1 of 1

Discutindo roteiro Enquadramento e movimento de Câmera Making Off – Posicionamento de câmera

Liberdade de Ser (feliz)

Eletiva: Documente-se

Gabriella de Menezes, Jayk Abreu, Professor Marcelo de Mendonça

CE Dr. Milton Dortas / marcelomendonca085@gmail.com

Resumo

Metodologia

Resultados

CONCLUSÕES

Agradecimentos

Em “Liberdade de Ser (feliz)” a narrativa se concentrou na captação da experiência vivida por dois jovens que não se identificam como heterossexuais, e como se dá a relação deles com suas respectivas famílias. O resultado evidenciou a perspectiva originalmente formulada na sinopse e executada no roteiro. Alcançando o objetivo inicial de fomentar a reflexão sobre temas sociais tão distantes das discussões do cotidiano do próprio meio social em que a juventude está inserida. Ainda como parte do processo, foi definido pelos próprios participantes do projeto, um evento de exibição realizado no auditório da escola, com a divulgação sendo feita com trailers expostos no Instagram da escola. No dia da exibição, foi feito uma apresentação do trabalho, seu processo de criação e motivação.

A participação de toda a comunidade escolar durante o evento de exibição foi extremamente importante para a divulgação da ideia principal exposta no documentário: o combate à homofobia.

O vídeo documentário “Liberdade de Ser (feliz)” é um dos produtos finais da disciplina eletiva: Documente-se. O referido documentário foi construído a partir da discussão de temáticas sociais abordadas nas aulas de ciências humanas. As etapas envolveram produção, gravação e edição. A partir da perspectiva do jovem, o tema da descoberta da sexualidade em meio a uma sociedade moralmente excludente, é abordado de maneira dinâmica com entrevistas e material de arquivo que expõem a visão protagonista de nossos estudantes.

  • Utilizar a comunicação audiovisual como ferramenta de transformação social, permitindo que os estudantes expressem suas vivências, visões de mundo e propostas para enfrentar os desafios sociais do séc. XXI.
  • Estimular a produção artística como fonte de combate à alienação midiática.
  • O uso de tecnologias potencializando o aprendizado e evidenciando o saber fazer (um dos 4 pilares da educação – UNESCO).
  • Propor a aproximação com a arte, o debate crítico-filosófico para construção de conhecimento, de protagonismo e elaboração do trabalho final.

. Apresentação do gênero documentário em todas as suas subdivisões e propostas, tendo como referência a tipologia de documentários elaborada por Bill Nichols;

. Elaboração da sinopse como ponto inicial da produção de um vídeo documentário. Nessa fase, houve a discussão de um tema central, a juventude, bem como os possíveis direcionamentos que esse tema poderia ter;

. Roda de conversa e debate coletivo de eixos sugeridos, como: trabalho, religião, pressão escolar e sexualidade. Todos os eixos convergiam para o tema central, a juventude;

. Elaboração de um roteiro que direcionaria a narrativa do documentário. O eixo sexualidade foi foco dessa narrativa;

. Aulas teóricas sobre: imagens e sons no documentário, enquadramento e movimento de câmeras, tipos de corte e transição, produção (material de arquivo) e edição;

. Processo de coleta de material e construção do roteiro de perguntas. Posteriormente foram realizadas as gravações das entrevistas.

. A etapa final envolveu a edição do vídeo documentário, em que se reuniu o material de pesquisa, as entrevistas, a seleção de músicas, os efeitos visuais e a proposta de transição entre as cenas.

Objetivos

O projeto de criação de vídeos documentários contribuiu para a discussão de temáticas sociais, estimulando a reflexão e os desafios da juventude como protagonistas de um processo de renovação social. Processo pautado no desenvolvimento do pensamento crítico, na utilização de novas tecnologias como meio de exposição de ideais igualitários que promovam justiça social e combate ao preconceito. A eletiva “Documente-se” seguirá sendo ofertada com o objetivo de alcançar outras esferas de exibição para além da comunidade escolar.

Referências

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.

BONFIM, André Pires; SILVA, Fernanda; BARBOSA, Francine. Olhar em movimento: cenas de tantos lugares. Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), 2021.

CURTA NA ESCOLA: https://www.curtanaescola.org.br/

Documentário - Cena

Entrevista

Entrevista

Amostra do Documentário

Vídeo Cienart

Documentário completo