ENSINO RELIGIOSO
6º ano
Lugares sagrados Naturais
Aula 15
https://acegif.com/
https://acegif.com/
OBJETIVOS DA AULA
lugares sagrados naturais e suas características.
https://acegif.com/
A natureza é sagrada para muitas tradições religiosas!
Em muitas cidades existem lugares sagrados naturais!
https://www.hauxforyou.com.br/produtos/quadro-decorativo-natureza-sagrada/
E para você, há um lugar especial na natureza?
Qual a importância da natureza para a sua vida?
3 min
Resuma em uma frase as suas respostas das perguntas acima:
Assim que o tempo terminar larguem as canetas, o(a) professor(a) irá escolher alguns estudantes para lerem suas frases.
Os primeiros lugares considerados sagrados pelos seres humanos são lugares sagrados naturais. Eram montanhas, vulcões, cavernas, grutas, rios, quedas d’água, florestas, matas, bosques, árvores e lagos. Esses lugares foram objeto de adoração e cenário de cerimônias, oferendas, orações, sacrifícios e sepultamentos.
LUGARES SAGRADOS NATURAIS
http://astroclick.com.br/lugares-sagrados-do-mundo-parte-2-natureza/
LUGARES SAGRADOS E ECOLOGIA
A religiosidade dos povos nativos de vários lugares do mundo e sua sabedoria ancestral, desde as origens estão ligados a um sagrado natural, onde se prega harmonia entre a Terra e os filhos da Terra, pois para os nativos a terra é um ser vivo, e todos os seres compartilham o mesmo espírito. Isso muito antes de uma parte da humanidade começar a falar em aquecimento global, efeito estufa, derretimento das calotas polares, extinção de espécies animais, diminuição das florestas, aumento dos desertos e poluição dos rios e oceanos, e de ecologia .
https://autossustentavel.com/
https://www.tapajosdefato.com.br/
https://ciclovivo.com.br
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: LAGOA ENCANTADA DOS NEGROS
No Brasil temos a Lagoa Encantada dos Negros, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas, onde os quilombolas palmarinos saciavam a sede e reposusavam à sombra da Gameleira Branca. No Brasil, Irôco é o orixá dessa árvore e representa o tempo para as religiões de matriz africana. A Gameleira é a árvore primordial, a essência da criação, o poder da terra que ensina aos homens o sentido da vida.
http://astroclick.com.br/lugares-sagrados-do-mundo-parte-2-natureza/
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: MONTE ULURU
http://astroclick.com.br/lugares-sagrados-do-mundo-parte-2-natureza/
Com mais de 300 metros de altura e 9,4 quilômetros de circunferência, Uluru é uma montanha sagrada para o povo aborígene Anangu, que habitam a região há mais de 10 mil anos. O perímetro de Uluru possui uma grande quantidade de pinturas pré-históricas, fendas, cisternas (poços com água), cavernas rochosas e gravuras sagradas para os aborígenes Australianos.
SAIBA MAIS:
Os aborígenes são os povos nativos da Austrália e das ilhas e arquipélagos da região. Existem diversas etnias de aborígenes com estilos de vida distintos e tradições culturais e religiosas próprias em cada região.
http://jornalistaitinerante.com/blog/2016/08/04/6-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-os-aborigenes-australianos/
***Vocês acreditam que os povos aborígenes usam as pinturas corporais para contar as histórias de seus antepassados?
1 min
Ao comando de seu professor sinalizem positivamente, ou negativamente conforme a ilustração ao lado. Atenção! o professor poderá escolher alguns alunos para justificarem sua resposta!
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: MONTE KAILASH
O Monte Kailash, no Tibete, é considerado o centro do Universo pelos budistas e um dos locais mais sagrados do mundo por cinco religiões. As águas de seu degelo alimentam vários rios santos, como Brahmaputra, Indo e Ganges. Abaixo dele está outro lugar sagrado, o lago Manasarovar. Contornar o Kailash e o Manasarovar a pé é um importante ritual, sobretudo para os budistas tibetanos.
http://astroclick.com.br/lugares-sagrados-do-mundo-parte-2-natureza/
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: MONTE RORAIMA
Os indígenas da fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, consideram o Monte Roraima como o coração do mundo e morada de “Makunaima”, filho do Sol e da Lua. As histórias citam também a lendária “árvore da vida”, planta imensa que estava lá desde a origem do mundo, produzindo todos os
http://astroclick.com.br/lugares-sagrados-do-mundo-parte-2-natureza/
https://www.emo7iontour.com/monte-roraima/
frutos existentes na Terra e que foi cortada pela cobiça dos seres humanos. Seu tronco decepado se transformou na montanha e suas lágrimas ainda correm como cachoeiras.
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: VILA VELHA
A 18 km de Ponta Grossa-Pr, esta Vila Velha, uma formação rochosa que sugere as figuras de Camelo, índio, noiva, garrafa, bota, esfinge e taça entre outras. itacueretaba, antigo nome de Vila Velha, significa cidade extinta de pedras.
O recanto foi escolhido pelos primitivos habitantes para ser Abaretama, terra dos homens. No local seria escondido o precioso tesouro Itainhareru. Com a proteção de Tupã, era cuidadosamente vigiado pelos Apiabas, varões escolhidos entre os melhores homens de todas as tribos liderados por Dhui.
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/108301-9-formacoes-rochosas-que-voce-encontra-nos-arenitos-de-vila-velha.htm
LENDA:
As tribos rivais, após saberem disso, escolheram a bela Aracê Poranga (aurora da manhã) para tentar seduzir o jovem guerreiro e tomar-lhe o segredo do tesouro. A escolhida logo conquistou o coração de Dhui. Aracê levou uma taça de Uirucur (licor do butiás) para embebedá-lo, mas apaixonada tomou a bebida junto com seu amado. Tupã furioso transformou Abaretama em pedras e o tesouro derreteu formando a Lagoa Dourada.
LUGARES SAGRADOS NATURAIS: VILA VELHA
https://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com/2014/02/formacoes-de-arenito-de-vila-velha.html
3 min
https://uerr.edu.br/
Agora que já sabemos um pouco mais sobre os lugares sagrados naturais, escreva em seu caderno um parágrafo explicando porque os povos nativos consideram a natureza como sagrada.
Atenção estudantes! Ao término do tempo, o professor escolherá três estudantes, que deverão ler o que escreveram e comentar sua explicação.
RETOMANDO
Nessa aula conhecemos alguns lugares sagrados naturais, como Lagoa Encantada dos Negros, o Monte Uluru, o Monte Kailash, o Monte Roraima e vila Velha. Aprendemos também que os povos nativos desde antes de se falar em ecologia já pregavam a harmonia com a natureza.
REFERÊNCIA
HECKENBERGER, Michael. Estrutura, história e transformação: a cultura xinguana na longue durèe, 1000-2000 d.C. In: FRANCHETTO, B. & HECKENBERGER, M. ( Orgs.) Os Povos do Alto Xingu. Rio de Janeiro:UFRJ, 2001.
Lenda da Vila Velha. Disponível em: https://www.pitangui.uepg.br/proad/escoteiros/index.php/84-destaque/149-lenda-de-vila-velha. Acesso em 24 de abril de 2023.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Disponível em : https://serradabarriga.palmares.gov.br/index.html%3Fpage_id=546.html. Acesso em 24 de abril de 2023.
Professor, caso tenha alguma sugestão ou elogio para esta aula, acesse: