MANIFESTAÇÕES DA ARTE NO PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO.
A chamada arte pré-história foi um período que não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos é resultado de pesquisas de antropólogos e historiadores. A arte do Paleolítico refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8 000 a.C.
PALEOLÍTICO: IDADE DA PEDRA LASCADA
As primeiras expressões da arte eram muito simples. Consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas. A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada (Paleolítico Superior) é o Naturalismo. O artista pintava a representação do mundo que o cercava. O que mais chama a atenção de quem observa as Pinturas Rupestres (feitas em rochedos e paredes de cavernas) é a capacidade de seus criadores interpretarem a natureza. As imagens que representam animais temidos e estão carregadas de traços que revelam força e movimento.
O QUE SE SABE:
A ARTE RUPESTRE
Da escultura paleolítica são famosas as estatuetas femininas de pequenas dimensões designadas genericamente por venus. Identificadas como possíveis ídolos para o culto da fertilidade e sexualidade estas figuras apresentam características semelhantes entre si; são representadas nuas, de pé e revelam os elementos mais representativos do corpo feminino em linhas exacerbadas. O exagero destes elementos traduz-se num peito, ventre e ancas voluminosos em oposição a braços e pernas delicados e cabeça pequena. A face, tratada com linhas simples reduzidas ao essencial, onde não é possível reconhecer traços individuais, transforma-se, com o tempo, num elemento cada vez mais estilizado e simbólico, assim como todo o corpo da figura.
A ESCULTURA
A arte no Período Neolítico
O último período da Pré-História é chamado de Neolítico ou Idade da Pedra Polida. Esse nome foi adotado por causa da técnica de construir armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. Mas além desse aprimoramento técnico, o acontecimento mais significativo desse período foi o início da agricultura e da domesticação de animais.
A maneira de desenhar e pintar, bem como seus temas, sofreram modificações. Como as pessoas passaram a ser representadas em suas atividades cotidianas, um novo problema se olocou para o artista: dar a idéia de movimento através da imagem fixa.
O QUE MUDOU NO NEOLÍTICO?
A ARTE
Além dos desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
COMENTA-SE
O homem do Neolítico começou também a abandonar as cavernas e a construir suas próprias moradias. Dessas construções são conhecidas os nuragues, edificações em pedra sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado. São também desse período as construções denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e em uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto.
AS MUDANÇAS
E POR FIM....
Deu início à substituição da vida nômade por uma vida mais estabilizada. Com isso o homem desenvolveu a técnica de tecer panos, fabricar cerâmicas e construir as primeiras moradias. Conseguiu ainda o domínio do fogo. São também desse períoso as construções denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e em uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto.
A ARTE