” e foi lançado o desafio aos pais, de poderem partilhar com todos um pouco sobre a sua profissão.

Num destes dias, recebemos a visita de uma mãe que é controladora aérea e o tema suscitou bastante curiosidade e interesse por parte das crianças, para quem o tema dos aviões é fascinante.

Depois de um momento de grande grupo onde aprendemos um pouco mais sobre esta profissão, as crianças foram desafiadas a participar num jogo em que uma delas era “Controlador aéreo” e outra o “avião”. De olhos vendados, o “avião” teve que percorrer um corredor ladeado por colegas do grupo, só com as indicações orais do “Controlador aéreo”. Foi muito divertido!

Seguindo por este tema dos aviões, as crianças participaram numa atividade em que as cadeiras da sala foram dispostas como lugares de um avião, onde só poderia entrar quem conseguisse lançar, com a ajuda de um ou dois dados, a quantidade correspondente ao numeral cardinal apresentado em cada cadeira. E depois de algum tempo, todos puderam viajar neste avião!

Por fim, as crianças criaram um avião de papel através de dobragem, lançaram no corredor os seus aviões e contaram quantos quadrados do chão o avião conseguiu percorrer. Fizeram os seus registos individuais e criaram um gráfico onde com carimbagem de uma peça de lego quadrada, registaram o número de quadrados que cada avião percorreu no corredor e compararam os resultados.

5 of 25

P Á G I N A 5

Sala 4 - JI

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Comemoração do Cinquentenário do 25 de Abril

Título do Filme:

Revolução dos Cravos - A História Desenhada pelas Crianças

Produzido pelo Estúdio: 4

Efeitos Visuais: crianças da sala 4

Distribuído: EB1/JI das Laranjeiras

Aprendemos sobre um momento muito especial na História de Portugal.

Há muitos anos, as pessoas em Portugal queriam ser livres para escolher quem as governava.

Então, num dia bonito de primavera, os soldados e as pessoas colocaram cravos nos canos das armas e disseram “NÃO!”. Aprendemos que agora podemos brincar, cantar e dizer o que pensamos porque muitas pessoas corajosas lutaram por isso! Fizemos muitas atividades para comemorar este dia tão especial.

6 of 25

P Á G I N A 6

Sala 5 - JI

Mostra de atividades da sala 5 do JI

Um ano cheio de aprendizagens e de conhecimento onde todos fomos aprendizes, pois aprendemos muito uns com os outros.

Massa de cores

Educação Física

Piquenique

matemática

dança

experiências

Atividades no exterior

Comunicação do Projeto Pokemón

Dia da Família

Simulacro de incêndio

registo do simulacro

7 of 25

P Á G I N A 7

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Sala 6 - JI

Leitura de histórias e Projeto “A Família vem à escola”

Somos um grupo que gosta muito de ouvir histórias e ao longo do ano trouxemos para a sala as nossas histórias preferidas para partilhar com os amigos.

Os nossos pais vieram contar-nos histórias, no âmbito do projeto "A Família vem à Escola". Também as professoras Patrícia e Cristina vieram contar as suas histórias, assim como os nosso amigos do primeiro ciclo que, para além de histórias, ainda nos leram poemas.

Alguns pais vieram à nossa sala dinamizar aulas de ginástica e outros enviaram-nos bichos de seda para podermos explorar o ciclo de vida da borboleta.

8 of 25

P Á G I N A 8

1ºAno - Turma A

Visitas de Estudo

A turma do 1ºA foi ver o espetáculo dos golfinhos ao Jardim Zoológico de Lisboa e ainda teve oportunidade de ver bastantes animais.

Visitámos também a Casa do Tinoni, onde aprendemos mais sobre a segurança rodoviária e sobre as medidas a tomar antes, durante e depois de um sismo.

9 of 25

P Á G I N A 9

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

As abelhas

1ºAno - Turma B

Na nossa visita ao Jardim Zoológico, na sequência do seu 140º aniversário, fomos desafiados a conhecer melhor o trabalho das abelhas. E que trabalhadoras que elas são! No final cada um contribuiu com a sua abelha e construímos uma verdadeira colmeia.

A família

Umas são grandes, outras pequenas … mas todas muito especiais! A turma do 1ºB celebrou o Dia da Família com muito carinho!

10 of 25

P Á G I N A 10

1ºAno - Turma C

Dia da Liberdade

Gostámos do passeio, de brincar livremente e de estar uns com os outros na teia e nos outros espaços.

Divertimo-nos muito!

Parque Bensaúde

As obra primas, do Dia da Liberdade (25 de abril), realizadas pelos alunos e os seus Pais/Encarregados de Educação ficaram lindíssimas e ganharam destaque no corredor da nossa sala de aula.

Um muito obrigada a todos.

11 of 25

P Á G I N A 11

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

2º Ano - Turma A

Dia Mundial da Criança

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o 2º A construiu e ilustrou, em grupos, os principais Direitos da Criança, que se encontram na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

12 of 25

P Á G I N A 12

2º Ano – Turma B

Encontro com os correspondentes

Ao longo do ano letivo, trocámos correspondência com alunos de uma turma de 2.º ano de outro agrupamento de escolas de Lisboa.

O projeto “Correio na escola” permitiu que aprendêssemos a escrever uma carta e fizéssemos novos amigos.

O encontro presencial decorreu no dia 29 de maio, durante a manhã, no Jardim Mário Soares.

Divertimo-nos muito e até trocámos presentes personalizados.

Foi uma experiência verdadeiramente inesquecível!

13 of 25

P Á G I N A 13

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Venda de livros usados

2º Ano – Turma C

Este período o 2.º C resolveu fazer uma venda de livros usados, por dois motivos: para dar uma nova vida aos livros que já estavam esquecidos nas estantes da nossa casa e para começar a angariar dinheiro para a viagem de finalistas.

Até ao dia da venda, tivemos de trabalhar MUITO para organizar tudo!

Começámos o trabalho em casa, com a ajuda dos pais e outros familiares, e selecionámos os livros de que já não precisávamos ou que gostaríamos de doar.

Depois, na sala, criámos grupos de trabalho e verificámos se os livros estavam em bom estado, separámo-los por valor e fizemos cartazes. Também utilizámos o computador e fizemos uma lista dos livros que estavam para venda. No dia da venda, organizámos a banca e a venda foi um sucesso!

Uns dias mais tarde, aproveitámos a nossa venda e trabalhámos o dinheiro para descobrirmos o valor angariado! Foi uma atividade muito divertida! 😊

14 of 25

P Á G I N A 14

O nosso Mundo está a arder - Greta Thunberg

2º Ano – Turma D

No âmbito do projeto “Hoje sou eu a ler” tivemos, na nossa sala, a presença da mãe da nossa aluna Marta, que, em conjunto, nos leram o livro “O nosso Mundo está a arder” de Jeanette Winter.

O livro é inspirado na luta de Greta Thunberg, uma menina ativista, pouco mais velha que nós, que luta para que tenhamos um planeta mais saudável, alertando para os perigos de algumas das nossas ações.

Para terminar a atividade, seguimos o exemplo da Greta e preparámos alguns cartazes para alertar toda a comunidade escolar para o que está a acontecer, sensibilizando-os para este tema tão importante.

Depois de ouvirmos a história de Greta, fizemos um pequeno debate onde discutimos algumas atitudes que podíamos ter para ajudar a salvar o nosso planeta.

15 of 25

P Á G I N A 15

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Ilustração alusiva às férias de Verão

3º Ano – Turma A

No mês de junho, na disciplina de Artes Visuais, fizemos uma ilustração alusiva às férias de Verão. Para a realização deste trabalho usámos vários tipos de materiais, tais como: aguarelas, canetas de feltro, lápis de cor e de cera, papel de lustro, entre outros. Tivemos oportunidade de trabalhar várias técnicas, desde recorte, colagem, pintura, desenho, etc.

Gostámos muito desta atividade e dos nossos trabalhos finais.

16 of 25

P Á G I N A 16

À Descoberta de Lisboa - Visita de estudo

3º Ano – Turma B

Para finalizar o ano da melhor forma, os terceiros anos da EB1/JI das Laranjeiras, no dia 21 de junho, fizeram a sua última saída do ano em conjunto.

Começaram por ir ao Planetário onde assistiram a uma sessão do Capitão Schnuppes e tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema solar. De seguida, houve um tempo para lanchar, conviver e brincar.

Passearam um pouco por Belém e, apesar de não estar previsto, conseguiram ir à capela do Mosteiro dos Jerónimos onde viram os túmulos de Luís de Camões, Vasco da Gama, D. Manuel I, S. Sebastião, entre outros.

Continuaram a passear em direção ao Padrão dos Descobrimentos, onde foram desafiados a encontrar a única mulher representada no monumento "Rainha Dona Filipa de Lencastre".

De seguida, foram almoçar no jardim de Belém.

Por último, visitaram o Museu da Marinha onde estão retratados os mais diversos aspetos do passado marítimo português, assim como as diferentes atividades ligadas ao mar e aos descobrimentos.

Foi um dia muito bem passado!

17 of 25

P Á G I N A 17

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

3º Ano – Turma C

No dia 15 de maio de 2024, o Dia da Família foi festejado de forma alegre e usufruímos de um bom convívio familiar. Parabéns às famílias! É com elas que o futuro acontece e se torna mais próspero.

Desenhámos um padrão com o contorno da nossa própria mão e os nossos pais fizeram o mesmo. Só no final, partilhámos o produto final e foi uma bela surpresa para ambas as partes.

Agradecemos a presença de todos e a importante colaboração na atividade para a qual foram convidados. Deram o seu contributo artístico e fortaleceram o espírito familiar.

Desejamos que se tenham sentido bem nesta colaboração e que tenha sido um momento bem aproveitado na escola.

Dia da Família

APADRINHAMENTO DA SALA 4 DO JI da Educadora Fátima

Neste período letivo fomos visitar a sala 4 do Jardim de Infância. Levámos a história dos “Números Amigos” para contar, a qual foi ilustrada por nós. Foi uma oportunidade de nos conhecermos melhor e trocar experiências divertidas!

18 of 25

P Á G I N A 18

SEMEAR TESOUROS

4º Ano – Turma A

Em janeiro chegaram à nossa turma duas professoras voluntárias, a Adélia e a Judith, simpáticas e entusiasmantes. Connosco foram construindo a ideia de uma cidade maravilhosa. Esta era a cidade do Semeador de Tesouros, banhada por um rio que fazia a ligação ao campo que se encontrava na outra margem, de onde este semeador proveio. Trabalhámos quinzenalmente, em projetos de grupo, a pares e individualmente; maioritariamente na escola, mas também em casa, com as famílias. Houve muita troca de ideias e de opiniões, escrita de histórias, poemas e canções. A Matemática sempre presente, tal como o Estudo do Meio na preocupação com o meio ambiente. Artistas nos tornámos nas leituras dramatizadas, nas canções encenadas e maquetas pintadas.

19 of 25

P Á G I N A 18

4º Ano – Turma A

SEMEAR TESOUROS

É tão engraçada a nossa cidade

Famílias unidas cozinham manjares

Convidam amigos para conviverem

E quem que com elas queira partilhar.

Tentar melhorá-la ainda é preciso

Dar mais atenção ao gasto de água

Plásticos e químicos são proibidos

Carros poluentes têm de acabar

E a reciclagem deve intensificar.

A nossa cidade à beira-do-rio

Tem as laranjeiras a embelezar

Doces sorrisos, meninos com brio

Estrelas-tesouros para semear!

Poema coletivo da turma

Projeto “Semear Tesouros” desenvolvido com as professoras Adélia e Judith, voluntárias da Associação Literatura, Literacia e Mediação (ALEM).

Cidade luminosa

A nossa cidade é luminosa e colorida

As manhãs acordam o azul do mar

Vestem-se de amarelo as tardes floridas

E o branco das nuvens abraça o luar.

Saúdam a cidade laranjeiras frondosas

Que espalham no ar aromas de vida

As suas laranjas doces e briosas

Sustentam sabores, olhares de guarida.

Na nossa cidade há espaços verdes

Árvores e pomares de cores muito belas

Ruas e ruelas, bairros engraçados

Casas luminosas de grandes janelas.

A nossa cidade é maravilhosa

Tem igrejas, museus, lojas e escolas

Lugares para criarem e aprenderem

Gente que trabalha e sabe acolher.

Transformámos a letra de uma canção de Paulo de Carvalho e festejámos ABRIL!

Ouçam-nos, clicando neste link!

20 of 25

P Á G I N A 19

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Pentaminós

4º Ano – Turma B

A Associação de Pais da EB1/JI das Laranjeiras ofereceu a todos os alunos um jogo – Pentaminós - a propósito do Dia Mundial da Criança.

Os alunos puderam explorar os Pentaminós, em sala de aula, inicialmente de uma forma livre, fazendo construções variadas e reproduzindo os modelos apresentados.

Seguidamente, a exploração do jogo permitiu envolver a turma na resolução de várias situações problemáticas, que permitiram rever as noções de área, perímetro, simetria de reflexão e de rotação.

Com esta atividade, pudemos desenvolver várias competências, tais como o pensamento lógico e crítico, a memória, o reconhecimento de formas e cores e a orientação espacial.

Foi muito divertido!

A brincar também se aprende!

Muito obrigada aos nossos pais, por esta lembrança.

21 of 25

P Á G I N A 2 0

4º Ano – Turma C

«O peixe risonho» de António Manuel Couto Viana

O peixe empregado

Três meninos vão ao mar

(ora vejam que amor!)

com desejo de pescar

um peixe trabalhador

Um peixe pescaram

(Tão preguiçoso não havia!)

e ao mar o deitaram,

pois não lhes servia.

Carolina Tavares e Francisco Santos

O peixe mudo

Três meninos vão ao mar

(ora vejam que palhacice!)

com desejos de pescar

um peixe que lhes falasse

Um peixe pescaram

(mas nada ele falava!)

e ao mar o deitaram,

pois não lhes agradava.

Santiago Alves e Salvador Braz

Os alunos e alunas da turma do 4ºC estiveram a ler e a explorar o livro «Versos de Cacaracá» de António Manuel Couto Viana.

A partir do poema «O peixe risonho» as crianças imaginaram outros peixes e, com essa ideia, alteraram alguns versos das quadras originais.

Esperamos que se divirtam a ler.

O peixe colorido

Três meninos vão ao mar

(ora vejam que doidice)

com desejos de pescar

um peixe que colorisse

Um peixe pescaram

(quase não se via!)

e ao mar o deitaram,

pois não os coloria.

Rafaela dos Santos

O peixe bonito

Três meninos vão ao mar

(ora vejam que parvoíce)

com desejos de pescar

um peixe que os visse

Um peixe pescaram

(tão feio não havia!)

e ao mar o deitaram,

pois não os seduzia.

Magdo Junior e Luath Nascimento

22 of 25

P Á G I N A 2 5

«O Clube dos Diários »

A origem dos diários

Tudo começou com o livro «Os Diários de Um Banana…E o meu» porque nesse livro há umas páginas onde podemos escrever os nossos diários e muita gente trazia isso para a escola para escrever com os amigos.

Um dia o Pedro Reis começou o seu «Diário de um morango» e trouxe-o para a escola, de seguida fui eu (Francisco Saraiva) que me inspirei e criei o «Diário de um quivi». E desde essa altura ficamos amigos e muitos outros alunos da escola começaram a criar os seus diários… «O Diário de um Bife», «O Diário de uma Piza», «O Diário de um chocolate» e muitos mais.

Pedro Reis e Francisco Saraiva

Diário de um quivi, de Francisco Saraiva

4ºC

Diário de um morango, de Pedro Reis 4º B

Diário de uma piza, de Gabriel Silva

4ºC

23 of 25

P Á G I N A 2 2

Inglês

A propósito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular) sob o tema “Património na era digital”, os alunos das turmas dos 3º e 4º anos realizaram visitas virtuais 360º ao Buckingham Palace, Big Ben e à Casa Branca; tiveram assim a oportunidade de conhecer e explorar através do digital estes monumentos tão importantes.�Os alunos do 4º ano utilizaram os seus computadores para explorarem outros monumentos de países que têm o Inglês como língua oficial e apresentaram para os demais colegas.�

24 of 25

Reuniões de Cidadania

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

P Á G I N A 2 3

As reuniões da cidadania são um espaço de participação onde os alunos representantes, das turmas do 1º Ciclo e as crianças dos grupos da Educação Pré-escolar, podem falar de assuntos relacionados com o funcionamento da escola, expor as suas ideias e apresentar propostas, por forma a melhorar, ainda mais, o ambiente escolar.

Durante este ano letivo, foram tratados diversos temas e elaboradas as regras de funcionamento dos vários espaços da escola, as quais foram apresentadas às turmas/grupos e, depois de lidas e aprovadas por todos, foram entregues em cada sala de aula, em forma de lista, para se ir recordando as regras a cumprir nesses espaços. Mais tarde, também foram ilustradas e afixadas num local visível para todos.

A atividade que mais destacamos foi a organização da campanha de Colheita de Sangue, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, para a qual construímos cartazes para divulgação da atividade e recolhemos as inscrições dos possíveis dadores. Foi muito gratificante porque cada um, ao doar o seu sangue, estará a salvar vidas.

Também escrevemos cartas à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Lisboa a solicitar redes para as balizas do campo de futebol, bilhetes para visitar o Jardim Zoológico de Lisboa e equipamentos infantis para o recreio da escola. Uns pedidos foram atendidos, outros ainda não. Esperamos que a Câmara Municipal de Lisboa se lembre de nós e instale novos equipamentos infantis na nossa escola para o nosso recreio ser ainda mais agradável.

Reunião de cidadania com os representantes dos grupos das Salas do JI para organizar a 3ª edição do jornal escolar “O Laranjinhas”.

Reunião de cidadania com os representantes das turmas do 1º Ciclo para organizar a 3ª edição do jornal escolar “O Laranjinhas”.

25 of 25

P Á G I N A 2 7

N º 3 D E 2 0 2 3 / 2 0 2 4

Se quiserem apoiar mais iniciativas da APEEEL e ter acesso a descontos com as nossas parcerias, façam-se sócios através do formulário (acesso no QRCODE ao lado), acompanhem-nos nas nossas redes sociais e aqui no Laranjinhas! Contamos convosco!

APEEEL | A nossa prioridade: os Alunos! apeeelaranjeiras@gmail.com